segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Reguengos de Monsaraz recebe competição que integra o calendário da Federação Internacional de Xadrez

 A Academia de Xadrez de Portugal vai organizar o Reguengos de Monsaraz Chess Festival de 21 a 28 de novembro, competição que integra o calendário europeu da FIDE – International Chess Federation. Esta prova promovida pela AXPortugal – Associação para a Promoção, Prática e Ensino do Xadrez com o apoio do Município de Reguengos vai decorrer no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições. 
O Reguengos de Monsaraz Chess Festival terá torneios de clássicas e de semirrápidas válidos para o ranking da Federação Internacional de Xadrez, abertos a todos os jogadores filiados na Federação Portuguesa de Xadrez nesta época desportiva. A organização vai premiar os três primeiros classificados de cada torneio e os primeiros classificados de cada escalão, nomeadamente feminino, nas idades até aos 8, 10, 12, 14, 16, 18 e 20 anos e com mais de 50 e de 65 anos de idade.
Os dois torneios são disputados de acordo com o sistema suíço de nove rondas, o ritmo de jogo do open de clássicas é de 90m + 30s e o de semirrápidas é de 10m + 5s. O Reguengos de Monsaraz Chess Festival terá Carlos Carneiro como diretor e Nuno Andrade como árbitro principal.
Para além da competição xadrezista, a organização desenvolve a iniciativa “Play Chess Discover Portugal” para que os jogadores e os acompanhantes possam conhecer a região. Este programa integra visitas à vila medieval de Monsaraz, ao Centro Oleiro de São Pedro do Corval, à Fábrica Alentejana de Lanifícios, a produtores de vinho, destilarias de gin e a queijarias locais, observação de estrelas na Reserva Dark Sky Alqueva e passeios de barco no Lago Alqueva.

 Carlos Manuel Barão
*Comunicação e Imagem
 

A 17 de outubro, pelas 17h00, na Católica Porto Business School Católica Porto Business School apresenta resultados do estudo "Ética e Diversidade Geracional no Trabalho"

Há preocupações motivadas pela idade em contexto de trabalho? O que é mais valorizado no local de trabalho por cada geração? Há diferenças entre gerações face à idade percecionada e à idade real? As diferentes gerações sabem o que é “idadismo”? Os primeiros resultados do estudo “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho”, conduzido pelo Fórum de Ética da Católica Porto Business School, vão ser apresentados a 17 de outubro, pelas 17h00.

 O relatório da OCDE (2020) sobre a Promoção de uma Força de Trabalho com Idade Inclusiva salienta que a otimização dos benefícios de uma força de trabalho multigeracional aumenta a produtividade e que uma empresa que tenha uma percentagem de trabalhadores com 50 ou mais anos, 10% superior à média, é 1,1% mais produtiva. Com base nesta premissa e face à parca informação sobre a realidade em Portugal, o Fórum de Ética da Católica Porto Business School lançou o estudo "Ética e Diversidade Geracional no Trabalho", cujos primeiros resultados vão ser apresentados na sua Conferência Anual. “Pretendemos apoiar as organizações na identificação de oportunidades e na criação de linhas de orientação que permitam que o contexto laboral seja espaço de hospitalidade e de inclusão para as diferentes gerações que o habitam,” refere Helena Gonçalves, coordenadora do Fórum de Ética.
 
Agendada para as 17 horas do dia 17 de outubro, a Conferência Anual contará com a apresentação do Estudo “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho” por Helena Gonçalves e Susana Magalhães, coordenadoras do estudo. A mesa redonda, moderada por Alberto de Castro (professor catedrático da CPBS), será dedicada à partilha de diferentes perspetivas, designadamente empresariais de Rita Nabeiro (administradora Executiva do Grupo Nabeiro, Delta Cafés), Adelaide Martins, Assessora do Conselho de Administração da Ascendi), Marisa Garrido (vogal do Conselho Diretivo do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação), mas também de  Eduardo Paz Ferreira (professor catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa e autor de "Devo Fechar a Porta? - Tempos de Idadismo e Outros Ismos") e de Luís Castro (jornalista e apresentador do Sociedade Civil). A conferência contará ainda, na sua abertura, com um keynote sobre "Key ethical considerations to optimise the institutional value of generational diversity", de Piet Naudé, professor de Ética e ex-director da Stellenbosch Business School, seguido de contributos da ciência sobre “A diversidade geracional na perspetiva da longevidade e envelhecimento saudável - factos científicos e contributos dos estudos em neurociências” com a participação de Luisa Lopes, do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes.
 
“Este é um tema que tem especial relevo na sociedade, tendo em conta, por exemplo, o aumento da idade da reforma e o facto de estarmos em plena «Década do Envelhecimento Saudável»”, refere Susana Magalhães, também coordenadora do estudo. “As equipas de trabalho são, cada vez mais, compostas por pessoas de gerações diferentes, incluindo frequentemente três ou maisA existência dessa diversidade nos locais de trabalho conduz a abordagens e expetativas distintas,” acrescenta.
 
Helena Gonçalves ressalva ainda que há diversos estudos que apontam para o surgimento de atitudes mais negativas com base na idade das pessoas. “O estado da arte desta temática mostra-nos que não é incomum existirem estereótipos, preconceitos e discriminação em relação a pessoas com maior idade, mas também em relação aos mais jovens”, explica.
 
O estudo “Ética e Diversidade Geracional no Trabalho” foi desenvolvido pelo Fórum de Ética da Católica Porto Business School, que tem como empresas patrocinadoras o Grupo Ageas, a Bial, a Critical Software, a EDP, a Lipor e o Grupo Super Bock. Os resultados serão apresentados na conferência anual que terá lugar no dia 17 de outubro, pelas 17h00, na Católica Porto Business School. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia.
 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA EM DESTAQUE NO TRILHO DE S. MIGUEL

 
O Centro Cultural Recreativo e Desportivo de Liceia, com o apoio do Municipio de Montemor-o-Velho e da Junta de Freguesia de Liceia. realizou no passado dia 08 de outubro de 2023, o “VII Trilho de S. Miguel”, na aldeia de Liceia, no Concelho de Montemor-o-Velho, percorrendo os trilhos acidentados, estradões e obstáculos naturais, dentro daquela freguesia.
Participaram 8 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, na prova de 17km, última prova pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra 2022/2023 na vertente de Trail Curto, tendo Luís Couto, alcançado o 2º lugar na classificação geral masculino, e o 2º lugar no escalão M40, Pedro Cardoso, 12º masculino, 2º M45, Nelson Almeida, 13º lugar masculino, 2º MSen, André Santos, 54º masculino, 6º MSen e José Mendes, 66º masculino, 13º M35.
No sector Feminino, Catarina Marques, alcançou a 6ª posição feminina e o 1º lugar na classificação do escalão F40, Catarina Tudela, 8ª feminina, 4ª FSen e Luísa Santos, 28ª feminina, 8ª F45.
Coletivamente as equipas da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, alcançaram o 1° lugar na classificação masculino e o 2° lugar coletivo feminino.
Destaques para os resultados coletivos e para os pódios dos atletas Luis Couto, Pedro Cardoso, Nelson Heleno e Catarina Marques.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio, Óptica Loisas Loisas – Zeiss, Luisa Cabeleireiro, Mariana Andrade Martins Nutricionista, Fisiobaía - Terapias diferenciadas, Streetsport Animação Turística, Fisio André Viegas NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)



JOSÉ SANTOS ESTEVE EM EVIDÊNCIA NA PROVA AZORES BRAVO

 
Promovido e organizado pela AAIT - Associação de Atletismo da Ilha Terceira, em parceria com o Governo Regional dos Açores e com os Municípios de Angra do Heroísmo e da Praia da Vitória, realizou-se no passado dia 7 de outubro a edição 2023, do Azores Bravos Trail na Ilha Terceira, prova que integrou 4 distâncias de trail.
Na prova de 35km, pontuável para o Circuito Nacional de Trail da ATRP, a equipa da Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve representada pelo seu atleta José Santos, completando os 35km com 1500D+ em 3h50m, obtendo um excelente resultado, terminando como 3º classificado da geral e 2º no escalão M40.
Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

