terça-feira, 19 de março de 2024

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE COMPETIRAM EM VILA VERDE


Numa organização do Grupo Recreativo Vilaverdense e com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Junta de Freguesia de Vila Verde e de outras entidades, realizou-se no passado dia 17 de março a edição de 2024 do Trail Encostas do Mondego, constituído por 2 eventos competitivos, o Mini Trail (17kms) e o Trail (31kms) e uma caminhada na distância de 10 kms, levando os atletas a percorrer trilhos da Freguesia de Vila Verde.
Na prova de 17km, pontuável para o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP (série 150) e para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra na vertente de Trail Curto, participaram 6 atletas da ASSSCC Ar Livre e Aventura, tendo Nelson Heleno, alcançado o 30º lugar na classificação geral masculino e o 8º lugar no escalão de MSen, Pedro Cardoso, 41º masculino, 6º M45, José Machado, 77º masculino, 21º M40, André Santos, 184º masculino, 30º MSen e José Mendes, 194º masculino, 27º M35.

No sector feminino Sandra Ângelo, alcançou a 78ª posição na classificação geral feminina e o 19º no escalão F45.

Coletivamente, na prova de 17km, fomos 9° entre 33 equipas finalistas.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

SEIS ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COM MÍNIMOS PARA O OPEN DE PORTUGAL


A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, esteve presente com uma comitiva composta por 8 atletas na última prova onde os atletas do escalão de Juvenis poderiam obter mínimos para o OPEN de PORTUGAL/ Campeonato Nacional de Juvenis, Juniores e Seniores, prova que se vai realizarar entre os dias 4 e 7 de abril no Complexo Olímpico de Coimbra e que será umas das derradeiras oportunidades para os atletas nacionais atingirem mínimos para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris.
O Campeonato Interdistrital de Juvenis, Juniores e Seniores contou com a participação de 441 atletas em representação de 51 clubes oriundos das associações distritais de Aveiro, Coimbra e Leiria.

Os 8 atletas juvenis da SCC estiveram em bom plano tendo conquistado um total de 11 pódios interdistritais.

No setor feminino, Maria Fernandes ficou em 3º lugar nos 50, 100 e 200 livres no escalão de Juvenil B, também no setor feminino, mas no escalão de Juvenil A, Anastácia Protolyuk obteve a 3ª posição nos 50 livres.

No setor masculino, no escalão de Juvenil A Martim Pascoal foi Vice-campeão nos 50 livres e 3º nas 50 costas e 100 mariposa, enquanto que o seu colega de equipa Rodrigo Silva foi Campeão Interdistrital nos 200 bruços e 3º nos 100 bruços.

A Estafeta Mista Juvenil A compostas por Anastácia Protolyuk, Leonor Cavaleiro Martim Pascoal e Rodrigo Silva venceram os 4x50 livres e 4x50 estilos.

Estiveram ainda envolvidos na competição os atletas Francisco Sousa, Laura Monteiro e Leonor Silva.

6 atletas da SCC garantiram assim a presença no OPEN de PORTUGAL.

