quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

EUA registam 1° caso da Ómicron no país

Os Estados Unidos da América registaram o primeiro caso de infeção com a variante Ómicron, do novo coronavírus, num indivíduo no estado da Califórnia.

Trata-se de uma pessoa que regressou dia 22 de novembro da África do Sul.

O conselheiro de Saúde da Casa Branca, Anthony Fauci, anunciou que "o indivíduo isolou-se e todos os contactos próximos foram contactados, e todos os contactos próximos, até agora, deram negativo. O indivíduo foi totalmente vacinado e teve sintomas ligeiros, que estão a melhorar neste momento".

Mais de duas dezenas de países registaram infeções com a Ómicron desde que as autoridades sul-africanas identificaram a estirpe há mais de uma semana. Na altura, o anúncio fez com que os Estados Unidos, Portugal e outras nações suspendessem os voos provenientes da África Austral. Uma medida fortemente criticada pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Com um vírus verdadeiramente sem fronteiras, as restrições de viagem que isolam qualquer país ou região não só são profundamente injustas e punitivas, como são ineficazes.
António Guterres 
Secretário-geral da ONU

O Governo de Espanha está, também, a apertar as restrições de viagem, no entanto quer que os turistas continuem a visitar o país.

Os visitantes do Reino Unido, que não são residentes da União Europeia, só poderão entrar em Espanha se estiverem totalmente vacinados. Já não será suficiente ter um PCR negativo ou ter tido a doença.

Nas ruas, as opiniões dos turistas britânicos dividem-se.

Enquanto uns estão de acordo com a medida pois vai impedir que pessoas que não foram vacinadas viagem, já outros estão renitentes pois afirmam que só vai fazer com que as pessoas deixem de viajar para o país.

No sul de Espanha, os empresários olham para o futuro com apreensão.

Fonte: euronews

Cantanhede: “Vamos ao Mercado” (continua) a dinamizar o Mercado Municipal

É já no próximo sábado, 4 de dezembro, que irá decorrer mais uma edição do “Vamos ao Mercado”, no Mercado Municipal de Cantanhede entre as 9h00 e as 14h00.

O evento é de carácter mensal e ocorre no primeiro sábado de cada um dos respetivos meses, possibilitando desta forma uma dinamização deste importante equipamento comercial do Município.

A iniciativa terá acesso gratuito a toda a população, e lá será possível encontrar, não só os melhores e mais diversificados produtos de agricultura local, diretamente a produtores do concelho, como também uma grande variedade de artigos de artesanato, para além materiais usados e em 2.ª mão.

Os visitantes vão ter assim oportunidade, não só de conhecer e comprar vários trabalhos realizados, como também degustar várias iguarias.

A participação de todos os artesãos e agricultores é gratuita, para tal poderão formalizar a sua inscrição, diariamente, das 14h00 às 17h00 junto do Gabinete Municipal de Apoio ao Agricultor, que está sediado na Casa Francisco Pinto, Rua António José de Almeida, N.º 3, 3060-142 Cantanhede


MUNICÍPIO DE SILVES LANÇA PROJETO “VEM BATER À MINHA PORTA” DIRIGIDO À COMUNIDADE SÉNIOR


A Câmara Municipal de Silves implementou através dos Polos de Educação ao Longo da Vida, o projeto “Vem bater à minha porta”. Esta iniciativa tem como objetivo estimular a memória e dar resposta ao isolamento da população mais idosa no concelho.

Trata-se de um novo projeto de animação comunitária, dinamizado através de visitas domiciliárias, onde será trabalhado o desgaste neurológico dos mais idosos, através de jogos com imagens de tempos livres, de animais de estimação, de memórias e de curiosidades, pondo assim, em funcionamento as capacidades intelectuais e de linguagem dos participantes.

Para irmos bater à sua porta, faça a inscrição, ou peça a um familiar para o fazer, através do Setor de Educação do Município de Silves, localizado na rua João de Deus, n.º 16 (ao lado da Junta de Freguesia de Silves), ou através do telefone 282 440 815 (dentro do período de funcionamento das 9h00 às 17h00).

Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro: Famílias convidadas a visitar os laboratórios da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro

No próximo sábado, 4 de dezembro, das 10h00 às 12h30, os laboratórios da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA) vão abrir portas e toda a comunidade está convidada a entrar. Profissionais de saúde vão guiar uma visita descontraída, com exploração interativa e conversas animadas sobre dispositivos e equipamentos clínicos.

Além da visita interativa aos laboratórios da ESSUA, miúdos e graúdos vão também aprender alguns gestos simples que ajudam a salvar vidas. Depois disto, será fácil para os mais pequenos encontrar sorrisos nos bolsos, botões, mangas e costuras das batas brancas que nos consultam.


A iniciativa está aberta ao público geral a partir dos 6 anos. A participação é gratuita, sendo necessária inscrição prévia através do email fabrica.cienciaviva@ua.pt ou do telefone 234 427 053.


Dia Aberto das Comunidades Saudáveis é organizado em parceria pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro, e acontece no âmbito do Projeto “Comunidades Saudáveis”, financiado pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.


Mais informações sobre o projeto estão disponíveis aqui

Aveiro | Carsoférias de Natal 2021


As férias de Natal são bem mais divertidas com as Carsoférias. Oh, oh, oh! Os duendes andam à solta e, por entre árvores e arbustos, encontram inspirações fabulosas para decorações natalícias amigas do ambiente. Uma caça aos insetos abre o apetite para umas deliciosas bolachas de Natal com sabor a ciência. Mnham, mnham! E será que as rochas também podem ser comestíveis? Quem tem menos disponibilidade de alimento durante o Inverno são as aves e, por isso, vamos dar uma pequena ajuda construindo uns originais comedouros. Já que estamos com a mão na massa ou melhor, no musgo, aproveitamos para criar lindos terrários.

Da Terra viajamos até ao espaço para explorar vários materiais espaciais e, pelo caminho, tropeçamos no trenó do Pai Natal, que nos lembra que adora uma boa sessão de cinema. Armados em realizadores, vamos produzir um filme com imagens estáticas. 3, 2, 1, ação! No segundo take é hora de programar com Cody e Rody e partimos à procura do Pai Natal, que anda escondido. E já que se aproxima o fim do ano, que tal construir um lançador de confetes ecológico? E puf!! Terminamos as férias em equilíbrio, a falar de centros de massa.

Apanhem já a boleia neste trenó científico porque os duendes estão à espera nesta grande oficina. Quem se junta à tribo?

Datas: 22 e 23 de dezembro, 27 a 30 de dezembro

Idade: Dos 6 aos 11 anos

Mais informações através do 249 881 805 ou info@alviela.cienciaviva.pt

Dia Mundial da Diabetes assinalado na Escola Secundária de Ponte de Sor

Para assinalar o Dia Mundial da Diabetes, a UCC de Ponte de Sor foi convidada para, no dia 15 de novembro, estar presente na Escola Secundária de Ponte de Sor e ministrar uma ação de informação e sensibilização a alunos do ensino secundário através de apresentação de conteúdos relacionados com a Diabetes.

Estiveram presentes cerca de 80 alunos e docentes, tendo sido realizada uma atividade permitindo que houvesse, em tempo real, interação relativamente ao tema. Pela UCC de Ponte de Sor estiveram presentes as enfermeiras Paula Belo e Marília Basílio, a higienista oral Conceição Chinarro e a nutricionista Júlia Marques.

Foi feito um rastreio aberto a toda a população escolar, tendo sido realizadas cerca de 75 medições de glicémia, ​sendo posteriormente encaminhados os casos em que se verificaram alterações.

J.R.

SEMANA DAS MONTANHAS - SERRA DA ESTRELA


No próximo dia 11 de dezembro, assinala-se o Dia Internacional das Montanhas, data instituída pela Assembleia-geral das Nações Unidas, em 2003, para destacar a importância dos sistemas montanhosos para o equilíbrio ecológico e para a sustentabilidade do planeta.

Dado o posicionamento e o enquadramento geográfico do concelho da Covilhã, integrando a cordilheira central, da qual sobressai a Serra da Estrela, percebemos que a montanha desde sempre, assumiu uma importância determinante para a definição deste território, e para o seu desenvolvimento socioeconómico.

É neste contexto que promovemos a iniciativa SEMANA DAS MONTANHAS – SERRA DA ESTRELA, de 6 a 10 de dezembro. Cujo programa consiste em:

-Visita à exposição que assinala os 140 anos da Expedição Científica à Serra da Estrela, organizada pela Sociedade de Geografia de Lisboa, patente ao público de 10 a 30 de dezembro de 2021, na Biblioteca Municipal da Covilhã;

-Realização de maquetes tridimensionais da Serra da Estrela, dirigida aos alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico. Cujos trabalhos deverão ser entregues até ao dia 10 de dezembro para resultarem numa mostra, na Biblioteca Municipal da Covilhã;

-Participação numa Comunicação (presencial) subordinada ao tema “A biodiversidade da Serra da Estrela”, promovida por técnicos do Estrela Geopark, destinada a grupos-turma do 2º e do 3º ciclo do ensino básico. As comunicações terão lugar entre os dias 6 (segunda-feira), 7 (terça-feira) e 9 (quinta-feira) de dezembro de 2021, entre as 10h00m e as 16h00m.

Assim, a Câmara Municipal da Covilhã, convida todos os interessados, principalmente da comunidade educativa, a associarem-se à iniciativa, participando nas ações propostas no programa em anexo.

Evento com Ministra (MTSSS) no Dia Internacional Pessoas com Deficiência (3/12) - Reabilitação profissional das pessoas com deficiências e incapacidades integra experiência inovadora

 O CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia recebe a visita da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

No evento que marca esta visita estarão em destaque os serviços que o CRPG presta às pessoas com deficiências e incapacidades e o projeto Academia de Líderes Ubuntu, que permitirá a sua adaptação deste método a esta população, experiência pioneira a nível mundial.

 

30 anos a promover a inclusão das pessoas com deficiências e incapacidades

O CRPG, que celebrará os seus 30 anos em março de 2022, visa promover os direitos, a dignidade e a qualidade de vida das pessoas com diversidade funcional associada a deficiências e incapacidades. Para o efeito, dispõe de um conjunto de serviços que apoiam as pessoas a: definir os seus projetos de vida e profissionais, promover a sua ativação psicossocial e autonomia após doenças e acidentes, identificar os produtos de apoio que necessitam, desenvolver as suas competências escolares e profissionais através de ações de formação profissional, desenvolver competências de empregabilidade, identificar oportunidades de trabalho e manter o emprego.


Acerca do futuro do CRPG, o seu Diretor, Jerónimo Sousa, declara:

Em cada ano, muitos portugueses vêm-se afastados do mercado de trabalho por efeito dos acidentes e doenças. O CRPG quer reforçar a sua intervenção na resposta a essas pessoas. Está em preparação uma estratégia de resposta nacional, sob a orientação do IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, que mobiliza e rentabiliza a capacidade do CRPG.

Esta maior focalização nas pessoas com deficiências e incapacidades adquiridas fará com que mais pessoas e suas famílias possam contar com um apoio técnico especializado para a questão que tantas vezes se lhe coloca depois de um acidente ou doença: “E agora, o que faço da minha vida?”

Enquanto centro de competência no retorno ao trabalho após acidente ou doença, o CRPG prestará apoio para que as pessoas possam voltar ao seu trabalho, com as adaptações que forem necessárias. Quando tal não seja possível, as pessoas e os seus empregadores serão apoiados na identificação de outras atividades profissionais, podendo inclusive apoiar a reconversão profissional das pessoas. Para promover o mercado de trabalho inclusivo, o CRPG terá ainda uma resposta de consultoria dirigida às entidades empregadoras.

 


Academia de Líderes Ubuntu – reabilitar através da relação com os outros

A Academia de Líderes Ubuntu (ALU) é um programa de capacitação e desenvolvimento pessoal. Concebido pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), assenta na palavra Ubuntu, que significa “Eu sou porque tu és”. Está presente em 58 países, envolvendo 186 organizações e registando a participação de quase 10 500 pessoas.

No âmbito do projeto Academia de Líderes Ubuntu no CRPG, lançado a 5 de junho de 2020 e que tem uma duração de 3 anos, o IPAV apoia o CRPG na adaptação e transferência deste modelo para o contexto da reabilitação de pessoas com deficiências e incapacidades, o que acontece pela primeira vez a nível mundial.

Até ao momento, 97 colaboradores com diferentes atividades (motoristas, psicólogos, formadores, administrativos, gestores, …) frequentaram as Semanas ALU/ Academia de Liderança Colaborativa. Desses, 28 formaram-se ainda como animadores Ubuntu.

As 14 semanas Ubuntu dirigidas a clientes do Centro abrangeram 144 pessoas com diversas idades e deficiências e incapacidades (lesões medulares, amputações, lesão cerebral adquirida, doenças oncológicas, doenças do foro mental, alterações cognitivas). Cristina Duarte, cliente CRPG, descreve a sua experiência como “uma semana fantástica (…) em que cresci bastante como pessoa”, destacando a resiliência e o acreditar nas suas próprias capacidades. Nas suas palavras, ser Ubuntu significa “ser servidor”. “É sentimentos, ajuda ao próximo, entender o meu interior mais profundo, …”.

Os resultados preliminares da avaliação do projeto são muito promissores, apontando para uma elevada satisfação dos participantes e para o reconhecimento da utilidade das Semanas Ubuntu para o desenvolvimento pessoal.

Acerca deste projeto, Rui Marques, Presidente do IPAV e Diretor da Academia de Líderes Ubuntu, salienta:

O desenvolvimento da Academia de Líderes Ubuntu no CRPG tem sido uma experiência notável, quer pelo impacto significativo nos participantes, empoderando-os para serem ‘senhores do seu destino, capitães da sua alma’, quer para toda a organização, nas dimensões da ética do cuidado, da liderança servidora e da construção de pontes. Estamos muito gratos por poder ser parceiros neste processo.

Este projeto será concluído no final de 2022, culminando com a adaptação do modelo Ubuntu para pessoas com deficiências e incapacidades, o qual poderá ser depois transferido para outras entidades de reabilitação.

***

Sobre o CRPG

O CRPG – Centro de Reabilitação Profissional de Gaia é uma estrutura especializada na área da reabilitação e reintegração profissional de pessoas que tiveram doenças ou acidentes. Em 2020, apoiou mais de 2 400 pessoas. Com cerca de 30 anos de experiência, integra mais de 100 colaboradores de diferentes áreas (formadores, técnicos de emprego, psicólogos, terapeutas, …). É um centro de gestão participada, integrando a rede de centros do Instituto do Emprego e Formação Profissional, IP.

O CRPG é membro da European Platform for Rehabilitation, que promove a colaboração entre 28 organizações de 17 países e emite recomendações sobre as políticas europeias da deficiência, e da Vocational Rehabilitation Association-UK, focada na aprendizagem colaborativa entre organizações que prestam serviços de reabilitação e retorno ao trabalho.

Em 2019, o CRPG obteve o reconhecimento “Committed to Excellence” 2 Star, da EFQM, cujo Modelo de Excelência é utilizado por mais de 30 000 organizações na europa.

www.crpg.pt

 

NOVOS SERVIÇOS NA VIRTUALIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO CELEBRADOS COM ABERTURA DE EXPOSIÇÃO INÉDITA

 VIRTUALIZAÇÃO DO PATRIMÓNIO É AGORA UM SERVIÇO PÚBLICO

A Direção Regional de Cultura do Centro lançou um Gabinete de Virtualização que servirá os 77 municípios da região.


O Gabinete de Virtualização da DRCC, instalado fisicamente no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, pretende servir a Região Centro e os seus 77 municípios, mas muito particularmente o conjunto das suas instituições museológicas, através do desenvolvimento de projetos especiais de divulgação do Património Cultural da Região.

 

CENTRO DE EXPOSIÇÕES VIRTUAIS ABRE AO PÚBLICO COM EXPOSIÇÃO INÉDITA

No dia de abertura a exposição contou com visitantes de 3 continentes diferentes

Esta sala de exposições temporárias, que existe exclusivamente no mundo digital, apresenta periódica e tematicamente novas exposições que colocam em diálogo acervos de diferentes museus da Região Centro, colocando em evidência as suas peças e as suas histórias, com o objetivo de ajudar a descobrir e compreender um dado fenómeno cultural ou social.

