domingo, 2 de junho de 2019

Pampilhosa da Serra | 450 “jovens bombeiros” reunidos em Pampilhosa da Serra no III Encontro Distrital



Decorreu, hoje, em Pampilhosa da Serra, o III Encontro Distrital de Escolinhas/Academia de Bombeiros, uma iniciativa inserida nas comemorações do 50º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra e que juntou cerca de 450 crianças e jovens, entre os 6 e os 16 anos, provenientes de 13 escolinhas de bombeiros e de uma academia, todos do distrito de Coimbra. 

Para além do convívio e da partilha de experiencias e pretensões relativamente ao percurso dos jovens nos bombeiros, o evento ficaria marcado pela realização de um “simulacro multivítimas”, levado a cabo por alguns dos participantes. O exercício consistiu na resolução de um hipotético sinistro, provocado pela explosão de uma máquina de fumos num concerto musical, cujo efeito sonoro e visual fez com as crianças se deslocassem de forma descontrolada, com o intuito de fugir da zona do núcleo da explosão. 


Terminado o simulacro e depois de um dia intenso de encontros, reencontros e envolto de um bonito espírito de camaradagem, houve ainda tempo para o desfile e apresentação das várias escolas presentes, perante a tribuna composta pelas diversas entidades convidadas. 

Neste 3º encontro distrital, incluído na Semana da Criança e da Juventude de Pampilhosa da Serra, fizeram-se representar as escolinhas do Bombeiros Voluntários de Coja, Condeixa, Figueira da Foz, Góis, Lagares da Beira, Mira, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Vila Nova de Poiares, Serpins, Soure, e ainda a academia dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes. 

Flávio Neves Salgado

Desporto | Canoísta Fernando Pimenta arrecada ‘ouro’ na Taça do Mundo de velocidade

Resultado de imagem para Canoísta Fernando Pimenta arrecada ‘ouro’ na Taça do Mundo de velocidade
Público
O canoísta português Fernando Pimenta conquistou hoje a medalha de ouro na prova de K1 5000 metros, da segunda etapa da Taça do Mundo de velocidade, que se está a disputar na cidade alemã de Duisburgo.
Fernando Pimenta impôs-se nas águas alemães, depois de, no sábado, ter conquistado o ‘bronze’ na vertente de K1 500 metros.
Hoje, o canoísta luso foi o mais veloz da final, com um registo de 13.39,656 minutos, superando o segundo classificado alemão Max Hoff (19.40,854) e o sueco Joakim Lindberg (19.46,831), que fechou o pódio.
Na final feminina, Joana Vasconcelos não foi além do 18º lugar, obtendo um tempo de 23.42,029, numa prova em que a australiana Alyce Burnett foi a mais rápida (21.45,433).
Na parte da manhã, em K4 500 metros, também com Joana Vasconcelos a competir, ao lado de Teresa Portela, Francisca Laia e Francisca Carvalho, o quarteto luso terminou a final B em 01:34,681 minutos, no quarto posto.
Pior registo tiveram os portugueses Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela, obtendo 01:20,324 na respetiva sexta posição, mas na final A.
A seleção portuguesa de canoagem tem como pontos altos esta época os Jogos Europeus, que se vão realizar em Minsk, entre 21 e 30 de junho, e o apuramento olímpico, de 21 a 25 de agosto, em Szeged, na Hungria.
Lusa

Desporto | Miguel Oliveira em 16.º no Grande Prémio de Itália de MotoGP

Resultado de imagem para Miguel Oliveira em 16.º no Grande Prémio de Itália de MotoGP
RTP
O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje no 16.º lugar a corrida de MotoGP do Grande Prémio de Itália, sexta prova do Mundial de motociclismo de velocidade, vencida pelo italiano Danilo Petrucci (Ducati).
Oliveira, que correu com o dedo anelar da mão esquerda fraturado, em consequência de uma queda sofrida durante o ‘warm up’, gastou mais 30,101 segundos do que Petrucci, que se impôs no circuito de Mugello com o tempo de 41.33,794 minutos, à frente do espanhol Marc Márquez (Honda) e do compatriota Andrea Dovizioso (Ducati), segundo e terceiro classificados, respetivamente.
O piloto português ficou a um lugar de pontuar – a partir do 15.º -, mantendo-se com oito pontos conquistados no campeonato da categoria rainha, que continua a ser liderado por Márquez, tricampeão mundial em título, agora com 12 pontos de vantagem sobre Dovizioso, que ocupa a segunda posição.
Lusa

Bombeiros | Atleta morre durante prova de trail em Ponte de Lima


Ana Peixoto Fernandes
A morte de uma atleta ensombrou, este domingo, a 3ª edição da prova Minho e Lima Trail, em Ponte de Lima.

A participante, com idade entre os 45 e 50 anos, foi "encontrada caída, inconsciente e aparentemente sem traumas associados [a uma queda]" no percurso da prova, na freguesia da Ribeira, em zona de montanha, perto da igreja do Cristo Rei.

Segundo fonte dos Bombeiros de Ponte de Lima, o alerta foi dado por um popular cerca das 10.30 horas. Quando a equipa de socorro chegou ao local, alguns atletas "estavam a iniciar o Suporte Básico de Vida" à vítima, que se encontrava em paragem cardiorrespiratória. Ainda foi transportada pela ambulância SIV de Ponte de Lima para o hospital local mas, apesar das manobras de reanimação, morreu.

3ª ed. MINHO E LIMA TRAIL
Agradecemos a todos os participantes pela presença nesta 3a Edição. Hoje deveria ser um dia de festa e alegria para todos porém, infelizmente, isso não foi possível. 
Lamentamos profundamente e partilhamos a nossa solidariedade com todos os familiares amigos e Equipa.

Brevemente lançaremos um comunicado oficial. 
Obrigado a todos.
A atleta residia no concelho de Ponte de Lima. Na página de Facebook da prova, a organização publicou um primeiro comunicado em que lamenta o sucedido: "Hoje deveria ser um dia de festa e alegria para todos, porém, infelizmente, isso não foi possível. Lamentamos profundamente e partilhamos a nossa solidariedade em todos os familiares, amigos e equipa."

Fonte: JN

Fotorreportagem | Domingo por Aveiro



A fotografia é uma das poucas coisas que tem poder sobre o tempo: ela o paralisa. Tumblr 

No fundo a Fotografia é subversiva, não quando aterroriza, perturba ou mesmo estigmatiza, mas quando é pensativa. Roland Barthes. O monumento mais famoso da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, certamente vai passar a património da comunidade aveirense. 
O olho do homem serve de fotografia ao invisível, como o ouvido serve de eco ao silêncio, Machado de Assis. Fachada da Biblioteca Municipal de Aveiro, junto aos antigos armazéns de Aveiro.
Homenagem aos Paraquedistas na rotunda por detrás do Centro Comercial Oita.
Edifício da Segurança social
As famosas Bugas de Aveiro
O Quiosque dos jornais mais antigo de Aveiro, junto à ponte do Côjo, Café Tico-Tico e Fórum de Aveiro.

Estas são as imagens possíveis para este Domingo. Aveiro é muito mais do que isto, tanto para o lado mau, como para o bom. Aveiro não se limita aos Moliceiros a navegar Ria acima e Ria abaixo, à prestigiada Universidade de Aveiro, Centro de Congressos (Antiga Cerâmica Campos) ou ao Centro da Ciência Viva.
Tem centenas de lojas vazias, prédios em estado de degradação, outros em obras de restauro, ruas onde praticamente não vive ninguém, quando no passado recente, se respirava uma dinâmica contagiante, com a sua própria cultura, seus saberes, suas tradições.
Aveiro teve grandes mulheres e homens que colocaram as suas vidas em sério risco pela democracia, pela liberdade de expressão, pela expressão artística, encontrando-se no presente muito dele em estado de degradação.  
Se o que conta é a imagem, o que se vê nos catálogos turísticos, nas peças de artesanato, algo não está certo, porque, o que não é agradável, não consta nos roteiros... não interessa, logo não deve aparecer.