TRÉS ATLETAS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA NO TOP 10 DO TORNEIO ZONAL NORTE DE INFANTIS

 
A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participou com 11 atletas na prova que encerrou o calendário nacional de piscina curta dos atletas do escalão de Infantis.
O Torneio Zonal Norte, contou com a participação de 195 atletas representantes de 42 clubes oriundos das associações distritais de Coimbra, Centro Norte de Portugal, Minho, Norte de Portugal, e Nordeste, durante os dias 15, 16 e 17 de março, tendo as piscinas municipais de Castro Daire recebido a competição que teve 5 sessões.
A comitiva da coletividade de Cantanhede foi composta por 11 atletas (6 atletas Infantis B e 5 infantis A) que ao longo dos 6 meses anteriores conseguiram os ambicionados TAC (Tempos de Admissão aos Campeonatos) para estarem presentes nesta competição.
Os maiores destaques do fim de semana vão para os 3 atletas da SCC que acabaram a competição dentro do TOP 10 da classificação final denominada de “Nadador Completo”.
No setor masculino no escalão de Infantis B Pedro Almeida foi 10º e Santiago Pereira 5º em Infantis A.
Já no setor feminino Eva Almeida foi 9ª nos Infantis A.
De registar ainda os pódios alcançados nas provas individuais por Santiago Pereira tendo sido Vice-campeão Zonal nos 100 livres e 3º nas 200 costas, Pedro Almeida foi Campeão Zonal nos 100 bruços, Eva Almeida foi 3ª nos 400 livres e a Estafeta Infantil A Feminina composta por Eva Almeida, Filipa Loisas, Leonor Portulez e Sara Ferreira foi 3ª nos 4x50 livres.
Participaram ainda na competição Leonor Ferreira, David Marques, Diogo Lopes, Francisco Pereira e Vicente Diogo.



CARLA HENRIQUES VENCE O III - TRAIL DO SERROTE

 
Promovido e organizado pela Associação Cultural e Desportiva de Vila Nova de Monsarros, com o intuito de promover a prática desportiva, bem como reunir fundos para a continuidade da mesma na freguesia, realizou no passado dia 17 de março, entre encostas e vales do Rio Angarna, na zona Serrana da Bairrada, desafiando as encostas rochosas do maciço antigo, e cruzando vales perdidos e profundos, o III Trail do Serrote - Os vales da Bairrada e o Maciço Antigo, com duas provas competitivas de 18km e 13km e uma caminhada.
Participou, na prova de 13km, a atleta da ASSSCC Ar Livre e Aventura Carla Henriques, com grande destaque, obtendo a vitória na geral feminina e consequentemente no escalão FSénior.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio 
Luisa Cabeleireiro 
Mariana Andrade Martins - Nutricionista e Nutricoach 
Óptica Loisas Loisas - Zeiss
Fisiobaía- Terapias Diferenciadas Susana Pascoal
Streetsport Animação Turística 
Fisio André Viegas 
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)

Bilhete Postal - Por favor entendam-se


“Por favor entendam-se.” O apelo vem de Cláudia Azevedo da Sonae, o maior empregador privado português. A herdeira do império de Belmiro de Azevedo fala sem papas na língua a propósito dos resultados eleitorais. “As pessoas votaram assim porque a política não trata da sua vida (…). As pessoas votaram a dizer isto:
estamos fartos de politiquices e queremos políticas de futuro". Mas, o que a preocupa mais é “a falta de política para o futuro de Portugal".
O clima que se avizinha de instabilidade governativa, pelas posições assumidas pelos diversos partidos, leva a gestora da Sonae a lembrar que “é importante que haja estabilidade”
Os portugueses têm praticamente como certo que as promessas a eleitorais não são para ser levadas a sério. Mas, a reduzida abstenção, comparativamente aos dois últimos atos eleitorais, pode significar que o povo está a ficar farto dessa forma de apanhar votos.
Habituados a pescar com rede de “arrasto” os partidos parecem ter dificuldades em perceber que cada cidadão acha que conta. E conta mesmo! Basta olhar para a reduzida diferença de deputados eleitos entre as duas forças políticas tradicionalmente mais votadas. Um punhado de votos de diferença dos mais de seis milhões de votantes! E os jovens, o nosso futuro, o que pensam disto tudo? Segundo a análise de resultados, os jovens afastaram-se dos partidos tradicionais. Os partidos que recolheram menos votos foram os mais escolhidos pelo eleitorado jovem. Conclusão? Parece que os jovens que votaram não estão satisfeitos. Querem mudança que se veja. Querem ter futuro!

*O presidente da Direção da ANIR
Eduardo Costa, Correio de Azeméis

Destaque
“Parece que os jovens que votaram não estão satisfeitos. Querem mudança que se veja.
Querem ter futuro!”

