sábado, 5 de março de 2016

Rodrigo torturado e morto em casa


Rodrigo Lapa Portimão desaparecido mãe padrasto Algarve 05.03.2016  01:55 Rodrigo torturado e morto em casa Célia Barreto admite que acordou com barulho. Por A.P., Magali Pinto, R.P.G., Tânia Laranjo Célia Barreto estava dentro de casa quando o filho foi torturado até à morte. Já não restam dúvidas de que Rodrigo Lapa, 15 anos, foi assassinado na habitação que partilhava com a família, no sítio das Vendas, em Portimão. O jovem foi amarrado depois de morto, para facilitar o transporte do cadáver para o terreno baldio a 100 metros de casa. A PJ encontrou provas na casa que o demonstram. Célia diz que estava a dormir e foi acordada com o barulho da discussão entre o companheiro e o filho. Joaquim Lara Pinto descobriu um dia antes de ter viagem marcada para o Brasil que o enteado lhe tinha roubado algumas centenas de euros para comprar um telemóvel novo. A discussão acabou em crime. Após largar o corpo, Joaquim Lara Pinto saiu do Algarve, seguiu para Lisboa e, no dia seguinte viajou para Madrid, onde apanhou o avião para o Brasil.

Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/portugal/detalhe/rodrigo_torturado_e_morto_em_casa.html?utm_campaign=Newsletter&utm_content=1498476263&utm_medium=email&utm_source=cm_boatarde_ativos

34 Voluntários na dádiva de sangue de Fronteira


Em mais um sábado de Inverno: levou a cabo a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – mais uma colheita.
Desta vez foi em Fronteira, tendo-se dirigido ao Centro de Saúde 34 voluntários, dos quais uma dezena do sexo feminino. Depois de avaliados os presentes: ditaram os exames clínicos que seis, nesta ocasião, não pudessem doar sangue. Assim foram recolhidas 28 unidades de sangue total.
A Câmara Municipal de Fronteira apoiou o almoço convívio, servido num restaurante da vila, que contou com a participação de dadores e elementos da ADBSP.

Alter a 12 de Março
No mês de Março estaremos em: Alter do Chão, nos Bombeiros, na manhã do sábado 12; Alpalhão (Nisa), na sede do Grupo Ciclo Alpalhoense, no Dia do Pai.

Uma vez que as nossas brigadas só se poderão efectuar se houver dadores: Venha daí!

Texto e Fotos enviado por José Rui Rabaça

NB: Quem subscrever este Blog: LITORAL CENTRO - COMUNICAÇÃO E IMAGEM, passa a receber todos os dias os trabalhos nele inseridos.

PATRÕES DE MARIA LUÍS ALBUQUERQUE CHAMADOS AO INQUÉRITO AO BANIF


 
PSD / Flickr
-
O novo emprego de Maria Luís Albuquerque continua na ordem do dia e o PS quer ouvir no Parlamento os novos patrões da ex-ministra das Finanças. Entretanto, socialistas e bloquistas aliam-se para mudar a Lei das Incompatibilidades em Cargos Públicos.
Maria Luís Albuquerque foi anunciada como a nova administradora não executiva da Arrow Global Group PLC, empresa que adquiriu a sociedade Whitestar Asset Solutions que fez diversos negócios com o Banif.
Ora, o PS apresentou na Comissão de Inquérito parlamentar ao caso Banif uma solicitação para que sejam ouvidos os gestores da Whitestar Asset, John Calvão e João Ferreira Marques.
No documento a que o Expresso teve acesso, o PS nota que a sociedade adquiriu, em 2014, “cerca de300 milhões de euros de crédito malparado” do Banif e que, mais recentemente, “foi contratada para avaliar a carteira de crédito em risco e imóveis da Oitante”, a empresa criada para gerir os activos tóxicos do Banco.
Os socialistas lembram ainda que, aquando da contratação da ex-ministra, “o próprio CEO da Arrow Global Group PLC salienta a importância do percurso político de Maria Luís Albuquerque para a referida contratação”.
Nesse sentido, o PS espera que os dois responsáveis da empresa apresentem justificações no Parlamento.
Maria Luís Albuquerque já se manifestou totalmente disponível para prestar esclarecimentos e pediu à subcomissão de Ética que avalie se há, ou não, incompatibilidades entre o novo emprego e o actual lugar de deputada e o antigo posto de ministra.

Passos fala em “chicana política” e defende ex-ministra

Passos Coelho não duvida que a sua ex-ministra “não infringiu a lei”, conforme disse aos jornalistas, notando que “não há nada na lei que impeça esta matéria, não há do ponto de vista ético nada que se lhe possa apontar”.
Frisando que Maria Luís Albuquerque é “uma pessoa não só com muito prestigio e capacidade como moralmente muito forte”, o líder do PSD ainda nota que o caso está a ser usado para fazer “chicana política”.
Certo é que PS e Bloco de Esquerda poderão aproveitar o momento para alterar o Regime Jurídico de Incompatibilidades e Impedimentos dos Titulares de Cargos Políticos e Altos Cargos Públicos.
O deputado João Galamba disse no Parlamento que o PS está disposto a debater o assunto, depois de o Bloco de Esquerda ter re-apresentado o projecto de lei, que foi chumbado há três anos por PSD e CDS, com a abstenção dos socialistas, para tornar o regime das incompatibilidades mais abrangente.
PCP não tomou posição sobre a Lei em si, mas Jerónimo de Sousa manifestou-se contra a “escandalosa promiscuidade entre poder político e grupos económicos, particularmente a banca privada”, conforme cita o Diário de Notícias.
ZAP

GERINGONÇA DA ESQUERDA COM GARRAS PARA AGUENTAR 4 ANOS (GARANTE COSTA)


 
Ao cabo de 100 dias de governo do PS, o país voltou à “normalidade”, diz António Costa, notando que a “geringonça” da maioria de Esquerda está bem e recomenda-se.
“Ao fim destes 100 dias, o que as pessoas começam a realizar é que finalmente começamos a ter algo de que já tínhamos saudades, é a saudade de viver em normalidade, sem viver no sobressalto permanente”, começa por destacar o primeiro-ministro, em declarações recolhidas pela Renascença.
“Os reformados podem acordar e saber que no dia a seguir ninguém lhes vai cortar a pensão e, pelo contrário, foi reposta a pensão a que tinham direito. Que as pessoas que vivem do seu trabalho não vão ter novos impostos nem vai aumentar o IRS nem vai haver novos cortes salariais. Vão poder viver em normalidade o seu dia-a-dia”, reforça António Costa.
“Todos os dias a maioria demonstra que é capaz de resistir e que está de boa saúde”, acrescenta, realçando que “a quiseram diminuir chamando-lhe geringonça”, mas que “até tiveram azar” porque“uma geringonça é uma coisa engenhosa”.
António Costa também destaca ter “toda a confiança, vontade, energia e garras” para que estes 100 dias sejam “os primeiros de quatro anos de governo que vai cumprir o que prometeu aos portugueses”.
O primeiro-ministro não deixa de aproveitar para lançar farpas ao Executivo PSD/CDS, frisando que “a saída limpa saiu muito cara a Portugal” e que “continuará a sair muito cara por muitos e bons anos” porque “o governo anterior escondeu e adiou a resolução de problemas fundamentais no sector financeiro”.
O PS assinala os 100 dias de governo com um evento em Idanha-a-Nova e o anúncio da criação da Unidade de Missão governamental para o Desenvolvimento do Interior que será liderada pela deputada Helena Freitas.

Colheita de Sangue Dia 9 de Março, das 16 horas e as 20 horas no Posto Fixo da ADASCA, em Aveiro

Dêem mais sentido à vida, tornando-se dador
 de sangue e dador de medula óssea.
O Posto Fixo da ADASCA funciona no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar, Bairro Social de Santiago. Compareçam, divulguem, sejam solidários.

Lembramos que o Mercado Municipal de Santiago dispõe de excelentes para estacionamento das viaturas, como ainda um Parque de Estacionamento Subterrâneo onde podem deixar as viaturas a título gratuito, sem correr riscos de ser multado. Dê mais sentido à vida, torne-se dador de sangue e de medula óssea.

O sangue é um dos elementos muito importante para a vida, a sua aquisição tem que vir do homem, já que sem o homem não há sangue nos hospitais e para nós é um gesto de agradecer/louvar.

“Deus deu ao homem a capacidade de ir para a Lua, mas ainda não deu a capacidade de criar uma substância que substitua o sangue. Talvez para que o homem nunca se esqueça de que um depende do outro, sempre”. (Marielly Campos).

"Decidi doar simplesmente. Acho que essa é uma atitude que todos nós deveríamos ter. Ajudar o próximo é uma atitude humana", disse a mais nova dadora associada da ADASCA.

Já Paulo da Silva, de 39 anos, disse que aquela era a sua quarta dádiva. "Sempre venho aqui de três em três meses para fazer a minha doação. Estou a cumprir com o meu dever cívico, fazendo a minha parte e sei que várias pessoas são beneficiadas com o meu esforço", afirma.
"Não existe nada que substitua o sangue humano, ele é vida. A doação é um acto de solidariedade que ajuda a salvar vidas. Por isso convidamos a todos para que sejam dadores fiéis e ajudem nesta difícil missão de dar vida a quem precisa". "Se estão pedindo é porque há pessoas que estão necessitando. Amanhã, quem sabe, eu mesma, ou um familiar nosso pode precisar”, desabafa a Rosemary.

Dar e aceitar: dois gestos que resumem a vida humana e lhe dão um sentido redobrado. Compareçam... Tragam um(a) amigo(a), mesmo que aparentemente sejamos muitos, nunca somos de mais. A vida é um dom inestimável e maravilhoso que o homem tem pelo simples facto de ser homem.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

Ajudem a divulgar esta mensagem reencaminhando-a para os vossos amigos. 

Amem a liberdade, sejam felizes
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432


Mapa de Colheitas de Sangue: Onde posso Doar Sangue em 2016 em Aveiro?



Quem quiser tem as Coordenadas GPS: N 40.62659,W -8.65133


Hora de Fecho: Assim se produz uma ópera, entre Lisboa e LA

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
MÚSICA 
Uma nova produção da ópera "Iphigénie en Tauride", de Christoph Willibald Gluck, estreia dia 5 de março no Teatro Nacional de São Carlos. Fomos acompanhar os últimos preparativos.
GOVERNO 
Porque até na política pode haver crises conjugais, eis um guia, também em vídeo, com conselhos de especialistas para tornar a sua relação mais longa. À atenção de Costa, Jerónimo e Catarina Martins.
O FIM DO CAVAQUISMO 
Pedro Lomba analisa, num ensaio em 6 pontos, a presidência de Cavaco Silva. Da ambição da cooperação estratégica, passando pela relação com Sócrates e o resgate financeiro até ao Governo das esquerdas
FUTEBOL 
O International Board aprovou este sábado a medida que será colocada em andamento o mais tardar em 2017/18. A ideia não é acertar todos os lances, mas haver clareza em momentos-chave.
PRIMEIRA LIGA 
Em dia de dérbi, veja se acerta: quem ganha, quantos golos vai ter o jogo e quem terá mais hipóteses de ser campeão face ao resultado que sair de Alvalade?
PRIMEIRA LIGA 
Demorou até o lume de Jesus fazer saltar a tampa a Vitória e os dois começarem a trocar bocas. A coisa chegou a aquecer, mas antes do Sporting-Benfica deste sábado (20h45), nenhum quis ferver.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 
O Presidente da República eleito, Marcelo Rebelo de Sousa promete ajudar "a recriar a democracia" no exercício do cargo, num artigo publicado este sábado no Expresso.
CASO JOSÉ SÓCRATES 
Crime teria caído ao longo da investigação, segundo o Diário de Notícias, mas em janeiro voltou a integrar a lista de crimes imputados, além de corrupção, fraude e branqueamento de capitais.
ANTÓNIO COSTA 
Nos 100 dias de Governo, António Costa falou em valorização do território referindo-se ao interior do País. E disse que a pedra angular da reforma do Estado era a descentralização.
CRIANÇAS 
Meninos e meninas são diferentes desde a altura em que estão na barriga das mães. Será então que faz sentido torná-los todos iguais? Fomos ouvir pediatras, cientistas e psicólogos.
PAÍS 
Faralhão e Gâmbia, estuário do rio Sado. Por estas margens já reinou a ostra portuguesa. Hoje, os tempos são outros e agora são as ostras bebé japonesas que aqui são criadas. Chegam de avião.
Opinião

Rui Ramos
É tentador para os políticos alegar que a maioria dos cidadãos só poderá obter rendimentos e serviços através do Estado, e que bastará votarem nos partidos certos para terem tudo garantido.

Paulo Ferreira
A porta giratória entre altos cargos públicos e interesses privados é um assunto que tem que ser resolvido. A questão é definir quanto é que estamos dispostos a pagar para termos um país mais decente.

Miguel Tamen
Existe a ideia de que há uma preparação necessária para se ser mãe ou pai. Mas estamos sempre mais preparados do que imaginamos; somos animais com recursos, e mais robustos que as nossas emoções.

Luis Carvalho Rodrigues
A questão é que não serão, nem o doente nem aqueles que o amam, a decidir sobre o pedido e oportunidade da eutanásia. Serão funcionários, em gabinetes, às voltas com os seus formulários. Burocratas.

