quinta-feira, 26 de agosto de 2021

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: pelo menos 4 soldados americanos mortos em ataques do ISIS ao aeroporto de Cabul

Vários soldados dos EUA foram mortos e outros feridos quando duas explosões sacudiram a área fora do Aeroporto Internacional Hamid Karzai em Cabul em rápida sucessão na quinta-feira, onde os aliados dos EUA e da Otan evacuaram milhares de pessoas da cidade, confirmou o Pentágono.

“Podemos confirmar que vários militares dos EUA foram mortos no complexo ataque de hoje no aeroporto de Cabul. Vários estão sendo tratados por ferimentos ”, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, em um comunicado, acrescentando que“ vários afegãos ”também foram mortos no ataque.

A explosão ocorreu em Abbey Gate, onde o pessoal dos EUA até recentemente recebia cidadãos americanos para embarcar em voos de evacuação, e no Baron Hotel, a cerca de 300 metros do local da primeira detonação, Kirby confirmou no início do dia. As tropas britânicas usaram o hotel como base para evacuar o pessoal do Reino Unido.

Oficiais dos EUA disseram ao POLITICO que pelo menos quatro fuzileiros navais foram mortos nas explosões. Kirby não confirmou o número exato. Os voos de evacuação do aeroporto ainda estão em execução, disse um oficial da defesa ao POLITICO.

Leia mais aqui

Fonte: POLÍTICO

Imagem: O Globo

Assembleia Municipal de Anadia reúne pela última vez neste mandato


A Assembleia Municipal de Anadia vai reunir pela última vez no presente mandato autárquico. A sessão ordinária está agendada para o próximo dia 2 de setembro, pelas 14h30, no Salão Nobre dos Paços do Município. À semelhança de sessões anteriores, a mesma será transmitida pelos canais digitais do Município.

No que respeita à Ordem de Trabalhos, de entre os vários assuntos, o plenário irá proceder à discussão e votação das propostas da Câmara Municipal de Reconhecimento do Interesse Público Estratégico do Projeto de Alteração e Ampliação da Clínica Ibervita; e de Projeto Final de Regulamento Geral de Gestão, Funcionamento e Utilização das Instalações Desportivas do Município de Anadia.

Os deputados municipais irão ainda pronunciar-se sobre a proposta da Câmara Municipal de 2ª Alteração Orçamental Modificativa/Revisão ao Orçamento Municipal e às Grandes Opções do Plano do Município de Anadia para os anos 2021/2025, assim como do pedido de autorização da Câmara Municipal para contratação de empréstimo para o financiamento da aquisição de duas viaturas ligeiras de passageiros eléctricas.

No final da ordem de trabalhos, haverá ainda um período reservado à intervenção do público.

Homem infetado fura quarentena para ir ao casamento do irmão em Amares

Um homem com covid-19 que estava obrigado pelas autoridades de saúde a cumprir quarentena foi detetado no domingo a participar no casamento do irmão em Amares, distrito de Braga, disse hoje fonte da GNR à Lusa.

Segundo a fonte, o caso já foi participado ao Ministério Público, incorrendo o suspeito nos crimes de desobediência e de propagação de doença contagiosa.

A GNR recebeu uma denúncia dando conta da situação e dirigiu-se ao local, uma quinta em Prozelo, mas o suspeito, ao aperceber-se da presença dos militares, pôs-se em fuga por entre os vinhedos da quinta e não foi intercetado.

No entanto, a GNR garante que já tem a identificação do suspeito e que já participou o caso ao Ministério Público.

"O caso vai agora baixar a inquérito", acrescentou a fonte, que não soube especificar o número de pessoas que participava no casamento.

Portugal regista hoje 15 mortes atribuídas à covid-19, 2.552 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, uma redução nos internamentos em enfermaria e um aumento nas unidades de cuidados intensivos, segundo dados oficiais.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) estão hoje internadas 670 pessoas com covid-19, menos 18 em relação a quarta-feira, 150 das quais em cuidados intensivos, mais seis.

A área de Lisboa e Vale do Tejo, com 819 novos casos e a região Norte, com 899, têm 67,3% do total das novas infeções verificadas nas últimas 24 horas.

As mortes ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo (7), na região Norte (3), na região Centro (3) e no Algarve (2).

Relativamente às idades das vítimas, 10 tinham mais de 80 anos, dois entre os 70 e os 79, um entre os 60 e os 69 e dois entre os 50 e os 59 anos.

Lusa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS: Explosão abala o aeroporto de Cabul enquanto os EUA tentam evacuar milhares de pessoas

Uma grande explosão sacudiu a área fora do Aeroporto Internacional Hamid Karzai em Cabul nesta manhã, onde os Estados Unidos e aliados da OTAN ainda estão evacuando milhares de pessoas da cidade, confirmou o porta-voz do Pentágono, John Kirby.

“Podemos confirmar uma explosão fora do aeroporto de Cabul”, ele tuitou. “As baixas não são claras neste momento. Forneceremos detalhes adicionais quando pudermos. ”

A notícia chega poucas horas depois de oficiais de defesa começarem a alertar sobre o aumento da ameaça terrorista do braço do Estado Islâmico no Afeganistão. Oficiais de defesa informaram os legisladores na terça-feira sobre a nova ameaça que visa os portões do aeroporto e aeronaves comerciais militares que evacuam pessoas de Cabul, informou o POLITICO pela primeira vez.