Cantanhede | No próximo fim de semana. Teatro Amador no Casal, Cantanhede e Franciscas

 
O Ciclo de Teatro Amador do concelho de Cantanhede tem agendados para o próximo fim de semana mais três espetáculos, desta vez no Casal, Cantanhede e Franciscas.
No sábado, dia 23 de março, o grupo de teatro “As Fontes do Zambujal” vai ser recebido pela Episódio Medieval na sede da Associação Cultural e Desportiva do Casal para representar “As sogras”, às 21:30 horas.
Trata-se de um enredo que se desenrola em torno de um filho que decide fazer o funeral a uma suposta defunta que era lésbica e acaba por descobrir que tem três sogras todas lésbicas. “A meio do funeral, surge uma greve com os coveiros que faria e geraria o atrasar do funeral. Entretanto, fazem uma festa para passar o tempo”, lê-se na sinopse. 
Ainda no sábado, pelas 21:30 horas, o grupo de teatro “Renascer” vai estrear “Boa Noite, Senhor Borges”, de Vasco Santana, no salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.
A ação desenrola-se em torno da personagem Otelo Borges e dos seus esquemas para manter em segredo a sua relação extraconjugal. “Confrontado com a descoberta da vida dupla, toda a trama desenvolve-se no meio das suas peripécias, confusões e forma de as tentar resolver”, como consta na nota de apresentação.
No dia seguinte, domingo, é a vez do Grupo de Teatro S. Pedro interpretar “Nova Paródia”, na sede da Associação do Grupo Musical das Franciscas, às 16:00 horas.
A peça, de autoria de Maria Dulce Sancho, desenrola-se em torno de uma pessoa que tenta representar ao vivo o programa de uma rádio local.
A edição de 2024 do Ciclo de Teatro Amador de Cantanhede decorre até abril com a participação de 17 grupos cénicos e mais de 300 atores e outros intervenientes. 
De acordo com o modelo definido para esta ação de dinamização cultural, as associações que integram a iniciativa realizam dois espetáculos, um na sua comunidade, outro na “casa” de outra entidade envolvida.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo



De 20 de março a 05 de abril. TRABALHOS DE LIMPEZA E DESOBSTRUÇÃO DA REDE PÚBLICA DE SANEAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS MOTIVAM CONDICIONAMENTO DE CIRCULAÇÃO EM DIVERSOS ARRUAMENTOS DE ARMAÇÃO DE PÊRA

A Câmara Municipal de Silves informa que, entre os dias 20 de março e 05 de abril, a circulação em diversos arruamentos da vila de Armação de Pêra sofrerá alguns condicionamentos devido à necessidade de execução de trabalhos de limpeza e desobstrução da rede pública de saneamento de águas residuais.

A intervenção tem por objetivo garantir a qualidade, a continuidade e a eficiência dos serviços públicos de saneamento de águas residuais, promovendo a proteção da saúde pública e o bem-estar da população e visitantes.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia lamenta os transtornos causados, agradecendo a compreensão e colaboração dos munícipes e automobilistas.

SIMPLEX URBANÍSTICO EM DEBATE NA MARINHA GRANDE

O Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, está a acolher na tarde desta terça-feira, 19 de março, a conferência regional “Simplex Urbanístico”, organizada pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), orientada para as lideranças dos 10 municípios da CIM, profissionais, promotores e técnicos do urbanismo.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira, congratulou-se com a realização deste evento na Marinha Grande e destacou a pertinência de ser debatida esta temática, dadas as recentes alterações ao licenciamento na área do urbanismo e do ordenamento do território.
O primeiro secretário da CIMRL, Paulo Batista, deu conta da preocupação da organização em envolver a participação de especialistas e representantes de associações setoriais e das ordens profissionais, que permitam o esclarecimento acerca das modificações decorrentes do início de vigência do DL n.º 10/2024, de 8 de janeiro.
A conferência “Simplex Urbanístico” tem como oradores Filipa Névoa, do departamento de urbanismo do gabinete Sérvulo - Advogados; Ricardo Bandeira, especialista imobiliário da AMMC Legal; Isabel Lança, presidente regional da Ordem dos Engenheiros; e José Sismeiro, presidente da Associação Regional de Industriais da Construção.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Ciclaveiro lança Rede de Amigos PéPedal