J. Carlos
Director

NB: As imagens exclusivas do Litoral Centro, podendo ser usadas na condição de ser feita referência da sua fonte.


Homem mata filho em Pombal com arma branca

Resultado de imagem para Homem mata filho em Pombal com arma branca
Público

Agressão poderá não ter sido intencional, havendo a possibilidade de a vítima se ter posto à frente numa discussão entre o pai e outro indivíduo.

Um homem de 60 anos de idade matou o filho de 36 anos na noite de sábado, em Pombal, com recurso a uma arma branca, informou hoje o Comando Territorial da GNR de Leiria.

A situação terá ocorrido às 23h10 de sábado, na freguesia da Ilha, concelho de Pombal, na casa da família, disse à agência Lusa fonte da GNR.

A agressão poderá não ter sido intencional, havendo a possibilidade de a vítima se ter posto à frente numa discussão entre o pai e outro indivíduo, acrescentou a GNR, salientando que o caso já está a ser investigado pela PJ de Coimbra.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, no local estiveram Bombeiros de Pombal, GNR, VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) da Figueira da Foz e a SIV (Suporte Imediato de Vida) de Pombal.

O óbito foi confirmado no local.

Fonte: Lusa

Nacional | Comércio a retalho com aumento do volume de negócios

O índice de volume de negócios no comércio a retalho acelerou 2,0 pontos percentuais (p.p.), para uma taxa de variação homóloga de 6,5% em abril, anunciou o Instituto Nacional de Estatística (INE).
No documento refere-se que a aceleração do índice total “foi determinada pelo agrupamento Produtos Alimentares, que acelerou 5,4 p.p., mais que compensando a desaceleração de 0,6 p.p. do agrupamento Produtos Não Alimentares. As variações homólogas destes agrupamentos foram de 6,4% e 6,6%, respetivamente, em abril.”
Comparando com o mês anterior, as vendas no comércio a retalho decresceram 1,0% (variação de 1,7% no mês precedente). A variação em cadeia dos agrupamentos de Produtos Alimentares e Produtos não Alimentares foi, -1,0% em ambos (1,3% e 2,0% em março).
Em termos nominais, o índice agregado apresentou um aumento homólogo de 6,3% em abril (4,9% no mês anterior).
Os índices de emprego e de remunerações no comércio a retalho aumentaram, respetivamente, 2,6% e 3,2% em
termos homólogos (variações de 2,1% e 3,7% em março, pela mesma ordem).

Algarve | Centro Cultural de Lagos recebe mostra empresarial

No âmbito do projeto Algarve REVIT + vai realizar-se, nos próximos dias 18 e 19 de junho, no Centro Cultural de Lagos uma ação de capacitação e promoção das três Áreas Empresariais de Lagos (Municipal do Chinicato, Chinicato e Marateca).
A iniciativa inclui a realização de uma Mostra Empresarial dos produtos e serviços das empresas instaladas nas Áreas Empresariais que será aberta ao público em geral, um Fórum para a Competitividade, consistindo em workshops temáticos para capacitação das empresas para a inovação, e Laboratórios de Aceleração de Projetos, através de reuniões “B2B” entre consultores e empresas para aceleração de projetos. O Fórum e os Laboratórios são especificamente dirigidos ao público empresarial.
A ação é organizada em colaboração com a Câmara Municipal de Lagos, sucedendo-se a outras iniciativas já realizadas, de que é exemplo o “Café com Negócios”, encontro que reuniu recentemente, em ambiente informal, os dinamizadores do projeto Algarve REVIT + e os empresários da PME instaladas nas áreas empresariais de Lagos.
Todo este trabalho teve início quando o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve e a CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, em conjunto, decidiram candidatar-se e viram aprovado pelo Programa Operacional Regional do Algarve (CRESC Algarve 2020) um Projeto SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), denominado Algarve REVIT + que, sem quaisquer custos para as empresas, tem como objetivo central a revitalização das áreas empresariais da região do Algarve, através do reforço da capacitação e da promoção das pequenas e médias empresas instaladas nessas áreas, num modelo de gestão e de marketing inovadores.
A revitalização das áreas empresariais, enquadrada numa lógica coletiva, através da criação da Rede de Áreas Empresariais do Algarve, cujo site está já disponível no endereço www.aealgarve.pt, tem sido desenvolvida em estreita ligação com o Algarve Acolhe/CCDR Algarve e envolve ações de capacitação e promoção, dirigidas especificamente a três áreas empresariais aderentes, a saber:
  •  as Áreas Empresariais de Lagos (Municipal do Chinicato, Chinicato e Marateca);
  •  o Centro de Empresas e Serviços de Vilamoura;
  •  e oParque Empresarial de Tavira.
A primeira ação terá lugar a 5 e 6 de Junho no Mercado da Ribeira de Tavira, a segunda acontecerá a 12 e 13 de Junho no NERA, no Loteamento Industrial de Loulé, e a terceira, conforme já referido, realiza-se nos dias 18 e 19 de Junho no Centro Cultural de Lagos.

Loulé | Palácio “dos Espanhóis” reabilitado


Este sábado, 1 de junho, a partir das 11h30, vai decorrer a cerimónia de inauguração da obra de reabilitação do Palácio Gama Lobo (Palácio “dos Espanhóis”), em Loulé, que contará com a presença do ministro-Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira.

Trata-se de uma intervenção que exigiu um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros, com financiamento europeu. A obra do Palácio Gama Lobo passou pela preservação e recuperação dos dois pisos deste emblemático edifício brasonado, referência da arquitetura civil setecentista em Loulé, datado da segunda metade do século XVIII.

Este edifício será a partir de agora um polo ligado à criatividade e é aí que ficará sedeado o “Loulé Criativo”, projeto da Câmara Municipal de Loulé que aposta na valorização da identidade do território tendo como força motriz a criatividade e a inovação, dinamizando residências criativas e eventos culturais, apoiando a instalação e atividade de artesãos e profissionais do setor criativo e estimulando a investigação e experimentação nestas temáticas. O Turismo Criativo, a Rede de Oficinas, o Loulé Design Lab, a Formação e as Residências Criativas são algumas das áreas que contempla.

Neste momento está em curso a sua classificação como Imóvel de Interesse Municipal.

Esta inauguração está aberta à população que poderá ainda visitar o interior do espaço durante a próxima semana, entre as 9h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Faro | Plano de Pormenor do Bom João em discussão pública


A Câmara de Faro publicou ontem, em Diário da República, a informação de que foi deliberado dar início à elaboração do Plano de Pormenor do Bom João e submetê-lo ao procedimento de Avaliação Ambiental Estratégica e Avaliação de Impacte Ambiental.

No documento também se torna público que decorrerá um período de 30 dias para audição pública, durante o qual os interessados poderão proceder à formulação de sugestões, bem como à apresentação de informações sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do respetivo procedimento de elaboração.

A formulação de participações deverá ser efetuada por escrito, até ao termo do referido período, e dirigida ao presidente da câmara municipal de Faro, por correio ou, ainda, por correio eletrónico, para o endereço geral@cm-faro.pt, com indicação expressa de “Participação Pública da elaboração do Plano de Pormenor do Bom João” e com a identificação e morada de contato do participante.

Os elementos relativos ao plano poderão ser consultados nos seguintes locais:

Instalações do departamento de infraestruturas e urbanismo da câmara municipal de Faro, sito no Largo de São Francisco, n.º 39, 8004-142 Faro, em horário de expediente, de segunda a sexta, das 9:00 às 16:00 horas;

Página do Município na Internet, em www.cm-faro.pt.

A autarquia farense também publicou um aviso dando conta de que foi aprovado o projeto de Delimitação da área de reabilitação urbana (ARU) da frente ribeirinha de Faro, bem como o programa estratégico de reabilitação urbana (PERU) do mesmo espaço.

A autarquia informa, ainda, que os elementos que acompanham estes documentos poderão ser consultados na página da internet do Município de Faro, em www.cm-faro.pt bem como nas instalações do Departamento de Infraestruturas e Urbanismo da Câmara Municipal de Faro.

Plano de Adaptação às Alterações Climáticas é apresentado


Os resultados do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas no sul do país (PIAAC-AMAL), uma iniciativa promovida pela Comunidade Intermunicipal do Algarve, serão dados a conhecer na próxima terça-feira, 4 de junho, pelas 14h15, no Grande Auditório da Universidade do Algarve, em Faro.

Este plano, coordenado por Filipe Duarte Santos, juntou, ao longo dos últimos meses, académicos, representantes de entidades públicas e privadas, organizações ambientais, bem como associações locais e regionais, que analisaram as principais vulnerabilidades climáticas que o Algarve enfrenta, nos vários setores da economia e da sociedade, com vista à definição de medidas para o futuro.

Entre as várias vulnerabilidades estudadas estão a diminuição da disponibilidade hídrica, o aumento das temperaturas, a subida do nível do mar, o aumento das cheias e das inundações rápidas, os incêndios e a perda de biodiversidade.

Orçamento Participativo de Albufeira entra na fase de votação

Ao longo de todo o mês de junho os cidadãos do concelho de Albufeira podem votar nos projetos que passaram à fase final da edição deste ano do Orçamento Participativo.
Os escolhidos vão integrar o próximo Orçamento Municipal, de forma a serem concretizados.
A votação pode ser efetuada por telefone e será realizada através da atribuição respetiva de um número telefónico a cada projeto, sendo validado um único voto por cada número de telefone ou de telemóvel.
Quem preferir poderá votar presencialmente no edifício dos Paços do Concelho, Juntas de Freguesia, Biblioteca Municipal Lídia Jorge, Piscinas Municipais, Galeria de Arte Pintor Samora Barros e Pavilhão Desportivo de Albufeira.
Os projetos a votação, por freguesia, e os respetivos números telefónicos que valem votos, são os seguintes:
Freguesia de Albufeira e Olhos de Água:
1) Requalificação da zona verde junto ao Pavilhão Desportivo dos Olhos de Água – tel: 289 599 661
2) Instalação de Fontes Públicas – tel: 289 599 662|
Freguesia de Ferreiras:
3) Requalificação da zona envolvente ao Polidesportivo de Ferreiras – tel: 289 599 663
4) Criação de Zona de Lazer nas Ferreiras – tel: 289 599 664
Freguesia da Guia:
5) Reabilitação da Zona de Merendas da Fonte da Guia – tel: 289 599 665
6) Requalificação e valorização do antigo Caminho de Alfontes da Guia – tel: 289 599 666|
Freguesia de Paderne:
7) Requalificação da zona envolvente à Fonte de Paderne – tel: 289 599 667
8) Criação de Zona de Lazer em Paderne – tel: 289 599 668
9) Melhoramento das acessibilidades na aldeia de Paderne – tel: 289 599 669.

Câmara de Loulé lança concurso para resolver o problema do edifício Austral


A Câmara de Loulé lançou hoje o concurso de “Recalçamento das Fundações do Edifício Austral, em Quarteira”.

A intervenção poderá custar o máximo de 406.512 euros, que é o valor do preço base do procedimento e deverá ficar concluída em 150 dias após a assinatura do contrato com a empresa que vencer o concurso.

Esta iniciativa vem na sequência de um acordo conseguido em novembro passado com os proprietários daquele edifício, que desde 2006 apresenta uma inclinação que apesar de ligeira se tem acentuado, registando-se atualmente um desfasamento no topo de cerca de 30 cm.

Após uma vistoria dos serviços técnicos municipais foi verificado que a falta de estabilidade prendia-se com um erro de conceção, da responsabilidade do construtor, que se encontra fora do país. Esta conclusão também foi tirada de forma autónoma pelo tribunal onde este caso foi julgado.

Na altura, em comunicado, a autarquia referia que, “apesar de não ter qualquer dever formal em matéria de intervenção no edifício, decidiu tomar uma medida preventiva e corretiva numa situação que se arrasta há largos anos, dada a ausência do construtor que deveria por lei corrigir a situação existente.”

Câmara de Lagos avança com intervenção em estrada que custa 1,4 milhões


A Câmara de Lagos acaba de lançar o procedimento concursal da empreitada de “Requalificação Viária Municipal – EM537 (Quatro Estradas – Vila da Luz)”.

O objetivo é dotar esta via, que liga as Quatro Estradas e a Vila da Luz, de condições de mobilidade suave, pedonal e ciclável, bem como requalificar as infraestruturas existentes e criar novas infraestruturas.

De acordo com o anúncio hoje publicado, a autarquia está na disposição de pagar pela obra 1.430.000 euros, que é o valor do preço base do procedimento.

As empresas interessadas têm, a partir de agora, 39 dias para apresentar propostas, sendo que será escolhida a que for economicamente mais vantajosa para a Câmara.

Uma vez ultrapassada esta fase e escolhida a proposta vencedora, a empreitada deverá ficar concluída no prazo de 300 dias.

Câmara de Loulé reduz a dívida em 70 milhões de euros


O presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, apresentou esta quinta-feira um balanço do trabalho que tem sido realizado e o que se projeta para o Concelho nos próximos anos, no decorrer da sessão comemorativa do Dia do Município. Este ano “o equilíbrio orçamental e a sustentabilidade financeira” estiveram em destaque no discurso do autarca.

O autarca garantiu que “atingimos o valor de dívida orçamental mais baixo dos últimos 8 anos, reduzindo-se de cerca de 95 milhões de euros para os atuais 25 milhões de euros (menos 74% desde 2011)”.

O equilíbrio das finanças municipais torna possível pensar e projetar o desenvolvimento do Concelho, em especial, no interior. “Implementámos uma minoração de 30% (máximo permitido por Lei) na taxa mínima do IMI para as freguesias mais desertificadas e, mais recentemente, em 2019, diminuímos em 80% do valor das taxas a cobrar sobre a atividade económica em geral, ou seja, sobre a ocupação da via pública nessas mesmas freguesias”, referiu Vítor Aleixo.

Também no que respeita ao desenvolvimento concelhio por via do apoio às famílias, Vítor Aleixo anunciou que está para breve a apresentação da Estratégia Local de Habitação 2019/2030, matéria já aprovada em reunião camarária, e cujas políticas pretendem “promover o acesso à habitação para todos, permitindo criar soluções sustentáveis de habitação”. Relativamente àquele que é um dos maiores problemas atuais nos centros urbanos em todo o país, o edil explicou que a Autarquia está aqui a assumir “o papel central que é conferido aos municípios no contexto da Nova Geração de Políticas de Habitação, lançada recentemente pelo Governo”.

A requalificação da Escola EB 2,3 D. Dinis em Quarteira, os pavilhões multiusos em Quarteira e Almancil, os equipamentos que irão nascer no âmbito do protocolo com a Autoridade Marítima Nacional, o projeto ABC – Loulé Active Life, Health and Research, foram, entre outros, os empreendimentos autárquicos destacados pelo presidente da Câmara.

Desporto | DIOGO JOSÉ, VITOR OLIVEIRA E RICARDO ANTUNES CONVOCADOS PARA O OPEN DE ESPANHA DE ÁGUAS ABERTAS



No seguimento do Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais de Águas Abertas 2019, a Federação Portuguesa de Natação acaba de divulgar, os nadadores convocados para participar no Open de Espanha, que se realiza em Banyoles, nos próximos dias 14 a 16 junho. Estão convocados para esta competição, para além dos nadadores internacionais Diogo José e Vitor Oliveira, da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, também, os seguintes nadadores Dany Caillé SCB, Cátia Agostinho (CN Rio Maior), Joana Rodrigues e Martim Carvalho (União Coimbra), Mafalda Rosa e Martim Machado (CN Rio Maior), Mariana Mendes (ADRCCI Monte Maior) e Matilde Florêncio (Condeixa). 

O enquadramento técnico será assegurado pelo DT FPN, Daniel Viegas, e pelos treinadores convidados, Nuno Ricardo (CNRM) e Ricardo Antunes (SCC).

Opinião | Revolução cultural e legítima defesa


Fabio Augusto Ferreira e
Rodrigo da Costa Dias

O Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, juntamente com o Cel. Paes de Lira, ex-comandante metropolitano da PM de São Paulo e atual presidente da Associação Brasileira Pela Legítima Defesa, foram os convidados do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira para uma conferência no dia 9 de maio passado. O tema: “A Revolução Cultural, o Governo Bolsonaro e a Legítima Defesa”. O local: Clube Homs, na Avenida Paulista. O público: 700 convidados.
O Dr. Adolpho Lindenberg, presidente do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, apresentou as boas-vindas aos conferencistas e aos presentes, entre os quais se destacavam o cônsul Bryan Chamberlain, dos EUA; a consulesa Zsuzsanna László, da Hungria; Dom Paulo León Hakimian, Exarca Apostólico Armênio da América Latina; o representante do Cel. Marcelo Vieira Salles, Comandante da PM de São Paulo; sete deputados estaduais que foram anunciados.
Eduardo Bolsonaro  durante sua conferênciaA conferência do Deputado Eduardo Bolsonaro abordou a revolução cultural a que foi submetido nosso País nas duas décadas recentes, especialmente pelo desarmamento da população brasileira através do Estatuto do Desarmamento. Foi esta uma das muitas iniciativas dos governos anteriores contrárias aos verdadeiros interesses dos brasileiros. Com efeito, o Brasil já havia manifestado em referendo sua posição contrária, mas o desarmamento foi implantado, e só fez aumentar a audácia dos delinquentes, que “só respeitam aquilo que temem”. O desarmamento sinalizou para os bandidos que não haveria reação, pois a população se encontrava indefesa. Eles passaram então a agir de modo mais agressivo, chegando a matar para furtar celulares. O desarmamento da população faz parte da revolução cultural para implantar ditaduras, e foi utilizado por governantes tristemente famosos, como Stalin, Mao Tsé-Tung, Pol Pot, Hitler, Fidel Castro, Chávez, Maduro, sem esquecer o ex-presidente Lula da Silva, um dos responsáveis pelo desarmamento no Brasil. Sem oposição possível, tiranos levaram a população de seus países à miséria, cometeram genocídio em povos indefesos. Ao contrário do que muitos pensam, a defesa individual cabe a cada um. Não pode ser deixada para o Estado, ao qual não é possível designar um policial para cada cidadão, para cada residência.

Desenvolvendo um tema correlato, Eduardo Bolsonaro explicou que a família se encontra destruída, muitos jovens não têm mais sequer noção dos valores corretos de uma vida decente, fundamentada nos mandamentos de Deus. Percebendo que os bandidos usufruem mais direitos que o cidadão honesto, muitos jovens acabam pensando que o crime compensa. Exatamente por isso a esquerda ataca o cristianismo, ridiculariza a família e a Igreja. Muito aplaudido, o parlamentar conclamou os presentes a apoiar a luta contra a Revolução Cultural.

Cel. Paes de Lira, ex-comandante metropolitano da PM de São Paulo e atual presidente da Associação Brasileira Pela Legítima DefesaCom amplo conhecimento do assunto, o Cel. Paes de Lira analisou o Decreto 9.785, assinado recentemente pelo Presidente Jair Bolsonaro, que restaura e amplia a posse e o porte de armas de fogo. Fez um resumo acurado do Decreto e uma rigorosa análise técnica de pontos que julgou mais importantes, indicando também o que pode mudar na lei sobre o armamento e legítima defesa a partir de agora. Como ex-Deputado Federal, Paes de Lira se interessou em indagar do primeiro conferencista se existe atualmente no Congressso Nacional força política para aprovar o texto do Decreto 9.785, integralmente ou com alterações. Foi-lhe respondido que a oposição iria tentar de todos os modos derrubá-lo, e lembrou a propósito que “o preço da liberdade é a eterna vigilância”.

Nas habituais palavras de encerramento, o Príncipe Dom Bertrand de Orleans e Bragança lembrou o contentamento que teria o Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, se estivesse ali presente, pois sempre lutou pela família, propriedade e legítima defesa, direitos decorrentes da natureza humana que antecedem ao Estado. Quando o Presidente Bolsonaro escolheu Brasil acima de tudo e Deus acima de todos, como lema da sua campanha, quis mostrar exatamente que o direito de Deus está acima de todos os outros direitos. Só a união de forças para restaurar na sociedade os direitos de Deus, pelo cumprimento dos seus Mandamentos, poderá resgatar o Brasil do abismo ao qual estava sendo conduzido pela esquerda

ABIM

Justiça | Operação Teia. Presidente do IPO do Porto sai em liberdade

Resultado de imagem para Operação Teia. Presidente do IPO do Porto sai em liberdade
Observador
Laranja Pontes foi ouvido esta tarde no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto para o último dia de interrogatórios e a fixação das medidas de coação. O presidente do IPO do Porto saiu em liberdade. 
A empresária Manuela Couto e o presidente do IPO/Porto, Laranja Pontes, detidos da operação "Teia" regressaram hoje ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto para o último dia de interrogatórios e a fixação das medidas de coação.
O juiz de instrução prescindiu hoje da comparência dos outros detidos, os presidentes das câmaras Miguel Costa Gomes (Barcelos) e Joaquim Couto (Santo Tirso), que foram interrogados na sexta-feira e que deverão comparecer mais tarde para ouvirem as medidas de coação.
Ouvida na sexta-feira durante mais de três horas, Manuela Couto é administradora da W Global Communication, e já foi constituída arguida em outubro, no âmbito da operação Éter, relacionada com o Turismo do Norte, tendo pago uma caução de 40 mil euros para ficar em liberdade.
Os quatro arguidos foram todos detidos na quarta-feira, no âmbito da operação “Teia”, que se centra nas autarquias de Santo Tirso e Barcelos, bem como no IPO/Porto, e investiga suspeitas de corrupção, tráfico de influência e participação económica em negócio, traduzidas na “viciação fraudulenta de procedimentos concursais e de ajuste direto”, segundo comunicado da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária, o órgão de polícia criminal que apoia o Ministério Público neste caso.
Lusa

Tentou imolar a mulher com álcool e suicidou-se com os filhos em casa

Resultado de imagem para Tentou imolar a mulher com álcool e suicidou-se com os filhos em casa
Jornal de Notícias
Um homem de 47 anos tentou matar a mulher, de 41, regando-a com álcool, na madrugada deste sábado, no concelho de Alpiarça, distrito de Santarém.
A vítima sofreu queimaduras graves no peito e nas costas mas estará livre de perigo. O agressor, Paulo Farropo, foi encontrado morto em casa pelas autoridades policiais.
O episódio de violência doméstica ocorreu este sábado de madrugada, pouco depois das 4 horas, na moradia do casal, na localidade de Frade de Cima, onde estavam também os dois filhos: uma rapariga de 17 anos e um menino de 9.
Por razões que estão por apurar, o homem regou a mulher com álcool e pegou-lhe fogo. Em aflição, a vítima saiu para a rua e pediu ajuda a uma vizinha, que alertou as autoridades, apurou o JN. Uma viatura no exterior da habitação ficou carbonizada.
Depois de assistida no local, a mulher foi transportada para o Hospital de Santarém.
Já o agressor, vendo que a companheira conseguiu escapar, deitou fogo ao carro e barricou-se em casa. A GNR esteve cerca de uma hora a tentar negociar a sua entrega, mas sem sucesso. Quando entrou na moradia, encontrou o homem morto por enforcamento.
A Polícia Judiciária está a recolher elementos de prova para esclarecer as circunstâncias em que ocorreu o crime.
Francisco Pedro / JN