PROGRAMA FORMAÇÃO + PRÓXIMA EM SILVES

 O Município de Silves em parceria com o Turismo de Portugal e a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (EHTP), irá iniciar entre outubro e janeiro de 2024 a primeira fase do programa Formação + Próxima. Centrado e adaptado às necessidades do concelho, este programa dirige-se a empresas e entidades, direta ou indiretamente associadas ao setor do Turismo, assim como ao público em geral e tem como intuito reforçar competências e qualificações.
O plano de formação inicia-se, já em outubro, com a formação “Marketing e Comunicação Digital”, nos dias 30, 31 de outubro e 02 e 03 de novembro entre as 10h00 e as 13h00, na Sala Urbano Tavares Rodrigues, na Biblioteca Municipal de Silves.
Em novembro terão lugar as ações de formação: “Serviço de Vinhos”, nos dias 15 e 16 de novembro entre as 15h00 e as 18h00; “Projetos de Investimento” nos dias 20, 21 e 23 de novembro entre as 14h00 e as 17h00; e “Gestão de Alojamento Local” nos dias 28, 29, 30 de novembro entre as 09h00 e as 13h00 e no dia 04 de dezembro das 09h00 às 12h00, no Auditório da Fissul.
Esta primeira fase irá encerrar com a ação “Storytelling: Comunicar com Impacto” nos dias 16, 17, 18 e 19 de janeiro de 2024 entre as 18h00 e as 21h00, no Auditório da Fissul.
Os interessados em participar nas ações de formação devem registar-se na Academia Digital do Turismo de Portugal em: https://academiadigital.turismodeportugal.pt/ e posteriormente efetuar a sua inscrição na formação pretendida. As inscrições são obrigatórias e as vagas limitadas.
» Marketing e comunicação digital inscrição aqui (https://tinyurl.com/5yprdjcs)
» Serviço de vinhos inscrição aqui (https://tinyurl.com/bddvky27)
» Projetos de investimento inscrição aqui (https://tinyurl.com/mu8v9vyk)
» Gestão de alojamento local inscrição aqui (https://tinyurl.com/37zdbhtj)
» Storytelling: comunicar com impacto inscrição aqui (https://tinyurl.com/4dr57ahf)
Gratuitas e certificadas, através da plataforma SIGO, pode encontrar nestas ações de formação um conhecimento valioso.
Para mais informações contactar: turismo@cm-silves.pt (Setor de Turismo da CMS) ou tania.neves@escolas.turismodeportugal.pt (Tânia Neves da EHTP).
No início de 2024, será apresentado um novo plano de formações com novas temáticas.
Fique atento.

 

CLIA encerra com sucesso ‘Destination Showcase’ no Porto

 Lisboa, 9 de outubro de 2023 – A CLIA - Associação Internacional de Cruzeiros concluiu o evento de três dias ‘Destination Showcase’, no Porto, que contou com a presença de mais de 100 delegados de toda a Europa. O encontro incluiu sessões com especialistas em destinos de cruzeiros marítimos e fluviais e um passeio de cruzeiro fluvial, que contemplou a passagem sob as seis pontes da cidade e um roteiro ao longo das margens do Porto e de Vila Nova de Gaia.
 
Os delegados tiveram a oportunidade de participar em passeios e excursões locais, que integraram o 'Porto Histórico e Moderno' ou uma experiência de degustação de Vinho Verde, já para não falar na realização de uma feira e de dois jantares organizados no Terminal de Cruzeiros do Porto e no World of Wine. A par destas atividades, os agentes de viagens foram também convidados a continuar a experiência imersiva do destino, com almoços em restaurantes locais.
 
Além disso, os participantes puderam visitar e passear em embarcações marítimas ou fluviais, dando destaque à cidade do Porto enquanto porta de entrada para ambas tipologias de embarcação. Os delegados das embarcações marítimas tiveram a oportunidade de embarcar numa experiência única no ultraluxuoso Seabourn Ovation, enquanto os das embarcações fluviais puderam descobrir o Emerald Radiance, operado pela Emerald Cruises, e o SS São Gabriel, operado pela Uniworld Boutique River Cruises.
 