O programa de mobilidade escolar ativa PéPedal da Ciclaveiro, lançado em novembro de 2023 e que está a ser implementado pela primeira vez em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro, avança agora para uma nova fase.
O programa ativa e divulga agora a Rede de Amigos Pépedal, pretendendo aumentar e valorizar a relação entre mobilidade ativa e a economia local, relação em que todos beneficiam.

A rede de Amigos Pépedal é uma rede aberta de estabelecimentos e projetos locais da cidade de Aveiro que reconhecem a importância da mobilidade ativa e os benefícios para os cidadãos, para a saúde e o ambiente e para a economia local.

Neste sentido, os parceiros que integram esta rede comprometem-se a colaborar para a promoção desses hábitos e a contribuir para uma cidade mais segura, confortável e amigável para as crianças, reconhecendo e premiando o esforço das crianças que, uma vez por semana, vão a pé e de bicicleta para a escola nos Comboios PéPedal.

Estes Comboios Pépedal, que integram o programa de mobilidade escolar ativa da Ciclaveiro, têm 12 linhas ativas, das quais 9 são feitas a pé e 3 de bicicleta, para as 4 escolas do Agrupamento de Escolas de Aveiro que já permitiram realizar, até esta data, 1015 viagens para a escola feitas por crianças entre os 3 e os 10 anos de idade, acompanhadas por pais voluntários que, no papel de maquinistas dos comboios, guiam as crianças até à escola e validam as suas viagens através do Passe PéPedal.

Estas viagens para a escola feitas a pé ou de bicicleta permitem que as crianças inscritas vão conquistando pontos no seu Passe PéPedal e que, a partir de agora, já podem trocar por benefícios junto da Rede de Parceiros Locais “Amigos PéPedal”.

Os parceiros locais que integram a rede estão divulgados em https://pepedal.pt/#amigos e abarca projetos comerciais, sociais e culturais que se identificam e reconhecem os benefícios individuais e coletivos das deslocações ativas, tais como:

Casa Martelo
Casú - Casulo Clube de Arte
ID-Identidade Digital
Livraria Gigões & Anantes
Farmácia Oudinot
MiniMercado Flor de Sá
Sabores que Marcam
OMA - Oficina de Música de Aveiro
Trigamilhamãe
Bastardo Coffee Roasters
Casa da Bicicleta - Ciclaveiro
Sporting Clube de Aveiro - Academia de Vela
Rota das Cores
Papelaria Titocas

Estes Amigos PéPedal reconhecem que quando andamos e pedalamos pela cidade todos beneficiam, não só em saúde física e mental, aumentando o nosso bem-estar individual e coletivo, valorizando e humanizando o espaço público, mas também que beneficiamos a dinâmica local e social, criando proximidade e hábitos mais conscientes de consumo, essenciais à valorização e ativação do comércio local e do pulsar dos agentes locais desportivos, sociais e culturais.

Toda a informação sobre este programa PéPedal, sobre as iniciativas, sobre as condições e regras de utilização dos comboios e do Passe Escolar PéPedal pode ser consultada em pepedal.pt

A Ciclaveiro vem, mais uma vez, através deste programa, reforçar a importância de trabalhar este tema desde cedo nas escolas, contagiando as famílias, envolvendo a comunidade na construção de uma cidade melhor para viver, de cidadãos mais conscientes e críticos com as opções que tomam e do seu importante papel na mudança coletiva.

*Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, ONG Ambiental
Casa da Bicicleta - Rua Almirante Cândido dos Reis, nº. 12 - 3800-096 Aveiro
https://www.ciclaveiro.pt / https://www.casadabicicleta.pt

Barcelos | Candidaturas abertas para os Cursos de Mestrado do IPCA

Até dia 30 de abril estão a decorrer as candidaturas para a 1ª fase do acesso e reingresso aos Cursos de Mestrado para o ano letivo 2024/2025, incluindo para estudantes internacionais.
Na 1ª fase de candidaturas, o IPCA dispõe de vagas nos cursos de Mestrados e Mestrados Profissionais nas áreas da Gestão, Tecnologia, Design, e Hotelaria e Turismo.
As candidaturas realizam-se exclusivamente online no portal IPCA Estudar (https://estudar.ipca.pt) e regem-se pelo Regulamento Académico do IPCA.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

MUNICÍPIO DE SILVES DÁ INICIO À ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DO GERALDO, EM PÊRA

 Participação pública prévia decorre de 20 de março a 10 de abril
O Município de Silves informa que decorre de 20 de março a 10 de abril o período de participação pública prévia da elaboração do Plano de Pormenor do Geraldo, em Pêra, união de freguesias de Alcantarilha e Pêra. O início de procedimento para elaboração de plano de pormenor, na figura de plano de pormenor de intervenção no espaço rústico, foi deliberado nas sessões da Câmara Municipal de Silves realizadas nos dias 29 de janeiro e 19 de fevereiro últimos, tendo as deliberações sido publicadas em Diário da Republica, através do Aviso n.º 5752/2024/2, de 15 de março.
O reforço da oferta de equipamentos, serviços e respostas sociais, como um produto de atratividade e dinamismo; a promoção de uma inter-relação entre o dinamismo socioeconómico e a ampliação das respostas sociais, por via do reforço da oferta de estruturas residenciais para pessoas idosas e a promoção do aproveitamento do potencial locativo do território, são os principais objetivos deste plano de pormenor.
Durante o mencionado período, os interessados poderão formular sugestões e/ou apresentar informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do respetivo procedimento de elaboração. Para o efeito, deverá ser utilizada a ficha de participação disponível na página oficial do Município de Silves (em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/2974/pp-do-geraldo.aspx), a remeter via postal para a Câmara Municipal de Silves ou através do email dogu.ordenamento@cm-silves.pt. Os interessados podem, ainda, consultar pessoalmente os documentos de início do procedimento nos serviços municipais (Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística - Ordenamento do Território), na página oficial do Município e na sede da União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra.
O telefone número 282 440 825 (chamada para a rede fixa nacional) e o email dogu.ordenamento@cm-silves.pt são os contactos da Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística - Ordenamento do Território da Câmara Municipal de Silves, que deverão ser utilizados para o esclarecimento e fornecimento de informação adicional.

 

MUNICÍPIO DE SILVES DÁ INICIO À ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DA ALDEIA RUIVA, EM SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES

 Participação pública prévia decorre de 20 de março a 10 de abril
 
O Município de Silves informa que decorre de 20 de março a 10 de abril o período de participação pública prévia da elaboração do Plano de Pormenor da Aldeia Ruiva, na freguesia de São Bartolomeu de Messines. O início de procedimento para elaboração de plano de pormenor com efeitos registais foi deliberado nas sessões da Câmara Municipal de Silves realizadas nos dias 29 de janeiro e 19 de fevereiro últimos, tendo as deliberações sido publicadas em Diário da Republica, através do Aviso n.º 5753/2024/2, de 15 de março.
A promoção do dinamismo económico da base económica local, por via da melhoria das condições de funcionalidade e desenvolvimento das atividades económicas existentes; a qualificação do ambiente urbano do aglomerado de São Bartolomeu de Messines e a promoção do aproveitamento do potencial locativo do território, rentabilizando e otimizando o investimento efetuado, são os principais objetivos deste plano de pormenor.
Durante o mencionado período, os interessados poderão formular sugestões e/ou apresentar informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do respetivo procedimento de elaboração. Para o efeito deverá ser utilizada a ficha de participação disponível na página oficial do Município de Silves (em https://www.cm-silves.pt/pt/menu/2975/pp-da-aldeia-ruiva.aspx), a remeter via postal para a Câmara Municipal de Silves ou através do email dogu.ordenamento@cm-silves.pt. Os interessados podem, ainda, consultar pessoalmente os documentos de início do procedimento nos serviços municipais (Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística - Ordenamento do Território), na página oficial do Município e na sede da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines.
O telefone número 282 440 825 (chamada para a rede fixa nacional) e o email dogu.ordenamento@cm-silves.pt são os contactos da Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística - Ordenamento do Território da Câmara Municipal de Silves, que deverão ser utilizados para o esclarecimento e fornecimento de informação adicional.

Cantanhede | Três equipas desportivas da Tocha receberam carrinhas

 
A Comunidade Local dos Baldios da Tocha e a Câmara Municipal de Cantanhede financiaram a aquisição de três carrinhas de nove lugares destinadas à União Desportiva da Tocha, ao Atletismo Clube da Tocha e à Associação de Voleibol Gândara Mar, cujas entidades desportivas passam a ter assim o transporte das suas equipas mais facilitado.
A cerimónia de entrega das viaturas decorreu ontem, quinta-feira, na E.B. 2,3 da Tocha, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, do vereador da autarquia e também representante da Comunidade Local dos Baldios da Tocha, Fernando Pais Alves, do vereador com o pelouro do Desporto, Adérito Machado, e do vereador sem pelouros da Câmara Municipal de Cantanhede, José dos Santos. Também estiveram presentes dois elementos da Conselho Diretivo da Comunidade Local dos Baldios da Tocha, Manuel Moço e Fernando Felício, os dirigentes das três coletividades, Fernando Guerra, Daniel Batata e Nuno Freitas, além de João Gomes, da direção do Agrupamento de Escolas Gândara Mar, José Manuel Cruz, presidente da Junta de Freguesia da Tocha, e do padre Diamantino.
A Comunidade Local dos Baldios da Tocha assegurou o pagamento de 70% do investimento total, enquanto a Câmara Municipal de Cantanhede comparticipou com os restantes 30%.
A deliberação camarária que fundamenta o financiamento da autarquia refere que este se justifica, tendo em conta o elevado número de atletas federados a competir nos diversos campeonatos regionais e nacionais, os excelentes resultados que estas entidades têm vindo a conquistar, seja os títulos regionais, individuais ou coletivos, assim como a meritória intervenção na área desportiva e social das entidades beneficiárias.
Helena Teodósio saudou “a iniciativa da Comunidade Local dos Baldios da Tocha em financiar carrinhas a três entidades desportivas que têm prestigiado a freguesia e o concelho, um gesto meritório a que a Câmara Municipal tem todo o gosto em se associar nos termos da política de fomento desportivo que tem vindo a ser desenvolvida. O Município de Cantanhede, tanto no anterior mandato como neste, tem apostado fortemente no apoio às associações e na requalificação da rede de equipamentos desportivos, de modo a que os clubes e associações tenham o suporte devido”, afirmou a autarca, adiantando que “nos últimos anos têm vindo a ser investidos alguns milhões nessa vertente, precisamente porque reconhecemos que o movimento associativo desempenha um papel crucial nas comunidades, não só pelos benefícios da atividade desportiva que promovem, sobretudo junto dos mais jovens, mas também porque estimulam o enraizamento das pessoas e fortalecem a identidade coletiva nas freguesias”.
A líder do executivo camarário cantanhedense enalteceu ainda “o trabalho que a União Desportiva da Tocha, o Atletismo Clube da Tocha e a Associação de Voleibol Gândara Mar têm vindo a desenvolver ao longo dos anos, tendo sublinhado a importância da função social destas entidades na formação das crianças e jovens, não apenas no campo desportivo, mas também na assimilação dos valores do desportivismo e da cidadania plena”.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Marinha Grande | APROVADO ANTEPROJETO DA REQUALIFICAÇÃO DA ESCOLA JOSÉ LOUREIRO BOTAS