Leia mais: https://www.politico.com/news/ 2021/08/26 / burst-rocks- kabul-airport-as-us -try-to-evacuate-milhares-506937

Fonte: POLÍTICO


EM ALCANTARILHA » RUA 25 DE ABRIL COM INTERRUPÇÃO DE TRÂNSITO NO DIA 27 DE AGOSTO


O Município de Silves informa que a circulação de trânsito na Rua 25 de Abril, em Alcantarilha, estará interrompida no dia 27 de agosto, entre as 08h00 e as 12h00, devido à necessidade de execução de trabalhos de betonagem de pavimento.

Em face do exposto, a alternativa de circulação de trânsito passa pela Rua dos Bombeiros Voluntários.

A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Em reunião pública de 25 de Agosto de 2021: Câmara de Évora aprova criação de Equipa de Intervenção Permanente de Bombeiros no Concelho

A Câmara Municipal de Évora aprovou por unanimidade um protocolo que regula as condições de contratação e regras de funcionamento de uma Equipa de Intervenção Permanente (EPI) para o Concelho de Évora. 
Este protocolo será estabelecido entre o Município de Évora, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e a Associação Humanitária dos Bombeiros de Évora. O Município de Évora, no âmbito do seu objectivo de "Reforçar a Proteção Civil", sublinha que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Évora desempenha um papel essencial e determinante no sistema de proteção civil concelhio e regional pelo que é fundamental aumentar a sua capacidade operacional e eficácia de resposta. Deste modo, o Município considera que a criação desta EIP, só possível pela recuperação das Contas Municipais, é um passo importante no caminho em curso para que sejam asseguradas as condições de estabilidade necessárias à associação. 

Mereceu também aprovação unânime o início formal do processo de elaboração do Plano de Pormenor de Salvaguarda do Centro Histórico de Évora, tendo sido definido o prazo de 24 meses para a sua conclusão (sendo suspenso apenas durante o prazo de apreciação pelas entidades). 

Foram também definidos o prazo de participação pública e os termos de referência de elaboração do Plano e de não sujeição a Plano de Avaliação Ambiental Estratégica e elaborada uma proposta para futuro protocolo de colaboração a estabelecer entre o Município de Évora, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e a DireçãoGeral do Património Cultural. 

Este trabalho de preparação feito pelos técnicos - que não é visível, mas é vasto e de uma significativa complexidade - foi reconhecido por todo o Executivo Municipal, estando agora reunidas as condições para o avanço do referido Plano. Este instrumento é essencial para a salvaguarda do património histórico, arqueológico, arquitectónico e urbanístico do Centro Histórico, promovendo sua a requalificação, a reabilitação e a conservação. 

O Projecto de Acessibilidades da Escola EB1 do Bairro da Câmara mereceu também aprovação unânime. Contempla intervenções no espaço de recreio, tendo como base os seguintes aspectos: criar condições para as pessoas com mobilidade reduzida (construção de rampas); segurança (eliminação de degraus do espaço escolar); conforto (construção de bancos) e melhoria do ensombramento do recreio (plantação de árvores). A estimativa orçamental é de 38,058,78 euros (acrescidos de IVA à taxa em vigor). 

No que concerne, à pandemia de Covid19, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, fez o habitual ponto de situação, tendo informado que se regista novamente uma considerável actividade do vírus, apesar de não apresentar a gravidade de outras ocasiões. Deve-se nomeadamente a ajuntamentos, mas registam-se também casos em seio familiar. Informou que a Autoridade de Saúde Pública não divulga os dados dos recuperados desde o dia 17 de Agosto pelo que é impossível saber com exactidão o número destes, o que não ajuda à concreta avaliação da situação real. 

Tem-se registado uma adesão significativa concelhia às vacinas e o Vice-Almirante (responsável pela sua coordenação) apontou a possibilidade de, no mês de Setembro, se desactivar o Centro de Vacinação, passando este trabalho a ser feito nos Centros de Saúde. Apesar desta previsão, o autarca sublinha que torna-se necessário que a população continue alerta, a ter os devidos cuidados, cumprindo as regras sanitárias em vigor. 

Foi aprovada por unanimidade a atribuição de apoio logístico e isenção de pagamento de taxa de ocupação de espaço público para realização da Feira Medieval de 2021, em Évora, promovida pela Associação Velha Lamparina. Prevê-se a realização deste evento de 21 a 24 de Outubro, na Horta das Laranjeiras, se as condições sanitárias nessa ocasião assim o permitirem. 

A Câmara Municipal de Évora felicitou ainda o atleta Francisco Laranjeira (e o seu treinador João Ferrão), do Grupo Desportivo Diana, convocado para o Campeonato do Mundo de Atletismo para Surdos(Polónia), a realizar no final deste mês. O atleta fez mínimos de participação para os 10000m e 5000m e é nesta última distância que participa.

