sábado, 17 de agosto de 2019

Mundo | Rússia: Míssil nuclear explode em base e se teme novo Chernobyl

Flagrante da explosão na Rússia, durante teste de míssil com

 combustível


Luis Dufaur

Moscou reconheceu que um míssil de propulsão nuclear explodiu em sua base de Severodvinsk, no Círculo Polar Ártico.

A explosão radioativa poderia ser comparável a uma nova Chernobyl, escreveu o jornal espanhol “El Mundo”

Em Severodvinsk funciona uma das principais instalações de investigação e desenvolvimento da Marinha russa que constrói e testa misseis balísticos, intercontinentais e de meio alcance. Também monta submarinos nucleares e convencionais. 

Só quatro dias depois da explosão nuclear, as autoridades russas reconheceram que ela esteve ligada a provas com “novas armas”.

O número das vítimas – oficialmente sete – não é confiável, mas se tratou em qualquer caso de técnicos civis e militares da base dedicados a essas tarefas.

Especialista americanos atribuem a libertação da radiação a uma falha enquanto os russos testavam o míssil de propulsão nuclear Burevestnik 9M730.

Trata-se de uma das novas “superarmas” com que Vladimir Putin ameaçou Ocidente para compensar a força militar dos EUA no novo cenário criado pelo fim tratado de armas nucleares intermédias que levou o mundo ao grau de perigo atômico da Guerra Fria. 

Míssil de propulsão nuclear Burevestnik 9M730 como o que teria explodido em Nenoska

O principal responsável nuclear da Rússia, Alexei Lijachev, presidente de Rosatom, aumentou a tensão prometendo desenvolver novas armas nucleares. Ao mesmo tempo lembrou “que isto acontece com relativa frequência”.

Fontes da indústria militar negaram que o fato se dera com um Burevestnik, uma “joia da morte supersônica do extermínio coletivo” apresentada por Putin com efeitos virtuais.

No jornal “Nezavisimaya Gazeta”, o complexo industrial russo defendeu “que os ensaios com esse míssil acabaram com sucesso há meio ano”.

Não se acreditou no desmentido, mas mostra para os entendidos que a corrida armamentista de Putin é para ser levada a sério. 

Segundo o “The New York Times” a fracassada prova foi efetivada na “plataforma marítima” de Nenoska, enquanto especialistas – segundo a versão oficial – estavam “realizando investigações sobre a propulsão de misseis com radionuclídeos (nucleões instáveis)”.

Putin vem ameaçando com foguetes hipersônicos capazes de ‘apagar’ países inteiros

Os mortos foram condecorados após o funeral em Sarov, uma vizinha cidade fechada aos não residentes.

O Exército e o governador regional defenderam que “não houve contaminação radioativa”. 

Em sentido contrário, a prefeitura de Severodvinsk mais afastada do epicentro do cataclismo garantiu em seu site internet ter registrado aumento de radioatividade. 

Segundo ela a explosão provocou forte abalo na cidade de 190.000 habitantes a 30 km do epicentro do cataclismo. 

A população correu às farmácias e os hospitais distribuíram folhetos com instruções para se proteger da radioatividade.

A cidade de Nenoska de 2.000 habitantes próxima da base foi totalmente esvaziada. 

A preocupação se espalhou pelo país todo pois a população lembra bem ainda o desastre de Chernobyl e do sistema de mentiras de regime para ocultar a magnitude do desastre.
Cartaz de ingresso na usina de Nenoska 
revela decrepitude das instalações militares russas

A Rússia fechou toda uma baía no Mar Branco aos barcos civis de temor que as águas estejam contaminadas.

Dez dias antes deste desastre uma série de explosões devastadoras aconteceram numa base não especificada da Sibéria.

Essas forçaram a evacuação de milhares de pessoas das cidades vizinhas, sem que se tivesse esclarecido o verdadeiro número dos mortos e dos evacuados, informou “The Japan Times”. 

Imensas bolhas de fogo foram captadas com smartphones por cidadãos em localidades não muito afastadas das explosões.

