domingo, 22 de janeiro de 2023

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE COLUMBÓFILIA HOMENAGEOU LUSITANO ESPINHAL

 

No âmbito da 48ª Exposição Nacional de Columbofilia e da 1ª Exposição da Confederação Mediterrânica de Columbofilia, eventos que decorreram no Palácio dos Desportos, na cidade de Torres Novas, de 19 a 22 de janeiro, Lusitano Espinhal, associado nº4 da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, foi homenageado pela Federação Portuguesa de Columbofilia, recebendo o galardão “Mérito & Carreira”.

Esta cerimónia decorreu na manhã de sábado dia 21, após a realização da inauguração oficial e de uma simbólica solta de pombos, ouvindo-se o hino nacional, interpretado pela Banda Operária Torrejana, contando esta cerimónia com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira, do Presidente da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Paula Cardoso, além da Diretora-geral da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, Susana Pombo e de José Tereso, ex Presidente da Federação Columbófila Internacional.

José Luiz Jacinto, presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia, após dar as boas-vindas a todos os presentes e considerar estes eventos "um sinal da vitalidade e da paixão pelo desporto columbófilo", referiu que chegou o momento de prestar a justa e devida homenagem a todos aqueles que se dedicam de alma e coração a esta causa que é a Columbofilia.

Nesta cerimónia carregada de simbolismo e que se pautou por ser sobretudo um momento de reconhecimento, Lusitano Espinhal, viu reconhecido a sua dedicação nestes 58 anos que leva de ligação à modalidade, ficando igualmente ligada a esta homenagem a Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, sediada na cidade de Cantanhede.

Associado nº 4, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, Lusitano Fernandes da Silva Espinhal, para além de ser um dos columbófilos mais prestigiados do país, tem servido a columbofilia, quer no âmbito local, distrital, nacional e internacional.

Juiz Olímpico, Lusitano Espinhal é sem qualquer dúvida, uma das maiores referências da Sociedade Columbófila, que a par com o saudoso Alberto Abrantes, delineou a nova estratégia da Sociedade Columbófila, no inicio dos anos 70.



ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA PASSAM A BENEFICIAR DO PROTOCOLO FIRMADO COM FISIO ANDRÉ VIEGAS

 

A Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, continuando apostada em proporcionar as melhores condições para a prática desportiva dos seus atletas, estabeleceu recentemente nova parceria, com a Fisio André Viegas, tendo em vista o acompanhamento e a prestação de cuidados de fisioterapia, no âmbito das suas valências, desta vez, aos atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, em condições economicamente mais favoráveis, preferencialmente a decorrer nas suas instalações, na Praça Marquês de Marialva, 32 A, nos dias úteis e em horário normal, mediante marcação prévia.

Fundada em 2015, com um único propósito de oferecer uma resposta única, personalizada e de excelência à comunidade envolvente, sendo um elemento facilitador da melhoria da qualidade de vida de cada pessoa, indo ao encontro das suas necessidades individuais, tem na interdisciplinaridade uma das suas grandes valias, possibilitando uma abordagem global a cada pessoa através do acompanhamento personalizado e rigoroso de um conjunto de profissionais de diferentes especialidades, que procuram diariamente oferecer uma resposta única, personalizada e de excelência, sendo um elemento facilitador para a melhoria da qualidade de vida de cada pessoa.

Consciente desta mais-valia para os seus atletas e após abordagem efectuada por Jorge Abrantes, responsável pela Secção de Ar Livre e Aventura, na qual foram estabelecidas as especificidades necessárias dos atletas, que irão beneficiar deste protocolo, a Direcção Geral, formalizou esta parceria com a participação de André Viegas, Administrador da Fisio André Viegas e Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral, daquela Associação.

Para além de proporcionar estas vantagens à Sociedade Columbófila, esta parceria vai permitir também, que a Clínica Fisio André Viegas, venha no futuro a beneficiar da presença gratuita na zona comercial de cada evento que a Secção de Ar Livre e Aventura, venha a promover, a exposição de meios publicitários próprios, inserção do logotipo no painel de Pódio e no vestuário da equipa, proporcionando desta forma, o maior retorno possível para a promoção das sua marca.