Mais de 160 jovens basquetebolistas federados treinaram em Proença-a-Nova

Durante os meses de julho e agosto, Proença-a-Nova acolheu mais de 160 jovens basquetebolistas federados, com idades entre os 11 e os 17 anos, em vários campos de férias, numa parceria entre o Município e a ABA – Associação de Basquetebol Albicastrense. Nesta quinta-feira, 26 de agosto, os 56 atletas do último Campus Internacional de Basquetebol – 39 dos quais provenientes de Espanha – e a equipa técnica foram recebidos pelo executivo municipal, tendo sido entregue uma lembrança a agradecer o apoio à realização desta atividade. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, atribuiu uma missão especial a todos os jovens: “que esta seja uma experiência que voltem a repetir nos próximos anos e aqueles que não conheciam Proença-a-Nova têm o compromisso a partir de agora, além de bons desportistas e bons basquetebolistas, de serem embaixadores destes territórios”, referiu.

Marco Galego, um dos treinadores e diretores do Campus Internacional, realça que também faz parte desta iniciativa a promoção do concelho. “Além de lhes darmos o basquetebol, tentamos deixar um pouco das raízes das zonas onde estamos, para que eles depois possam voltar com os pais de férias”, afirmou. Em todos os campos houve sempre uma visita a uma das praias fluviais do concelho, sendo que esta semana deslocaram-se ao Malhadal, com utilização do Fluvifun – Parque Aquático. Tendo em conta a pandemia, as saídas são reduzidas ao indispensável, havendo ainda outros impactos, por exemplo ao nível do número máximo de participantes que costumava ser de 130. “Em Proença-a-Nova encontrámos o que não tínhamos nos sítios onde temos feito este campus até agora: conseguimos ter quartos individuais para os miúdos, até para desta forma deixarmos os pais mais tranquilos”, explica Marco Galego.

O treinador e selecionador nacional BCR (Basquetebol em Cadeira de Rodas) adianta ainda que os atletas, todos federados, são originários de vários pontos do país e de Espanha, criando-se laços de amizade “que eles levam para a vida” e misturando-se várias culturas basquetebolísticas. “Se tudo correr bem no próximo ano estaremos cá”, garante, esperando que seja já em contexto sem pandemia.

Jogador do Manchester City detido e acusado de violação

Benjamin Mendy foi suspenso pelo clube enquanto decorrem as investigações.

O jogador do Manchester City, Benjamin Mendy, foi detido e está acusado de quatro crimes de violação e um de agressão sexual, avança a imprensa britânica.

O clube confirma, em comunicado, que, "após ser acusado hoje pela polícia, Benjamin Mendy foi suspenso enquanto se aguarda uma investigação".

"O assunto está sujeito a um processo legal e, portanto, o clube não pode fazer mais comentários até que o processo seja concluído", sublinha o Manchester City num curto comunicado de dois parágrafos.

O internacional francês Benjamin Mendy, de 27 anos, deverá ser levado perante a um juiz na sexta-feira para conhecer as medidas de coação.

RR

Imagem: Manchester City

Testemunhas relatam mortos e feridos em explosão junto ao aeroporto de Cabul

A explosão junto do aeroporto de Cabul matou e feriu vários afegãos, segundo testemunhas que se encontravam junto de um dos principais portões onde se aglomeram milhares de pessoas.

Autoridades norte-americanas citadas por vários meios de comunicação social dos EUA indicam que se tratou de um atentado suicida e diversas testemunhas falam em vítimas mortais e diversos feridos entre a população afegã, não sendo ainda possível confirmar se soldados norte-americanos também foram atingidos.

O ataque ocorreu junto a um dos portões do aeroporto de Cabul, onde se aglomeram milhares de afegãos, que procuram fugir do seu país antes do final da ponte aérea para a evacuação do Afeganistão.

O Presidente dos EUA, Joe Biden, já foi informado sobre a explosão, segundo uma fonte da Casa Branca.

Em Moscovo, o Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou ter-se tratado de um atentado suicida que terá provocado a morte de pelo menos duas pessoas e 15 feridos, sem indicar as suas nacionalidades.

E em Ancara, o Ministério da Defesa da Turquia disse terem sido registadas duas explosões nas imediações do aeroporto.

Duas explosões ocorreram fora do aeroporto de Cabul. As nossas unidades não sofreram perdas nem danos", assinalou o ministério turco na rede social Twitter.

Lusa

Imagem: SAPO

São João no Porto desmonta segunda-feira hospital de campanha do INEM

O Centro Hospitalar de São João, no Porto, vai desmontar na segunda-feira o Hospital de Campanha do INEM, instalado a 7 de março de 2020 e que deu resposta ao serviço de urgência durante os últimos 18 meses.

Em comunicado, aquela unidade hospitalar refere hoje que um ano e meio após os primeiros infetados com covid-19 terem dado entrada no hospital, a estrutura do INEM vai ser desmontada.

A infraestrutura, composta por tendas amarelas, foi instalada a 07 de março de 2020 e constituiu "uma resposta fundamental" do Serviço de Urgência durante os últimos 18 meses.

"Centenas de profissionais e milhares de doentes foram atendidos nesta estrutura, tendo constituído um modelo inovador e eficaz de triagem e primeira resposta, que rapidamente se generalizou no país", salienta o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ).