Andy Harmer, Diretor-Geral da CLIA para o Reino Unido e Irlanda, afirmou: “O Porto é um ponto de destaque para muitos cruzeiros marítimos e fluviais enquanto opção de férias, e, como tal, foi o local perfeito para este evento, um marco no calendário da indústria. O conhecimento em primeira-mão de todos os delegados, incluindo agentes de viagens, significa que agora terão um melhor conhecimento para recomendar e vender cruzeiros enquanto tipologia de férias, como também dar a conhecer variados destinos. Muito obrigado a todos os participantes, bem como a todos os que nos receberam no Porto de forma tão calorosa.”
 
O evento foi patrocinado pela Visit Porto & North Portugal, Porto de Leixões, Área Metropolitana do Porto e Mail Metro Media, em colaboração com a TAP Air Portugal.
 
Gabriela Ruiz
Senior Account Executive

UCC TERRAS DO PAIVA - UNIDADE DE CUIDADOS Á COMUNIDADE JÁ ENTROU EM FUNCIONAMENTO NO CONCELHO

 
Sediada na USF de Castelo de Paiva, iniciou funções no início deste mês, a “UCC - Unidade de Cuidados na Comunidade - UCC Terras do Paiva”, um serviço reivindicado desde 2011, e que agora, finalmente teve o seu arranque oficial.
Esta “UCC”, agora em funcionamento, vem dar resposta às necessidades há muito identificadas no concelho de Castelo de Paiva, no âmbito da intervenção comunitária dos Cuidados de Saúde Primários.
Esta equipa multidisciplinar estará a trabalhar para a comunidade 7 dias por semana, e vem dar resposta às necessidades há muito identificadas no concelho, no âmbito da intervenção comunitária dos Cuidados de Saúde Primários.
O concelho de Castelo de Paiva apresenta particularidades, nomeadamente a sua localização geográfica, ruralidade e dispersão populacional, que dificultou a alocação dos recursos humanos necessários para a implementação desta resposta.
A apresentação deste serviço decorreu hoje, nas instalações da USF de Castelo de Paiva, com a presença do director executivo do ACES do Tâmega II / Vale do Sousa Sul, Dr. Fernando Malheiro, da Enf.ª Gestora, Rosário Vieira, da coordenadora da UCC Enfª Joselina Teotónio, do presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha e da Vereadora do Pelouro da Saúde, Liliana Vieira, entre outras entidades e dirigentes.
Nestes termos, os serviços que são prestados pela “UCC Terras do Paiva” abrangem todo o ciclo de vida do utente, nomeadamente:

  • Projecto da preparação para o parto e parentalidade, dirigido a Grávidas e/ou casais grávidos a partir das 13 semanas;
  • Projecto de recuperação pós-parto, dirigido a puérperas no período de após o parto até às 6 semanas;
  • Projecto da “Massagem infantil”, dirigido a crianças desde o nascimento até aos 12 meses de vida;
  • Projecto de “Crescer com afectos”, dirigido a crianças desde o nascimento até aos 3 anos de vida;
  • Projecto da “Equipa de Cuidados Continuados Integrados – ECCI”, dirigido a pessoas em situação de dependência funcional, cuidados paliativos, ou em processo de convalescença, com rede de suporte social, cuja situação não requer internamento, com capacidade para 20 utentes;
  • Projecto de “Capacitação e apoio ao cuidador informal”, dirigido a todos os Cuidadores Informais da comunidade;
  • Projecto da “Saúde Escolar”, dirigido à Comunidade Educativa dos Agrupamentos Escolares de Castelo de Paiva e do Couto Mineiro do Pejão (2060 alunos);
  • Projecto das “Necessidades de saúde especiais”, dirigido a crianças/jovens entre 4 e os 18 anos;
  • Intervenção com crianças e jovens em risco, dirigido a crianças/famílias referenciadas pelo NACJR e/ ou CPCJ;
  • Projectos de intervenção na “Rede Social” e “Núcleo Local de Intervenção do rendimento social de inserção” da população do concelho de Castelo de Paiva;
  • “Diabetes em Movimento”, dirigido a “Diabéticos tipo 2” referenciados pelas equipas de saúde familiar da área de influência.
A recente transferência de competências, do domínio do sector da saúde, da tutela do Estado para a CM de Castelo de Paiva, e os apoios previstos no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência – PRR para a área da saúde, permitiu avançar com este importante serviço de apoio à comunidade, ao nível dos Cuidados Continuados Integrados, alcançando-se agora, um objectivo reivindicado há mais de uma década pela população, e o Executivo Municipal liderado por José Rocha congratula-se com a abertura deste serviço, que muito contribuirá para se ter cuidados de saúde com melhor qualidade no concelho.

Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra celebra 251 anos

 

No próximo dia 12 de outubro, quinta-feira, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) celebra 251 anos.

As comemorações do “Dia da FCTUC” têm inicio às 14h, no auditório do edifício central da Faculdade, no Polo II da Universidade de Coimbra, com as intervenções do Presidente da Assembleia da Faculdade, Carlos Palmeira, e do Diretor da FCTUC, Paulo Eduardo Oliveira.

O programa das comemorações dos 251 anos da FCTUC dá destaque à participação de estudantes em projetos de investigação com as apresentações de Inês Nunes, Paulo Brás e Vanessa Magalhães. Como habitualmente, a sessão inclui também a atribuição de menções honrosas a docentes, investigadores, estudantes e não docentes. Pelas 15h30 haverá um momento musical com Beatriz Vilar.


O “Dia da FCTUC” encerra com a intervenção do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão e a atuação da Quantuna.

As comemorações dos 251 anos vão ser transmitidas em direto no YouTube da Faculdade.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

CAMPEONATO DO CENTRO SUB – 14 – MASCULINOS SÉRIE ABC


ACADÉMICA - B – 16 X COLUMBÓFILA - 79
Dia 08 de outubro de 2023 – 09H30
Pavilhão Mario Mexia
Constituição da equipa da ASSSCC:

0 – Tiago Almeida
4 – Guilherme Cortesão
5 – Hélio Victorino
7 – Guilherme Monteiro
9 – João Pedro Sarmento
12 – Miguel Dinis
22 – Tiago Bessa
23 – Diogo Ribeiro
28 - Tomás Miranda
34 – Bernardo Bento
38 – Gabriel Farinha

Treinador principal: João André Costa
Trinador Adjunto: David Ferreira
Team Manager: Ana Maria Rodrigues

Sul da Bahia, 18 anos depois!

 Estive recentemente no sul da Bahia, onde fui receber três prémios atribuídos ao filme Alentejo Central pelo júri do Finisterra Brasil Film Art & Tourism Festival, que decorreu no belíssimo povoado de Arraial d'Ajuda.
E, como não podia deixar de ser, aproveitei para voltar (18 anos depois!) a Porto Seguro, Trancoso, Arraial d'Ajuda e Caraíva com o objetivo de partilhar dicas e sugestões com os leitores do Alma de Viajante. Porque o sul da Bahia é mesmo maravilhoso!
Ora veja:

Mas não é tudo. Estive também envolvido na organização do ABVP Travel Fest, na cidade de Guimarães, norte de Portugal. Foi um sucesso tremendo, muito para lá das minhas melhores expectativas, graças ao entusiasmo dos oradores e do público presente. Os bilhetes para a edição 2024, que decorrerá nos dias 11 e 12 de maio, estão já à venda com preço early bird. Vai valer mesmo a pena!
A terminar, deixo o habitual o pedido para que utilize estes links no planeamento das suas viagens. Para si é igual, mas para mim é uma grande ajuda (permite manter o blogue livre de publicidade). Muito obrigado.
Reservar hotéis na Booking através deste link.
Fazer um seguro de viagem da IATI Seguros (com proteção COVID-19). Os leitores do Alma de Viajante têm 5% de desconto usando este link.
Excursões e ingressos em monumentos na GetYourGuide (compre com antecedência e evite as filas).
Alugar um carro com a Discovercars (é o site que uso sempre).
Grande abraço e boas viagens!
Filipe Morato Gomes