quarta-feira, 5 de abril de 2023

Câmara de Mira adjudica mais de 2 milhões de investimento em Saúde e Emprego

A Câmara Municipal de Mira aprovou em reunião de Câmara, no dia 3 de abril, a adjudicação de duas empreitadas, nomeadamente as obras de beneficiação do Centro de Saúde, no valor de 1,5 milhões de euros e a última fase das obras de ampliação da zona industrial do Montalvo, no valor de 719 mil euros.
Para o Presidente da Edilidade Mirense: “são dois investimentos estruturantes para o nosso concelho. Na área da Saúde a requalificação do nosso Centro de Saúde, obra que tanto lutámos para que fosse mapeada pelos fundos europeus e que, em boa hora, acolheram o nosso pedido, um investimento que tem como principal objetivo melhorar as condições de acesso à saúde a todos os Mirenses.”
As obras de requalificação do Centro de Saúde de Mira, visam proporcionar um desempenho do edifício, compatível com as exigências e condicionalismos da atualidade, visando a melhoria do comportamento energético da edificação, assim como outras exigências funcionais de utilização que irão promover uma melhoria na qualidade da prestação de serviços de saúde.
“Na área do desenvolvimento económico, como é público, conseguimos financiamento comunitário em mais de 3 milhões para as nossas zonas industriais, naquilo que é um dos eixos que considero prioritário para o desenvolvimento do nosso concelho. Aliás, na zona sul do concelho, a ampliação da Zona Industrial do Montalvo, projeto com mais de 1,5 milhões de euros, é só o maior investimento alguma vez feito neste território, naquilo que esperamos ser uma medida que combata a desertificação de algumas aldeias e a criação de postos de trabalho. Esta última fase em cerca de 700 mil euros irá criar mais 14 lotes”, avançou o Presidente da Câmara Municipal de Mira.
A intervenção de ampliação da Zona Industrial do Montalvo, vai possibilitar o aumento de lotes de terrenos para a instalação de empresas naquele espaço.
Depois de concluídas as obras de construção de acessibilidades (passeios, estradas, etc.), infraestruturas elétricas, água e saneamento, e comunicações, para a instalação da unidade fabril detida pelo grupo empresarial francês PELLENC, esta última fase, agora adjudicada, visa a construção de mais lotes para a instalação de novas empresas que têm manifestado interesse em fixar-se naquele espaço, estando já em processo de licenciamento um investimento do grupo Motofil.
O início dos trabalhos está previsto para breve, prevendo-se a sua conclusão até ao final do ano.
Relativamente ao Centro de Saúde o processo será agora enviado para o Tribunal de Contas para Visto do Contrato, esperando-se que as obras se iniciem ainda no primeiro semestre deste ano.

Fonte: Mira Online

Estrangeiros em Portugal contribuíram com 1,5 milhões de euros para a Segurança Social

O número de estrangeiros a escolher Portugal para viver não tem parado de aumentar nos últimos anos e isso reflete-se nas contribuições para a Segurança Social.
Os 630 mil trabalhadores estrangeiros deixaram nos cofres do Estado 1,5 milhões de euros, um valor que representa um aumento de quase 20% face a 2021.
Para além da vertente económica, a imigração está também a combater o envelhecimento do país.
Segundo dados do INE, citados pelo Jornal de Notícias, sem imigração só sete dos 308 concelhos do continente teriam evitado uma redução do número de habitantes.
Numa década, entre 2011 e 2021, Portugal perdeu mais de 200.000 habitantes, mas sem a chegada de estrangeiros esse número subiria para mais de 750.000.

SIC Notícias

Encerramento de Unidades de Saúde no Concelho de Vagos – Tomada de Posição

 "A população Vaguense precisa e exige as extensões de saúde de Covão do Lobo e de Gafanha da Boa Hora