Para o hospital, a desmontagem desta infraestrutura "representa um sinal positivo e de esperança para a situação pandémica na região e no país".

O processo de desinstalação do Hospital de Campanha do INEM está previsto para a próxima segunda-feira, dia 30 de agosto, pelas 11:00 tem prevista a presença do presidente do Conselho de Admnistração do CHUSJ, Fernando Araújo, e do presidente do Conselho Diretivo do INEM, Luís Meira.

A covid-19 provocou pelo menos 4.461.431 mortes em todo o mundo, entre mais de 213,79 milhões de infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.674 pessoas e foram contabilizados 1.025.869 casos de infeção confirmados, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil ou Peru.

Lusa

Imagem: Visão-Sapo

Guerra e Paz editores na Feira do Livro de Lisboa: Ler livros em noites de Lua Cheia

 Fernando Pessoa apontou uma falha ao professor Salazar: disse que ele não tinha cultura literária e que isso o transformava num «cadáver emotivo». É essa a transcendência dos livros: romances, poemas, contos transbordam de emoção e dão-nos inteligência afectiva, fazendo-nos crescer em sensibilidade e humanidade.

Eis o que a Feira do Livro de Lisboa pretende ser, uma festa emotiva, plena de dramas e epopeias, de comédia também, porque nada há de mais humano do que o riso. E a Guerra e Paz editores é parte dessa festa. Nos pavilhões A 50, 52 e 54 oferecemos aos nossos leitores cerca de 50 clássicos, do humor de Dom Casmurro, de Machado de Assis, à anti-epopeia que é a Moby Dick, de Herman Melville. Venha ler connosco Conrad, Eça, Camilo, Oscar Wilde, Flaubert ou Jane Austen.

 

Oferecemos-lhe também as nossas colecções às cores, os Livros Brancos, com a Carta do Achamento do Brasil, os Livros Negros, com O Solilóquio do Rei Leopoldo, de Mark Twain, os Livros Amarelos, colecção que junta autores, e os Livros Vermelhos, com uma novidade nesta Feira, o livro De Raça, de Rachel Khan, autora francesa, filha de um negro e de uma branca: vítima das armadilhas activistas, a autora pergunta de que raça é, jurando que «somos todos crioulos».


Que Salazar é o Salazar de Fernando Pessoa é outra das nossas novidades, o livro em que Pessoa acompanha, de 1926 a 1935, cada passo de Salazar, escrevendo sobre ele e sobre cada um dos seus actos políticos. São textos de uma inteligência política e psicológica admiráveis.

Os Números da Guerra de África, do tenente-coronel Pedro Marquês de Sousa, é um manancial de informação que vem preencher uma lacuna: pela primeira vez estão reunidos todos os números dos três ramos das Forças Armadas, nas três frentes, Guiné, Angola e Moçambique. Um livro de referência para o futuro.


Atlas Histórico do Médio Oriente é outra novidade nesta Feira. O caos e crise a que assistimos no Afeganistão só veio reforçar a necessidade de visitarmos a História e reconhecermos as raízes profundas dos conflitos desse centro nevrálgico da tensão mundial. Indispensável.


Desaparecida, romance do estreante Ricardo Lemos, vencedor do Prémio Nacional de Literatura do Lions de Portugal, vai ser apresentado na Feira. Desparecida é também o nome de uma aldeia, ou talvez seja, mais do que uma aldeia, talvez seja um Portugal imaginário, que descobrimos pela força das narrativas, lendas e sonhos. Um primeiro grande romance.

Outra revelação romanesca é O Sonho de Amadeo, do romancista brasileiro estreante Leonardo Costa de Oliveira. Venceu o Prémio Literário da UCCLA-CM Lisboa, história de um homem que acorda sobressaltado depois de ter sonhado que foi assassinado com um tiro no peito. Mas quem, se é que alguém, o assassinou?


E o nosso livro do ano, nesta Feira, é Entre a Lua, o Caos, o Silêncio, a Flor, a mais completa antologia da poesia angolana já feita: livre, abrangente, da poesia oral das línguas angolanas aos poetas contemporâneos. Um monumento de 700 páginas oferecido às gerações futuras.


Da nossa colecção de poesia, a Roupão Azul, de Ana Paula Jardim, vencedor do Prémio de Poesia Glória de Sant’Ana, junta-se o Livro da Perfeita Alegria, terceiro livro de Eugénia de Vasconcellos na Guerra e Paz.


E por fim, viajamos à Lua. Vamos à lua com a cientista francesa Fatoumata Kebe, que esperamos ver em breve na tripulação de uma das viagens da Agência Espacial Europeia. Kebe escreveu A Lua é um Romance um livro apaixonado, em que a ciência nos dá a conhecer todos os segredos e faces escondidas da Lua, revisitando todos os mitos, narrativas e efabulações de séculos sobre a Lua. Um livro sedutor para ler em noites de Lua Cheia.

Exposição fotográfica e audiovisual do sul de Angola na Biblioteca Municipal de Leiria a partir de 11 de setembro

A galeria de arte da Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira (BMALV), em Leiria, acolhe, de 11 a 30 de setembro, a exposição fotográfica e audiovisual da Província do Namibe e, em particular, do Município do Tômbwa, da autoria do fotojornalista Cesário Mário Avelino e do jornalista Valentim Rodrigues.

A inauguração tem lugar no dia 11 de setembro, às 15 horas, com a presença dos dois autores angolanos, residentes em Tômbwa e que virão a Leiria para o efeito.
A génese do projeto está no trabalho artístico do escultor leiriense Fernando Marques, que deixou um importante legado escultórico no Município de Tômbwa e que possui um assinalável acervo escultórico em Leiria, sendo, por esta razão, a “ponte cultural” entre estas duas comunidades.

A exposição, que tem como objetivo divulgar o património material e imaterial daquela região de Angola, com o intuito de contribuir para a aproximação dos dois povos, unidos pela história, língua e cultura, é levada a cabo pela BMALV no âmbito da sua adesão à Rede de Bibliotecas Associadas à Comissão Nacional da UNESCO (ONU), com o intuito de potenciar o diálogo e o encontro intercultural, aproximando as comunidades, na lógica da Cidadania Global.

As visitas, com as limitações decorrentes da pandemia, podem ter lugar de segunda a sexta-feira, das 9:30 às 20:00, e ao sábado das 14:00 às 20:00.

A Província do Namibe e o Município do Tômbwa

Tômbwa é um dos municípios da província do Namibe, sul de Angola.

A província do Namibe estende-se por 57.091 km2 e é constituída pelos municípios de Moçâmedes (capital provincial), Bibala, Camucuio, Virei e Tômbwa.

Em Namibe o deserto encontra-se com o mar, criando paisagens de rara beleza, onde se destacam as pinturas rupestres e a Welwitschia Mirabilis, uma planta adotada como símbolo da província e da resistência no deserto.

A pesca constitui-se como a principal atividade económica, além da extração de sal, pedras ornamentais, agricultura, pecuária e o turismo, sendo Namibe considerada a pérola do turismo de Angola.

Tômbwa é, deste 1975, a denominação do município de Porto Alexandre, formalmente criado em 1895. Na língua dos nativos da zona, Tômbwa serve para designar a Welwistchia Mirabilis.

As vias de comunicação garantem a entrada por via terrestre e o mar faz o município granjear o título de maior centro pesqueiro do país.

Esta é a terra da Weliwitschia Mirabilis, do Parque Nacional do Iona, da lagoa do arco, das colinas e desse deserto enorme que anula a fronteira com a Namíbia, e que é considerado o mais antigo do mundo.


Filipe Albuquerque mantém-se no Mundial de resistência em 2022

O piloto português Filipe Albuquerque anunciou a continuidade no Mundial de resistência automóvel com a equipa United Autosports por mais uma temporada.

Albuquerque vai cumprir em 2022 a sexta época consecutiva com a equipa com a qual somou dois títulos (um europeu e outro mundial), num total de 35 corridas disputadas, 14 vitórias, 21 pódios e 11 'pole-positions'.

"Tem sido uma união de sucesso e a mais longa que tive na minha carreira. Espero poder continuar a contribuir para os bons resultados e para a evolução da equipa. Não há nada melhor do que integrar uma estrutura motivada, focada e ciente dos objetivos a alcançar. Já nos conhecemos muito bem, somos uma verdadeira família", disse o piloto natural de Coimbra, através da sua assessoria de imprensa.

Em 2022, o campeonato do mundo de resistência vai ser composto por seis jornadas, incluindo as 24 Horas de Le Mans, em França, e o regresso as Mil Milhas de Sebring, nos Estados Unidos.

"Ainda estamos focados no final da época 2021 e aquilo que vamos conseguir conquistar, mas é muito bom começar já a preparar 2022. Estaremos todos mais fortes nessa altura", concluiu Filipe Albuquerque, atual campeão mundial da classe LMP2, a segunda mais importante da competição.

Atualmente, Filipe Albuquerque é sexto classificado, com 53 pontos, a 36 do líder, o indonésio Sean Gelael, quando faltam disputar duas das seis jornadas previstas.

Lusa

Imagem: Record

Universidades portuguesas “totalmente disponíveis” para receber estudantes

As universidades portuguesas manifestaram-se hoje "totalmente disponíveis" para acolher novamente jovens estudantes oriundos de zonas de conflito e em situação de emergência humanitária, como é o caso do Afeganistão.

Numa declaração escrita enviada à agência Lusa, o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António de Sousa Pereira, deu conta do empenho das instituições em repetir "o sucesso" de programas como os desenvolvidos pela Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada pelo ex-Presidente Jorge Sampaio.

"Várias universidades estão já proativamente a delinear programas próprios de atribuição de bolsas e apoio à residência para estudantes afegãos, em particular do sexo feminino, como forma de dar o seu contributo ao esforço internacional de auxílio aos deslocados afegãos", escreveu o reitor da Universidade do Porto.

Na Universidade do Porto, por exemplo, a Faculdade de Engenharia já se propôs a atribuir seis bolsas, cada uma com o valor de 9.600 euros anual (800 euros mensais), incluindo os custos de alojamento em residência, indicou o reitor.

"A bolsa seria atribuída até à conclusão do ciclo de estudos, desde que o desempenho académico se mantivesse suficiente (de acordo com critérios idênticos aos definidos no "Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo aos Estudantes do Ensino Superior"), acrescentou.

O ex-Presidente da República Jorge Sampaio anunciou que a Plataforma Global para os Estudantes Sírios, a que preside, está a preparar um reforço do programa de emergência de bolsas de estudo e oportunidades académicas para jovens afegãs.

Num artigo publicado hoje no jornal Público, Jorge Sampaio fez um apelo a todos os parceiros da Plataforma, às entidades oficiais, às instituições do ensino superior, centros de estudos e investigação, bem como empresas, fundações, outras organizações e particulares, para que colaborem mais, disponibilizem apoios, oportunidades académicas e profissionais, estágios e vagas para os jovens afegãs.

Desde que os talibã entraram na capital do Afeganistão, Cabul, para tomar o poder, a meio do mês, milhares de pessoas têm tentado fugir do país.

Lusa
Imagem: TVI24

Bastonário dos Veterinários defende urgência de levantamento de animais abandonados

O bastonário explicou que já foram entregues propostas ao Governo para acabar com o abandono.

O bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Jorge Cid, reafirmou esta quinta-feira a necessidade de ser feito um levantamento nacional dos animais abandonados para acabar com o abandono.

Em entrevista à Lusa, no âmbito do Dia Mundial do Cão que esta quinta-feira se assinala, o bastonário reforçou a necessidade de se identificarem os animais abandonados para serem tomadas medidas e acabar com este flagelo.

"Neste momento, nem a Ordem [dos Médicos Veterinários] nem o Governo sabe quantos animais abandonados existem em Portugal. O que não se consegue medir, não se consegue gerir. Se houver vontade política eu diria que em cinco anos esta problemática é residual", considerou.

O bastonário explicou que já foram entregues propostas ao Governo para acabar com o abandono, mas "não se tem feito nada".

Sendo "o bem-estar animal uma ciência, as medidas [de combate ao abandono] têm de ser implementadas por técnicos e não por curiosos com boa vontade", referiu.

"Até lá tem de se fazer um esforço na melhoria e no aumento dos alojamentos, nas campanhas de adoção, mas se não formos ao cerne da questão [o não abandono], nunca mais isto se resolve. Pode melhorar, mas continua a ser uma brutalidade", acrescentou.

Além de não existirem dados, também não há registo dos canis ilegais, que na opinião do bastonário dos veterinários, apesar de não terem condições para os animais, "resolvem o problema de muita gente, um problema que, por lei, devia ser resolvido pelo Estado".

Quanto à criação do provedor animal, aprovado a 25 de março de 2021, o bastonário diz-se expectante e mostra-se cético: "A figura poderá ter interesse se lhe derem poder, capacidade para resolução de problemas, e se juntar pessoas com capacidade. Se for mais um cargo só para dizer que existe não servirá de nada".

Os dados referentes ao abandono de animais durante o confinamento e as férias de verão de 2021 ainda não são conhecidos e geralmente são obtidos no final do ano, mas o responsável admitiu que "o panorama nacional não tem sido muito animador. Continua a haver muitos animais abandonados, centros de recolha completamente cheios e as adoções não acompanham o ritmo dos abandonos", adiantou.

Questionado sobre as adoções na pandemia, o bastonário sublinhou que foi um "período positivo em dois aspetos: Registaram-se mais adoções e as pessoas, como tinham mais tempo, acompanharam muito mais os animais, nomeadamente os cães".

Contudo, o bastonário teme agora "o reverso da medalha", um novo aumento dos abandonos por parte das pessoas que adotaram animais na pandemia.

Jorge Cid prevê que o número de animais abandonados não esteja "abaixo dos 30 mil", número ao qual se acrescenta as situações não registadas pelos centros de recolha oficiais, as Câmaras Municipais.

Sinalizando o Dia Mundial do Cão, Jorge Cid considerou ser importante lembrar a população que tem de pensar bem no compromisso e responsabilidade que é ter a seu cargo um animal antes de o adotar.

Lusa

Deco Proteste avisa: Maioria dos dispositivos conectados em casa apresenta falhas de segurança

Dez dos 16 dispositivos domésticos testados no âmbito de uma avaliação de risco promovida pela rede europeia de organizações de defesa dos consumidores Euroconsumers têm falhas de seguranças consideradas "muito graves" ou "críticas".

Em comunicado, a Deco Proteste, uma das organizações integrantes da Euroconsumers, destaca que 10 dos 16 dispositivos ligados à internet testados através do projeto "Casa Vulnerável" apresentaram uma vulnerabilidade considerada "muito grave" ou "crítica", num total de 54 falhas de segurança detetadas.

O projeto avaliou a segurança e a confidencialidade de 16 dispositivos inteligentes como campainhas, fechaduras, intercomunicadores para bebés, aspiradores robôs, 'routers', sistemas de alarme, robôs de cozinha, brinquedos sexuais, entre outros,

Segundo os testes, os dispositivos baratos de marcas desconhecidas, frequentemente encontrados em plataformas 'online', como a AliExpress ou a Amazon, apresentaram um risco acrescido de problemas de segurança.

"No entanto, os fabricantes mais conhecidos também não estão isentos de responsabilidades e os seus dispositivos também têm vulnerabilidades", é referido.

A Deco Protesto realça na nota que é preciso melhorar a segurança digital dos equipamentos inteligentes, nomeadamente em termos de encriptação da comunicação, credenciais de segurança ou programação.

"Por exemplo, os 'routers' mais caros, como o TP-Link Archer AX73, são vendidos com passwords por defeito que são relativamente fáceis de piratear, possibilitando que 'hackers' se liguem à rede doméstica dos utilizadores", refere a organização de defesa do consumidor.

A Deco Proteste salienta também que a Smart TV Samsung QE55Q60T, também alvo de teste, tem 'apps' que enviam dados sensíveis a terceiros, não cumprindo o direito à privacidade.

Tendo em conta os resultados da avaliação, a Deco Protesto diz que os fabricantes devem ser responsabilizados por estas falhas.

Pedro Mendes, especialista em equipamentos conectados, da Deco Proteste, citado na nota, afirma que para ter a confiança dos consumidores, os fabricantes devem fazer mais.

A DECO PROTESTE está disposta a colaborar com os fabricantes para garantir que os dispositivos inteligentes são seguros antes de serem colocados no mercado. As plataformas de vendas online também devem assumir a sua responsabilidade, implementando medidas para detetar e retirar de venda os dispositivos com problemas de segurança", sublinha.

A organização europeia Euroconsumers, formada por organizações de defesa dos consumidores, entre as quais a Deco Proteste, repetiu em quatro países europeus (Bélgica, Espanha, Portugal e Itália) o teste que já tinha sido realizado em 2018, com conclusões semelhantes.

Lusa

Jorge Sampaio anuncia reforço de emergência de bolsas de estudos para jovens afegãs

O antigo Presidente da República Jorge Sampaio anunciou que a Plataforma Global para os Estudantes Sírios, a que preside, está a preparar um reforço do programa de emergência de bolsas de estudos e oportunidades académicas para jovens afegãs.

Num artigo publicado hoje no jornal Público, Jorge Sampaio faz um apelo a todos os parceiros da Plataforma, às entidades oficiais, às instituições do ensino superior, centros de estudos e investigação, bem como empresas, fundações, outras organizações e particulares, para que colaborem mais, disponibilizem apoios, oportunidades académicas e profissionais, estágios e vagas para os jovens afegãs.

Jorge Sampaio lembra que o programa de bolsas de estudo para estudantes sírios, com o objetivo de contribuir para dar resposta à emergência académica que o conflito na Síria criara, deixando milhares de jovens para trás sem acesso à educação, foi lançado em 2013 pela Plataforma Global para os Estudantes Sírios.

"Entretanto, a Plataforma foi alargando o seu âmbito de atuação para além da crise síria, e hoje trabalha na criação de um Mecanismo de Resposta Rápida para o Ensino Superior nas Emergências (RRM). Neste contexto, está agora a ser preparado, para além de um reforço do programa de bolsas para estudantes sírios, libaneses e outros, um programa de emergência de bolsas de estudo e de oportunidades académicas para jovens afegãs", adianta.

No artigo, o antigo Presidente da República sublinha que não se pode responder às crises humanitárias "ao sabor de modas e ignorá-las por razões de cansaço, enfado ou indiferença".

"A crise síria no Iémen, no Haiti, no Tigray, no Sudão, no Sudão do Sul, na Somália, em Cabo Delgado ou a atual situação no Afeganistão, para citar apenas alguns exemplos, atingem homens, mulheres, jovens e crianças com a mesma gravidade, igual força e idêntica desesperança", salientou.

De acordo com Jorge Sampaio, importa intervir sempre no completo respeito pelos princípios da humanidade, neutralidade, independência e imparcialidade, subjacentes à atuação humanitária, seja em que domínio, setor ou local se trate.

Jorge Sampaio lembra também que a experiência dos últimos sete anos com a integração de estudantes sírios tem mostrado ser duplamente benéfica para os estudantes e para as comunidades de acolhimento que desta forma se renovam, dinamizam e reforçam o seu potencial criativo e produtivo.

E mesmo que assim não fosse, nunca seria demais recordar que a solidariedade não é facultativa, mas um dever que resulta do artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos --- 'Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade'", refere.

Lusa

Imagem: DN

Incidentes no desporto subiram 36% numa época 2020/21 sem público nas bancadas

A época 2020/21 registou 2.335 incidentes, numa subida de 35,8% face aos 1.719 de 2019/20, apesar da ausência de público devido à pandemia de covid-19, indica o Relatório de Análise da Violência Associada ao Desporto 

"A ligeira subida poderá explicar-se pelo aumento de incidentes associados ao uso de artefactos pirotécnicos nas imediações dos recintos desportivos, em ajuntamentos de adeptos (ações de incentivo às equipas ou celebrações de êxitos desportivos) que acompanharam o decréscimo dos níveis de confinamento geral da população portuguesa ao longo da época", explica o documento hoje divulgado, no rescaldo de meses de competição disputados na íntegra perante estádios e pavilhões praticamente vazios.

A segunda edição do RAViD reúne dados recolhidos entre 01 de setembro de 2020 e 30 de junho de 2021 pelo Ponto Nacional de Informações sobre Desporto (PNID) e pela Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), que prolongaram a atipicidade visível na retoma gradual de provas na reta final de 2019/20.

"O aumento significativo do número de autos de notícia por contraordenação levantados pelas forças de segurança relativamente ao não cumprimento de deveres dos promotores de espetáculos desportivos (clubes) constitui um segundo fator que explica a subida do número total de infrações", agrega o relatório, com um somatório bem abaixo dos 3.891 casos de 2018/19, a última época completa sem limitações causadas pela pandemia.

De 2019/20 para 2020/21, cresceram as ocorrências originadas no recurso à pirotecnia (de 817 para 1.398), no incumprimento de deveres dos promotores de espetáculos desportivos (de 114 para 315) e em outras de índole desconhecida (de 141 para 439).

Pelo contrário, houve descidas acentuadas em injúrias (de 144 para 84), agressões (de 128 para 42), danos (de 98 para 16), incitamento à violência, ao racismo, xenofobia e intolerância (de 73 para 15), arremesso de objetos (de 105 para 12), invasão da área de jogo (de 42 para 12) e posse ou consumo de estupefacientes (de 15 para dois).

Das 2.335 ocorrências, resultaram 17 detenções, abaixo das 61 na época anterior, e a identificação de 335 indivíduos, contra as 402 somadas em 2019/20, sendo que 88% (2.054) estão concentradas no futebol e 12% (281) dispersas por outras modalidades.

Para lá da expectável predominância em jogos da I Liga de futebol, cujas infrações subiram de 912 para 1.498, o RAViD registou ainda incidentes noutras provas, como distritais (200), Campeonato de Portugal (112), escalões de formação (109), Taça de Portugal (85), II Liga (21), futebol feminino (14), competições europeias (10) e Taça da Liga (cinco).

Dentro do crescimento de 30% de ocorrências no futebol diante das 1.577 em 2019/20, 82% (1.225) na I Liga assentaram na posse ou uso de artefactos pirotécnicos, motivando 12 indivíduos detidos, menos oito face à época anterior, e 248 identificados, mais 50.

Em termos de matéria de sancionamento, o PNID registou um decréscimo de 28% na entrada em vigor de medidas de interdição de acesso a recinto desportivo (160), 131 das quais resultantes de decisão da APCVD e as restantes 29 determinadas por autoridades judiciárias, na sequência do recorde de 222 ações estabelecido na temporada transata.

Seis clubes reúnem 56% dos adeptos sujeitos a essas medidas, incluindo 24 afetos ao Vitória de Guimarães, 22 ao FC Porto, 18 ao Sporting, 12 ao Sporting de Braga, sete ao Benfica e seis ao Famalicão, ao passo que 44% se associam a demais emblemas (71).

A pirotecnia valeu metade das sanções de interdição (52%), com 83 casos, seguida de incitamento à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância (45), arremesso de objetos (14), injúrias (nove), invasão do terreno de jogo (sete) e agressões (dois).

O relatório expõe também a atividade da APCVD, que, ao longo de 2020/21, proferiu 447 decisões condenatórias com caráter definitivo - face às 371 de 2019/20 -, das quais 158 determinam acesso interdito aos recintos desportivos e 131 já entraram em vigor.

Essas decisões condenatórias recaíram sobre pessoas coletivas em 58% dos casos, reportando-se maioritariamente a infrações cometidas por promotores de eventos desportivos (247), e pessoas singulares em 42%, sobretudo do género masculino (92%).

As medidas de interdição sobressaíram no futebol (91%), com 119 casos - 67 na I Liga (56%) -, bem longe dos 10 do futsal e dos dois do hóquei em patins, recaindo em 66% de membros de Grupos Organizados de Adeptos (GOA), mais conhecidos como claques.

A introdução ou uso de substâncias ou engenhos explosivos, artigos pirotécnicos ou fumígenos é o principal ilícito contraordenacional (63%), à frente da violência (29%).

Em 2020/21, a presença de público em eventos desportivos foi ensaiada em jogos dos campeonatos profissionais, das competições europeias e da seleção nacional, sendo autorizada a partir da segunda quinzena de junho, até 33% da lotação dos recintos.

Lusa

Imagem: Visão/Sapo 

O “coffice” e o caos no trabalho

Diariamente, às 16 horas, os cafés do centro de Madri transbordam de funcionários fartos de trabalhar à distância após um ano de pandemia. É o coffice — fusão de café e escritório.

Os funcionários não querem viver como ermitões sem vocação em seus apartamentos, e se sentem melhor num bar do que na própria casa. Mas os chefes dos funcionários são instigados por desconfianças, quando ouvem nas comunicações o ruído de bar.

As clínicas se enchem de vítimas de psicopatias ligadas ao lockdown, os lares ficam inabitáveis, as empresas se desorganizam, bares e restaurantes perdem o sentido; e, muitíssimo pior, as igrejas se esvaziam, não se ministrando sacramentos nem celebrando Missas.

ABIM