sexta-feira, 12 de junho de 2020

DGS autoriza uso dos chuveiros nos ginásios

SIC Notícias | Covid-19: DGS autoriza uso dos chuveiros nos ginásios
O uso dos chuveiros nos ginásios e espaços de prática de exercício físico passa a ser permitido a partir de hoje, de acordo com a norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) de 29 de maio e que foi atualizada.
A atualização da norma regulamenta que a utilização dos balneários é permitida "se for possível assegurar as condições de distanciamento físico, higienização, limpeza e desinfeção", pelo que aconselha que estes espaços "devam ser sujeitos a um aumento da frequência de limpeza e higienização".
A DGS estabelece que a utilização dos chuveiros deve ser feita mantendo o distanciamento físico "de pelo menos dois metros" entre utilizadores.
A autorização do uso de chuveiros era uma das principais reivindicações do setor dos ginásios depois de ter sido autorizada a sua abertura, alegando a Associação de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP) que a sua interdição era um "forte condicionamento" à retoma.
Nesta revisão da norma pela DGS mantém-se a não retoma de sessões de grupo dedicadas a grávidas, idosos, ou pessoas com doenças crónicas, "pelo risco acrescido que estas populações parecem apresentar", assim como devem permanecer encerradas saunas, banhos turcos, hidromassagem, jacuzzi e equipamentos similares.
Noutro âmbito, a DGS reforça também que continua a não ser permitida "a presença de público nos eventos desportivos, devendo reduzir-se ao mínimo o número de envolvidos em cada evento, de acordo com a legislação em vigor", gorando, para já, as pretensões de muitos agentes do futebol, que têm manifestado o desejo de voltar a ter adeptos nas bancadas dos jogos da I Liga.
Lusa

Portugal prevê repatriar este sábado 184 portugueses da Venezuela

Portugal prevê repatriar este sábado 184 portugueses da Venezuela ...
Portugal está a ultimar os preparativos para um voo previsto para sábado, no qual 184 portugueses e 183 outros cidadãos europeus vão ser repatriados da Venezuela, onde ficaram retidos devido à quarentena para prevenir a covid-19.
Segundo fontes diplomáticas, o voo deverá descolar do Aeroporto Internacional Simón Bolívar de Maiquetía (28 quilómetros a norte da capital) pelas 17:00 locais de sábado (22:00 em Lisboa).
Trata-se de um avião fretado, operado pela companhia aérea portuguesa Hifly que tem 367 passageiros confirmados.
Entre os 184 portugueses, mais de 30 são oriundos da ilha da Madeira, que vão ser depois encaminhados para o Funchal.
Os restantes passageiros são cidadãos europeus com residência oficial em países da União Europeia.
Este é o primeiro voo de repatriamento organizado por Portugal, país que prestou assistência através dos consulados e da Embaixada lusa na Venezuela, a 51 portugueses que foram repatriados desde finais de março, em voos organizados pela União Europeia e Espanha para cidadãos europeus.
A 28 de maio, o consulado-geral de Portugal em Caracas emitiu um comunicado informando os portugueses que estava a "organizado um voo de regresso a Portugal, para o próximo dia 13 de junho (sábado), visando única e exclusivamente levar os cidadãos portugueses -- e outros cidadãos de países da União Europeia com residência legal e comprovada na Europa -- que ficaram retidos na Venezuela".
Segundo o comunicado, "o custo de cada bilhete de avião é de 796,00 Euro (euros)".
Os interessados tiveram até 01 de Junho para informar os consulados de que pretendiam regressar e cumprir com vários requisitos, entre eles comprovativos de residência em Portugal ou noutro país europeu.
Em 26 de Março, a companhia aérea espanhola Plus Ultra realizou o primeiro voo organizado por Espanha para transportar cidadãos europeus, no qual foram repatriados 18 cidadãos portugueses.
A 16 de Abril outros 30 portugueses foram repatriados no segundo voo da Plus Ultra.
Por outro lado, a 23 de Maio último, cinco portugueses com residência comprovada em Espanha foram repatriados para Madrid, num voo da mesma companhia aérea.
Na Venezuela estão oficialmente confirmados 2.814 casos de pessoas infetadas e 23 mortes associadas ao novo coronavírus. Estão ainda dados como recuperados 487 pacientes.
A Venezuela está desde 13 de Março em estado de alerta, o que permite ao executivo decretar "decisões drásticas" para combater a pandemia.
Os voos nacionais e internacionais estão restringidos no país.
Desde 16 de Março que os venezuelanos estão em quarentena e impedidos de circular livremente entre os vários estados do país.
Lusa

Dez anos da morte de Saramago assinalados com leitura de um dos romances

Dez anos da morte de Saramago assinalados com leitura de um dos ...
A Fundação José Saramago promove uma leitura do romance "Alabardas, alabardas, espingardas, espingardas", pela voz de atores, numa sessão com transmissão 'online', nos dez anos da morte do escritor José Saramago, que se assinalam no dia 18 de Junho.
"Uma década de saudade, mas não de ausência", sublinha a Fundação José Saramago (FJS), recordando todas as iniciativas relacionadas com o autor português vencedor do Nobel da Literatura e com a sua obra, que têm sido desenvolvidas.
É o caso da reedição de vários livros, o lançamento de dois romances inéditos, "Claraboia" e "Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas", um volume dos seus diários ("Último Caderno de Lanzarote") e uma conferência para entender o conjunto da sua criação, intitulada "Da Estátua à Pedra", recorda a fundação em comunicado.
Em torno da obra literária e do pensamento de Saramago, surgiram ao longo da última década projetos musicais, obras de teatro, filmes, exposições, congressos de literatura, encontros e manifestações cívicas em todo o mundo, acrescenta a FJS.
Mais uma vez, o autor do "Memorial do Convento" será evocado, desta vez a propósito do aniversário da sua morte, que no dia 18 de junho completa dez anos, com uma leitura de "Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas", pela voz dos atores André Levy, Joana Manuel e Tiago Rodrigues, numa sessão que será transmitida por 'streaming', através da Maple Live, a partir das 18:30.
A receita da bilheteira virtual (os bilhetes têm um custo de três euros) reverte na totalidade para um Fundo de Apoio aos Profissionais da Cultura, que está a ser organizado.
"Alabardas, alabardas, Espingardas, espingardas" é o romance que José Saramago estava a escrever na altura em que "deixou de estar", expressão que o escritor gostava de usar para se referir à morte.
O livro foi publicado em 2014 tal como o escritor o havia deixado: além dos três primeiros capítulos, que começam a desvelar a história de Artur Paz Semedo, um homem em conflito moral por trabalhar numa fábrica de armamento, foram também publicadas as notas que José Saramago deixou como preparação prévia para a escrita do romance.
A sessão de leitura vai estar disponível em https://www.crowdcast.io/e/fjsaramago20200618-alabardas.
Lusa

