quarta-feira, 26 de junho de 2024

Cantanhede, | Em honra de São Pedro. Cidade de Cantanhede recebe marchas populares no próximo domingo


Nove grupos representativos de associações locais vão festejar os Santos Populares com as tradicionais marchas em Cantanhede, já no próximo domingo, 30 de junho, a partir das 21h00. O evento é organizado mais uma vez pelo Município de Cantanhede, com o apoio da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça.
Os grupos da Gira Sol, Sepins, Tocha, Febres, Arrôtas, Fontinha, Vilamar, Cantanhede e Murtede vão desfilar no âmbito dos festejos em honra de São Pedro, uma tradição popular fortemente enraizada na comunidade e que atrai muitos visitantes de toda a região.
Este ano, 632 marchantes vão animar o desfile, com coreografias que evocam temas tão diversos como Arrôtas em Flor (Marcha das Arrôtas), Santos Populares (Marcha de Cantanhede), a Missão das Plantas (Marcha da Gira Sol), Febres, Terra de Ouro (Marcha de Febres), Fontinha Encanta e a Marcha Dança! (Marcha da Fontinha), Conto Mágico (Marcha de Sepins), Tradições da Minha Aldeia (Marcha da Tocha), É Peixe do Nosso Mar (Marcha de Vilamar) e o 50 Anos do 25 de Abril (Marcha de Murtede).

Em comparação com as marchas em honra de São João, que se realizaram na Praia da Tocha, na cidade de Cantanhede a novidade é a marcha da Gira Sol, cujo tema surge no âmbito do projeto educativo “De mãos dadas pelo mundo das plantas”.

O desfile vai começar na Rua dos Bombeiros Voluntários, junto à loja do Cidadão, seguindo pela Rua dos Namorados. Depois, dançam no Largo D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa, prosseguem pela Rua Marquês de Marialva e terminam na Praça Marquês de Marialva.

Nos últimos dias, recorde-se, vários desfiles têm decorrido noutros pontos do concelho, nomeadamente na Praia da Tocha, Febres, Pocariça, Vilamar e Murtede.

As marchas populares são uma inequívoca expressão de alegria, reafirmando o sentido de comunidade pelo envolvimento e dinamismo que lhes estão inerentes.

Silves Brilha com Distinções no Prémio Cinco Estrelas Regiões 2024


O concelho de Silves foi notavelmente distinguido com a atribuição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, um reconhecimento que celebra o melhor que existe em cada uma das 20 regiões de Portugal, incluindo distritos e regiões autónomas. Este prémio valoriza a qualidade dos recursos naturais, a riqueza da gastronomia, a expressão da arte e cultura, o legado do património, e outros ícones de referência regional.
Através de uma ampla votação nacional, conduzida pela Multidados.com, mais de 454.000 consumidores participaram na escolha dos melhores em várias categorias para o ano de 2024. Entre 1.036 marcas avaliadas e 100 ícones regionais eleitos, Silves destacou-se com duas prestigiosas distinções:

Categoria Hamburguerias: Fabio´s Roadstop foi reconhecido como uma marca de excelência na região, representando o melhor da gastronomia local.

Categoria Monumentos: o icónico Castelo de Silves foi eleito um ícone regional, sublinhando o seu valor histórico e cultural inestimável.

Estas distinções são um testemunho do compromisso de Silves em manter a qualidade e a autenticidade em todas as facetas da vida regional, desde a culinária até ao património cultural. A Câmara Municipal de Silves expressa o seu orgulho e gratidão por estas honras e agradece a todos os que contribuíram para este sucesso.

Parabéns a Silves, aos seus habitantes e a todos os envolvidos que continuam a elevar o nome do nosso concelho no panorama nacional.

Continuaremos a trabalhar para que Silves se destaque não só em Portugal, mas além fronteiras, como um lugar de excelência e qualidade.

 

Figueiró dos Vinhos | “Radar Social” – Projeto piloto em Figueiró dos Vinhos aprovado pelo PRR

Fruto de uma estratégia de reforço do conhecimento do território como base para a aplicação de políticas publicas ajustadas às necessidades reais, o Município de Figueiró dos Vinhos submeteu a candidatura “Radar Social” ao PRR- Plano de Recuperação e Resiliência.
Este projeto, recentemente aprovado e que teve início no corrente mês de junho permitirá numa fase inicial a revisão de dois Documentos estratégicos, cuja atualização é obrigatória, concretamente o “Diagnóstico Social do Concelho de Figueiró dos Vinhos” e o “Plano de Desenvolvimento Social de Figueiró dos Vinhos” bem como desenvolver o Plano de Ação, das atividades a realizar no âmbito do Programa Radar Social.

Envolve o mapeamento de recursos, regionais e locais, em estreita articulação com as cartas sociais municipais, de forma a garantir maior eficácia das respostas e melhor coordenação das intervenções ao nível do concelho.

Numa segunda fase, a iniciar a curto prazo, será efetuada a Georreferenciação Social do território e a execução do Plano de Ação referido, designadamente implementar um sistema integrado de georreferenciação social de âmbito municipal que identifique, pessoas, famílias e grupos, em situação de vulnerabilidade social e/ou em risco de pobreza e exclusão social, operacionalizado em articulação com a rede de parcerias locais, a georreferenciar recursos, respostas e soluções, a nível local/regional, promovendo a participação e sustentabilidade da comunidade.

O montante de investimento aprovado é de 168.962,22 euros comparticipado em 100% e o projeto tem uma duração máxima 27 meses.


Figueiró dos Vinhos com novos “Condomínios de Aldeia” aprovados pelo PRR


O Município de Figueiró dos Vinhos, dando seguimento a uma estratégia de ordenamento do território e reordenamento florestal, apresentou e teve aprovada uma nova candidatura ao “Programa de Valorização da Paisagem - Condomínios de Aldeia”.
A candidatura “Condomínios de Aldeia – Figueiró dos Vinhos (128)” foi aprovada pelo PRR- Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do AVISO N.º 04/C08-I01.01/2023 Condomínio de Aldeia: Programa Integrado de Apoio às aldeias Localizadas em territórios de Floresta, do Fundo Ambiental.

O montante de investimento aprovado é de 276.315,15 €, comparticipado em 100%, e permitirá intervir em 7 aldeias (Ana Aviz, Arega, Brejo, Fontão Fundeiro, Jarda, Ribeira do Brás e Vilas de Pedro). As 7 aldeias foram incluídas de acordo com critérios técnicos, e complementam candidaturas anteriores de intervenção em aldeias, já concluídas, em execução e/ou submetidas em outros Avisos de Candidatura que se encontram em análise.

Esta aprovação permite executar intervenções de corte, rechega e tratamento de sobrantes, destruição de cepos com preparação do terreno e controlo de vegetação espontânea, limpeza moto-manual de matos, controlo de espécies invasoras, plantação de castanheiros, oliveiras medronheiros, entre outros.

Os “Condomínios de Aldeia” são um programa de valorização da paisagem e proteção contra incêndios, através de ações de gestão, ordenamento e reconversão florestal para outros usos, quer para a defesa contra incêndios rurais, quer para a proteção de pessoas e bens em faixas em volta das aldeias.

Dia 1 de julho pelas 17h30, no Auditório Carvalho Guerra, na Universidade Católica no Porto. Estratégias de Inovação Disruptiva e Organizações Exponenciais em debate na Católica Porto Business School


Diego Soroa, Chief Transformation Officer da Capital Certainty e Professor na IE Business School, é o orador de uma aula aberta promovida no âmbito do INSURE.hub e da Porto Sustainable Business Summer School. Uma escola de verão internacional que reúne estudantes e professores de ambas as escolas num programa inovador e desafiador sobre negócios sustentáveis. A aula aberta sobre “Estratégias de Inovação Disruptiva e Organizações Exponenciais” realiza-se a 1 de julho, pelas 17h30, no Auditório Carvalho Guerra, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto.
A Porto Sustainable Business Summer School é organizada pela Católica Porto Business School e pela WU - Wirtschafts Universität Wien (Universidade de Economia e Negócios de Viena), uma das melhores escolas de negócios da Europa. Este programa tem como principal objetivo fornecer as ferramentas necessárias para tomar decisões adequadas numa economia em que a sustentabilidade é fundamental.

“A regeneração e a sustentabilidade são áreas fundamentais às quais a Católica Porto Business School tem dado atenção, tanto no lançamento de novas ofertas pós-graduadas e cursos executivos, mas também através do INSURE.hub, que agrega mas de 80 instituições públicas e privadas,” refere João Pinto, diretor da Católica Porto Business School. “É essencial que todos os futuros gestores e economistas entendam como contabilizar a sustentabilidade e, de forma mais geral, compreendam a sustentabilidade do ponto de vista empresarial. Este programa pretende​​ilustrar como as empresas podem prosperar e crescer ao mesmo tempo que resolvem alguns dos maiores desafios do mundo e como os indivíduos podem fazer a diferença,” conclui.

Diego Soroa é o Chief Transformation Officer da Capital Certainty e Professor na IE Business School. Liderou a conceção e implementação de estratégias de inovação disruptiva em várias unidades de negócios e funções. Com mais de 20 anos de experiência como empreendedor, inovador e coach executivo, a sua missão é ajudar as empresas a abraçar a disrupção e transformar o mundo para melhor.

A aula aberta sobre “Estratégias de Inovação Disruptiva e Organizações Exponenciais” com Diego Soroa realiza-se a 1 de julho, pelas 17h30, no Auditório Carvalho Guerra.


*Fernanda Teixeira

“CIENTISTA REGRESSA À ESCOLA” NA MARINHA GRANDE


O Município da Marinha Grande, em parceria com a Native Scientists,  está a promover o programa "Cientista Regressa à Escola”, junto das turmas do 4.º do 1.º ciclo do ensino básico do concelho, até ao ano letivo 2024/2025.
As primeiras sessões decorreram na terça-feira, 25 de junho, na EB Nery Capucho e na EB das Trutas, do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente. Os restantes Agrupamentos do concelho serão contemplados com a visita de um cientista no próximo ano letivo.
Na EB Nery Capucho, o programa "Cientista Regressa à Escola” contou com a presença da vereadora da educação da Câmara Municipal, Ana Alves Monteiro, e com as explicações do cientista marinhense Ricardo Leitão, atualmente a trabalhar na Universidade de Coimbra, que estudou nos dois estabelecimentos de ensino visitados.
O neurocientista explicou no que consiste a sua profissão, esclareceu as dúvidas dos alunos e realizou atividades práticas em sala de aula. Partilhou curiosidades sobre o cérebro humano, o seu desenvolvimento e os fatores que contribuem para o seu saudável crescimento e funcionamento, como dormir bem (cerca de 8 horas por noite), ter uma alimentação equilibrada, estimular o cérebro com atividades mentais ou proteger o cérebro de pancadas.
A Native Scientists é uma organização pan-europeia sem fins lucrativos que liga crianças desservidas e cientistas.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Universidade de Coimbra integra projeto europeu pioneiro na área da Economia Circular

 
A Universidade de Coimbra (UC) participa no projeto CHEERS4EU, focado na criação de "Circular Hubs" e na promoção de economia circular, através da colaboração inter-regional e inovação, visando vários setores de atividade.

Os “Circular Hubs” servem como motor para as regiões Europeias promoverem uma economia circular baseada em valores de sustentabilidade. O CHEERS4EU, que decorrerá até 2028, é o primeiro projeto INTERREG EUROPE centrado nesta temática, contando com a presença de vários parceiros europeus e associados de sete países diferentes.
O consórcio é coordenado pela Province of Limburg (NL), contando como parceiros com a Skive Municipality (DK), Standortagentur Tirol (AT), Pardubice Business Incubator (CZ), Universidade de Coimbra (PT), SEKUENS - Science, Business Competitiveness and Innovation Agency of Asturias (ES), Helsinki Region Environmental Services Authority (FI), e como parceiros associados a Province of Tyrol (AT), The Pardubice region - Regional Authority of the Pardubice Region (CZ) e a CCDRC - Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (PT).

De acordo com a equipa da UC, «este projeto pretende identificar fatores fundamentais na formação e exploração de um “Circular Hub” num contexto regional específico, a fim de influenciar instrumentos políticos para garantir o apoio regional. A aposta incidirá sobre o intercâmbio de boas práticas no que respeita à colaboração Multi-Hélice, às cadeias de valor circulares, aos modelos de negócio e ao impacto social».


Assim, os investigadores pretendem contribuir para a criação de condições propícias para o estabelecimento de um primeiro “Circular Hub” na Região Centro de Portugal, focado no setor agroindustrial.

Na UC, o projeto é coordenado por Susana Garrido, da Faculdade de Economia (FEUC), e conta com a participação de diversos docentes e investigadores, designadamente, Alexandra Aragão, Faculdade de Direito (FDUC), António Alberto (Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências (FCTUC), Carmina Nunes (FEUC), Dulce Lopes (FDUC), Luis Ferreira (Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC), Margarida Quina (Departamento de Engenharia Química da FCTUC), Paula Morais (Departamento de Ciências da Vida da FCTUC) e Vanessa Magalhães ( Departamento de Engenharia Mecânica da FCTUC).

A equipa é amplamente multidisciplinar envolvendo investigadores de quatro centros de investigação, nomeadamente Centre for Business and Economics Research (CeBER), Centro de Direito Público e Regulação (CEDIPRE), Centro de Engenharia Química e Recursos Renováveis para a Sustentabilidade (CERES) e Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE).

Para mais informações, visite o site do projeto ou contacte através do email: cheers4eu@uc.pt.
Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

CINE-CONCERTO NAS PISCINAS MUNICIPAIS EM CANTANHEDE

 
A próxima sessão das “IV Clássicas” em Cantanhede será no dia 3 de Julho, pelas 21h, no terraço das Piscinas Municipais numa sessão ao ar livre, numa organização do Cineclub Bairrada / Lúcia Lima Associação Cultural em parceira com o Município de Cantanhede.
Será apresentado o cine-concerto da longa-metragem “Charlot Violinista” (1916) realizada por Charlie Chaplin, com a estreia da banda sonora criada pelos músicos Roberto Muniz e Betinho Muniz.

Roberto Muniz nasceu em João Pessoa, no Brasil, reside há 6 anos em Portugal e é um baterista-multi-instrumentista, tendo entrado em vários projetos em ambos os países em estilos musicais muito diversos. Betinho Muniz também é natural de João Pessoa, no Brasil, sendo que a sua carreira trajetória profissional se iniciou na década de 80 do século passado. Construiu grandes e notórios projetos, como compositor, arranjador, instrumentista, diretor musical e/ou produtor, com enorme paixão pelos teclados, sanfona e acordéon.
O filme conta a história um violinista que ganha a vida a tocar nos bares e na rua. Certo dia, chega a um acampamento e vê uma jovem a ser roubada e maltratada. Decide então defendê-la e salvá-la… O anfitrião do evento será, como habitualmente, Vasco Espinhal Otero que contará com Nuno Fonseca na apresentação do filme.

Recorde-se que as “IV Clássicas" ocorrem, em Cantanhede, desde 2016 por norma na primeira quarta-feira de cada mês, sendo que entre Abril e Setembro as sessões são realizadas ao ar livre em praças e jardins públicos. Ao longos dos nove anos de programação mensal, foram já estreados duas dezenas de cine-concertos por artistas da região que posteriormente prosseguiram em digressão por outros pontos do país. Desde 2019, estas sessões cinéfilas ocorrerem também com regularidade nos concelhos de Anadia, Mealhada, Águeda, Oliveira do Bairro e brevemente em Vagos e Mira.

Este projeto conta com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada (cuja Secção de Cantanhede está sediada na Lúcia Lima Associação Cultural – Cadima), contando com a parceria do Município de Cantanhede e apoio de União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Unidade Pastoral de Cantanhede, Cinemusicorium e Coletivo Artístico Efervescente, para além do patrocínio de várias entidades privadas como Luminescências, Glassdrive, Farmácia Garcia Secades, Pneubox, Era Cantanhede, Deleme Carpintaria e Esfera.

O Cineclub Bairrada, que celebra o seu sexto ano de existência, tem como objetivo geral a divulgação do Cinema, contribuindo com todos os meios para o desenvolvimento da cultura, dos estudos históricos, da técnica e da arte cinematográfica. Esta entidade aposta numa intervenção cultural estruturada e congrega associações culturais dos vários concelhos da região da Bairrada, focando-se na formação, programação e produção, com especial interesse no registo do património imaterial (projeto Herança Docs Bairrada) e no apoio a artistas da região.

*Enviado por Vasco Otero


Marinha Grande | ASSEMBLEIA MUNICIPAL REÚNE A 28 DE JUNHO

 A Assembleia Municipal da Marinha Grande reúne em sessão ordinária a realizar no próximo dia 28 de junho de 2024 (sexta-feira), pelas 20h30, no auditório do Edifício da Resinagem, sito na Praça Stephens.

A ordem do dia é a seguinte:

1. PROCESSO N.º 10/2023 AUDIT – 2.ª SECÇÃO – AUDITORIA À DIMENSÃO FINANCEIRA DO PROCESSO DE DESCENTRALIZAÇÃO DE COMPETÊNCIAS 2022 - APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO FINAL;

2. APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS CONSOLIDADAS RELATIVAS AO EXERCÍCIO ECONÓMICO DE 2023;

3. 10.ª MODIFICAÇÃO AOS INSTRUMENTOS PREVISIONAIS DE 2024 – 3.ª REVISÃO ORÇAMENTAL; 

4. PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PRÉVIA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL PARA A ASSUNÇÃO DE COMPROMISSOS PLURIANUAIS;

5. RETIFICAÇÃO DA DESIGNAÇÃO DE COMISSÁRIO REPRESENTANTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA MARINHA GRANDE NA COMISSÃO DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DA MARINHA GRANDE – FIM DO MANDATO DA COMISSÁRIA CÉLIA CRISTINA LETRA FAUSTINO GUERRA;

6. APRECIAÇÃO DA ATIVIDADE MUNICIPAL E SITUAÇÃO FINANCEIRA.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Celorico da Beira | Dia Mundial dos Avós | Praia Fluvial da Ratoeira | 26 de julho


O município de Celorico da Beira assinala o Dia Mundial dos Avós com um encontro intergeracional, que envolve as crianças dos ATL e a população sénior do concelho, incluindo os utentes das IPSS, no próximo dia 26 de julho, das 9H30 às 14H00, na Praia Fluvial da Ratoeira.
Perspetiva-se uma manhã animada, com muita alegria, música e brincadeira, onde não faltarão os jogos tradicionais, momentos de performances criativas, protagonizadas por pequenos e/ou graúdos, culminando no habitual almoço convívio.

A comemoração desta efeméride reveste-se de extrema importância, dado que contribui para aproximar, incrementar e fortalecer os laços afetivos entre estas duas faixas etárias da população celoricense, além de combater a solidão que afeta a população sénior, favorecendo a sua valorização e inclusão social, bem como, intensifica a consciência dos sentimentos de amor e pertença à comunidade.

*Prazeres Portugal

GRUPO DE TEATRO DOS POLOS DE EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA DE SILVES APRESENTA A PEÇA "O ELIXIR DA JUVENTUDE" NO DIA 28 DE JUNHO, PELAS 21H30, NO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO

 A peça de teatro “O Elixir da Juventude", protagonizada pelo Grupo de Teatro Sénior dos Polos de Educação ao Longo da Vida de Silves, sobe ao palco do Teatro Mascarenhas Gregório, na próxima sexta-feira, dia 28 de junho, pelas 21h30.
A iniciativa dinamizada pelo Município de Silves, é desenvolvida nos diferentes Polos de Educação ao Longo da Vida do concelho de Silves e decorre nas freguesias de Armação de Pêra, São Marcos da Serra, Silves, Pêra e Tunes.
A atividade tem como objetivo possibilitar uma forma de ocupação criativa dos utentes, sendo um meio de combater o isolamento, a depressão e a promoção da interação física e mental dos utentes destes Polos, tornando o processo de socialização dos seniores mais dinâmico na comunidade.
A entrada é livre.
 
Consulte as próximas atuações:
 
 » Dia 28 de junho | “O Elixir da Juventude”
Teatro Mascarenhas Gregório - Grupo de Teatro Sénior do Polo de Educação ao Longo da Vida de Silves
21h30
 
 » Dia 06 de julho | “Abril Sempre” (peça de teatro previamente gravada e reproduzida no local em vídeo)
Centro Pastoral de Pêra - Grupo de Teatro Sénior do Polo de Educação ao Longo da Vida de Pêra
21h30
 
Venha conhecer os nossos atores!