Vem aí um novo cartão do cidadão

Anúncio foi feito no sábado
Mário Campolargo, Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios, fez saber que haverá um "novo cartão do cidadão com um novo desenho e mais segurança" a partir de meados de 2023. Entretanto, a substituição "será gradual", acontecendo à medida que os cartões atualmente em uso, forem caducando.
O novo cartão terá uma tecnologia "contactless", não existindo a necessidade de existir um leitor de cartões.

Papa Francisco alerta para a “maldição” que seria uma Igreja “de coração estreito”

O Sumo Pontífice apelou à unidade da Igreja e para que esta se possa "abrir ao povo".
O Papa Francisco alertou este domingo para a "maldição" que seria uma Igreja "de coração estreito" fechada ao povo e apelou à unidade, na sua homilia na Missa do IV Dia da Palavra de Deus na Basílica de São Pedro.
"Se a salvação está destinada a todos, mesmo aos mais distantes e perdidos, então a proclamação da Palavra deve ser a principal urgência da comunidade eclesial. Que não nos aconteça professar a fé num Deus de grande coração e ser uma Igreja de coração estreito. Isto seria, permitam-me dizer, uma maldição", advertiu Francisco.
O pontífice argentino defendeu que a Palavra de Deus "não está apenas destinada aos justos, mas a todos" e apelou para a sua Igreja "se abrir ao povo".
Ele quer alcançar aqueles que estão longe, curar os doentes, salvar os pecadores, reunir as ovelhas perdidas e levantar aqueles cujos corações estão cansados e sobrecarregados (...) Não esqueçamos isto, a misericórdia de Deus é para todos", vincou.
O Papa Francisco também enviou uma mensagem de unidade numa altura em que as tensões no Vaticano se tornaram mais evidentes, especialmente após a morte do papa emérito Bento XVI, numa referência à ala mais conservadora.
Alvo frequente de críticas desta ala, o Papa argumentou na sua homília que o Concílio Vaticano II mostrou um caminho a seguir: "Todos nós, incluindo os pastores da Igreja, estamos sob a autoridade da Palavra de Deus".
Não sob os nossos próprios gostos, tendências e preferências, mas sob a única Palavra de Deus que nos molda, nos converte e nos pede para estarmos unidos na única Igreja de Cristo", avisou Francisco.

SIC Notícias
Imagem: RTP

Los Angeles. Homem armado com metralhadora faz 10 mortos e 10 feridos

O atacante continua em fuga.
A polícia respondeu a um ataque com arma de fogo no sábado à noite em Monterey Park, na Califórnia. Segundo o jornal Los Angeles Times, dez pessoas ficaram feridas e há a registar dez mortos.
Os tiros foram disparados por volta das 22h00 (6h00 em Lisboa) perto de um local onde decorriam as celebrações do Ano Novo Chinês e por onde milhares de pessoas tinham passado durante o dia.
O suspeito, que tinha vários cartuchos de munições, continua em fuga.
O dono de um restaurante avançou que duas pessoas procuram abrigo no seu estabelecimento e disseram-lhe para fechar a porta. Segundo as testemunhas, um homem com uma metralhadora estava a disparar. O ataque terá começado num estúdio de dança situada na Garvey Avenue.
A cidade de Monterey Park, localizada a cerca de 16 quilómetros do centro de Los Angeles, tem perto de 60 mil habitantes e uma grande população asiática.
Ao início da manhã, dezenas de pessoas assistiam ao festival, que é um dos maiores eventos de Ano Novo Lunar no sul da Califórnia.