O anteprojeto da requalificação e ampliação da Escola Secundária José Loureiro Botas, em Vieira de Leiria, foi aprovado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, no dia 18 de março, representado uma estimativa orçamental de cerca de 6,3 milhões de euros.
A proposta de requalificação da Escola Secundária direciona-se para as áreas de circulação pedonal, viária intermitente e pedonal, de recreio, lazer e enquadramento e espaços verdes. Pretende-se criar zonas diferenciadas, que permitam a criação de ambientes apropriados ao espaço, e que respondam de forma positiva aos usos e funções a que se destina.
Simultaneamente, pretende-se marcar de forma legível as relações entre as diferentes valências de ocupação, as áreas de circulação de peões, de recreio, de estar e de lazer, zonas destinadas ao desporto livre.
A área de intervenção com cerca de 26.500m2, representa um território que apresenta um grande impacto visual e situa-se próximo da zona costeira, na periferia do “Pinhal do Rei”, numa zona habitacional. A área verde da Escola Secundária, pela sua dimensão e localização assume um papel importante na estrutura verde e de recreio. Pela sua a proximidade de uma zona habitacional, apresenta um espaço de grande relevância e procura na melhoria da qualidade do ambiente urbano e da qualidade de vida da população.
A proposta considera essencial a promoção de infraestruturas de apoio à utilização da bicicleta, garantindo condições universais de segurança, conforto e experiência adequadas às diferentes características físicas e técnicas.
A escola terá uma intervenção mais estética ao nível exterior, renovando a imagem e uma intervenção com maior relevância ao nível das acessibilidades. É de salientar que esta necessidade permite o todo o espaço seja acessível por todos independentemente do tipo de dificuldade de mobilização. O objetivo é, também, dar uma imagem nova e agradável dos espaços exteriores, fazendo com que se torne acolhedora proporcionando experiências novas e novos espaços lazer.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE APOSTA NA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM ESCOLAS


O Município da Marinha Grande vai substituir 1.035 lâmpadas fluorescentes por led, em sete escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, com o objetivo de melhorar a eficiência energética na iluminação interior das instalações.
A iniciativa decorre da Medida Mais Eficiência, no âmbito da 7ª edição do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC) e resulta do protocolo entre o Município da Marinha Grande, a RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente e a Enerdura - Agência Regional de Energia da Alta Estremadura.

Vão ser abrangidas as escolas de ensino básico: Casal Malta, João Beare, Francisco Veríssimo, Várzea, Engenho, António Vitorino e Comeira. O valor a suportar pela autarquia é de 2.141,29€, acrescidos de IVA, correspondendo a 30% dos custos de aquisição.


Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | MOLDOESTE DE PORTAS ABERTAS NA SEMANA DO TURISMO INDUSTRIAL

 No âmbito da Semana do Turismo Industrial, promovida pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, que integra o Município da Marinha Grande, realizou-se uma visita à empresa Moldoeste, na tarde desta segunda-feira, 18 de março.
A visita foi conduzida por Ana Vieira, responsável de marketing da empresa, que esclareceu que a Moldoeste integra um grupo empresarial especializado no desenvolvimento, design e produção de moldes de injeção e peças plásticas de alta precisão.
Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a unidade de produção de moldes para injeção de termoplásticos de engenharia e de produção de componentes em termoplástico. Foi detalhado todo o ciclo de produção, desde a negociação de um projeto, até à produção do produto final, a peça plástica, e sua exportação.
Durante a Semana do Turismo Industrial, quatro das empresas da Marinha Grande dos setores de vidros, moldes e plásticos, que integram a rede de Turismo Industrial, estão de portas abertas, para que os visitantes conheçam os seus processos de fabrico e descubram que, muitos dos objetos que usam no seu dia-a-dia ou as componentes dos seus automóveis são “made in Marinha Grande”.
O programa da Semana do Turismo Industrial pode ser consultado em:  https://www.cm-mgrande.pt/pages/1324 
Gabinete de Comunicação e Imagem