Premier League apoia jogadores que substituam nome nas camisolas por ‘slogan’ ‘Black Lives Matter’

Premier League apoia jogadores que substituam nome nas camisolas ...
A Premier League apoia os futebolistas que atuam no campeonato inglês que queiram substituir os seus nomes nas costas das camisolas pelo 'slogan' 'Black Lives Matter' nos 12 primeiros jogos da temporada 2019/20, que agora se vai reiniciar.
A entidade organizadora da I Liga inglesa diz-se ao lado de jogadores, clubes, Federação Inglesa de Futebol (FA), da Taça da Liga (EFL), da Associação de Futebolistas Profissionais (PFA), da Associação de Treinadores (LMA), e da Associação de árbitros (PGMOL) e de todos aqueles que se opõem à discriminação.
A Premier League vai mesmo mais longe e diz que autorizará que os jogadores se ajoelhem antes ou durante os jogos, se assim o desejarem, para manifestar o seu apoio ao movimento, além de que um logótipo aparecerá nas camisolas dos futebolistas até ao fim da época, juntamente com um crachá a agradecer ao Serviço Nacional de Saúde (NHS) pelo seu trabalho durante a crise da covid-19.
Entretanto, jogadores das 20 equipas que competem na I Liga inglesa decidiram divulgar uma nota na qual manifestam o seu repúdio contra o racismo e a discriminação: "Nós, os jogadores, mantemos o objetivo singular de erradicar o preconceito racial onde quer que exista, de criar uma sociedade global de inclusão, respeito e igualdade de oportunidades para todos, independentemente da sua cor ou credo. Este símbolo é um sinal de união de todos os jogadores, todos os funcionários, todos os clubes, todos os árbitros".
A morte recente de George Floyd, um afro-americano que morreu no passado dia 25 de maio depois de um agente policial de Minneapolis, Derek Chauvin, se ter ajoelhado no seu pescoço durante quase nove minutos, enquanto estava deitado de bruços na rua, para o deter, acabou por fazer ressurgir em força o movimento 'Black Lives Matter', quer nos Estados Unidos quer noutros países do mundo, através de manifestações e protestos que culminaram com confrontos com a polícia.
Lusa

MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUI NOVO GINÁSIO DAS PISCINAS MUNICIPAIS DE SILVES

O Município de Silves concluiu recentemente a construção do novo e amplo Ginásio do Complexo das Piscinas Municipais de Silves. O investimento, de montante significativo, ascendeu a 234 mil euros, englobando a execução da obra e a aquisição de equipamento.

Entre o novo e o antigo ginásio verificam-se acentuadas diferenças. A área do novo ginásio abarca 403 m2 que compara com os 88 m2 do antigo espaço, sendo que a capacidade máxima de utilização é de 70 pessoas (20 pessoas no espaço anterior). O antigo ginásio dispunha de 23 máquinas, enquanto o novo está equipado com 39 aparelhos ou plataformas.

Por outro lado, os equipamentos adquiridos são de alta qualidade e da marca de referência na área do Fitness, permitindo aumentar em número e qualidade, a prática de exercícios de treino cardiovascular e treino de força.

O novo ginásio, que irá reabrir no dia 15 de junho, está equipado com material suplementar de apoio, como suportes para pesos, barras olímpicas, halteres e outro material para treino funcional.

O Município de Silves considera que o novo ginásio é provavelmente a melhor infraestrutura pública do género, na região do Algarve, enquadrando-se na estratégia da autarquia, de promoção da atividade física de manutenção, que proporciona e potencia a ocupação criativa dos tempos livres e a melhoria da qualidade da saúde de jovens e adultos, representando o novo equipamento, uma mais-valia para o Complexo das Piscinas Municipais de Silves, no qual se enquadra perfeitamente, do ponto de vista estético e funcional.

COLUMBÓFILIA: AVELINO SOARES - B vence concurso de PADERNE - 2


Após a realização da prova Paderne - 2 da Campanha 2020, Emanuel Ventura lidera a Classificação Geral de Concorrentes, continuando a liderar o Troféu Crédito Agrícola Lusitano Espinhal. 

Emanuel Ventura, após a realização da prova Paderne – 2, lidera a Classificação Geral de Concorrentes, ocupando a segunda posição Lusitano Espinhal que lidera igualmente o Troféu Crédito Agrícola. Esta prova do calendário da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e integrada no calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, provocou algumas alterações na tabela classificativa, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas: 

Prova – Paderne - 2 – Meio-fundo 
1º lugar – Emanuel Ventura – 569 pontos; 2º - Lusitano Espinhal - 569 3º - José Rossa Ribeiro – 564; 4º - Fernando Pereira - 563; 5º - Avelino Soares - B - 555; 6º - Nuno & Filho - 552; 7º - José Vinagreiro - 551; 8º - Lusitano Espinhal - 544; 9º - Romeu Estarreja - 522; 10º - José Rossa Ribeiro - 522. 

