segunda-feira, 8 de maio de 2023

Um evento que celebra a natureza e as tradições da serra. FESTIVAL “PÉS NA SERRA” EM MAIO NO TERRITÓRIO DAS MONTANHAS MÁGICAS

 Parque do Choupal acolhe iniciativa no próximo fim de semana
Neste início de Maio, a comunidades de pontos remotos na região das Montanhas Mágicas vão juntar-se para organizar o Festival Pés na Serra, um evento de base comunitária que (também) canta e dança e que tem entrada livre. Em Castelo de Paiva, a organização apresenta uma programação apetecível, para o próximo fim de semana, no atractivo cenário da zona ribeirinha do Choupal, em Pedorido.  
      Este festival, promovido pela ADRIMAG, tem como objectivo celebrar a natureza, as comunidades das serras e as suas tradições, no cenário das montanhas em Maio, quando estas estão cheias de cores, sendo que, a iniciativa abraçará os sete concelhos das montanhas mágicas, nomeadamente os territórios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.
      O Festival Pés na Serra (chamado Pés na Terra, na edição de estreia, no ano passado) está de volta e traz às Montanhas Mágicas, nomes conhecidos como Tó TripsCelina da Piedade e vários outros artistas nacionais.
                Em Castelo de Paiva, a iniciativa contempla para o dia 13 de Maio, e começa ás 14h30, com a actuação do grupo infantil “ A música que vinha de dentro da mina “, ás 15h00 regista-se a actuação da PT Dance Academy, às 16h30 com a exibição da Academia de Defesa Pessoal de Castelo de Paiva, e às 17 horas musica ao vivo com Hugo Vasconcelos.
      Já no Domingo, dia 14, durante a tarde haverá a actuação do Grupo Musical “ Colectivo Capela “ e de um Rancho Folclórico Infantil, ás 16h30 haverá um momento gastronómico, com a degustação do Caldo Comunitário e uma Comédia de Rua com a Companhia Navio.
      Durante a iniciativa haverá no local, actividades dinâmicas no Núcleo de Experiencias Turísticas do Couto Mineiro do Pejão ( inscrições no núcleo ), assim como demonstrações e provas de infusões e ervas aromáticas locais – Sweet Green.  
      Pés na Serra envolve os sete concelhos das Montanhas Mágicas e celebra a natureza, as comunidades da(s) serra(s) e as suas tradições, no cenário inesquecível das montanhas em tempo de Primavera, que estarão vestidas com as suas cores mais bonitas.
      A iniciativa cultural apresenta muita música, com espectáculos e bailes tradicionais com Celina da Piedade, Márcia e Tó Trips, entre outros… mas o Pés na Serra é muito mais e há caminhadas e passeios fotográficos em alguns dos cenários mais marcantes das Montanhas Mágicas, oficinas de artesanato e tradições que não podem perder-se, danças do mundo, mercados de produtos locais e biológicos, “vintage” e segunda mão, “land art”, oficinas de cerâmica e macramé, yoga, meditação e “jiu jitsu” ao ar livre, bem como sessões de desenvolvimento pessoal.
      E no meio de todas estas actividades e animação, há a possibilidade de as crianças alimentarem os cabritos e as ovelhas dos rebanhos das Serras de Arada e da Freita e de serem pastores por umas horas… e há ainda a vertente ambiental, com sessões sobre o papel dos rebanhos e das abelhas nos ecossistemas, a preocupação face às espécies invasoras e a utilização de madeira e cerâmica nos espaços de refeição, em vez de plástico.

Carlos Oliveira

Inauguração da Exposição “I Love Aveiro”; “Aveiro no Feminino – Lugares no Feminino – Toponímia”; “Animais e arte Nova. Um Animalário nas Ruas de Aveiro"; Grande Concerto a Santa Joana; Assembleia Municipal Jovem

 Integradas no programa das Comemorações do Feriado Municipal de Aveiro decorrem, durante esta semana, várias atividades, destacando-se a inauguração de três exposições, concertos evocativos a Santa Joana e a Assembleia Municipal Jovem.

I – Inauguração da Exposição “I Love Aveiro”
A Exposição “I Love Aveiro” tem a inauguração marcada para o dia 11 de maio, quinta-feira, pelas 18h30, no Museu de Aveiro / Santa Joana.
Trata-se de uma exposição sobre Aveiro, destacando quatro grandes linhas dedicadas à Identidade, Sustentabilidade, Tecnologia e Cultura.
Quem Somos? Onde Vivemos? O que seremos? E Como Vivemos? são o mote desta exposição que desvela Aveiro, um território com uma identidade coletiva dinâmica, alicerçada num profundo sentimento de pertença a um território sempre aberto, coeso, orgulhosamente diverso e inclusivo, assente em valores humanistas inalienáveis. Aveiro como testemunho de uma cidade que prospera sem constituir ameaça à vida natural e humana; Um palco de experimentação, inovação e fecunda contaminação cruzada com o setor artístico, apresentando projetos e eventos de base tecnológica que lançam pontes ao futuro; E, finalmente, Aveiro, Cidade de Cultura, porto de abrigo, cais de chegadas, de partidas e de encontros, ancoradouro de valores primaciais da comunhão humana: a Liberdade e a Democracia – divisas gravadas, por vezes a sangue, na sua História.
“I Love Aveiro” integra, ainda, uma “sala de estar”, onde os visitantes podem repousar e conhecer mais e melhor Aveiro, através da consulta de publicações diversas ou do visionamento de vídeos sobre o território.
Destaque para os “Momentos I Love Aveiro”, uma programação integrada na dinâmica de mediação da Exposição, que contemplará diversas atividades culturais protagonizadas por artistas locais, nomeadamente, o concerto apresentado por “QIU S”, um grupo de música contemporânea e improvisação composto por Gabriel Neves (saxofones) e Telmo Sousa (guitarra/baixo), no dia 27 de maio; o dia 3 de junho será a vez do “Que Música Ouvimos?” promovido pela Arte no Tempo. A 17 de junho será a vez de um Concerto de Música Renascentista Barroca com harpa e voz de João Carlos Soares; a 24 será apresentado o concerto a solo “ZUHK” por Henrique Vilão, realizador, performer, vídeo artista e músico experimental. Para o encerramento da exposição, a 2 de julho, a proposta recai sobre “As Palavras”, concerto de voz, guitarra e loop station onde Rui Oliveira interpreta autores consagrados da língua portuguesa.
Nos dias 15 e 16 de maio, no mesmo espaço, poderá ainda ver, ao vivo, a artista Zooter a trabalhar num mural dedicado a Santa Joana, que integra a Exposição.

I Love Aveiro pode ser visitada até ao dia 2 de julho, de terça-feira a domingo – das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00. Tem entrada gratuita e visitas guiadas mediante marcação para museusdeaveiro@cm-aveiro.pt.


II – “Aveiro no Feminino – Lugares no Feminino – Toponímia”
A exposição “Aveiro no Feminino – Lugares no Feminino” inaugura no dia 9 de maio, terça-feira, pelas 19h00, no Museu da Cidade. Esta mostra é a primeira de uma trilogia de exposições que pretende contribuir para uma maior visibilidade do universo feminino em Aveiro e do seu papel estruturante na construção da cidade e da comunidade.
A mostra aborda a temática da toponímia feminina relacionando-a com a ocupação do território, com as vivências sociais do quotidiano citadino e com as figuras que, ao longo do tempo, se destacaram na sociedade aveirense.
A exposição é visitável até ao próximo dia 24 de setembro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00. Tem entrada gratuita e visitas guiadas mediante marcação para museusdeaveiro@cm-aveiro.pt.

III – “Animais e arte Nova. Um Animalário nas Ruas de Aveiro"

No dia 10 de maio, quarta-feira, às 19h00, abre a exposição “Animais e Arte Nova. Um Animalário nas Ruas de Aveiro”, no Museu Arte Nova.

Esta mostra dá seguimento à exposição que esteve patente, no ano passado, “Natureza e Arte Nova. Um Herbário nas Ruas de Aveiro”, dedicada à identificação das espécies botânicas representadas em alguns edifícios aveirenses.

A exposição conta, mais uma vez, com a parceria do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, e irá apresentar os diversos animais presentes nos edifícios Arte Nova em Aveiro.

Os animais são frequentemente utilizados como motivo decorativo na corrente Arte Nova, destacando-se as aves e os insetos. São estes os elementos que poderão ser apreciados nesta exposição.
“Animais e Arte Nova. Um Animalário nas Ruas de Aveiro” ficará patente até ao 24 de setembro, podendo ser apreciada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00. A entrada tem o custo de 3,00€. Visitas guiadas, mediante marcação para museusdeaveiro@cm-aveiro.pt.

IV – Grande Concerto a Santa Joana
Como habitualmente, o programa integra vários concertos, destacando-se no dia 10 de maio o Grande Concerto a Santa Joana, pela Orquestra Filarmonia das Beiras, com a Soprano Ana Vieira Leite e o Maestro Convidado Miguel Jalôto Lourenço.
O concerto decorre no Teatro Aveirense, pelas 21h30, e a entrada é gratuita, mediante o levantamento de bilhete na bilheteira.
No dia seguinte, 11 de maio, véspera do Feriado Municipal, terá lugar o Concerto Evocativo à Padroeira da Cidade pelo Coro de Santa Joana, às 21h30, na Igreja das Carmelitas. A entrada é livre.

V – Assembleia Municipal Jovem
Integrada no programa das Comemorações do Feriado Municipal irão decorrer, nos dias 9 e 10 de maio, mais uma edição da Assembleia Municipal Jovem, atividade que visa promover junto dos alunos o exercício do direito de cidadania, os valores da democracia e da participação cívica.
Na edição de dia 9, terça-feira, destinada aos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico, irão participar as seguintes escolas: Agrupamento de Escolas de Oliveirinha - Escola Básica de Castro Matoso; Agrupamento de Escolas Esgueira - Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima; Agrupamento de Escolas José Estêvão - Escola Básica nº 2 de São Bernardo; Agrupamento de Escolas de Eixo e o Agrupamento de Escolas de Aveiro - Escola Básica João Afonso.
No dia 10, na quarta-feira, dedicado aos alunos do Ensino Secundário, os participantes são: Agrupamento de Escolas José Estêvão - Escola Secundária José Estevão; Agrupamento de Escolas de Esgueira – Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima; Escola Profissional de Aveiro; Escola de Formação em Turismo de Aveiro; Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento - Escola Secundária Dr. Mário Sacramento e o Agrupamento de Escolas de Aveiro - Escola Secundária Homem Cristo.
Ambas as sessões (dia 9 e 10) têm início marcado para as 9h30 na Sede da Assembleia Municipal de Aveiro – Edifício da Antiga Capitania.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Cerca de 400 peregrinos pernoitam em Proença-a-Nova a caminho de Fátima


O concelho de Proença-a-Nova é atravessado por várias centenas de peregrinos, em especial nesta segunda semana de maio, que têm como objetivo chegar a Fátima para participar nas cerimónias religiosas de 12 e 13 de maio. Este ano, cerca de 400 vão ficar a dormir e recuperar forças em vários espaços do concelho, alguns dos quais repetindo uma experiência que já é realizada há vários anos. Um desses exemplos é a Associação de Peregrinos de Maria de Castelo Branco que este ano apoia 120 peregrinos que vão ficar no pavilhão municipal de Proença-a-Nova de 9 para 10 de maio. Também o Pavilhão do antigo Instituto de S. Tiago, em Sobreira Formosa, acolhe dois grupos, em dias diferentes, um dos quais com 100 elementos e outro com 60. O Hostel das Atalaias e a Escola Pedro da Fonseca foram os outros locais escolhidos para acolher grupos que, maioritariamente, começam a sua caminhada em Castelo Branco.

Para quem caminha, aconselha-se o uso de coletes refletores, caminhar em fila indiana e nos passeios, no lado esquerdo da estrada; atravessar a via apenas em locais com muita visibilidade e a reunião de todo o grupo deve ser feita sempre fora da estrada. O Município pede ainda redobrada atenção a quem conduzir nas estradas do concelho que coincidem com os percursos dos peregrinos, em especial nos dias 8, 9, 10 e 11 de maio, nas estradas nacionais EN233 e EN241 que fazem a ligação entre os concelhos de Castelo Branco/Vila Velha de Ródão e da Sertã.

Duque de Bragança visita Proença-a-Nova e partilha reflexão sobre gestão florestal


D. Duarte Pio de Bragança, Duque de Bragança, foi recebido nos Paços do Concelho de Proença-a-Nova pelo presidente e vice-presidente da Câmara Municipal, João Lobo e João Manso, no dia 30 de abril no âmbito da visita promovida ao Pinhal Interior Sul pela Real Associação da Beira Interior. Em Proença-a-Nova, a comitiva participou ainda numa palestra sobre Missionários proencenses ao serviço da Igreja e do Rei e ficou a conhecer o Centro Ciência Viva da Floresta, espaço que destaca uma das principais riquezas do concelho e que motivou o debate sobre a problemática da gestão de combustível e gestão florestal. D. Duarte partilhou experiências bem-sucedidas realizadas em países como França e Bélgica de produção de biogás a partir da fermentação de matos, permitindo dar uma nova utilização a estes resíduos lenhosos que antes eram utilizados, por exemplo, para fertilizar terras.
João Lobo, presidente da Câmara, partilhou por sua vez o projeto das Áreas Integradas de Gestão de Paisagem (AIGPs) que também está a ser implementado em 7.500 hectares de área no concelho de Proença-a-Nova e que contribuirá definitivamente para o processo de transformação da paisagem que todos anseiam para reduzir a violência dos ciclos de fogo que têm percorrido o território. Quanto à produção de biogás, o autarca mostrou-se disponível para a possível implementação de um projeto piloto no CCVFloresta.

Se nos Paços do Concelho o destaque foi para algumas das obras do Roteiro das Artes do Município, nomeadamente os quadros do pintor Carlos Farinha, na Casa das Associações o protagonismo foi para os missionários naturais do concelho de Proença-a-Nova, formados no “Real Collegio das Missões”, em Cernache do Bonjardim, e para o papel que tiveram entre 1855 e 1905 no contexto da política de “ocupação efetiva” levada a cabo pelas potências coloniais europeias a partir de meados do século XIX. António Manuel Silva, historiador e professor, deu resposta às questões: “Quem foram? Onde nasceram? Por onde andaram? Que fizeram? Que sentiram? Em que contexto histórico e político desempenharam as suas tarefas? Teriam eles consciência do papel que lhes estava atribuído?”.

Proença-a-Nova | Escola Pedro da Fonseca assinala mais uma edição do “Dia Eco Escolas”

 

Alimentação saudável, energias limpas, água e gestão de resíduos, prevenção de Incêndios Rurais e geo biodiversidade foram os temas dos diversos workshops desenvolvidos ao longo do “Dia Eco Escolas”, assinalado a 4 de maio. O programa incluiu ainda a exposição sobre o ouro dinamizada pelo Centro Ciência Viva da Floresta, a presença dos alunos e professores do projeto-escola Bioaromas e uma feira de produtos biológicos, cujas receitas reverterão para uma associação sem fins lucrativos.
Tal como explicou Jorge Santos, professor responsável pelo Projeto Eco-Escolas, a ideia foi levar mais além do tema deste ano dedicado aos espaços exteriores, “destacando atividades dedicadas ao território, pois queremos que os alunos sintam o território onde vivem”, explica. Está ainda em curso o concurso de pinturas de sarjetas e será implementado dentro da escola um trilho pedagógico que passará pela identificação de várias espécies existentes no espaço exterior e será criado um plano de sustentabilidade ambiental para a escola, cujo objetivo é implementar “pequenas mudanças que todas juntas terão um grande impacto”, explica.
Ao longo do Dia Eco Escolas decorreram diversas iniciativas destinadas à comunidade escolar, que contaram com a participação dos parceiros do projeto, como o Município de Proença-a-Nova, o Projeto Escola Bioaromas e o Centro Ciência Viva da Floresta, culminando com o hastear da bandeira verde 2021-2022. “Quero agradecer a toda a comunidade escolar e aos nossos parceiros o trabalho desenvolvido em prol do ambiente. O fundamental deste projeto é a sensibilidade ecológica e ambiental que deve pautar as nossas ações de todos os dias. Nós temos de ser excelentes em termos ambientais e contamos convosco para essa missão, até para nos chamarem a atenção em determinados processos, em educar a sociedade civil, em casa, porque queremos que o nosso concelho seja excelente na questão ambiental”, afirmou João Manso, vice-presidente da Câmara Municipal.
Para o diretor do Agrupamento de Escolas, João Paulo Cunha, “é bom ver o dinamismo de todos neste projeto Eco Escolas que de ano para ano tem evoluído. Agradeço o empenho dos alunos, professores, assistentes operacionais e a colaboração de todos os nossos parceiros. Recebemos o galardão de Excelência este ano e isso deve-se ao trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos”.
O projeto Eco Escolas da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca foi distinguido com o diploma de Excelência, atribuído pela Associação Bandeira Azul, numa cerimónia realizada a 20 de janeiro, em Soure. Este importante galardão reconhece a qualidade do trabalho realizado na implementação deste projeto que a escola integra desde no ano letivo 2015-2016. Trata-se um programa escolar internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Comunicado Junta de Freguesia de São Jacinto

 

Na passada sexta-feira, dia 28 de abril, reuniu a Assembleia de Freguesia de São Jacinto em sessão ordinária. Não obstante a obrigatoriedade legal da apresentação do Plano e Orçamento 2023 e Prestação de Contas 2022 até ao final do mês de abril, este Executivo viu impossibilitada a sua execução e apresentação por dois motivos:
1. A empresa prestadora de serviços de contabilidade ainda não apresentou a Prestação de Contas de 2022, sendo que esta tem dados relevantes para o Orçamento 2023; 
2. O arresto de bens e suspensão do serviço de telecomunicações, por causa da dívida à empresa prestadora de serviços, factos que impediram o acesso a equipamentos, documentos e dados, praticamente, durante todo o mês de abril de 2023. 
Com o restabelecimento do serviço, três dias antes da realização da Assembleia de Freguesia, o Executivo decidiuem respeito pela transparência e credibilidade dos actos praticados, a adiar a apresentação e votação destes documentos para uma Assembleia extraordinária a realizar-se nos primeiros dias de junho de 2023.
Relativamente à situação de grave desequilíbrio financeiro herdada e de total  responsabilidade legal e política do anterior Executivo liderado pelo Partido Socialista
Relativamente à situação de grave desequilíbrio financeiro herdada e de total  responsabilidade legal e política do anterior Executivo liderado pelo Partido Socialista (2017/2021 - 2021/2022), o atual Executivo da Aliança com Aveiro (PSD/CDS-PP/PPM)tem como prioridade primeira e absoluta, desde o seu primeiro dia de trabalho, honrar o compromisso assumido com os Cidadãos, de recuperar o bom nome e reputação da Junta de Freguesia de São Jacinto, tendo iniciado um processo de denúncia às entidades competentes, nomeadamente ao IGF e ao Tribunal de Contas, sendo que este último já se encontra a avaliar as informações que em tempo solicitou e que não lhe foram facultadas pelo anterior Executivo do PS (2017/2021 - 2021/2022).

Neste sentido, o atual Executivo da Junta de Freguesia (PSD/ CDS-PP/ PPM) assumiu como desígnio o apuramento da dívida total da Junta de Freguesia e o seu respetivo pagamento. Para esse efeito, o trabalho realizado com as diligências efetuadas junto dos credores, permitiu em parcos meses de trabalho (5 meses), que esta Junta de Freguesia não fosse alvo, até ao momento, de mais arresto de bens, facto que tem contribuído decisivamente para a elaboração rigorosa e com o tempo que uma ação deste tipo merece, de um plano de reestruturação financeira, afim de elaborar planos de pagamento exequíveis junto dos credores.

É bom recordar que a situação de ingovernabilidade da Junta de Freguesia de São Jacinto foi causada por erros cometidos pelo Partido Socialista ao longo dos últimos anos, em constantes atropelos à Lei, essa mesma Lei outrora negligenciada e que agora o PS vem invocar, embora de forma errada. A desgraça financeira da gestão anterior do PS leva agora que o mesmo Partido Socialista proponha o não pagamento de uma grande percentagem da divida (30 a 40%), criando um clima de desconfiança e insegurança junto dos nossos credores, os quais até ao momento têm trabalhado em colaboração e cooperação com o atual Executivo da Junta, para a rápida solução do problema.
Esta não é a nossa opção. Estamos na fase final da elaboração de  um plano realista  de saneamento financeiro. Este trabalho, de grande esforço conjunto entre a Junta de Freguesia de São Jacinto e a Câmara Municipal de Aveiro,  assenta numa reestruturação total da dívida e de toda a estrutura financeira da Junta da Freguesia, garantindo também a possibilidade de  prestar serviços de qualidade aos Cidadãos, e ter capacidade financeira para a manutenção e gestão dos seus equipamentos e serviços, permitindo condições  para a atribuição de Delegação de Competências, pela Câmara Municipal de Aveiro na Junta de Freguesia de São Jacinto.
É bom recordar que a situação de ingovernabilidade da Junta de Freguesia de São Jacinto foi causada por erros cometidos pelo Partido Socialista ao longo dos últimos anos, em constantes atropelos à Lei, essa mesma Lei outrora negligenciada e que agora o PS vem invocar, embora de forma errada. A desgraça financeira da gestão anterior do PS leva agora que o mesmo Partido Socialista proponha o não pagamento de uma grande percentagem da divida (30 a 40%), criando um clima de desconfiança e insegurança junto dos nossos credores, os quais até ao momento têm trabalhado em colaboração e cooperação com o atual Executivo da Junta, para a rápida solução do problema.
Esta não é a nossa opção. Estamos na fase final da elaboração de  um plano realista  de saneamento financeiro. Este trabalho, de grande esforço conjunto entre a Junta de Freguesia de São Jacinto e a Câmara Municipal de Aveiro,  assenta numa reestruturação total da dívida e de toda a estrutura financeira da Junta da Freguesia, garantindo também a possibilidade de  prestar serviços de qualidade aos Cidadãos, e ter capacidade financeira para a manutenção e gestão dos seus equipamentos e serviços, permitindo condições  para a atribuição de Delegação de Competências, pela Câmara Municipal de Aveiro na Junta de Freguesia de São Jacinto.