• Considerando que houve informação de decisão do encerramento das extensões de saúde de Covão do Lobo e da Gafanha da Boa Hora;
• Considerando que no dia 17 de fevereiro a Assembleia Municipal de Vagos debateu com preocupação o tema, atendendo ao impacto da falta de acesso dos Vaguenses aos cuidados de saúde primários, e em especial dos Vaguenses de Covão do Lobo e da Gafanha da Boa Hora, sendo para mais comunidades com uma população idosa significativa e com dificuldades acrescidas em termos de mobilidade;
• Considerando que nessa sessão da Assembleia Municipal de Vagos, e tendo em conta a importância do assunto para os Vaguenses, foi constituído um Grupo de Trabalho de Acompanhamento da Saúde com elementos de todos os Grupos Municipais (PSD, CDS-PP, PS e Chega);
• Considerando que os senhores Presidente da Câmara e Presidente da Assembleia Municipal de Vagos tiveram reuniões com a Administração Regional de Saúde, com a Direção Executiva do SNS e com o senhor Ministro da Saúde, respetivamente, nos dias 27 de fevereiro e no dia 6 de março;
• Considerando que dos diversos contactos resultou uma boa recetividade às necessidades expostas pelos autarcas Vaguenses e a disponibilidade para reverter a situação e não encerrar as extensões de saúde de Covão do Lobo e da Gafanha da Boa Hora;
• Considerando que está em curso uma reorganização dos serviços de saúde que deverá passar pela criação de uma ‘Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, E.P.E.” (agregando cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários). Paralelamente, também a organização dos cuidados de saúde primários em Vagos é alvo de reorganizações, sendo constituída uma nova Unidade de Saúde Familiar (USF) que reforçará a resposta em termos de cuidados de saúde primários;
O Grupo de Trabalho de Acompanhamento da Saúde da Assembleia Municipal de Vagos reunido no dia 24 de março analisou a situação e entendeu, por unanimidade, dever tomar a seguinte posição pública:
i) O acesso dos Vaguenses, aos serviços de saúde primários e nomeadamente dos cidadãos de Covão do Lobo e da Gafanha da Boa Hora, é uma prioridade máxima;
ii) Tendo em conta a realidade socioeconómica do concelho de Vagos, é essencial manter em pleno funcionamento e ao serviço das populações, as extensões de saúde de Covão do Lobo e da Gafanha da Boa Hora;
iii) Apela-se aos diversos decisores da área da Saúde para que, a bem da necessária cobertura em saúde da população Vaguense, tomem medidas urgentes que permitam que as comunidades de Covão do Lobo e da Gafanha da Boa Hora tenham acesso adequado a médico de família e aos demais cuidados de saúde primários, naquelas extensões de saúde.
Os membros do Grupo de Trabalho de Acompanhamento da Saúde da AMV

Rui Santos – Presidente da Assembleia Municipal de Vagos
Andreia Marques – Deputada da AMV – PSD
Óscar Lopes – Deputado da AMV – CDS/PP
Óscar Gaspar – Deputado da AMV – PS
Sidónio Sansana – Deputado da AMV - CH"

Quatro crianças mortas em ataque a creche no Brasil

Outras quatro crianças ficaram feridas. Ataque aconteceu numa creche privada em Blumenau, no estado de Santa Catarina.
Segundo a polícia, citada pela imprensa brasileira, um homem de 25 anos invadiu a creche privada Cantinho Bom Pastor com um pequeno machado, atacou as crianças e depois entregou-se às autoridades.
A mesma fonte refere que as vítimas mortais são três meninos e uma menina, com idades entre os 5 e os 7 anos.
A polícia brasileira está ainda a tentar apurar se o homem agiu sozinho e por que razão levou a cabo este ataque.
🚨AGORA: De acordo com a Polícia Civil, as crianças mortas em ataque a creche de Blumenau têm entre 5 e 7 anos de idade. Eram três meninos e uma menina. pic.twitter.com/zsz4KJ1z7B
— CHOQUEI (@choquei) April 5, 2023
BREAKING: Man with hatchet attacks a daycare / pre- school in Blumenau, Brazil, 4 children reportedly killed pic.twitter.com/wjmeQrX6VN
— Insider Paper (@TheInsiderPaper) April 5, 2023
O alerta foi dado pouco depois das 8:00 desta quarta-feira (hora local, 12:00 em Portugal continental).
Segundo o G1, o portal de notícias da Globo, os pais das crianças dirigiram-se ao local imediatamente após serem informados do ataque. Até às 10:00, todas as crianças já tinham sido retiradas da creche e entregues às famílias.
O Presidente do Brasil, Lula da Silva, usou as redes sociais para lamentar o ataque.
Não há dor maior que a de uma família que perde seus filhos ou netos, ainda mais em um ato de violência contra crianças inocentes e indefesas. Meus sentimentos e preces para as famílias das vítimas e comunidade de Blumenau diante da monstruosidade ocorrida na creche Bom Pastor", escreveu o Presidente brasileiro.
Para qualquer ser humano que tenha o sentimento cristão, uma tragédia como essa é inaceitável, um comportamento, um ato absurdo de ódio e covardia como esse", acrescentou.

Este ataque acontece nove dias depois de um outro ataque numa escola em São Paulo, onde um aluno atacou, com uma faca, quatro professoras e um colega. Uma das docentes, de 71 anos, acabou por falecer no hospital na sequência de um ataque cardíaco.
Segundo um levantamento dos media locais, desde 2011 mais de 10 escolas foram atacadas no Brasil.

SIC Notícias

Porto de Mós | Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril - 2023


No âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril 2022 – 2024, já está disponível o programa de atividades para o mês de abril de 2023, com destaque para as sessões do ciclo de conferências, que já decorre desde janeiro e que se prolongará até novembro, para o lançamento do Catálogo da Exposição “Porto de Mós e o 25 de Abril: vivências do tempo da Ditadura e da Revolução”, que decorreu nas freguesias do concelho entre abril e maio de 2022, e para as atividades culturais como o teatro, encontros literários e concertos.
“Cantando Abril” é um projeto promovido pelo músico AGIR, que estará em Porto de Mós no dia 25 de abril, pelas 21h00, na Central das Artes. Um concerto de homenagem de um dos mais importantes artistas contemporâneos da música portuguesa ao cancioneiro do 25 de Abril.

O céu de Abril de 2023.

 Já diz o velho ditado, “Abril, águas mil”. A chuva que normalmente cai nesta altura do ano não deixa muitas noites livres para observar o céu, mas aqui ficam os destaques do céu.
Começamos os destaques no dia 6, quando ocorre a lua cheia.
No dia 11, Mercúrio atinge a maior elongação Oeste, isto é, o maior afastamento angular do Sol, de todo o ano – cerca de 20 graus. À distância de um braço esticado, um palmo ocupa entre 20 e 25 graus no céu (dependendo do tamanho da vossa mão), ou seja, o planeta estará apenas um palmo acima do Sol, ao anoitecer.
No dia 13, a Lua atinge o quarto minguante e no dia 15, o planeta Vénus, que parece uma autêntica “superestrela” no céu visível a Oeste, ao pôr-do-Sol, passa entre dois enxames abertos de estrelas – as Plêiades e as Híades.
Visíveis à direita de Vénus, as Plêiades, ou objecto Messier 45 (M45), são um enxame de estrelas aberto, dos mais próximos do Sistema Solar, situado a cerca de 450 anos-luz. A olho nu, este enxame tem entre 7 e 10 estrelas visíveis (conforme a qualidade do céu e a capacidade dos vossos olhos).
As estrelas mais fáceis de identificar levam a que este enxame seja conhecido em Portugal como o “sete estrelo”. Estas sete têm uma distribuição semelhante a uma versão em miniatura da constelação da Ursa Menor, o que leva algumas pessoas a confundir este enxame com a constelação. Na realidade, as Plêiades são compostas por mais de mil estrelas, dispersas num raio de mais de 40 anos-luz.
As Híades, à esquerda de Vénus, são um enxame de estrelas aberto, com as estrelas mais brilhantes a formarem um “V” no céu. Situadas a pouco mais de 150 anos-luz de distância, as Híades são o enxame de estrelas mais próximo.
No canto superior esquerdo do “V” está a estrela mais brilhante desta constelação, Aldebaran, uma gigante vermelha com mais de 40 vezes o diâmetro do Sol. A cerca de 66 anos-luz de distância, esta estrela não pertence ao enxame das Híades.
Na mitologia grega, as Plêiades e as Híades são irmãs, todas filhas de Atlas.
No dia 16, a Lua passa a cerca de 3 graus de Saturno. O planeta dos anéis esteve desaparecido durante algumas semanas, atravessou o céu para o outro lado do Sol e agora aparece antes do amanhecer.
Dia 20 ocorre a lua nova e na noite de 22 para 23 ocorre o pico da “chuva” de meteoros das Líridas, com o máximo previsto por volta da uma da manhã. Apesar desta chuva, resultante da passagem da Terra pelo rasto do cometa C/1861 G1 (Thatcher), ter apenas 18 meteoros visíveis por hora durante o máximo, costuma produzir vários meteoros com rastos brilhantes, visíveis durante vários segundos.
Com a Lua num fino crescente a não causar grande iluminação ao céu, este será um bom ano para observar alguns meteoros das Líridas. A “chuva” deve o seu nome à constelação da Lira, onde está situado o radiante (ponto de onde parecem emanar todos os meteoros). Esta constelação nasce por volta das 22:00, com o crescente da Lua a pôr-se cerca de 1h15min mais tarde.
No dia 23, um fino crescente da Lua passa a cerca de 2 graus de Vénus e dois dias depois, no Dia da Liberdade, a Lua passa a cerca de 4 graus de Marte.
Finalmente, no dia 27, a lua atinge o quarto crescente.
Boas observações.

