terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

SL Benfica é o único clube português entre os maiores do mundo para a France Football

A edição de fevereiro da prestigiada revista francesa de futebol revela uma lista dos 30 maiores clubes do planeta, numa classificação criada através de critérios próprios. Real Madrid lidera a lista e SL Benfica é o único clube português. 
Resultado de imagem para SL Benfica é o único clube português entre os maiores do mundo para a France Football
Para a France Football o Sport Lisboa e Benfica é a única equipa portuguesa entre as maiores do mundo. No top 30 feito pela revista francesa a equipa das águias surge em 19º lugar, empatada com os alemães do Borussia Mönchengladbach.
O ranking é liderado por dois gigantes espanhóis, o Real Madrid, em primeiro, e o FC Barcelona em segundo. O Manchester United é o terceiro classificado numa tabela em que se seguem Bayern Munique, Liverpool, Juventus, Paris Saint-Germain, Chelsea, Manchester City e Arsenal, a fechar o top10. Nota ainda para o  Al-Ahly, do Egito, em 21º, o único clube africano da lista.
A lista é reproduzida em vários tweets, com a digitalização da edição impressa. Mas a capa da edição de fevereiro da publicação desportiva desvenda vários mistérios com a impressão dos emblemas. O do Benfica está no canto superior direito.
A classificação foi feita seguindo 10 critérios: títulos, prémios individuais, poder de repercussão, atividade nas redes sociais, venda de camisolas, contratações, valor de mercado, número de campeões mundiais em atividade e, por último, um critério subjetivo, assumido pela própria publicação, a mística de cada equipa.
Madremedia

Luz com quatro jogos de interdição por apoio ilegal às claques

Benfica pode recorrer do castigo

Resultado de imagem para Luz com quatro jogos de interdição por apoio ilegal às claques
O Benfica foi castigado pelo Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol com quatro jogos de interdição ao Estádio da Luz, por apoio ilegal às claques. 
Na origem da sanção disciplinar estará uma queixa apresentada pelo Sporting, relativa à temporada 2016/17.
O CD multou ainda os encarnados em 28 mil euros.
O Benfica já anunciou que vai recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto.
"Consideramos totalmente inaceitáveis e injustificáveis as razões invocadas para tal decisão e estamos convictos de que conseguiremos fazer valer as nossas razões no decurso deste processo", reagiram as águias, em comunicado.
Se o recurso for aceite, o castigo fica suspenso.
Bancada.pt

A Roma ganhou, mas o FC Porto, marcou: tudo em aberto na eliminatória

Eliminatória decide-se a 6 de Março, no Dragão
Resultado de imagem para A Roma ganhou, mas o FC Porto, marcou: tudo em aberto na eliminatória
O FC Porto está em desvantagem nos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao sair derrotado por 2-1 do Estádio Olímpico, em Itália, frente à Roma. 
Sérgio Conceição apostou numa formação ofensiva, com Otávio e Fernando Andrade a serem as novidades no onze, e os 'dragões' entraram melhor na partida, com pressão alta e a assumirem a posse de bola.
A Roma esperava uma falha para criar perigo através de ataques rápidos, situações que se foram multiplicando durante os primeiros 45 minutos. De resto, a melhor oportunidade da primeira parte pertenceu aos romanos, aos 37 minutos, quando Dzeko acertou no poste da baliza de Casillas.
A etapa complementar mostrou um jogo diferente, com mais espaço e perigo junto das duas balizas. Em apenas cinco minutos, o guarda-redes do FC Porto teve de se aplicar para cortar um cruzamento e defender dois remates de Pellegrini.
Sérgio Conceição trocou o lesionado Brahimi por Adrián Lopez e o jogo tornou-se outro. Zaniolo, de 19 anos, bisou em apenas seis minutos, com Dzeko a estar em evidência nos dois lances.
Em desvantagem, o FC Porto tentou pressionar mais alto e viria a ser premiado pouco depois. Após um lançamento longo, Adrián Lopez aproveitou um remate falhado de Soares e atirou a contar, relançando a eliminatória.
Até final, os 'dragões' pressionaram muito e colocaram a Roma em dificuldades, mas o resultado manteve-se intacto.
A eliminatória decide-se no próximo dia 6 de Março, no Estádio do Dragão.
Com Bancada.pt

Contempladas colectividades e instituições que se distinguem na comunidade | CM DE CASTELO DE PAIVA ENTREGOU MEDALHAS DE MÉRITO MUNICIPAL

Gonçalo Rocha destaca a importância de valorizar o que é da terra


       Câmara Municipal de Castelo de Paiva promoveu, na tarde do passado Sábado,no espaço Salão Nobre da autarquia, uma cerimónia pública de entrega de Medalhas de Mérito Municipal a diversas colectividades e instituições do concelho, um acto bastante participado

     Por proposta apresentada pelo Vereador da Cultura e do Desporto, José Manuel Carvalho, que mereceu unanimidade na reunião ordinária do Executivo Municipal de17 de Dezembro, foram  nesta sessão publica distinguidas com a Medalha de Mérito Municipal, Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho de Sardoura – Rancho Folclórico, com Grau Prata, o Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, a Santa Casa de Misericórdia de Castelo de Paiva – Lar Dr. Justino Strecht,Academia de Musica de Castelo de Paiva e Centro Social e Paroquial de Castelo de Paiva, todas com Grau Ouro.
     Nas propostas apresentadas ao Executivo Municipal, e segundo refere oRegulamento de Distinções Honorificasregista-se um denominador comum, independentemente de se tratar de pessoas individuais ou colectivas, relevando actos e acções, de cujos actos resultou o aumento do prestígio do concelho e a melhoria das condições de vida da sua população local, conforme fez questão de evidenciar o VereadorJosé Manuel Carvalho na sua intervenção, onde justificou a razão e o merecimento destas atribuições, tendo em conta o notável trabalho que desenvolvem nas suas áreas de actuação junto da comunidade local.
     Para este responsável municipal, pretendeu-se gratificar e evidenciar o notável trabalho desenvolvido de forma meritória por estas instituições e associações, destacar o seu empenhamento e reconhecer o seu valor num momento nobre, onde se presta uma homenagem sentida a quem muito tem dado ao concelho.
     Era um imperativo reconhecer as instituições e as pessoas que trabalham e se dedicam a estes projectos, que abraçam a causa cívica e lutam pelo desenvolvimento da nossa terra na área social, recreativa e desportiva, realçou o vereador a este propósito, salientando depois, a capacidade do movimento associativo e a dedicação das pessoas à causa pública.  
     O presidente da Assembleia Municipal, Gouveia Coelho, congratulou-se com esta decisão municipal, que considerou justa e oportuna, atendendo ao valor reconhecido e ao trabalho desenvolvido por estas instituições, deixando uma palavra de incentivo aos laureados e a quem os representa, referindo que, vale a pena viver para estas atitudes e gestos, sempre apontando um futuro com mais esperança.
                Para o presidente Gonçalo Rocha, “ era importante prestar este tributo, fazer esta homenagem e distinguir estas entidades, motivo que no enche de orgulho, num dia de grande júbilo para a nossa terra, porque importa valorizar o que é nosso, que é de Paiva, associando todos os que fazem parte desta bonita história que foi sendo construída ao longo dos anos “.
     O edil paivense realçou o valor desta gente que faz muito pela terra e pela comunidade, de forma abnegada, humanista, altruísta e com grande dedicação, considerando que estas instituições e colectividades merecem ser reconhecidas publicamente, porque são um pilar fundamental e um contributo valioso para a qualidade de vida dos paivenses, sublinhando que, feliz é uma terra que pode contar com gente desta grandeza, que dá muito de si pela sua terra e pela sua comunidade.  
     Prestando homenagem a cada uma das instituições e associações distinguidas, oautarca de Castelo de Paiva deixou palavras de agradecimento e de esperança, congratulando-se com este momento festivo, referindo a importância de continua a manter a perseverança e a vontade de continuar a fazer o melhor pelo concelho, na certeza de que acima de tudo, interessa valorizar as pessoas, quem se dedica de “ alma e coração “ à terra e à comunidade.  
                Rancho Folclórico de S. Martinho, fundado em 21 de Novembro 1993, tem cumprido um importante papel na promoção da cultura e, consequentemente, no aumento do prestígio da freguesia de S. Martinho de Sardoura e do concelho de Castelo de Paiva, com a sua participação de Norte a Sul do País em variadas manifestações de cultura popular, em particular, em festivais de Folclore, estando a comemorar o seu 25.º Aniversário, apresentando-se como uma colectividade que tem marcado a cultura etnográfica do concelho de Castelo de Paiva pela intensa actividade que tem desenvolvido ao longo desses anos, como o comprovam a organização de 23 edições do “Festival de Folclore de S. Martinho”.
     Por outro lado, comemorou-se no passado dia 3 de Dezembro o 30.º Aniversário do “Lar Dr. Justino Strecht”, tratando-se indubitavelmente de uma das valências mais importantes da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, que já conta com mais de 60 anos de actividade no território municipal, actuando em várias frentes na área social.
     Importa recordar o relevante trabalho do ex-provedor Justino Strecht, e de todos aqueles que se esforçaram por criar o Lar de Idosos, traduzido sempre numa elevada taxa de ocupação e de bons serviços prestados, dando uma importante resposta social nos momentos de crise, de dificuldades e de sofrimento das famílias Paivenses, contribuindo assim para a melhoria das condições de vida da população do nosso concelho.
     A Academia de Música de Castelo de Paiva comemorou também, no ano transacto, o seu 30.º aniversário, salientando-se o trabalho notável e dedicado que foi desenvolvido nestas três décadas de actividade, sob a liderança exemplar do Professor Agostinho Vieira, enquanto Director Pedagógico da instituição, secundado por uma equipa de excelentes profissionais.
     O sucesso da Academia de Música de Castelo de Paiva tem-se traduzido num projecto de ensino perfeitamente consolidado, que tem projectado a imagem da instituição e do concelho além fronteiras, através da participação dos seus alunos em diversos eventos de qualidade reconhecida a nível mundial, um êxito que se tem traduzido, por um lado, na integração dos seus alunos em grandes projectos internacionais, e por outro lado, na organização de eventos culturais em Castelo de Paiva de elevado nível, como por exemplo, a “Academia Ibero Americana de Clarinete”, que já vai na 8ª edição.
            Já o “Centro Social e Paroquial de Sobrado”, inaugurado oficialmente em Dezembro de 1988, foi uma das primeiras instituições do concelho a nascer com o objectivo de desenvolver acções de solidariedade social no apoio à infância, contribuindo assim para a melhoria das condições de vida da população do nosso concelho, destacando-se na liderança da instituição durante muitos anos a acção do ReverendoPadre Alberto Laranjeira.
     Por fim, o Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva, fundado em Novembro de 1987 por um grupo de paivenses, onde se incluía o actual presidente do clube Manuel Vieira, José Nunes e Justino Silva com o objectivo de promover a prática de actividades desportivas e culturais, tratando-se de uma colectividade, que evidencia grande dinamismo, com grande diversidade de modalidades cuja prática desportiva promove junto dos paivenses, desde yoga, karate, zumba, ciclismo e atletismo, sendo nesta ultima modalidade, que o Grupo Desportivo e Cultural de Castelo de Paiva tem atingido grande notoriedade, sendo hoje uma das colectividades mais conhecidas a nível nacional (são vários os atletas da colectividade com resultados de destaque a nível nacional), contando já com inúmeras participações em Campeonatos do Mundo e da Europa em corrida de montanha, promovendo também por esta via o prestígio do concelho além fronteiras.

“Violência no Namoro Não”




“Prevenção – Violência no namoro Não” é o título do concurso promovido pela  Câmara Municipal da Marinha Grande e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ). 

O concurso é dirigido a todos os alunos do ensino secundário, a frequentar um estabelecimento de ensino do concelho, público ou privado, podendo participar de forma individual ou em grupo.

A participação no concurso traduz-se na conceção de um cartaz de sensibilização para prevenção da Violência no Namoro, de formato entre A3 e A1, composto por imagem e frase (slogan) originais. Para o efeito poderão ser utilizadas diversas técnicas, tal como pintura, desenho, fotografia, etc..

Cada trabalho deverá ser acompanhado de identificação, com o nome do(s) autor(es), o ano de escolaridade, a turma e o estabelecimento de ensino. Os trabalhos a concurso deverão ser entregues na CPCJ da Marinha Grande, sita na Avenida D. Dinis, Edifício da Segurança Social, Marinha Grande, até ao dia 30 de abril.

O Júri do Concurso é composto pela presidente da CPCJ da Marinha Grande, pela presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande e por um elemento das Forças Policiais.

O Júri reúne no dia 10 de maio de 2019 para apreciação e votação dos trabalhos. Dos trabalhos a concurso serão premiados 3, que serão tornados públicos em outdoors, no concelho da Marinha Grande. Os trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugar receberão como prémio um cartão oferta no valor de €100, €50 e €25 respetivamente.

Todos os trabalhos do concurso irão integrar uma exposição a realizar no mês de novembro de 2019, no âmbito da Comemoração do Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança. 

O regulamento do concurso está disponível em www.cm-mgrande.pt.

Venha celebrar o amor no CTE


Este ano, o festival que celebra o amor passa pela primeira vez no Cine-teatro de Estarreja, com um concerto de Herman José.

Neste Dia dos Namorados surpreenda a sua cara-metade e torne este dia inesquecível e romântico. Venha celebrar o amor, este sábado, 16 de fevereiro, às 22h00, com um concerto de Herman José, integrado no Festival “Montepio às vezes o amor”.

Marcado para os dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2019, a 5.ª edição do festival já é considerada a maior de sempre: 3 dias, 17 concertos e 17 cidades. O festival, com salas sempre esgotadas nas edições anteriores, estreia-se em Estarreja a par com outras cidades como Ponta Delgada, Guimarães e Santarém. Esta iniciativa foi criada em 2015, congregando, na altura, oito cidades com concertos em simultâneo, com o objetivo de aumentar a oferta de espetáculos de música portuguesa fora do circuito de festivais de verão.

Vai deixar escapar o presente ideal para o Dia dos Namorados?

O próximo domingo, dia 17, é dedicado a outros amores: à música e às famílias. O “Concerto de Família” está marcado para as 16h00 e é o epílogo do projeto de ação educativa “Música na Escola”, que todos os anos a Orquestra Filarmonia das Beiras leva a milhares de crianças do 1º ciclo. Este projeto tem como objetivo a divulgação, a formação, a sensibilização e o desenvolvimento do gosto musical do público jovem. Depois de usufruírem destas sessões pedagógicas, as crianças e as suas famílias são convidadas para este concerto, tendo o privilégio de serem elas próprias os guias dos seus pais e familiares na partilha de novos conhecimentos e no desfrutar do prazer de ouvir música. Nesta edição a temática é a ópera, onde se irá abordar a ópera cómica “La Serva Padrona”, de Giovanni Battista Pergolesi.

Este fim de semana, o amor vai andar no ar!


“Megas” do atletismo no Estado Municipal



O Estádio Municipal da Marinha Grande recebeu cerca de 400 alunos do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, na manhã do dia 11 de fevereiro, para participarem no campeonato “Megas”.

Os alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade daquele Agrupamento, competiram  em lançamento do peso, sprinter, quilómetro e salto. Os três primeiros lugares de cada uma destas quatro disciplinas do atletismo, vão representar o Agrupamento na fase regional CLDE - Coordenação Local de Desporto Escolar. 

A iniciativa foi organizada pelo Agrupamento de Escolas Poente e contou com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.

Marinha Grande recebe 2400 atletas no Corta-Mato Nacional





A Marinha Grande recebe, pela primeira vez, o Corta-Mato Nacional do Desporto Escolar nos dias 22 e 23 de fevereiro, que vai ser disputado por cerca de 2400 atletas.

A organização da fase final daquela que é considerada a prova rainha do Desporto Escolar, está a cargo da Direção-Geral de Educação e Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, em parceria com a Câmara Municipal da Marinha Grande.

A iniciativa tem o apoio da Associação de Atletismo de Leiria, Agrupamentos de Escolas do concelho, Instituto Nacional de Emergência Médica, Centro Hospitalar de Leiria, Autoridade Nacional de Proteção Civil, Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana.

Este ano letivo, o Corta-Mato Escolar conta com a presença de cerca de 1400 alunos e professores, que representam 24 coordenações locais do Desporto Escolar das cinco direções de Serviços Regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e da Região Autónoma dos Açores. 

Esta prova, que tem lugar no Parque da Cerca, situado no centro da Marinha Grande, surge na sequência da realização de duas fases anteriores: a fase Escola e a fase CLDE, que envolveram aproximadamente 300.000 alunos em todo o país.

Para além da prova do Desporto Escolar, decorrem também o Corta-Mato Nacional Curto da Federação Portuguesa de Atletismo, o Campeonato Nacional de Veteranos e o Corta-Mato Nacional Universitário da Federação Académica de Desporto Universitário, que vão ser participados por cerca de 1000 atletas.

Entre as várias provas desportivas, o Parque da Cerca vai receber atletas entre os 12 e os 80 anos, demonstrando a importância da prática de atividade física como benefício para a saúde, em todos os escalões etários.

É a primeira vez que a Marinha Grande recebe a fase final nacional deste Corta-Mato, dadas as experiências bem sucedidas que tem acumulado pela organização da fase regional da prova e as excelentes condições naturais do Parque da Cerca.

As comitivas de atletas de todo o País são recebidas no dia 22 de fevereiro, no Parque Municipal de Exposições, onde vai estar instalada uma Fun Zone, com parede de escalada, simulador de falta da gravidade e torre multiatividades, para que os participantes possam conviver entre si. 

No dia 23 de fevereiro, o Parque da Cerca recebe os 2500 atletas e milhares de pessoas que integram comitivas, organização e público, prevendo-se um grande e bonito momento desportivo.

Para que todas as atividades e provas decorram com normalidade e segurança, estão envolvidos os colaboradores das várias entidades organizadoras e parceiras e ainda cerca de 100 voluntários do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente.

O programa do Corta-Mato Nacional é o seguinte:

22 de fevereiro . sexta-feira
Parque Municipal de Exposições
15h00 às 17h00 . Receção das comitivas e Fun Zone com atividades de animação
17h30 . Reunião técnica
19h00 . Cerimónia de abertura

23 de fevereiro . sábado
Parque da Cerca
09h00 . Concentração dos atletas e reconhecimento do percurso
09h30 às 10h50 . Início das provas e entregas de prémios do Corta-Mato Escolar
11h00 às 12h50 . Corta-Mato Nacional Curto da FPA e Prova Nacional Universitária e entregas de prémios
13h10 . Campeonato Nacional de Veteranos.

"A ÚLTIMA ESTAÇÃO" VAI SUBIR AO PALCO DO TEATRO-CINE DE TORRES VEDRAS

A Ultima Estação vai passar pelo palco do Teatro-Cine de Torres Vedras no próximo dia 22 de fevereiro, pelas 21h30.
Na origem deste teatro de Elmano Sancho “encontra-se o assassino em série norte-americano Ted Bundy (1946-1989) — ou, mais exatamente, as semelhanças físicas entre este homem e Elmano Sancho. Da mesma forma que Bernard-Marie Koltès ficou obcecado pelo rosto de Roberto Succo, quando viu uma foto sua no metro de Paris, também o ator e autor português se lançou a investigar a vida de Ted Bundy, que matou mais de 35 mulheres. 
A dada altura, Elmano Sancho guardou o retrato do assassino junto às suas próprias fotografias, até que um dia alguém confundiu o seu rosto com o do criminoso. Foi esse o ponto de partida para uma reflexão sobre a violência e o desejo de transgressão na vida e na arte. A Última Estação interpela o conceito de dibukk, que na mitologia judaica representa o espírito ou o demónio que habita o corpo de cada um de nós, e apresenta a estrutura da Via Crúcis, as estações da Paixão de Cristo: a condenação à morte anunciada abre caminho a uma via dolorosa que culmina na inumação, mas que aspira à ressurreição, a XV e última estação”.

O preço dos bilhetes para se assistir a A Última Estação no Teatro-Cine de Torres Vedras é de €5.

Ficha Técnica
Autoria: Elmano Sancho
Interpretação: Elmano Sancho, Cheila Lima, Isadora Alves, Márcia Branco e Mónica Cunha
Espaço cénico e figurinos: Renata Siqueira Bueno com a colaboração de Roberto Bueno e Liana Axelrud
Desenho de luz: Alexandre Coelho
Produção executiva: Nuno Pratas e Lobo Solitário

Sistema de travagem de emergência vai ser obrigatório em todos os veículos em 2020

Projeto das Nações Unidas entra em vigor a partir de 2020 em 40 países. Sistema de travões inteligente obrigatório para novos automóveis.
Resultado de imagem para Sistema de travagem de emergência vai ser obrigatório em todos os veículos em 2020
Quarenta países, incluindo os estados da União Europeia e o Japão, aprovaram um projeto de regulamentação das Nações Unidas que prevê a obrigatoriedade de incluir sistemas de travagem de emergência (AEBS) em carros novos e veículos comerciais.
A decisão foi anunciada pela Comissão Económica da ONU para a Europa. A proposta deverá entrar em vigor no início de 2020.
As novas regras obrigam os fabricantes a comercializar veículos com este sistema de travagem de emergência automática, que será acionado até a uma velocidade de 60 kms/hora.
Nissan aplaude iniciativa
Em declarações à TSF, o diretor de comunicação da Nissan Portugal lembra que o sistema não é uma novidade.
"A Nissan tem já sistemas automáticos de travagem, designado como sistemas de anticolisão. Não é um sistema novo para os construtores de automóveis", explicou António Pereira Joaquim, que aplaude a iniciativa.
"Qualquer sistema para aumentar a segurança dos automóveis é bem-vindo", disse.
Reuters / TSF

Rota da Lampreia regressa à Beira Baixa

Resultado de imagem para Rota da Lampreia regressa à Beira Baixa
Entre fevereiro e abril, a CP – Comboios de Portugal vai reeditar a “Rota da Lampreia”, um programa turístico destinado aos apreciadores da famosa lampreia.
Nas viagens de ida e volta, os participantes podem utilizar os comboios Regionais e Intercidades, com paragem nas estações de Tancos, Barragem de Belver e Rodão e escolher, para almoçar, um dos típicos restaurantes, o “Almourol”, “A Lena” ou a “Vila Portuguesa”.
Para grupos constituídos por 10 ou mais elementos, a compra das viagens de ida e volta nos serviços Regional e Intercidades, tem uma redução de 40% para adultos e de 5% para seniores e crianças.
O preço do almoço varia de acordo com a escolha do restaurante, incluindo em alguns dos casos, passeios de barco, para visita ao Castelo de Almourol ou ao Monumento Natural das Portas de Rodão.
Informações mais detalhadas em cp.pt ou através do telefone 707 210 220.

Homem ameaça vizinha e PSP

No dia 8 de fevereiro, pelas 16:40, foi detido por elementos da Polícia de Segurança Pública um homem de 60 anos por resistir e tentar coagir a atuação de agentes policiais.
Segundo a PSP, “após conhecimento de uma situação de desavenças entre vizinhos na Rua Guerra Junqueiro, os elementos policiais deslocaram-se para o local. Aí chegados, depararam-se com o ora detido a proferir ameaças à sua vizinha”.

Alertado para o comportamento inadequado, o homem insurgiu-se contra os agentes e demais intervenientes, assumindo uma postura agressiva e insultuosa, proferindo diversas ameaças e injúrias. Adotou, também, uma postura pouco colaborante, pelo que foi detido. 

Senhora “esqueceu-se” de pagar compras em superfície da Solum

No dia 9 de fevereiro, pelas 22:15, a Polícia  de Segurança Pública deteve uma mulher de 49 anos, pela prática do Crime de Furto, numa superfície comercial na zona da Solum.

A detenção ocorreu após a suspeita ter sido detetada a passar os limites de uma loja sem proceder ao pagamento de um equipamento informático (tablet).

Sujeita a uma revista de segurança, foi ainda encontrado um perfume de uma conceitua da marca, um creme de rosto, um conjunto de lingerie e uma mala de tecido.
Questionada sobre a proveniência destes bens a mesma admitiu que os havia furtado de outras lojas, da referida superfície comercial.

Região de Coimbra realiza fogo controlado em Penela

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra realizou ações de fogo controlado no município de Penela, com o objetivo de reduzir a carga de combustível e efetuar a manutenção da Rede Primária de Faixas de Gestão de Combustíveis, medidas que tendem a impedir a propagação de grandes incêndios florestais.
Realizadas a 7 e 8 de Fevereiro, as ações abrangeram cerca de 30 hectares de área de matos.
Este projeto surge na sequência da aprovação da candidatura “Realização de Fogo Controlado – Prevenção dos Fogos Florestais no território da CIM Região de Coimbra” aprovada pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas no âmbito do Fundo Florestal Permanente.
As práticas estão a ser coordenadas pela Escola Superior Agrária de Coimbra e pela Escola Nacional de Bombeiros que têm colaborado com a CIM Região de Coimbra na implementação destas ações, aproveitando igualmente estes momentos para formação.
Estas ações decorrem ainda com a colaboração do Município de Penela, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Bombeiros Voluntários de Penela, Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Poiares e GIPS da GNR.
Esta intervenção preventiva desenrola-se até ao final do mês de março e abrange também o concelho da Lousã.

Pousada de Condeixa Coimbra acolheu jantar vínico

No passado sábado, a Pousada Condeixa Coimbra e a Garrafeira Camponesa aliaram-se na promoção do primeiro jantar vínico de 2019 realizado no restaurante da unidade hoteleira.
O menu, cuidadosamente preparado pelo Chef João d’Eça Lima e sua equipa, foi acompanhado por um notável conjunto de reservas da Herdade da Mingorra criando um curioso contraponto feito por pratos tradicionais da região centro com os vinhos alentejanos.
Na unidade recentemente recomendada pelo Guia Michelin de 2018, serviu-se uma entrada de Queijo do Rabaçal que foi seguida de Canja de Cabrito, Atum da Costa da Figueira da Foz, Vitela Estufada e, por último, uma sobremesa de ovos moles com anis.
“O sucesso desta primeira iniciativa, pela excelência gastronómica e vínica mas, também, pela interessantíssima experiência que juntou portugueses, brasileiros e americanos no aproveitar dos melhores sabores que Portugal tem para oferecer”, destacou o Diretor da unidade hoteleira, José Miguel Ferreira.
Em nota enviada para a imprensa, a direção da pousada reforça a “intenção de reforçar a dinamização deste tipo de eventos onde, juntamente com parceiros de referencia, seja possível criar uma oferta distinta e reconhecida”.
Nos últimos dias, a unidade hoteleira foi adquirida pela Fundação ADFP. A aquisição insere-se numa aposta da instituição no desenvolvimento regional, no âmbito da vertente turística, sendo que a Fundação – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional já é proprietária do Hotel Parque Serra da Lousã (Miranda do Corvo), do restaurante do Museu da Chanfana, Parque Biológico da Serra da Lousã e do Templo Ecuménico Universalista com Observatório de Religiões. Possui ainda os museus Espaço da Mente, Tanoaria e oficinas de artes e ofícios tradicionais.

Ponte do Paço com pernas para andar no meio dos saca-rabos

A cerimónia de abertura do Concurso Público para a nova Ponte do Paço, está marcada para o dia 12 de fevereiro, pelas 17:00, no Salão Nobre dos Paços do concelho de Coimbra.
Recordamos que o reconhecimento que “relevante interesse público” desta obra veio por parte da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, no passado dia 7 de janeiro, através do despacho 720/2019, e permite, finalmente, avançar com o acordo assinado entre os Municípios de Coimbra e de Montemor-o-Velho.
Célia de Oliveira Ramos considera que o projeto visa não apenas “beneficiar a acessibilidade entre o concelho de Coimbra e o concelho de Montemor-o-Velho, substituindo a atual Ponte do Paço, com apenas uma via de circulação e de visibilidade reduzida, por uma nova travessia que permitirá a circulação continuada de viaturas em ambas as direções e a circulação de peões em segurança”, como também “não existe alternativa de localização que não afete espaços integrados em REN”. 
O despacho colocou fim a um impasse de mais de um ano, depois do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) ter emitido um parecer favorável condicionado, devido à afetação de áreas classificadas, exigindo a construção de um passadiço para os animais anfíbios do paul. Recorde-se que também a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) emitiu parecer favorável condicionado. Só a Entidade Regional da Reserva Agrícola Nacional do Centro emitiu um parecer favorável sem reservas.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) propôs a viabilização do projeto ao abrigo do regime jurídico da REN, advertindo que os pareceres das entidades consultadas deverão ser cumpridos e as medidas de minimização constantes do projeto deverão sem implementadas.
“Esta é uma obra muito importante para todas as freguesias do concelho de Montemor-o-Velho e de Coimbra e também para outros concelhos que utilizam esta via. Em julho de 2017 assinámos um acordo com o Município de Coimbra para que a nova ponte venha a ser uma realidade, e, desde então, temos vindo a trabalhar com seriedade e rigor, mas não podemos avançar com o projeto sem as devidas autorizações das diversas entidades. Também nós gostaríamos que se concretizasse o mais rapidamente possível, mas tivemos que aguardar”, recorda Emílio Torrão.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho afirmou ainda que, “com o despacho da sra. secretária de Estado, o acordo pode finalmente avançar”.
A nova Ponte do Paço, que vai ligar os concelhos de Montemor-o-Velho e Coimbra, entre Pereira a Arzila, tem cerca de 14 metros de vão entre eixos, 10 metros de perfil transversal e de superestrutura pré fabricada.
Graças às duas faixas previstas no projeto, esta infraestrutura vai permitir um normal fluxo do trânsito, solucionando o estrangulamento viário que diariamente condiciona a circulação de milhares de veículos entre os dois concelhos. A ponte atual vai ser desativada ao trânsito, mantendo-se como pedonal e ciclável.
Manuel Machado lembrou em fevereiro de 2018  que o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) exigis a construção de um “passadiço” para as lontras e saca-rabos circularem na área da Ponte do Paço, o que não estava previsto no projecto conjunto dos municípios de Coimbra e Montemor-o-Velho.
A futura infraestrutura que facilitará a vida a lontras, saca-rabos e outras espécies naturais irá custar entre cinquenta e cem mil euros, adiantou o edil conimbricense.

Sociedade tem de ser intolerante relativamente à violência doméstica

A secretária de Estado para a Igualdade e a Cidadania defendeu que só será possível erradicar a violência doméstica com medidas efetivas de proteção das vítimas e punição dos agressores, apelando à intolerância social e denúncia deste crime.

“Nós não vamos erradicar a violência [doméstica] enquanto não tivermos respostas efetivas e robustas em termos de proteção e sancionamento, afastamento e controlo destes agressores”, defendeu Rosa Monteiro em entrevista à agência Lusa.
Nesse sentido, apontou que é preciso conter este tipo de comportamentos, mas também alterar “masculinidades agressivas”, criando ainda maior “intolerabilidade social e coletiva” perante comportamentos que muitas vezes ainda são desvalorizados.
Rosa Monteiro sublinhou que a violência doméstica é um crime que “resulta da profunda assimetria em termos de relação de poder entre mulheres e homens”, que se tem revelado persistente e com manifestações que não podem deixar ninguém indiferente.
“Hoje há maior consciência social de que se deve meter a colher entre marido e mulher, mas falta passar à ação e passar à ação é denunciar, procurar apoio”, adiantou.
A secretária de Estado referiu que durante o ano de 2017, a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica acolheu 11.100 mulheres e sublinhou que uma análise aos dados conhecidos do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) demonstra uma “ligeira diminuição de ocorrências”.
Rosa Monteiro admitiu que esse é um facto que não traz tranquilidade, já que “os números são sempre muito relativos” no que diz respeito às várias formas de violência contra as mulheres porque só refletem os casos que chegam ao sistema.
“Sabemos, desde sempre, que é um fenómeno sub-representado”, admitiu.
A secretária de Estado apontou ser do tempo em que “não havia uma notícia na comunicação social sobre mulheres assassinadas” e defendeu que a consciência e o reconhecimento social do fenómeno da violência doméstica ampliam a vigilância coletiva, “que tem de ser absoluta e total” e “não pode dar tréguas”.
“Estamos numa situação de tolerância zero para com os comportamentos e para com os agressores. Essa tem de ser a mensagem: de apoio total às mulheres e crianças vítimas”, defendeu, acrescentando que não pode continuar a haver um clima de suspeição sobre as mulheres vítimas.
“Não podemos menorizar. Isto é uma responsabilidade do sistema, é uma responsabilidade de todas as partes do sistema. Não podemos continuar a menorizar o crime de violência doméstica e não podemos continuar a passar uma mensagem de impunidade para com os agressores”, alertou.
Garantiu, por outro lado, que o país já tem os mecanismos necessários de apoio às vítimas, que tem vindo a ser reforçados, salientando que a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica tem 211 respostas específicas, não só casas abrigo ou acolhimento de emergência, mas também 143 gabinetes de atendimento que prestam apoio psicológico.
Lembrou como, desde a criação do primeiro núcleo de apoio às vítimas (NAV), em 2009, a evolução tem sido no sentido de mais gabinetes e mais respostas de proximidade, desde logo através dos protocolos de territorialização com os municípios, e destacando os gabinetes que vão ser instalados nos Departamentos de Investigação e Ação Penal (DIAP).
Rosa Monteiro adiantou que há já 152 municípios, “50% dos municípios nacionais”, que integram a rede dos municípios solidários e que se comprometem a dar apoio e condições de habitação favoráveis a vítimas de violência doméstica.
Defendeu que não é preciso legislar mais, mas sim tornar efetiva a legislação existente, continuando a trabalhar “no sentido de efetivar os mecanismos que existem e que estão disponíveis nos vários setores”.
Especificamente em relação à questão da formação, apontou que a estratégia atual é a de ter uma formação assente na análise de casos concretos e que “capacite os agentes dos vários setores a atuarem de forma concertada e articulada”.
Também para isso vão servir os gabinetes a ser instalados nos DIAP, que irão articular melhor todos os serviços para combater “a deficiência na articulação daquilo que já existe em termos legais”.
SV // JMR