Classificação Geral de Concorrentes 
1º lugar – Emanuel Ventura - 3335 pontos; 2º - Lusitano Espinhal - 3289; 3º - José Rossa Ribeiro – 3273; 4º - Nelson Rainho - 3193; 5º - Nuno & Filho - 3153; 6º - Vitor Ferreira – 3014; 7º - Euclides Pimenta – 2939; 8º - Matias & Vila Nova - 2923; 9º - Fernando Pereira - 2888; 10º - Marco Ferreira - 2855; 11º - José Rossa Ribeiro - 2850; 12º Nuno & Filho - 2833; 13º– José Vinagreiro – 2767; 14º - Emanuel Ventura - 2714; 15º - José Conceição Santos - 2598; 16º - José Oliveira - 2584; 17º - Cidálio Salvador - 2582; 18º - Romeu Estarreja - 2517; 19º - Manuel Barreto - 2490; 20º - Vitor Ferreira – 2435; 21º - Fábio Cruz - 2412; 22º - Avelino Soares – B - 2370; 23º - Romeu Estarreja - 2298; 24º - Lusitano Espinhal - 2282; 25º - Manuel Barreto - 2178; 26º - Manuel Frade - 2058 27º - Nelson Rainho – 1959; 28º - Gonçalo Paião - 1950; 29º - António Oliveira - 1938; 30º - Humberto Carvalho - 1937; 31º - José Cunha - 1893; 32º - Francisco Santos – 1872; 33º - Luciano Amaral –1755; 34º - Cesar Rainho - 1623; 35º - Jorge Monteiro – 1615; 36º Fernando Pereira – 1598; 37º - Nuno & Filho -1480; 38º - Matias & Vila Nova - 1461; 39º - Avelino Soares - 1282; 40º José Oliveira - 1152; 41º - Fábio Cruz –1064; 42º - António Oliveira– 878; 43º - Manuel Neto – 658; 44º - José Cunha – 654; 45º - Manuel Nunes – 284; 46º - António Santos – 251; 47º - Jorge Monteiro – 238; 48º - António Sargaço – 188; 49º - Fernando Cruz – 79.

Troféu Crédito Agrícola 
1º - Lusitano Espinhal – 1436 pontos; 2º - Lusitano Espinhal – 1345; 3º - Nuno & Filho – 1279.

Prémio Geoconservação 2020 atribuído aos municípios do Estrela Geopark

Visão | Prémio Geoconservação 2020 atribuído aos municípios do ...
Os nove municípios que integram o Estrela Geopark foram distinguidos com o Prémio Geoconservação 2020, pela qualidade, pela diversidade e pelo "potencial impacte socioeconómico do trabalho desenvolvido no território", foi hoje anunciado.
A Associação Geopark Estrela, com sede na Guarda, refere em comunicado enviado à agência Lusa que o galardão foi atribuído pelo grupo português da ProGEO (Associação Europeia para a Conservação do Património Geológico) aos municípios que integram o Estrela Geopark: Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia.
"Este ano, 2020, o júri decidiu por unanimidade atribuir o Prémio Geoconservação 2020 à candidatura dos municípios que integram o território do Estrela Geopark, reconhecendo a qualidade, a diversidade e o potencial impacte socioeconómico do trabalho desenvolvido no território, com base na proteção e na valorização do património geológico e que levou ao reconhecimento internacional pelo Conselho de Geoparks Mundiais da UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura]", segundo a fonte.
A associação acrescenta que o prémio "é o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido desde 2015, altura em que se iniciou a candidatura da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO, de inventariação, classificação e monitorização dos 124 locais de interesse geológico" que constituem aquele Geopark.
"Constitui, igualmente, uma importante distinção para a estratégia de geoconservação, reforçando, mais uma vez, a importância do património geológico na promoção e desenvolvimento deste território, que tem sido implementada pela Associação Geopark Estrela, entidade promotora da candidatura à UNESCO e responsável pela gestão e implementação do Estrela Geopark", refere a nota.
O Prémio Geoconservação, atribuído desde 2004, tem como objetivos, entre outros, distinguir os melhores exemplos de conservação do Património Geológico promovidos por autarquias e estimular uma reflexão crítica sobre a necessidade de conservar o Património Geológico e incentivar as autarquias a adotar estratégias e procedimentos.
O galardão visa também divulgar e sensibilizar o público em geral para o reconhecimento do valor do Património Geológico como parte integrante do Património Natural e motivar os órgãos de comunicação social para o debate sobre o papel da Geologia na sociedade contemporânea.
A candidatura da [Serra da] Estrela a Geopark Mundial da UNESCO foi entregue em Novembro de 2017 e aprovada pelo Conselho Mundial de Geoparks em Setembro de 2019.
A mesma encontra-se "na fase de ratificação pela UNESCO, o que acontecerá no próximo Conselho Executivo desta organização, que decorrerá em Paris, entre 29 de Junho e 10 de Julho deste ano, altura a partir da qual a [Serra da] Estrela passa a ser oficialmente um Geopark Mundial da UNESCO", segundo a Associção Geopark Estrela.
Lusa

Centros comerciais vão dar apoios aos lojistas de 305 Milhões de Euros

Lojistas de centros comerciais vão ter benefícios de 305 milhões ...
Os membros da Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) acordaram com mais de 87% dos lojistas conceder-lhes apoios, no montante global de 305 milhões, já este ano, devido ao impacto da pandemia de covid-19.
"Em causa estão descontos, incentivos aos lojistas, reduções de custos de operação e o regime excecional de mora das rendas, que permite diferir o pagamento destas mensalidades para 2021 e 2022", refere a APCC em comunicado, sublinhando que a associação passou a ser o agente económico que "mais apoiou o setor do retalho no contexto da pandemia", em Portugal.
Para o presidente da APCC, António Sampaio de Mattos, citado em comunicado, estas medidas são resultado de "uma postura de diálogo e cooperação entre os centros comerciais e os seus lojistas, assumida desde a primeira hora".
Estas medidas, prossegue, demonstram "a capacidade do setor de trabalhar em conjunto para encontrar soluções equilibradas, que assegurem a sustentabilidade de todas as partes".
"Tal como na crise económica de 2010-2012, sabemos como fazer face a estes desafios assegurando a viabilidade do setor do retalho e de toda a sua cadeia de valor, que emprega mais de 100 mil pessoas de forma direta e 200 mil de forma indireta", realçou o responsável.
A APCC representa 93 conjuntos comerciais, que integram 8.600 lojas e mais de 90% da área bruta locável total existente no país.
Lusa

