terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Proença-a-Nova | Aprovadas OIGP’s de Fórneas e Alvito da Beira

 

As OIGP’s - Operações Integradas de Gestão da Paisagem - de Alvito da Beira e Fórneas foram aprovadas nas respetivas Conferências Procedimentais, realizadas por videoconferência a 15 e 16 de fevereiro de 2024. Depois da OIGP – de Penafalcão, recentemente aprovada, foi a vez de Alvito da Beira e Fórneas avançarem para próxima fase.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova afirma: “é imperativo que todos façam o que lhes compete, também é motivo já termos três das quatro OIGP’s do concelho aprovadas com dotação financeira para realização das ações de transformação da paisagem e tornar os territórios mais resilientes aos eventos de incêndios florestais. Iniciamos agora um propósito de alteração que, estou certo, terá bons frutos no médio-prazo e o nosso concelho está, mais uma vez, na linha da frente”.

Na conferência procedimental da OIGP de Alvito da Beira, deliberou-se validar um montante de 4 231 461,3 euros, sendo que a OIGP de Fórneas terá um custo de 2521,9 euros por hectare, que perfaz um total de 4 312 500,0 euros, sendo previsto que o prazo de execução do projeto fique concluído dentro de dois anos. De acordo com as propostas apresentadas, à responsabilidade da Entidade Gestora Pinhal Natural, estão áreas totais de 1756 hectares na OIGP Alvito da Beira e 1725 hectares na OIGP Fórneas. Ambas as conferências foram presididas pela DGT - Direção-Geral do Território.

A OIGP configura uma área prioritária de intervenção para efeitos de aplicação da medida programática do PRGP - Planos de Reordenamento e Gestão da Paisagem, concretizando o conjunto de ações a realizar na respetiva área de intervenção.

Além da DGT e da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, fizeram-se também representar nestas conferências procedimentais, as seguintes entidades: ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, CCDR - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, APA - Agência Portuguesa do Ambiente, DGADR - Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, DRAP - Direção regional de Agricultura e Pescas do Centro, AGIF - Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, ANEPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Fundo Ambiental.


*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

COLUMBÓFILIA: Nuno & Filho venceu concurso de MALPARADA DE CÁCERES segunda prova da Campanha 2024, passando a liderar a classificação geral de concorrentes, assumindo a liderança do Troféu Crédito Agrícola José Rossa Ribeiro

 

Com a realização da solta de Malparada de Cáceres, decorreu no passado dia 24 de fevereiro, a segunda prova do Campeonato 2024 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 25 equipas.

Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de Velocidade, foi ganho pela equipa, que assumiu a liderança da Classificação Geral de Concorrentes, com 624 pontos, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:

Prova – Malpartida de Cáceres – (Velocidade)

1º lugar – Nuno & Filho – 325 pontos; 2º - José Rossa Ribeiro - 307; 3º - Eugénio Claro - 305; 4º - Manuel Frade - 293; 5º - Gonçalo Paião – 293; 6º - António Santos – 293; 7º - Vitor Ferreira – 275; 8º - Avelino Soares - 275; 9º - Fernando Cruz - 271; 10º - Manuel Barreto – 270.

Classificação Geral de Concorrentes

1º lugar – Nuno & Filho – 624; 2º - José Rossa Ribeiro - 623; 3º - Humberto Carvalho - 582; 4º - Manuel Frade - 581; 5º - Antonio Santos – 573; 6º - Eugénio Claro – 550; 7º - Gonçalo Paião – 540; 8º - Ernesto Costa - 532; 9º - José Vinagreiro - 514; 10º - Vitor Ferreira – 514.; 11º - Lusitano Espinhal & Irmão - 257; 12º - Manuel Barreto - 508; 13º - Fábio Cruz - 492; 14º - Cidálio Salvador - 488; 15º - Euclides Pimenta - 479; 16º - Eliano Martins - 478; 17º - Jorge Monteiro - 238; 18º - Marco Ferreira - 429; 19º - Avelino Soares - 368; 20º - Paulo Ferreira – 329; 21º - José Santos - 276; 22º - Fernando Cruz - 271; 23º - António Sargaço - 257; 24º - António Petornilho - 245; 25º - Manuel Santos - 198; 26º - Paulo Santos - 195; 27º - Matias & Vila Nova – 245; 28º - Carlos Pereira – 134; 29º - Asas de Lemede.



Crónica Postal | IMIGRANTES: UMA SOLUÇÃO?

 

Portugal é o melhor país da Europa e 2º melhor do mundo para gozar a reforma”. Quem o diz são grandes investidores do imobiliário. Portugal tem “potencial para se tornar a Flórida da Europapara os reformados. O clima, a qualidade de vida, a segurança, o baixo custo de vida e a gastronomia, aliados a um bom sistema de saúde privado”.
De há muito que Portugal é preferido por muitos aposentados do centro da Europa.
Mas, isso também nos traz preocupações a nível demográfico.
De acordo com dados do Eurostat, a população portuguesa é a que está a envelhecer a um ritmo mais acelerado entre os 27 Estados-membros da União Europeia (UE).
Para minorar essa realidade, estão os imigrantes que escolhem Portugal para viver e trabalhar nos podem a ajudar nesse equilíbrio.“Os imigrantes têm uma estrutura etária mais jovem, o que pode alterar a dinâmica populacional, que está vincada pelo envelhecimento demográfico”, diz o Banco de Portugal. “A consistência de um saldo migratório positivo vai favorecer o equilíbrio do mercado de trabalho e da despesa pública. Sem os imigrantes, alguns setores económicos entrariam em colapso, considera o Observatório das Migrações.
Também nas contas públicas, os imigrantes estão a dar uma ajuda. Deram à Segurança Social sete vezes mais do que receberam. Um saldo positivo de 1.604,2 milhões de euros.
Conclusão: precisamos de imigrantes! São bem-vindos. Somos uma sociedade tolerante e que sabe integrar estrangeiros de qualquer etnia. Este é um bom país”, dizem ucranianos que chegaram por causa da guerra. As pessoas são simpáticas, tolerantes e nunca agressivas.
Somos nós, os portugueses, com orgulho!

*O presidente da Direção da ANIR
Eduardo Costa, Correio de Azeméis

 

Destaque:
Para minorar essa realidade, estão os imigrantes que escolhem Portugal para viver e trabalhar”


Marinha Grande | MUSEU DO VIDRO INAUGURA EXPOSIÇÃO DE PINTURA “GREEN HOPE”

 A exposição de pintura “Green Hope”, de Dermot Allen, é inaugurada no próximo sábado, 2 de março, pelas 16h00, no Foyer do Museu do Vidro, na Marinha Grande.
Dermot Allen é designer internacional, artista e professor de arte e design. Mudou-se para a Marinha Grande em 1991 para trabalhar na indústria vidreira, na JM Glass. Entre 1996 e 2000, lecionou Design de Produto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viana do Castelo, voltando, depois, a Inglaterra para concluir o seu Mestrado em Multimédia Interativa e lecionar Multimédia e Jogos.
Regressou à Marinha Grande em 2023 com a sua esposa portuguesa, passando o último ano a explorar e pintar a beleza da envolvência do lugar da Pedra de Baixo.
Nas palavras do artista, “Pedra é um lugar mágico único de beleza e maravilhas, onde se pode caminhar, limpar a mente e curar o corpo e a alma. Tentei capturar um pouco dessa beleza e magia no meu trabalho. Espero que a minha exposição Green Hope (Esperança Verde) também o encoraje a explorar a sua paisagem incrível e única”.

A exposição “Green Hope”, de Dermot Allen, está patente de 2 a 31 de março, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30). A entrada é gratuita.

Gabinete de Comunicação e Imagem

No âmbito da recolha de resíduos elétricos e eletrónicos. INOVA-EM entrega mais de 6 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Cantanhede

 
No âmbito de um protocolo estabelecido entre a INOVA-EM e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede para a recolha de resíduos elétricos e eletrónicos (REE), foram rececionados, em 2023, 83 toneladas deste tipo de resíduos, 62 das quais pelos serviços no sistema porta-a-porta ou depositados pelos utilizadores no Ecocentro Municipal, situado na zona industrial de Cantanhede.
Esta ação concretiza-se numa contrapartida financeira de 6.244 euros para a corporação de bombeiros.
De salientar que a quantidade de REE recolhidos no ano passado representou um crescimento significativo face a 2022, em que foram recolhidas 68 toneladas, equivalente a um montante financeiro de 5.700 euros.
A INOVA-EM é uma empresa comprometida com a comunidade, o que se reflete numa política de responsabilidade social robusta e com várias frentes. Daqui que seja uma enorme satisfação poder ajudar quem desempenha a nobre missão de socorro à população”, considera o presidente do conselho de administração da INOVA-EM, Pedro Cardoso.
O mesmo responsável recorda que esta é apenas uma das iniciativas que une a INOVA e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, relembrando, a propósito, a colaboração entre ambas durante a Expofacic.

Marinha Grande | ESPETÁCULO DE DANÇA E OFICINA PARA FAMÍLIAS NO TEATRO STEPHENS

 O Teatro Stephens, na Marinha Grande, recebe o espetáculo de dança “Dia-a-Dia”, da coreógrafa Ana Jezabel, seguido de uma oficina para famílias, no dia 2 de março (sábado), pelas 11h00, cuja entrada é gratuita.
Associado à apresentação do espetáculo de dança “Dia-a-Dia”, de Ana Jezabel, será promovido um momento de partilha destinado a famílias, inspirado nas ideias que se desenvolvem nesta peça. 
Em formato de oficina serão partilhados os elementos que compõem a pesquisa que sustenta o espetáculo, de forma a perceber como as pessoas se relacionam com os mesmos. A oficina vai contemplar uma breve conversa onde todos podem levantar questões, bem como partilhar algumas curiosidades que surjam depois desta experiência conjunta. 
Ficha Artística
Direção Artística, criação e interpretação: Ana Jezabel  
Interpretação e cocriação: Ángela Diaz Quintela  
Desenho de luz e Direção Técnica: Sara Garrinhas  
Cenografia: Bordalo II e Tomás João  
Figurinos: Ana Jezabel e Ángela Diaz Quintela  
Concepção de figurinos: Rosário Baldi  
Sonoplastia: Nuno Preto  
Vídeo: Outros Ângulos Produções  
Difusão: Bruna Mourão  
Coprodução: LU.CA - Teatro Luís de Camões  
Apoio: Teatro Municipal da Covilhã (TMC)  
Residências / Cedência de espaço: LU.CA - Teatro Luís de Camões; Centro Cultural de Belém (CCB); Teatro Municipal da Covilhã (TMC) 
Público-alvo: Famílias 
Preço: gratuito

Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | ASSEMBLEIA MUNICIPAL REÚNE A 29 DE FEVEREIRO

 A Assembleia Municipal da Marinha Grande reúne em sessão ordinária, no próximo dia 29 de fevereiro de 2024 (quinta-feira), pelas 20h30, no auditório do Edifício da Resinagem, sito na Praça Stephens.
A ordem do dia é a seguinte:
1. APROVAÇÃO DA ATA DA SESSÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL n.º 6/2023;
2. APRECIAÇÃO DA DECLARAÇÃO DE COMPROMISSOS PLURIANUAIS EXISTENTES A 31 DE DEZEMBRO DE 2023; 
3. APRECIAÇÃO DA DECLARAÇÃO DE PAGAMENTOS E RECEBIMENTOS EM ATRASO EXISTENTES A 31 DE DEZEMBRO DE 2023;
4. ABERTURA DE PROCEDIMENTOS CONCURSAIS DE RECRUTAMENTO PARA CARGOS DE DIREÇÃO INTERMÉDIA DE 2.º GRAU (CHEFE DE DIVISÃO) PARA A DIVISÃO JURÍDICA E PARA A DIVISÃO DE GESTÃO FINANCEIRA_DESIGNAÇÃO DO JÚRI DE RECRUTAMENTO;
5. 1.ª ALTERAÇÃO AO MAPA DE PESSOAL 2024;
6. PROPOSTA DE CONTRATAÇÃO DE EMPRÉSTIMO BANCÁRIO A MÉDIO/LONGO PRAZO PARA FINANCIAMENTO DA EMPREITADA “CONSTRUÇÃO DE PISCINA MUNICIPAL COBERTA DA MARINHA GRANDE”;
7. 3.ª MODIFICAÇÃO AOS INSTRUMENTOS PREVISIONAIS DE 2024 – 1.ª REVISÃO ORÇAMENTAL;
8. PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL PARA A ASSUNÇÃO DE COMPROMISSOS PLURIANUAIS;
9. CLARIFICAÇÃO DO CONCEITO DE REABILITAÇÃO URBANA EM ARU PARA EFEITOS DE APLICAÇÃO DE BENEFÍCIOS FISCAIS DA ESFERA DO MUNICÍPIO;
10. PROPOSTA DE DELIBERAÇÃO DE SUSPENSÃO PARCIAL DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE – ESTABELECIMENTO DE MEDIDAS PREVENTIVAS – EMISSÃO DE PARECER DA CCDRC – AMPLIAÇÃO DA UNIDADE INDUSTRIAL DA SAICA PACK PORTUGAL S.A. – MARINHA GRANDE;
11. APRECIAÇÃO DO RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DO ANO DE 2023 DA COMISSÃO DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DO CONCELHO DA MARINHA GRANDE – C.P.C.J.;
12. APRECIAÇÃO DA ATIVIDADE MUNICIPAL E SITUAÇÃO FINANCEIRA.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Estudantes da UC selecionados para programa de investigação internacional na área da Engenharia Mecânica

 
Dois estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) foram selecionados para participar na Higher European Research Course for Users of Large Experimental Systems (HERCULES).
Luís Miguel Cacho e Bernardo Alves, ambos alunos do doutoramento em Engenharia Mecânica, terão a oportunidade de frequentar, durante de cinco semanas, um treino e especialização no campo de neutrões, radiação-x de sincrotrão e “Free Electron Lasers” para matéria condensada a alunos de doutoramento, pós-doutorados e cientistas sénior de Universidades e Laboratórios Europeus e não Europeus.

Os estudantes têm vindo a desenvolver atividades relacionadas com os ensaios de raios-X usando a radiação de sincrotrão. Na investigação "Tensile in-situ study of metal materials produced by material extrusion technique", orientada por Patrícia Freitas Rodrigues e pela professora Teresa Vieira, investigadoras do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE), os alunos tiveram a oportunidade de estudar a evolução estrutural (via DRX com radiação de sincrotrão) através de ensaios de tração in-situ de peças metálicas produzidas por fabrico aditivo (Material Extrusion), no Deutsches Elektronen-Synchrotron (DESY), em Hamburgo (Alemanha).

«É sabido que a utilização de grandes infraestruturas de investigação, como é o caso dos sincrotrões, está sujeita a tempos de linha que são atribuídos em contexto de propostas muito competitivas, cujas taxas de aprovação rondam os 15 a 20%. Conseguir aprovação para esses tempos de linha é um feito de grande importância para o avanço da ciência em Portugal», considera Patrícia Rodrigues.

Além disso, «um ponto muito importante acerca do curso é também o networking. Todos os alunos trabalham em áreas bastante aproximadas e tem contacto com professores reconhecidos a nível mundial. Estes alunos tem uma grande probabilidade de trabalhar em conjunto no futuro. É um passo importante para criar uma rede de contactos que os vai acompanhar durante toda a carreira», acredita a investigadora.

A escola HERCULES foi fundada em 1991 por Jean-René Regnard da Universidade Joseph Fourier, que agora faz parte da Universidade Grenoble Alpes, e por Claire Shlenker do Instituto Nacional Politécnico de Grenoble. A sessão anual deste programa conta com parcerias com outras instalações de grande escala, nomeadamente o DESY (Alemanha), SOLEIL (França), Elettra (Itália), ALBA (Espanha), SLS (Suíça) e KIT (Alemanha).

Para mais informações sobre a escola HERCULES consultar aqui.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Marinha Grande | VALORLIS PROMOVE TONELADAS DE AJUDA PARA INSTITUIÇÕES

 A Valorlis, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos da zona da Alta Estremadura, está a dinamizar uma nova edição da campanha Toneladas de Ajuda, uma iniciativa de responsabilidade social sobre a reciclagem de embalagens.
A 3ª edição deste projeto destina-se a todas as Associações ou Instituições sem fins lucrativos e com intervenção, apoio ou resposta de natureza social, que estejam sediadas nos seis concelhos da área de intervenção da Valorlis, nomeadamente, Marinha Grande, Batalha, Leiria, Ourém, Pombal e Porto de Mós.

De forma a participar, as entidades devem entregar os seus resíduos recicláveis na Unidade de Triagem da Valorlis. As instituições podem também optar por solicitar uma recolha à Valorlis.

Esta campanha tem como objetivo valorizar os resíduos recicláveis (embalagens de plástico, metal, papel, cartão e vidro), que as instituições inscritas entreguem em troca de uma contrapartida financeira, que permitirá apoiar os projetos de cariz social desenvolvidos pelas organizações.

Este projeto prevê também que qualquer pessoa ou entidade que pretenda efetuar entregas de recicláveis em nome de uma determinada instituição, o possa fazer, desde que a mesma esteja inscrita na campanha Toneladas de Ajuda. A listagem das instituições inscritas estará disponível em www.valorlis.pt após términus das inscrições.

 As instituições interessadas em participar, devem preencher o formulário no sitio de internet da Valorlis, até ao dia 8 de março de 2024. A entrega de resíduos no âmbito Toneladas de Ajuda decorre do dia 12 de março de 2024 até ao dia 30 de novembro de 2024.

Quanto mais reciclar mais pessoas vamos ajudar!

Gabinete de Comunicação e Imagem

Lousã marca o início da campanha eleitoral do Bloco de Esquerda no Distrito de Coimbra

 As candidaturas do Bloco de Esquerda por Coimbra e Leiria, encontraram-se no domingo, dia 25, com a Associação São Lourenço e a Federação Minha Terra, na Associação Dueceira.
Com estas duas ações na Lousã, o Bloco de Esquerda assinalou a defesa da coesão territorial, do desenvolvimento rural e do património natural, bem como a preocupação com uma estratégia para o desenvolvimento sustentável do interior.

Com a associação São Lourenço, os representantes do Bloco visitaram a aldeia da Silveira de Baixo, contactando com uma realidade complexa que, segundo a associação, pode colocar em causa o usufruto do património natural pelas populações, devido à inexistência de uma estratégia concertada para a valorização e proteção das aldeias serranas, muitas vezes vulneráveis aos interesses imobiliários e privatização dos espaços públicos.
Já a reunião com Federação Minha Terra, na sede da Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça - Dueceira, permitiu tomar conhecimento sobre como algumas opções políticas têm dificultado o trabalho de proximidade realizado pelos Grupos de Ação Local no âmbito do Desenvolvimento Rural.

O Bloco entende a coesão territorial como um requisito fundamental para um país resiliente tanto às alterações climáticas, como a outras crises do nosso tempo com vincadas consequências sócio-económicas.

Bloco de Esquerda de Coimbra