RR/Agências

Brooke Shields revela violação em início de carreira num documentário apresentado em Sundance

Brooke Shields revelou que foi violada quando era uma jovem atriz de Hollywood no novo documentário "Pretty Baby: Brooke Shields", que estreou na sexta-feira no Festival de Cinema de Sundance.
A ex-supermodelo não revelou a identidade do seu agressor, mas disse que se encontrou com o homem — que já conhecia — logo depois se sair da faculdade, acreditando ser uma reunião de trabalho para discutir a sua participação num novo filme.
O homem levou-a para o seu hotel alegando que chamaria um táxi para ela a partir do seu quarto. Ao invés disso, foi para a casa de banho antes de voltar nu e agredi-la, contou Shields.
"Não lutei. Fiquei totalmente paralisada. Achei que o meu único 'não' deveria ter sido suficiente. E pensei 'fica viva e vai embora'" lembra no documentário.
Após o incidente, Shields lembra-se de ter ligado para o seu amigo e chefe de segurança Gavin de Becker. "Isso é violação", disse ele, ao que ela respondeu: "Não estou disposta a acreditar nisso".
Shields nunca tinha falado publicamente sobre o incidente até agora.
Fazendo eco ao movimento MeToo, a revelação é um dos vários momentos chocantes do filme, que estreará na plataforma de streaming Hulu em duas partes.
A primeira parte examina a intensa sexualização que Shields experimentou quando criança, incluindo uma provocante sessão de fotografias nua aos 10 anos, e a sua aparição como prostituta infantil no filme "Pretty Baby", aos 11.
O documentário mostra uma jovem Shields a ser submetida a perguntas obscenas de jornalistas muito mais velhos do que ela sobre os seus papéis em filmes como "A Lagoa Azul" e "Um Amor Infinito", além da série de polémicos anúncios de calças de ganga da Calvin Klein em que apareceu.
Após alcançar a fama mundial na adolescência, Shields frequentou a Universidade de Princeton, tendo inicialmente dificuldade em encontrar papéis de atriz novamente após a conclusão do curso, o que a levou a um encontro com o seu suposto violador.
O documentário, que rendeu a Shields aplausos de pé na sua estréia em Sundance, também narra a subsequente obsessão dos media com a sua virgindade, o alcoolismo da sua mãe e o seu primeiro casamento com o astro do ténis Andre Agassi.
Shields, de 57 anos, disse que "sentiu que era o momento certo da vida" para se envolver num documentário desta natureza. "A indústria em que eu estava prepara-te para seres excluída e eu não queria perder-me nisso. Não queria tornar-me nessa vítima", diz.

Madremedia/AFP

Festas de Campo Maior podem só se realizar em 2024 por causa da inflação e dos prejuízos do mau tempo

A inflação e os prejuízos causados pelo mau tempo em Campo Maior (Portalegre), em dezembro passado, são dois fatores que levam o município a sugerir que as tradicionais Festas do Povo sejam realizadas apenas em 2024.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, diz que a sua “sugestão” passa por realizar o evento no próximo ano, por ser “mais seguro financeiramente” para o município e também atendendo ao “ponto de vista” económico do país e do mundo, nesta altura.
Realizadas por vontade popular, as seculares Festas do Povo de Campo Maior foram reconhecidas, em 2021, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Estas tradicionais festas são conhecidas por apresentarem dezenas de ruas, sobretudo no centro histórico, ‘engalanadas’ com milhares de flores de papel, feitas voluntariamente pela população, e realizaram-se, pela última vez, em 2015.
Após o período “mais crítico” da pandemia de covid-19 e da classificação da UNESCO, várias entidades e populares têm lançado o desafio para que a iniciativa possa vir a decorrer este ano, mas, até à data, ainda nenhuma decisão foi tomada nesse sentido.
O autarca explica que o município, que costuma fornecer o material e prestar alguma logística para a realização das festas, teve um ano económico “relativamente bom”, estando preparado para poder, “eventualmente”, ajudar o evento.
Mas, o “percalço” provocado pelos prejuízos causados pelo mau tempo no concelho, no dia 13 de dezembro, com inundações, cheias, danos em habitações, equipamentos municipais e na agricultura, levou a uma “mudança” de prioridades, lembra.
De acordo com Luís Rosinha “há uma mudança de prioridades” também “na mentalidade” do executivo, tendo a questão das Festas do Povo ficado “um tanto ou quanto de parte” daquilo que era a agenda política.
O concelho regista prejuízos provocados pelo mau tempo na ordem dos 3,9 milhões de euros, sem contabilizar os prejuízos causados no setor da agricultura, realça o autarca.
O município aguarda “a regulamentação” dos apoios anunciados pelo Governo, diz Luís Rosinha, acrescentando, contudo, que, “por aquilo que vai sendo as notícias” só espera “vir a ter apoios na ordem dos 60%”.
“Portanto, a câmara municipal, já para começar, tem 40% de gastos que não tinha no mês passado”, explica, esclarecendo, contudo, que não coloca de parte a realização das festas este ano porque “é claramente” uma decisão que não depende única e exclusivamente do executivo municipal, mas sim da vontade do povo.
Em declarações à Lusa, o presidente da autarquia alerta ainda para os problemas causados pela inflação, nos últimos tempos, sublinhando que o preço do papel para a elaboração das flores está “claramente num valor muito superior”, bem como o custo de outros materiais necessários para realizar o evento.
“Em vez de estarmos a falar, se calhar, num evento que, nos outros anos, custa em torno dos 1,2 a 1,3 milhões de euros, neste momento, podemos estar a falar em muito mais”, alerta.

Madremedia/Lusa

Deputada propõe monumento em Paris para assinalar chegada dos imigrantes portugueses

Nathalie Oliveira, a primeira eleita para o parlamento português nascida em França, reuniu-se com Laurence Patrice, vereadora pela Conservação da Memória de Paris, e propôs a criação de um monumento que assinale a passagem dos portugueses na Gare de Austerlitz.
A deputada socialista Nathalie Oliveira propôs à Câmara de Paris a instalação de um monumento de homenagem aos milhares de portugueses que chegaram à Gare de Austerlitz, a tempo das comemorações dos 50 anos da revolução do 25 de Abril.
"Eu já tinha passado muitas vezes pela Gare de Austerlitz e perturbava-me o facto de não encontrar nada que aludisse à passagem de tantos imigrantes, milhares de portugueses, nesta estação. No final de agosto, voltei a passar por lá e senti uma presença muito forte dos nossos. Andei a procurar outra vez e nada, liguei ao historiador Vítor Pereira que me confirmou que não havia nada e eu disse: 'Não pode ser assim'", disse a deputada, em declarações à agência Lusa.
Assim, esta semana, Nathalie Oliveira, a primeira eleita para o parlamento português nascida em França, reuniu-se com Laurence Patrice, vereadora pela Conservação da Memória de Paris, e propôs a criação de um monumento que assinale a passagem dos portugueses na Gare de Austerlitz.
"Tive algum receio que a ideia não tivesse muita atenção, mas não, a vereadora mostrou-se muito entusiasmada", declarou a deputada socialista.
Nos anos 1960 e 1970, muitos portugueses, vindos a salto, chegavam à fronteira entre Espanha e França, mais precisamente à cidade francesa de Hendaia, fazendo depois o resto do caminho para Paris em comboio e chegando à emblemática Gare de Austerlitz. Muitos instalavam-se nos 13.º e 14.º bairros, mais próximos desta estação, onde na altura havia muitas fábricas, enquanto outros partiam para a periferia da capital.
Chegavam tantos portugueses a Paris através desta estação, que desde 1966 o comité Lyautey, especializado no atendimento a migrantes, tinha uma faixa em português para o acolhimento de quem chegava, e na década seguinte, o consulado português instalou mesmo um posto de atendimento dos seus serviços sociais na gare.
"A questão é de saber qual é a forma que vai tomar, muitas vezes encomenda-se uma obra a um artista e eu pensei no poema do Manuel Alegre, que acompanhou a minha vida, já que o meu pai fez a viagem a salto, e sugeri essa opção. Ainda estamos numa fase inicial de reflexão, partilha e de verificação para saber onde se vai instalar a homenagem", explicou Nathalie Oliveira.
O poema que a deputada sugeriu é "Portugal em Paris", no qual o poeta português descreve como viu a sua "pátria derramada na Gare de Austerlitz" nas ruas de Paris, aludindo à imigração portuguesa em França.
O projeto deve passar agora por uma fase de aprovação pelos eleitos de Paris, com Nathalie Oliveira a construir a proposta em parceria com os historiadores Vítor Pereira, investigador principal no Instituto de História Contemporânea da FCSH e um dos maiores especialistas na história da emigração portuguesa do século XX, e Yves Leonard, historiador francês especialista na História de Portugal que publicou recentemente o livro "Histoire de la nation portugaise" (edições Tallandier).
Para Nathalie Oliveira, a inauguração deve acontecer em 2024, integrando as comemorações oficiais dos 50 anos do 25 de Abril, já que muitas pessoas que chegaram a França vinham exiladas, forçadas a abandonar o seu país pelo regime de Salazar.
"Entramos agora nesta sequência da celebração dos 50 anos da democracia portuguesa e eu achei que era uma altura certíssima para fazer a ligação entre quem nasceu e cresceu sem esperança, liberdade, no silêncio e sem outra opção senão sair do país e vir para França", explicou.
Para a inauguração, a deputada pensa já em refazer o trajeto dos portugueses que chegaram há 50 ou 60 anos, não só com emigrantes, mas também com altas figuras do Estado português de modo a prestar homenagem à comunidade portuguesa em França.
"Era bom que tanto as pessoas que fizeram há 50 ou 60 anos e altas figuras políticas portugueses fizessem juntas uma viagem simbólica entre Hendaia e a Gare de Austerlitz, em Paris, mesmo que hoje em dia este já não seja um trajeto em uso. Eu acho isto imprescindível. Era injusto e triste não ter assinalado estas chegadas até agora", concluiu.

