terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Colheita de sangue a realizar em Janeiro no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



As Sessões de colheitas de sangue a realizar no mês Janeiro no posto Fixo da ADASCA (em Aveiro) vão decorrer nos

- Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras) - - Dias 5, 12, 19 e 26 das 9 horas às 13 horas (Sábados)
O Posto Fixo fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Sara Carvalho escreveu: "Doar sangue é mais do que ajudar, é simplesmente doar uma vida a uma pessoa que precisa. Eu já fiz a minha parte mais uma vez". VOCÊ PODE FAZER TODA A DIFERENÇA! https://litoralcentro.blogs.sapo.pt/mapa-das-sessoes-de-colheitas-de-sangue-3475005
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.
Não se deve dar sangue em jejum, convém tomar o pequeno-almoço normalmente, com exclusão de bebidas alcoólicas.
Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer…
Lembramos que o Mercado Municipal de Santiago dispõe de excelentes para estacionamento das viaturas, como ainda um Parque de Estacionamento Subterrâneo onde podem deixar as viaturas. Ali os dadores não correm o risco de serem multados. Estão reunidas as melhores condições para trazerem os carros.
“Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes. Mais, entendam que juntos somos mais fortes!
O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.
Estatuto do Dador de Sangue
Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.
Artigo 7.º
Ausência das atividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar -se da sua atividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue.
2 — Para efeitos do número anterior, a ausência do dador é justificada pelo organismo público responsável.
3 — O dador considera -se convocado desde que decorrido o intervalo mínimo fixado entre as dádivas.
4 — O médico pode determinar, em cada dádiva, o alargamento do período até à retoma da atividade normal, quando a situação clínica assim o exija, desde que devidamente justificado.
5 — O disposto no presente artigo não implica a perda de quaisquer direitos ou regalias do dador.

Mapa para 2019 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt
Joaquim Carlos

Hora de Fecho: Bolsonaro: propostas e polémicas dos 22 ministros /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Era suposto serem 15, mas acabaram por ser 22. Vêm de vários partidos, da sociedade civil e das Forças Armadas — mas a maioria segue claramente a linha do seu Presidente.
Cavaleiro estava internado há várias semanas, no Hospital da Cruz Vermelha. Morreu aos 62 anos, em Lisboa.
'Ultima Thule' é um vestígio congelado da formação do sistema solar. Está situado a cerca de 6,4 bilhões de quilómetros da Terra. A sonda espacial New Horizons já enviou sinais. Só faltam as imagens
Taxa Municipal Turística, instituída pela autarquia, duplica em relação a 2018 para quem dormir em hotéis ou unidades de alojamento local da cidade de Lisboa.
2018 foi tumultuoso para a indústria automóvel, devido à introdução do novo ciclo de medição de consumos e emissões WLTP. Mas as baixas vendas também fizeram vítimas. Eis os que ficam pelo retrovisor. 
Opinião

Laurinda Alves
Tudo em Sophia era único e irrepetível. Faziam-lhe perguntas, mas para tudo tinha resposta de maravilha. Tanto podia usar palavras simples e luminosas, como ser completamente abstrata e indecifrável.
Manuel Villaverde Cabral
É altamente improvável que Bolsonaro consiga governar de forma minimamente consequente com os eternos problemas do sistema político-partidário brasileiro e com a profunda crise sócio-económica do país
João Romão
A inteligência artificial atingiu os seus objetivos, mas não da forma que os seus criadores anteviam (ou desejariam). Queremos dar-lhe este poder a temas como, por exemplo, a liberdade de expressão?
Fernando Leal da Costa
Desfaçatez é comparticipar tratamentos termais com ganhos em saúde apenas possíveis quando continuarmos a ter doentes com cancro sem acesso a medicamentos com eficácia e efetividade demonstradas.
Susana Amador
Este não é o tempo dos discursos semânticos ou das reservas mentais. Este é o tempo de assumirmos que estamos do lado certo, ou seja, do lado da Igualdade... Poderá ser já em 2019, basta querermos! 
MAGG
Marta Gonçalves Miranda
Há quem ache Alfama fedorenta, a LX Factory dececionante e o elétrico 28 um "verdadeiro programa de índio". 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Oito mortos e 18 feridos graves na “Operação Ano Novo”

Resultado de imagem para Oito mortos e 18 feridos graves na “Operação Ano Novo”
Mais de 160 condutores foram detidos por circular com uma taxa de álcool superior a 1,2g/l.
Oito mortos e 18 feridos graves em acidentes de viação é o balanço mais recente da Operação "Ano Novo" da Guarda Nacional Republicana (GNR), que começou a 28 de Dezembro.
Além dos acidentes de viação, entre o dia 28 de Dezembro e as 8h00 desta terça-feira, a GNR fiscalizou 28.460 condutores, tendo detetado 458 a conduzir alcoolizados.
A operação da GNR levou à detenção de 167 pessoas por estarem a conduzir com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l.
Nos últimos cinco dias, a GNR deteve outras 67 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.
Da Operação Ano Novo resultaram ainda 7.629 contraordenações rodoviárias, com destaque para os casos de excesso de velocidade (2.930), falta de inspeção periódica obrigatória (388) e falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (343).
A GNR detetou ainda 262 veículos com problemas nos sistemas de iluminação e sinalização e multou 233 condutores por estarem ao telemóvel.
Lusa

Japão: Homem avança com carro sobre multidão e fere nove pessoas em Tóquio

Nove pessoas ficaram feridas, uma delas com gravidade, depois de um homem ter deliberadamente avançado com o seu carro sobre uma multidão que celebrava o Ano Novo numa rua de Tóquio, anunciou esta terça-feira a polícia da capital japonesa.
Resultado de imagem para Japão: Homem avança com carro sobre multidão e fere nove pessoas em Tóquio
Kazuhiro Kusakabe, de 21 anos, lançou, com “intenção de matar”, a viatura contra as pessoas que estavam na rua Takeshita, no bairro de Harajuku, apenas dez minutos depois da meia-noite, declarou à AFP um porta-voz da polícia.
Segundo a estação de televisão NHK, Kusakabe disse à polícia que agiu assim como forma de "retaliação contra a pena de morte", sem dar mais detalhes.
As imagens da televisão mostravam o carro, um pequeno modelo a bordo do qual o jovem viajou desde Osaka, oeste do Japão, com a frente esmagada e o para-brisas partido. Segundo meios de comunicação social locais, foi encontrada dentro do carro uma lata de querosene.
Um estudante ficou gravemente ferido e foi transportado para o hospital, onde foi submetido a uma cirurgia, informou o porta-voz da polícia, adiantando que Kazuhiro Kusakabe foi preso por tentativa de homicídio.
De acordo com jornais japoneses, Kusakabe atingiu um total de nove pessoas na rua Takeshita, que na altura estava fechada ao trânsito e estava cheia de pessoas reunidas para celebrar a chegada do Ano Novo.
A rua Takeshita é considerada o centro da juventude e da moda no Japão, atraindo dezenas de milhares de turistas diariamente.
De acordo com as primeiras indicações, não há nenhum estrangeiro entre os feridos.
Lusa
Foto: Jiji Press / AFP

Jair Bolsonaro torna-se hoje Presidente da República do Brasil

O capitão do Exército brasileiro na reserva e ex-deputado Jair Bolsonaro, de 63 anos, é empossado esta terça-feira, em Brasília, Presidente da República Federativa do Brasil, cerimónia que prevê apertadas medidas de segurança e delegações de mais de 60 países.
Resultado de imagem para Jair Bolsonaro torna-se hoje Presidente da República do Brasil
Na capital brasileira são esperados pelo menos uma dúzia de chefes de Estado e de Governo. Entre os líderes confirmados estão o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e presidentes latino-americanos como Evo Morales (Bolívia), Ivan Duque (Colômbia), Sebastián Piñera (Chile), Juan Orlando Hernández (Honduras), Mario Abdo Benitez (Paraguai), Martin Vizcarra (Peru), e Tabare Vazquez (Uruguai).
Estarão também presente o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, o primeiro-ministro do Marrocos, Saadedine Othmani, e o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.
Está previsto um forte cordão policial e militar em torno das cerimónias em Brasília, medidas alargadas ao espaço aéreo, com a autorização presidencial para abater, durante 24 horas, qualquer aeronave que represente um perigo iminente para o evento.
Eleito em outubro, à segunda volta, com o lema conservador “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”, Jair Messias Bolsonaro, de extrema-direita, assume a pretensão de liderar um movimento conservador no maior país da América Latina, centrado na defesa da ordem civil inspirada na cultura militar, da moral cristã e no liberalismo económico.
Chamado de “mito” e “herói” pelos seus apoiantes e de “perigo à democracia” por críticos e adversários, Bolsonaro está na política brasileira há 28 anos e, antes de vencer as presidenciais em 2018, foi eleito deputado (membro da câmara baixa) sete vezes consecutivas, sem nunca ter ocupado um cargo importante no parlamento.
Capitão do Exército reformado e defensor da ditadura militar – regime que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985 -, o novo Presidente brasileiro iniciou a carreira política como uma figura caricata de posições extremas e discursos agressivos em defesa da autoridade do Estado e dos valores da família cristã.
Bolsonaro é favorável ao porte livre de armas e defende que o combate à violência no Brasil, país que atingiu a marca de 63.800 homicídios em 2017, deve ser feito de forma violenta pela polícia.
Na política externa não nega inspirar-se no Presidente dos Estados Unidos, sendo notória a aproximação a Donald Trump, que já o convidou para uma visita oficial a Washington e que se faz representar na cerimónia de hoje, na capital brasileira, pelo secretário de Estado, Mike Pompeo.
Entretanto, o Partido dos Trabalhadores (PT), que governou o Brasil entre 2003 e 2016, o Partido Socialismo e Liberdade e o Partido Comunista já anunciaram que vão boicotar a tomada de posse do novo Presidente brasileiro.
Os três partidos de esquerda, de oposição a Bolsonaro, tornaram público que os deputados eleitos por aquelas forças políticas não estarão presentes na cerimónia, em Brasília.
O PT, que teve como primeiro candidato Lula da Silva – antigo Presidente brasileiro e atualmente a cumprir uma pena de prisão – e depois Fernando Haddad, que colocou em causa o processo eleitoral depois de apurados os resultados, o Partido Socialismo e Liberdade e o Partido Comunista do Brasil têm 75 dos 513 deputados na Câmara Baixa.
Lusa

Euro: Moeda de 340 milhões de europeus cumpre hoje duas décadas

Resultado de imagem para Euro: Moeda de 340 milhões de europeus cumpre hoje duas décadas
O euro cumpre esta terça-feira 20 anos, um período marcado por crises, mas em que se posicionou como a segunda moeda mais importante no mundo, sendo a divisa de 19 países, incluindo Portugal, e de 340 milhões de europeus.
Lançado a 1 de janeiro de 1999, o euro tornou-se, na altura, a moeda de mais de 300 milhões de pessoas.
Naquele dia, foi fixada a taxa de câmbio — no caso português, um euro valia 200,482 escudos — e, em termos de política monetária, as moedas nacionais, como o escudo, deixaram de ter existência independente.
Nos três anos seguintes o euro foi uma divisa ‘invisível’, apenas usada para fins contabilísticos, como pagamentos eletrónicos, uma vez que só em 1 de janeiro de 2002 é que entraram em circulação as notas e moedas de euros.
Inicialmente, o euro era a moeda oficial de 11 países da União Europeia (UE), entre os quais Portugal.
Com o alargamento da UE, a zona euro ganhou novos membros e hoje integra 19 países — Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda e Portugal.
As duas décadas do euro também ficam marcadas por crises, designadamente a crise financeira internacional, em 2008, e a crise da dívida pública da zona euro, que começou em 2009.
O vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis, recorreu ao passado, precisamente à crise que há dez anos sacudiu o mundo e, em particular, a zona euro e a divisa europeia, para perspetivar o futuro.
“Colhemos lições importantes, fortalecemos a arquitetura da nossa União Económica e Monetária e o euro é hoje mais forte do que nunca. Todavia, o nosso trabalho não terminou. De futuro, o euro será tão estável quanto a nossa União Económica e Monetária. Eis porque precisamos de fazer o nosso trabalho de casa e reforçar a resiliência das nossas economias individuais e da área do euro como um todo”, afirmou, numa declaração escrita enviada à Lusa a propósito dos 20 anos do euro.

Jovem assassinado com caçadeira na noite de fim de ano

A vítima ainda foi transportada para o hospital com vida, mas acabou por morrer na sequência dos graves ferimentos.

Jovem assassinado com caçadeira na noite de fim de ano

Um jovem de 24 anos morreu, na noite de segunda-feira, depois de ter sido atingido por um tiro de caçadeira na zona do abdómen.

O Notícias ao Minuto apurou, junto de fonte das autoridades, que tudo aconteceu pelas 23h30 na localidade de Paradela, em Sever do Vouga, distrito de Aveiro.

Por razões que ainda estão a ser apuradas pela Polícia Judiciária, um homem de 36 anos disparou uma caçadeira sobre a vítima que foi transportada para os Hospitais da Universidade de Coimbra com vida.

No entanto, garante fonte da GNR, o jovem acabou por morrer na sequência dos ferimentos causados no abdómen.

Quanto ao agressor, o mesmo aguardou a chegada das autoridades para ser detido.

A investigação está agora a cargo da Polícia Judiciária.

Fonte: NM

O QUE É PROMISCUIDADE?



Promiscuidade é a característica daquilo que é promíscuo, que se mistura desordenadamente. É uma convivência confusa entre as pessoas. Promiscuidade identifica o que não tem ordem, o que é libertino ou indistinto. 

Promiscuidade é o que se destaca pela imoralidade, pela prática de maus costumes vs práticas sejam eles na vida particular ou na vida pública. 

1. Promiscuidade 
Sinónimos: promíscuo confusão alarma algaravia anarquia atarantação atrapalhação babel bafafá bagunça balbúrdia barafunda barulheira barulho brenha caos chirinada choldra cipoal complicação dédalo desarranjo desconcerto desordem desorganização embaraço embaralhação embrulhada embrulho encrenca enleio equívoco escangalho fuzuê garabulha labirinto mal entendido meandro mexida miscelânea mistifório mixórdia pandemónio pejo perturbação presepada promiscuidade revolta roldão salsada trapalhada tropel tropelia trovoada tumulto turbação vergonha mistura agrupamento amálgama combinação composto cruzamento embaralhar entrelaçamento fusão mescla união. 

Psicólogos, ajudem: O que é promiscuidade? 
-O que define por promiscuidade? 
-O que é ser promíscuo para psicologia? 
-O que é ser promíscuo na sua opinião? 
-Quando se pode dizer que uma pessoa é promíscua? 

Na real... 
Obrigado! 

Pedro Paulo Buchalle respondido 7 anos atrás 

Amigo, 
Promiscuidade é dar trato leviano ao exercício dos seus actos. Está muito ligado ao desejo. 

Conceitualmente é o seguinte: Convivência chocante de pessoas de sexo diferente e de condições sociais diversas; mistura confusa e desordenada de seres no mesmo ambiente; heterogeneidade. 

É cultural o conceito amigo. 

Existem pessoas que jamais serão felizes. Porque estas pessoas acham que podem saber tudo, conhecer tudo. O problema está na arrogância de sua trajectória na vida. Estes sujeitos realmente não sabem o que querem da vida. Talvez venha daí o conceito léxico da palavra promiscuidade. Conceito léxico ou aquele conceito que você retira do dicionário é de tal forma certo ao tecer sobre promiscuidade como falta de eixo, falta de fundamento na vida, porque os promíscuos são assim. Totalmente sem destino e sem carácter ao que se refere a envolvimento emocional. 

O que estes homens tentam expressar como "curtir a vida", de longe já se percebe que seu egoísmo é tanto, que só imagina como prazer aquilo que lhe dá satisfação e tão somente a ele mesmo. Enquanto curtir a vida no melhor conceito já encontrado é: "Amar e ser amado em troca". Amar é algo superior ao envolvimento físico. Coisa, aliás, que os promíscuos nunca conhecerão. 

Todos acreditam que os homens são mais promíscuos e que as mulheres cobram mais, porém este fato é MITO. 

Na Inglaterra, segundo psicólogos as mulheres tendem a ter a mesma quantidade de filhos do que os homens. 

Este estudo analisou mais de 10 mil pessoas em 18 países. 

Além disso os dados mostram que não há uma espécie de homem que atrai várias mulheres em comparação com outros, que fracassariam na procura de uma parceira constantemente 

Com base nesta pesquisa, os únicos casos são no qual os homens mais ricos podem desposar mais mulheres. 

A Dra. Gillian Brown é uma das pesquisadoras responsáveis pelo estudo e afirma que mulheres procuram o mesmo número de parceiros do que os homens. 

Essa crença de homens promíscuos, vem de um pesquisador da década de 40, Angus Bateman. Para ele, os homens têm mais sucesso do que as mulheres na hora de encontrar uma parceira e procriar. 

Os estudos de Angus foram feitos a partir da observação de outros animais, e não de seres humanos – na natureza, os machos são competitivos e promíscuos, o exacto oposto das fêmeas. 

Fonte: Telegrapf

O juízo da consciência



A inteligência tem de estabelecer condições à voz do desejo. Tem de determinar quando, como e em que medida deve ser atendida; tem que conjugar a voz dos bens e dos deveres. Mas há muitos bens que desejamos e muitos deveres a cumprir, e nós somos limitados, nas nossas forças, no nosso tempo, etc. Por isso é necessário pôr medida e fixar uma ordem de prioridades.

Em primeiro lugar é necessária medida. Muitos bens só são bens quando queridos com medida (podem "fazer mal" em excesso, ser absorventes e consumir energias necessárias para outras coisas, etc.).

Em segundo lugar, é necessária uma ordem nas prioridades, porque não podemos fazer tudo ao mesmo tempo. Às vezes os bens e os deveres aparecem em conflito. É preciso parar um momento e conjugar os diferentes bens e deveres em jogo.

É algo que fazemos espontaneamente. A esta avaliação moral que fazemos quase sem dar conta, chama-se "voz da consciência", isto é: a capacidade natural de perceber em cada caso concreto qual o dever e qual o bem a que é necessário atender em primeiro lugar. A consciência avalia a prioridade e a medida oportunas.

A consciência actua como um dar-se conta do que devemos fazer. Não é a decisão de como devemos agir: a decisão vem depois e consiste em seguir ou não o juízo da consciência. A consciência não é a decisão da vontade, mas o perceber com a inteligência. E não julga o que é que mais gostamos, mas o que devemos fazer. Por isso se chama a voz da consciência, como querendo indicar que é algo que ouvimos, que nos é comunicado, que não somos nós que inventamos, mas que deriva da própria situação.

É o acto mais próprio e interior do homem, em que se relacionam a inteligência que descobre a verdade da situação e a vontade que deve amá-la. O valor de uma vida depende destes repetidos momentos. É próprio do homem recto guiar-se pela voz da sua consciência.

O juízo da consciência é pronunciado antes de agirmos, mas repete-se também depois, quando podemos avaliar se seguimos ou não a voz da consciência.

Quando se actua contra a consciência, ataca-se a parte mais íntima e delicada do homem: esse delicado sistema que nos torna livres. Deixa um rastro de mal-estar, a que chamamos "remorso". Se nos acostumamos a agir contra a consciência, esta deteriora-se: perdemos a luz que nos permite ser livres, ficando à mercê das forças irracionais dos instintos ou da pressão exterior.

A consciência é uma função natural e espontânea da inteligência. Quando se começa a conhecer o mundo com a inteligência, começa-se a perceber os deveres e começam as avaliações sobre o modo de agir. Costuma-se considerar que a responsabilidade começa com o uso da razão (pelos sete anos).

A consciência é delicadamente pessoal: cada qual deve descobrir pessoalmente o modo correcto de agir em cada momento. De for a podem ajudar-nos a formar a consciência, mas somos nós que temos de aprender com a nossa inteligência.

Não se deve obrigar ninguém a agir de modo contrário à sua consciência. Mas isso não quer dizer que todas as decisões tomadas em consciência sejam correctas, ou que todas as opiniões tenham o mesmo valor. Mesmo com muito boa vontade, todos podemos errar, por falta de conhecimentos, ou por não querermos equacionar bem as coisas. De fora, podem ver com mais objectividade e explicar-nos onde erramos. O que não podem é obrigar-nos a vê-lo. Deve respeitar-se a liberdade das consciências, isto é respeitar o processo pelo qual cada um chega a ver o que deve fazer.

Mas se a intimidade da consciência é inviolável, o agir externo, não. Podemos e devemos intervir, por exemplo, para impedir que uma pessoa cometa um assassinato. A consciência não depende de gostos ou decisões pessoais, pois é uma captação da realidade. Pode portanto ser racionalizada e pode-se explicar abstratamente o que está certo ou está errado, independentemente do modo como cada um pensa. O que é difícil é julgar as acções em concreto, pela sua complexidade que nem sempre são avaliáveis desde fora. Não podemos julgar as intenções dos outros. No fundo só Deus pode julgar bem.


Fonte: moral, a arte de viver

As Baleias - Roberto Carlos, Letra





A cada ano perdemos um pedaço do Universo

A expansão do Universo tira de nós partes observáveis do cosmos, que se perdem em uma enorme região para sempre fora do nosso alcance
 
Lista mostra os estudos científicos que mais interessaram o público em 2018 - desde os efeitos do aquecimento global até a disseminação de notícias falsas
 
A empresa de biotecnologia ImmusanT criou uma vacina experimental para doença celíaca, que pode proteger pacientes dos efeitos do consumo de glúten - em outras palavras, permitir que eles comam a substância com segurança
 
2018 foi um ano difícil para muitos de nós, mas teve alguns momentos muito fofos que podem ter compensado todas as capotadas