sábado, 23 de setembro de 2017

Sem chances e sem Batocchio, a Lula resta insultar e blefar

O destino de Lula está traçado. Sem saída, sem chances.

Cristiano Zanin, mesmo que abobalhado e insano, sabe disso. Pelo menos foi devidamente avisado por José Roberto Batocchio, esse sim, apesar de destemperado, conhecedor do direito penal e com uma reputação a zelar nos meios jurídicos.

Na reunião em que Batocchio comunicou que não atuaria mais na defesa do ex-presidente, ele avisou que a causa era inglória e sem qualquer possibilidade de êxito. Pediu perdão ao colegas, mas deixou claro que, diante da eventual delação de Antonio Palocci, não havia mais o que fazer e os resultados seriam devastadores para Lula.

Batocchio, mais do que ninguém, sabe tudo o que Palocci tem na mão. Os dois são amigos e travam uma relação profissional há mais de dez anos.

Ele, mais do que ninguém, lutou para que o ex-ministro não delatasse. Brigou muito e entendia que sem a delação ambos, Lula e Palocci, teriam alguma chance de se salvar.

Não conseguiu. A carga de dona Margareth Palocci e dos filhos foi muito grande e o tempo na prisão foi fatal.

Antonio não suportou e resolveu falar a verdade.

E Batocchio avisou. A verdade dita por um sujeito como Palocci é dolorida, cirúrgica e nas atuais circunstâncias, inquebrantável.

Saiu para salvar a reputação diante de uma causa extremamente rentável, mas totalmente perdida.

Via: jornaldacidadeonline.com.br

Ministro da Defesa presta serviço a bandidos da Rocinha

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, informou, por meio do Twitter, que 950 homens das Forças Armadas e dez blindados participarão do cerco a criminosos na Rocinha, no Rio de Janeiro, nesta tarde.

Té aí tudo bem. O problema é que Jungmann informou a jornalistas o horário que aconteceria a operação.

O ministro da Defesa prestou um serviço a bandidagem da Rocinha.

Via: papotv.com.br

Mundo | Coreia do Norte: Insultos de Trump fazem com que disparar contra os EUA seja "inevitável"

Ri Yong Ho fala nas Nações Unidas

Ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano discursou nas Nações Unidas

Disparar os seus mísseis contra o território dos Estados Unidos será "inevitável", após o presidente Donald Trump ter chamado "rocket man" ao líder norte-coreano, afirmou este sábado, nas Nações Unidas, o ministro dos Negócios Estrangeiros do país mais fechado do mundo, Ri Yong Ho.

As palavras, perante a Assembleia Geral das Nações Unidas, foram proferidas minutos depois de ter sido tornado público que os EUA sobrevoaram neste dia ao largo da Coreia do Norte, ainda em zona aérea internacional mas o mais próximo da costa que aconteceu este século.
"Após um trabalho árduo, estamos finalmente apenas a alguns passos de distância de nos tornarmos completamente uma nação com força nuclear", disse Ri Yong Ho, segundo a Reuters. "É uma esperança vã considerar que a [Coreia do Norte] vá mudar um milímetro na sua posição seja através de sanções ou de força hostil", completou.

Prossegue assim a escalada de retórica entre os EUA e a Coreia do Norte, após o presidente americano, Donald Trump, ter chamado "homem foguetão" (rocket man, numa alusão a uma canção de Elton John) ao líder norte-coreano, Kim Jung-un, ao que este respondeu num raro comunicado assinado apelidando o inquilino da Casa Branca de "perturbado mental".

Fonte: DN

Cinco prémios para o Algarve

A região do Algarve foi a grande vencedora da 14ª edição dos Publituris Portugal Travel Awards, ao arrecadar cinco distinções.

A Região de Turismo do Algarve foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a Melhor Região de Turismo Nacional. Três unidades hoteleiras e um campo de golfe algarvios também foram distinguidos naquele que é um dos mais importantes prémios do sector.

É a quinta vez que a entidade de turismo do Algarve recebe este galardão, que se destina a premiar as melhores empresas, instituições, serviços e profissionais do turismo.

O Prémio de Melhor Hotel Resort foi entregue ao Vila Vita Parc Resort & Spa; o de Melhor Hotel de Praia ao Martinhal Sagres Beach Family Resort Hotel; e o de Melhor Hotel de Três Estrelas ao Dom José Beach. O Algarve ainda foi distinguido na categoria de Melhor Campo de Golfe, entregue ao Onyria Palmares em Lagos, pelo segundo ano consecutivo.

A entrega dos prémios da Publituris decorreu na Sexta-feira, 21 de Setembro, no Bom Sucesso Resort, em Óbidos, com a presença de governantes e personalidades do sector, entre os quais a secretária de Estado do Turismo e o presidente do Turismo de Portugal, bem como de representantes de associações e empresários.