O CENTRO de Exposições Virtuais pretende afirmar-se como uma porta de entrada para o espaço físico.

 

A implementação destes serviços está integrada na estratégia da Década Digital, lançada pela Comissão Europeia, que visa fomentar uma infraestrutura digital, segura e sustentável, estimular competências digitais e promover a captação de novas tecnologias. Conheça os artigos em detalhe no dossiê de imprensa, em anexo.

Proença-a-Nova | “Comprar é ganhar” promove comércio local até final de dezembro


Dia 2 de dezembro arranca mais uma edição do concurso “Comprar é ganhar”, organizado pelo Município de Proença-a-Nova desde 2012, numa iniciativa que tem o objetivo de promover e revitalizar o comércio do concelho, incentivando as pessoas a realizar as suas compras nos estabelecimentos locais. O concurso estender-se-á ao longo de todo o mês de dezembro, perfazendo um total de prémios no valor de 6 mil euros.

Até 31 de dezembro, por cada 10 euros em compras nas lojas de comércio local (no caso da hotelaria o valor é de 30 euros e nas superfícies comerciais é de 80 euros), o cliente recebe um bilhete para raspar e pode ganhar prémios de 5, 10 ou 100 euros, valor que será convertido em vale de compras no local onde foi efetuada a compra. Este ano há novidades nos prémios atribuídos: além do valor monetário, os clientes podem ganhar entradas individuais no Centro Ciência Viva da Floresta ou brindes do Município. Desta forma, a probabilidade de ganho é de 2 em 5, mantendo-se o número total de 20 mil bilhetes.

O Município tem também apostado no setor do Comércio Local, com a continuidade do projeto “Proença-a-Nova Origem”. Este esforço foi valorizado dia 17 de novembro, uma vez que a Câmara Municipal de Proença-a-Nova foi um dos três finalistas na categoria ‘Iniciativa Comércio Local’, da primeira edição dos CTT e-Commerce Awards, concurso promovido pela CTT Empresas.

Este ano aderiram 36 estabelecimentos comerciais, cuja lista de aderentes se encontra disponível para consulta aqui. O regulamento do concurso está disponível aqui.

Marinha Grande | RASTREIO AO HIV ASSINALA DIA DA LUTA CONTRA A SIDA

A Câmara Municipal da Marinha Grande, o Centro de Saúde e os Bombeiros Voluntários, estão a realizar um rastreio de HIV, esta quinta-feira, 2 de dezembro, das 09h00 às 18h00, na Praça Guilherme Stephens, para celebrar o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, que se assinalou a 1 de dezembro.
O rastreio é rápido, gratuito e confidencial, bastando uma pequena colheita de sangue. Os testes de rastreio mais utilizados são os testes rápidos, que apenas requerem 1-3 gotas de sangue e dão uma resposta em cerca de 30 minutos.
O Dia Mundial de Luta contra a SIDA assinala-se a 1 de dezembro. Para 2021, a Organização Mundial de Saúde (OMS) escolheu o tema “Acabar com as desigualdades. Acabar com a SIDA”.

ESAC organiza seminário específico “As micorrizas na qualidade das plantas, no equilíbrio da floresta e no seu rendimento”

 14 de dezembro | 14h30 às 16h15 | online


A Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove no dia 14 de dezembro, das 14h30 às 16h15, em formato on-line, o seminário específico subordinado ao tema “As micorrizas na qualidade das plantas, no equilíbrio da floresta e no seu rendimento”. O seminário realiza-se no âmbito do Projeto F4F - Forest for Future, liderado pelo SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta e conta com a parceria da Universidade de Coimbra e da Universidade de Aveiro.

“As micorrizas na floresta e o seu enquadramento com o European Green Deal”, “Efeito de flavonoides no estabelecimento de micorrizas entre Tuber borchii e plantas micropropagadas de medronheiro” e “Avaliação da persistência das micorrizas após a sua instalação no campo, com recurso a marcadores moleculares” são os temas a ser abordados por Inês Ferreira, Bárbara Gomes e Diogo Reis, respetivamente.

A organização deste seminário, que se destina a estudantes e ao público em geral, é da responsabilidade das professoras da ESAC-IPC Filomena Gomes e Maria Balseiro.

A participação é gratuita, mas está sujeita a inscrição em https://f4f.serq.pt, preferencialmente até ao dia 13 de dezembro de 2021. Aos inscritos serão enviados os respetivos códigos de acesso.

 

Urgências do Hospital da Guarda encerrou parcialmente por falta de médicos

A denúncia é do Sindicato Independente dos Médicos, numa carta à qual a Renascença teve acesso. Situação pode repetir-se, ao longo de dezembro.

Devido a falta de médicos, a urgência da Unidade Local de Saúde do Hospital da Guarda esteve parcialmente encerrada e só assegurou apoio a doentes críticos ou em risco de vida, entre as 00h00 e as 08h00 da manhã, desta quarta-feira, denuncia o Sindicato Independente dos Médicos (SIM), numa carta à qual a Renascença teve acesso.

Na carta escrita para o Conselho de Administração da ULS da Guarda, o sindicato denuncia o que diz ser "a ausência de clínicos para fazer face às necessidades desse serviço, com escalas em total incumprimento com os requisitos mínimos de segurança para os doentes e para os clínicos, provocando um cenário de instabilidade e insegurança".

À Renascença, o presidente do Sindicato indica que "seis médicos da Guarda solicitaram a sua demissão" e que o responsável da equipa da urgência entendeu que só atenderia os doentes em estado crítico, por não estarem reunidas "as condições que assegurarem a segurança dos doentes".

O presidente do SIM realça que muitos médicos do Hospital da Guarda "já fizeram mais de 400 horas extraordinárias", ou seja, "50 dias de trabalho a mais, todos os anos".

"Ultrapassou a linha vermelha. De acordo com os dados que temos, muitas das noites deste Hospital e alguns dos dias não têm as escalas mínimas estabelecidas", indica.

"Durante o mês de dezembro, esta situação pode repetir-se, em mais dez dias, pelo menos" alerta Jorge Roque da Cunha.

O sindicalista critica a diretora clínica do Hospital da Guarda por se "recusar a encarar o problema".

"O nosso apelo junto do Conselho de Administração e junto do Governo é que encarem o problema. Esta situação está a generalizar-se pelo país e, se nada for feito, o Serviço Nacional de Saúde não vai sobreviver", apela.

"A verdade ganha sempre à propaganda. O Governo tem de agir rapidamente", reforça, ainda.

Renascença tentou obter uma resposta da Unidade Local de Saúde do Hospital da Guarda, mas tal não foi possível.

João Malheiro / RR

Assembleia Municipal de Évora elegeu representantes para congresso da ANMP, CMJE e CIMAC

A Assembleia Municipal de Évora realizou uma sessão extraordinária no dia 26 de Novembro em que elegeu os membros que irão representar as Juntas de Freguesia ou Uniões de Freguesias do concelho no XXV Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses(ANMP), bem como no Conselho Municipal de Juventude de Évora (CMJE) e na Assembleia Intermunicipal da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central.

Para representar as freguesias no XXV Congresso da ANMP, foi eleito Luís Pardal (Presidente da União de Freguesias do Bacelo e Senhora da Saúde) como membro efectivo e Bernarda Cota (Presidente da Junta de Freguesia de Canaviais) como membro suplente, em lista proposta pelo PS, que obteve 16 votos. A Coligação “Mudar com Confiança” também apresentou uma lista que obteve 9 votos. Registaram-se 8 votos brancos.
Seis membros da Assembleia foram eleitos para o Conselho Municipal de Juventude de Évora, oriundos das forças políticas com maior representatividade, a saber: Ana Beatriz Cardoso (PS), Elmina Lopes (CDU), Francisco Brito (Coligação Mudar com Confiança), Maria Cristina Mata (Movimento Cuidar de Évora), Bruno Martins (BE) e Luís Roma (Chega).

Os representantes na Assembleia Intermunicipal da CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central são oriundos da Lista A, que venceu com 13 votos e que elegeu José Figueira (CDU), José Santos (Coligação Mudar com Confiança) e João de Sousa (Movimento Cuidar de Évora) e da Lista B, que obteve 7 votos, e que elegeu Paula de Deus (PS). Registou-se 1 voto branco.

No início da reunião, o Presidente da Assembleia convidou o Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, a dirigir-se à Assembleia, o que este agradeceu, proferindo de seguida uma breve intervenção em que saudou a AME e manifestou a disponibilidade de colaboração da Câmara. Fez, também, o ponto de situação da pandemia no Concelho, informando que é previsível que o número de casos continue a aumentar nas próximas semanas, havendo à data 8 dezenas de casos activos e 4 doentes internados no Hospital. O município continuará a acompanhar e a intervir, seguindo as indicações da Saúde Pública quanto a esta matéria.

O Presidente da Assembleia Municipal de Évora, Jorge Araújo, informou que este órgão tem novas instalações nos Paços do Concelho e que o próximo passo é terem corpos técnicos próprios para dinamizar o funcionamento da AME e reorganizar os arquivos, uma vez que actualmente o pessoal é cedido pela Câmara Municipal. Estão também em preparação os cartões de identificação dos deputados municipais. Falou ainda da possibilidade de realização de nova sessão da AME em Dezembro para indigitar os membros que a representarão nas variadas Comissões e para votação de matérias referentes à Câmara Municipal.

“Se for essa a decisão”, Portugal poderá começar a vacinar crianças entre os 5 e os 11 anos em janeiro

Na "Grande Entrevista", na RTP, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, explicou porque defende a vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos. Parecer de grupo de especialistas de pediatria vai ser entregue nesta quinta-feira.

A favor da vacinação das crianças, com idades entre os 5 e os 11 anos, a diretora-geral explicou porque defende essa medida.

"O grupo dos 0 aos 9 anos é o grupo onde o vírus circula sem nenhuma barreira, circula de forma livre", salienta.

Há casos graves de Covid em crianças", afirmou em entrevista ao jornalista Vítor Gonçalves, na "Grande Entrevista" da RTP.

Esses casos registam-se entre crianças com doenças prévias (comorbilidades), como em "crianças saudáveis anteriormente".

Além disso, Graça Freitas deixa o alerta: os "isolamentos sucessivos" das crianças com doença ligeira "também têm impacto na saúde mental".

Questionada sobre se Portugal terá vacinas de dose pediátrica para inocular esta faixa etária, dos 5 aos 11 anos, Graça Freiras confirma essa disponibilidade.

"Portugal vai ter vacinas, se for essa a decisão, para [vacinar] todas as crianças", disse.

Recorde-se que a dose pediátrica reúne duas doses de uma fração de 10 microgramas da vacina, um terço do volume da dose administradas em pessoas com mais de 12 anos.

As primeiras vacinas chegam a Portugal em dezembro e a vacinação poderá começar logo em janeiro. Foi pedido a um grupo de especialistas de pediatria para elaborar uma recomendação e esse parecer será entregue esta quinta-feira.

"Não podemos estar à espera de uma decisão para por o mecanismo logístico a funcionar", justificou. Se medida não for aprovada, as vacinas podem ser "doadas ou vendidas".

Também esta quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) defendeu que pode considerar-se "a vacinação de todas as crianças entre os 5 e 11 anos de idade, tendo em conta a situação epidemiológica a nível nacional", mas que as que têm risco de desenvolver doença grave devem ser consideradas um grupo prioritário.

Madremdia

Fogo-de-artifício e festejos de rua cancelados. Passagem de Ano no Porto com limitações

A autarquia do Porto revelou que os festejos previstos para o último dia do ano sofreram alterações.

O concerto dos GNR, agendado para o último dia do ano no Queimódromo, foi antecipado para a véspera, no Pavilhão Rosa Mota, anunciou esta quarta-feira Rui Moreira.

A declaração do presidente da autarquia ocorreu à margem na inauguração da iluminação de Natal, que decorreu no Palácio de Cristal.

“Será gratuito para os portadores do cartão Porto ponto. As pessoas terão é de ter a vacinação completa”, assinalou o presidente da câmara, que confirmou terem sido cancelados “todos os festejos de rua, inclusivamente o fogo-de-artifício”.

“Vamos evitar a concentração nas ruas por essa razão. Era nossa intenção fazer o fogo-de-artifício na praia, mas as circunstâncias são o que são e temos de nos ajustar”, justificou o autarca.

Madremedia/Lusa