 É bom recordar que a situação de ingovernabilidade da Junta de Freguesia de São Jacinto foi causada por erros cometidos pelo Partido Socialista ao longo dos últimos anos, em constantes atropelos à Lei, essa mesma Lei outrora negligenciada e que agora o PS vem invocar, embora de forma errada. A desgraça financeira da gestão anterior do PS leva agora que o mesmo Partido Socialista proponha o não pagamento de uma grande percentagem da divida (30 a 40%), criando um clima de desconfiança e insegurança junto dos nossos credores, os quais até ao momento têm trabalhado em colaboração e cooperação com o atual Executivo da Junta, para a rápida solução do problema.
Esta não é a nossa opção. Estamos na fase final da elaboração de  um plano realista  de saneamento financeiro. Este trabalho, de grande esforço conjunto entre a Junta de Freguesia de São Jacinto e a Câmara Municipal de Aveiro,  assenta numa reestruturação total da dívida e de toda a estrutura financeira da Junta da Freguesia, garantindo também a possibilidade de  prestar serviços de qualidade aos Cidadãos, e ter capacidade financeira para a manutenção e gestão dos seus equipamentos e serviços, permitindo condições  para a atribuição de Delegação de Competências, pela Câmara Municipal de Aveiro na Junta de Freguesia de São Jacinto.
É bom recordar que a situação de ingovernabilidade da Junta de Freguesia de São Jacinto foi causada por erros cometidos pelo Partido Socialista ao longo dos últimos anos, em constantes atropelos à Lei, essa mesma Lei outrora negligenciada e que agora o PS vem invocar, embora de forma errada. A desgraça financeira da gestão anterior do PS leva agora que o mesmo Partido Socialista proponha o não pagamento de uma grande percentagem da divida (30 a 40%), criando um clima de desconfiança e insegurança junto dos nossos credores, os quais até ao momento têm trabalhado em colaboração e cooperação com o atual Executivo da Junta, para a rápida solução do problema.
Esta não é a nossa opção. Estamos na fase final da elaboração de  um plano realista  de saneamento financeiro. Este trabalho, de grande esforço conjunto entre a Junta de Freguesia de São Jacinto e a Câmara Municipal de Aveiro,  assenta numa reestruturação total da dívida e de toda a estrutura financeira da Junta da Freguesia, garantindo também a possibilidade de  prestar serviços de qualidade aos Cidadãos, e ter capacidade financeira para a manutenção e gestão dos seus equipamentos e serviços, permitindo condições  para a atribuição de Delegação de Competências, pela Câmara Municipal de Aveiro na Junta de Freguesia de São Jacinto.


Polémica na distrital de Santarém: equipa de futsal vence por 60-0 e sagra-se campeã

 O Vitória de Santarém tinha 33 golos de vantagem em relação ao Mação e encontrava-se em primeiro lugar à entrada para o último jogo do campeonato. Apesar disso, não se sagrou campeão distrital porque o Mação venceu a sua partida por 60-0, apenas contra três atletas.
O campeonato distrital de futsal de Santarém é, neste momento, uma das competições mais faladas em Portugal. A verdade é que o motivo é, no mínimo, surpreendente. À entrada para a última jornada, o Mação Futebol Clube precisava de vencer por mais de 33 golos para se sagrar campeão distrital. Missão dada foi missão cumprida: o emblema de Santarém "esmagou" o Benavente por 60-0 e levantou o troféu. Mas os contornos desta goleada têm suscitado várias questões.
No passado sábado jogou-se a derradeira jornada da primeira divisão de futsal escalabitana e o Vitória de Santarém e o Mação FC partiram para os respetivos encontros com a possibilidade de se sagrarem campeões. Nota apenas para um detalhe: embora se encontrassem em igualdade pontual, o Mação tinha uma diferença de golos de –33 face ao Vitória.
O Vitória recebeu e venceu o GD Ribeira Fárrio por 7-5, mas não se sagrou campeão distrital. Isto porque o Mação marcou 60 golos, sem resposta, contra um Benavente desfalcado, que só se apresentou na partida com três atletas (um guarda-redes e dois jogadores de campo).
Terminados os dois encontros, as duas equipas acabaram com os mesmos 49 pontos, mas o Mação acabou com um registo de +93 golos marcados, enquanto o Vitória chegou ao fim do campeonato com +66.
https://www.facebook.com/video.php?v=1704035583348145
A pressa com que os jogadores do Benavente Futsal Clube fazem a reposição de bola, com apenas 3 jogadores, após sofrerem golos, mostra que algo estava "alinhado com as estrelas" como referiu o treinador do Mação Futebol Clube na sua entrevista ao canal Médio Tejo.
Nota: No Campeonato Distrital o tempo de jogo não é cronometrado. Cada parte.tem 35 minutos, sem paragem da contagem, acrescidos de tempo suplementar determinado pelas duplas de arbitragem.
#weloveefutsal #fairplay #eticanodesporto #AFSantarem #FPF #justicadesportiva #AcontecaOQueAcontecer #matchfixing #resultadoscombinados #quemsessentatambémcai
Tudo se tratou de “um ato premeditado”, acusa o Vitória
O Vitória de Santarém já reagiu ao sucedido, através de um comunicado, onde refere que tudo se tratou de "um ato premeditado e concertado, anunciado na primeira pessoa pelo treinador do Benavente Futsal Clube há uma semana e denunciado antecipadamente, de um modo formal, pelo Vitória Clube de Santarém junto da Associação de Futebol de Santarém".
https://www.facebook.com/vitoria.clubedesantarem/videos/732886855511644
🔵⚪ 𝗖𝗢𝗠𝗨𝗡𝗜𝗖𝗔𝗗𝗢
Ontem, o Vitória Clube de Santarém entrou em campo, na Nave Municipal, para tentar ganhar o Campeonato Distrital de Seniores Masculinos de Futsal.
Pela frente, encontrou um oponente (GD Ribeira Fárrio) que, já sem ambições classificativas, soube honrar os seus pergaminhos e dignificar a prova, lutando pela vitória até final.
Porque quem tem 𝗴𝗿𝗮𝗻𝗱𝗲𝘇𝗮 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝗽𝗶́𝗿𝗶𝘁𝗼, 𝗰𝗮𝗿𝗮́𝘁𝗲𝗿, 𝗯𝗿𝗶𝗼 𝗽𝗲𝗹𝗮 𝗶𝗻𝘀𝘁𝗶𝘁𝘂𝗶𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗾𝘂𝗲 𝗿𝗲𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮, 𝗿𝗲𝘀𝗽𝗲𝗶𝘁𝗼 𝗽𝗲𝗹𝗼𝘀 𝘃𝗮𝗹𝗼𝗿𝗲𝘀 𝗱𝗼 𝗱𝗲𝘀𝗽𝗼𝗿𝘁𝗼, nunca pode jogar de outra forma.
Em Santarém, dentro de campo, os jovens atletas do Vitória souberam concretizar, com todo o mérito, o resultado de muitos meses de trabalho, inúmeras horas de dedicação, crer, suor e sacrifício pela concretização de um sonho de meninos.
Em Mação, noutra quadra, nos mesmos 70 minutos, emergiu, porém, a outra face do desporto. De um lado, uma equipa composta apenas por um guarda-redes e dois atletas de campo, que, após cada golo sofrido, se apressavam até ao círculo central para reatar o jogo. Do outro, uma equipa a apresentar-se sempre com cinco elementos, ávida de colocar a bola sucessivamente dentro da baliza adversária. Um resultado de 60-0.
Um ato premeditado e concertado, anunciado na primeira pessoa pelo treinador do Benavente Futsal Clube há uma semana, e denunciado antecipadamente, de um modo formal, pelo Vitória Clube de Santarém junto da Associação de Futebol de Santarém. “No sábado é que eu me vou rir. O Campeonato de Seniores já foi”, anunciou-se.
👉 Pobre do trio de atletas e dos encarregados de educação que, à mercê do ódio, da rivalidade tóxica, da inveja, tiveram de compactuar com este figurino, expostos a uma vergonha nacional.
👉 Pobres dos que, nestas condições, festejam com toda a efusividade e orgulho.
👉 Pobre de uma sociedade que confia nestes formadores os homens e mulheres de amanhã.
👉 Pobre de quem tiver a ingrata tarefa de colocar a taça nas mãos do novo campeão.
Que possa ser reposta a verdade desportiva. Que possa prevalecer a 𝗘́𝗧𝗜𝗖𝗔 que todos apregoamos. Caso contrário, nunca teremos forma de responder às nossas crianças que ontem, confundidas, em lágrimas, perguntavam aos seus pais:
“Porque é que os nossos seniores não foram campeões?”
Obrigado a todos, vitorianos. Incomensurável orgulho na família que construímos.
Obrigado ao Gruder - Futsal , pela elevação e desportivismo.
Obrigado aos verdadeiros campeões. 💙
#orgulhovitoriano
Associação de Futebol de Santarém AFS
Seleções de Portugal
PNED
IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.

SIC Notícias

Aliança com Aveiro repudia gestão e proposta política de más contas do PS de Aveiro

 Depois da vitória eleitoral da Aliança com Aveiro (PSD/ CDS-PP/ PPM) nas Eleições Intercalares à Assembleia de Freguesia de São Jacinto, de 13NOV22, e do início de funções do novo Executivo da Junta de Freguesia liderada por Arlindo Tavares, agora com apenas 5 meses de exercício (tomada de posse a 02DEZ22), está confirmada a situação de grave desequilíbrio financeiro da Junta de Freguesia de São Jacinto, como consequência da má gestão do Partido Socialista.
Depois desse grave dano causado pelo PS, defende agora a Concelhia do PS de Aveiro, que a Junta de Freguesia de São Jacinto não pague 30 a 40% da dívida por ter sido contraída sem cumprir a Lei.
Dir-se-ia na gíria popular que “é preciso ter lata” e demasiada desfaçatez, depois de governar com más contas e sem cumprir a Lei (o PS nem sequer apresentou as Contas de 2021 da Junta de Freguesia de São Jacinto), defende agora que a Aliança com Aveiro governe sem honrar compromissos e com más contas, à PS.
A Aliança com Aveiro repudia essa gestão de más contas e segue por outro caminho, o do rigor, da qualidade da gestão, da honra, da devida ordem na gestão da Lei e das contas, e da elevada qualidade dos serviços prestados aos Cidadãos.
O PS de Paula Urbano (atual Presidente da Concelhia) e de Alberto Souto (seu Mandatário) mantém a lógica da opção pela má gestão, na tradição do que fizeram na Câmara Municipal de Aveiro, na qual deixaram uma enorme dívida, problema muito grave que a Aliança com Aveiro já resolveu com a devida qualidade e prontidão (a 31DEZ13, a CMA tinha um desequilíbrio de 3,5 vezes na relação da dívida com a receita),
defendendo agora o PS que não se pague 30 a 40% da dívida da Junta de Freguesia de São Jacinto, que o PS contraiu com a sua má gestão, já devidamente sancionada em 

termos políticos pelos Cidadãos, com uma pesada derrota nas Eleições intercalares de novembro de 2022.
Embora o quadro legal nacional não tenha instrumentos normais para resolver o grave problema financeiro da Junta de Freguesia de São Jacinto (um desequilíbrio de 13 vezes na relação da dívida com a receita), também na Junta de Freguesia de São Jacinto se está a trabalhar para estruturar, apresentar e aprovar uma operação de profunda reforma financeira, com o pagamento da dívida, numa operação com a fundamental participação da Câmara Municipal de Aveiro.
A Aliança com Aveiro vai continuar a trabalhar, na governação de todos os Órgãos Autárquicos do Município e das suas dez Freguesias, com total rigor e transparência, com a devida qualidade, cumprindo os compromissos assumidos com os Cidadãos.
 
José Ribau Esteves,
ALIANÇA COM AVEIRO

João Almeida sobe a segundo da geral na Volta a Itália

 Australiano Michael Matthews venceu a terceita etapa.
João Almeida subiu ao segundo lugar da classificação geral individual da Volta a Itália, esta segunda-feira, após a terceira etapa, conquistada por Michael Matthews.
O ciclista australiano da Jaco-Alula, que demorou 5h01'41" a percorrer os 213 quilómetros de Vasto a Melfi, bateu ao "sprint" o dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo), segundo classificado na tirada, e o compatriota Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), terceiro.
João Almeida (UAE Emirates) cruzou a meta em 41.º, com o tempo do vencedor. O ciclista português sobe do terceiro para o segundo lugar da geral, uma vez que o italiano Filippo Ganna (INEOS Grenadiers), que estava à frente, perdeu tempo e caiu do "top-10". João está a 32 segundos do camisola rosa, o belga Remco Evenepoel (Soudal-Quick-Step).
O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), sétimo na etapa, subiu dois lugares, até à última posição do pódio, a 12 segundos de Almeida.
Na quarta-feira, realiza-se a quarta etapa, que liga Venosa a Lago Laceno em 175 quilómetros. Tem três contagens de montanha, todas de segunda categoria, a última mesmo antes dos três quilómetros finais em plano.

RR

Confrontos em Palma de Maiorca fazem 11 feridos, há portugueses entre os detidos

 Jovens foram identificados através das imagens de videovigilância e são suspeitos de serem os principais responsáveis pelo início do conflito.
Pelo menos 11 pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, depois de participarem, na última madrugada, em confrontos em Magaluf, uma localidade situada na ilha de Palma de Maiorca, em Espanha.
Durante mais de 10 minutos, as agressões incluíram socos e pontapés. Dez pessoas acabaram detidas, incluindo jovens com nacionalidade portuguesa. Foram identificados através das imagens de videovigilância e são suspeitos de serem os principais responsáveis pelo início do conflito.
Ainda assim, até ao momento, permanecem desconhecidos os motivos deste confronto.
SIC Notícias


Homem falsamente acusado de roubo morre após ser linchado no Brasil

 O crime está a chocar o Brasil e aconteceu na mesma cidade onde, exatamente nove anos antes, uma mulher foi morta na rua depois de terem sido partilhadas acusações falsas nas redes sociais de que tinha praticado magia negra com uma criança. Vítima do caso mais recente seguia numa moto que foi emprestada por um amigo.
O homem, de 49 anos, que lutava pela vida no hospital desde quarta-feira, após ter sido vítima de um linchamento motivado por acusações falsas, não resistiu aos ferimentos e morreu este domingo, num hospital de Guarujá, no estado brasileiro de São Paulo.
Segundo a imprensa local, a vítima, que deixa um filho de nove anos, foi atacada por três homens depois de alguém ter gritado “pega, que é ladrão” quando a viu passar de moto na rua.
O homem, dono de uma empresa de reciclagem, seguia no veículo com autorização do dono, que contactou a polícia logo após as agressões para esclarecer que o havia emprestado por este ser seu amigo.
Todo o ataque acabou registado em vídeo por uma câmara instalada num veículo que passava no local e as imagens foram partilhadas nas redes sociais. No vídeo, ouve-se o condutor comentar que “não está bom para ladrões de motos” enquanto o homem era brutalmente espancado, sobretudo na zona da cabeça, cujas lesões lhe provocaram a morte.
O caso, já classificado como um homicídio, está a ser investigado pelas autoridades locais, sem que ainda tenham sido anunciadas detenções.
Crime repete tragédia de há nove anos
O caso aconteceu precisamente nove anos após uma mulher, de 33 anos, ter sido espancada até à morte por uma multidão, numa rua da mesma cidade, depois de terem sido partilhadas falsas acusações, nas redes sociais, de que teria sequestrado uma criança para praticar atos de magia negra.
A família da vítima ainda luta na justiça por uma indemnização que responsabilize não só o autor da publicação que deu início ao boato como o Facebook, com o objetivo de combater a divulgação de notícias falsas nas redes sociais.

Cláudia Machado / SIC Notícias

Professores: Marcelo promulga diploma do Governo mas deixa vários recados

 Presidente da República considera que “adiar a promulgação (…) ou recusar essa promulgação, neste contexto, representaria adiar as expectativas de cerca de oito mil professores”.
O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o diploma do Governo sobre recrutamento de pessoal docente, apesar de não terem sido acolhidas as suas propostas nesta matéria, para não "adiar as expectativas de cerca de oito mil professores".
O anúncio desta promulgação e a justificação de Marcelo Rebelo de Sousa constam de uma nota publicada no site oficial da Presidência da República.
Nessa nota, o chefe de Estado refere que, "quanto ao presente diploma, foram formuladas várias sugestões e, também, apresentada proposta concreta sobre a vinculação dos professores, no sentido de a tornar mais estável, sem, com isso, introduzir desigualdades adicionais às já existentes".
Apesar de não ter colhido consagração a proposta apresentada, nem outra, mais minimalista, a certa altura aventada no diálogo com a Presidência do Conselho de Ministros, o Presidente da República entende dever promulgar o presente quadro jurídico", acrescenta.
Marcelo Rebelo de Sousa declara que decidiu "tendo em atenção a publicação pelo Governo, no Diário da República, da Portaria n.º 111-A/2023, de 26 de abril, que abre concurso apenas para dois mil professores, para o ano próximo, fundada na versão da lei vigente e porque a nova lei não foi promulgada nem publicada e, portanto, não entrou ainda em vigor".
Por outro lado, argumenta que "adiar a promulgação, embora no prazo legal de 40 dias, que termina a 15 de maio, ou recusar essa promulgação, neste contexto, representaria adiar as expectativas de cerca de oito mil professores, além de deixar sem consagração legal algumas das suas reivindicações pontuais, aceites pelo Governo".
Por essa razão determinante, o Presidente da República promulgou o diploma do Governo que regula a titularização e os concursos para seleção e recrutamento do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário", justifica o chefe de Estado.
A propósito deste decreto-lei, o Presidente da República menciona que "a Casa Civil da Presidência da República tem acompanhado, de muito perto, em contacto com o Governo e recebendo as associações sindicais, quer o presente regime legal, quer a matéria, ainda pendente, da recuperação faseada do tempo de serviço dos docentes".
No fim desta nota, Marcelo Rebelo de Sousa volta a apelar a "que o diálogo com os professores prossiga, nomeadamente quanto ao futuro dos professores agora vinculados por um ano, assim como quanto à recuperação faseada do tempo docente prestado e ainda não reconhecido".
Importaria que o ano letivo de 2023-2024 não fosse, ao menos para alguns alunos e famílias, mais um ano acidentado, tal como foram, por razões muito diversas, os três que o precederam", reitera.

SIC Notícias

Portugal já deitou ao lixo 3,5 milhões de vacinas contra a Covid-19

Prazo de validade motivou desperdício, que, ainda assim, tem sido dos mais baixos a nível europeu. De maneira a aproveitar o excedente, Portugal já doou mais de oito milhões de vacinas.
Portugal deitou ao lixo 3,5 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 por terem ultrapassado o prazo de validade. Os números foram confirmados à Renascença pelo Ministério da Saúde.
Atendendo ao prazo de validade dos lotes adquiridos a nível europeu, até ao final do ano de 2022, Portugal acaba por registar uma taxa de inutilização de 8,5%, uma das mais baixas a nível europeu, em resultado da conjugação da grande adesão dos portugueses à vacinação e de uma eficaz e responsável gestão do aprovisionamento das vacinas contra a Covid-19.
O processo de vacinação está a ser progressivamente internalizado na atividade normal dos centros de saúde, com a desmontagem da generalidade dos centros de vacinação. No mesmo sentido, prevê-se que a atividade de controlo e monitorização central volte a ser assumida pela Direção-Geral da Saúde, estando a ser preparada a constituição de uma equipa de recursos próprios para o efeito.
Entretanto, a União Europeia (UE) tem estado a renegociar contratos com farmacêuticas, para os ajustar à declaração de fim da pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e adaptar as quantidades e compromissos de entrega.
A Comissão Europeia está a conduzir o processo de renegociação de um contrato assinado em 2021, no sentido de o ajustar às atuais circunstâncias epidemiológicas e estratégias de vacinação de cada Estado-membro, flexibilizando-se as quantidades e compromissos de entrega. Considerando que este é um processo em curso, não é possível adiantar o número de entregas para 2023.
Portugal doou mais de oito milhões de vacinas
As vacinas contra a Covid-19 tornaram-se um elemento central no combate à doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, alterando o curso da pandemia em diferentes países e permitindo o menor recurso a medidas não farmacológicas de contenção da doença.
Desde o primeiro momento, Portugal definiu como objetivo garantir a vacinação atempada de toda a população contra a Covid-19, em linha com as orientações internacionais. Entre 2020 e 2023, foram celebrados 14 contratos com seis fornecedores, tendo sido entregues cerca de 40 milhões de vacinas, de um total de 61,7 milhões de doses adquiridas.
As doses fornecidas aos Estados-membros continuam a ser utilizadas no processo de vacinação, tendo sido utilizadas em Portugal cerca de 28,5 milhões de doses.
Através dos mecanismos de cooperação multi e bilateral, e de forma a otimizar as doses de vacinas disponíveis, Portugal procedeu, desde 2021, à revenda e doação de vacinas, num compromisso solidário para promover a diminuição das assimetrias na acessibilidade global às vacinas contra a Covid-19.
Até à data, Portugal doou cerca de 8,1 milhões de vacinas e revendeu mais de 2,6 milhões, o que totaliza 10,7 milhões de vacinas disponibilizadas em prol da redução de assimetrias.

Cacia prossegue com obras de requalificação urbana

 O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, esteve esta manhã, 08 de maio, em Cacia, no âmbito das diversas ações que a CMA leva a cabo por Todo o Município, enquadradas nas celebrações do Feriado Municipal, cujo dia se assinala no próximo 12 de maio. O Presidente da Câmara foi acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia, Nelson Santos e por alguns Autarcas Municipais e da Freguesia.
Destaque para a visita à obra de requalificação à envolvente à EB 2,3 de Cacia, um novo investimento de 1,3 milhões de euros da CMA. A empreitada, que decorre a bom ritmo, acontece neste momento na Avenida Fernando Augusto de Oliveira, dando continuidade ao novo perfil criado na Rua Vale Caseiro, com a qualificação e alargamento dos passeios e dando um novo e ajustado enquadramento aos espécimes arbóreos existentes, com o alargamento das caldeiras.
De forma global, o projeto prevê a reformulação dos sentidos de tráfego, o redimensionamento do perfil transversal dos arruamentos, a criação de uma ciclovia e de baias de estacionamento de veículos motorizados, a construção de um espaço de estar e de uma paragem de autocarro junto à entrada para a Escola e a criação de um espaço verde de lazer com enquadramento na linha de água existente nas imediações da Escola.
Delegação de Competências 2023
Para o atual ano de 2023 e no que respeita ao Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências com a Junta de Freguesia de Cacia, destaque para obras de qualificação do Parque de São Bartolomeu (20.000 €) e a execução de passeios no Cemitério de Cacia (5.000€), operações que se encontram em desenvolvimento de projeto.
Mais obras e projetos em curso
> Qualificação da Rede Viária
No quadro da obra de requalificação viária e pavimentações em várias localidades do Município de Aveiro, em execução pela empresa Construções Carlos Pinho, Lda., num novo investimento da CMA de 1.283.925,21€, destacam-se os seguintes arruamentos da localidade de Cacia e Sarrazola:
> Travessa e Rua da Mêlhera;
> Largo e Rua Tenente Afonso Lucas;
> Rua Conselheiro Nunes da Silva;
> Rua 1.º de Dezembro, Cacia;
> Rua do Laranjal, Cacia;
> Rua Pedro Álvares Cabral, Cacia;
> Viela do Barbosa, Cacia;
> Travessa e Rua António Perfeito, Cacia;
> Travessa de José Estevão, Cacia;
> Travessas e Rua da Constituição, Sarrazola;
> Beco do Outeiro, Sarrazola;
> Travessa e Rua da Liberdade, Sarrazola;
> Rua João Chagas, Sarrazola;
> Rua João Simões Costa, Sarrazola;
> Rua Manuel Simões Miranda, Sarrazola;
> Instalação de nova rede de gás em Cacia
No quadro da empreitada em curso, que está a requalificar vários arruamentos nas localidades de Cacia, Sarrazola e de Nariz, a empresa Floene (antiga Lusitânia Gás) em cooperação com a CMA, está a instalar uma nova rede de gás, em dez dos 19 arruamentos que estão a ser intervencionados.
Arruamentos com nova rede de gás:
• Beco do Outeiro;
• Rua Conselheiro Nunes da Silva;
• Rua da Constituição;
• Rua da Liberdade;
• Rua João Chagas;
• Rua João Simões Costa;
• Rua Manuel Simões Miranda;
• Rua Tenente Coronel Afonso Lucas;
• Travessa da Rua da Constituição;
• Travessa da Rua da Liberdade.

Relevantes obras executadas
O momento serviu também para recordar alguns dos principais investimentos que a CMA realizou ao longo dos últimos anos nesta localidade do Município de Aveiro e que aqui referenciamos sumariamente:

> Nova Variante Rodoviária de Cacia (2018/2019)
Integrada no Plano de Pormenor de Parte da Zona Industrial de Cacia com um investimento global da CMA de aproximadamente 1,2 milhões de euros (compra de terrenos e empreitada), a nova Variante Rodoviária de Cacia assegurou a criação de um novo acesso entre a antiga Avenida Europa e a Rua Bombeiros da Celulose, reformulando também a gestão de tráfego na Avenida Europa nesse local (substituindo os cruzamentos existentes por duas rotundas), aumentando assim a capacidade de escoamento de trânsito, a segurança e o conforto de quem circula nesta zona do Município de Aveiro.

> Nova Rotunda da “Vulcano / Lusavouga” (2019/2020)
Com investimento da CMA de 450 mil euros, a nova rotunda da “Vulcano / Lusavouga” significou um ganho na fluidez do tráfego automóvel, no aumento da segurança e conforto para condutores, peões e estabelecimentos comerciais e industriais circundantes.

> Qualificação urbana da nova Avenida Europa – Troço urbano de Cacia (2020/2021)
A obra de qualificação urbana da nova Avenida Europa no troço entre a Rotunda da Vulcano / Lusavouga e a nova variante de Cacia (junto à NVG – The Navigator Company), foi um importante investimento da CMA, no valor de 1,3 milhões de euros, com o objetivo principal de adaptação da antiga estrada nacional à vivência citadina, dando prioridade à segurança do peão, redução da velocidade de circulação automóvel, proibição do trânsito pesado e ao tratamento do espaço público.

> Qualificação da Rua Vale Caseiro (2021/2022)
A obra de requalificação da Rua Vale Caseiro, um investimento de aproximadamente 500 mil euros da CMA, integrado na estratégia de reabilitação do Centro Urbano de Cacia, trouxe mais e melhor qualidade de vida aos residentes e a todos os utilizadores deste importante arruamento.
Com esta obra foi executada a repavimentação total do arruamento, construídas novas zonas pedonais, com a construção de passeios, reabilitada a rede de águas pluviais e as infraestruturas de iluminação pública, numa extensão de 1,1 km, entre a rotunda da “Lusavouga/Vulcano” e a Avenida Fernando Augusto de Oliveira.

> Requalificação da EB da Quintã do Loureiro (2021/2022)
Inaugurada no final de setembro de 2022, a requalificada e ampliada Escola Básica da Quintã do Loureiro reabriu portas no primeiro dia do ano letivo 2022/2023, com oito salas para o 1.º Ciclo, três salas para o Jardim de Infância, um espaço renovado espaço exterior de recreio, um polidesportivo e uma horta comunitária para as crianças do Jardim de Infância e do 1.º Ciclo.
Com um investimento da CMA de 2 milhões de euros, temos uma Escola que corresponde ao nível de qualidade de ensino que queremos prestar e adaptada perfeitamente de acordo com aquilo que se espera de um edifício escolar do Século XXI.

Barcelos | Europe Direct Minho, projeto do IPCA, promove Semana Europeia para celebrar o Dia da Europa

 Hastear da Bandeira da UE no IPCA e no Município de Barcelos, Workshop sobre “Competências para o Teu Futuro”, Workshop sobre “Educação de Adultos – Um Desafio Europeu”, Gravação do programa de rádio “Estado da União”, são alguns dos eventos.
O Europe Direct Minho, projeto do IPCA em parceria com a Representação da Comissão Europeia em Portugal, promove Semana Europeia (8 a 12 de maio), para celebrar o Dia da Europa (9 de maio), assinalar o arranque oficial do Ano Europeu das Competências, bem como festejar o 10º aniversário do Europe Direct Minho, enquanto projeto do IPCA.
Serão promovidos mais de 10 eventos, de natureza diversificada, em Barcelos, mas também em Braga (Escola Superior Técnica Profissional do IPCA), em Guimarães, em Vila Nova de Famalicão, em Esposende, e em Vila Verde (Polos do IPCA), envolvendo diferentes parceiros e direcionados para o público em geral, pelo que qualquer cidadão poderá participar.
Para além do corpo docente e estudantes do IPCA, contamos com a participação de Jorge Saraiva (CEO do Grupo Três60, Manuel João Costa (Pró-reitor - Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica da UMinho); Ana Cláudia Valente (Vogal do Conselho Diretivo da ANQEP); Alessandra Silveira, Carlos Abreu Amorim, Pedro Froufe, entre outras ilustres personalidades.
 

Os cidadãos e os órgãos de comunicação social são convidados a fazer parte desta festa europeia!
 
Ana Reis

Covilhã | A DIÁSPORA DOS CRISTÃOS-NOVOS EM ANÁLISE POR MARIA JOSÉ FERRO TAVARES


É já na próxima quinta-feira, dia 11 de maio, pelas 17:00 horas, que o Museu da Covilhã recebe mais uma tertúlia informal, no âmbito da ação “MC2: Movimentos Culturais Coletivos”.

“A Diáspora dos Cristãos Novos” é o tema em análise por Maria José Ferro Tavares, que concorda que esta temática está plenamente integrada na história da expansão europeia e da história dos vários reinos. É constituída por factos que têm que ver com a expulsão dos judeus de Espanha e de Portugal; o batismo forçado; o estabelecimento da Inquisição; o desejo dos Cristãos-novos regressarem à religião dos seus antepassados em liberdade e uma diáspora que é uma partida mas por vezes também um regresso, com todos os inconvenientes pessoais que este acarreta.
Estes e outros pormenores serão analisados na sessão informal de dia 11 de maio, por uma das maiores estudiosas dos judeus e cristãos-novos em Portugal.

A temática pensada para este mês no Museu da Covilhã, galardoado como Museu do Ano nos Prémios APOM 2022, que é o foco da tertúlia MC2, é acompanhada da exposição “Diáspora Judaica Portuguesa: Cristãos-novos, Criptojudeus, Marranos, “Gentes da Nação” (séc. XV a XXI)”.

Esta exibição, da autoria da Associação Hagadá, responsável pela criação, instalação e gestão do Tikvá – Museu Judaico Lisboa, e em parceria com a Editorial Chandeigne, contempla 21 painéis e vídeos que contam a história da diáspora judaica portuguesa no contexto sefardita, desde a sua origem (conversão forçada dos judeus portugueses em 1947), até às reminiscências contemporâneas das memórias marranas e seus lugares de memória.

Uma história judaica, mas também portuguesa, europeia e mundial que ficará patente ao público de 10 a 24 de maio, das 10:00 às 18:00, no Museu da Covilhã.

MARIA JOSÉ PIMENTA FERRO TAVARES é historiadora e professora portuguesa, especialista na história dos judeus e dos cristãos novos em Portugal. Professora catedrática de nomeação definitiva pela Universidade Nova de Lisboa, é diretora da Unidade de Ensino a Distância e ex-Reitora da Universidade Aberta. Autora de vários livros sobre assuntos diversos: minorias religiosas com especial acento nos Judeus e Cristãos-Novos, pobreza, assistência e morte, as convulsões sociais do século XIV, a moeda medieval portuguesa. Tem publicações editadas em Portugal, Espanha, Estados Unidos, Israel, por exemplo.

Trabalhadores do Município de Cantanhede realizaram formação outdoor em quatro concelhos do interior

 
Com um número recorde de 130 inscritos, realizou-se no último fim de semana a 14.ª edição do Cantanhede Trophy, formação outdoor promovida pela Divisão de Recursos Humanos da autarquia cantanhedense, em parceria com os Serviços Sociais.
De 5 a 7 de maio, os participantes estiveram em Lamego, Castro Daire, S. Pedro do Sul e Arouca, onde, além de terem competido em provas e desafios com exercícios práticos de acordo com objetivos previamente estabelecidos, cumpriram um programa social que incluiu receções pelas Câmaras Municipais daqueles concelhos, intercâmbios institucionais e visitas a equipamentos culturais e locais turísticos.
Na mensagem que dirigiu aos intervenientes, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, refere “que o investimento das organizações nas pessoas deve passar não só pela valorização crescente das condições de trabalho, mas também pela dinamização de ações formais e informais que contribuam para reforçar a coesão de grupo e aumentar a motivação de todos face aos desafios individuais e coletivos que diariamente enfrentam”.
Segundo a autarca, “é esse o princípio subjacente ao Cantanhede Trophy, procurando induzir benefícios na área comportamental, nomeadamente nas vertentes do trabalho em equipa, liderança, desenvolvimento profissional e reforço das relações interpessoais. O mais importante da iniciativa são as experiências, sem esquecer a descoberta de novos territórios onde os participantes desempenham também o papel de embaixadores do Município de Cantanhede nesses territórios”, sublinhou.
Logo no primeiro dia, as equipas realizavam um peddy paper à descoberta do património da cidade de Lamego, tendo Helena Teodósio e os vereadores Adérito Machado e Célia Simões sido recebidos pelo líder do executivo camarário lamecense, Francisco Lopes, que esteve acompanhado da vice-presidente, Catarina Ribeiro, e do vereador Fábio Duarte.
O programa de 5 de maio contemplou ainda uma visita guiada às Caves Raposeira e a paragem em Castro Daire, onde o vice-presidente da Câmara Municipal, Luís de Paiva Lemos, e o vereador Pedro Santos Pontes receberam a comitiva de Cantanhede, a que se seguiu o batismo dos novos participantes no trophy na Fonte dos Peixes, ex-libris daquele concelho do distrito de Viseu. Isto antes do alojamento na Pousada de Juventude de S. Pedro do Sul, que veio a ser o centro nevrálgico da segunda jornada, esta dedicada à realização de atividades desportivas no rio Vouga (canoagem e paddel) e jogos no Parque Urbano das Nogueiras, em ambos os casos com exercícios de team building para estimular dinâmicas de grupo perante desafios concebidos por uma empresa especializada em formação outdoor.
À noite, no Inatel Palace Hotel realizou-se o grande momento de convívio social do Cantanhede Trophy, designadamente a habitual noite temática, desta vez recriando o ambiente típico dos anos 1920, no qual os participantes se apresentaram todos vestidos a rigor. Na mesa de honra estiveram a presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio e o seu homólogo de S. Pedro do Sul, Vítor Figueiredo, que encerraram o evento com alocuções dirigidas aos presentes.
No domingo, 7 de maio, o desafio foi o percurso dos Passadiços do Paiva, no Município de Arouca, onde se cumpriu a última etapa. Depois da receção da vice-presidente da Câmara Municipal, Cláudia Oliveira, no almoço realizado junto ao rio, os elementos da comitiva cantanhedense visitaram o Mosteiro de Santa Maria, assistiram a um pequeno concerto do organista Rui Soares, no órgão de tubos da igreja desse monumento de reconhecido valor patrimonial, e degustaram doçaria conventual e tradicional de Arouca.