segunda-feira, 11 de julho de 2022

“VERÃO NO CENTRO HISTÓRICO” REGRESSA EM AGOSTO À COVILHÃ

 

“Verão no Centro Histórico” está de regresso à Covilhã. O evento que une história, património e teatro ao melhor da nova música nacional acontece de 05 a 26 de agosto, sempre às sextas.
Regina Gouveia, Vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal da Covilhã, acompanhada pela atriz Joana Poejo e pelo músico covilhanense João Gonçalves, apresentou hoje a 5ª edição do festival, em conferência de imprensa realizada no Museu da Covilhã.
As noites do “Verão no Centro Histórico” começam com uma visita guiada e encenada pela atriz Joana Poejo, seguida de concertos ao ar livre, gratuitos, em locais improváveis e emblemáticos do centro histórico da Covilhã. As visitas começam sempre às 21h30, em frente à Câmara Municipal e terminam no local dos concertos, que têm início às 22h15.
A Vereadora destacou “o sucesso das edições anteriores” e o regresso do evento “aos moldes em que decorreu antes da pandemia, com todas as noites a decorrerem em zonas diferentes do centro histórico da cidade”.

A programação musical do festival inclui os seguintes nomes:

MÁRCIA – 5 DE AGOSTO (Rua 1º de Dezembro)
Márcia é seguramente um dos talentos maiores da composição em língua portuguesa e estreia-se finalmente em concerto na Covilhã.
O início da sua aventura musical deu-se com o EP “A Pele que Há em Mim”, seguiram-se “Dá”, “Casulo”, “Quarto Crescente” e “Vai e Vem”. Foi precisamente com o último disco que conquistou o prémio José da Ponte, da Sociedade Portuguesa de Autores, bem como a nomeação para os Globos de Ouro com a música "Tempestade".
O novo álbum, “Picos e Vales”, tem recebido os maiores elogios da crítica especializada.
Márcia vai apresentar um espetáculo impactante e intimista, com as suas belíssimas e muito personalizadas canções, na primeira noite da 5ª edição do “Verão no Centro Histórico”.

LEO MIDDEA – 12 DE AGOSTO (Largo da Alegria)
Leo Middea é um jovem artista brasileiro que escolheu Portugal para viver e desenvolver a sua carreira. Nasceu e cresceu no Rio de Janeiro. Leo Middea descobriu cedo o gosto pela música, citando Gilberto Gil, Caetano Veloso e Jorge Benjor como maiores influências. Ainda no Brasil, editou os seus primeiros discos, “Dois” (2014) e “A Dança do Mundo” (2016), tendo sido apelidado de “novo Caetano Veloso”.
Em 2017, o cantor e compositor mudou-se para Lisboa.
Os seus mais recentes álbuns, “Vicentina” (2020) e “Beleza Isolar” (2020), mostram uma sólida evolução artística, com temas ligados às suas vivências e às viagens que tanto gosta de fazer por todo o mundo.
Apesar da distância do Brasil, os números de Leo Middea crescem cada vez mais, somando milhões de ouvintes no Spotify.
O concerto de 12 de agosto, no Largo da Alegria, serve para apresentar um dos mais promissores músicos da atualidade em Portugal e serve também como homenagem à cada vez maior comunidade brasileira a residir na Covilhã.

JOANA ESPADINHA – 19 DE AGOSTO (Jardim Público)
A acutilância e um sentido de observação raro fazem de Joana Espadinha uma referência na escrita de canções pop/rock no nosso país.
Os seus últimos álbuns, “O Material Tem Sempre Razão” (2018) e “Ninguém Nos Vai Tirar O Sol” (2021), confirmaram-na como uma referência da música portuguesa. A qualidade da sua composição tem-na colocado no topo das escritoras de canções mais requisitadas: Carminho, Cláudia Pascoal, Sara Correia ou Luís Trigacheiro, são disso exemplo.
A experiência de assistir a um concerto de Joana Espadinha oferece a possibilidade de descobrirmos uma intérprete de especiais recursos e sensibilidade, acompanhada por uma banda irrepreensível. Múltiplos motivos de interesse e entusiamo para que seja marcada presença nesta noite de 19 de agosto, no Jardim Público.

JOÃO GONÇALVES – 26 DE AGOSTO (Igreja da Misericórdia)
O João Gonçalves é um jovem compositor e intérprete covilhanense, “apaixonado por música”. Recentemente, participou no programa da SIC “Ídolos”, tendo chegado aos finalistas das galas em direto. O músico agradeceu a oportunidade de “atuar neste evento, na minha cidade, num cartaz com excelentes artistas”. João Gonçalves revelou que, no concerto que encerra o festival a 26 de agosto, vai “apresentar à Covilhã um espetáculo centrado em temas originais, compostos nos últimos anos”.
Regina Gouveia terminou a apresentação lançando o convite a “todos as Covilhanenses e quem nos visita a juntarem-se às noites mais divertidas do verão na Covilhã”!

Marinha Grande | PLESIOSSAURO MAIS ANTIGO DA PENÍNSULA IBÉRICA EM EXPOSIÇÃO EM SÃO PEDRO DE MOEL


O Município da Marinha Grande, em parceria com o Parque dos Dinossauros da Lourinhã e com o Museu da Lourinhã, têm patente a “Exposição do Plesiossauro de São Pedro de Moel”, no Centro Cosmos Azul e Mar, em São Pedro de Moel, de 13 de julho a 11 de setembro de 2022, no âmbito do programa da Bandeira Azul.
A exposição exibe e documenta a descoberta do mais completo e antigo fóssil de plesiossauro da Península Ibérica, encontrado junto ao Farol de São Pedro de Moel, pertencendo ao início do Período Jurássico, com cerca de 195 milhões de anos, e que permitiu identificar uma nova espécie de réptil marinho contemporâneo do tempo dos dinossauros, batizada com o nome de Plesiopharos moelensis que significa “perto do farol de São Pedro de Moel”.

Os plesiossauros eram répteis marinhos, da Era dos dinossauros, que vinham à superfície para respirar. Os seus membros, braços e pernas, evoluíram para barbatanas e a sua morfologia assemelha-se ao mítico “monstro do Loch Ness”. No âmbito desta descoberta, o Parque dos Dinossauros da Lourinhã juntamente com o Museu da Lourinhã, procedeu ao tratamento e conservação do achado fóssil e produziu a exposição temporária do Plesiopharos moelensis.

O território do concelho da Marinha Grande possui uma elevada geodiversidade (minerais, rochas, geoformas e grande potencial fossilífero), sendo a orla costeira rochosa, uma das regiões mais importantes do Jurássico Inferior de Portugal. De acordo com diversas referências da comunidade científica das últimas duas décadas, nas arribas do concelho da Marinha Grande ocorrem registos fossilíferos de excecionalidade que são verdadeiros observatórios vivos, contemporâneos do período em que predominavam na Terra os dinossauros.

Considerando a necessidade de promover ações com vista à preservação deste património natural singular, de grande relevância para a ciência, a Câmara Municipal celebrou um Protocolo de Colaboração com a Parque dos Dinossauros da Lourinhã, cujo objetivo principal é a cooperação, entre as entidades, com vista à salvaguarda e divulgação do património paleontológico do concelho da Marinha Grande, sendo a realização da exposição temporária do plesiossauro de São Pedro de Moel, a primeira iniciativa no âmbito desta parceria.

A exposição pode ser visitada gratuitamente, de 13 de julho a 11 de setembro de 2022, de domingo a quarta feira, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00, e à sexta-feira e sábado, das 15h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00. A entrada é gratuita.

Águeda | Jornadas Internacionais de Turismo discutem “Novos começos, Novas oportunidades”

Evento de dois dias envolve a apresentação de projetos e boas práticas de Portugal, Brasil e Cabo Verde. No final do evento, vai ser entregue o “Chapéu de Ouro do Município”
 
As Jornadas Internacionais de Turismo, uma organização da Câmara Municipal de Águeda, que decorre durante o AgitÁgueda, estão agendadas para os próximos dias 15 e 16 de julho (sexta-feira e sábado), no Centro de Artes de Águeda, onde serão abordados “Novos começos, Novas oportunidades”. O evento, que celebra a 7.ª edição e acontece em formato híbrido (juntando o presencial com o online), conta, pela primeira vez, com a parceria com Rio Grande, cidade geminada com Águeda há mais de 25 anos.
Neste encontro de dois dias, serão apresentados projetos inovadores que representem “novas oportunidades” no setor do turismo e vão ser partilhadas boas práticas nesta área, envolvendo, no total, seis painéis, um workshop e uma mostra de gastronomia local. Financiamentos, hotelaria, sustentabilidade, digital, acessibilidade, inclusão, inovação, cultura, aventura, igualdade, gastronomia e natureza são os temas a abordar neste evento internacional, que, este ano, conta com projetos e referências de Portugal, Brasil e Cabo Verde.
“A expressão popular ‘a dificuldade aguça o engenho’ nunca fez tão sentido como na atualidade e depois de dois anos muito difíceis em todo o mundo, que obrigou a repensar muitos modelos de negócios, a ser criativos para superar as dificuldades, surgiram, por outro lado, algumas oportunidades que fazem a diferença; é por isso muito pertinente, nesta altura, falar de novos começos e novas oportunidades às escalas local, regional, nacional e internacional”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, antecipando que as Jornadas Internacionais de Turismo sejam um ponto de encontro de grandes ideias que contribuam para a afirmação deste setor.
Águeda, “com a sua irreverência e capacidade de surpreender constantes”, como é bem visível em mais um AgitÁgueda “que está a agitar a cultura e o turismo” local e regional, sendo uma referência mundial pelos seus guarda-chuvas coloridos, procura, neste encontro, motivar não só a discussão deste tema como ser ponto de convergência para a criação de “novos começos” no setor do turismo, sem esquecer a acessibilidade (com turismo adaptado e para todos) e as preocupações ambientais e sustentáveis.
As jornadas iniciam com o workshop “Financiar Projetos e Negócios”, onde organismos gestores de fundos comunitários como a CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro) e a ADICES (Associação de Desenvolvimento Local) e entidades promotoras do turismo, designadamente a Turismo Centro de Portugal e a Confederação do Turismo de Portugal, esclarecem sobre as oportunidade de financiamento existentes.
A sessão solene de abertura do encontro está agendada para as 14 horas de sexta-feira (dia 15), num momento que contará com as presenças de Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda; Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal; e Fábio Branco, prefeito da cidade de Rio Grande (online).
Destaque ainda para Yusmari Diaz Perez, embaixadora de Cuba em Portugal, que irá enriquecer o painel VI “Turismo: uma paixão pelo território”, no dia 16, a partir das 16h45. A governante marcará também presença num dos momentos-alto deste evento, a entrega do “Chapéu de Ouro” do Município, um galardão que é atribuído pelo segundo ano consecutivo e que visa distinguir a entidade ou personalidade que se tenha destacado na promoção do turismo local ou nacional. A sessão, que será precedida de um momento musical com Diana Silva (aguedense finalista do programa Ídolos 2022), terá lugar no dia 16, sábado, às 18 horas.
O programa completo das Jornadas Internacional de Turismo pode ser consultado em https://www.cm-agueda.pt/visite/turismo/explorar/outros-eventos/jornadas-internacionais-de-turismo.

 

Marinha Grande | COMEMORAÇÃO DO 37º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE VIEIRA DE LEIRIA A VILA


Decorreu no dia 9 de julho, a comemoração do 37º aniversário da elevação de Vieira de Leiria a vila.
O programa teve início com o hastear das bandeiras, continuando com a sessão solene realizada no Auditório do edifício da Junta de Freguesia; a inauguração da exposição "ReciclARTE", dos alunos do 2º ciclo do ensino básico do Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria e a atuação do Rancho Folclórico Peixeiras da Vieira. A comemoração integrou ainda uma exposição sobre os ofícios e profissões da freguesia, que esteve patente no jardim do Largo da República.
A comemoração contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro; do presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro; do vereador António Fragoso; do presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso; do presidente da Assembleia de Freguesia, Rui Rodrigues; da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa; do presidente da Junta da Moita, Franclin Ventura; dos ex-presidente de Junta de Vieira de Leiria, Fernanda Teodósio, Jacinto Filipe, Paulo Vicente e Joaquim Vidal; entre outras entidades.
O Município da Marinha Grande felicita Vieira de Leiria pelo aniversário da sua elevação a vila.

Assembleia Municipal de Évora realizou audição com Reitora da Universidade de Évora

A Assembleia Municipal de Évora realizou uma Audição com a nova Reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vilar, no dia 8 de julho de 2022, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
O evento é o primeiro de uma série de conversas que serão dinamizadas ao longo do mandato com diferentes instituições, abordando temas de importância crucial para Évora e para o Alentejo. Permitem também aos deputados conhecer melhor as instituições e os recursos que dispõem com vista a enfrentar os problemas regionais em conjunto e concertar estratégias para a sua resolução.
Nesta Audição a Reitora centrou a sua intervenção no desenvolvimento do Concelho e do Alentejo, diagnosticando também as diversas fragilidades, assim como desafios que se colocam ao ensino superior e visão a ter para os ultrapassar, nomeadamente no que respeita à Universidade de Évora. Uma redefinição das políticas públicas é fundamental.
Seguiu-se um leque variado de questões colocadas à convidada por parte da audiência, que abordaram desde o edificado da Universidade, formação de professores, passando pelos cursos actuais e a criar, alojamento estudantil, fixação de população, entre outras.
O Presidente da Assembleia Municipal, Jorge Araújo, reconheceu a importância da regionalização do acesso dos jovens ao conhecimento, uma das grandes conquistas do Portugal democrático, com os jovens de todo o País, inclusive das aldeias, a conseguirem acesso a cursos superiores e as universidades do interior posicionadas como agentes formadores de professores do ensino secundário. Constatando que esses professores estão hoje com 40 anos de serviço e registando-se já uma carência destes, o Presidente inquiriu a Reitora se a Universidade vai voltar a formar professores do1º e 2º Ciclo, tendo esta respondido afirmativamente.
Por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, referiu mais algumas áreas a ter atenção nos próximos anos e a necessidade de uma visão estratégica e de maior cooperação entre instituições. Mencionou ainda questões onde a Universidade de Évora tem igualmente uma participação de relevo como a construção do Hospital Central do Alentejo e respectiva Escola de Saúde, a investigação empresarial e a formação, as alterações climáticas e o alojamento estudantil. O autarca defendeu ainda a necessidade de uma nova visão do interior do País por parte do Estado Central por forma a resolver as assimetrias existentes, comparativamente às regiões litorais, nomeadamente às metropolitanas.

Marinha Grande | PROFESSORES DISCUTEM DESAFIOS DA EDUCAÇÃO

O "V Encontro do Centro de Formação de LeiriMar" está a decorrer nos dias 11 e 12 de julho, na Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte, na Marinha Grande, para permitir uma reflexão sobre a educação.

A iniciativa é organizada pelo Centro de Formação de Associação de Escolas de LeiriMar [concelhos de Leiria (parte) e Marinha Grande], que, após um interregno de dois anos, junta cerca de duas centenas de educadores de infância, professores, assistentes operacionais e técnicos superiores.
No final do ano letivo 2021-2022, e com o mote “[Trans]Formar a Escola – desafios e oportunidades para uma Educação com futuro”, são criadas reflexões, sobre o papel da Escola no contexto pós-pandemia e num ambiente digital e na (re)fundação dos pilares basilares de uma Educação humanizadora, enquanto investimento humano, com foco na construção de uma sociedade de esperança, educadora e produtora cultural e do bem-estar de todos.

A sessão de abertura ocorreu na manhã do dia 11 de julho e contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Ana Alves Monteiro, e da diretora do Centro Leirimar, Olga Mouroço.

Ana Alves Monteiro agradeceu o convite endereçado ao Município para estar representado no encontro, bem como a escolha da Marinha Grande para a realização do encontro. Salientou a importância de "refletir sobre a transformação da educação, bem como os desafios que se colocam no mundo das escolas".

A vice-presidente da Câmara, Ana Alves Monteiro, acrescentou que "a organização sistemática destes encontros possibilita a partilha de conhecimentos e experiências inovadoras, em benefício da educação”.

A diretora do Centro de Formação Leirimar, Olga Mouroço, mostrou a sua satisfação pela organização da quinta edição do encontro, cujo primeiro encontro ocorreu em 2014. Referiu que "os alunos são o motivo pelo qual estamos aqui", pelo que a iniciativa vai permitir "trabalhar várias questões que se nos colocam no dia a dia, no plano de transição digital, organização, aprendizagens, entre outros aspetos “.
Nos dois dias do encontro debatem-se temas como: os desafios de fazer aprender, refletindo sobre e para mudar as práticas pedagógicas; o referencial de educação para o mundo do trabalho; projetos Europeus; aprender com o digital; aprender numa escola feliz; partilha/reflexão sobre as experiências dos workshops; entre outros temas.

Aveiro | Apresentação pública Atualização do PIMTRA – A aposta na mobilidade ativa

 

Amanhã, terça-feira, dia 12 de julho, pelas 16h00, terá lugar no Salão Nobre da Sede da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), a Apresentação Pública da atualização do Plano Intermunicipal de Transportes da Região de Aveiro (PIMTRA), sob o desígnio: “A aposta na mobilidade ativa”.

Ao longo do último ano e meio de elaboração do estudo, este processo contou com o envolvimento ativo dos Municípios da Região de Aveiro, mas também com um conjunto mais alargado de interlocutores não institucionais que aportaram a sua visão para a mobilidade ativa e intermodalidade no workshop de definição da estratégia.

Chegados a esta fase, a CIRA pretende com esta sessão dar a conhecer o fruto deste trabalho de co-construção e apresentar ao público as linhas gerais do plano, com o enfoque na estratégia de mobilidade ativa e intermodalidade e plano de ação neste âmbito para a próxima década.

Cantanhede | Revelado programa para o terceiro quadrimestre. Tardes Comunitárias regressam a 21 de setembro

Uma sessão dedicada a José Saramago, a propósito do 30.º aniversário da Biblioteca Municipal de Cantanhede, marca o arranque, a 21 de setembro, da programação do 3.º quadrimestre 2022 das “Tardes Comunitárias”, projeto de intervenção social promovido pelo Município para motivar a população sénior a desenvolver a sua interação psicossocial em atividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas.

Ao longo de três meses, os participantes terão oportunidade de participar em atividades com uma vincada componente didática e formativa, para estimular o interesse de quem dispõe de tempo, mas que geralmente não dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível.

Na prática, o que se pretende é “Dar Mais Vida aos Anos”, proporcionando oportunidades de valorização e realização pessoal para um público com mais de 55 anos e percursos de vida diversificados, através de encontros em que é dada também a possibilidade de partilharem a sua experiência e saber com outras pessoas.

Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, decorrerão inúmeras atividades, que vão desde exercícios de ginástica e outros desportos, a debates sobre saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil, ou visualização de filmes. Estão igualmente previstas atividades de acentuada componente lúdica, como visitas guiadas ou apenas convívio social ativo.

Os interessados podem efetuar a sua inscrição na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida n.º 3, em Cantanhede, através do número 231 410 123 ou do e-mail tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt.

PROGRAMA

21 de Setembro

Sessão sobre José Saramago

Celebração dos 30 anos da Biblioteca Municipal com lanche partilhado

Biblioteca Municipal

28 de Setembro

Sessão sobre Burlas

Quartel da GNR de Cantanhede

12 de Outubro

Visita ao Museu do Moinho das Lapas e à Escola do Brinquedo Tradicional Popular

Cernache

Inscrições de 26 de Setembro a 7 de Outubro

19 de Outubro

Apresentação do Projeto Projeto Cuidin / Estatuto de Cuidador Informal

Biblioteca Municipal

26 de Outubro

Visita ao ateliê do escultor Alves André

Portunhos

Inscrições de 10 de Outubro a 21 de Outubro

2 de Novembro

Workshop de Culinária

Escola Técnico-Profissional de Cantanhede

9 de Novembro

Magusto partilhado

Nota: cada participante deve levar 200 gr de castanhas e boa disposição!

Mercado do Peixe de Cantanhede

16 de Novembro

Workshop de dança country

Salão do antigo Quartel dos Bombeiros de Cantanhede

23 de Novembro

Dia da Floresta Autóctone

Biblioteca Municipal

30 de Novembro

Visita ao Museu POROS

Condeixa

Inscrições de 14 de Novembro a 25 de Novembro

7 de Dezembro

Workshop de Arranjos Florestais Natalícios

Centro Social e Paroquial S. Pedro

14 de Dezembro

Filme das 4ª Clássicas

Centro Social e Paroquial S. Pedro

21 de Dezembro

Visita guiada ao Presépio do artesão Samuel Machado com lanche partilhado

Nota: Cada participante deve levar alguma iguaria de Natal para partilhar Escola Conde Ferreira - Cantanhede


Trail - uma marca consolidada no Desporto em Ansião

 

O Município de Ansião e os seus parceiros no âmbito do Trail Running, levaram a cabo a 2.ª edição do Campeonato Municipal de Trail, entre outubro de 2021 e junho de 2022, encontrando-se já a projetar aquela que será a sua 3.ª edição.

Depois de, em 2021, as entidades organizadoras se terem reinventado, com a implementação do Campeonato Virtual de Trail, as provas regressaram ao conceito presencial, com a realização, a 10 de outubro, do Trail da Ladeia – Frutorra, organizado pelo Centro Social, Cultural e Recreativo de Alvorge; no dia 13 de março, do TAUT - Terras do Ancião Ultra Trail, organizado pela associação Ansibikers; a 8 de maio, do TNT - Trilhos da Nexebra Trail, pelo Lusitano Ginásio de Chão Couce; e, no dia 25 de junho, do Avelar Sunset Trail, pela Junta de Freguesia de Avelar.

Num total de cerca de 700 participantes, de mais de 2000 inscrições, as provas integraram Trail Longo, Trail Curto e Caminhada e, com a colaboração da associação 100 Gás Trail Team, a modalidade de Trail Kids, que contou com mais de 200 crianças. As classificações finais podem ser conferidas na página oficial do campeonato, em https://campeonatomunicipaltrailansiao.com/ . A entrega de prémios ocorrerá por ocasião da Corrida do Calaias, prevista para o próximo 1 de outubro, com organização conjunta do Município, dos Bombeiros Voluntários de Ansião e da associação Ansibikers.

Mais uma vez, além da competição, foi proporcionada aos atletas a oportunidade de descobrir e de desfrutar do magnífico património natural do concelho, através dos diferenciados percursos minuciosamente preparados por cada um dos parceiros, com o objetivo de promover o seu bem-estar físico e psíquico.

No passado dia 8 de julho, numa reunião com todos os parceiros do Campeonato Municipal de Trail de Ansião, após o necessário balanço da edição que agora termina, tendo-se concluído que a atividade é uma aposta ganha e um evento reconhecido pela comunidade e pelos praticantes, deu-se já início à preparação da 3.ª edição desta iniciativa proposta pelo município.

Esta edição contará com cinco provas oficiais, com a inclusão do Trail da Amizade, sob organização do Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda, e, novamente, com a Corrida do Calaias, de cariz solidário.

Assim, arrancará com o Trail da Ladeia, a 8 e 9 de outubro de 2022, seguido do Trail da Amizade, a 19 e 20 de novembro, prosseguindo, em 2023, com o TAUT - Terras do Ancião Ultra Trail, a 11 e 12 de março; o Trilhos da Nexebra Trail – TNT, a 13 e 14 de maio; o Avelar Sunset Trail, no dia 24 de junho; terminando com a Corrida do Calaias, a 30 de setembro.

O Município de Ansião felicita as entidades organizadoras e todos os participantes, deixando já o convite para a participação na 3.ª edição desta iniciativa, que já colocou Ansião Coração de Sicó no percurso trilhado pelos amantes do trail running.


Caldas da Rainha | Gastronomia e animação nas Tasquinhas das Caldas de 5 a 14 de Agosto

 A Expotur – Tasquinhas das Caldas da Rainha vai realizar-se de 5 a 14 de agosto, no salão da Expoeste, aliando o melhor da gastronomia do concelho à animação, etnografia, artesanato e ainda uma mostra do associativismo das freguesias.

De entre a vasta ementa de pratos típicos e petiscos das freguesias - confecionados e servidos pelos elementos das associações e coletividades - podem ser degustados os famosos Chícharos (leguminoso de origem árabe) com Respos, Bacalhau com Tiborna, Queixadas assadas no forno, Coelho Assado…

Também as iguarias do mar e da nossa Lagoa de Óbidos, como as enguias, mariscos e bivalves, farão parte das propostas, para regalo de visitantes e apreciadores.

O cartaz de animação traz ao palco da Expotur grandes nomes da música portuguesa, como José Alberto Reis, Wanda Stuart e Adelaide Ferreira, entre outros.

 

Representadas estão as 12 Uniões e freguesias [das Caldas da Rainha] através das suas associações, coletividades e respetivas “tasquinhas”.


Paralelamente à gastronomia, animação e espetáculos, está patente uma mostra etnográfica de todo o espaço rural caldense e uma exposição das potencialidades do associativismo concelhio.


A organização é da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Juntas de Freguesia, Coletividades e Associações do Concelho e as entradas são livres!

 


As coletividades presentes:

Associação ANDAR  - Ramalhosa, Alvorninha

A.C R D. Arneirense. - Bairro dos Arneiros, Stº Onofre

Rancho Folclórico e Etnográfico " Os Oleiros". - Bairro dos Arneiros, Stº Onofre

A. C. R. D. Stº. Onofre, Monte Olivett, Sto Onofre

A. C. R. do Campo, Tornada

A. C. R. do Coto, N. Srª do Pópulo

Rancho Folclórico Etnográfico As Ceifeiras da Fanadia, N. Srª Pópulo

A. C. R. Foz do Arelho,  Foz do Arelho

Ass. Equestre. "Amigos do Pintas",  N. Srª do Pópulo

Centro R. C. D. da Mata de Porto Mouro

Sporting Clube das Caldas, N.Srª do Populo

C. R. do Nadadouro,  Nadadouro

Paróquia de Salir de Matos,  Salir de Matos

Grupo Desp. do Landal,  Landal

 

12 Stands institucionais das Juntas de Freguesia

40 Stands Institucionais do Concelho

38 Espaços de Stands Artesanato

 

Artistas que irão atuar:

Dia 5 - José Alberto Reis

Dia 6 - Lucas e Matheus Junior

Dia 7 - Festival de Folclore

Dia 8 - Augusto Canário e Amigos

Dia 9 – Rebeca

Dia 10 - 7 Saias

Dia 11 – Saul

Dia 12 - Wanda Stuart, Mico da Câmara Pereira e Adelaide Ferreira

Dia 13 - Sons da Terra

Dia 14 - Taberna do Ti Ernesto

 

Caldas da Rainha leva-nos à descoberta dos ceramistas, ateliers e da tradição cerâmica no espaço público

 "MAPA À DESCOBERTA DA CERÂMICA" À DESCOBERTA DOS CERAMISTAS, ATELIERS E DA TRADIÇÃO CERÂMICA NO ESPAÇO PÚBLICO

Arrancaram este fim-de-semana as iniciativas integradas no “Mapa à Descoberta da Cerâmica”, um programa que propõe diversas atividades ligadas à produção artística e ao património cerâmico.

O programa “Mapa à Descoberta da Cerâmica” estende-se ao longo de todo o mês de julho e abre as portas dos espaços onde esta arte é pensada e vivida diariamente, dando a conhecer os seus protagonistas: os ceramistas e os seus ateliers.


E foi isso que aconteceu no espaço dos ceramistas Fernando Miguel e Milena Miguel. O Atelier São Miguel abriu portas, num espaço rodeado pela natureza, onde o figurado é rei.

No atelier de Mariana Sampaio, a ceramista orientou um animado grupo na espetacular experiência de pintar azulejos tradicionais portugueses.


Numa visita guiada por Margarida Araújo, os azulejos das fachadas de alguns prédios da cidade, sobressaíram com pormenores que passam despercebidos no dia-a-dia.


Aconteceu ainda uma visita ao atelier de escultura cerâmica ana+betânia, duo composto por Ana Cruz e Maria Betânia, onde as ceramistas partilharam criatividade e técnica com os visitantes. 


Ao longo do mês de julho, continua o convite para descobrir, ou redescobrir, a cerâmica, aliada à oportunidade para conhecer de perto o trabalho dos ceramistas, bem como Museus e a cerâmica, enquanto elemento presente no espaço público.

 

Atente nas próximas iniciativas:

 

Visita Guiada Museu do Hospital e das Caldas | 15 e 29 de Julho
Visita guiada ao património ao Museu do Hospital e das Caldas, com passagem pela Piscina da Rainha no antigo Hospital Termaldestacando bens patrimoniais cerâmicos que integram a coleção do Museu e os espaços a visitar
Rua Rodrigo Berquó 5 2500-318 Caldas da Rainha
Horário 10h30 | Gratuito
Informações e Reservas | mushospcaldas@choeste.min-saude.pt e 262830774

 

Dia Aberto Atelier Carlos Enxuto | 16 Julho
Visita ao espaço de trabalho do ceramista, com galeria própria para exposição e venda
Rua Vítor Lopes 23 2500-821 Caldas da Rainha
9h00 às 13h00 e 14h00 às 20h00 | Gratuito
Informações e Reservas | carlosenxuto.ceramica@gmail.com e 962332756      


Tarde no Museu da Cerâmica | 16 de Julho
Visita guiada à Coleção do Museu da Cerâmica, Exposição temporária Mostra Mercado da Cerâmica e Criação ao Vivo nos Jardins do Museu

Georgina Silva Modelar uma andorinha em barro branco
Mariana Sampaio Studio Criação de azulejo de baixo relevo, modelação de barro e esgrafitado
Rua Dr. Ilídio Amado 2504-910 Caldas da Rainha

15h30 | Gratuito
Informações e Reservas | 
mceramica@drcc.gov.pt e 262 840 280

 

Dia Aberto Atelier Sílvia Jácome | 17 de Julho
Visita ao espaço onde a ceramista desenvolve o seu trabalho
Estrada do Vale do Infante, Infantes, 2500-634 Salir de Matos
15h00 às 18h00 | Gratuito
Informações e Reservas | silviajacomeceramics@gmail.com e 919 711 351

 

Dia Aberto Atelier Carlos Oliveira | 17 de Julho
Visita ao espaço de criação do ceramista
Estrada da Oliveira, nº 8, Casal Vale do Souto, 2500-631 Salir de Matos
15h00 às 18h00 | Gratuito
Informações e Reservas | moderno.inedito@gmail.com e 963 972 716

 

Visita Guiada Rota Bordaliana | 17 de Julho
As peças de Bordalo Pinheiro ganham uma dimensão gigante, num percurso que convida a conhecer também a cidade e o seu património.
Local de Encontro – Posto de Turismo
R. do Provedor Frei Jorge de São Paulo 5A, 2500-254 Caldas da Rainha
10h00 | Gratuito | Limite 25 pessoas
Informações e Reservas 
posto.turismo@mcr.pt e 262 240 005

 

Dia Aberto Atelier MAMOMA | 19 de Julho
Abertura e apresentação do espaço, bem como o trabalho desenvolvidos pelos criativos residentes - Mamoma, Mestre, Pedro Lobo, André Silva, Diogo Cardoso, Sofia Venâncio, Sofia Alvernaz e Raquel Capitão
SILOS Rua Filinto Elísio 42 2500-202 Caldas da Rainha
14h00 às 20h00 | Gratuito
Informações e Reservas | mamoma.ceramics@gmail.com e 915871989  

Dia Aberto Atelier Georgina Silva | 22 de Julho
Visita ao espaço de trabalho e criação da ceramista
A Loja do Sapo -Largo Conde Fontalva n° 7 e n° 8, 2500-100 Caldas da Rainha
15 às 18h | Gratuito
Informações e Reservas | georginasilva88@hotmail.com 962679244

Dia Aberto Estúdio Cê de Heraclito Lima | 22 de Julho
Visita ao espaço e exposição do trabalho desenvolvido pelo ceramista
Tv. Da Água Quente 9 2500-258 Caldas da Rainha
13h00 às 18h00 | Gratuito
Informações e Reservas | heraclitolimaarte@gmail.com e 916879189

Workshop com Francisco Correia | 23 de Julho
Iniciação à olaria - aprender a amassar o barro e realizar peças na roda de oleiro
Zona Industrial das Caldas da Rainha, Zona F, Rua da Indústria, nº12 2500-852 Caldas da Rainha
10h00 às 13h00 | 25€ | Duração 3h
Informações e Reservas | francisco.c.ceramica@gmail.com e 917087913

Dia Aberto Cerâmicas do Moinho | 29 de Julho
Vista ao Atelier Cerâmicas do Moinho e contacto com a obra e processo criativo dos ceramistas António Mendes e Paula Monteiro
Rua Moinho da Bela Vista 8, 2500-675 Salir do Porto
15h00 às 18h00| Gratuito
Informações e Reservas | ceramicasdomoinho@gmail.com e 919 847 172

 

PROGRAMA E MAPA disponíveis em :

http://www.mcr.pt/.../mcr/Mostra+Mercado+da+Cer%C3%A2mica...