terça-feira, 24 de outubro de 2023

Cerimónia de lançamento do Projeto “Gerações Bravo” – Amanhã, dia 25 de outubro

 


  • A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realiza esta quarta-feira, dia 25 de outubro, às 14:30 horas, a cerimónia de lançamento do projeto “Gerações Bravo”.
    Com esta iniciativa pretende-se conhecer as motivações das mulheres e dos homens que escolheram ser bombeiros voluntários, optando por uma das formas mais exigentes de voluntariado.

    O projeto “Gerações Bravo” irá auscultar, através de um questionário que ficará disponível online, a partir de janeiro de 2024, três gerações de bombeiros, com idades entre os 18 e os 70 anos, que integram o quadro ativo, de comando, mas também de honra e de reserva, visando compreender a sustentabilidade futura do voluntariado e definir estratégias de incentivo ao voluntariado nos bombeiros voluntários.

    PROGRAMA

    Abertura pelo Presidente da ANEPC, Duarte da Costa
    Apresentação do Projeto “Gerações Bravo”
    Encerramento pela Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar.

    Local : sede da ANEPC, em Carnaxide, Oeiras.

    Alcina Coutinho
    Divisão de Comunicação e Sensibilização

Castelo de Paiva | Sobre condições de saúde e bem estar. MUNICÍPIO LANÇA QUESTIONÁRIO À POPULAÇÃO RESIDENTE


Município de Castelo de Paiva encontra-se a elaborar o Plano Estratégico Municipal de Saúde e Bem-Estar, um documento que visa definir a estratégia de intervenção municipal em matéria de política da saúde à escala local, tendo por base um diagnóstico de indicadores relativos à saúde e bem-estar da população.
Será um instrumento estratégico local norteador da intervenção do Município nas diferentes áreas que contribuem para a saúde e bem -estar da população, que será desenhado a partir do conhecimento das realidades e especificidades do concelho com o objectivo de melhorar a saúde dos munícipes, por forma a que toda a população atinja o potencial de anos de vida com a máxima qualidade.

Para a concretização tão objectiva quanto precisa do diagnóstico e caracterização do contexto actual em matéria de saúde e bem-estar e da identificação de potenciais soluções e opções estratégicas a implementar na resposta às insuficiências e problemas existentes, considera-se ser essencial contar com o envolvimento e contributo da população.

Neste contexto, foi preparado um breve questionário online com o objectivo de recolher informação sobre a percepção do ambiente, do estado de saúde ou problemas de saúde, do sistema e serviços de saúde e dos comportamentos e estilos de vida da população residente no concelho de Castelo de Paiva, com idade igual ou superior a 15 anos.

De forma a recolher o maior contributo de todos, está disponível um inquérito online, de fácil preenchimento: https://forms.gle/UgSNBD8jqR4Ei5TZ9
O Município de Castelo de Paiva agradece a colaboração da população.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Cantanhede | No âmbito dos Prémio Europeu Helena Vaz da Silva. Projeto de “Arte-Xávega” homenageado pelo Centro Nacional de Cultura

 
O Centro Nacional de Cultura, numa sessão que decorreu, ontem, 23 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, acaba de homenagear o projeto “Salvaguarda da Técnica de Pesca Artesanal Arte-Xávega”, da Praia da Tocha (Cantanhede/Portugal).
Esta homenagem surge no âmbito da atribuição do Prémio Europeu do Património Cultural/Prémios Europa Nostra 2023, que distinguiu em setembro último, na Fondazione Giorgio Cini, em Veneza, este projeto de Arte Xávega, na “Categoria Pesquisa”.
Das inúmeras entidades presentes, destaque natural para a presença de Guilherme d’Oliveira Martins, administrador da Fundação Calouste Gulbenkian e anfitrião, Isabel Cordeiro, Secretária de Estado da Cultura, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Maria Calado, presidente do Centro Nacional de Cultura e do Júri do Prémio, Sneška Quaedvlieg-Mihailovic´, secretária-Geral da Europa Nostra e Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.
Na sessão solene para apresentar o projeto esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede que se congratulou com “tão importante reconhecimento” atribuído pelo Centro Nacional de Cultura. O autarca aproveitou a ocasião para agradecer, uma vez mais, o valoroso trabalho de todos aqueles que contribuíram para este projeto” designadamente à “Câmara Municipal de Cantanhede, Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro, a Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, a estreita colaboração com o CIAX – Centro de Interpretação da Arte-Xávega da Praia da Tocha assim como as parcerias importantes com a autarquia de freguesia, agrupamento de escolas, associações locais, o envolvimento da equipa da Cultura do Município e, em especial, a Comunidade Piscatória da Praia da Tocha”.
Acompanhado por pescadores da Arte Xávega da Praia da Tocha, que marcaram presença na cerimónia, e de representantes das instituições e associações envolvidas, o responsável cantanhedense com o pelouro da cultura salientou, “é uma honra partilhar o palco com os verdadeiros rostos da faina deste género de pesca artesanal. Este prémio é deles e para eles”, afirmou.
Durante a apresentação sublinhou “as várias iniciativas implementadas no âmbito deste projeto, desde a criação de materiais didáticos e científicos em português e inglês, até à construção de uma embarcação tradicional, incluindo o envolvimento das gerações mais novas em dinâmicas educativas e programas culturais”.
O edil referiu ainda “a importância da sustentabilidade ambiental deste património cultural marítimo, do maior interesse turístico, cultural, histórico, etnográfico e sociológico” e “o compromisso coletivo de continuar a fazer para proteger e promover este património cultural de valor inestimável, a Arte Xávega, única e fascinante, uma pesca artesanal sustentável, assim como tudo o que lhe está associado em termos de tradições, identidade, memórias, cultura, pois a Arte Xávega tatuou não só o território e as comunidades piscatórias, como as gentes da gândara”.
A cerimónia teve como ponto alto, o reconhecimento de Jorge Chaminé, presidente do Centro Europeu da Música, como grande vencedor da edição de 2023 do Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a Divulgação do Património Cultural. Este reconhecimento europeu presta homenagem à excecional contribuição de um dos maiores embaixadores artísticos e intelectuais do património cultural europeu, tanto imaterial quanto material.
Recorde-se que para além do projeto para a Salvaguarda da Técnica de Pesca Artesanal “Arte-Xávega” (categoria Pesquisa), foram ainda ainda homenageados os outros três vencedores portugueses dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra 2023, designadamente a recuperação dos Tetos Mudéjares da Catedral do Funchal (categoria Conservação e Adaptação a novos usos), o Projeto ALMADA (categoria Envolvimento e Sensibilização dos cidadãos) e ainda Cláudio Torres (categoria Campeões do Património).

Projeto
Salvaguarda da Técnica de Pesca Artesanal “Arte-Xávega”
Desenvolvido pelo Município de Cantanhede, este projeto visa perpetuar esta prática ancestral através da transferência de conhecimento e saber-fazer, dando a conhecer práticas exemplares de salvaguarda da “Arte-Xávega”, um dos últimos exemplos de pesca artesanal e sustentável na União Europeia.
Sendo uma técnica de pesca tradicional praticada há séculos na Praia da Tocha, a "Arte-Xávega" alberga um enorme significado sociológico e económico. Através de programas culturais e educativos inovadores, este projeto do Município de Cantanhede pretende, desta forma, celebrar, proteger e promover todo este património cultural imaterial.

Sobre Prémio Europeu Helena Vaz da Silva
Atribuído pela primeira vez em 2013, o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva para a divulgação do Património Cultural é um galardão instituído pela Europa Nostra e pelo Centro Nacional de Cultura. Esta iniciativa conta com os apoios do Ministério da Cultura, da Fundação Calouste Gulbenkian e do Turismo de Portugal.
O prémio recorda a jornalista portuguesa, escritora, ativista cultural e política (1939-2002), e a sua notável contribuição para a divulgação do património cultural e dos ideais europeus.
O galardão visa reconhecer anualmente cidadãos europeus, cuja carreira se tenha distinguido pela difusão, defesa, e promoção do património cultural da Europa, quer através de obras literárias e musicais, quer através de reportagens, artigos, crónicas, fotografias, cartoons, documentários, filmes de ficção e programas de rádio e/ou televisão.

*Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


26 de outubro | 14h00 às 16h00 | Sala J1.S3 Gastronomia tradicional e turismo em foco na ESAC

 "Traditional gastronomy and tourism" é o tema da próxima palestra “Erasmus Talks” a ter lugar na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), esta quinta-feira, dia 26 de outubro, das 14h00 às 16h00, na sala J1.S3.
A palestra é proferida pelas professoras Marele Daniele Camelia e Carmen Ghergheles, da Oradea University, Faculty of Environmental Protection (Roménia), que se encontram em mobilidade Erasmus na ESAC, e realiza-se no contexto da unidade curricular de Ecologia Geral da Licenciatura de Turismo em Espaços Rurais e Naturais.
O acesso é livre.

Isabel Silva

Comunicado: Resultados reprodução abutre-preto - espécie Criticamente em Perigo

 
Projeto revela pelo menos 78 casais de abutres-pretos a nidificar em Portugal, êxito reprodutor é ainda relativamente baixo
Existem em Portugal 78 a 81 casais nidificantes de abutre-preto, segundo os últimos dados do projeto LIFE Aegypius Return. Destes, sete casais encontram-se já no lado espanhol das colónias, com ninhos localizados a menos 1000 metros da fronteira. Iniciado há um ano com o objetivo de consolidar o regresso da espécie, de estatuto Criticamente em Perigo em Portugal, este projeto reúne várias entidades e parceiros a trabalhar coordenadamente para a conservação do abutre-preto.
Em 2022 estimava-se existirem apenas cerca de 40 casais nidificantes em Portugal; o elevado aumento deste número é fruto de uma apurada prospeção de novos ninhos, monitorização e coordenação de dados de várias entidades. O êxito reprodutor é ainda relativamente baixo, comprometendo a continuidade da espécie a longo prazo. Em 50 crias nascidas este ano, apenas 35-37 foram recrutadas para a população, um sucesso reprodutor que se cifrou em 0.47. É objetivo do projeto garantir condições favoráveis à espécie para que, até 2027, este parâmetro aumente para um valor superior a 0.5, ou seja, que pelo menos metade das posturas resultem num juvenil voador, recrutado para a população, assegurando a renovação e a continuidade do efetivo.

População de abutre-preto distribui-se em quatro colónias
O abutre-preto é a maior ave de rapina do continente europeu. Com uma envergadura de quase três metros, esta ave necrófaga detém o estatuto de Criticamente em Perigo, em Portugal. Após a sua extinção como espécie reprodutora no país, na década de 1970, a espécie estabeleceu o seu primeiro ninho em território nacional em 2010, no Parque Natural do Tejo Internacional. Distribui-se atualmente em quatro colónias ao longo da fronteira leste com Espanha. Cada casal reprodutor de abutre-preto põe apenas um ovo. A eclosão da cria não significa necessariamente que irá sobreviver e desenvolver-se até se tornar voadora, fase em que se considera que integra efetivamente a população. Todos estes parâmetros são detalhadamente monitorizados pelas equipas do projeto, em trabalho de campo por vezes complexo, uma vez que todas as observações têm de ser feitas à distância e sem perturbar as aves.
As equipas de monitorização confirmaram um total de 78 a 81 casais nidificantes de abutre-preto em 2023, nas quatro colónias portuguesas, embora, em rigor, sete ninhos se encontrem já do lado de lá da fronteira, em território espanhol, embora ecologicamente integrando as colónias portuguesas. Um dos principais marcos do projeto foi estabelecer uma situação de referência robusta quanto à reprodução do abutre-preto em Portugal. Os trabalhos permitiram monitorizar detalhadamente cada uma das quatro colónias atualmente existentes no país, promovendo a coordenação de esforços entre os parceiros de projeto, mas também com outras entidades, cujo contributo é inestimável para a aferição da situação.

Dados de cada colónia:

Parque Natural do Douro Internacional: 3 casais, 2 crias recrutadas
Serra da Malcata: 14 casais, 8 crias recrutadas
Parque Natural do Tejo Internacional: 44-46 casais, 20-22 crias recrutadas
Herdade da Contenda: 17-18 casais, 5 crias recrutadas
Parque Natural do Douro Internacional tem três casais de abutre-preto
A colónia mais limítrofe, isolada e frágil é a do Parque Natural do Douro Internacional, monitorizada pela Palombar em colaboração com a Delegação Regional (DR) do Norte do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). Esta colónia teve este ano, e pela primeira vez desde o regresso da espécie à região, em 2012, três casais a nidificar. No entanto, apenas dois se reproduziram com êxito.
Oito crias de abutre-preto voaram com sucesso este ano na Serra da Malcata
A colónia da Serra da Malcata foi aquela em que se registou um maior aumento no número de ninhos conhecidos e de casais nidificantes identificados. No ano passado foram registados dois casais nidificantes e, este ano, 14, dos quais resultaram oito crias recrutadas para a população.
Embora se verifique um efetivo aumento no número de casais nidificantes nesta colónia, estes resultados demonstram principalmente a importância da coordenação de esforços de monitorização. Em 2023, os técnicos e vigilantes do ICNF – DR Centro e a Rewilding Portugal articularam as metodologias de prospeção e monitorização da espécie na Zona de Proteção Especial (ZPE) da Serra da Malcata, definidas conjuntamente no âmbito do projeto LIFE Aegypius Return, tendo obtido impressionantes resultados. O parceiro Associação Transumância e Natureza (ATNatureza) reforçou a prospeção de ninhos noutras regiões potencialmente adequadas à espécie, como, por exemplo, em Almeida e nos vales dos rios Coa e Águeda.
44 casais de abutre-preto na maior colónia do país, Parque Natural do Tejo Internacional
O Tejo Internacional é a região que alberga a maior colónia de abutre-preto em Portugal, tendo-se este ano registado um total de 44 a 46 casais nidificantes (cinco dos quais localizados do outro lado da fronteira), o que representa um aumento de mais de uma dezena de casais nidificantes conhecidos. Nesta colónia foram recrutadas 20 a 22 crias para a população (cinco das quais nascidas nos ninhos em território espanhol).
Foi no Tejo Internacional que a espécie estabeleceu o seu primeiro ninho em território nacional, em 2010. A prospeção de novos ninhos e a monitorização em 2023 esteve a cargo da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e contou com o precioso apoio da Quercus e dos vigilantes do ICNF – DR do Centro, que já asseguravam a monitorização da espécie, desde o seu regresso. A SPEA fez ainda a prospeção de habitats com condições favoráveis à espécie nas regiões de Serra de São Mamede, rio Sever, Serra das Talhadas, Vila Velha de Ródão e Serra de Penha Garcia, no entanto nestas regiões não se confirmou a nidificação da espécie.
Herdade da Contenda com 17 casais de abutre-preto
A Herdade da Contenda, localizada na ZPE de Mourão/Moura/Barrancos, recebe a colónia mais meridional, e também registou um aumento no número de ninhos conhecidos e ocupados por abutre-preto. Aqui, os trabalhos de monitorização estão a cargo da Liga para Protecção da Natureza (LPN), e contam com a colaboração da Herdade da Contenda, E.M. e os vigilantes do ICNF – DR do Alentejo. Em 2022, esta colónia registou 10 casais nidificantes, número que este ano aumentou para 17 a 18 (dos quais, dois já em território espanhol), e dos quais resultaram 12 posturas e cinco crias voadoras.

Monitorização do lado espanhol
O projeto, através do parceiro Fundación Naturaleza y Hombre (FNYH), está também encarregue pela monitorização da reprodução do abutre-preto nas ZPE Sierra de Gata y Valle de las Pilas, e Canchos de Ramiro y Ladronera, em Espanha. No total destas duas áreas foram contabilizados 157 casais nidificantes que produziram 103 crias recrutadas para a população.
Na ZPE Campo de Azaba, a terceira ZPE em Espanha abrangida pelo projeto, a espécie não tem nidificação confirmada, mas a FNYH acompanha o número de abutres-pretos, grifos e outras espécies que se deslocam ao campo de alimentação para aves necrófagas ali existente.
Monitorização e marcação de crias no ninho
Durante o período de nidificação, as equipas de veterinários e biólogos de entidades parceiras do projeto retiraram momentaneamente do ninho 18 crias de abutre-preto, para recolher amostras biológicas e analisar a sua condição. Adicionalmente, as crias foram anilhadas e 15 foram marcadas com emissores GPS, o que permitirá à equipa fazer o seguimento das aves e analisar padrões de movimento e dispersão. A informação recebida permite ainda detetar situações anómalas e, em caso de necessidade, intervir atempadamente.
As recolhas de amostras permitem analisar parâmetros biológicos, toxicológicos, genéticos, entre outros, para aumentar o conhecimento científico disponível sobre a espécie e melhorar as ações de conservação ou de cuidado veterinário de que necessita. Na sequência de uma visita ao ninho, uma cria precisou de uma intervenção cirúrgica e de cuidados veterinários no CERAS – Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens, onde esteve em reabilitação até poder ser devolvido à natureza.

Melhorar o sucesso reprodutor da espécie
O significativo aumento do número de casais traz renovada esperança para o futuro da espécie em Portugal. No entanto, com um sucesso reprodutor ainda relativamente baixo, os parceiros do projeto estão empenhados em favorecer o habitat e as condições de nidificação da espécie. No terreno, os trabalhos de conservação incluíram já a gestão florestal de mais de cinco hectares, com vista à prevenção de incêndios em áreas de ocorrência e nidificação da espécie. A manutenção de ninhos naturais ou artificiais é também uma das iniciativas que garante segurança para as aves. Este ano, mais de dez ninhos foram alvo de intervenções, alguns com resultados imediatos e utilizados por casais, estando planeadas para breve intervenções adicionais.
O primeiro ano do projeto demonstra que estamos no caminho certo, com um esforço coordenado entre muitas organizações a contribuir para o conhecimento científico, para a melhoria das condições de habitat e alimentares para a espécie, reduzindo também as ameaças a que está sujeita. Queremos consolidar a população de abutre-preto em Portugal e garantir a sua viabilidade a longo prazo.”
Milene Matos, coordenadora do projeto LIFE Aegypius Return

Garantir o futuro da espécie em Portugal
O projeto inclui ainda uma forte componente de redução de ameaças à espécie, de onde se destaca o combate anti-veneno, uma vez que os envenenamentos são a principal causa de morte dos abutres. Neste âmbito, para além da colaboração com a GNR e o programa Antídoto, o projeto pretende apoiar o setor da caça na transição para o uso de munições sem chumbo. Adicionalmente, a capacitação de agentes de autoridade e a sensibilização das populações locais é também um dos objetivos do projeto. O projeto LIFE Aegypius Return, co-financiado pelo programa LIFE da União Europeia, está a trabalhar com diferentes setores e entidades para consolidar a espécie em Portugal, de forma a garantir que o seu estado de conservação passe de “Criticamente em Perigo” para “Em Perigo”.

*Milene Matos
LIFE Aegypius Return Project Manager
Vulture Conservation Foundation

Marinha Grande | PAVIMENTAÇÃO DE RUAS NA MOITA EM CURSO

O Município da Marinha Grande está a executar a pavimentação de diversas ruas na freguesia da Moita, através de um investimento superior a 430 mil euros.
A empreitada foi adjudicada pelo valor de 437.894,15€, com o prazo de execução de 120 dias, para a beneficiação da Rua da Charnequinha, Rua do Vale, Rua 5 de Outubro e Rua Quinta do Warnhagem (rua pertencente às freguesias da Moita e Marinha Grande).
As principais ações a desenvolver são a fresagem de pavimentos betuminosos; trabalhos de saneamento de solos de má qualidade e de raízes; abertura de caixa; aplicação de camada de regularização e camada de desgaste em betuminoso; e aplicação de sinalização vertical e horizontal.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

LADO B TRAZ HUMORISTA ANA ARREBENTINHA AO CENTRO PASTORAL DE PÊRA

 O LADO B da Câmara Municipal de Silves, regressa no dia 24 de novembro pelas 21h00, com Ana Arrebentinha, no Centro Pastoral de Pêra.
Ana Campaniço, mais conhecida como Ana Arrebentinha, prova que as mulheres também podem fazer stand-up comedy. O pai era contador de histórias e foi a sua grande influência nesta área. A sua energia em palco é verdadeiramente contagiante e o seu talento, valeram-lhe já vários convites para diversos programas de televisão e para partilhar palcos com alguns dos maiores nomes da comédia nacional.
Não perca o espetáculo “Coisas de Mulheres” que conta histórias hilariantes e únicas da condição feminina na aparente vulgaridade do quotidiano de todas as mulheres.
Em cima de um palco são expostas todas as questões às quais nenhuma mulher é indiferente e das quais nenhum homem sai como inocente.
As dietas, os filhos que existem ou não, as roupas, os casamentos, o sexo e muitos mais temas serão abordados de forma crítica e atípica.
Os ingressos para o espetáculo podem ser adquiridos em: https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/131314-lado_b_ana_arrebentinha-aud_centro_pasto_pera/, através da bilheteira online BOL, e nos locais habituais de venda (FNAC, Worten, CTT,EI Corte Inglês e Pousadas de Juventude), com o custo associado de 10 euros. Podem, ainda, ser adquiridos no próprio dia do espetáculo, no local, a partir das 20h00, caso haja disponibilidade de bilheteira.
Relembramos que a rúbrica Lado B, promovida pelo Município de Silves, procura apresentar ao público uma versão mais descontraída e intimista dos artistas. Ao espetáculo, por norma, associa-se uma breve conversa como forma de aproximar o público ao artista.
Classificação etária: M/16
+ Info: tel. 282 440 800 (ext.2742) chamada para a rede fixa nacional | cultura@cm-silves.pt 
 
+ SOBRE Ana Arrebentinha
Iniciou a sua carreira artística no teatro em 2012. Natural da Amareleja, é a alentejana do momento. Ana é muito mais que uma brilhante contadora de anedotas. A sua energia verdadeiramente contagiante tornaram-na numa presença assídua no “Você na TV” (TVI).
Paralelamente ao “Você na TV” foi-lhe atribuído um programa em nome próprio “Arrebenta a Selfie”, a comediante percorre o feed das redes sociais dos famosos e comenta os posts, as fotografias e os vídeos que mais deram que falar, nos últimos dias.

Marinha Grande | OBSERVATÓRIO DO PINHAL DO REI REÚNE PARA BALANÇO DA RECUPERAÇÃO DA MATA

 O Observatório do Pinhal do Rei (OPR) reuniu na passada sexta-feira, 20 de outubro, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, para o balanço das ações de recuperação e reflorestação da Mata, decorridos seis anos do grande incêndio.
Convocada pelo presidente da Câmara e coordenador do Observatório, Aurélio Ferreira, a reunião contou com a presença da diretora regional do Centro do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Fátima Araújo Reis; do diretor de Departamento Regional de Gestão e Valorização da Floresta do ICNF, Rui Pedro Ferreira; do responsável pela monitorização do Plano de Gestão Florestal, Jorge Cancela; para além de membros do Observatório e técnicos da autarquia.
O presidente da Câmara lembrou que “o que move o Observatório é a defesa do Pinha do Rei”, pelo que manifestou a disponibilidade do Município e do OPR para ser parceiro do ICNF, para “fazermos a mudança, trabalharmos juntos e sermos parceiros na solução”. Aurélio Ferreira solicitou ao ICNF que mantenha informadas as entidades locais e a população, acerca das ações que coloca em prática.
O presidente da Câmara reiterou ao ICNF o pedido de requalificação do troço de 2,7 km da estrada florestal que liga Pedreanes à estrada de São Pedro de Moel; e a criação de uma equipa de cinco sapadores florestais.

A diretora regional do ICNF esclareceu as dúvidas dos membros deste órgão e apresentou as principais ações que têm sido realizadas para a recuperação da Mata, na qual serão investidos 9 milhões de euros, até 2025, para ações de arborização, aproveitamento da regeneração natural, proteção da área não ardida, controlo de invasoras lenhosas, fitossanidade e rede viária.

Fátima Araújo Reis defendeu a necessidade de “mostrar uma perspetiva positiva da mata, do ponto de vista da valorização do território”. Nesse sentido, informou que o ICNF tem apostado na melhoria das condições de visitação do Pinhal, através da requalificação de 23 áreas de lazer, criação do trilho da Ribeira de São Pedro de Moel, beneficiação do Ponto da Crastinha, estabilização do cordão dunar e beneficiação de 26 km da rede viária.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | ESPETÁCULO PARA FAMÍLIAS NO TEATRO STEPHENS

 O Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta a peça “O Urso que Não Era”, no dia 4 de novembro (sábado), pelas 11h00, dirigida ao público infantil e suas famílias.
"O URSO que NÃO ERA" é a história de um urso que vivia numa floresta. Faz uma analogia brilhante à época, mas muito atual tanto pela crítica à perda de identidade, como também, e intrinsecamente, pela abordagem ao capitalismo. a indiferença e a diferença, as rotinas, a poluição e destruição da natureza. Este apelo à reflexão de uma forma tão cómica é soberbo. Quem somos? Ursos? Homens tontos? Ou o quê?

Ficha Artística
Direção Artística | Filipa Mesquita, Márcia Leite
Texto | Frank Tashlin "The Bear That Wasn't"
Tradução | Miguel Gouveia
Encenação | Filipa Mesquita
Interpretação | Márcia Leite
Composição Musical | Ricardo Augusto
Cenografia | Marta Fernandes da Silva apoio José Luís Loureiro
Marionetas | Rúben Gomes apoio Hélder Silva
Adereços
M/3
Preços: 2€
Ou Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Comunicado: CCP - Comércio de Proximidade critica transição digital e falta de apoios do Governo

 
Lisboa, 24 outubro 2023 - A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) acompanha as preocupações expressas em recente comunicado, por um conjunto de associações empresariais do norte a sul do país, no que respeita à insuficiente aposta das políticas públicas no sector do comércio e de muitos serviços.
É inquestionável que estes sectores, que pela sua dimensão dão um contributo significativo para a economia e o emprego, têm passado por profundas transformações e estão confrontados com significativos desafios, nomeadamente o desafio da transição digital.
O alerta para a falta de apoios efetivos ao comércio de proximidade conta na região norte com a AEVC - Associação Empresarial de Viana do Castelo e a AEB – (Associação Empresarial de Braga) e com as associações empresariais da região de Coimbra (ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, Associação Empresarial Regional, AESL (Associação Empresarial da Serra da Lousã, ACIBA (Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira), AEDP (Associação Empresarial de Poiares), CEMC ( Clube de Empresários de Miranda do Corvo), APBC – Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, NEP – Núcleo Empresarial de Penela, AEMIRA – Associação Empresarial de Mira, AEPS – Associação Empresarial de Pampilhosa da Serra).
A CCP considera que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), dispõe de um montante de apoios dirigidos ao sector do comércio e serviços que é claramente residual, quer face ao montante total do programa, quer face aos apoios dirigidos especificamente às empresas. Por outro lado, existe um risco significativo de estes sectores serem novamente marginalizados do âmbito do PT 2030.
Neste contexto, considera a CCP totalmente fundamentadas as pretensões deste conjunto de associações que reclamam a criação de um programa de apoio à modernização do Comércio, com a maior brevidade possível, assim como a criação de avisos de candidatura no âmbito do PT2030, desenhados especificamente para os desafios, especificidades e reais necessidades do comércio e serviços de proximidade.
Estas pretensões vão aliás ao encontro das propostas apresentadas pela CCP ao Governo no contexto da definição de uma Agenda para a Competitividade do Comércio e dos Serviços, prevista no Acordo de Concertação Social de 2022 e reafirmada recentemente no contexto da concertação social.

Consultores de Comunicação CCP:
Alexandre Barata
João Villalobos

Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA RECEBE FORMAÇÃO “VIAGENS NA ARTE”


O Município da Marinha Grande vai dinamizar um programa formativo intitulado “Viagens na Arte - História Informal das Artes e dos Ofícios”, dirigida pelo Professor Doutor João Correia (filho do mestre escultor Joaquim Correia), que decorrerá no Museu Joaquim Correia, de novembro de 2023 a junho de 2024, cuja participação é gratuita e para a qual estão abertas as inscrições.
Ao longo de 9 sessões (sábados de manhã), o formando aprenderá as principais características da Arte em cada período da História do Homem, com referências cruzadas à História, História da Cultura e História da Arquitetura e das Artes Plásticas.
Com esta primeira edição da oficina “Viagens na Arte”, o Museu pretende afirmar a sua responsabilidade educativa da comunidade em que está inserido, conforme desejo de Joaquim Correia.

A oficina é de frequência gratuita e de inscrição obrigatória através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt (indicando nome, n.º de telemóvel, idade, concelho de residência), sendo a lotação da turma de 30 formandos.
Não estão previstos trabalhos práticos, no entanto, quem os quiser realizar, poderá fazê-lo sob orientação do Professor João Correia. Os interessados poderão inscrever-se na totalidade das sessões ou apenas em algumas delas.

As sessões decorrem das 10h00 às 13h00, nas seguintes datas e destinadas ao seguinte conteúdo programático:
4 de novembro de 2023 - Apresentação do curso – Objetivos. Funcionamento. Ferramentas;
25 de novembro de 2023 - Esculpir, Desenhar, Pintar e Construir no passado e no presente- uma alusão à ancestralidade das técnicas artísticas e aos temas intemporais da arte: A representação animal e humana ancestral e a sua influência na arte moderna.
16 de dezembro de 2023 - A representação do mundo e da vida quotidiana a arte do retrato e a arte da paisagem na Europa e a procura dos ideais de beleza no mundo clássico e posteriormente em todo o Ocidente.
27 de janeiro de 2024 - Formas da Arte Sacra na pintura do Renascimento e do Barroco.
24 de fevereiro de 2024 - As Artes Decorativas e as chamadas Belas Artes na Arquitetura dos Edifícios e da Paisagem, entre a Contra-Reforma e a centralização do poder nas Monarquias europeias.
02 de março de 2024 - Literatura, Pintura, Fotografia entre o Romantismo e a 1ª metade do século XX.
27 de abril de 2024 - Arte e Ofício da Arte Nova, Arts and Crafts e Bauhaus.
25 de maio de 2024 - Arte Antiga e Contemporânea entre o concreto e o abstrato. Das Artes Visuais, à Música e à Dança. Da Escola de Paris à Pop Art e Hiper-realismo.
29 de junho de 2024 - Aula de revisão e debate sobre o programa de estudos ministrado. Apresentação de materiais pedagógicos, obras de arte originais e ferramentas de estudo.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Município aprova medidas de apoio às famílias para o ano letivo 2023-2024

 
Alterações no valor da mensalidade do ensino pré-escolar e no valor das refeições nos vários graus de ensino são duas das propostas que fazem parte do pacote de medidas de apoio às famílias aprovadas na Reunião de Câmara de 16 de outubro.
Tendo em conta que o período de conjuntura desfavorável, com impacto direto sobre o rendimento familiar dos agregados, o Município considera ser necessário um esforço suplementar para reduzir as desigualdades sociais e garantir uma maior equidade no acesso à educação e um reforço dos apoios sociais para além do legalmente estipulado nomeadamente a nível de refeições escolares.

Como explicou o presidente da Camara Municipal, João Lobo, “o Executivo Municipal está atento às condições atuais da subida da inflação e consequente perda de poder de compra, bem como as dificuldades para muitas famílias no que diz respeito às prestações do crédito à habitação e nesse sentido estas medidas dirigem-se a todos para ser o mais abrangente possível”.

Para os alunos que frequentem estabelecimentos de ensino pré-escolar o valor para o ano letivo 2023-2024 ficou definido em: 20,00€/mensais para almoço. Isto representa uma poupança de 10 euros mensais para as famílias, face ao ano letivo transato.

Ainda sobre as refeições escolares foi também aprovada a redução do valor para os alunos matriculados no 1º ciclo do Agrupamento de Escolas: o valor da refeição diária passou a ser de apenas 1,00€ para alunos sem escalão e 50% deste valor para alunos do escalão B. O Município irá abdicar de uma receita anual de 12.622,50€.

Para os alunos que frequentam o 2º e 3º Ciclo e Secundário foi proposto o carregamento mensal de 10,00€ em cartão para alunos sem escalão e 50% desde valor para os alunos inseridos no escalão B, este carregamento é exclusivo para pagamento das refeições escolares. Neste caso, o Município irá assumir um encargo anual de 27.030,00€. “Este é um esforço financeiro que entendemos fazer, mas queremos sensibilizar as famílias para que incentivem os seus filhos a almoçar na cantina”, acrescenta João Lobo.

Estas medidas encontram-se ao abrigo da competência da Câmara Municipal que delibera no domínio da ação social escolar, designadamente no que respeita a alimentação, alojamento e atribuição de auxílios económicos a estudantes nos termos da alínea hh), do nº1 do artigo 33º do Decreto-Lei nº 75/2013.

“Para o orçamento do próximo ano, que estamos a construir, e atentos à conjuntura atual, vamos apoiar de forma a estimular o apoio para quem mais precisa e na franja nos que sentem mais as dificuldades, complementando os apoios já anunciados pelo Governo, traduzir um apoio de cariz excecional no sentido de mitigar os efeitos da inflação”, conclui o Presidente da Câmara Municipal.

Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos