sábado, 29 de janeiro de 2022

Quase 100 operacionais e dois meios aéreos combatem fogo no concelho da Covilhã

Um incêndio que deflagrou hoje na freguesia de Unhais da Serra, concelho da Covilhã, está a ser combatido por quase 100 operacionais e dois meios aéreos, disse o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco.

Segundo fonte do CDOS, o alerta para o incêndio chegou às autoridades às 10:11.

“É um incêndio rural, em zona de incultos [mato] e não há casas em perigo”, afirmou a mesma fonte.

Pelas 12:45, estavam a combater o fogo 93 operacionais apoiados por 35 veículos, de várias corporações, e dois meios aéreos, acrescentou o CDOS.

Madremedia/Lusa

PJ detém funcionários de limpeza no Aeroporto de Lisboa associados ao narcotráfico

A Polícia Judiciária (PJ) deteve dois trabalhadores da limpeza no Aeroporto de Lisboa suspeitos de retirarem de aviões malas de viagem carregadas de droga, tratando-as como se fosse lixo, para escaparem aos habituais circuitos de controlo.

De acordo com a Direção Nacional da PJ, que avançou hoje a informação em comunicado, durante a operação com o nome de código “Limpeza Profunda” foi apreendida a um dos arguidos uma mala de viagem em que se encontravam acondicionadas 30 embalagens de cocaína com um peso total de 32,8 quilogramas.

A mala acabara de ser retirada de um avião proveniente do Brasil e já tinha sido levada para o exterior do aeroporto.

Os suspeitos de envolvimento em tráfico internacional de droga, um de 30 anos de idade e outro de 38, foram já presentes a um juiz de instrução criminal que determinou que ambos aguardem o desenvolvimento do processo sujeitos à medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.

As detenções foram consumadas, segundo o comunicado, “no quadro de uma investigação já em curso que visa o desmantelamento de uma estrutura criminosa dedicada à introdução de grandes quantidades de cocaína em território nacional”, em linhas aéreas regulares provenientes da América Latina.

A função dos detidos, ambos trabalhadores de empresa de limpeza prestadora de serviços no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, “consistia em retirarem das aeronaves malas de viagem carregadas de droga, como se se tratasse de lixo, subtraindo-as aos normais circuitos de controlo, quer das companhias aéreas quer das autoridades”.

Nos aeroportos de origem, as malas “eram introduzidas clandestinamente nas aeronaves por outros elementos integrantes da mesma estrutura criminosa”, ainda segundo o comunicado.

A operação “Limpeza Profunda” foi apoiada pela PSP.

Madremdeia/Lusa

Imagem: DN

ASAE apreende cerca de 426 mil ovos em Leiria

Brigada levou a cabo uma ação direcionada a centros de classificação e embalamento de ovos.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 426 mil ovos no concelho de Leiria, numa ação inspetiva direcionada a centros de classificação e embalamento de ovos.

"Como resultado das ações, assinala-se a instauração de um processo de contraordenação por colocação no mercado de ovos sem a devida marca de identificação e por falta de indicações obrigatórias nas embalagens de transporte, tais como a data de expedição e quantidade, a falta de registos diários de modo de criação e as quantidades de ovos classificados e não classificados", refere um comunicado.

Na sequência da operação de fiscalização da Brigada de Indústrias da Unidade Regional do Centro -- Unidade Operacional de Coimbra, foi determinada a apreensão de 426.264 ovos, no valor estimado de 33.643 euros.

A ASAE explica que, segundo a legislação em vigor, "os consumidores, através de um código impresso nas embalagens e nos ovos, devem obter informação sobre o país de origem do produto, condições de criação das galinhas e zona de exploração de onde os ovos são originários, sendo ainda obrigatória a indicação da data da durabilidade atribuída aos ovos, não podendo a mesma exceder o prazo de 28 dias relativamente à data da postura".

O comunicado acrescenta que este órgão de polícia criminal "continuará a desenvolver ações de fiscalização em prol da sã e leal concorrência entre operadores económicos, bem como da defesa e da segurança dos consumidores".

Fonte: Dinheiro Vivo

Portugal regista 59.194 novos casos de Covid-19 e mais 39 óbitos

Nas últimas 24 horas, há registo de menos 28 doentes internados em enfermarias e de mais um em cuidados intensivos

Estão confirmadas 19.827 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais 39 do que no último boletim epidemiológico emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 2.566.551, mais 59.194 nas últimas 24 horas.

* Em atualização

TSF

CNE garante que mesas de voto são seguras

É feito um apelo às pessoas para não irem todas votar às primeiras horas do dia, por forma a evitarem filas que poderão surgir em algumas mesas de voto por causa do voto em mobilidade.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) garante que o voto é seguro e apela a que todos os portugueses que compareçam domingo nas urnas, independentemente de estarem em isolamento.

"Os locais de votação foram preparados de modo a não existirem condições favoráveis ao contágio", disse Vera Penedo, a substituta do presidente da CNE.

Em conferência de Imprensa durante a manhã, no Parlamento, a representante da CNE deu conta do reforço das medidas de segurança contra a Covid-19. "Foram fornecidos aos membros de mesa e demais pessoas envolvidas no processo os equipamentos de proteção individual" e apelou aos cidadãos para respeitarem as recomendações das autoridades de saúde, notando ainda que "estarão disponíveis máscaras para as pessoas que as solicitem" nas assembleias e secções de voto.

A mesma responsável apelou também às pessoas para não irem todas votar às primeiras horas do dia, por forma a evitarem filas que poderão surgir em algumas mesas de voto por causa do voto em mobilidade.

"As votações antecipadas decorreram de forma tranquila. Sublinha-se, também, que a campanha eleitoral se desenrolou sem incidentes, tendo as candidaturas tido a oportunidade de apresentar as suas propostas e programas num quadro de normalidade democrática", referiu a dirigente da CNE, acompanhada ainda pelo porta-voz do organismo, João Tiago Machado, e pelo secretário da comissão, João Almeida.

RR/Lusa

Enigma chinês desafia o Ocidente


  • Péricles Capanema

Um intelectual público abre dissidência. Amigo dileto meu de muitos anos encaminhou-me artigo publicado em 20 de dezembro último no “Wall Street Journal” (WSJ), sob o título “The slow meltdown of the chinês eeconomy” [O lento derretimento da economia chinesa, em tradução livre]. O autor é Thomas J. Duesterberg [foto]. Todos conhecemos a importância do WSJ, em especial para o setor econômico. Nem todos entre nós conhecem a importância do articulista, eu era um dos ignorantes. Fui então examinar quem é Thomas Duesterberg; favorável a primeira impressão, tinha valor a análise econômica no artigo. Surpreendia, contudo, a saída proposta pelo articulista; não era econômica, era política. Aqui vão dados a respeito do homem. É scholar respeitado, especializado em Economia, professor e pesquisador conhecido, ocupou posições políticas de importância em Washington no Departamento do Comércio e no Congresso; por fim, tem e teve presença destacada no setor privado. Ele é, caracteristicamente, o que hoje se intitula intelectual público. Sem mandato eletivo, participa ativamente da vida pública do país. Tem títulos para tal.

Verifiquei depois de pesquisa rápida que o mencionado artigo publicado por ele no WSJ é síntese (resumão) de trabalho mais extenso e circunstanciado postado anteriormente, 10 de dezembro, em site de estudos especializado. A mais, a mesma matéria vem sendo tratada pelo autor em diversos órgãos de divulgação. Enfim, ele tem uma opinião bem fundamentada e a vem divulgando ativamente. Breve, está em campanha. Afã especialmente dirigido a público que influencia de forma relevante os Estados Unidos — políticos, homens da academia, executivos, jornalistas.

Existe crise grave na China. Reconhece Thomas J. Duesterberg, suas opiniões não são consensuais: “O público em geral, e aqui incluo os líderes da opinião política e os analistas do governo, via de regra não entendeu ainda a gravidade do perigo posto pela crise econômica da China. Minha análise vai por outro caminho”. De outro modo, ele acha que a crise é profunda e vai deixar sequelas grandes. Desconhecê-la seria quase suicídio. Não a aproveitar, imensa tolice.

Mais estatismo, mais repressão, menos liberdade. Para enfrentar a crise, o PCC (Partido Comunista Chinês), sustenta Duersterberg, está abandonando o modelo “socialista de mercado” e adotando outro, mais estatista, baseado nas estatais, com maior repressão política. Enfim, menos abertura, fechamento na economia e na sociedade. Duersterberg julga que referida direção trará diminuição do ritmo de crescimento chinês, talvez até mesmo uma recessão.

Pão versus liberdade. Aqui segue o miolo da tese que advoga: “Se os crescentes problemas com o atual modelo econômico chinês trouxerem a diminuição do ritmo de crescimento ou até a recessão na China, teremos impactos fortes sobre os Estados Unidos e seus aliados de duas maneiras importantes. Em primeiro lugar, dado que a economia da China é a segunda do mundo (em alguns aspectos, a primeira), e tem sido motor de crescimento para economias na Europa e no restante da Ásia, crescimento menor ou recessão na China acarretará provavelmente diminuição do crescimento no mundo ou até a recessão. Em segundo lugar, como o crescimento tem grande significado na China — justifica o sistema autoritário de governo — significativa diminuição no índice de crescimento ou recessão pode trazer instabilidade política. Considerando a retórica nacionalista da China em relação a Taiwan, poderia a instabilidade política, por sua vez, ser causa de arriscadas atividades militares que desembocariam em confrontação com países de mercado livre. Da perspectiva dos Estados Unidos, a diminuição do ritmo de crescimento da China poderia exacerbar as já sérias tensões comerciais e econômicas, sobretudo se as forças nacionalistas na China escolherem os Estados Unidos como bode expiatório para seus problemas internos”. Neste ponto, Thomas Duesterberg teme revoltas internas na China: “De outro modo, o derretimento econômico potencialmente ameaça o pacto social implícito na China entre governantes autoritários e população sossegada”. Simplificando, há um pacto tácito, a população aceita não ser livre, se houver melhoria de vida. Não havendo mais melhoria de vida, quererá de volta a liberdade.

Discernimento do perigo. Aqui surge a proposta política do articulista. Diante dos problemas econômicos chineses, que reverberam no ânimo da população, os Estados Unidos e seus aliados devem endurecer o relacionamento comercial, limitar o acesso chinês à tecnologia e financiamento ocidentais, bem como impor sanções econômicas por causa da violação de direitos humanos. E assim, propõe ele, é hora de aproveitar com desembaraço os instrumentos de que dispõem os Estados Unidos e aliados para proteger as economias ocidentais e, ao mesmo tempo, forçar rumo menos nocivo da política chinesa. Entre tais instrumentos, divulgar mundo afora que a economia chinesa está enfrentando dificuldades das quais não será fácil escapar. Resta saber se os governos ocidentais estão dispostos a aproveitar a ocasião propícia para ação que decorre do quadro desenhado pelo articulista do WSJ. Tenho minhas dúvidas.

Lucidez corajosa. Admito, o quadro pintado por Thomas Duesterberg pode ter carências e imprecisões. Importa pouco. Prevalece a constatação animadora: um intelectual público de expressão batalha nos Estados Unidos para que o país tenha maior consciência dos perigos que o ameaçam e tome logo medidas preventivas eficazes para manter abertas no futuro, no mundo inteiro, as portas da liberdade e da prosperidade. Portas abertas inclusive, e de forma especial, para a população da China. Em suma, suas opiniões esclarecedoras, raras e corajosas, desvendam enigmas. Merecem não só atenção e estudo, postulam a mais ampla divulgação.

ABIM

Alemanha: uma bela coleta de “lixo” extra em janeiro

 

  • Jorge Saidl

Em todos os meses de janeiro, as prefeituras têm um serviço a mais na Alemanha.

Trata-se de recolher as cerca de 30 milhões de árvores de Natal que decoraram os lares do país.

O grande volume de material demanda um trabalho extra que é organizado de acordo com um regulamento e seguindo uma agenda de recolhimento feito por caminhões que percorrem os bairros exclusivamente com esta finalidade.

Enquanto o lixo comum é normalmente jogado em containers fechados, os pinheirinhos natalinos de diferentes tamanhos são deixados à parte nas calçadas, isolados ou empilhados.

Embora o recolhimento seja feito de acordo com critérios práticos, as Weihnachtsbäume acabam não sendo tratadas como lixo comum e tendo um fim mais digno, como merecem.

À margem das ruas à espera de seu fim, são apenas ramagens verdes, porém falam de modo mudo da sua muito breve mas encantadora história. Logo não mais existirão, mas seu belo papel estará cumprido e nos corações restarão as lembranças dos suaves dias em que estiveram belamente adornadas, luminosas e cintilantes, muitas vezes ao lado de um belo presépio. 

ABIM

MUNDO | Três projéteis caíram perto do aeroporto de Bagdade


Pelo menos três projéteis caíram esta sexta-feira perto do aeroporto internacional de Bagdade e de uma base miltar adjacente, segundo fontes oficiais iraquianas.

O ataque, que ocorreu nas primeiras horas da manhã, causou danos num avião comercial mas não se registaram vítimas.

Este é o ultimo de uma série de ataques que têm como alvo a presença americana no Iraque desde o inicio do ano.

Fonte: euronews

AIDA/CCI: Webinar Exportação digital PME


A AIDA CCI vai realizar um webinar sobre a exportação digital das PME portuguesas, a 16 de fevereiro, das 14h30 às 16h30, via Teams, no qual muito nos honraria poder contar com a presença de V/ Exas.

Este webinar focará o tema da exportação digital, sendo também o evento de lançamento da divulgação dos Digital Labs.

Os Digital Labs são sessões de capacitação subordinados a temas relacionados com a transformação e economia digital, que vão permitir apoiar de uma forma mais próxima e personalizada as PME.

O webinar terá como oradores Magda Pereira, da AICEP e Pedro Tavares da Deloitte Business Consulting.


Doações para a Igreja Católica caem cerca de 15% em 2021

As doações dos fiéis mantiveram a tendência de queda, em 2021, diminuindo pelo menos 15%, uma descida também agravada pela pandemia de covid-19, explicou à EFE p chefe da Economia da Santa Sé, Juan Antonio Alves.

Em entrevista ao órgão de comunicação do Vaticano, por ocasião da apresentação do orçamento para 2022, o espanhol explicou que a Santa Sé depende “muito de rendas incertas” que diminuíram nos dois anos de pandemia.

“A maioria das doações dos fiéis dá-se por meio da arrecadação nas igrejas e a adesão às missas em tempos de covid-19 é reduzida”, argumentou, acrescentando que o Vaticano deve pensar noutros métodos “para solicitar a ajuda dos fiéis e receber doações”.

O responsável pela Economia do Vaticano destacou que em 2021 houve uma diminuição em relação ao ano anterior e que "não será inferior a 15%".

“Se em 2020 a arrecadação total foi de 44 milhões, em 2021 não penso que passe de 37 milhões. A queda de 2021 soma-se à de 2015 a 2019, de 23%, e de 18% em 2020, primeiro ano da pandemia", explicou.

Relativamente às contas de 2021, que serão apresentadas a meio do ano, Juan Antonio Alves confirmou que se esperam perdas de 49,7 milhões de euros.

O responsável espera compensar a falta de receita melhorando a eficiência interna e otimizando o desempenho do património do Vaticano.

Relativamente à venda de um edifício em Londres, cujas irregularidades e perdas de mais de 100 milhões dos cofres da Santa Sé estão a ser analisadas pela justiça, Juan Antonio Alves assegurou que "o contrato de venda já foi assinado" e que "o prédio foi vendido acima da avaliação", embora não tenha dado números.

Em relação ao orçamento para este ano, o Vaticano informou uma mudança na metodologia ao incluir 90 instituições católicas nos orçamentos da Santa Sé, em comparação com as 60 consideradas anteriormente.

Desta forma, as receitas previstas para 2022 serão de 769,6 milhões de euros e os gastos de 803 milhões, o que significa que haverá um défice de 33,4 milhões.

Madremedia
imagem: Observador

México | Aumenta El Riesgo De Afectaciones Psicosociales De Los Colaboradores En Las Organizaciones Debido A Omicrón Y La Continuación De La Pandemia: Intelab

 


por Yesica Flores

“La preocupación por conservar la salud propia y de sus familiares, la incertidumbre económica, el considerar que la pandemia continua, poca interacción social, entre otros, son factores que aumentan el riesgo de afectaciones psicológicas y por eso hoy más que nunca urge que las organizaciones se ocupen del bienestar de sus colaboradores a través del monitoreo constante de sus perfiles y así garantizar su integridad y honestidad”, comparte Fernando Zenizo, directora general de Intelab.

De acuerdo con Zenizo, las organizaciones deben de realizar pruebas periódicas a sus colaboradores con el fin de tener monitoreados y vigentes sus perfiles ya que de acuerdo con Fernanda, la incertidumbre por el contexto social crea dudas en las decisiones que los empleados están tomando ya que no están seguros si éstas son las correctas o no para la situación de su empresa, así como decidir bajo presión, falta de asertividad y no juzgar con objetividad las acciones propias, a confundir lo correcto de lo incorrecto y los cambios en estas conductas representan para las organizaciones una mayor exposición en temas de ciberseguridad, robo y fraude internas, factores que afectan a las empresas para las que trabajan.

Para esto, Fernanda de parte de Intelab comparte diversos consejos que las empresas pueden aplicar para mitigar este tipo de riesgos de afectaciones psicosociales:

  • Brindar retroalimentación constante: tanto en temas de higiene y salud preventiva, así como del desempeño laboral.
  • Trabajar por objetivos: asignados a cada colaborador y con canales abiertos de comunicación para resolver, de manera inmediata, cualquier inconveniente.
  • Comunicación constante: sobre la situación de la empresa o el área de trabajo para brindar tranquilidad a los empleados.
  • Apoyar a quienes tengan problemas: acercarse a los colaboradores que manifiesten problemas de estrés ya que de no gestionar esto adecuadamente, puede impactar en su productividad.
  • Recordar el código de conducta y ética: resaltar el código de conducta y ética, junto con el reglamento al interior del trabajo, normas de cumplimiento de control interno y gobierno corporativo.

“Es el momento de que las organizaciones estén preparadas para la realización de pruebas periódicas a los colaboradores a través de herramientas tecnológicas de medición que permitan una investigación efectiva de los rasgos del personal de la empresa con el objetivo ofrece diversos beneficios como el de prevenir riesgos, ya que con base en la data que se genera, es posible obtener conocimiento del comportamiento de los colaboradores y detectar factores que merezcan atención y se puedan prevenir hasta riesgos ilícitos, tales como fraude, extorsión y ciberseguridad; además, permiten optimizar las estrategias de gestión de capital humano, y reducir la rotación de personal hasta un 30%”, agregó Fernanda.

Para más información sobre Intelab visita: Intelab.com.mx

México | Actualízate, Cinco Cursos Gratuitos Para Desarrollar Tus Habilidades Con Tecnología


por Yesica Flores

 La interrupción de la educación durante la pandemia desconcertó a los estudiantes de secundaria y sus padres, y planteó dudas sobre las dificultades que podrían enfrentar para dominar habilidades que les serán de utilidad en la universidad y para conseguir su primer empleo. Ellos reconocen que los conocimientos de ciencia, tecnología, ingeniería y matemáticas -STEM en inglés- son cada vez más necesarios en la educación superior y que ahora tocan casi todos los trabajos en las industrias, no solo a aquellos con antecedentes y carreras profesionales en STEM.

Un estudio de la OCDE correlaciona la resolución de problemas con las habilidades STEM, y descubrió que los estudiantes con una sólida formación en STEM estaban mejor preparados para lidiar con situaciones desconocidas. Cuanto más expuestos estén los estudiantes a las tecnologías emergentes y aprendan sobre habilidades profesionales, más podrán explorar sus intereses para establecer sus próximos pasos profesionales, que los ayudarán a satisfacer las demandas laborales futuras.

Durante las vacaciones, los estudiantes suelen tener mucho más tiempo libre, pero se sienten presionados a aprovecharlo al máximo, lo que puede acabar siendo una carga en lugar de un momento para aprovechar. Es por eso que los adolescentes que quieren mantenerse a la vanguardia académica buscan aprender nuevas habilidades prácticas. Una de las opciones es IBM SkillsBuild for Students, una plataforma online gratuita, que promueve las habilidades técnicas y profesionales para el trabajo a través de videos atractivos, cursos, evaluaciones lúdicas, un foro moderado y certificaciones con credenciales digitales. Además, los profesores tienen acceso a actividades y planes de lecciones, con un tablero que les permite monitorear el progreso y asignar contenido.

Estos son solo algunos de los cursos en línea de IBM SkillsBuild for Students de interés para estudiantes latinoamericanos que, una vez finalizados, ofrecen credenciales digitales para complementar las hojas de vida de los jóvenes:

A nivel mundial, los cursos más populares de IBM SkillsBuild for Students que otorgan credenciales digitales son ciberseguridad, habilidades profesionales y mindfulness, mientras que los cursos más populares en general, son ciberseguridad e inteligencia artificial.

Estos cursos están disponibles en español sin costo y se pueden hacer en línea al ritmo de cada estudiante, brindándoles más flexibilidad y ayudándoles a aprovechar su tiempo de vacaciones mientras se preparan para los trabajos del futuro.

Nacional: Atividade semanal da GNR

Entre os dias 21 e 27 de janeiro.



  1. Detenções297 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 121 por condução sob o efeito do álcool;
  • 77 por condução sem habilitação legal;
  • 18 por tráfico de estupefacientes;
  • 12 por furto e roubo;
  • Três por incêndio florestal.

  1. Apreensões:
  • 16 armas de fogo;
  • 11 armas brancas ou proibidas;
  • 20 veículos.

  1. Trânsito:

Fiscalização8 385 infrações detetadas, destacando-se:

  • 1 972 excessos de velocidade;
  • 600  por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 389 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 368 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 291 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 286 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 211 relacionadas com tacógrafos;
  • 205 por falta de seguro de responsabilidade civil.

UE recorre ao Qatar para reduzir dependência energética da Rússia

A União Europeia (UE) está a procurar no Qatar alternativas para a compra de gás, com o objetivo de reduzir a dependência energética da Rússia, principal fornecedor, em plena crise devido à Ucrânia.

Os presidentes do Conselho Europeu, Charles Michel, e da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, falaram hoje ao telefone com o emir do Qatar, Tamim bin Hamad al Zani, sobre fornecimento de gás para a UE.

“A parceria UE-Qatar é multifacetada e próspera”, escreveu Michel na sua conta na rede social Twitter, salientando que “a fiabilidade do Qatar como fornecedor de energia é importante para a segurança energética e o abastecimento de gás da UE”.

Também Von der Leyen deu conta, na mesma rede, do “excelente telefonema” com o emir “sobre a intensificação da parceria UE-Qatar, incluindo em matéria de energia”.

A líder do executivo comunitário sublinhou ainda a importância de reforçar a segurança energética do bloco “com todos os parceiros fiáveis”.

Os dois telefonemas, tendo Michel falado com Tamim bin Hamad al Zani horas depois da sua homóloga da Comissão Europeia, tiveram lugar em plena crise entre a UE e a Rússia — o principal fornecedor de gás ao bloco — por causa da Ucrânia.

A Rússia (41,1%) era em 2019 o principal fornecedor de gás à UE, seguida da Noruega (16,2%) a Argélia (7,6%) e do Qatar (5,2%), segundo os mais recentes dados oficiais, sendo também o principal exportador de combustível sólido para o bloco (46,7%).

A Ucrânia e os países ocidentais acusaram a Rússia de ter enviado pelo menos 100.000 tropas para a fronteira ucraniana, nos últimos meses, com a intenção de invadir de novo o país vizinho, depois de ter anexado a península ucraniana da Crimeia, em 2014.

A Rússia negou essa intenção, mas disse sentir-se ameaçada pela expansão de 20 anos da NATO ao Leste europeu e pelo apoio ocidental à Ucrânia.

Moscovo exigiu o fim da política de expansão da NATO, incluindo para a Ucrânia e a Geórgia, a cessação de toda a cooperação militar ocidental com as antigas repúblicas soviéticas e a retirada das tropas e armamento dos aliados para as posições anteriores a 1997.

Os Estados Unidos e a NATO rejeitaram formalmente, na quarta-feira, as principais exigências de Moscovo, mas propuseram a via da diplomacia para lidar com a crise.

Em particular, abriram a porta a negociações sobre os limites recíprocos da instalação dos mísseis de curto e médio alcance das duas potências nucleares rivais na Europa, e sobre exercícios militares nas proximidades das fronteiras do campo adversário.

Madremedia/Lusa

Delegação de competências nas Juntas de Freguesia de Anadia

A Câmara de Anadia, na sua reunião de executivo, dia 27 de janeiro, aprovou a celebração dos Contratos Interadministrativos de Delegação de Competências nas Juntas de Freguesia do concelho, num valor global anual de 305.214,00€.

As verbas a transferir, que representam 50 por cento do valor do Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF), pretendem dotar as Juntas de Freguesia de maior autonomia na prossecução das suas atividades.

Assim sendo, as Juntas de Freguesias irão receber os seguintes apoios anuais: Avelãs de Caminho (14.352,00€), Avelãs de Cima (31.964,00€), Moita (29.954,00€), Sangalhos (30.318,00€), São Lourenço do Bairro (21.932,00€), Vila Nova de Monsarros (22.608,50€), Vilarinho do Bairro (27.464,50€), União das Freguesias de Amoreira da Gândara, Paredes do Bairro e Ancas (41.706,50€), União das Freguesias de Arcos e Mogofores (41.649,50€) e União das Freguesias de Tamengos, Aguim e Óis do Bairro (43.265,00€).

De referir que a delegação de competências tem como objetivo a aproximação das decisões aos cidadãos, promovendo a coesão territorial e reforçando a solidariedade inter-regional, resultando na melhoria da qualidade dos serviços prestados às populações, através da racionalização dos recursos disponíveis.

Os documentos serão agora enviados à Assembleia Municipal para discussão e aprovação, em sessão que decorrerá durante o mês de fevereiro.

 

 

Von der Leyen pressionada a revelar mensagens com CEO da Pfizer

Depois da Comissão Europeia recusar o acesso às mensagens entre a sua presidente e o CEO da Pfizer, a Provedora da Justiça Europeia concluiu que não foi feito um esforço para identificar as mensagens.

A Provedora da Justiça Europeia (‘Ombudsman’), Emily O’Reilly, criticou a Comissão Europeia por desconsiderar o pedido de acesso às mensagens de texto trocadas entre a sua presidente, Ursula von der Leyen, e o CEO da Pfizer, Albert Bourla, em 2021, avançou esta sexta-feira a Bloomberg (acesso condicionado / conteúdo em inglês).

O acesso às mensagens foi pedido por Alexander Fanta, jornalista no jornal alemão Netzpolitikdepois de von der Leyen admitir em abril de 2021 a negociação por mensagem de 1,8 mil milhões de vacinas com o CEO da Pfizer. Na altura, a notícia surgiu depois de um arranque demorado nas campanhas de vacinação europeias em 2020 e as falhas na entrega de doses da farmacêutica AstraZeneca, por problemas de produção.

Este pedido de acesso foi recusado, tendo sido alegado que não havia registo das referidas mensagens. A Comissão Europeia esclareceu ainda que dada a sua natureza “de curta duração”, as mensagens de texto não são classificadas como documentos da UE e, como tal, não são arquivadas, avançou o Politico (acesso aberto / conteúdo em inglês).

A resposta europeia originou uma queixa junto do Provedor da Justiça Europeia, cujo inquérito concluiu agora que a Comissão Europeia não pediu ao gabinete de von der Leyen para procurar as referidas mensagens. “Não foi feita qualquer tentativa para identificar a existência de quaisquer mensagens de texto”, disse Emily O’Reilly, acrescentando que “se as mensagens de texto dizem respeito a medidas e decisões da UE, então elas devem ser tratadas como documentos da UE”.

O’Reilly acusou a Comissão Europeia de má administração por recusar o pedido de liberdade de informação do jornalista, sendo que o Provedor da Justiça Europeia já pediu à Comissão para procurar novamente as referidas mensagens, e averiguar se estas devem ou não ser divulgadas. O’Reilly também já lançou um inquérito geral destinado a investigar a forma como as instituições da UE arquivam mensagens instantâneas e de texto, de modo a identificar boas práticas.

 não é a primeira vez que a presidente da Comissão Europeia se encontra envolvida num escândalo relativo à forma como lida com a comunicação via mensagens. Em 2019, enquanto ocupava o cargo de ministra da Defesa da Alemanha, von der Leyen esteve sob investigação pela forma como atribuiu contratos a consultores externos sem a sua devida supervisão. Embora von der Leyen tenha sido absolvida das acusações de má conduta, a responsável foi criticada por ter dois telemóveis com os seus registos apagados, sendo que estes dispositivos poderiam ter sido usados como prova no processo, avançou o Politico (acesso aberto / conteúdo em inglês).

A Comissão Europeia tem agora até 26 de abril para responder ao pedido de O’Reilly.

Filipe Maria / ECO