terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Na A1, Zona de Cantanhede: Apreendida embarcação de alta velocidade e 9.000 litros de combustível

A GNR de Coimbra, através do Posto de Trânsito da Figueira da Foz, no dia 16 de dezembro, apreendeu uma embarcação de alta velocidade e nove mil litros de combustível, na Autoestrada n.º1, na zona de Cantanhede.
No âmbito de uma ação de patrulhamento e segurança rodoviária na Autoestrada n.º 1 (A1), os militares da Guarda detetaram um veículo pesado que circulava com a carga, aparentemente, mal acondicionada. No seguimento da ação foi possível realizar uma abordagem à viatura tendo sido possível apurar que transportava uma embarcação de alta velocidade, sem registo e equipada com quatro motores de elevada potência, a qual continha no seu interior dezenas de recipientes com gasolina (perfazendo um total estimado de nove mil litros) e ainda diversos equipamentos que permitem a navegação em alto mar.
A situação suspeita e o material transportado indicia a prática de ilícitos criminais, atendendo às suas características, nomeadamente, o facto da embarcação não se encontrar documentada, sem registo (proprietário e matrícula) e com ocultação dos caracteres identificativos dos motores. No seguimento das diligências policiais, procedeu-se à apreensão do veículo pesado e respetivo reboque, da embarcação de alta velocidade, do combustível e dos equipamentos transportados na embarcação.
Da ação resultou ainda a identificação de um homem de 51 anos e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Cantanhede.

Castelo de Paiva | CYCLING& WALKING-PARCERIA PARA A SUSTENTABILIDADE. ADRIMAG PROMOVEU SEMINÁRIO NO MUNICÍPIO DE CASTELO DE PAIVA

Por iniciativa da ADRIMAG - Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das serras de Montemuro, Arada e Gralheirarealizou-se ontem de manhã em Castelo de Paiva, um Seminário dedicado ao tema “ Cycling & Walking “ – Parecerias para a Sustentabilidade, e consequentemente, a cerimónia de entrega dos Certificados “ Charter Partner CETS “, relativos à Carta Europeia de Turismo Sustentável.
A iniciativa, que teve lugar no espaço dos Paços do Concelho, teve como parceiros a CIM do Tâmega e Sousa, a Rota do Românico, a ADER-Sousa, a Dólmen – Desenvolvimento Local e Regional e também a Associação de Municípios Douro Tâmega, com o apoio do Norte 2020.
O processo de adesão à Fase II da CETS, visa reconhecer empresas e entidades locais que assumem o compromisso de desenvolver as suas actividades com base nos princípios de sustentabilidade económica, ambiental e social, emanados pela Carta Europeia de Turismo Sustentabilidade. Este compromisso materializa-se na implementação de um Plano de Acção com a duração de três anos, findo o qual será feita uma reavaliação deste reconhecimento às empresas/entidades.
Nesta fase, a ADRIMAG priorizou as empresas e entidades locais que concorrem para uma oferta sustentável e qualificada de serviços, associada à GR60 - Grande Rota Montanhas Mágicas, sendo que, esta acção é financiada pelo Norte 2020 no âmbito da EEC e PA PROVERE "Turismo para Todos".
O programa deste seminário contemplou uma Sessão de Abertura que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Rocha, da presidente da ADRIMAG, Margarida Belém, e Humberto Cerqueira, vogal executivo da CCDR Norte.

O edil paivense enalteceu a oportunidade da iniciativa, promovida pela ADRIMAG, destacando a importância destas dinâmicas para a atractividade turística da região, considerando neste âmbito, que a 
Grande Rota das Montanhas Mágicas deve ser assumida como um projecto de “enorme potencial”, capaz de “criar atractividade e riqueza” para os municípios envolvidos e de “combater a desertificação do interior”, referindo-se depois, à valorização do território projecto, sublinhando que este é um produto estruturante e de grande alcance para a promoção (eco)turística deste imenso e atractivo território das Montanhas Mágicas, acreditando ser uma proposta diferenciada e de excelência, que vai ter imensa procura e ser assumida como referência no panorama português neste segmento do turismo da natureza.
 Para o presidente José Rocha, a importância dos valores naturais, paisagísticos e culturais únicos inerentes ao território das áreas classificadas e a crescente procura destes locais para actividades de recreio e lazer em contacto directo com a natureza e com as culturas locais fazem com que estes espaços se constituam como novos destinos turísticos, sublinhando ainda o autarca de Castelo de Paiva, que a certificação europeia é fundamental para compatibilizar o desenvolvimento turístico e a preservação do património natural e cultural, através da aplicação de critérios da sustentabilidade nas actividades ligadas ao turismo e com a implicação de todos os agentes que operam nestes sectores.
João Portugal, do Turismo de Portugal, em vídeo conferência esteve a falar da evolução e perspectivas de futuro do Cycling & Walking, como parte integrante da estratégia de turismo de natureza em Portugal, enquanto Sónia Rebelo de Almeida, da ADERE Peneda-Gerês, veio a Castelo de Paiva abordar a importância das parcerias, no contexto da manutenção e activação das infraestruturas de cycling e walking : caso da GR50 – Grande Rota da Peneda-Gerês.
Destaque ainda para as intervenções de Isabel Sousa, da Explore Ibéria, que neste seminário evidenciou as vantagens dos empresários CETS II em consórcio, e de Carminda Gonçalves, da Adrimag, que destacou a GR60 – Grande Rota das Montanhas Mágicas, no âmbito de uma estratégia concertada entre entidades e empresas, na implementação de uma infraestrutura viva.
Depois da pausa, teve lugar a cerimónia de entrega de certificados “ Charter Partner CETS “ e a Sessão de Encerramento contou com a participação do presidente José Rocha, da CM de Castelo de Paiva, e João Carlos Pinho, coordenador da ADRIMAG.

Carlos Oliveira

Castelo de Paiva | Um Domingo recheado de actividades: PROGRAMAÇÃO DO “PAYVA NATAL” TROUXE MUITA GENTE AO LARGO DO CONDE

 O espaço amplo do Largo do Conde acolheu, no passado Domingo, mais uma jornada festiva da programação da iniciativa Payva Natal, desenvolvida pela Câmara Municipal, com a realização de várias actividades lúdicas e culturais que atraíram muita gente, para assinalar com alegria esta época festiva do ano.
     
Depois dos grandes espectáculos de Patinagem Artística, do Hóquei Clube Paivense, no Pavilhão Municipal de Desportos, e da exibição da PT Dance Academy, no Pavilhão Desportivo do Couto Mineiro, que encheram ambos os recintos, muitos foram aqueles que marcaram presença na vila, para participar nas actividades programadas nesta iniciativa de Natal, destacando-se a realização do 
BTT & Caminhada GR60
 que reuniu cerca de 300 inscritos e que se traduziu num grande sucesso.

De tarde, entre inúmeros divertimentos para os mais miúdos, e das visitas à Casa dos Duendes, o Pai Natal voltou a fazer a sua aparição, para gáudio da pequenada com distribuição de guloseimas e retratos, em dia especial que acolheu a Feira Agrícola de Natal, com dezenas de barraquinhas com venda de artesanato e produtos tradicionais da época e da região.

Para além do interesse da novidade do Vídeo 360º Especial Natal, que atraiu muitos participantes, o programa contemplou ainda um espectáculo de Teatro, com a colaboração do Grupo Cénico de Bairros, uma exibição da PT Dance Academy, bem como várias interpretações musicais de um Ensamble de Trompas, da Academia de Musica de Castelo de Paiva, que deliciaram todos os presentes.

 
Carlos Oliveira

Castelo de Paiva | Durante o jantar de Natal da corporação: CÂMARA MUNICIPAL OFERTOU FARDAMENTO AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS LOCAIS

 A Câmara Municipal de Castelo de Paiva entregou no passado Sábado, durante a realização do Jantar de Natal da corporação, fardamento aos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, contemplando mais de uma centena de operacionais desta prestigiada associação humanitáriatraduzindo-se numa despesa municipal de cerca de 5 mil euros.
Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, que esteve acompanhado dos vereadores José António Vilela, Liliana Vieira e Victor Quintasnão deixou de dar ênfase à missão altruísta da corporação paivense e ao abnegado trabalho desenvolvido por esta associação humanitária há mais de quatro décadas e meia de existência, considerando que, “ os nossos bombeiros continuam a primar a sua acção pela qualidade e excelência, realçando o percurso notável desta gente de valor e de grande nobreza, que continua a dar o melhor de si em prol dos outros, e que, com sacrifício e dedicação tem prestigiado a instituição ao longo dos anos “.
O autarca paivense aproveitou a quadra festiva do Natal para desejar Boas Festas a todos, felicitando a direcção, comando e corpo activo, todos merecedores do reconhecimento público pelo seu trabalho notável, elogiando ainda a forma como se aposta e valoriza o voluntariado na instituição, sendo a formação um factor de motivação para todos, nomeadamente para aqueles que, com gosto e estoicismo, assumem esta carreira, deixando a todos uma mensagem de esperança e de incentivo, porque
 considerou que, ser bombeiro é ser herói e estar ao serviço de quem precisa.
Quer o comandante da corporação, Joaquim Rodrigues, quer o presidente da Direcção, 
Manuel Fonsecaagradeceram o gesto municipal e lembraram as dificuldades que continuam a ser sentidas, evidenciando contudo, o esforço que tem sido feito para dar a todos as melhores condições de oporacionalidade, confirmando a vontade de trabalhar e continuar a lutar pelo engrandecimento desta associação humanitária, apetrechando a corporação com o equipamento indispensável, referindo no entanto, que a situação difícil que se vive exige rigor e dedicação de todos, deixando uma mensagem de esperança e felicitação natalícia a todos os bombeiros e familiares.
Depois da distribuição das “prendas”, a jornada festiva encerrou com um jantar convívio com a participação de todos os bombeiros do corpo activo e reserva, familiares, elenco directivo e convidados, com momentos musicais e a presença do Pai Natal, numa festa de confraternização que permitiu ver a grandeza da corporação paivense, uma das maiores do distrito de Aveiro.





Carlos Oliveira

Marinha Grande | O MUSEU JOAQUIM CORREIA É DE TODOS

 O Museu é de todos! Esta é a principal conclusão da tertúlia “25 anos do Museu Joaquim Correia, e agora?”, que decorreu no passado dia 17 de dezembro, no Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande.

Durante cerca de três horas, meia centena de pessoas reuniram-se no pavilhão de exposições do Museu, para refletirem sobre o percurso de 25 anos deste espaço museológico e partilharem sugestões para o seu futuro.
Estiveram presentes o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; a vereadora da cultura, Ana Alves Monteiro; a presidente da Junta da Marinha Grande, Cristina Sousa; o diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, Nuno Cruz; o presidente da comissão administrativa permanente do Agrupamento Poente, Cesário Silva; o diretor da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, João dos Santos; o diretor do Centro de Artes das Caldas da Rainha, José Antunes; em representação dos filhos do escultor, Cristina e Teresa Correia; a coordenadora intermunicipal do Plano Nacional das Artes (PNA), Dina Soares; técnicos do Município; artistas; arquitetos; escritores; investigadores; representantes do movimento associativo; entre outros convidados.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, manifestou a sua satisfação pela existência do Museu Joaquim Correia, por consagrar a obra do mestre marinhense, criado por iniciativa do então presidente da Câmara, Álvaro Órfão. Salientou o atual dinamismo do Museu, que procura integrar na sua programação iniciativas para todas as faixas etárias, que envolvem as escolas, as associações locais e que de ora em diante integrará o PNA.
Nos últimos dois anos, o Museu Joaquim Correia registou uma afluência de público cinco vezes maior, na procura por realizar eventos que façam com que este espaço seja de todos e para todos, num compromisso da arte cumprir o seu papel social.
Durante a tertúlia, foram deixadas reflexões sobre a importância do território se sentir como parte integrante do Museu, através do estímulo do público para a sua participação. Outra das preocupações foi a necessidade de aproximar o público jovem dos museus e da cultura, uma vez que a identidade cultural e patrimonial se começa a trabalhar nas idades mais novas, para fomentar uma cidadania ativa e participativa posteriormente na idade adulta.

O público sénior também foi referenciado, quer pelos exemplos de atividades que têm sido realizadas, quer pelo conhecimento que permitem partilhar com outras gerações e cujo palco pode e deve ser o Museu Joaquim Correia.

Foram deixadas muitas ideias para tornar o Museu um espaço cada vez mais contemporâneo, onde a memória de Joaquim Correia e da sua obra deverão ser preservadas para dar futuro e pensar o futuro também no Museu.

Em conclusão, as filhas do Mestre Joaquim Correia salientaram que o seu pai estaria muito satisfeito se assistisse ao atual dinamismo do Museu com o seu nome e deixaram o desafio: “o que temos de fazer é humanizar o museu”.

Proença-a-Nova | Mercado dos Sabores de Natal promoveu produtos endógenos

 

O Mercado dos Sabores de Natal regressou ao Pavilhão Municipal de Proença-a-Nova entre os dias 17 e 18 de dezembro, com principal destaque para a promoção de produtos endógenos de diversos artesãos, produtores, associações e grupos de jovens alunos do concelho de Proença-a-Nova.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, faz o balanço deste Mercado dos Sabores de Natal, apontando que “a afluência esteve de acordo com o esperado, tendo também recebido feedback positivo dos participantes em relação às vendas, que certamente deram para suprir os gastos em deslocações para o Mercado”.

O autarca prossegue frisando o “esforço do Município para levar também o sentimento de Natal a diversas localidades, quer com os espetáculos do grupo ‘Atrapalharte’, do ‘Palhaço Mário Faísca’, bem como dos concertos de Natal, com destaque para o Encontro de Coros de Natal e da cantora lírica proencense, Ana Sofia Ventura”.

Com um programa focado no espírito natalício, aqueles que visitaram o Pavilhão Municipal puderam assistir, ao longo dos dias, a cozinhas ao vivo das associações presentes no Mercado dos Sabores de Natal, nos quais se fizeram biscoitos aromáticos, bolo de maçã reineta e noz, aletria e coscorões; a um “Estúdio para Fotografias Memoráveis”; à disponibilização de pinturas faciais, balões e tatuagens temporárias, bem como de animação musical e teatral com o grupo “Ribeirinhos da Concertina” e do “Palhaço Mário Faísca”. A toda esta oferta não faltou o tradicional Pai Natal, que acabou por receber miúdos e graúdos no seu trono, que o procuraram para captar e registar o momento.





Alunos de várias escolas do Norte distinguidos em concurso de sensibilização para a importância da água

Concurso promovido pela Universidade Católica no Porto em parceria com as empresas Águas do Norte, Águas do Douro e Paiva e SIMDOURO – Saneamento do Grande Porto

O que podemos fazer para combater a escassez da água? Foi este o mote para os alunos do ensino secundário, de 80 municípios da região Norte, darem asas à sua imaginação e criarem vídeos quem visem sensibilizar para a importância da água nas nossas vidas. O concurso “Não fiques à seca!” foi promovido pela Universidade Católica no Porto, em parceria com a Águas do Norte, S.A., a Águas do Douro e Paiva e a SIMDOURO – Saneamento do Grande Porto e distinguiu os melhores vídeos feitos em equipa e a título individual.
O concurso “Não fiques à seca!”, esteve em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Água Potável e Saneamento (ODS6) e Ação Climática (ODS13), e foi pensado para dar a oportunidade a todos os estudantes do ensino secundário, do 10º, 11º e 12º ano e de qualquer área científica, de, através da sua criatividade e competências de comunicação, proceder à realização de um vídeo com uma duração máxima de 3 minutos, através do qual possam transmitir uma mensagem clara, baseada em informação credível e rigorosa, mas ao mesmo tempo criativa e assertiva, cumprindo o objetivo de sensibilizar para a importância e preservação da água.

O concurso contou com a participação de mais de 60 vídeos, tendo o respetivo júri selecionado os melhores nas categorias de vídeo de equipa e a título individual. Desta forma, na categoria de equipa, o 1º prémio foi atribuído aos estudantes da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, em Vila Real; o 2º prémio aos estudantes da Escola Secundária de Monserrate, em Viana do Castelo; e o 3º prémio à Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Vila Nova de Famalicão. Já na categoria individual, o 1º prémio foi atribuído a um aluno da Escola Básica e Secundária Arqueólogo Mário Cardoso, em Guimarães; o 2º lugar a uma aluna da Escola Secundária Eça de Queirós, da Póvoa de Varzim; e em 3º lugar a uma aluna da Escola Secundária de Lousada.

O principal objetivo desta iniciativa foi não só o de alertar os cidadãos de todas as idades, apelando à mudança de comportamentos e hábitos de consumo, como também fomentar uma maior consciência cívica sobre a importância da eficiência hídrica. O concurso foi promovido pela Universidade Católica no Porto, em parceria com as empresas Águas do Norte, Águas do Douro e Paiva e SIMDOURO – Saneamento do Grande Porto.

A cerimónia pública de entrega dos prémios e apresentação dos trabalhos decorrerá no início de 2023, em data a anunciar. Mais informações sobre o concurso disponíveis em Concurso: Não fiques à seca | Universidade Católica Portuguesa no Porto (ucp.pt)

PATRÍCIA GOMES

CENTRO DE VACINAÇÃO DE AVEIRO ANTI COVID-19 ENCERROU OPERAÇÃO - Câmara de Aveiro agradece cooperação e parceria com a ETAC/ Transdev/ Aveirobus e o ACeS-BV

 
O Centro de Vacinação de Aveiro, localizado na ala nascente do Terminal Rodoviário de Aveiro (nas antigas instalações do Banco Alimentar contra a Fome, do lado nascente da Estação de Comboios), encerrou a sua atividade esta segunda-feira, 19 de dezembro, depois de se ter mantido em funcionamento desde o dia 25 de janeiro.
Recordamos desde a sua abertura, a Câmara Municipal de Aveiro assumiu os custos diretos de adaptação do espaço, instalação de mobiliário, equipamento e sinalética, com um investimento direto a este nível de cerca de 20.000€, a que se adicionou a cedência a título gratuito do edifício em causa.
Aproveito este momento para agradecer publicamente ao nosso concessionário de transportes públicos, a Aveirobus / ETAC / Transdev, gestora da infraestrutura e que permitiu a vacinação contra a Covid-19 de vários milhares de Cidadãos ao longo de todo o ano de 2022”, começou por dizer o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, que sublinhou também “o trabalho de cooperação e desenvolvido com o Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga (ACeS-BV) ao longo de todo o processo de combate mais intenso da pandemia”, concluiu.
O encerramento do Centro de Vacinação tem em linha de conta a taxa de vacinação na Região de Aveiro, que atingiu um nível satisfatório e que permite desta feita, a transição para a administração de vacinas em Centros de Saúde e outras unidades de saúde pública.
A partir desta data, os Utentes inscritos no Centro de Saúde de Aveiro deverão dirigir-se às Unidades de Saúde onde se encontram inscritos para procederem ao agendamento da sua vacina contra a Covid-19.
A CMA saúda uma vez mais os Profissionais de Saúde, as Entidades Parcerias, a Comunidade Educativa, os Agentes Económicos, os Cidadãos em geral, por todo o trabalho feito no Combate contra o Covid-19.

Carnaval de Estarreja 2023 será um êxito

 O Carnaval de Estarreja é um evento âncora da política cultural municipal e é um forte fator de atratividade turística ao território, alavancando a dinâmica da economia local.
 
A edição de 2023 já teve início em todas as sedes dos grupos, mas, na passada terça-feira, foram assinados protocolos de cooperação com os grupos de Carnaval. Diamantino Sabina, presidente da Câmara Municipal de Estarreja, realçou as dificuldades que tanto a autarquia como as famílias têm enfrentado referindo que “não há aumentos, mas também não há recuos, em termos do que é o financiamento normal.”
 
Pedro Silva, presidente da Associação de Carnaval reiterou que as dificuldades são muitas, contudo garantiu que “todos os grupos estão empenhados e com vontade de tornar a edição de 2023 um êxito.”
 
112 mil euros é o valor atribuído às 4 escolas de samba e aos 7 grupos de folia. A vereadora da cultura, Isabel Simões Pinto explicou que este valor corresponde a 110 euros por elemento, num máximo de 45 nos grupos de folia e 110 nas escolas de samba. Anunciou ainda um “upgrade” dirigido aos carros alegóricos de 2250 euros.
 
A autarca aproveitou o momento para realçar o investimento da Câmara Municipal na requalificação do Pavilhão dos Curtumes, dotando-o de infraestruturas básicas, para além da substituição total da cobertura, para que os grupos tenham melhores condições de trabalho este Carnaval. “Apesar de ainda não ser o espaço que ambicionamos e que queremos designar por “Fábrica do Carnaval”, este é o primeiro passo que evidencia o esforço e o compromisso da Câmara Municipal, assumindo no âmbito do programa de reposicionamento e requalificação do Carnaval de Estarreja, em garantir um espaço de trabalho com todas as condições para grupos de folia e Escolas de Samba, permitindo que expandam a sua capacidade criativa e apresentem carros alegóricos cada vez mais bonitos e imponentes, a desfilar no nosso Carnaval.”
 
Relativamente a uma das marcas identitárias do carnaval e única em todo o país, as Marchas Luminosas, Isabel Simões Pinto destaca a importância da presença e do envolvimento de todos os grupos, mas também da comunidade Estarrejense “Queremos que todos, sem exceção, saiam à rua para celebrar o entrudo”, frisou.
 
Na cerimónia, a vereadora da cultura comunicou que o Município vai apostar num novo modelo de programação das noites, com o objetivo de reforçar o sentimento de pertença e de maior identidade da nossa comunidade com a festa carnavalesca, fomentando maior dinâmica da economia local e, consequentemente, do Carnaval de Estarreja. “Regressaremos à Praça Francisco Barbosa com o espaço da folia para celebrar as origens do nosso Carnaval, com a reinterpretação da centenária Batalha das Flores e com uma programação num formato que se retende familiar, inclusivo e acessível a todos os que queiram visitar o Carnaval de Estarreja.  Este novo modelo pretende afirmar o envolvimento e compromisso de todo o comércio local do centro urbano da cidade, particularmente da área de restauração, bebidas e similares, promovendo a circulação de públicos entre a praça, com o que estará a acontecer no Espaço Folia, e os bares/cafés, desde o Sítio do Carnaval até à Avenida Visconde de Salreu”, explicou.
 
Tudo está a ser preparado para dar início a uma das maiores festas da região. Isabel Simões Pinto acredita que “com toda a criatividade e capacidade que os grupos de folia e as escolas de samba, e o envolvimento da comunidade, estão reunidas as condições para sair e termos um grande Carnaval.”
 
Datas para anotar na agenda de 2023:
 
- 11 de fevereiro – festa de abertura do Carnaval;
- 12 de fevereiro – Desfile do Carnaval Infantil;
- 15 de fevereiro – Marchas Luminosas;
- 17 de fevereiro - Desfile Noturno das Escolas de Samba;
- 19 e 21 de fevereiro – Grandes Corsos do Carnaval de Estarreja.

Marinha Grande | CONCERTO DE NATAL NO TEATRO STEPHENS

Realiza-se, a 22 de dezembro de 2022, pelas 21h00, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, um Concerto de Natal, pelo Orfeão de Leiria, cuja entrada é gratuita.
Irão atua a Orquestra de Cordas de Leiria, com direção de Luís Casalinho, e a Orquestra de Guitarras de Leiria, com direção de Ilda Coelho e Sónia Leitão.

O concerto é o culminar dos estágios de Natal da Orquestra de Cordas e de Guitarras de Leiria e faz parte do Ciclo de Concertos de Natal do Orfeão de Leiria, que conta com quatro concertos de acesso gratuito.

A iniciativa é promovida em parceria com a Câmara Municipal da Marinha Grande.

A entrada é gratuita, sujeita ao levantamento de bilhete, no Teatro Stephens, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Águeda | Remodelação dos armazéns e do edifício sede da Junta Valongo do Vouga inauguradas

 Obras comportaram um investimento de 35 mil euros, suportado pela Câmara Municipal de Águeda, no âmbito dos apoios financeiros às Juntas de Freguesia
 
As obras de remodelação dos armazéns e do edifício sede da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, uma intervenção que comportou um investimento de 35 mil euros, foram inauguradas, na sexta-feira ao final do dia, numa cerimónia onde não faltou música e a abertura de uma exposição de pintura.
“Esta é uma das muitas obras que são realizadas por todo o concelho, ao abrigo de acordos de delegação de competências e apoios financeiros, executadas pelas Juntas e Uniões de Freguesia e suportadas com investimento direto do Município”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, realçando que este trabalho de proximidade tem resultados práticos evidentes.
Com uma forma de atuação aberta e transparente, os investimentos que são realizados nas freguesias pela Câmara de Águeda são decididos em reuniões com todas as Juntas e Uniões de Freguesias (UF), pelo que as obras, como as de Valongo do Vouga agora inauguradas, resultam de “desejos e necessidades de uns, conscientes da disponibilidade financeira que há para todos”.
A este diálogo soma-se a amizade entre autarcas, que com regularidade se juntam para abordarem as suas preocupações e anseios para as suas freguesias, o que permite o estabelecimento de prioridades para cada um. Assim, “tem sido extraordinariamente fácil trabalhar em prol das nossas terras, com as nossas freguesias”, declarou Jorge Almeida, acrescentando que com os apoios e delegação de competências, “o processo é simplificado e torna-se, por vezes, mais fácil fazermos mais com a mesma coisa”.
Para Jorge Almeida “é esta união e capacidade de concretizar que se sente no nosso concelho, numa conjugação de esforços e de vontades muito claro”, lembrando, contudo, que muitas outras obras há nas freguesias que resultam deste tipo de apoios.
Filipe Falcão, presidente da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, aproveitou “este dia feliz” de inauguração precisamente para “agradecer o constante apoio da Câmara para as obras que são necessárias” na freguesia. Sem receitas próprias, “só conseguimos fazer obras graças à Câmara Municipal”, com quem, reiteram “tem sido muito fácil trabalhar”.
A obra inaugurada esta sexta-feira respeita à recuperação dos armazéns da JF e também do edifício sede, onde “houve necessidade de intervenção ao nível da estrutura do telhado e pintura gerais”.
A sessão decorreu na Capela do Divino Espírito Santo, que também foi alvo de uma intervenção recente, e acolheu ainda dois momentos de arte e cultura com a atuação do guitarrista Vasco Ferreira Grãos e a inauguração da exposição de pintura da valonguense Maria Melo, que vai estar patente até dia 14 de janeiro.

Câmara de Águeda realça “grande investimento” na Educação

 Ministro da Educação, João Costa, destaca Águeda como exemplo do que deve ser o processo de descentralização de competências e antecipa nova visita em março

“A Câmara está a investir muito na Educação”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, no âmbito da visita do ministro da Educação, João Costa, à Escola Secundária Marques de Castilho, na sexta-feira passada.
Lembrando que Águeda foi dos primeiros 14 municípios do país a preconizar o processo de descentralização de competências, o Edil salientou que “a Câmara Municipal tem vindo a saber estabelecer com a escola, e a escola com a Câmara, uma relação de parceria que agiliza e torna o processo em tudo mais simples”, porque, acredita, “mais próximos fazemos melhor”.
“Temos vindo a fazer, neste processo, um investimento muito grande em muitas áreas, que vão além do que é proposto no âmbito da transferência de competências. Quase metade dos colaboradores do Município estão, neste momento, nas escolas como pessoal não docente”, frisou Jorge Almeida, acrescentando que tem sido feito também um “esforço incrível nos transportes escolares e na alimentação”, por exemplo, um “investimento que não está totalmente coberto pelas transferências do Estado”.
O Presidente da Câmara declarou que o Município está disposto “a continuar a investir”, até porque “o melhor investimento que se pode fazer é na educação: o retorno é garantido”.
Jorge Almeida aproveitou o momento para congratular a Escola Secundária Marques de Castilho por ter visto aprovada sua candidatura para acolher um Centro Tecnológico Especializado. “É uma responsabilidade e uma oportunidade que não podemos falhar. Sabemos o que as nossas empresas e a sociedade precisam e temos que, cada vez mais, formar pessoas capazes para isso”, declarou.
Com um ensino técnico especializado, o Edil defende que Águeda pode continuar, “com as suas empresas e territórios, a competir com os melhores do mundo”.
Apesar de Águeda ter um parque escolar “em muito bom estado”, há algumas situações que carecem de intervenção, como na Escola Secundária Adolfo Portela, uma das obras consideradas como prioritárias para enquadrar nos investimentos do próximo quadro comunitário de apoio. Para tal, é necessário que o projeto seja apresentado o quanto antes. Aproveitando a presença do presidente da Parque Escolar, Jorge Almeida apelou a que o processo seja agilizado por aquela entidade governamental.
O ministro da Educação, João Costa, que escolheu a Escola Secundária Marques de Castilho para encerrar o primeiro período letivo, deu Águeda como um exemplo do que deve ser o processo de descentralização de competências, trazendo “proximidade à gestão para conseguirmos uma melhor eficiência e uma solução mais ágil”, com “cooperação, respeito pelo que são as competências pedagógicas e formativas das escolas, e responsabilidade pelas questões logísticas e infraestruturais”.
Destacou o mérito de a escola, que considera “plural e muito completa”, acolher um dos primeiros 108 Centros Tecnológicos Especializados do país, que prometem “revolucionar o ensino profissional em Portugal”. “Abrimos concurso para 108 centros, tivemos quase 400 candidaturas, num processo muito competitivo e esta escola teve uma das pontuações mais elevadas”, salientou o governante.
João Costa, que esteve em Águeda numa visita ministerial da Educação que já não acontecia há mais de 20 anos, prometeu regressar em março para ver este centro a funcionar em pleno.

Ana Sofia Pinheiro

ENCERRAMENTO DO PARQUE DE CAMPISMO DE SÃO JACINTO - Novas Regras de Acesso e Prazos de Desocupação Total de 17DEZ22 a 15MAR23

 

A Câmara Municipal de Aveiro e a Assembleia Municipal de Aveiro a 21JUL22 e a 29JUL22, respetivamente, deliberaram a rescisão unilateral do Protocolo de Delegação de Competências da Gestão do Parque de Campismo de São Jacinto na Junta de Freguesia de São Jacinto, com efeitos a 01NOV22, data em que a Câmara Municipal assumiria a gestão do Parque de Campismo.

Entretanto, alguns Campistas intentaram uma Providência Cautelar (Processo n.º 702/22.0BEAVR) que visava a suspensão daquelas deliberações, e também uma ação de impugnação (Processo n.º 726/22.8BEAVR), com o propósito de que aquelas decisões fossem anuladas.

No decurso desses Processos e tal como anteriormente publicitado, a Câmara Municipal de Aveiro proferiu uma Resolução Fundamentada ao abrigo da qual assumiu a gestão do Parque de Campismo de São Jacinto no dia 07NOV22.

No passado dia 16DEZ22, os Autores das referidas Providência Cautelar e Ação e o Município de Aveiro, no âmbito do desenvolvimento das audiências no Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro, alcançaram um acordo, pondo fim às mesmas, com efeito aplicado a partir do dia 17DEZ22.

Assim, no seguimento e cumprimento das referidas deliberações dos Órgãos Municipais e do mencionado acordo, comunica-se publicamente e em especial aos Utentes e Prestadores de Serviços do Parque de Campismo de São Jacinto, o seguinte:

  1. A Câmara Municipal de Aveiro assumiu a gestão do Parque de Campismo de São Jacinto, estando o mesmo encerrado ao público;

  2. Até ao dia 26 de Dezembro de 2022 os Campistas devem remover todas as ligações às caixas / armários de fornecimento de energia elétrica do Parque de Campismo e recolher os respetivos cabos, por forma a que não existam equipamentos ligados à corrente elétrica, assim como remover todas as botijas de gás que ainda ali permaneçam;

  3. Até ao prazo limite de 15 de Março de 2023 deve ser promovida a desocupação e remoção de tendas, roulottes, autocaravanas, estruturas, coberturas e residenciais ou “mobile homes” e todos os pertences;

  4. Até ao dia 15 de Março de 2023, será permitido o acesso ao Parque de Campismo de São Jacinto para retirada de pertences no seguinte horário diário e semanal, fora do qual o portão do Parque estará fechado: de quinta-feira a sábado, incluindo dias de feriado (com exceção dos dias 24 e 31 de Dezembro de 2022), das 09.15 horas às 18.00 horas;

  5. Para o efeito de retirarem os seus bens do referido Parque de Campismo, os requerentes podem recorrer ou fazer-se acompanhar de outras pessoas, assim como dos equipamentos / ferramentas necessários para a desmontagem, desmantelamento e reboque ou transporte dos materiais, das estruturas, das roulottes, autocaravanas, tendas e residenciais ou “mobile homes”, inclusive através do recurso a camião grua;

  6. Findo o prazo limite acima identificado, de 15MAR23, todos os pertences que, porventura, ainda se encontrem no Parque de Campismo serão considerados abandonados a favor da Câmara Municipal de Aveiro.