ABIM

Cultura | A Livraria Bertrand de Aveiro promove Feira do Livro nos Claustros da Santa Casa da Misericórdia

Litoral Centro - Comunicação e Imagem

Dezenas de livros expostos nesta feira a preços acessíveis 
Ao comprar um livro pode escolher um saco com uma frase
Cenário da Feira do Livro 
Litoral Centro - Comunicação e Imagem
Bancos com exposição de livros estrangeiros
Claustros da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro

 A Livraria Bertrand de Aveiro, localizada na Rua de Coimbra (mais conhecida por rua direita), a funcionar desde há tempo nas antigas galerias da Santa Casa da Misericórdia, anexa aos Paços do Concelho, está a promover uma Feira do Livro nos claustros da referida Santa Casa da Misericórdia conforme as imagens acima.

A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados. René Descartes

A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede. Carlos Drummond de Andrade

De um autor inglês do saudoso século XIX: O verdadeiro gentleman compra sempre três exemplares de cada livro: um para ler, outro para guardar na estante e o último para dar de presente. Mario Quintana.

Frases elucidativas com o evento e que nos inspiram a fazer uma visita ao local. Bons livros com preços inacreditáveis, uma oportunidade a não perder.


O Litoral Centro passou por lá comprovou e comprou!


Joaquim Carlos


Idoso comete homicídio na forma tentada na sequência de conflitos com vizinhos

O homem será presente a primeiro interrogatório para aplicação das medidas de coação
Um indivíduo de 71 anos foi identificado e detido, pelo Departamento de Investigação Criminal de Braga da Polícia Judiciária (PJ), na passada quinta-feira, na medida em que é suspeito de ter praticado um homicídio na forma tentada e um crime de ofensa à integridade física. Segundo a força de segurança anteriormente referida, os factos criminosos terão ocorrido em Fafe.

A PJ sabe que o arguido encontrava-se em conflito com dois vizinhos há cerca de 30 anos, devido à utilização de uma levada de água, e acabou por atingir uma das vítimas com uma enxada na cabeça. Sublinhe-se que o fez com a parte metálica e cortante do objeto, provocando ferimentos que levaram a tratamento hospitalar. No que diz respeito à agressão da outra vítima, fê-lo com o cabo de madeira da enxada e esta necessitou igualmente de receber tratamento médico.

O idoso será presente às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Fonte: Jornal i

Sobre a Greve dos motoristas de matérias perigosas

Em Abril passado, o LIVRE saudou a postura de todas as partes que conseguiram chegar a um entendimento, pondo fim à greve dos motoristas de matérias perigosas.

No entanto, volvidos 4 meses este setor profissional entra novamente em greve tendo em vista o aumento do seu salário base para os € 900. O LIVRE apoia que o salário mínimo nacional para todos os trabalhadores atinja o valor de € 900 nos próximos anos.
Para o LIVRE, numa sociedade democrática, num Estado de Direito e para um Governo Socialista apoiado por toda a esquerda parlamentar, o Direito à Greve deve ser um direito sagrado de todos os trabalhadores.
A Lei da Greve deve igualmente ser cumprida escrupulosamente.
Um eventual taticismo político em torno da impopularidade da greve não deve servir para o atropelo àquilo que são Direitos Fundamentais dos cidadãos portugueses, nomeadamente o Direito à Greve.
A imposição de serviços mínimos de 50% a 100% constitui por isso uma total perversão intelectual, política (e linguística) do conceito de greve. Nenhum governo deve ter o poder de aprovar ou vetar greves.
Conforme tivemos oportunidade de referir em abril, este conflito laboral enquadra bem vários problemas que Portugal enfrenta e enfrentará cada vez mais no futuro:
O recurso excessivo e abusivo por parte de empregadores a complementos salariais e horas extraordinárias, que deixam os trabalhadores desprotegidos na reforma e em caso de desemprego e desfalcam os cofres da Segurança Social;
As consequências nefastas da privatização de setores estratégicos da economia (neste caso da Galp);
A excessiva dependência da nossa economia dos combustíveis fósseis e a facilidade com que é possível lançar o caos junto dos cidadãos;
O LIVRE espera que, com a mesma força que o governo se empenha em impedir esta greve, o governo se empenhe na resolução destes problemas verdadeiramente estruturais da nossa sociedade.
O LIVRE apela por isso ao bom senso e à negociação, no respeito daquilo que são as nossas leis e a Constituição da República Portuguesa.