Reino Unido registou mais 202 mortes, mais 51 do que na véspera

Reino Unido registou mais 202 mortes, mais 51 do que na véspera ...
O Reino Unido registou 202 mortes nas últimas 24 horas, mais 51 do que no dia anterior, o que faz o total subir para 41.481 óbitos durante a pandemia de covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.
O número de casos de contágio subiu para 292.950, mais 1.541 do que na véspera.
Na quinta-feira, o balanço diário do governo tinha dado conta de mais 151 mortes e 1.266 infetados relativamente ao dia anterior.
Estes números apenas contabilizam as mortes de pacientes cujo diagnóstico com a covid-19 foi confirmado por teste, mas estatísticas que incluem mortes cujas certidões de óbito fazem referência àquela doença estimam que o total ronde já os 50 mil óbitos.
O instituto de estatísticas britânico ONS estima também que o excesso de mortalidade durante o período da pandemia de covid-19 ronde as 64 mil mortes.
Um grupo de famílias que perderam familiares durante a pandemia no Reino Unido com cerca de 450 membros, escreveu ao primeiro-ministro, Boris Johnson, e ao ministro de Saúde, Matt Hancock, a pedir a realização de um inquérito público para avaliar a forma como o governo britânico geriu a crise.
Matt Fowler, do grupo COVID-19 Bereaved Families for Justice UK, disse à BBC que a morte do pai, aos 56 anos, poderia ter sido evitada "se as coisas fossem tivessem sido feitas de maneira diferente".
Lusa
Imagem: CBC News

MUNICÍPIO DE SILVES DESTACA-SE NA RECICLAGEM

A Gestão de Resíduos no concelho de Silves destaca-se com um aumento de 35% na recolha seletiva em 2019 face ao ano anterior. De acordo com dados oficiais da ALGAR (Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos), trata-se do segundo maior aumento na recolha de resíduos recicláveis no Algarve.

Estes resultados ocorrem no seguimento na política dos 3Rs aplicada na campanha “Lixo Zero – Ambiente 100”, que o município tem desenvolvido desde 2019. Com isto pretende-se alertar a população para a temática dos resíduos, apostando na sensibilização para a redução, reutilização e reciclagem de resíduos. O reforço da Autarquia conjuntamente com a ALGAR na colocação de ecopontos no concelho contribuiu visivelmente para os resultados obtidos.

Deixamos um agradecimento a todos os munícipes que têm contribuído para este resultado.

Coreto do Parque da Cidade de Reguengos de Monsaraz vai receber concertos em julho e agosto

O Parque da Cidade de Reguengos de Monsaraz vai receber atuações em julho e agosto de cantores e bandas do concelho. Este ciclo de espetáculos ao ar livre intitula-se Reguengos ComVida no Coreto e vai ser organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz.
Os concertos vão cumprir as recomendações da Direção Geral da Saúde, o espaço estará delimitado, haverá cadeiras colocadas com o devido distanciamento para todas as pessoas e bilhetes gratuitos para controlar a lotação definida. Todos os concertos vão iniciar-se às 21h30 e o primeiro grupo a cantar no coreto do Parque da Cidade vai ser o Al-Canti, no dia 18 de julho.
No sábado seguinte, dia 25 de julho, vai atuar o Trio Baldinho. No primeiro dia de agosto sobe ao coreto a banda rock Dharma e no dia 8 de agosto realiza-se um espetáculo com Mário Moita.
Rafa e Beltran vão cantar no dia 15 de agosto, seguindo-se o grupo D&M no dia 22 de agosto. A fechar o ciclo de concertos Reguengos ComVida no Coreto, no dia 29 de agosto vai atuar a banda Notherlife.

Carlos Manuel Barão 

AVEIRO | CRIATECH ONLINE COMEÇA A 15 DE JUNHO


Uma exposição e outras ações concebidas para ambiente digital 
Criatech - Criatividade Digital e Tecnologia - Home | Facebook
Fonte: Facebook
No dia 15 de junho estreia o Criatech Online*, uma iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), organizada pelo Teatro Aveirense, que junta uma exposição coletiva e várias ações pontuais em ambiente digital. O evento decorre até 13 de julho no website www.criatech.pt e respetivas redes sociais, tendo sido programado de raiz para o mundo virtual.
Os visitantes do Criatech Online poderão percorrer no website a exposição de artes digitais, entre 15 de junho e 13 de julho, assim como acompanhar as suas diversas ações pontuais, todas as segundas-feiras às 21h30, num conjunto de conversas, masterclasses e performances.
Os nomes desta primeira edição incluem figuras de várias áreas, desde as artes digitais ao design de comunicação, passando pela música, a performance e as ciências da comunicação, de que fazem parte Bárbara Nogueira, Beatriz Correia, Borbála Papp, Boris Chimp 504, Catarina Lee, Francisca Rocha Gonçalves, Inês Catarina Pinto, Inês Rodriges, João Meira, Joana Chicau, Luca Sabbadini, Luís Arandas, Luís Lucas Pereira, Luísa Ribas, Marco Heleno, Miguel Carvalhais, Miguel Neto, Rodolfo Oliveira, Rodrigo Carvalho, Samuel Gonçalves e Sara Orsi.
O Criatech – Criatividade Digital e Tecnologia foi criado em 2017, combinando as artes digitais e o património edificado de Aveiro. A edição de 2020 decorrerá em outubro, sendo este ano precedida pela estreia do Criatech Online, assim como uma exposição de artes digitais em espaços não convencionais, marcada para setembro.

Este evento servirá ainda para o lançamento da nova plataforma online do projeto Aveiro 2027 – Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura, disponível através de www.aveiro2027.pt. A plataforma irá, desta data em diante, agregar conteúdos de diversos campos culturais e artísticos, como música, vídeo, artes digitais, texto e outros, estando a ser desenvolvidos conteúdos específicos para o projeto.

*Programa, sinopses e biografias:

CRIATECH ONLINE
AVEIRO // Criatividade Digital e Tecnologia
15 de junho a 13 de julho de 2020
Bárbara Nogueira | Beatriz Correia | BorbálaPapp | Boris Chimp 504 | Catarina Lee | Francisca Rocha Gonçalves | Inês Catarina Pinto | Inês Rodriges | João Meira | Joana Chicau | Luca Sabbadini | Luís Arandas | Luís Lucas Pereira |Luísa Ribas |Marco Heleno | Miguel Carvalhais | Miguel Neto |Nevoazul |Rodolfo Oliveira | Rodrigo Carvalho |Samuel Gonçalves | Sara Orsi | Summary| xCoAx

Exposição
Catarina Lee | 99 EruptionsObserved
Luís Arandas|[_wire///loss_]
Luís Lucas Pereira | Máquinas do Desassossego
Marco Heleno|TransparentPercepton
Sara Orsi| Whole Web Catalog
Summary |Off-Synthesis

Talks/ Masterclasses/ Performances
#15/06, às 21h30 – Inês Catarina Pinto, com Bárbara Nogueira e Rodolfo Oliveira | Espaço Branco, Ecrã Preto + A Revolução Digital nas Artes

#22/06, às 21h30- Joana Chicau| A Web Page in ThreeActs + Q&A (Sessão mediada por Inês Catarina Pinto)

#29/06, às 21h30– Francisca Rocha Gonçalves |Ecoacústica na criação artística: redescobrindo paisagens sonoras nos oceanos (Sessão Mediada por Carlos Veríssimo) / Ecoacoustics in artisticcreation: re-discoveringoceansoundscapes

#06/07,às 21h30–Miguel Carvalhais + Luísa Ribas | xCoAx 2020, um fórum para a arte e tecnologia / xCoAx 2020, a fórum for artandtechnology

#13/07, às 21h30– Miguel Neto + Rodrigo Carvalho | Red Quasar


Exposição

Catarina Lee | 99 EruptionsObserved
Instalação Web
99 EruptionsObserved é um trabalho de visualização de erupções recentes de vulcões ativos. Parâmetros como a elevação dos vulcões, o índice de explosividade vulcânica ou o tipo de rocha mais abundante são traduzidos em parâmetros gráficos. Estas visualizações procuram assim atribuir uma nova expressão visual, e eventualmente sugerir um novo entendimento sobre a informação recolhida.
99 Eruptions Observed is a work of visualizing recent eruptions of active volcanoes. Parameters such as the elevation of volcanoes, the volcanic explosiveness index or the most abundant type of rock are translated into graphic parameters. These visualizations thus seek to assign a new visual expression, and eventually suggest a new understanding of the information collected.

Luís Arandas | [_wire///loss_]
Instalação Audiovisual Interativa
[_wire///loss_] é uma obra audiovisual que promove a sua mudança utilizando a internet como veículo da transmissão de dados. Contemplando os cânones da escultura sonora digital, permite interagir e modificar uma interface colaborativa e dispersa através do browser. Existe enquanto sistema distribuído que se expande por cada dispositivo ligado, utilizando o sistema de geração em rede, Akson.

Luís Lucas Pereira | Máquinas do Desassossego/ MachinesofDisquiet
Instalação Interativa
As Máquinas do Desassossego consistem numa série de experiências com a manipulação de materialidades mediais e formas textuais que exploram o jogo livre dos significantes. Usam o Livro do Desassossego como base textual modular para desenvolverem uma série de aplicações baseadas em multimodalidades (texto, imagem, som, animação) e interações digitais recorrendo a permutações programadas em diferentes escalas (da letra à palavra e à frase). Quando consideradas como experiência de jogo, as Máquinas do Desassossego permitem-nos definir contextos de participação que modelam a jogabilidade enquanto gama de interações com objetos digitais. Quando consideradas como experiência textual, as Máquinas do Desassossego refletem sobre a inquietação da experiência e da imaginação, sobre a possibilidade de um prazer puramente estético e sobre a criação de sentido.

Marco Heleno | TransparentPercepton
Instalação Visual
Praticamente toda a interação humana com a tecnologia digital gera dados. Estas informações captadas do mundo real, medições obtidas por sensores (por exemplo, em dispositivos móveis), ou informações inseridas manualmente em plataformas digitais por utilizadores (por exemplo, redes sociais), espelham digitalmente a real interação física humana. Engenheiros têm vindo a usar sistemas de Machine Learning, uma abordagem do campo mais amplo da Inteligência Artificial, que se baseia na atual abundância de dados e na capacidade de aprender e fazer previsões, executando cálculos estatísticos nos dados ao qual têm acesso. As Redes Neuronais Artificiais são um dos subconjuntos mais usados dos sistemas de Machine Learning. Estes são inspirados na estrutura neuronal do cérebro biológico e consistem numa série de Neurónios Artificiais — Perceptrons, organizados em camadas e interconectados entre si. À medida que as Redes Neuronais Artificiais ganham profundidade, o seu número de camadas aumenta, podendo também ocorrer um crescimento no número de Perceptrons por camada. Esta expansão aumenta o número de iterações de decisão, desenvolvendo uma complexidade iterativa no processo de tomada de decisão destes sistemas, transformando desta forma em caixas-negras.
Embora a comunidade científica tenha vindo a ilustrar o funcionamento interno de Redes Neuronais Artificiais, estas falham na explicabilidade e na conexão com a comunidade não científica.
Considerando as referidas ilustrações, a opacidade das tomadas de decisão e a omnipresença destes sistemas, o desenvolvimento de uma visualização algorítmica para revelar as iterações de decisão, para o observador não especialista, reclama urgência.
A visualização revela as acumuladas iterações de decisão do sistema mais elementar de uma RedeNeuronal Artificial: um Perceptron. O único data point e o objetivo do sistema, são ambos gerados aleatoriamente no início. Cada iteração, à medida que se aproxima do objetivo do sistema, fica menos desfocada.
Esta composição gráfica permite a observação e a interpretação passiva de cada iteração de decisão de um Perceptron simplificado.

Sara Orsi | Whole Web Catalog
Instalação Interativa/ Aplicação Web
Apropriando-se das ambivalências do Whole Earth Catalog e da Internet, o Whole Web Catalog é um mecanismo de pesquisa contínuo na Web que explora o espaço entre uma comunidade que partilha globalmente e os sistemas de controlo global. Ligando-se a vários serviços de informação e bases de dados através de APIs abertas, o Whole Web Catalog é uma ferramenta de mash-up para ferramentas já existentes, que compila um conjunto de informação de forma para obter multirresultados de vários pontos. Embora seja uma ferramenta alternativa aos mecanismos de pesquisa corporativos, também questiona a relevância das informações disponíveis em bases de dados abertas.

Summary | Off-Synthesis
Equipa: Samuel Gonçalves, João Meira, Inês Rodrigues, BorbálaPappProgramação VR: Luca Sabbadini
Instalação Interativa
Off-Synthesis é um trabalho expositivo que aceita as restrições que a Covid-19 nos impõe, e que permite uma visita sem sair de casa, através do nosso telemóvel ou do nosso computador. Consciente das limitações que uma visita virtual acarreta – mais distrações, menos foco –, assume o caráter de um resumo. Apresenta-se aqui uma síntese, necessariamente imprecisa, de alguns exemplos que ajudam a construir a história da arquitetura modular e pré-fabricada (“offsitearchitecture”), através de imagens e modelos 3D manipuláveis. Selecionam-se oito edifícios que ilustram a heterogeneidade deste tipo de arquitetura, feita de materiais e de processos tão distintos, e com objetivos tão diversos como construir mais barato, mais rápido, em lugares inóspitos ou com pouca mão-de-obra.

Talks/ Masterclasses/ Performances
> 15/06, às 21h30 – Inês Catarina Pinto, com Bárbara Nogueira e Rodolfo Oliveira | Espaço Branco, Ecrã Preto + A Revolução Digital nas Artes / WhiteSpace, BlackScreen + A Digital Revolution for thearts
Talk
No digital, tal como na arte, é necessário espaço branco para que a obra exista. Quando estamos fixados em preencher cada segundo do nosso tempo com gratificações instantâneas, o que se perde é a criatividade. Nesta conversa, a Inês Catarina Pinto, editora da revista Nevoazul, fala com a designer Bárbara Nogueira sobre a importância de recuperarmos o nosso tempo online e com o artista Rodolfo Oliveira sobre arte digital. Este último partilha connosco como se juntou a uma comunidade global de artistas que produzem arte na blockchain.

> 22/06, às 21h30 - Joana Chicau | A Web Page in Three Acts + Q&A
Performance Visual de Código live
“A Web Page in Three Acts” é uma assemblage de experiências visuais codificadas ao vivo executada no web browser. O palco torna-se num palco aberto para o código híbrido que liga coreografia e programação web; corpo e linguagem. O ecrã do computador divide-se em dois palcos: “o palco propriamente dito”, a interface a que, habitualmente, o utilizador acede e os “bastidores”, ou a consola web nos quais as linguagens de programação correm. Na consola web, Joana Chicau convoca, justapõe e manipula diferentes ações de programação web batizadas de acordo com conceitos coreográficos. A página, originalmente, preenchida por informação, é desconstruída, através elementos postos em movimento, revelando uma composição variada de elementos gráficos no ecrã. A estrutura da performance divide-se em três atos e inclui movimento físico.

> 29/06, às 21h30 – Francisca Rocha Gonçalves | Eco-acústica na criação artística: redescobrindo paisagens sonoras nos oceanos / Ecoacoustics in artistic creation: re-discovering ocean sound scapes
Talk
A Eco-acústica estuda a relevância do som como parte do um ambiente. No que concerne ao ambiente oceânico, os contributos sonoros podem ser naturais ou humanos (antropogénicos). Entender essas paisagens sonoras pode constituir uma poderosa ferramenta para antecipar a evolução deste tipo de ecossistemas. Portanto, as abordagens da eco-acústica podem ser consideradas um campo fascinante de melhoramento do vínculo entre ciências e arte, fornecendo o cenário para a exploração artística de material sonoro. Além disso, combinando eco-acústica com práticas criativas, podemos revelar o poder do som (e todos os seus componentes, como a vibração ou o movimento de partículas) como uma forma de composição de paisagens sonoras imersivas, colocando-nos defronte a conceitos e contextos de experiências sonoras interdisciplinares, com recurso à aura/auralidade, presença, imersão ou perceção sinestésica.

> 06/07, às 21h30 – Miguel Carvalhais + Luísa Ribas | xCoAx 2020, um fórum para a arte e tecnologia/ xCoAx 2020, a fórum for art and technology
Talk
O xCoAx 2020 é uma edição on-line especial compatível com seu bem-estar e segurança. A 8ª Conferência, sobre Computação, Comunicação e Estética acontecerá de 8 a 10 de julho, em Graz. O xCoAx é uma experiência na qual público de várias nacionalidades se pode conhecer e trocar ideias, na procura de sinergias interdisciplinares, que podem unir computação, artistas, profissionais de media e teóricos forçando para mais longe os limites entre as artes digitais e a arte/cultura. As edições anteriores do xCoAx ocorreram em: Milão 2019; Madrid 2018; Lisboa 2017; Bergamo 2016; Glasgow 2015; Porto 2014; Bergamo 2013.

> 13/07, às 21h30 – Miguel Neto + Rodrigo Carvalho | Red Quasar
Performance sonora, live a partir de local diferente dos visuais + Performance visual, live a partir de local diferente da sonora
- um interlúdio na última missão “VanishingQuasars” de Boris Chimp 504
Momentos antes de alcançar o disco de acreção do Quasar “WISE J1052+1519m”, Boris teve num sonho intenso onde nuvens interestelares de poeira vermelha vieram ao seu encontro, transmitindo mensagens audiovisuais subliminares. Mais tarde esta experiência revelou-se essencial para encontrar o caminho para o “quasar evanescente”.
Habituados a trabalhar através da web, devido a uma distância geográfica de 550km, Miguel (Faro) e Rodrigo (Porto) sempre se encontram eventualmente no mesmo espaço físico para apresentar espetáculos ou instalações audiovisuais. Devido à situação atual - e seguindo o desafio do Criatech - este será o seu primeiro espetáculo audiovisual em que não partilham o mesmo palco. Esperemos que se consigam encontrar algures no matrix.


BIOS
Bárbara Nogueira
Bárbara Nogueira (1993) nasceu no Porto, é licenciada pela Escola Superior de Artes e Design em Design Comunicação (2014) e mestre pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Design Gráfico e Projetos Editoriais (2016), com a tese “A Palavra Escrita: Experiência de Leitura no Ecrã“. Colaborou, desde então, com os estúdios de design Surreal e Bürocratik, é Diretora Criativa e Designer da revista Nevoazul e atualmente trabalha como freelancer nas áreas de design editorial, direção de arte e web design.

Beatriz Correiahttps://beatrizcorreia.com/ 
Beatriz Correia (S. Miguel, 1993) é designer gráfica e programadora criativa. É licenciada e mestre em Design e Multimédia pela Universidade de Coimbra. Atualmente é designer no estúdio FBA, em Coimbra. Paralelamente também trabalha como designer independente, especialmente para clientes na área cultural. É ainda responsável pelo desenvolvimento do site do Criatech desde da sua primeira edição. É membro-fundador da associação cultural Há Baixa, um coletivo multidisciplinar para a promoção e desenvolvimento de projetos de design e arquitetura social no Centro Histórico de Coimbra.

Boris Chimp 504 - Miguel Neto (Som) e Rodrigo Carvalho (Visuals&InteractiveSystems) - conta a história de Boris 504, um chimpanzé enviado à lua pelos soviéticos em 1969, ficando preso no espaço para sempre. Desde então, ele vem explorando o continuum espaço-tempo, pulando entre várias dimensões do universo. Com esse ponto de partida, Miguel e Rodrigo exploram a relação entre som e imagem desde 2010, mixagem de techno, psicadélica e noise, além de visuais áudio-reativos gerados em tempo real, criando uma viagem imersiva fortemente influenciada pela ficção científica, intercalando com descobertas científicas mais atuais e fundindo realidade e ficção numa narrativa própria.O Boris Chimp 504 apresentou performances interativas e instalações interativas em festivais como oSonar (Barcelona), Mutek.Es (Barcelona), ADAF (Atenas), BAM (Liège), ECHO (Dubai), Stereolux (Nantes), Iminente (Lisboa) entre muitos outros.

Catarina Lee https://cargocollective.com/catarinalee 
Catarina Lee é designer, docente e investigadora, cuja prática procura explorar sistemas audiovisuais baseados em dados e dirigidos por software. Tem-se focado no tema da transmutabilidade de dados digitais, com um interesse particular em dados textuais. É licenciada em Design de Comunicação e mestre em Design de Comunicação e Novos Media, pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Em 2017 cofundou o projetoTempStudio, um programa de artistas-em-residência focado em experiências digitais, com o objetivo de fomentar a produção de media art digital em Portugal. Em 2019 coorganizou o projeto educativo Container • Studio • School, um programa que juntou alunos e artistas num processo de aprendizagem colaborativa, em que se procurou promover pensamento crítico sobre temas relacionados com Arte, Design e Tecnologia.

Francisca Rocha Gonçalves http://franciscagoncalves.com/
Investigadora do Porto, onde vive e trabalha atualmente. Com formação em Ciências Biológicas, licenciada em Medicina Veterinária pala ICBAS (Universidade do Porto) e com mestrado em Multimédia - música interativa e Design de Som, pela FEUP (Universidade do Porto).Em 2017 acedeu ao doutoramento em Digital Media na FEUP (UP) no programa UT Austin | Portugal CoLab.
Combina os seus interesses em som, tecnologia, arte e ciência por forma a promover uma consciência ambiental na sociedade, bem como, de práticas de educação ambiental através de práticas artísticas e arte sonora. A sua grande paixão pela biologia e pela música levou-a numa demanda na prossecução de sinergias entre natureza e som. Ao conectar estes dois mundos, procura também encontrar novas abordagens musicais, quer através da composição, quer das apresentações ao vivo.

Inês Catarina Pinto
Inês Catarina Pinto (Guarda, 1989) é licenciada em Ciências da Comunicação e mestre em Estudo dos Média e Jornalismo pela Universidade do Porto. Em 2016 fundou a revista impressa "Nevoazul", da qual é editora. Escreve sobre temas relacionados com a tecnologia, cultura da Internet e ferramentas digitais. A Inês trabalha como investigadora independente na área da comunicação digital e, duas vezes por mês, escreve a newsletter "A Internet num Telegrama".

Joana Chicau www.joanachicau.com
Joana Chicau [PT/NL] é designer gráfica, programadora, investigadora – com formação em dança. O seu projeto transdisciplinar entrelaça design de media e ambientes web com performance e práticas coreográficas. Na sua prática investiga a intersecção do corpo com o ambiente construído, desenhado e programado, com o objetivo de alargar as formas como as ciências digitais são apresentadas e tornadas acessíveis ao público. Ela tem participado ativamente e organizado eventos com performances envolvendo codificação colaborativa multi-localização, improvisação algorítmica, discussões abertas sobre igualdade de gênero e ativismo.

Luís Arandas www.luisarandas.org
Performer e designer de som baseado no Porto. LuisArandas está de momento inserido no programa UTAustin/Portugal em Digital Media e associado ao INESC-TEC pelo projetoXperimus. Anteriormente no Braga Media Arts, tem como background um M.A em Música Interativa e Design de Som pela FEUP, e um B.A em Som e Imagem pela UCP. O foco principal do seu trabalho está na performance artística, novos media na arte e tecnologias da música. Durante a sua carreira já apresentou trabalho em formato performativo ou de instalação em locais como FabbricadelVapore, DokkhusetScene, NTNU, gnrationand Teatro Municipal do Porto a partir de eventos como eNTERFACE, ICLI, xCoAx, WAC, Orbits festival e Semibreve Festival.

Luís Lucas Pereira http://mariaadelaide.com
Luís Lucas Pereira (PT) tem formação em Engenharia Informática e é investigador do Centro de Informática e Sistemas e do Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Co-criou o coletivo Maria Adelaide [http://mariaadelaide.com] e o projeto Playsketch [http://playsketch.com]. Gosta de experimentar na intersecção da computação, literatura e novos media.

Luísa Ribas https://ribas.org/
Luísa Ribas é doutorada em Arte e Design (2012), mestre em Arte Multimédia (2002) e licenciada em Design de Comunicação (1996) pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. É professora assistente na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, onde leciona Design de Comunicação, com foco na complementaridade entre media impressos e digitais, nomeadamente nas áreas do projeto de design. Dedica-se à pesquisa e ao estudo de sistemas computacionais como artefactos estéticos, o seu design e experimentação, com foco em interatividade e audiovisualidade dos mesmos. Atualmente, é membro do CIEBA, Centro de Pesquisa e Estudos em Belas Artes e colaboradora do ID +, Instituto de Pesquisa em Design, Media e Cultura. Contribuiu para várias publicações sobre design e artes digitais, bem como para a organização de conferências internacionais como ICLI2014 ou xCoAx, sobre computação, comunicação, estética e X, desde 2017.

Marco Heleno
Marco Heleno é um designer que estuda e desenvolve trabalhos nas áreas da visualização deinformação, estética computacional e design de interação. Encontra-se atualmente focado no seudoutoramento em inteligência artificial explicável e estética computacional na NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (NOVA LINCS), Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, um programa doutoral em Media Digitais, em colaboração com a Universidade do Porto e a Universidade de Austin, no Texas (EUA). Leciona na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), Politécnico de Leiria. Tem um mestrado em Tecnologia e Arte Digital pela Universidade do Minho e uma licenciatura em Design Gráfico e Multimédia pela ESAD.CR. Coorganiza ainda o festival de Vídeo e Artes Digitais (EVA) na ESAD.CR e o Processing Community Day, em Lisboa.

Miguel Carvalhais https://www.carvalhais.org/
É designer e músico. É professor assistente da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e investigado do INESC TEC, atualmente no V2_ Lab for the Unstable Media.
Colabora com Pedro Tudela no projeto @c desde 2000. Em 2003, iniciaram juntos a editora Crónica, onde editam e divulgam lançam música experimental e eletrônica.
Concluiu a tese de doutorado em 2011, publicando o livro Estética Artificial: Práticas Criativas em Arte e Design Computacional em 2016.
É cofundador da conferência xCoAx sobre Computação, Comunicação, Estética e X, com edições anteriores em Bergamo 2013, Porto 2014, Glasgow 2015, Bergamo 2016, Lisboa 2017, Madrid 2018, Milão 2019 e uma próxima edição em Graz 2020. Também colaborou na organização do simpósio (2014 em Viseu, 2017 em Ponta Delgada), ICLI 2014 e 2018.

Miguel Neto (Faro, 1979) Músico, sound designer, artista digital e curador/produtor de eventos, tem um Mestrado em Artes Digitais (UPF, Barcelona). Interessa-se principalmente em trabalhar de forma multidisciplinar de forma a criar experiências multissensoriais. É o lado sonoro do projeto audiovisual Boris Chimp 504; como mEEkAlnUt explora a improvisação musical e tem vindo a realizar instalações sonoras; é ainda o curador das sessões de música e gastronomia experimentais “AVE” e do “AVE RARA FEST” na cidade de Faro.

Nevoazulhttps://www.nevoazul.com/  
Nevoazul é um magazine de conversas em prol da humanidade. Numa sociedade movida a informação, em que tão depressa estamos no papel de produtores, como no de consumidores, a Nevoazul explora a relação que temos com os meios de comunicação e a tecnologia.
Nunca na história tivemos acesso a tantos conteúdos, agora depende de nós usa-los em prol de um futuro melhor.
Com a Nevoazul, queremos questionar a relação que temos com os meios e perceber como podemos transformar a informação em conhecimento.

Rodrigo Carvalhowww.visiophone-lab.com
Rodrigo Carvalho (Porto, 1983), designer multimédia & new media artist.
Licenciado em Design pela Universidade de Aveiro (Aveiro, 2005), Mestrado em Artes Digitais pela U. Pompeu Fabra (Barcelona, 2009) e Doutorado em Medias Digitais pela U. Porto/UT Austin Colab (Porto, 2018).No seu trabalho explora visuais e dispositivos interativos para a criação de performances audiovisuais, instalações e espaços imersivos.É também lado visual do projeto BorisChimp504 e cofundador do estúdio criativo Openfield.

Sara Orsi é web designer/dev, coder criativa e investigadora cuja prática tem como temática principal o impacto dos media digital na cultura contemporânea. É cofundadora do Arquivo 237 - um projeto cultural e educacional em Lisboa, orientado para em Arquitetura, Design e Tecnologia –com dissertações na ESAD.CR e ETIC. Formada em Arquitetura pela Universidade do Porto, Sara Orsi é mestre em Design de Comunicação e Novos Media pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, com a dissertação From the Archive to the New.

Summaryhttps://summary.pt/
SUMMARY é um estúdio de arquitetura fundado em 2015 por Samuel Gonçalves, no UPTEC – Parque de Ciências e Tecnologia da Universidade do Porto. Procurando o equilíbrio entre pragmatismo e experimentalismo, este estúdio desenvolve soluções pré-fabricadas com o objetivo de responder a um desafio determinante da arquitetura contemporânea – acelerar e simplificar os processos construtivos.
Entre os vários trabalhos que esta equipa tem vindo a desenvolver, destaca-se o sistema modular GOMOS, que tem servido de base para vários projetos do atelier e que integrou a exposição principal da Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016.
Em 2017, SUMMARY recebe o prémio Red Dot Award na categoria habitat, e é finalista do concurso internacional YAP, promovido pelo museu italiano de arte contemporânea MAXXI em parceria com o MoMA (Museum of Modern Art, EUA). Em 2018, SUMMARY integra a lista dos 40 ateliers de arquitetura e design emergentes mais promissores da Europa, selecionada pelo The European Centre for Architecture, Art, Design and Urban Studies.
Recentemente, SUMMARY tem vindo a partilhar a sua investigação no âmbito da arquitetura modular e pré-fabricada através do desenvolvimento de exposições baseadas em realidade virtual, que têm sido exibidas em diferentes instituições como o Boston Society of Architects (EUA), o Bauhaus Centenary (Alemanha) ou o Contemporary Arts Festival Budapest (Hungria).

xCoAx http://www.xcoax.org
O xCoAx 2020 é uma edição on-line especial compatível com seu bem-estar e segurança. A 8ª Conferência, sobre Computação, Comunicação, Estética e X acontecerá de 8 a 10 de julho, em Graz. O xCoAx é uma experiência na qual público de várias nacionalidades se pode conhecer e trocar ideias, na procura de sinergias interdisciplinares, que podem unir computação, artistas, profissionais de media e teóricos forçando para mais longe os limites entre as artes digitais e a arte/cultura. As edições anteriores do xCoAx ocorreram em: Milão 2019; Madrid 2018; Lisboa 2017; Bergamo 2016; Glasgow 2015; Porto 2014; Bergamo 2013.