Autor: Ricardo Cardoso Reis

Idem APImprensa

Câmara de Évora apoia agentes desportivos em mais 400 mil euros

A Câmara Municipal de Évora assinou, ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, quatro Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo que significam um investimento direto da autarquia superior a 400 mil euros. 
Este apoio, concedido ao Aminata Évora Clube de Natação, ao Clube de Ténis de Évora, ao Juventude Sport Clube e ao Lusitano Ginásio Clube, surge no seguimento da aprovação das respetivas candidaturas ao Programa Municipal de Apoio à Regularização, Requalificação, Ampliação e Construção de Instalações Desportivas (PMARRACID), aprovadas em Reunião Pública do passado dia 15 de março deste ano. 
Recorde-se que o PMARRACID, integrado nas Grandes Opções do Plano, destina-se às associações desportivas, constituídas sob a forma de associação sem fins lucrativos, cujos estatutos incluam o fomento e a prática direta de atividades desportivas desde que: a) sejam proprietários; b) detenham o direito de superfície ou cedência equivalente. 
De acordo com o Regulamento de Apoio às Associações Desportivas podem ainda candidatar-se ao apoio, até 31 de maio, os clubes e associações desportivas com sede ou atividade no concelho de Évora que reúnam cumulativamente as seguintes condições: a) estarem legalmente constituídos, com personalidade jurídica, sem fins lucrativos e em regular e legítimo exercício de mandato diretivo; b) estarem registados na Divisão de Juventude e Desporto da Câmara Municipal de Évora; c) estarem em situação de cumprimento das suas obrigações fiscais para com a segurança social e a própria Câmara Municipal de Évora. 
Os Contratos-Programa assinados ontem irão apoiar o Aminata Évora Clube de Natação em cem mil euros, para fazer face a uma série de intervenções elegíveis com um valor superior a 125 mil euros; o Clube de Ténis de Évora em 50 mil euros (77 mil euros elegíveis); o Juventude Sport Clube em três mil euros (sete mil elegíveis) e o Lusitano Ginásio Clube em 250 mil euros (377 mil euros elegíveis). 
São elegíveis despesas, no âmbito da legalização de instalações desportivas, tais como projetos para licença de obra, telas finais, regularização de propriedade. São, também, elegíveis intervenções físicas a realizar nas instalações afetas aos clubes e associações desportivas, tais como obras de edificação, como as de construção, reconstrução, reabilitação e/ou conservação/reparação. 
Antes da assinatura dos documentos, o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, fez votos de que, com este apoio, “espera-se, em suma, que estas intervenções qualifiquem os equipamentos desportivos do concelho e, com isso, aumentem o interesse e a atratividade pela prática desportiva de recreação ou de rendimento, concorram para a formação desportiva de crianças e jovens, promovam a coesão social e hábitos de vida saudáveis". 
Os agentes desportivos/clubes interessados em candidatar-se ao PMARRACID poderão consultar toda a documentação 
em:https://www.cm-evora.pt/municipe/equipamentos/equipamentosdesportivos/documentos/ .



Câmara de Águeda promove património molinológico do concelho

 Programa comemorativo do Dia Nacional dos Moinhos integra uma iniciativa conjunta da Rota dos Moinhos e vai decorrer de 14 a 16 de abril

Caminhadas, visitas a moinhos, atividades lúdico-pedagógicas e muitas histórias. Estas são algumas das propostas para três dias de uma programação para promover o património molinológico, a propósito das comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, e que vai ser assinalado, em Águeda, de 14 a 16 de abril próximo.
Esta é uma iniciativa da Rota dos Moinhos de Portugal – Portuguese Mills, constituída pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Nelas, Sever do Vouga e Vagos, que apresenta pelo terceiro ano consecutivo e com o apoio do Turismo de Portugal um programa conjunto e diversificado de atividades, que convida a uma visita e a conhecer as tradições ancestrais ligadas ao ciclo do pão.
Este programa com atividades lúdico pedagógicas destina-se a vários públicos, com incidência para as famílias, contemplando visitas a moinhos com storytelling sobre o funcionamento do engenho e as estórias dos moleiros e/ou herdeiros de horas de moagem, oficinas de confeção do pão, degustações, caminhadas e encenações sobre a temática.
Em Águeda – programa detalhado pode ser consultado em www.cm-agueda.pt – está agendada, no dia 14, uma caminhada ao Moinho do Vale das Senhoras, com partida às 9 horas, do Largo 1.º de Maio, dinamizada pelo Centro Municipal de Marcha e Corrida. Uma vez chegados ao destino, haverá tempo para “Um conto no moinho do Vale das Senhoras”, com “A rã, a fada e o moinho: era uma vez numa aldeia…”.
Em Águeda, poderão ser visitados a moinhola de Macieira (15 e 16 de abril) e o moinho do Vale das Senhoras, em Paradela (14, 15 e 16 de abril). Neste último, está programada uma degustação gastronómica, petiscos tradicionais, confecionados por senhoras da aldeia e ainda a presença de “personalidades” trajadas a rigor, como o moleiro, a mulher do moleiro e outras associadas ao moinho.
O moinho de Macieira de Alcôba e o Centro Interpretativo do Milho Antigo vão disponibilizar, nestes dias, das 9 às 18 horas, uma visita aberta e contextualização histórica.
Para mais informações, os interessados deverão contactar a Divisão de Sustentabilidade, Turismo e Ação Climática da Câmara de Águeda, através do número de telefone 234 180 197 ou do e-mail visitagueda@cm-agueda.pt.
 
Região unida pelo património molinológico
Refira-se que a Rota dos Moinhos de Portugal, constituída no passado dia 23 de fevereiro, com a assinatura do protocolo intermunicipal, é um projeto que envolve os referidos cinco municípios de duas comunidades intermunicipais (Região de Aveiro e Viseu Dão Lafões) e que contempla, numa primeira fase, um investimento conjunto de 269 mil euros, apoiados pelo Turismo de Portugal.
Pretende trabalhar os moinhos e os elementos a si associados como um produto turístico inclusivo, acessível, único e integrado, que permita aos visitantes uma experiência única, com ações a incidir inicialmente nos cinco municípios fundadores do projeto, mas com a ambição de integrar outros municípios e entidades que a ele queiram aderir, e que têm como objetivo a preservação e a promoção do património molinológico nacional.
Prevê-se capacitar os territórios, unidos pelo seu património molinológico, valorizar as comunidades locais e os seus saberes, procurando atrair, assim, mais fluxos de visitantes numa rota abrangente e aumentar a sua permanência, o número de dormidas e, consequentemente, as receitas dos agentes turísticos, ao mesmo tempo que se preserva um património único e identitário destas comunidades.
Nos municípios de Albergaria-a-Velha, Águeda, Nelas, Sever do Vouga e Vagos existem, atualmente, 34 moinhos visitáveis, para os quais estão a ser preparados e estruturados, numa lógica de trabalho em rede, várias medidas, que visam potenciar este património tão singular e com diferentes tipologias em cada um dos concelhos, usando energias limpas e renováveis.
Até ao final de 2024, a Rota dos Moinhos de Portugal vai implementar um conjunto alargado de ações, nomeadamente criar e definir o referencial de qualidade e os critérios para a adesão à Rota dos Moinhos; capacitar os aderentes e agentes económicos; desenvolver e estruturar programas de visitação e experiências; criar a identidade gráfica, materiais comunicacionais e sinalética; e desenvolver ações de promoção e comunicação.

Cantanhede | Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social já disponível. Município assumiu competências do Estado na área da Ação Social

 

A Câmara Municipal de Cantanhede assumiu este mês as competências da administração direta e indireta do Estado para as autarquias locais em matéria da Ação Social - Lei 50/2018 de 16 de agosto. Entre as novas atribuições incluem-se a celebração e o acompanhamento dos contratos de inserção dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) e o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) de pessoas e famílias em situação de emergência, vulnerabilidade e exclusão social.

A transferência dos processos que se encontravam até agora em acompanhamento por parte da Segurança Social será gradual, sendo numa primeira fase transferidos processos com critérios específicos. No entanto, todos os cidadãos que necessitem de atendimento no âmbito da Ação Social devem dirigir-se ao SAAS do Município de Cantanhede, que assume a responsabilidade de orientar e encaminhar cada pessoa/família para o devido serviço de atendimento.

O SAAS tem por objetivo informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação; apoiar em situações de vulnerabilidade social; prevenir situações de pobreza e de exclusão sociais; contribuir para a aquisição e ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social; assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social e mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

Os destinatários/as do serviço são as pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social residentes no Município de Cantanhede.

O SAAS é assegurado por uma equipa técnica constituída por profissionais das áreas funcionais da ação e intervenção social, e tem sede na Rua António José de Almeida, n.º 3, em Cantanhede.

No sentido de o serviço estar mais próximo dos cidadãos, o Município de Cantanhede estabeleceu protocolos de parceria com as Juntas de Freguesia de Ançã, Murtede, Febres, Tocha e Cadima e com a União de Freguesias de Covões e Camarneira e União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça de modo a descentralizar o atendimento e acompanhamento.


Paulo Cardantas

ObservaRia - Estarreja Birdwatching Fair está de volta de 13 a 16 de abril

 Depois de uma edição digital em 2021, que levou o mundo natural aos ecrãs dos participantes, a ObservaRia está de regresso às paisagens do BioRia, do Baixo Vouga Lagunar e da Ria de Aveiro. À semelhança de anos anteriores, de 13 a 16 de abril, a ObservaRia apresenta um programa diversificado de atividades, que inclui talks, ciclo de palestras, workshops, cinema, exibições, saídas de campo, passeios e muito mais, desenvolvidas por um painel de convidados de excelência. O programa pode ser consultado no site observaria.pt e as inscrições já estão abertas.
 