Maria de Fátima Bonifácio
O PCP não dispõe de ferramentas para entender o novo mundo globalizado em que se atreveu a meter o pé com esta experiência de colaboração condicional com um PS subordinado à lógica populista do Bloco.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Maria Luís: não é falta de senso, é de consciência

Para ser sincero, não me importa tanto se o facto de Maria Luís aceitar um emprego na Arrow Global é, ou não legal. Alguém se encarregará de verificar esse aspeto. O que me preocupa deveras é sermos (termos sido e, provavelmente, continuarmos a ser) governados por pessoas que não têm a mínima noção de ética. Nem de respeito pelos governados.

Já me irritei suficientemente com casos idênticos e menos graves, incluindo com amigos e pessoas que ainda hoje considero, para gastar demasiado latim com Maria Luís Albuquerque. Se ela fosse inteligente (e não me refiro a ser esperta) não aceitava. E não aceitava nem que os 13 juízes do Tribunal Constitucional e as dezenas de Conselheiros do Supremo lhe dissessem que era legal. Não aceitava porque o que fez não é decente e porque – como toda a gente decente sabe – nem tudo o que é legal é estimável.
Maria Luís era relativamente descurriculada do ponto de vista político até ser secretária de Estado de Gaspar. Depois disso, e apesar do modo como subiu a ministra, com a oposição e birra irrevogável de Portas, fez o seu lugar. Chegou a falar-se dela para líder do PSD. E ela manteve-se em silêncio quando podia dizer que nada queria com a política partidária. Depois, aceitou ser deputada e agora suicida-se politicamente e arrasta com ela uma imagem; o benefício da dúvida que lhe podia ser dado. Não hesito, não é só falta de senso, como referiu Manuela Ferreira Leite. É falta de inteligência.
04.03.2016 às 18h00

10 veículos bizarros do século XX

Link to HypeScience



Posted: 04 Mar 2016 07:00 AM PST
Carros com duas rodas, três rodas, oito rodas ou apenas uma roda gigante foram inventados aos montes no século XX. Confira os mais desastrosos
 
Posted: 04 Mar 2016 04:16 AM PST
Esta imagem incrível mostra o esôfago de uma tartaruga marinha; a bióloga que participou da necropsia explica por que ele é assim
 

LA PLANNER ES LA HERRAMIENTA IDEAL PARA ORGANIZAR TU BODA


by Yesica Flores
México, D.F., a 23 septiembre de 2014.- La Planner es la nueva herramienta electrónica 100% mexicana creada para facilitar la organización y preparativos para el evento más importante de gran mayoría de las mujeres, La Boda, que con más de 80 proveedores de alta calidad y prestigio apoya a los futuros esposos a planear un día de ensueño y es la plataforma on line aliada para apoyar desde el momento en que dicen ¡sí, acepto!
Hoy en día la información esta al alcance de tu mano, no importa dónde estés, cuándo y a qué hora siempre tienes acceso a esta, es mucho más fácil saber qué está pasando en otras partes del mundo, en tu país o ciudad, no importa cuál sea el tema. Como era de esperarse, el tema de las bodas no se quedan afuera, para mi las herramientas digitales como lo es La Planner son una súper alternativa de planeación toda esta información la puedes encontrar en sitios como La Planner y que te acompañe a todos lados desde tu móvil o Tablet.
La Planner es una guía para todas las parejas que buscan casarse en cualquier parte de la república, en ella pueden encontrar tips, ideas, tendencias y proveedores a nivel nacional, lo que queremos es que las futuras novias vean en La Planner una amiga y una consejera durante todo el proceso de su boda y ayudar a las novias a resolver sus problemas, tambien es la plataforma perfecta para dar a conocer todo el talento y opciones que puedes encontrar en México para tu boda.

Si estas por planear tu boda no puedes perderte de nuestras notas.
Aquí te paso algunos errores que cometen las parejas, que NO te pase.
1. La falta de comunicación, es súper importante que tu y tu pareja platiquen de las posibilidades de la boda, quien va a pagar qué, cuál es su presupuesto, poner todas las cartas sobre el asunto.
2. No apegarse al presupuesto, no se ahorquen con cosas y gastos innecesarios, si ya asignaron la cantidad a gastar apéguense a ella, no querrán regresar de luna de miel y seguir pagando las flores.
3. No planear tus invitados, la boda es suya, ustedes deciden quien asiste y quien no, considera a sus familiares para agregar invitados pero recuerden que ustedes tienen la ultima palabra.
4. Falta de organización, lleva un calendario y apóyate en el para calendarizar tus citas, visitas con proveedores y demás detalles de la boda.
5. Respira profundo, cuenta hasta mil y relájate, las cosas no siempre van a salir como queremos tanto en la planeación como en la boda, no te agobies, la gente no se dará cuenta si en vez de pista redonda te pusieron cuadrada.
6. Disfruta cada instante desde el principio hasta el final, el tiempo se pasa volando.
7. Contrata un buen servicio de foto y video, al final es lo único que te queda de ese gran día.
Si quieres enterarte de más consejos te invito a que visites http://www.laplanner.mx