 ANTÓNIO VERÍSSIMO
2019-08-16 20:40 

ALGARVE | Estacionar nos parques da FATACIL dá prémios

Os visitantes da edição deste ano da FATACIL vão ter ao seu dispor onze parques de estacionamento com capacidade para 10.000 viaturas.
O alargamento do número de espaços de estacionamento destina-se a facilitar a vida aos visitantes e é complementado com o aumento do número de bilheteiras, de forma a permitir que seja mais fácil e rápido chegar, estacionar e entrar no recinto da feira.
Os condutores são ainda convidados a colocar o talão de estacionamento preenchido numa das tombolas localizadas nas entradas da feira e habilitarem-se, dessa forma, a ganhar diariamente, um fim-de-semana numa unidade hoteleira do concelho.
O programa diário, as áreas temáticas, os pontos de interesse, a localização e ocupação dos estacionamentos, as publicações oficiais e outras informações úteis sobre a FATACIL podem ser consultados online, aqui.
A FATACIL arranca esta sexta-feira, com a presença do ministro da Agricultura, Capoulas Santos.

ALGARVE | Crise dos combustíveis “penaliza de forma vil e injustificada o turismo da região”

O presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), João Fernandes, diz ser “lamentável que, apesar de todos os esforços, uma questão entre empregadores e sindicatos na área dos transportes de matérias perigosas e mercadorias penalize de forma vil e injustificada o turismo da região.” Em comunicado, aquele responsável diz esperar que “as duas partes envolvidas se dignem a respeitar rapidamente os turistas e a população residente.”
João Fernandes garante que a entidade que dirige “tem estado empenhado em encontrar soluções para minimizar o impacto da greve dos motoristas de pesados no setor do turismo desde que foi anunciada a 15 de julho e está a acompanhar em permanência a situação, numa altura em que a população na região triplica e em que é necessário garantir a tranquilidade a todos os turistas e residentes.”
“Estamos em contacto permanente com a Secretaria de Estado do Turismo, mas também com o Ministério do Mar e com a Entidade Nacional para o Setor Energético, reportando as dificuldades sentidas nas diferentes áreas do turismo da região, através de informação recolhida junto do aeroporto e dos representantes das associações de hotelaria, restauração, rent-a-car e marinas, de forma a ultrapassarmos os constrangimentos gerados por esta greve que são, obviamente, alheios à nossa vontade”, afirma o presidente da RTA, para quem o cumprimento dos serviços mínimos sempre foi considerado “crítico”. 
“Assim que tivemos conhecimento do pré-aviso de greve, começámos a definir um plano de ação, em conjunto com entidades regionais e nacionais diretamente relacionadas com o setor do turismo, e partilhámos com o Governo propostas que integraram a declaração de serviços mínimos”, esclarece João Fernandes. 
Nas propostas entregues pela RTA constava já a redefinição da Rede de Emergência de Postos de Abastecimento (REPA), face ao consumo de combustíveis na região em agosto de 2018, com base em dados da Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis (ANAREC).

ALGARVE | Programas de aceleração Tourism UP e Taste UP ‘visitam’ Lagos

Estão abertas as inscrições para participação numa oficina sobre os programas de aceleração Tourism UP e Taste UP, que vai decorrer no Centro Cultural de Lagos no dia 11 de outubro.
O Tourism UP é um programa de aceleração no sector do Turismo e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de negócios nesta área, potenciando a inovação e a criação de redes empreendedoras. Já o programa Taste UP foca-se no incentivo a projetos nos sectores do Turismo Gastronómico e Enoturismo, com especial atenção para a criatividade e experiência turística nestes campos.
Os dois programas começam com um roadshow que passará por 50 territórios, um deles Lagos, nos quais será dinamizada uma oficina de capacitação e divulgação do seu funcionamento. Os 36 projetos selecionados nestas oficinas terão a oportunidade de passar à segunda fase: dois dias intensivos de bootcamps com acesso a mentoria e formação a 25 e 26 de outubro e 22 e 23 de novembro. Os programas terminarão com uma apresentação pública final, a 5 de dezembro, onde serão anunciados os projetos vencedores.
Os dois programas promovidos pelos Territórios Criativos, Turismo de Portugal, APTECE e GEN vão disponibilizar para o 1º lugar 5000€ em valor monetário e 500€ para ser aplicado em SEO (Search Engine Optimization), 1000€ para o 2º lugar e 500€ para o 3º.
A oficina integrada no roadshow irá realizar-se em Lagos a 11 de outubro, entre as 15H e as 17H, no Centro Cultural de Lagos, na qual serão apresentados o Tourism UP e o Taste UP e dinamizadas sessões de Formação, Oportunidades e Tendências no Turismo, Turismo Gastronómico e Enoturismo e Empreendedorismo e Proposta de Valor.
As inscrições devem ser feitas através deste link

ALGARVE | Alterações a regulamento de horários de funcionamento do comércio e serviços de Portimão

O Município de Portimão publicou hoje, em Diário da República, um aviso de Alterações ao Regulamento dos Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos Comerciais e de Prestação de Serviços do Concelho.
Entre outras, procedeu-se à eliminação do ponto 3 do regulamento, relativo  à prestação de serviços de restauração e bebidas com carácter não sedentário, por, justifica-se no documento, “o Município de Portimão dispor de um Regulamento de Ocupação de Via Pública que deverá reger as limitações aos horários dos estabelecimentos de prestação de serviços de restauração e bebidas com carácter não sedentário.”
Outra das alterações consistiu no alargamento das zonas de atividade turística às zonas centrais de Portimão e Alvor.
Este aviso, que integra o novo regulamento, pode ser consultado aqui.

SOCIEDADE | Dádiva de sangue em Alter do Chão



Bem próximo de uma das mais conceituadas coudelarias a nível internacional, promoveu a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – uma colheita.

Alter do Chão reuniu os seus dadores no quartel dos bombeiros. Aqui entraram 22 pessoas disposta a estender um dos seus braços. Dos inscritos só quatro eram mulheres. Mas sempre foram 19 as unidades de sangue total angariadas.

Profissionais do serviço de sangue da ULSNA, equipa da ADBSP e os animados dadores reuniram-se em agradável cavaqueira ao almoço. Este foi servido num restaurante local e contou com o apoio da Câmara Municipal de Alter do Chão.

31 de agosto no Centro Cultural de Alpalhão
As nossas brigadas continuam como o planeado e brevemente estaremos em: Alpalhão (Nisa) a 31 de agosto, a partir de agora no Centro Cultural de Alpalhão, sito no Largo do Monte Filipe; No centro de saúde de Montargil (Ponte de Sor) a 14 de setembro; Nas instalações do kartódromo de Portalegre a 21 de setembro, por ocasião do 20.º aniversário do Grupo Motard Novo Milénio. As colheitas da ADBSP são aos sábados de manhã.
Não esqucer que a 07 de setembro têm lugar as comemorações do 29.º aniversário da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre. As cerimónias decorrem em Monforte e não faltarão motivos para participar. Do programa consta celebração de Missa pelas 10:00 horas, desfile pela zona histórica, sessão solene, almoço e atuação de orquetra ligeira. Esteja atento e consulte:
JR

Morreu o empresário Alexandre Soares dos Santos

Ex-líder da Jerónimo Martins tinha 83 anos.
O empresário português Alexandre Soares dos Santos, ex-líder da Jerónimo Martins, morreu esta sexta-feira, aos 83 anos, avança o jornal Público.
O empresário esteve à frente do grupo Jerónimo Martins durante 46 anos. Em 2013 reformou-se do cargo de presidente do grupo que ajudou a tornar numa multinacional.
Fonte da família Soares dos Santos revelou à agência Lusa que as cerimónias fúnebres serão "reservadas à família, por vontade expressa" de Alexandre.
"Haverá um momento público de homenagem em data a anunciar", adiantou a fonte.
Alexandre Soares dos Santos nasceu no Porto, em 1934.
Frequentou o curso de Direito na Faculdade de Direito de Lisboa, que abandonou em 1957, para iniciar a sua carreira profissional, após um convite da multinacional Unilever.
Nesta empresa passou por várias delegações e filiais no estrangeiro.
Em 1968, regressou a Portugal para assumir a liderança da Jerónimo Martins, que pelas suas mãos passou de uma empresa de pequena dimensão a um dos maiores grupos empresariais portugueses.
O empresário ampliou os negócios e fez crescer a empresa da família, lançou a marca Pingo Doce, colocou o grupo em Bolsa e expandiu-o internacionalmente, em 1995, para o Brasil e Polónia.
Em 2009, criou a Fundação Francisco Manuel dos Santos, que gere o portal "Pordata", Base de Dados do Portugal Contemporâneo, e lançou uma coleção de livros de ensaio, a preços reduzidos, sobre temas da atualidade.
Em 18 de dezembro de 2013, Alexandre Soares dos Santos foi substituído no cargo pelo filho, Pedro Soares dos Santos.
O empresário foi condecorado, em abril de 2017, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial, tendo o chefe de Estado destacado o seu lado de "responsabilidade social" e o papel como servidor da comunidade.

NAM