Huw James, apresentador e comunicador de ciência, videógrafo, do Reino Unido; Terje Kolaas, observador e fotógrafo de aves, guia de natureza, da Noruega; Phoebe Smith, autora e escritora de viagens, aventureira e comunicadora, do Reino Unido; e o português Mário Cunha, fotógrafo de paisagem, são os nomes que se destacam nesta edição e estarão em Estarreja para orientaram talks no Cine-Teatro e atividades de campo e workshops na zona natural de Estarreja.
 
A brincar, crianças e jovens aprendem a respeitar a natureza
 
Seguindo o mesmo formato pré-pandemia, o primeiro dia da ObservaRia, 13 de abril, é dedicado ao público infanto-juvenil. A educação ambiental é uma marca do evento e este ano não é exceção. Com atividades pedagógicas, crianças e jovens de grupos de ATL e IPSS vão conhecer, de forma muito prática e apelativa, espécies, animais selvagens e a respeitar e defender a biodiversidade e a Natureza. Entre as atividades previstas, destaque para a oficina que recorre a blocos LEGO para representar a diversidade existente entre os seres vivos e as relações que se estabelecem entre eles. Ou a devolução à natureza de um animal selvagem recuperado no CERVAS - Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.
 

Ciclo de palestras “Sobre[viver] em emergência climática: da ciência à comunidade"
 
O dia 14 de abril, sexta-feira, é dedicado ao já habitual Ciclo de Palestras que este ano reflete sobre o tema "Sobre[viver] em emergência climática: da ciência à comunidade". Serão 10 especialistas, dois painéis de discussão e oito palestras, num único dia dedicado à Natureza, à biodiversidade, à ecologia, água e floresta, ao clima, à saúde e à ecoansiedade. Um dia que olha para as novas gerações como cidadãos ambientais. A reflexão é inevitável, os temas dizem respeito a todos e só uma mudança de paradigma e de mentalidades poderá ser a alavanca para um futuro mais verde e sustentável.
 
O Ciclo de Palestras é aberto a todos os cidadãos, amantes da natureza, profissionais das diversas áreas relacionadas com o ambiente, e ainda educadores e professores de ciências naturais ou envolvidos em projetos de educação ambiental. É uma Ação de Curta Duração, acreditada pelo CFIEMO, para Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Secundário. 
 
Com o intuito de dar a conhecer o território e os valores naturais de Estarreja que lhe dão palco, mas de olhos atentos ao património natural do país e do mundo, a ObservaRia explora diferentes temáticas como a Educação Ambiental e Comunicação de Ciência, a Fotografia, Vídeo de Natureza e Vida Selvagem, o Turismo de Natureza e o Birdwatching, entre outras. De 13 a 16 de abril, mais de 30 atividades convidam a visitar Estarreja e o seu património.
 
Venha de comboio
 
A ObservaRia conta com a CP para convidar todos os participantes a usar o comboio na deslocação a Estarreja. É possível usufruir de bilhete especial de 2€ (ida e volta), válido para viagens nos comboios Urbanos do Porto, nos dias do evento, com origem em qualquer estação e destino a Salreu ou Estarreja (linhas de Braga, Marco de Canaveses, Guimarães e Aveiro). A venda está disponível a partir de 9 de abril.
 
A CP disponibiliza ainda um desconto de 30% nos comboios InterRegionais e Regionais, válido para viagens entre os dias 12 e 17 de abril (não cumulativo com outros descontos em vigor). O bilhete especial e os descontos apenas são válidos mediante apresentação do comprovativo de inscrição/participação no evento, no ato da compra e em trânsito.
 
Toda a informação está disponível neste link Observaria

Carla Miranda
Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo

APRESENTAÇÃO DO LIVRO “ATÉ AMANHÔ NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES

 Na Biblioteca Municipal de Silves, vai ter lugar, no próximo dia 15 de abril, pelas 15h00, a apresentação do livro “Até Amanhã”, da autoria de Susana Paixão Rodrigues.
A obra aborda a ligação ao espiritual e à nossa essência que perdemos, ao longo dos tempos; a ascensão social e material tornam-se mais importantes do que tudo o resto. Deixámos de valorizar a prenda que é a nossa existência, ao mesmo tempo singular e parte de um todo.
 
Sinopse: Depois de perder a oportunidade de ser promovido, João entra numa espiral depressiva, que abala a sua vida pessoal e casamento. A conselho de sua esposa, João vai até uma praia distante e misteriosa, onde conhece um idoso que se torna seu mentor. Numa jornada de introspeção espiritual e crescimento pessoal, João descobre mais para além da realidade que conhece: existência de dimensões paralelas, noção do tempo como uma ideia e não uma verdade fixa, etc.
Este novo entendimento da realidade mudará a vida e destino não só de João, como também da sua esposa e do seu novo mentor.
 
+ SOBRE SUSANA PAIXÃO RODRIGUES
Conhecida também como Susana Paixão é uma escritora criativa, ilustradora e tradutora. Trabalha, atualmente, com Megan Michelle, na Foundational Publishing Services, Inc., Portugal Travel Hub e a aplicação para telemóvel Tales.
Licenciada em Relações Internacionais no ISCSP, detém também uma pós-graduação em Língua, História e Cultura Chinesa, da Universidade ZUST, e várias certificações em Escrita Criativa, lideradas por autores, como Joie Davidow, Sarra Cannon, Jessica Brody e Joanne Rendell. Susana Paixão tem já publicado poemas, pela editora Chiado Books; o livro Batom Vermelho, pela editora Artelogy; guiões de três pecças de teatro infantil para a Empresa de Estudo e Educação de Língua Estrangeira (ENLI) e uma cronologia de short stories, na plataforma Medium.

Entre 19 e 21 de abril, nos laboratórios da Universidade Católica no Porto. 1500 estudantes do secundário aprendem na Escola Superior de Biotecnologia

 Embalagens de futuro a partir da folha de oliveira e casca de camarão e um Cantinho da Gastronomia Molecular. Estas são duas das dezenas de experiências que cerca de 1500 estudantes do ensino secundário vão poder explorar na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Durante três dias, entre 19 e 21 de abril, vão descobrir as múltiplas facetas estimulantes da biotecnologia no seu sentido mais lato.
A Semana Aberta é uma iniciativa que mobiliza docentes, investigadores e estudantes da faculdade para, de uma forma rigorosa e ao mesmo tempo leve e até divertida, demonstrar que a ciência está presente nas nossas vidas e contribui decisivamente para a nossa saúde e bem-estar,” salienta Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia. “Ao longo de 20 anos já recebemos mais de 30 mil alunos do secundário nesta iniciativa anual que divulga bioengenharia, microbiologia, nutrição e biomedicina junto de um público mais jovem,” acrescenta.
 
São quase 30 as atividades programadas e os alunos vão poder descobrir, por exemplo, o que se esconde nos alimentos que comem diariamente, quer de saudável quer de menos bom! Tornam-se detetives que desvendam o mistério de um surto alimentar e descobrem se conseguem organizar o frigorífico. Também vão partir em busca dos aromas presentes nos alimentos enquanto tentam não se deixar enganar, pois nem tudo é o que parece! Vão aprender mais sobre a água e como ela torna a vida possível, sobre o aproveitamento de resíduos para criação de novos alimentos e medicamentos e ainda sobre a análise dos seus impulsos bioeletrónicos. Para cuidar de feridas crónicas vão descobrir soluções, no mínimo, originais, e para fazer compras no supermercado terão de descobrir truques que revelam a verdade perdida na publicidade.
 
A diretora da Escola Superior de Biotecnologia refere também: "Levamos a sério a nossa responsabilidade de transmitir conhecimento à comunidade. Ao longo do ano marcamos momentos que elevam a literacia científica: desde as olimpíadas de biotecnologia ao concurso da defesa dos oceanos, do convite para uma semana de imersão em nutrição ao encontro para conhecer a realidade da vida dos cientistas, são inúmeras as iniciativas dinamizadas e a reação de escolas, professores e alunos revela-se sempre gratificante."
 
Semana Aberta da Escola Superior de Biotecnologia decorre de 19 a 21 de abril, no Edifício de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, no Porto.
 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Portugal | MISSA CRISMAL 2023


 Paróquia de Nª Sª da Assunção
Catedral de Portalegre
Praça do Município
7300-110 PORTALEGRE   
     

Município de Mira assume competências no domínio da Ação Social

O Município de Mira assumiu, no dia 3 de abril, as competências na área da ação social, transferidas da Administração Central.
Decorrente da aceitação das competências, anteriormente aprovada pela Câmara Municipal e Assembleia Municipal, o Município de Mira passou a assumir a coordenação do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) e do Núcleo Local de Inserção (NLI), concretizando deste modo os princípios da subsidiariedade, da descentralização administrativa e da autonomia do poder local.
Os Serviços de Ação Social do Município passam a operacionalizar o SAAS de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como o acompanhamento da componente de inserção dos beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI), através da equipa do RSI.
A entrega e recolha do requerimento, a verificação dos documentos e a decisão de prestação, renovação ou suspensão do Rendimento Social de Inserção continuará a ser uma responsabilidade do Instituto da Segurança Social (ISS).
Estas novas competências, no domínio da Ação Social, permitem uma maior proximidade e visam contribuir para uma proteção especial dos grupos mais vulneráveis através da disponibilização de informação e da mobilização dos recursos adequados a cada situação, tendo em vista a promoção da melhoria das condições de vida e bem-estar das populações.

Os serviços funcionarão nos seguintes locais e horários de atendimento:
SAAS (Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social) - Serviço de Ação Social - 09H00 às 13H00 e das
14h00às 16H00 no edifício do MiraCenter.

Fonte: Mira Online


Estudo da Universidade de Coimbra identifica variáveis que controlam efeitos da seca nos ribeiros

Um estudo coordenado pelo Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) identificou quais os fatores que controlam os efeitos da seca no funcionamento dos ribeiros.
Neste estudo, denominado “A meta-analysis of drought effects on litter decomposition in streams”, foi ainda possível quantificar a relação entre a inibição da decomposição dos detritos vegetais e a percentagem de redução nos caudais ou a percentagem de número de dias com leito seco.
 
A líder do estudo, Verónica Ferreira, investigadora do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) da FCTUC, explica que, entre as diversas variáveis estudadas, foi possível verificar «que o tipo de comunidade aquática envolvida no processo de decomposição dos detritos vegetais condiciona a sua resposta à redução de caudal natural (sem intervenção humana direta), havendo uma inibição mais forte deste processo, em cerca de 54%, quando a decomposição é realizada conjuntamente pelos microrganismos e pelos invertebrados do que quando a decomposição é realizada apenas pelos microrganismos, sendo a inibição neste caso de cerca de 22%».
O clima foi outras das variáveis identificadas, tendo-se concluído que «condiciona a resposta da decomposição de detritos à redução de caudal de origem humana (por exemplo, em resultado da abstração de água para consumo ou agricultura), sendo a inibição deste processo mais forte em climas quentes e húmidos (inibição de 66%) do que em climas temperados e Mediterrânicos (inibição de 33 e 36%, respetivamente)», revela Verónica Ferreira, acrescentando que foi também quantificada «a relação entre a inibição da decomposição dos detritos vegetais e a percentagem de redução nos caudais: por exemplo, uma redução de caudal de 10% inibe a decomposição de detritos em 6%, uma redução de 50% inibe a decomposição em 32% e uma redução em 80% inibe a decomposição em 46%».
 
Para alcançar o principal objetivo desta investigação, nomeadamente identificar quais as variáveis que podem mitigar ou exacerbar os efeitos dos períodos de seca no funcionamento dos ribeiros, a equipa da FCTUC utilizou a meta-análise para compilar toda a evidência científica sobre os efeitos dos períodos de seca no processo de decomposição de detritos vegetais (folhas, ramos, etc.) em ribeiros, um processo fundamental já que sustenta a cadeia alimentar aquática e tem um papel importante nos ciclos dos nutrientes e do carbono.
 
A investigadora do MARE realça ainda que os resultados conseguidos «permitem perceber que os ribeiros onde os invertebrados sejam naturalmente abundantes e desempenhem um papel importante na decomposição de detritos vegetais terão o seu funcionamento (aqui medido pelo processo de decomposição de detritos vegetais) mais afetado num contexto de aquecimento global que leve à redução do caudal em comparação com ribeiros onde os invertebrados sejam naturalmente pouco abundantes. Esta informação poderá ajudar a identificar ribeiros mais sensíveis e que necessitem de medidas de mitigação», conclui.
 
Esta investigação contou com a participação do MARE, do Laboratório Associado ARNET e também com a Universidade do País Basco (UPV/EHU), em Espanha.
 
O artigo científico está disponível aqui.
Sara Machado
Assessora de Imprensa  
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

COVILHÃ CRIA 4ª EQUIPA INTERVENÇÃO PERMANENTE

 Está já a funcionar nos Bombeiros Voluntários da Covilhã, a 4ª EIP- Equipa de Intervenção Permanente. Estas equipas são compostas por 5 bombeiros profissionais que asseguram uma cobertura permanente das necessidades de socorro às populações do concelho da Covilhã.
O Município da Covilhã comparticipa em partes iguais, com a ANEPC - Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o pagamento destas equipas, que ficam ao serviço da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.
 
Com a criação da 4ª EIP- Equipa de Intervenção Permanente, os Bombeiros Voluntários da Covilhã passam a dispor de 20 Bombeiros Profissionais, o que permitirá o aumento da resposta operacional de primeira intervenção.
 
O Municipio da Covilhã, continua assim a sua senda de investimento na proteção de pessoas e bens.