sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

LACERDA SALES: “A partir de março, testes gratuitos baixam para dois”

O número de testes rápidos de antigénio comparticipados a 100% pelo Serviço Nacional de Saúde baixa de 4 para 2 a partir da próxima terça-feira, dia 1 de março.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, adiantou numa conferência de imprensa esta sexta-feira que a decisão prende-se com a atual situação epidemiológica e com o fim de algumas medidas restritivas, tais como o fim da obrigatoriedade de apresentação de um teste negativo para acesso a grandes eventos, bares ou discotecas.

Há uma menor necessidade de testagem. O regime excecional que vai vigorar até ao final de março vai passar a incluir dois testes gratuitos por mês face a evolução epidemiológica”, referiu Lacerda Sales.

 A conferência de imprensa de hoje serviu para o Governo anunciar também a redução dos centros de vacinação contra a Covid-19, em função da atual situação epidemiológica, que vão diminuir de 192 para 139 a partir de março. Já os centros centros e unidades de vacinação vão passar de 98 a 145 a partir de março.

“Portugal tem hoje 85% da população elegível com a dose de reforço da vacina contra a Covid-19. É um marco que nos deve deixar a todos orgulhosos”, disse o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, acrescentando que o processo de vacinação tem agora de ser “adaptado” e “paulatinamente entrar num processo de normalidade das nossas vidas”.Lacerda Sales sublinhou que vai haver uma transição do processo de vacinação nos centros de vacinação para os centros de saúde, “sendo mantidos os centros de vacinação nos centros populacionais onde tal se justifique”.

Ainda assim, o governante alertou que “a pandemia ainda não acabou e os centros de vacinação têm de continuar a funcionar em modelo de harmónio. Retraindo se for necessário retrair, e expandido se for necessário fazê-lo”.

O coordenador do processo de vacinação contra a Covid-19 e gripe, o coronel Carlos Penha Gonçalves, não adiantou que centros de vacinação vão ser encerrados, mas afirmou que a capacidade de pessoas vacinadas por semana vai baixar de mais de 600 mil para 100 mil.

MultiNews

Vacinação Covid-19 em Coimbra passa a ser feita nos Centros de Saúde

O Centro de Vacinação de Covid-19 de Coimbra, a funcionar no Estádio Universitário, vai ser desativado e a vacinação Covid-19 vai passar a ser feita nos Centros de Saúde, a partir de 28 de fevereiro, segunda-feira, apenas através de agendamento prévio.

De acordo com José Luís Biscaia, diretor executivo do ACES Baixo Mondego, esta mudança “justifica-se com a diminuição da afluência à vacina em resultado da elevada taxa da população já vacinada com a dose de reforço a rondar os 90%”. A contribuir para esta baixa afluência, está também o número de pessoas que contraíram Covid-19 nas últimas semanas, vendo desta forma adiada a dose de reforço para os próximos meses.

Quem não estiver vacinado, e se não tiver sido convocado por SMS, deve contactar a sua Unidade de Saúde para agendamento da vacina de acordo com os dias e horários pré-definidos por cada Unidade, que podem ser consultados em:

 www.arscentro.min-saude.pt/

Mudança de planos: Afinal, a Rússia foi afastada do Festival Eurovisão

Emissora pública ucraniana apelou à organização que excluísse a Rússia do 66.º Festival Eurovisão da Canção, na sequência da invasão russa ao país.

Afinal, a Rússia não vai participar no Festival Eurovisão da Canção, que se realiza em maio, em Itália, anunciou a União Europeia de Radiodifusão (UER).

"A UER anunciou que nenhum artista russo participará do Festival Eurovisão da Canção deste ano", refere a organização, em comunicado.

O conselho executivo da União Europeia de Radiodifusão "tomou a decisão seguindo uma recomendação do órgão diretivo do Festival Eurovisão, o Grupo de Referência, com base nas regras do evento e nos valores da UER".

"A decisão reflete a preocupação de que, à luz da crise sem precedentes na Ucrânia, a inclusão de uma entrada russa no concurso deste ano traria descrédito à competição", refere a organização.

Antes de tomar a decisão de afastar a Rússia do concurso deste ano, o conselho executivo da UER consultou os membros da organização.

Esta sexta-feira, foi noticiado que a canção russa poderia participar no Festival da Eurovisão, mas a organização veio agora esclarecer a situação de forma oficial.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos mais de 120 mortos, incluindo civis, e centenas de feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 100.000 deslocados no primeiro dia de combates.

Na quarta-feira, a emissora pública da Ucrânia, numa carta aberta, apelou à UER para que exclua a estação pública da Rússia da União Europeia de Radiodifusão, apelidando-a de "porta-voz do Kremlin e uma peça chave da propaganda política financiada pelo Orçamento do Estado russo".

Na mesma carta, a UA:PBC pedia que a Rússia fosse excluída do 66.º Festival Eurovisão da Canção.

Nesta sexta-feira, a emissora AVROTROS, dos Países Baixos, coorganizadora do Festival Eurovisão da Canção no ano passado, fez um apelo semelhante.

RR/Agências

Breaking News: Ketanji Brown Jackson is the first Black woman selected for the nation’s top court

President Joe Biden has selected D.C. Circuit Court of Appeals Judge Ketanji Brown Jackson as his nominee to succeed retiring Justice Stephen Breyer, making history by picking a Black woman for the nation’s highest court, two sources familiar with the situation told POLITICO.

Jackson, 51, has long been considered the leading contender for the post, particularly after Biden elevated her last year from the trial court bench to the appeals court seen as second in power only to the Supreme Court.

Jackson is popular with liberal legal activists looking to replace Breyer with a justice willing to engage in ideological combat with the court’s conservatives, who now hold a formidable six-justice majority.

Read more: https://www.politico.com/news/2022/02/25/ketanji-brown-jackson-is-the-first-black-woman-selected-for-the-nations-top-court-00011793

Fonte: POLITICO

RUA FRANCISCO PABLOS EM SILVES COM CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 2 DE MARÇO ENTRE AS 14H00 E AS 17H00

O Município de Silves informa que, a Rua Francisco Pablos, em Silves, sofrerá um corte de trânsito no dia 2 de março, entre as 14h00 e as 17h00, devido à necessidade de descarga de material para obra particular.

A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.


MUNICÍPIO DE SILVES PROCEDEU À INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL DE SILVES


O Município de Silves procedeu no dia 19 de fevereiro do corrente à inauguração das obras de Requalificação do Mercado Municipal de Silves, que foram presididas pela senhora Presidente da Câmara, Rosa Palma, contando com a presença da Vereação, do Presidente da Junta de Freguesia de Silves, Tito Coelho, de outros autarcas, individualidades e população em geral, destacando-se a participação do senhor Presidente da CCDR Algarve, José Apolinário e a atuação da Banda Filarmónica de Silves que abrilhantou a cerimónia.

O investimento ascendeu ao montante global de 1,8 milhão de euros, tendo sido comparticipado em 210 000,00 euros pelo Programa Operacional Regional do Algarve e financiado pelo Banco Europeu de Investimento (BEI) no valor de 661 500,00 euros.

A intervenção no edifício do mercado contemplou a renovação integral das infraestruturas (redes de água e saneamento, instalações elétricas, telecomunicações), pavimentos, bancadas de vendas, reorganização funcional do espaço, cobertura, criação de mezzanine para funcionamento de bar-restaurante e esplanada, instalação de elevador panorâmico, reorganização e equipamento de esplanadas no piso térreo, beneficiação de lojas e espaços comerciais existentes e arranjos exteriores.
A autarquia silvense realizou um investimento complexo e de inegável importância para o incremento e revitalização do comércio, produtos e produtores locais, remodelando profundamente um imóvel de elevado valor patrimonial, preservando a sua memória e traça arquitectónica, adequando-o às exigências dos tempos modernos, ampliando e qualificando as suas valências, numa perspetiva multifuncional e de rede regional de mercados municipais.

Silves | PROLONGAMENTO DO PRAZO DE PAGAMENTO DAS FATURAS DA ÁGUA DO MÊS DE JANEIRO

O Município de Silves informa que, devido a questões técnicas, verificou-se que a faturação do consumo da água referente ao mês de janeiro, está a ser rececionada com atraso junto dos consumidores, pelo que o prazo de pagamento do consumo efetuado no referido mês será prolongado até dia 14 de março, relativamente ao prazo limite constante na fatura.

 

O Município agradece, desde já, a compreensão dos consumidores e informa que estão a ser realizadas as diligências necessárias à rápida resolução da presente situação.

AVEIRO ACOLHE 15ª LOJA MEU SUPER


Localizada na Avenida Central Sul, em Paramos, no concelho de Espinho, o Meu Super abre a sua 15.ª loja em Aveiro, com 132m2 de área de venda. O novo espaço comercial está aberto de segunda a domingo, das 8h30 às 20h e conta com uma gama de produtos ajustada à preferência dos consumidores da região e um serviço próximo, para uma experiência de compra personalizada.

Esta é a 2.ª loja Meu Super a inaugurar no distrito de Aveiro em 2022, após ter chegado a Fermentelos, em janeiro.

A nova loja Meu Super Paramos pretende ser uma referência junto da população local em termos de diversidade e qualidade da oferta e onde é possível os clientes usufruírem de todas as vantagens proporcionadas pelo Cartão de fidelização Continente, através de descontos na loja e de benefícios numa rede alargada de parceiros.

Em 2022, o Meu Super foi vencedor, pelo 7.º ano consecutivo, do prémio Escolha do Consumidor, o que demonstra a notoriedade e o reconhecimento dos consumidores. As lojas Meu Super foram também premiadas, pelo quinto ano consecutivo, com o Prémio Excellentia e prémio Cinco Estrelas.

A insígnia Meu Super abriu 37 novas lojas em 2021, incluindo Madeira, Açores e Cabo Verde, que se distinguem pelos frescos de qualidade, presença de produtos da marca própria Continente e outras marcas líderes de mercado, preços competitivos e um plano promocional atrativo e reforçado pela possibilidade de utilização do cartão Continente, através de descontos na loja e de benefícios numa rede alargada de parceiros.

Em 10 anos, o Meu Super abriu cerca de 300 lojas em todo o país, com uma área total de venda 50 mil m2 e criou 1500 postos de trabalho. Em 2021, as vendas das lojas Meu Super superaram os 175 milhões de euros, reforçando a sua posição no segmento de lojas com menos de 400 m2.

Loja Meu Super Paramos (Aveiro)
Morada: Av. Central Sul, 1352, 4500-521, Paramos-Espinho
Horário: Segunda a Domingo, das 8h30 às 20h

Cantanhede | em Portugal. Relatos na Imprensa Portuguesa (1920-1039)

Tutankhamon em Portugal
5 de março de 2022 | 15h30 - 17h00 | Biblioteca Municipal de Cantanhede com transmissão online

Nesta conferência, José da Candeias Sales, professor catedrático da Universidade Aberta (UAb) e egiptólogo, partilhará a intervenção “Tutankhamon em Portugal. Relatos na Imprensa Portuguesa (1920-1039) – Arqueologia, Egiptomania e Egiptologia no início do século XX” com Susana Mota, investigadora doutorada do Centro de Estudos Globais da UAb.

A iniciativa é organizada em parceria pelo Município de Cantanhede, o Círculo Português de Estudos Humanísticos e a Universidade Aberta / Centro Local de Aprendizagem em Cantanhede.

A conferência, com entrada livre mas inscrição obrigatória (até 3 de março - https://forms.gle/4wKmPhBAWy3UvJjB8 ), insere-se nas comemorações do Centenário da Descoberta do Túmulo do Faraó Tutankhamon.

Para qualquer esclarecimento poderá contactar a organização: 915 676 340 | cla.cantanhede@uab.pt

Evento no Facebook











Cordiais Cumprimentos,

Sónia Valente

Troféu Trail Terras de Águeda desafia atletas a percorrer trilhos do concelho

As provas iniciam a 6 de março e prolongam-se até dia 3 de dezembro, num total de 11 etapas, envolvendo dez freguesias e mais de 6.000 euros em prémios

A Câmara Municipal de Águeda promove, a partir do próximo dia 6 de março e até 3 de dezembro, o Troféu Trail Terras de Águeda, numa competição única que percorre o concelho. No total e durante dez meses vão ser realizadas 11 etapas, num total de 550 quilómetros de trilhos, envolvendo cerca de 4.000 atletas e mais de 6.000 euros em prémios.

“Depois de uma primeira edição em 2019, com o sucesso que lhe é reconhecida e cuja repetição adiámos por força da situação pandémica que vivemos nos últimos dois anos, voltamos este ano a realizar esta competição que une as dimensões desportiva e de fruição da natureza”, começou por dizer Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que esta é uma iniciativa que se enquadra na estratégia desportiva da Autarquia, de realização de atividades que promovem a saúde e bem-estar, numa lógica de que desporto é vida.

O Troféu Trail Terras de Águeda é dinamizado pelo Município através do Centro Municipal de Marcha e Corrida, sendo composto, com referido, por 11 trails que, à exceção de março e abril (com dois) e agosto (em que não há provas), acontecerão uma vez por mês por todo o Concelho e em colaboração com as associações desportivas locais, responsáveis por cada prova (ver calendário em baixo).

“Em 2022, regressam os desafios e pretendemos, neste em concreto, incentivar a prática desportiva e premiar os melhores atletas”, continuou Edson Santos, congratulando os clubes pela cooperação na dinamização desta prova.

Esta competição, cujo regulamento pode ser consultado em www.cm-agueda.pt/pages/1648, leva mais de 4.000 atletas a 10 freguesias, percorrendo os trilhos em trail curto (15 a 17 quilómetros), trail longo (20 a 30 quilómetros) ou caminhada (8 a 10 quilómetros) e promovendo, desta forma, o território de Águeda e a sua potencialidade para este tipo de modalidades.

 

Calendário:

6 março - VII ADT Trail

27 março - Laac Laacar Trail

3 abril - Trail Bela Bela

24 abril - Trail Trilhos do Vouga (Associação Atlética Macinhatense)

29 maio - Trail Margens da Pateira

16 junho - Trail do Calvário (Associação Amigos do Calvário)

24 julho - Alfusqueiro TRAIL

18 setembro - Trail dos Arrozais (SCParadela - Secção Trail)

9 outubro - Rota das Fontes

13 novembro - ACTIB Trail (Águeda Action Club)

3 dezembro - Noctis TRAIL Adventure

 

Plano Estratégico Ansião 2030 - Uma Visão Para o Futuro

Ansião está a construir, em estreita colaboração com a comunidade, o “Plano Estratégico Ansião 2030”, que visa definir a estratégia de desenvolvimento a seguir rumo a 2030.

O “Plano Estratégico Ansião 2030”, promovido pela Câmara Municipal de Ansião, pretende criar as bases para o desenvolvimento integrado e sustentável do concelho, através da definição de uma visão e estratégia a concretizar no horizonte 2030 e da identificação de iniciativas estruturantes capazes de orientar o planeamento estratégico de Ansião.
Pretendendo articular os objetivos de desenvolvimento sustentável, as diretrizes fixadas ao nível europeu, nacional e regional para o próximo ciclo de programação estrutural 2030 e as especificidades locais, o Plano Estratégico desenvolve-se em três fases, que integram o diagnóstico prospetivo conducente à construção de um retrato do território e das suas especificidades; a visão e estratégia, com vista à identificação de metas e prioridades que se assumam como centrais para o desenvolvimento de Ansião; e a orientação operacional, que passa pela identificação de iniciativas estruturantes que viabilizem a estratégia.

O desenvolvimento deste plano assenta num processo dinâmico de auscultação, participação e envolvimento dos atores locais, tendo já decorrido sessões de trabalho e entrevistas individuais a diversos agentes, nomeadamente residentes, empresários, forças políticas, entre outros intervenientes. A metodologia seguida tem permitido identificar e criar consenso em torno das principais tendências, oportunidades e desafios de futuro para o concelho de Ansião.

Neste âmbito, decorreram, no passado dia 22 de fevereiro, no Centro de Negócios de Ansião, várias sessões de trabalho com um conjunto de participantes que integraram três focus groups, na abordagem a temas como “Competitividade Económica e Empresarial”, “Turismo e Recursos Endógenos” e “Coesão Social e Qualidade de Vida”.

Este Plano Estratégico é promovido numa situação social e económica particular, marcada não só pelo impacto pandémico, mas também pelo acelerar de tendências de desenvolvimento e da necessidade de promover novas políticas públicas.

Para tal, o Município de Ansião pretende estruturar um quadro coerente de propostas que visam promover o bem‑estar dos munícipes e a prosperidade económica do concelho a longo prazo, em paralelo com o olhar para as potencialidades e desafios específicos do território, considerando, igualmente, o contexto de articulação regional de centralidade geográfica.

Eurovisão. Rússia mantém-se no festival apesar de apelos em contrário

 

Emissora pública ucraniana apelou à organização que excluísse a Rússia do 66.º Festival Eurovisão da Canção, na sequência da invasão russa ao país. Países Baixos lançou o mesmo apelo.

A Rússia mantém-se entre os 41 países que vão participar em maio no Festival Eurovisão da Canção, em Itália, apesar do apelo de exclusão feito pela emissora pública da Ucrânia UA:PBC à organização do concurso.

"O Festival Eurovisão da Canção é um evento cultural não-político. No entanto, a EBU está preocupada com o que se passa na Ucrânia e continuará a acompanhar de perto a situação", refere a União Europeia de Radiodifusão (EBU), numa declaração enviada à emissora de rádio pública norte-americana NPR.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos mais de 120 mortos, incluindo civis, e centenas de feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 100.000 deslocados no primeiro dia de combates.

Na quarta-feira, a emissora pública da Ucrânia, numa carta aberta, apelou à EBU para que exclua a estação pública da Rússia da União Europeia de Radiodifusão, apelidando-a de "porta-voz do Kremlin e uma peça chave da propaganda politica financiada pelo Orçamento do Estado russo".

Na mesma carta, a UA:PBC pede que a Rússia seja excluída do 66.º Festival Eurovisão da Canção.

Nesta sexta-feira, a emissora AVROTROS, dos Países Baixos, coorganizadora do Festival Eurovisão da Canção no ano passado, fez um apelo semelhante ao da UA:PBC.

A AVROTROS, numa publicação partilhada na conta oficial da emissora no Twitter, apela à suspensão da Rússia como membro da EBU, "com efeito imediato".

"Como consequência, a Rússia não poderia participar no Festival Eurovisão da Canção em Turim, em 2022", lê-se na publicação, na qual a AVROTROS pede a outros países que "falem" e "apelem à suspensão da Rússia da EBU".

A Rússia, à semelhança de Portugal, ainda não escolheu quem irá representar o país na edição deste ano do concurso, que vai decorrer entre 10 e 14 de maio, em Turim (Itália).

Entre os 41 países a concurso está também a Ucrânia, que será representada pelos Kalush Orchestra, com a música "Stefania", em substituição de Alina Pash, a vencedora do concurso para escolher o representante do país na Eurovisão.

Em 19 de fevereiro, a Ucrânia anunciou que Alina Pash já não seria a representante do país na Eurovisão, depois de ter havido protestos devido ao facto de a cantora ter atuado na Crimeia, em 2015, um ano depois de a Rússia ter ocupado aquela região.

Esta não é a primeira vez que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia tem implicações na Eurovisão.

Em 2017, a Rússia recusou-se a participar no concurso realizado em Kiev, na Ucrânia, depois de os serviços de segurança daquele país terem impedido a entrada da cantora Yulia Samoylova, por esta ter visitado a Crimeia após a anexação russa.

Em 2019, a UA:PBC renunciou a participar no concurso, que nesse ano decorreu em Israel, por não ter conseguido um acordo com a vencedora do concurso para encontrar o representante do país na Eurovisão.

A cantora Maruv, que tinha vencido o concurso com a música "Siren Song", negou-se a assinar o contrato "leonino" proposto pela UA:PBC.

As condições do contrato incluíam recusar-se a atuar na Rússia e ser especialmente cuidadosa ao abordar o tema da integridade territorial da Ucrânia, ou fazer declarações públicas que pudessem prejudicar a imagem do país a nível internacional.

Incubadora da ESA procura startups. Tem 50 mil euros para cada projeto


Startups podem desenvolver os seus projetos com tecnologia espacial ou para aplicação no mercado espacial, a incubar nos Açores e em Coimbra.

O ESA Business Incubation Centre (ESA BIC) Portugal, coordenado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), tem abertas candidaturas para startups com projetos de negócio que usem tecnologia e dados da indústria espacial em aplicações terrestres ou que explorem tecnologia não espacial no mercado espacial. As empresas selecionadas contam com um incentivo financeiro de 50 mil euros cada uma. As candidaturas estão abertas até ao dia 8 de março em https://space.ipn.pt/.

Nesta call, que conta com o apoio da ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações, da PTSpace - Agência Espacial Portuguesa e da Universidade de Coimbra, serão selecionados projetos que poderão desenvolver o seu trabalho nos Açores ou em Coimbra, em quatro incubadoras da rede ESA BIC Portugal: INCUBA+ (Santa Maria, Açores); NONAGON (São Miguel, Açores), TERRINOV (Terceira, Açores) e Instituto Pedro Nunes (Coimbra).
Além do incentivo financeiro para trabalharem no protótipo, desenvolvimento de produto e gestão e proteção da propriedade intelectual, as empresas selecionadas terão 80 horas de apoio técnico e empresarial para desenvolverem os seus negócios.

O ESA BIC Portugal conta atualmente com uma rede de 15 incubadoras em todo o território nacional, incluindo os Açores e a Madeira, que presta apoio a empresas que integrem tecnologia espacial em aplicações terrestres, em áreas como a saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana, mas também empresas que pretendem entrar no mercado espacial comercial.

Em sete anos, o ESA BIC Portugal já incubou 47 empresas que integram tecnologia espacial em aplicações terrestres, levando à criação de cerca de 150 novos empregos, com um volume de negócios total de cerca de 4,9 milhões de euros e uma capacidade de exportação de mais de 1,4 milhões de euros.

Em 2014, o Instituto Pedro Nunes tornou-se o primeiro Space Solutions Centre da Agência Espacial Europeia (ESA), entre os 21 centros existentes na Europa, a congregar os três programas de transferência de tecnologia promovidos pela ESA: o ESA BIC Portugal, a Rede de Parceiros de Inovação para Transferência de Tecnologia (Innovation Partners Network) e a Plataforma de Embaixadores de Aplicações (ESA Business Applications).

Ucrânia: Itália atrasa início dos jogos de futebol em nome da paz

Informação é partilhada esta sexta-feira pela Federação italiana.

O início dos jogos nos campeonatos italianos de futebol no fim de semana, profissionais e amadores, serão atrasados em cinco minutos em nome da paz, após o ataque da Rússia à Ucrânia.

Sem distinção, os profissionais e os amadores vão unir-se num testemunho único de paz, de modo a sensibilizar todos os entusiastas e adeptos de futebol no respeito pela vida humana e na necessidade de se encontrar uma solução diplomática para a crise na Ucrânia”, defende a Federação italiana de futebol (FIGC).

 Em comunicado, o organismo adianta que o “desporto não faz política, mas pede em alto e bom som pela paz”.

Já esta sexta-feira, a UEFA decidiu retirar à cidade russa de São Petersburgo a organização da final da Liga dos Campeões de futebol, mudando o palco do jogo decisivo para o Stade de France, em Saint Denis, a norte de Paris.

SIC Notícias/Lusa

 

Incêndio em camião de transporte de produtos quimícos em Gaia provoca um ferido

O acidente obrigou ao corte temporário da circulação rodoviária.

Um incêndio num camião de transporte de matérias perigosas, que ocorreu hoje quando circulava na Autoestrada 29 (A29), na saída para a A44, em Valadares, Gaia, provocou um ferido ligeiro e obrigou ao corte do trânsito, disseram os bombeiros.

De acordo com fonte dos Bombeiros Sapadores de Gaia, o ferido é o condutor do pesado, que transportava anilina.

O acidente ocorreu cerca das 10:46 e obrigou ao corte temporário da circulação rodoviária, que às 11:55 já se encontrava restabelecida, segundo os Bombeiros de Gaia.

No local, pelas 12:00, ainda se encontravam 38 homens e 14 viaturas dos Sapadores de Gaia e Voluntários de Valadares e Aguda.

As causas do acidente ainda estão a ser apuradas.

SIC Notícias

Velódromo Nacional acolhe Campeonato Nacional de Pista

O Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, acolhe este fim de semana, 26 e 27 de fevereiro, mais uma grande prova de ciclismo, o Campeonato Nacional de Pista, que conta com 178 ciclistas inscritos em representação de 52 equipas.

A prova vai coroar os campeões nacionais de pista, em todas as categorias, desde os juvenis até aos veteranos e aos paraciclistas. Serão atribuídos títulos nas disciplinas olímpicas de omnium e madison, mas também nas provas de scratch, eliminação, corrida por pontos, perseguição individual e 500 metros contrarrelógiio.

Estão confirmadas as presenças de Iúri Leitão (2021 Vice-campeão Mundial de Eliminação; Vice-campeão Europeu de Corrida por Pontos e Medalha de Bronze na prova de Madison do Campeonato da Europa); João Matias (2021 Vice-campeão europeu de eliminação na categoria de elite); Maria Martins (2021 Campeã Europeia de Omnium em Sub-23; Vice-campeã Europeia de Eliminação e Scratch em Sub-23; Diploma Olímpico na estreia em Jogos Olímpicos na disciplina de Omnium, 7º lugar); Diogo Narciso (Medalha de prata na corrida por pontos do Campeonato da Europa de Sub-23 2021); e Rodrigo Caixas (Campeão europeu de scratch na categoria de sub-23 2021).

O programa de competição é intenso e extenso. No sábado haverá corridas entre as 9h45 e as 13h30 e entre as 15h00 e as 19h00. No domingo as provas decorrem entre as 9h30 e as 14h00.

O público tem entrada gratuita para assistir ao espetáculo.

Fórmula 1 não vai correr na Rússia esta época

 A Fórmula 1 decidiu que não vai realizar o Grande Prémio da Rússia esta temporada, depois da invasão da Rússia à Ucrânia.

"Estamos a observar os desenvolvimentos na Ucrânia com tristeza e choque e esperamos uma rápida resolução. Na noite de quinta-feira, a Fórmula 1, a FIA e as equipas estiveram reunidas e chegamos à conclusão que é impossível realizar o Grande Prémio da Rússia nestas circunstâncias", pode ler-se.

O Grande Prémio de Sochi, na Rússia, disputava-se entre 23 e 25 de setembro em Sochi.

UEFA retirou a final da Liga dos Campeões de São Petersburgo, também esta sexta-feira, e deslocou-a para Paris.

Marcha pela “Paz na Ucrânia” em Anadia

 Em virtude do que está a acontecer às portas da Europa, no território ucraniano, muitas manifestações vão acontecendo e irão acontecer, um pouco por todo o continente.

Assim sendo, acontecerá em Anadia, na Praça da Juventude, também uma Manifestação/Marcha Pacífica em prol da "PAZ NA UCRÂNIA" que os organizadores classificam como um  "protesto pela invasão territorial a que estão a ser submetidos os ucranianos".

O ato acontecerá no dia 27 de Fevereiro, Domingo, pelas 15:00 horas. Estão todos convidados a lutar pela paz!

Breaking News: New U.S. sanctions on Russia not expected to severely target energy secto

The U.S. and its allies are expected to impose major new sanctions on Russia — punishing Vladimir Putin for ordering a full-scale invasion of Ukraine but stopping short of targeting some critical sectors of his nation’s economy.

Two people familiar with the plans, including a senior administration official, said Russian energy giant Rosneft is not expected to be a target of the new sanctions package. The administration is concerned about global energy markets, one of the sources said. Another person familiar said the focus of the sanctions will be on financial institutions.

Another senior administration official said “no option is off the table,” but “starting out with energy could actually benefit Putin and pad his pockets. Given high oil and gas prices, cutting off Russian oil and gas will drive prices up to Putin’s benefit. And as we have said repeatedly on the record, on background [and] off the record, our sanctions are designed to harm Russia’s economy, not ours.”

Asked if sanctions to be announced on both sides of the Atlantic will be big, a European official simply replied: “Yes.”

Read more: https://www.politico.com/news/2022/02/24/russia-sanctions-ukraine-invasion-00011431

Fonte: politico.

Cantanhede vai assinalar Dia Internacional da Proteção Civil. Atividades decorrem ao longo da próxima semana

O Município de Cantanhede vai assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil (01 de março) com um conjunto de atividades de sensibilização e informação em matéria de autoproteção. Realizadas em estreita colaboração com as autoridades de proteção e socorro, o objetivo é reforçar a importância da componente da informação e prevenção na construção de comunidades mais seguras e resilientes.

As atividades que integram o projeto da Semana da Proteção Civil 2022 vão decorrer entre os dias 28 de fevereiro a 04 de março, sob coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil, em parceria e com a colaboração dos vários agentes municipais de proteção civil, nomeadamente a Guarda Nacional Republicana (GNR), os Bombeiros Voluntários de Cantanhede e o Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra.

Nos dias 28 de fevereiro, 02 e 03 de março, mais de 900 alunos dos agrupamentos de escolas Gândara-Mar, Marquês de Marialva e Lima de Faria participam em ações de informação e sensibilização sobre a utilização de extintores em incêndios urbanos e sobre a problemática da vespa velutina.

As ações serão dinamizadas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e pelos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, visando sensibilizar para os comportamentos e atitudes a adotar, de modo a prevenir e fazer face a eventuais situações de risco, construindo com a comunidade escolar, através da educação para a prevenção e autoproteção, uma cultura municipal de segurança.

Já no dia 03 de março, o auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede é palco, a partir das 18h00, do seminário “Segurança Contra Incêndios em Edifícios - Medidas de Autoproteção”, organizado em colaboração da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil – Centro Distrital de Operações de Socorro de Coimbra.

Com o objetivo de informar sobre a importância da regulamentação sobre a Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE) e Medidas de Autoproteção, a iniciativa prevê assegurar a manutenção das condições de segurança e de uma estrutura mínima de resposta a emergências, garantindo a segurança de pessoas e dos edifícios face ao risco de incêndio.

No dia 04 de março, um simulacro de busca de pessoa desaparecida dá por concluída a Semana da Proteção Civil 2022, num exercício que contará com a intervenção do Serviço Municipal de Proteção Civil, dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede e da GNR, com equipas cinotécnicas e Unidade Especial de Proteção e Socorro, tendo como objetivo principal avaliar a capacidade de resposta e a interação entre as diversas entidades de socorro e segurança que atuam no território do concelho, bem como aferir a operacionalidade dos meios técnicos e humanos e o nível de coordenação do Sistema Municipal de Proteção Civil.


MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU AS OBRAS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E PAVIMENTAÇÃO DE CAMINHO NO SÍTIO DO JOINAL

O Município de Silves concluiu recentemente as empreitadas da extensão da rede de abastecimento de água e a pavimentação de caminho no sítio do Joinal, na freguesia de S. Bartolomeu de Messines. O investimento ascendeu a cerca de 200 mil euros.

 

A extensão da rede de abastecimento de água serve 17 agregados familiares, sendo que a extensão do caminho pavimentado com betuminoso abrange 2,3 km. A obra de pavimentação contemplou a criação de rede de drenagem pluvial e a instalação de marcas rodoviárias e sinalética vertical.

 

As obras integram-se nas linhas estratégicas de alargamento do serviço público de abastecimento de água e de requalificação da rede viária, que ocorre de forma planeada em todas as freguesias do concelho de Silves, contribuindo para a capacitação do território, o reforço das condições de mobilidade e segurança rodoviária e a elevação dos níveis de bem-estar da população.

Nota do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira sobre a Invasão da Ucrânia

Instituto Plinio Corrêa de Oliveira (IPCO) exprime seu indignado repúdio da grave e injusta agressão da Rússia à nobre nação ucraniana, a qual conseguiu corajosamente libertar-se do jugo soviético, inspirando-se nas figuras heroicas do Exarca Leonid Feodorov, do Metropolita Andrej Sheptytsky e do Cardeal Josyf Slipyi.

IPCO convoca os católicos do Brasil a rezar a Nossa Senhora para que proteja o povo ucraniano e especialmente a numerosa, heroica e crescente comunidade católica. Em particular que Ela cumpra o que anunciou nas suas aparições no vilarejo de Hrushev, em 1914 e 1987, ou seja, que a Ucrânia sofreria terrivelmente como nação mas que finalmente tornar-se-ia “um Estado independente”.

Esta nova agressão a uma nação independente, mediante a violação de todos os tratados internacionais assinados pelo Kremlin, que põe em grave risco a paz na Europa e no resto do mundo, demonstra que a Rússia ainda está longe de ter-se convertido dos seus erros. Essa constatação torna imperioso que seja dado cumprimento, finalmente, ao pedido feito por Nossa Senhora à Irmã Lúcia. Ou seja, que o Papa e os bispos do mundo inteiro consagrem a Rússia ao Imaculado Coração de Maria, pois somente dita consagração tornará viável a conversão da Rússia e, em consequência, o retorno da paz ao mundo.

Do contrário, os castigos anunciados por Nossa Senhora em Fátima – e notadamente o flagelo de guerras ainda mais devastadoras – prolongar-se-ão indefinidamente por nossa própria negligencia em atender aos seus pedidos de conversão e penitência.

São Paulo, 24 de fevereiro de 2022.
Instituto Plinio Corrêa de Oliveira
ABIM

Silves | CENTRO DE VACINAÇÃO COVID-19 DE SILVES SOFRE ALTERAÇÃO DE HORÁRIO A PARTIR DO DIA 28 DE FEVEREIRO

 O Município de Silves informa que, decorrente da decisão do ACES Barlavento, o período de funcionamento do Centro de Vacinação COVID-19 de Silves (CVC Silves) sofrerá uma alteração a partir do dia 28 de fevereiro, passando a ter o seguinte horário: 2.ª feira, entre as 15h00 e as 18h00; e sábado, das 9h00 às 13h00.

Esta alteração resulta da significativa diminuição da afluência ao centro de vacinação e do facto de, a partir do final do mês, a lista de utentes elegível ser muito reduzida tendo, por esse motivo, o horário de funcionamento do CVC sido adaptado às necessidades e realidade atuais.

Silves | DESAFIOS D’ ESCRITA JÁ TEM VENCEDORES

O Município de Silves continua a assinalar o gosto pela leitura e pela escrita com Concurso Desafios d’Escrita. Esta iniciativa lançada pela autarquia constitui um instrumento de valorização dos escritores dos Polos de Educação ao Longo da Vida.

A escolha da redação sobre a temática “Comemoração do Natal” recaiu sobre o texto de Adília Sebastião, do Polo de Educação ao Longo da Vida de SB Messines. Em segundo lugar ficou o texto realizado por  Anatilde Loução, do Polo de Educação ao Longo da Vida de Tunes, e o terceiro lugar foi atribuído a Inácia Ramos, do Polo de Educação ao Longo da Vida de Silves.

Os vencedores receberam um conjunto de publicações editadas pela autarquia.

Parabéns a todos os participantes!

MUNICÍPIO DE SILVES DÁ AS BOAS VINDAS A TODOS OS RECÉM NASCIDOS COM “MIMOS D’AVÓS”

 O Município de Silves oferece, desde 2020, um enxoval simbólico, composto por três peças, a todos os recém-nascidos do concelho, como prenda de boas vindas ao mundo.

Este projeto lançado pela Autarquia, em parceria com os Polos de Educação, visa «juntar duas gerações distintas, neste desejo que nos une a todos: acreditar que uma vida nova é uma promessa de um futuro melhor e mais feliz», declara Rosa Palma, a presidente da Câmara de Silves.

As ofertas,  feitas com amor e carinho dos avós, são a forma do Município de Silves desejar as maiores felicidades à criança e a toda a família.

Todos os recém-nascidos do concelho podem receber os Mimos D’Avós”. Para o efeito deverão apresentar  o cartão/documento do registo civil, junto do Sector de Educação do Município de Silves, localizado na rua João de Deus, n.º 19 (ao lado da Junta de Freguesia de Silves).

Para mais informações, contacte o respetivo serviço através do telefone 282 440 815, entre as 09h00 e as 17h00.

IX Campeonato de Clubes P&P Luso-Galaico. Campo de Golfe de Cantanhede recebe prova ibérica

O Campo de Golfe de Cantanhede vai receber no próximo domingo, dia 27 de fevereiro, o IX Campeonato de Clubes P&P Luso-Galaico. Com organização do Clube de Golfe de Cantanhede e da Associação de Golf do Norte de Portugal, a iniciativa inclui uma prova aberta a todos os clubes filiados na Federação Portuguesa de Golfe e associados da Associação de Golf do Norte de Portugal e Clubes Associados da ASGAPP (Asociación Gallega de Campos de Pitch & Putt).

O Campeonato de Clubes P&P Luso-Galaico é disputado entre formações escolhidas de clube, onde cada equipa será constituída por quatro jogadores e um capitão que tenham como seu “Home Club” o clube que estão a representar.

Programa:

  • Manhã – 10h00 – Dois jogadores de cada clube jogarão 18 buracos em Strokeplay Individual Gross e os outros dois jogarão 18 buracos em Pares Strokeplay Four Ball Better Ball em Gross.

  • Tarde – 14h30 – Dois jogadores de cada clube jogarão 18 buracos em Strokeplay Individual Gross e os outros dois jogarão 18 buracos em Pares Strokeplay Four Ball Better Ball em Gross.


Castelo de Paiva | Leitura do responso é o atractivo da iniciativa. ENTERRO DO ENTRUDO VOLTA A ANIMAR FESTA DE CARNAVAL EM PEDORIDO

 Num tempo que se deseja de retoma, também na actividade cultural, com folia e boa animação, o concelho de Castelo de Paiva vai voltar a viver o Carnaval com todo o entusiasmo e alegria, com a realização de algumas iniciativas carnavalescas dinamizadas por associações locais, e que vão contar com o apoio municipal.

Na vila, durante os próximos dias que marcam este tempo festivo, e no espaço da Feira Quinzenal, por iniciativa privada, está montada uma tenda gigante onde se vão realizar animados bailes de Carnaval, potenciando uma oportunidade única de entrar no espírito festivo, sair à rua e dançar, depois de dois anos sem os tradicionais bailaricos.

Entretanto, e como manda a tradição, Pedorido voltará a viver o Enterro do Entrudo com todo o fulgor e alegria, com realizando-se o Enterro do Entrudo na noite do dia 28 de Fevereiro, com desfile fúnebre desde a Póvoa até à zona das Concas ( Foz do Arda ), onde haverá a Leitura do Responso, a Queima do Entrudo, fogo de artificio, concurso de máscaras e arraial popular, seguindo-se um animado baile pela noite fora, com a participação do duo musical Som Baile, de Arouca.

A iniciativa da responsabilidade do Grupo de Dinamização de Pedorido e conta com o apoio da CM de Castelo de Paiva, da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso e população do Couto Mineiro do Pejão.

 

 

Carlos Oliveira