TSF

Hospital de Cantanhede reconhecido a nível internacional

O Hospital Arcebispo João Crisóstomo, em Cantanhede, integra a partir de agora a lista internacional de participantes em Sistemas de Saúde Amigos do Idoso, intitulada "Age friendly healthsystem".
O Hospital de Cantanhede foi desta forma reconhecido, a nível internacional, por práticas de saúde amigas do Idoso.
O HAJC foi avaliado por um consórcio de entidades ligadas ao setor social e da saúde, tornando-se “a primeira instituição portuguesa a constar desta lista de organizações reconhecidas por promover o respeito pelos direitos da pessoa mais velha”, afirmou o HAJC, numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.
A Age-Friendly Health Systems é uma iniciativa da Fundação John A. Hartford e do Institute for Healthcare Improvement, em parceria com a American Hospital Association (AHA) e a Catholic Health Association of the United States, Age friendly healthsystem.
O objetivo é o de adequar a “resposta às necessidades específicas” dos cidadãos e desenvolver “práticas para Sistemas de Saúde Amigos do Idoso”.
A metodologia deste sistema parte de uma abordagem geriátrica multidimensional, baseada em quatro elementos, os 4M, sendo eles a “Motivação”, ajustando os cuidados prestados ao resultado esperado por cada doente, assim como a “Medicação”, adequando a medicação ao doente e ao seu estado.
Outro dos elementos é “Estado Mental”, ou seja, prevenir, identificar e tratar a demência, depressão e estados confusionais, bem como a “Mobilidade”, incentivando a mobilidade e a funcionalidade no idoso.
Para a presidente do conselho diretivo, Diana Vilela Breda, este reconhecimento é “um grande orgulho”, que se junta a “outros nacionais e internacionais”.
“Ser o primeiro hospital em Portugal e o segundo da Europa a participar neste modelo de boas práticas de prestação de cuidados a pessoas mais velhas, sustentado na metodologia 4M, é um justo reconhecimento do trabalho que os nossos profissionais desenvolvem”, frisou.
O HAJC deu ainda nota de que, segundo o Plano Nacional de Saúde 2021-2030, nas últimas duas décadas a esperança de vida à nascença aumentou 4,5 anos, sendo de 81,1 anos (2018-20).
Estudos recentes apontam para que a população com mais de 65 anos quase duplique nos próximos 30 anos.
No que respeita ao índice de envelhecimento, do concelho de Cantanhede foi, em 2021, de 270, valor mais elevado do que a média nacional que se cifra em 183, acrescenta a mesma nota.
Também a percentagem de idosos em Cantanhede é mais elevada, já que 30,4% da população é idosa, sendo que o total da população portuguesa idosa é de 23,5%.

Madremedia/Lusa

Prepare os agasalhos. Tempo frio para Portugal com mínimas entre 5º e -6º Celsius na próxima semana

 
As temperaturas vão descer em Portugal a partir de segunda-feira, com mínimas entre os 5º e -6º, mantendo-se tempo frio até ao final da semana, informou hoje o IPMA.
Em comunicado, o IPMA refere que o tempo frio é causado por um anticiclone localizado no norte da Europa, que se estende, “em crista até ao Atlântico” e “transportará uma massa de ar frio continental para a Península Ibérica”.
Esta “descida acentuada dos valores de temperatura até segunda-feira, dia 23”, deve manter-se “sem alterações significativas até ao final da semana” e não há previsão de chuva, ainda segundo o instituto meteorológico.
Na segunda-feira, de acordo com o IPMA, a “temperatura mínima deverá variar aproximadamente entre 0º e 5° C, sendo inferior no interior Norte e Centro, onde irá baixar até valores entre 0 e -6° C”, prevendo-se igualmente a formação de geada.
A temperatura máxima também vai descer, “prevendo-se na generalidade do território valores entre 10º e 15°C e, no interior Norte e Centro, valores entre 5º e 10° C”.

Madremedia

Amílcar Cabral: Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril organiza exposição sobre líder independentista

Iniciativa assinala os 50 anos da morte do fundador do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC), e estará patente no Palácio Baldaya, em Benfica, entre 17 de março e 25 de junho de 2023. Em 2024, evocando os 100 anos do nascimento de Cabral, será exibida em Cabo Verde
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril está a desenvolver uma exposição dedicada a Amílcar Cabral, fundador do Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC). Esta iniciativa assinala os cinquenta anos da morte do líder independentista, ocorrida em Conacri em 20 de janeiro de 1973, e será exibida no Palácio Baldaya, em Benfica, entre 17 de março e 25 junho de 2023.
“As lutas de libertação desenvolvidas em África contra o então Império Português foram determinantes para a queda da ditadura do Estado Novo. Amílcar Cabral é uma figura essencial nesse contexto, pelo papel de liderança que desempenhou então, mas também pelo seu legado, que perdura até aos dias de hoje, e que vem conquistando uma dimensão internacional muito significativa”, afirma Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva.

50 anos, 50 peças
“A exposição desenvolve-se ao longo de uma sequência de 50 peças, que pretendem dar a conhecer a vida de Amílcar Cabral e as relações que fizeram das lutas contra o colonialismo uma experiência comum a inúmeras pessoas e
instituições que se corresponderam e solidarizaram com ele e com o anticolonialismo africano, de Cuba à Europa de Leste, passando pela Escandinávia”, explica José Neves, comissário científico da iniciativa, em conjunto com Leonor Pires Martins.
As 50 peças selecionadas incluem documentos escritos e visuais, assim como objetos artísticos e outros que trabalham com diferentes vestígios da vida de Cabral ou a ela associados.
“Será possível ver, por exemplo, correspondência trocada entre Amílcar Cabral e jornalistas franceses e britânicos; documentação relativa aos apoios internacionais recebidos da União Soviética, Suécia e Cuba; imagens em vídeo,
pouco conhecidas, da participação de Cabral na Conferência Tricontinental, em Havana, em 1966, e das zonas libertadas da Guiné; retratos feitos por artistas plásticos nacionais e internacionais; e ouvir a presença deste independentista e das lutas anticoloniais na música – desde a world music até ao rap”, acrescenta o historiador.
A partir da exposição, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril vai promover iniciativas diversificadas – mesas redondas, concertos, visitas guiadas, um ciclo de cinema, uma feira do livro, etc. –, incidindo sobre temas como colonialismo, luta anticolonial e descolonização.
Em 2024, evocando os 100 anos do nascimento de Amílcar Cabral, esta exposição estará patente em Cabo Verde.
A iniciativa tem curadoria científica de José Neves e Leonor Pires Martins; consultoria de Alfredo Caldeira; Arquitetura de Ricardo Santos e Miguel Fevereiro; e Grafismo de Vera Tavares. Conta, enquanto parceiros, com a Junta de Freguesia de Benfica, a Fundação Amílcar Cabral, o Laboratório Associado IN2PAST, a Associação TCHIWEKA de Documentação, e a Fundação Mário Soares e Maria Barroso.