ooooo0000oooo
La Planner es el sistema electrónico de planeación de bodas 100% mexicano, iniciativa de dos hermanas mexicanas Mariana y Marisol Fernández, compuesto por los mejores expertos, consejos, tendencias, ideas y soluciones para los futuros esposos. Cuenta con aproximadamente 8 colaboradores y con más de 80 proveedores sobre: maquillaje, salones y jardines, banquetes, audio, video y fotografía, etc.

Yesica Flores | marzo 5, 2016 en 4:00 am | Etiquetas: appsla planner | Categorías: Apps | URL: http://wp.me/p5cUp9-83

A Rádio Mira Online transmitirá espetáculo de Canto Gregoriano, esta noite…



by Mira Online
cantoA Rádio Mira Online transmitirá, em direto da Igreja Matriz de Mira, um espetáculo "acima de qualquer suspeita", na noite deste sábado.
A partir das 21:30 horas de hoje, 5 de Março de 2016, acontecerá um Concerto de Canto Gregoriano que levará, com toda a certeza, aos presentes e aos ouvintes da Rádio, muito da "magia" da arte da canção.
Estarão a atuar, a CAPELA GREGORIANA PSALTERIUM (de Coimbra) e o GRUPO CORAL DE MIRA que tão bem tem dado conta de si nas atuações que tem efetuado!
Se puder comparecer... não falte! Se não puder, então, tem a possibilidade de ouvir este grandioso espetáculo em qualquer ponto do globo, ao escutar em: http://www.radiomiraonline.pt
De uma forma, ou de outra, tem garantida uma noite de qualidade musical que tornará seu fim-de-semana ainda mais belo...
Mira Online | Março 5, 2016 às 7:21 am | Categorias: Locais | URL: http://wp.me/p5tucu-cpe

Deixava vítimas inconscientes com golpes de artes marciais

 
Um homem que assaltava frequentadores de clubes noturnos de Lisboa, deixando as vítimas inconscientes devido à aplicação de artes marciais, foi agora capturado por agentes da Divisão de Investigação Criminal da PSP.
O suspeito, de 32 anos, atacava as vítimas em lugares recatados, nos próprios estabelecimentos de diversão noturna e fora do alcance das câmaras de videovigilância, deixando-as prostradas, e roubava-lhes os valores pessoais que transportavam.
É suspeito de algumas dezenas de roubos e, na altura da detenção, ainda tentou, sem sucesso, fugir aos policias ao volante do veículo que conduzia.
Era, ainda, procurado há cerca de 5 meses para cumprir 7 anos e seis meses de prisão, tendo agora recolhido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa.

Pai cedeu à emoção ao levantar corpo do jovem morto em Portimão

O corpo de Rodrigo saiu da morgue de Portimão esta sexta-feira à tarde. O pai do jovem de 15 anos cedeu à emoção e teve de ser amparado por amigos.
Sérgio Lapa, pai do jovem de 15 anos morto em Portimão, saiu do gabinete Médico-Legal e Forense do Barlavento, em Portimão combalido e visivelmente emocionado.
Sérgio Lapa teve de ser amparado por amigos quando o corpo do filho, Rodrigo, entrou no carro fúnebre, cerca das 15.50 horas desta sexta-feira.
O momento foi acompanho por uma inusitada presença policial. Constatou o JN, no local, que estavam na morgue elementos da PSP e da GNR, além de segurança privados do hospital.
Não houve qualquer aglomeração de pessoas nem tensão no momento em que o corpo foi trasladado, apenas a dor do pai no momento em que foi levantar o corpo do filho, assassinado quando estava aos cuidados da mãe.
Os médicos legistas requereram a realização de exames complementares: toxicológicos, histológicos e genéticos, que podem demorar entre seis a oito semanas, após os quais é que será elaborado o relatório final da autópsia.
O corpo do adolescente foi encontrado, na quarta-feira, num terreno baldio nas imediações da casa onde vivia, em Portimão, pouco depois das 9 horas, entre o sítio das Vendas e o Malheiro, junto a uma das principais entradas para a cidade.
O padrasto do adolescente é o principal suspeito do homicídio, acrescentando que o mesmo se encontra no Brasil, de onde é natural. O crime, segundo a PJ, terá ocorrido após uma discussão entre o padrasto e o jovem.