Fonte: O Algarve Económico

VERDADEIRA E FALSA ADORAÇÃO A DEUS


Jesus nunca fez e jamais fará acepção de pessoas. Assim, quando Ele pediu água a mulher samaritana, disse-lhe: “Com a água da vida, você nunca mais terá sede. Eu sou a água da vida.”
Jesus sempre falou a muitas pessoas, mas a esta mulher samaritana Ele falou muito porque ela lhe pediu. E Jesus disse: ”Vós adorais o que não conheceis.”
Meu prezado, não é possível adorar o que não se conhece e se você não conhece a DEUS, você é um falso adorador. Freqüentemente ouço pessoas dizerem “Eu estou com Deus”. E estas pessoas não entendem e não admitem que DEUS não esteja com elas. Porém, de fato, DEUS não está.
Por quê? Porque DEUS busca adorador e só quem o conhece, o adora!
Ao ler João 4:22, entendemos que conhecer ao Senhor é o maior projeto e o maior desafio da vida de cada crente. Depois que você conhecê-lo e aceitá-lo como seu único salvador, sua vida será gloriosa, transformada, abundante.
Lutas e tribulações por certo virão, mas a vitória o alcançará. É bíblico!
No livro de Oséias, lemos que conhecemos e precisamos seguir em
conhecer a Jesus. E em Oséias 13:5, lemos: “Eu, João (seu nome), conheci a DEUS no deserto e em terra muito seca.” Por quê? Porque quando se está numa situação confortável, isto é, sobra dinheiro e riquezas, geral e normalmente, as pessoas não se lembram de Deus. Que dirá adorá-lo!
Homens naturais não conhecem a Deus. Homens espirituais vivem na presença do Senhor e o Espírito Santo habita em cada um de nós, por isso louve-o todos os dias e alegre-se em sua presença.
O Espírito Santo não pode ser um ilustre desconhecido na vida dos cristãos e cada um de nós necessita da sabedoria que vem do alto e é impossível obtê-la se o Espírito Santo não estiver presente. É o pecado que afasta o Espírito Santo de você!
Deus Pai está no trono dos céus e Jesus está a sua direita e o Espírito Santo habita em nós. Isso, por enquanto!
Deus é Pai e é santo. Seus filhos são também santos. Em 1 João 3:1 e 2, Deus se revela a nós. Teremos corpo glorificado e veremos Jesus face a face e todos aqueles que já morreram, mas morreram em Cristo, terão também corpo glorificado e estarão para sempre no reino de DEUS.
A Igreja nos edifica, porém o mundo jaz no maligno. Reflita: Onde estão os seus filhos no sábado à noite? Relembro com tristeza a tragédia ocorrida na cidade de Santa Maria (R.S.), na madrugada deste domingo, dia 27 de janeiro de 2013. É uma prova triste que o mundo perece no maligno e nossos jovens, todas as pessoas, precisam estar na Igreja e não em casas noturnas onde reina o pecado que nos afasta de DEUS.
Em João 4: 23 e 24 entendemos que DEUS é Espírito, logo eu não posso adorá-lo como uma imagem. Tire as imagens de sua vida e de sua casa porque isto é abominação ao Senhor e DEUS quer que o adoremos em Espírito e em Verdade. Isto também é bíblico!
Só podem adorar a DEUS verdadeiramente, pessoas que são nascidas de novo, isto é, pessoas restauradas, transformadas. A verdadeira adoração é em Espírito, mas quem expressa a oração é a alma e precisamos subjugar nossa alma (porque ela não quer orar), para agradar e adorar a DEUS.
Em Isaías, 28: 11 e 12 percebemos que orar em línguas é descansar nos braços do Pai. Ora, ninguém sabe orar como convém e é por isso que quando falamos em línguas, é o próprio Espírito Santo que se manifesta, que se expressa e esta oração vai direto de seu coração para o coração de DEUS. Não há intermediários. É conexão direta, tipo on line.
E nunca chegue atrasado aos cultos e não perca o louvor porque no louvor você ministra o coração do Pai, razão porque o louvor é a parte mais importante do culto. E a palavra de seu pastor, durante o culto, aí é DEUS ministrando a você. Veja que louvor e palavra se
complementam para um culto abençoado.
Precisamos amar a DEUS com o coração, com nossa alma (esta que precisamos subjugar porque quer conforto, prazer e mordomias), com todas as nossas forças e com todo nosso entendimento.
O poder de decisão, o nosso livre arbítrio está na alma e a alma se divide em intelecto, emoções e decisão. O nosso espírito vem de DEUS e é o espírito que comanda nossa consciência, nossa intuição e nossa comunhão. Portanto, querer ou não querer, pecar ou viver em santidade, é poder que está em nossa alma. É ela, (a alma) que dá prazer a vida e que caracteriza a essência do ser humano.
Domine, subjugue e aquiete a sua alma. A sua vida será uma benção maravilhosa quando conseguir isso. Exigirá esforço, mas a recompensa não tem preço.

Com carinho.
João Antonio Pagliosa
Curitiba, 23 de setembro de 2017

Hora de voltar-se para Deus: A história de um furacão

Site da TFP Norte-Americana (*)
TFP
À medida que os furacões passavam por tantas partes dos Estados Unidos, a maioria das pessoas estava pensando sobre os danos materiais que arruinariam a vida de tantos. Contudo, o desastre teve um aspecto espiritual. Em tempos de sofrimento, as pessoas se voltam mais facilmente para Deus. Foi o que aconteceu após o furacão Harvey no Texas.

Esta história é sobre a experiência de dois jovens americanos, voluntários da campanha da TFP norte-americana America Needs Fatima (A América necessita de Fátima), que sobreviveram no Texas aos ventos e às chuvas do furacão Harvey e decidiram ajudar os outros de uma maneira diferente.
TFP
Pensando nas necessidades espirituais dos milhares de deslocados, eles decidiram distribuir tantos exemplares do Rosário do Centenário de Fátima quanto fosse possível. Como o nome o indica, esse Rosário especial foi confeccionado para celebrar o centésimo aniversário das aparições de Nossa Senhora em Fátima. Com isso em mente, tão logo os jovens da TFP conseguiram chegar ao Centro de Convenções George R. Brown, no centro de Houston, após a tempestade, eles começaram a ajudar os milhares de pessoas ali refugiadas, cuja resposta foi surpreendentemente positiva, se não entusiasmada.

De fato, a última coisa que as pessoas esperavam ver do lado de fora do Centro de Convenções era dois jovens distribuindo exemplares do Rosário. No entanto, foi o que Cesar Franco e Zechariah Long [foto acima] fizeram ao longo do dia junto a um fluxo constante de refugiados que acolhiam com calor a mensagem que lhes era levada.
TFP
Distribuindo, após a passagem do furacão Harvey, Rosários e medalhas de São Miguel em Houston (Texas)
Na verdade, as pessoas se reuniam em torno dos dois voluntários para ouvir sobre o Rosário. Ambos, contudo, se entristeceram vendo quão pouco a maioria das pessoas conhecia sobre essa importante oração. Sobretudo porque muitas delas pareciam ter sido criadas católicas, mas se afastaram e usam hoje o Rosário como se fosse um colar, e não como o magnífico instrumento de oração e salvação.
A fim de garantir que o Rosário seria rezado, os dois jovens tefepistas ensinavam às pessoas como fazê-lo. E a muitos que não conheciam sequer a Ave-Maria, esta também lhes ia sendo ensinada, deixando-os profundamente tocados. Em particular a passagem “rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte, Amém” ––, cuja recitação lhes trazia lágrimas aos olhos. Limpando uma que escorria em sua face, um homem disse: “Lembro-me de aprendê-la com a minha mãe. Faz muito tempo que rezei esta oração. É hora de eu voltar.”
Os policiais na cena também simpatizaram com a mensagem do Rosário. Ao ser-lhes oferecido um Terço, um deles respondeu sorrindo: “Tudo bem. Eu conservo o meu aqui.” E deu um tapinha no peito para indicar onde o guardava.
Centenas de milhares desta medalha de São Miguel foram distribuídas pela TFP norte-americana
Centenas de milhares desta medalha de São Miguel foram distribuídas pela TFP norte-americana
Os dois voluntários ofereceram a esses e a outros policiais também a medalha de São Miguel [foto], uma vez que o papel deles é manter a ordem. Sempre que a recebiam, cumprimentavam com um aperto de mão e se mostravam extremamente gratos. Um policial disse: “Bem, eu já uso, mas vou pegar uma para meu amigo, ele precisa.”
Exemplares da medalha de São Miguel foram igualmente oferecidos aos que estavam no abrigo, muitos dos quais às vezes não sabiam quem era o Arcanjo. Ao ser perguntado a respeito por um casal, Zachariah Long tentou sem sucesso dar várias explicações: que era o líder do Anfitrião celeste ou o Anjo guerreiro que protege a sociedade e os que lutam contra o mal, como fazem os soldados e policiais. Finalmente, ao dizer que “São Miguel foi quem chutou Lúcifer e os demônios do Céu”, os dois se acenderam e disseram: “Isto é tudo o que você tinha que dizer, dê-nos um destes, nós amamos São Miguel!”. Muitos outros receberam as medalhas, observando o quanto ela é hoje necessária para ajudar a restaurar a ordem.
Centenas de milhares desta medalha de São Miguel foram distribuídas pela TFP norte-americana
Após distribuir todos os exemplares do Rosário e da medalha de São Miguel, os dois jovens voluntários voltaram para casa. O dia agitado lhes deixara muitas lições bonitas para reflexão.

A primeira delas foi de que a calorosa recepção de todos mostra como não se pode ter medo de levar a Fé Católica à praça pública. As pessoas apreciam e são atraídas pela fé.
Uma segunda lição é que o sofrimento faz com que as pessoas se voltem para Deus, buscando por ajuda. Pessoas de todos os setores da vida, dos policiais às crianças, receberam com avidez o Rosário. Algumas delas nunca o tinham rezado, outras já haviam esquecido, enquanto outras o rezavam regularmente. O sofrimento causado pelo furacão Harvey tornou-as mais humildes e inflamou nelas o desejo de voltar para Deus.
Finalmente, os dois voluntários aprenderam que, em ocasiões como esta, todos, especialmente os jovens, deveriam procurar atender às necessidades espirituais dos outros. Os católicos precisam aproveitar oportunidades assim para difundir a devoção ao Santo Rosário e trazer as almas perdidas de volta para Deus. 
Soldados receberam medalhas de São Miguel distribuídas pela TFP americana
Soldados receberam medalhas de São Miguel distribuídas pela TFP americana

A varonilidade do filho pródigo

“É hora de eu voltar.” O homem que disse isso falou por toda a América naquele dia. De fato, a devastação do furacão Harvey e tantas outras crises que aparecem no horizonte são um sinal de que é hora de os Estados Unidos retornarem à ordem e voltarem para a Casa do Pai.

____________

Matéria traduzida do original em inglês por Hélio Dias Viana.

NUCLEAR Bombardeiro dos EUA voa perto da Coreia do Norte

"Levamos o comportamento perigoso da Coreia do Norte muito a sério", diz o Pentágono.


Um bombardeiro norte-americano voou nas últimas horas perto da costa norte-coreana, para enviar "uma mensagem clara" a Pyongyang, cujas provocações causaram a ira do Presidente dos EUA, Donald Trump, informou o Pentágono.

"Foi no ponto mais setentrional da zona desmilitarizada que uma aeronave ou um bombardeiro americano voou pela costa norte-coreana no século XXI, demonstrando o quão sério nós levamos o comportamento perigoso da Coreia do Norte", refere a porta-voz do Pentágono, Dana White, em comunicado, citado pela agência francesa AFP.

A continuação dos testes nucleares da Coreia do Norte na região e a dura retórica usada pelos Estados Unidos depois da chegada de Donald Trump à Casa Branca provocaram um escalar da tensão entre os dois países.

Fonte:

Caixa Geral de Depósitos promove encontro para discutir a economia algarvia

A administração da Caixa Geral de Depósitos irá estar presente em Faro no próxima Terça-feira, 26 de Setembro, a partir das 16H30 no Teatro das Figuras, no VII Encontro Fora da Caixa com especialistas nacionais que irão abordar os 4 eixos principais com maior impacto na vida da economia algarvia: o emprego, o turismo, a saúde e a segurança. Estarão presentes mais de 500 convidados entre clientes e representantes da região.
O orador principal desta conferência será o Professor da Universidade Católica, Miguel Gouveia que irá falar sobre o Turismo e a Saúde e de como as duas realidades estão relacionadas na construção de uma zona turística de excelência. A sua apresentação será focada no funcionamento do sistema de saúde nacional e do Algarve e nos contributos potenciais do sistema de saúde para o turismo e para a economia algarvia. Miguel Gouveia estudou Economia, tendo completado os seus estudos na Universidade de Rochester de Nova Iorque. É um dos maiores especialistas portugueses em Economia da Saúde. Actualmente, é também Professor de Economia da Universidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos.
A apresentação relativa ao mercado de emprego, será feita pelo Professor José Félix Ribeiro, licenciado em Economia pelo ISCEF e Doutorado em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa. A sua intervenção versará o impacto da globalização no Algarve.
Sobre a importância da segurança para a reputação de uma região turística, o antigo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, irá participar num debate sobre a Condição de Sustentabilidade do atualboom do Turismo. Este debate conta igualmente com a presença do economista Cristóvão Lopes, Diretor Executivo do Falésia Hotel e vice-Presidente da Agência de Promoção de Albufeira, que irá dar a perspetiva dos agentes de turismo, bem como de Nuno Ramos, Diretor-Geral do Hospital de Loulé, que vai partilhar as consequências da sazonalidade no esforço de uma unidade hospitalar.
Durante o encontro será gravado o programa da Rádio Renascença, Conselho de Directores, que conta com a presença dos jornalistas Graça Franco, Henrique Monteiro e Pedro Santos Guerreiro. Este programa é moderado pelo jornalista José Pedro Frazão.
No final, o Presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Moita de Macedo, fará uma análise sobre as potencialidades económicas do Algarve no contexto actual.
O evento pode ser acompanhado em tempo real e na íntegra através do site da Caixa Geral de Depósitos. Os Encontros Fora da Caixa têm sido realizados desde Março em cidades como Braga, Porto, Santarém, Leiria e duas vezes em Lisboa.
Fonte: O Algarve

Défice do primeiro semestre foi de 1,9%

O défice público português no 1º semestre do ano foi de 1,9% do Produto Interno Público (PIB), correspondente a -1.794,4 milhões de euros, revela o Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
Em comparação idêntico período do ano transacto, verificou-se uma diminuição de 1,2 pontos percentuais, uma vez que, entre Janeiro e Junho de 2016, o défice registado foi de 3,1%.
Reagindo à divulgação destes dados, o Ministério das Finanças veio, em comunicado, congratular-se com eles e referir que “corrigido de efeitos temporários – pagamento de metade do duodécimo do subsídio de Natal, nos salários e pensões, e da antecipação dos reembolsos do IRS – o défice situar-se-ia em 1,33%.”
Pelas contas da equipa liderada por Mário Centeno, isso significa que “objectivo orçamental do corrente ano será assim alcançado.” Recorde-se que esse objectivo é de que o défice deste ano seja de 1,5%.
Fonte: O Algarve

Hora de Fecho: A vida do empresário mais vigiado pela PIDE

e1e76ede-b93a-4379-afba-2ce610707086.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Manoel Vinhas já nasceu rico mas, empreendedor, tornou-se ainda mais. Pelo meio teve oito filhos, foi mecenas de inúmeros artistas e deu festas memoráveis. Morreu há 40 anos.
Porta-voz do Estado-Maior General das Forças Armadas desmente manchete do Expresso ao afirmar que "desconhece qualquer outro documento com o teor das afirmações publicadas no artigo em causa".
Tanto o Primeiro-Ministro como o Presidente da Républica afirmam não conhecer o relatório da secreta militar sobre o furto de armas em Tancos.
O líder socialista entrou na estrada eleitoral, mas leva atrelado um primeiro-ministro que não quer que se confunda folgança com folga orçamental. E o aviso foi já deixado em terras comunistas.
Sondagem da Aximage dá a vitória a Fernando Medina com maioria absoluta e Assunção Cristas em segundo lugar. No primeiro fim de semana de campanha, todos os candidatos têm ações agendadas em Lisboa.
O dia arrancou com uma surpresa: Azeredo Lopes, ministro da Defesa e ex-chefe de gabinete de Rui Moreira, vai apoiar Pizarro nas autárquicas. O socialista continua a provocar Moreira com apoio de CDS.
Fernando Medina já só consegue olha para o CDS, Teresa Leal Coelho defenestra o assessor de imprensa e Manuel Pizarro deve adorar sondagens, "carago". As frases da campanha, por Miguel Pinheiro.
Joaquim Forn, conselheiro do Interior da Catalunha, diz que não será aceite a tomada de controlo da polícia autónoma catalã por parte do governo de Madrid.
Em março, parecia que Martin Schulz podia vencer Angela Merkel. As sondagens chegaram a dar um empate. Hoje está a milhas de distância. Os socialistas ainda estão a tentar perceber o que correu mal.
A propósito da morte do pugilista que inspirou o papel de Robert De Niro em "Touro Enraivecido", Bruno Vieira Amaral recorda como uma das personagens mais repugnantes do cinema conquistou o público.
O Open House regressa pela sexta vez a Lisboa e abre as portas de 87 lugares espalhados por toda a cidade este fim de semana. É o maior evento Open House de sempre. Nós levantamos o véu. 
Opinião

Fernando Martins
Antes de ser a Alemanha de Angela Merkel, a actual Alemanha foi a Alemanha de Helmut Kohl, o chanceler da reunificação alemã. A história de Kohl é a melhor introdução à Alemanha de hoje. 

Rui Ramos
Apesar do seu peso e força, a Alemanha de Merkel é uma espécie de Suíça em ponto grande. Servirá sempre mais àqueles que precisam de um fantasma do que aos que dela esperem decisão e orientação.

Pedro Vaz Patto
Para a “ideologia do género” este será uma escolha independente do sexo de nascença e não haverá modelos de família (homossexual ou heterossexual) de referência, antes, uma indistinta parentalidade.

Diana Soller
O caminho apontado por Trump na ONU corresponde a uma uma nova experiência a “desocidentalização” do mundo – e logo com a assinatura do presidente do país que liderou, historicamente, o Ocidente.

José Crespo de Carvalho
A Ryanair é a maior empresa europeia em número de passageiros mas a empresa está a enfrentar as consequências do sucesso e de um crescimento excessivo sem conseguir cumprir as premissas de base.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Mundo Três sismos abalaram o México este sábado de manhã


Três sismos abalaram, este sábado, o México, quatro dias depois de um abalo que causou cerca de 300 mortos.
O sismo mais forte foi registado há cerca de uma hora, 12 quilómetros a norte da cidade de Ixtepec, na região de Oaxaca, no sudeste do México, a cerca de 700 metros da capital.

Segundo o Serviço Sismológico Nacional, ocorreu a cerca de 12 quilómetros daquela cidade, às 7.53 horas (13.53 em Portugal continental).

Foi o terceiro, e mais forte, de três tremores de terra registados este sábado, entre várias réplicas. Segundo o Serviço Sismológico Nacional, a terra tremeu às 5.38 horas (11.38 em Portugal continental), com os aparelhos a registarem um sismo de 5.7, no sueste de Tonala.

Sensivelmente à mesma hora foi registado outro sismo, com epicentro localizado a 123 quilómetros a sudeste de Salina Cruz, no Estado de Oaxaca.

Estes novos abalos acontecem quatro dias depois do forte sismo de 7,1 que atingiu a capital do país, Cidade do México, e que provocou pelo menos 292 mortos, segundo o último balanço das autoridades mexicanas.

Várias equipas de resgate permanecem no terreno à procura de vítimas nos escombros dos edifícios que não resistiram ao sismo de terça-feira.

Fonte: JN

Sismo na Coreia do Norte pode ter sido provocado por novo teste nuclear, diz a China

Todos os testes nucleares da Coreia do Norte provocaram sismos

A China suspeita que o sismo de 3,4 de magnitude, que foi detetado este sábado na Coreia do Norte, possa ter tido origem numa explosão, ou seja foi provocado por um novo teste nuclear.

A entidade chinesa que regista a atividade sísmica revelou que o abalo de 3,4 de magnitude foi registado à superfície, ou seja a uma profundidade de 0 km, cita o Independent.

As autoridades referem ainda que o sismo foi provocado "possivelmente por uma explosão", acrescentando que o local do epicentro é quase o mesmo do abalo sentido a 3 de setembro, que se provou ter sido causado pelo seu sexto e mais poderoso teste nuclear da Coreia do Norte.

Por outro lado, a agência sul-coreana acredita que se tratou de um sismo natural, tendo em conta os seus próprios registos.

Sublinhe-se que todos os testes nucleares da Coreia do Norte provocaram sismos de uma magnitude superior a 4, sendo que o último, a 3 de setembro, registou uma magnitude de 6,3.

Fonte: Jornal I

Abertas inscrições para Feira de Reduções

A AEC – Associação Empresarial de Cantanhede, vem por este meio informar que se encontram abertas as inscrições para a XXIX Feira de Reduções que se realizará de 6 a 8 de Outubro no Pavilhão Marialvas em Cantanhede.
A Feira de reduções é dirigida a todos os estabelecimentos comerciais que tenham atividade de comércio de vestuário, calcado, bijuteria, artigos para o lar, entre outros e que promovam a venda com descontos ou o escoamento das coleções anteriores.
A participação é gratuita para sócios, para não sócio o valor é de 50€ acrescido IVA.

ASAE apreende seis toneladas de queijo que continha água oxigenada

Resultado de imagem para ASAE apreende seis toneladas de queijo que continha água oxigenada
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu seis toneladas de queijo amanteigado por suspeitas de adição de água oxigenada, numa unidade de produção de queijo da zona centro.
Em comunicado hoje divulgado, a ASAE refere que a Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC) instaurou na última semana um processo-crime contra a genuinidade, qualidade e composição de género alimentício.
O processo foi instaurado após a confirmação em laboratório da presença de peróxido de hidrogénio (água oxigenada) em leite cru de ovelha utilizado como matéria-prima para a confeção do queijo apreendido.
O valor das 6.500 unidades de queijo apreendido ronda os 35 mil euros.
Fonte: Lusa
Foto: GLOBAL IMAGENS

CDS-PP recomenda ao Governo publicação das áreas ardidas nos grandes incêndios e um maior apoio à defesa da floresta contra incêndios

Resultado de imagem para CDS-PP recomenda ao Governo publicação das áreas ardidas nos grandes incêndios e um maior apoio à defesa da floresta contra incêndios
O Grupo Parlamentar do CDS-PP deu esta semana entrada de dois Projetos de Resolução que recomendam ao Governo, a publicação, por concelho, das áreas ardidas nos grandes incêndios florestais e um maior apoio ao investimento de defesa da floresta contra incêndios.

No primeiro caso, o CDS-PP recorda que, anualmente, as áreas ardidas são cartografadas com recurso às imagens de satélite do Sistema Europeu de Informação de Incêndios Florestais do Centro de Investigação Comum da Comissão Europeia (EFFIS-JRC/CE) e, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) são divulgadas as áreas dos grandes incêndios, por freguesia e concelho.

Por esse motivo, é possível, e desejável, que sejam divulgadas periodicamente as áreas ardidas – em particular as dos grandes incêndios, pois são as que têm maior impacto no território –, de forma parcelar, pelos vários concelhos abrangidos, e não imputados à freguesia e concelho de início do incêndio, prática que tem sido a utilizada.

Esta situação não permite uma correta análise e avaliação das áreas ardidas por concelho, o que, para além de não ser transparente, não garante também uma eficaz e célere implementação de medidas de política de apoio às regiões afetadas, nem tão pouco permite uma correta análise estatística. Este procedimento leva a que, nomeadamente, a área ardida de um concelho possa inclusivamente ser superior à área total desse mesmo concelho, o que é um perfeito contrassenso.

Assim, os deputados do CDS-PP recomendam ao Governo que os Relatórios Provisórios dos Incêndios Florestais, publicados quinzenalmente durante o período crítico, discriminem as áreas efetivamente ardidas por concelho, no caso dos grandes incêndios (áreas ardidas iguais ou superiores a 100 ha), e que os dados relativos aos grandes incêndios de 2017 sejam revistos de forma a que, no limite, o último relatório relativo a este ano reflita a realidade das áreas ardidas em cada concelho.


Já no segundo caso, o Grupo Parlamentar do CDS-PP recomenda ao Governo que:

Promova a abertura, ainda durante o ano de 2017, de um concurso, com dotação significativa, para reforço da instalação de redes de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI) (primária e secundária), em terreno não privado, previstas na subalínea v) da alínea a) Redução de Incêndios Florestais, do n.º 2.1 do artigo 82.º do Regulamento Específico para o domínio da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (RE SEUR);

Garanta a abertura de concursos para reforço da instalação de redes de Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI) (primária e secundária), no POSEUR, nos anos subsequentes;

Reforce a dotação da Operação 8.1.3 do PDR 2020 «Prevenção da floresta contra agentes bióticos e abióticos», de forma a garantir o financiamento de mais intervenções em redes de defesa da floresta contra incêndios, em terrenos privados;

Na negociação do próximo Quadro de Programação de Fundos - Portugal 2030, garanta o enquadramento do investimento florestal de escala territorial relevante ao nível do ordenamento do território, nos fundos da coesão;
Promova a maximização da utilização dos fundos comunitários na floresta, explorando a possibilidade de novas utilizações desses fundos, nomeadamente, mobilizando mais fortemente o Fundo da Coesão em matéria de ordenamento e prevenção florestal, ou apresentando propostas ao Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (Plano Juncker) em matéria de competitividade.

Os deputados do CDS-PP recordam que o sector florestal é, reconhecidamente, um sector estratégico para o desenvolvimento do país, integrando diversas valências – económicas, sociais e ambientais, sendo responsável por cerca de 10% das exportações de bens e 2% do Valor Acrescentado Bruto (VAB), e gera cerca de 100 mil empregos (aproximadamente 4% do emprego nacional).

Por outro lado, é também reconhecido que o sector florestal presta à sociedade um conjunto de benefícios de caráter social e ambiental. Serviços não mensuráveis, mas de imprescindível utilidade e de reconhecida especificidade, pelo que se justifica uma especial intervenção do Estado no apoio a estes agentes económicos.

Os grandes incêndios deste ano marcarão a nossa memória coletiva e com eles teremos de aprender e melhor nos prepararmos para o futuro, com uma ação firme e consistente. É por isso essencial reforçar as ações de DFCI, garantindo a realização das faixas de gestão primária de combustíveis, quer em terrenos não privados, quer em terrenos privados, previstos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta contra Incêndios.

Urge por isso procurar novas fontes de financiamento para este tipo de intervenções, de escala territorial relevante, e com impacto significativo no ordenamento do território e na sustentabilidade do nosso mundo rural.

Mira Online

Columbófila de Cantanhede e Cruz Vermelha Portuguesa de Maiorca estabelecem parceria

A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e a delegação de Maiorca da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo em consideração que as duas Associações, desenvolvem um conjunto de atividades comuns, nomeadamente o apoio a famílias carenciadas formalizaram recentemente um protocolo de colaboração que certamente vai contribuir para melhorar o apoio a prestar por estas duas entidades.
Para o efeito Lurdes Silva Presidente da Direção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e Isabel Torres, Presidente da Direção da Delegação da Cruz Vermelha de Maiorca  em cerimónia realizada naquela delegação, rubricaram o documento que no futuro irá regular as relações entre as duas Associações, ficando acordado que ambas promoverão a cooperação e colaboração na rentabilização dos seus meios, comprometendo-se também as dirigentes,  a fomentar a partilha de outras experiências, nomeadamente a implementação de projetos de proximidade de apoio a famílias mais vulneráveis.
No âmbito desta parceria, a Delegação de Maiorca da Cruz Vermelha, disponibilizou recentemente um conjunto muito significativo de bens, em muito bom estado de conservação, nomeadamente vestuário, calçado, material têxtil para lar, brinquedos, louças domésticas, material de apoio a bebés, livros   e produtos de higiene pessoal.
Lurdes Silva Presidente da Direção Geral, na assinatura do protocolo que vai tornar possível mais esta parceria, teve a oportunidade de agradecer a Isabel Torres, Presidente da Direção da Delegação da Cruz Vermelha de Maiorca, a oferta do material, dando a conhecer que o mesmo, após de ser devidamente preparado, será devidamente encaminhado, na sua esmagadora maioria, para Cabo Verde no âmbito do seu projeto de cooperação que desenvolve naquele continente africano desde 2011.

Ginásio de Educação Da Vinci de Mira em atividade

O Ginásio da Educação Da Vinci - Mira já iniciou atividades para este ano letivo, tendo inscrições abertas para estudo acompanhado, explicações, apoio pedagógico e outras ofertas como cursos de línguas, workshops, formações etc.
Presentemente, o Ginásio está a recrutar um Técnico de Educação Especial/ Apoio Psicopedagógico para ingressar na sua equipa técnica.
Para mais informações, contacte 231 404 410/ 938 479 958 ou dirija-se às nossas instalações na Rua António José de Almeida, em Mira.

Governo espera concluir até final do ano renovação informática dos centros de saúde

O Ministério da Saúde espera concluir, até final do ano, a renovação do equipamento informático dos cuidados primários, com entrega de novos computadores em agrupamentos de centros de saúde de todo o país.
Em comunicado, o gabinete do Ministério liderado por Adalberto Campos Fernandes disse que adquiriu mais de 12 mil computadores de secretária no âmbito do objetivo da modernização informática dos cuidados de saúde primários e, que desde final de 2016, têm sido distribuídos e instalados em agrupamentos de centros de saúde, tendo por base "critérios de antiguidade e necessidades mais prementes".
"Os primeiros novos equipamentos informáticos foram entregues à ARS Centro. As distribuições mais recentes, feitas à ARS Algarve com 300 computadores, e à ARS Norte que recebeu 2.100 equipamentos em setembro, revelam que o processo está em curso, prevendo-se a sua conclusão até ao final deste ano", lê-se no comunicado divulgado.
O Ministério da Saúde diz que esta renovação do parque informático dos cuidados de saúde primários visa cumprir uma promessa de Governo de transformação digital na saúde, tendo o equipamentos sido adquirido ao abrigo do Código de Contratos Públicos.

Fonte: Lusa
Foto: Pixabay

Manhã de sábado: Debate. "Machado pôs Coimbra nos tesourinhos"

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Quatro dos cinco principais candidatos a Coimbra aceitaram desafio do Observador para fazer debate num autocarro. Três deles querem o Ministério da Saúde na cidade. Todos são contra o novo aeroporto.
Serviço de informações militares critica ministro Azeredo Lopes por "declarações arriscadas e de intenções duvidosas" sobre o caso de Tancos. Chefe do Exército igualmente censurado.
Sondagem da Aximage dá a vitória a Fernando Medina com maioria absoluta e Assunção Cristas em segundo lugar. No primeiro fim de semana de campanha, todos os candidatos têm ações agendadas em Lisboa.
Rui Moreira e Manuel Pizarro já não cabem na mesma moldura desde maio. Depois da cisão, agora disputam a vitória nas eleições autárquicas do Porto. As sondagens recentes baralharam todas as contas.
O candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures propõe uma formação obrigatória para ciganos em áreas como Direitos Humanos e Direito Penal. Quer ainda criar 500 empregos para a comunidade cigana.
O município de Loures, liderado por Bernardino Soares, e mais três juntas de freguesia da CDU, contrataram por ajuste direto uma empresa de comunicação de um antigo vereador da CDU na autarquia.
A época de furacões ainda vai a meio e as tempestades tropicais já fizeram 237 mortos e mais de 133 mil milhões de dólares de estragos. O Maria ainda está a ganhar força. E nada disto é normal.
O ano de 2017 está a ser um dos "piores" no combate aos fogos florestais em França com 20.900 hectares de área ardida, um valor muito aquém dos quase 210 mil hectares ardidos em Portugal este ano.
O Irão testou "com sucesso" o seu novo míssil com alcance de 2.000 quilómetros designado Khoramshahr e capaz de transportar múltiplas ogivas, informou hoje a televisão estatal iraniana.
Depois de terem interferido nos Estados Unidos, da França da campanha para o Brexit, o El País fala agora de ingerência russa na cobertura jornalística do referendo
Raúl Danda considera que Portugal se tem "vergado" nas relações com Angola, colocando-se numa "situação de verdadeira dependência" e defende que falta um olhar "de igual para igual". 

Comer/Ver/Fazer

Entre 21 de setembro e 8 de outubro, as cidades de Lisboa, Porto, Braga e Faro vão ter vários restaurantes com menus de tapas e cerveja a 3 euros. 

Há mais de uma década que os fãs reclamavam por um "Metroid" em duas dimensões. Este ano, a Nintendo fez o Natal chegar mais cedo. 

O realizador de "Cisne Negro" mostra um casal no meio de um pandemónio apocalíptico em "Mãe!", um filme que é um delírio calculado mas mesmo assim excessivo. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas 

Já se instalou em Lisboa um novo sistema de entrega de comida ao domicílio, o Sendeat. Saiba como funciona este "Uber da comida" que demora meia hora a tocar-lhe à porta. 

O design de equipamento está de volta ao Terreiro do Paço, em Lisboa. Com 50 marcas portuguesas, a terceira edição do Pitch Market começa esta quinta-feira, de olhos postos na decoração. 

O restaurante do Enoturismo em Reguengos de Monsaraz, apontado por muitos como uma potencial estrela Michelin, vai fechar no final de outubro, reabrindo em inícios de 2018 com um novo conceito. 

É à volta da iguarias do Médio Oriente que dez refugiados sírios procuram "seguir em frente". Já está convidado a sentar-se à mesa com eles, no Mercado de Arroios, em Lisboa. 

A nova rubrica do Observador da-lhe a conhecer as receitas icónicas que todos os chefs domésticos devem ter à mão. A primeira é dedicada ao esparguete e foi feita com a ajuda de quem sabe do assunto. 

O Red Frog, em Lisboa, acaba de alcançar o 92.º lugar na lista dos melhores bares do mundo de 2017. E serve cocktails como o Funkey Donkey ou o New Bizz on the Bock. 

Opinião

Rui Ramos
Apesar do seu peso e força, a Alemanha de Merkel é uma espécie de Suíça em ponto grande. Servirá sempre mais àqueles que precisam de um fantasma do que aos que dela esperem decisão e orientação.

Pedro Vaz Patto
Para a “ideologia do género” este será uma escolha independente do sexo de nascença e não haverá modelos de família (homossexual ou heterossexual) de referência, antes, uma indistinta parentalidade.

Diana Soller
O caminho apontado por Trump na ONU corresponde a uma uma nova experiência a “desocidentalização” do mundo – e logo com a assinatura do presidente do país que liderou, historicamente, o Ocidente.

José Crespo de Carvalho
A Ryanair é a maior empresa europeia em número de passageiros mas a empresa está a enfrentar as consequências do sucesso e de um crescimento excessivo sem conseguir cumprir as premissas de base.

Helena Garrido
Os casos BES e Banif não teriam acontecido se já tivéssemos o novo modelo de supervisão bancária em discussão pública? As arquitecturas de governação não mudam as pessoas nem alteram os incentivos.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa