quarta-feira, 6 de março de 2024

Porto de Mós | O desenvolvimento económico e social 50 anos depois – Ciclo de Mesas Redondas “Democratizar, desenvolver e descolonizar”

 A segunda sessão do Ciclo de Mesas Redondas “Democratizar, desenvolver e descolonizar”, a ter lugar no próximo dia 15 de março, pelas 21h00, em Porto de Mós, abordará a temática do desenvolvimento económico e social, 50 anos depois do 25 de Abril de 74, pela voz dos protagonistas do podcast do Jornal de Negócios, “Partida de Xadrez”.
António Ramalho, Pedro Siza Vieira e Gonçalo Moura Martins, sob a moderação da jornalista Maria João Babo, vão discutir como o país cresceu nas últimas décadas e o que se perspetiva para o futuro, no campo económico e social.
 
Uma conversa que valerá a pena acompanhar e que acontece no âmbito do programa comemorativo do cinquentenário da Revolução de Abril, encetado pelo Município de Porto de Mós.

*Patrícia Alves (Comunicação) - Município de Porto de Mós

 

Aveiro dá a conhecer projetos musicais mais relevantes da região


Inspirado em programas como Tiny Desk, Transmissions from Down Below terá concertos intimistas e entrevistas a artistas de Aveiro. Uma série de 12 episódios com o carimbo de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
A Câmara Municipal de Aveiro apresenta a série audiovisual Transmissions from Down Below, que dará a conhecer alguns dos projetos musicais mais relevantes da região de Aveiro. Esta iniciativa, que tem o carimbo de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, resulta de uma parceria com a editora VIC NIC e foi lançada no âmbito da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027.

Inspirado em projetos como Tiny Desk, KEXP, Porta 253 ou Pinehouse Concerts, mas com uma linguagem, curadoria e direção artística singulares, Transmissions from Down Below terá 12 episódios, que intercalam concertos intimistas, realizados no auditório subterrâneo da VIC // Aveiro Arts House, com entrevistas aos músicos convidados.

A primeira temporada da série reúne músicos e bandas naturais da região – como MEMA., Troll’s Toy, Síria e Musgos— e projetos musicais que fizeram de Aveiro a sua casa e palco de eleição, como Sonny Santos, dos Estados Unidos da América, Santi Lesca (Argentina) ou Skier (Sérvia). São artistas que representam a cena musical contemporânea local, com um amplo espectro de estilos — como o rock, a eletrónica, o folk e o jazz —, confirmando assim a diversidade do panorama musical aveirense.

Os episódios serão publicados todas as terças-feiras, a partir de 12 de março, no canal de Youtube da VIC NIC, e serão também transmitidos às 22h30 no Canal180, canal de televisão dedicado à cultura e criatividade, disponível no Cabo, Internet e Mobile. O projeto culminará num episódio extra, gravado em Aveiro e transmitido em streaming durante a primeira semana de junho, por ocasião do 180 Creative Lab, um evento organizado pelo Canal180 com residências artísticas, exposições, concertos, laboratórios, entre outras atividades. A edição de 2024 realiza-se na cidade de Aveiro.

Transmissions from Down Below surge na sequência de RAJADA: Windy Sounds from Aveiro, um projeto que reuniu, numa lógica de cocriação, 16 projetos musicais da região. Desta iniciativa resultou um minidocumentário e uma compilação editada em vinil, CD e digital.

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

12ª edição do projeto "Wanted - Empreendedorismo nas escolas de Viseu Dão Lafões"


As Conferências Teen, enquadradas na 12.ª edição do projeto “WANTED – Empreendedorismo nas escolas de Viseu Dão Lafões”, tiveram continuidade, nesta terça-feira, dia 5 de março, no Auditório Municipal de Castro Daire e no Auditório Edifício Multiusos de Nelas.
Novas partilhas de jovens empreendedores que, inspiradoramente, relatam os seus percursos académicos, profissionais e pessoais a alunos do ensino secundário!

Amanhã a iniciativa prossegue para outros municípios do território Viseu Dão Lafões.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

Barcelos | Dia da Mulher no IPCA alusivo ao Empoderamento Feminino


No próximo dia 8 de março, a Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP) do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e a Associação Académica (AAIPCA) assinalam o Dia da Mulher com um evento sobre empoderamento feminino, a decorrer no Altice Fórum Braga.
A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, a CEO da Cachapuz, Graça Cunha Coelho e a Diretora de comunicação, Marketing e Intervenção Social na Associação de Futebol de Braga, Margarida Direito serão as oradoras convidadas do Ciclo de Conversas sobre o Empoderamento Feminino. A moderação da sessão ficará a cargo de Eva Macedo, investigadora nas áreas de Igualdade/Equidade de Género e docente do IPCA.
Este evento irá decorrer no Pequeno Auditório do Altice Fórum Braga, no dia 8 de março, pelas 11h00.

Com esta iniciativa pretende-se criar um momento de inspiração no feminino para a comunidade, contribuindo para a consciencialização e valorização do papel da mulher e de acordo com as medidas de igualdade e inclusão, preconizadas nos objetivos estratégicos do IPCA.
A participação é gratuita. As inscrições devem ser realizadas em www.ipca.pt

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Europe Direct Viseu Dão Lafões promove webinar sobre o impacto da União Europeia na juventude


Iniciativa “O que é que a União Europeia faz por mim? – perspetiva jovem” teve como objetivo apresentar a plataforma Unidos.eu, dando a conhecer as oportunidades que a União Europeia oferece aos jovens.
O EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões realizou hoje uma sessão online em colaboração com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, a Universidade de Aveiro, o Instituto Politécnico de Viseu e voluntários da rede Unidos.eu.

O webinar, intitulado “O que é que a União Europeia faz por mim? – perspetiva jovem”, teve como objetivo apresentar diversas plataformas e oportunidades que a União Europeia disponibiliza para os jovens, bem como inúmeras formas de participação ativa no projeto europeu, com um forte destaque na importância do voto nas próximas eleições europeias.
A sessão foi conduzida por Filipa Santos Lopes, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e Rafaela Almeida, da comunidade Unidos.eu.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, entidade de acolhimento do EUROPE DIRECT, compartilhou a sua perspetiva sobre o evento: “Estamos entusiasmados por promover a participação dos jovens na vida democrática da Europa. O Unidos.eu é uma plataforma valiosa que conecta pessoas localmente e em toda a Europa, incentivando a partilha de conhecimentos e a aquisição de novas competências. Esta iniciativa é crucial para construir uma Europa mais participativa e consciente. O EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões continuará a promover eventos informativos e inspiradores para envolver a comunidade na construção do futuro da União Europeia”.

A comunidade Unidos.eu é uma iniciativa do Parlamento Europeu, projetada para envolver o maior número possível de pessoas na vida democrática da Europa e incentivando-as a votar nas eleições europeias. A plataforma visa conectar pessoas localmente e em toda a Europa, proporcionando oportunidades para partilhar conhecimentos e desenvolver novas competências.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

Torres Vedras | OLHAR O CARNAVAL | OFICINA DE FOTOGRAFIA ANALÓGICA


Nos dias 16 e 23 de março e 13 e 20 de abril o Serviço Educativo do Centro de Artes e Criatividade realizará a formação Olhar o Carnaval. Uma oficina de fotografia analógica, para maiores de 12 anos, com o formador Sérgio Duarte.

Sinopse
O Carnaval é feito de história e de estórias, eternizadas na memória dos seus participantes, assim como também através do registo fotográfico dessa tradição secular dos desfiles e corsos alegóricos com toda a sua crítica e sátira social, numa grande festa onde a paródia e a folia são a sua companhia.
Após uma exploração e análise de várias fotos de desfiles e de corsos alegóricos de carnavais passados, dando especial atenção à arquitetura das ruas e dos edifícios da cidade de Torres Vedras, os participantes irão selecionar uma dessas fotografias para base de trabalho. De seguida, pretende-se de uma forma lúdica e divertida fazer uma viagem prática e experimental através do mundo de captação de imagens. O objetivo principal é passar pelos três processos fundamentais que caracterizam a fotografia analógica: fotografar, e depois em laboratório revelar a película e ampliar a fotografia em papel.
No final os participantes são desafiados a criar uma colagem com as suas fotografias, juntando o ontem, o hoje e o amanhã onde a imaginação não tem limites.
“Olhar o Carnaval” pretende juntar várias perspetivas do Carnaval onde o passado, o presente e o futuro se juntam numa arte: a fotografia.

Nota: Esta é uma formação contínua, cuja inscrição implica a participação na totalidade das sessões (16, 23 de março, 13 e 20 de abril).


Cantanhede | Câmara foi distinguida com selo de mérito pelo apoio aos cuidadores informais


A Câmara Municipal de Cantanhede viu ser-lhe atribuído o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais, no âmbito da 2.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI).
Esta distinção, referente ao biénio 2023/2024, deveu-se à adoção das melhores práticas e medidas de apoio em benefício do individuo que acompanha e cuida da pessoa de forma permanente, nomeadamente através do Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal (GMACI).
“É muito gratificante recebermos este selo, já que reconhece o importante trabalho que temos vindo a desenvolver em prol do bem-estar dos nossos cuidadores informais. Tratam-se de pessoas que cuidam de outras pessoas, e por isso, merecem todo o nosso apoio. Ao recebermos este selo estamos não só a destacar o trabalho feito por estes indivíduos, mas também a sensibilizar a comunidade para a necessidade de apoiá-los”, afirma a vereadora com o pelouro da Ação Social, Célia Simões.
Recorde-se que Cantanhede teve no terreno, de julho de 2020 e junho de 2023, o projeto CuidIn, uma referência a nível nacional no âmbito dos cuidadores informais.
Este projeto teve desde o início a preocupação em promover a qualidade de vida e bem-estar dos cuidadores informais residentes no concelho de Cantanhede, ao mesmo tempo que procurava a diminuição da exposição destas pessoas a níveis elevados de sobrecarga.
Este trabalho resultou no registo de 727 cuidadores informais no concelho e na capacitação de 194.
Nestas ações diretas de capacitação estiveram envolvidos 122 monitores, profissionais ou voluntários, tendo sido abrangidos mais de 1.380 agentes, profissionais, técnicos, cidadãos e voluntários.
Dado o impacto deste projeto e a necessidade de dar continuidade às intervenções junto deste público, a Câmara Municipal criou o Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal (GMACI), dando a possibilidade de usufruir de serviços de informação, aconselhamento, atendimento psicossocial, formação psicoeducativa, grupos de ajuda mútua e do banco de voluntariado.
No âmbito dos Grupos de Ajuda Mútua foram dinamizadas mensalmente sessões, para apoiar e dignificar os cuidadores informais, através de uma rede integrada de capacitação e qualificação, envolvendo mais de 130 participantes do concelho.
O cuidador informal pode ser atendido presencialmente todas as segundas-feiras, entre as 09h30 e as 12h30, na Casa Francisco Pinto, na Divisão da Ação Social e Saúde do Município, ou através do número de telefone disponibilizado para o efeito.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo



AGENDA | Aveiro 2024: Programação de Março

 AVEIRO 2024 – CAPITAL PORTUGUESA DA CULTURA
PROGRAMAÇÃO DE MARÇO
TEATRO | PROGRAMA AVEIRO EM FAMÍLIA

Uma ideia de justiça
Joana Providência

Data: 2 de março
Hora: 16h00
Local: Sala Estúdio, Teatro Aveirense

A ideia de justiça e, naturalmente, a urgência de apontar a injustiça nas suas múltiplas faces, são o ponto de partida deste projeto. Problematiza-se a JUSTIÇA, que nos parece muitas vezes enganosamente imediata, enganosamente inevitável, enganosamente segura, até ao momento em que testemunhamos a presença da injustiça e percebemos que aquela carece de cuidado permanente.

Bilheteira: 3 euros
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística:
Direção Artística: Joana Providência
Texto: Isabel Minhós Martins
Interpretação e Cocriação: Joana Mont’Alverne, Joana Petiz, Rina Marques
Cenografia: Cristóvão Neto
Figurinos: Cátia Barros
Música: Ana Bento, Bruno Pinto
Desenho de Luz: Tiago Silva
Apoio à voz: Maria do Céu Ribeiro
Apoio ao movimento: Daniela Cruz
Ilustração: Carolina Gaessler
Formação em Língua Gestual Portuguesa: Cristiana Ferreira
Coprodução: Teatro Aveirense, Teatro do Bolhão, A Oficina, Teatro Nacional São João

OUTRAS AÇÕES DO PROGRAMA AVEIRO EM FAMÍLIA:
Há vida nos Passadiços
Lara Pereira
Data: 3 de março
Hora: 14h00 – 16h00
Local: Cais da Ribeira de Esgueira
Bilheteira: Gratuita com inscrição obrigatória limitada a 30 participantes para ambiente@cm-aveiro.pt

Uma aventura no ATLAS – visita guiada e encenada
Data: 9 de março
Hora: 11h00
Local: ATLAS Aveiro – Biblioteca Municipal
Bilheteira: Gratuita

Puzzle do Perna-Longa
Data: 16 de março
Hora: 15h00 – 16h00
Local: Ecomuseu Marinha da Troncalhada
Bilheteira: 2 euros

Uma manhã na minha Área Protegida
Lara Pereira
Data: 24 de março
Hora: 10h00 – 12h00
Local: Reserva Natural das Dunas de São Jacinto
Bilheteira: Gratuita com inscrição obrigatória limitada a 30 participantes para ambiente@cm-aveiro.pt

Todos somos outros. Todos estamos em casa
Data: 30 de março
Hora: 15h00 – 16h00
Local: Museu Arte Nova
Bilheteira: 2 euros

EXPOSIÇÃO
Nova Arte Nova: Pim, Pam, Pum

Data: 2 de março a 26 de maio
Hora: Terça-feira a domingo: 10h00 – 12h30 / 13h30 – 18h00
            Inauguração: 17h00
Local: Museu Arte Nova

Nova Arte Nova é um programa que pretende criar contexto de pensamento, estudo e criação através do Museu Arte Nova, partilhando e disseminando práticas e inovação. Em 2024, Aveiro promoverá um conjunto de mesas redondas e exposições, com destaque para a presença de manifestações do movimento Arte Nova no mundo, com a colaboração da Réseau Art Nouveau Network. A exposição Pim, Pam, Pum: Uma viagem ao Século da Criança inaugura este ciclo.

Bilheteira: 3 euros

Ficha Artística:
Réseaux Art Nouveau Network. Museu Arte Nova

TEATRO | PROGRAMA CULTURA PERTO DE SI
Bzzzoira Moira
Teatro de Marionetas de Mandrágora

Data: 2 de março
Hora: 21h30
Local: Centro Cultural de Eixo

Esta é a história sobre um poço negro que dizem esconder um tesouro guardado por uma moura encantada por um feitiço. Durante a noite a jovem chora, enquanto se penteia, mas durante o dia é transformada num animal que afugenta o aguadeiro a caminho do poço, onde vai buscar água. Este é o início de uma extraordinária história. À noite, cada recanto esconde uma lenda, que esconde um mistério, que revela um pouco de nós, da nossa identidade e cultura.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: M/4 anos

Ficha Artística:
Teatro de Marionetas de Mandrágora

OUTROS ESPETÁCULOS DO PROGRAMA CULTURA PERTO DE SI:
Contradança
Samuel Marques e Vasyl Tsanko
Data: 1 de março
Hora: 21h30
Local: Centro Cultural de Esgueira

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: M/6 anos

T 0 + 1
Caracol Cultural [Thorsten Grutjen]
Data: 10 de março
Hora: 17h00
Local: Auditório, Junta de Freguesia de Santa Joana

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: M/6 anos

Canções de Aveiro em Jazz: uma releitura improvisada
Gabriel Neves, Laura Rui e João Salcedo
Data: 16 de março
Hora: 21h30
Local: Centro Comunitário de Aradas

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: M/6 anos

Oxalá: lendas de Mouras Encantadas
Virgínia Millefiori e Hélder David Duarte
Data: 17 de março
Hora: 17h00
Local: Auditório, Antiga Junta de Freguesia de Cacia

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: M/6 anos

NOVO CIRCO
Yé!
Circus Baobab

ESTREIA NACIONAL
Data: 3 de março
Hora: 17h00
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

O Circus Baobab é um coletivo de artistas circenses da Guiné e da sua diáspora que combina as formas tradicionais do circo africano com o circo contemporâneo. Neste espetáculo, vêm mostrar a capacidade de a humanidade persistir, recomeçar e reinventar-se. Acrobatas e dançarinos transportam o espectador numa viagem que evoca os desafios ambientais, explora um mundo em mudança, avalia as transformações em curso e observa a reinvenção contínua da realidade.

Bilheteira: 7,5 euros
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística:
Companhia Circus Baobab
Produção: Agence R’ en Cirque
Coprodução: Centre Culturel Franco-Guineen
Cocriação: Cirque Inextremiste com 13 artistas guineenses
Direção Artística: Kerfalla Bakala Camara
Conceção e encenação: Yann Ecauvre Acrobatics
Direção: Damien Droin
Coreografia: Nedjma Benchaïb

CINEMA
As Aves
Pedro Magano

ANTESTREI
Data: 5 de março
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

O Teatro Aveirense celebra os seus 143 anos com a estreia do filme de um realizador da região e rodado neste território. As Aves é inspirado numa obra de Mia Couto e retrata um velho que vive isolado e rodeado de água. Odeia os Deuses e desabafa os seus lamentos com uma caturra, a Poupa, que mantém aprisionada numa gaiola, uma metáfora da sua própria vida. No entanto, encontra nas palavras dos livros que descobre na biblioteca, durante as suas deambulações furtivas pela cidade, a sua liberdade.

Bilheteira: 4 euros
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística:
Elenco Gustavo Sumpta, Mafalda Rocha
Realização: Tânia Teixeira
Música Original: Pedro Marques
Direção de Som: Duarte Ferreira
Mistura Som: 5.1 Maurício D’Orey
Sound Design: Maurício D’Orey, Duarte Ferreira, Pedro Balazeiro
Montagem: Nuno Rocha, Pedro Magano
Correção de Cor: Pedro Negrão
Cenografia: Ângelo Costa
Figurinos: Paula Gomes
Fotografia de Cena: Jorge Costa
1º Assistente Câmara: Tiago Faria
2º Assistente Câmara: Ricardo Barros
Efeitos Especiais: Hugo Raposo, Élio Mateus
Arte Gráfica: Sérgio Duarte
Assistentes de Produção: Diogo Carvalho, Sara Mendes
Caracterização: Ana Nunes
Direção de Fotografia: Manuel Pinto Barros
Produção: Pedro Sá
Realização: Pedro Magano

DANÇA
Take
São Castro e António M Cabrita/Companhia Instável

Data: 8 de março
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Sendo o som uma ferramenta narrativa, tem o poder de conduzir as pessoas pelas histórias, dar-lhes contexto, reforçar conceitos e ativar modos de ver. Nesta peça coreográfica usa-se o design do som como condutor da relação entre os corpos, sustentando um cenário criativo e influenciando uma atmosfera narrativa. Uma estrutura coreográfica como se de cenas de cinema (takes) se tratasse, tendo o som como extensão dramatúrgica, quer do corpo quer da narrativa.

Bilheteira: 7,5 euros
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística:
Conceito, direção e coreografia: São Castro e António M Cabrita
Assistente de criação e ensaiadora: Daniela Cruz
Interpretação: Beatriz Mira, Catarina Casqueiro, Francisco Ferreira, Joana Couto, Nuno Velosa
Estagiárias: Ana Rita Almeida e Ana Jordão
Composição musical: Sarah Procissi
Figurinos e cenografia: Inês Vilas Boas
Desenho de luz: Cárin Geada
Produção: Instável – Centro Coreográfico
Produção Executiva: Rita Santos
Coprodução: Teatro Aveirense/Câmara Municipal de Aveiro e Teatro Municipal do Porto
Apoio a residências artísticas: Teatro Viriato
Apoio: gmem-CNCM-Marseille / National Center for Musical Creation, França
A Instável é apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes

MÚSICA
Teresinha Landeiro

ESTREIA

Data: 9 de março
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Teresinha Landeiro quer marcar de forma vincada o seu fado. É na casa Mesa de Frades (Alfama, Lisboa) que se apresenta semanalmente e foi esse o ponto de partida para construção de um currículo invejável, apesar de muito jovem. No ano de 2021 apresentou um álbum, ‘Agora’, que inclui música de autoria da própria Teresinha Landeiro, revelando um fado jovem, ambicioso e leve como a própria personalidade da fadista.

Bilheteira: 5 euros
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística:
Teresinha Landeiro (Voz)
Pedro de Castro (Guitarra Portuguesa)
André Ramos (Viola de Fado)
Francisco Gaspar (Viola Baixo)

MÚSICA | PROGRAMA ESCOLA CRIATIVA
Made In Aveiro – histórias com [RE]PERCUSSÃO

Data: 10 de março
Hora: 16h00
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Performance inserida no programa Escola Criativa para redescobrir Aveiro com o mundo inteiro! Composições a partir de textos originais e episódios reais, tradições e recriações, lendas, quadras e canções sobre personagens locais e místicas ao ritmo de músicos e artistas. Uma encomenda de Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura ao Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, a desenvolver durante todo o ano com alunos do 10.º ano dos Agrupamentos de Escolas do Município de Aveiro.

Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística:
Escola Artística do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian
Agrupamento de Escolas de Aveiro – Escola Homem Cristo, Agrupamento de Escolas Dr. Mário Sacramento – Escola Secundária Dr. Mário Sacramento
Agrupamento de Escolas José Estêvão – Escola Secundária José Estevão
Agrupamento de Escolas de Esgueira - Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

CINEMA

O Ciclo de Cinema Temático é composto por um filme e duas curtas-metragens históricas escolhidas em função do tema Cultura e Identidade, em parceria com a Cinemateca Portuguesa.

Noites de Cinema
Luís Diogo

ESTREIA

Data: 12 de março
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

As noites de cinema do velho cine teatro juntam Jorge e Maria. Um pedaço de bolo de chocolate é o início de tudo. Uma curta-metragem encomendada por Aveiro 2024, apresentada nesta sessão em antestreia com a presença dos autores e atores.

Classificação etária: M/12 anos

Ficha Artística:
Realização: Luís Diogo
Argumento: Martina Madejova e Danilo Nascimento
2024 | Drama | Portugal | 15 min
Curadoria: Plano Obrigatório

A Tremonha de Cristal
António Campos

Numa zona imensa de um salgado lagunar vive, numa das suas numerosas ilhas desertas, uma família cujo chefe é um proprietário de uma marinha de sal. O seu único neto, Armando, estuda música em França.

Classificação etária: M/12 anos

Ficha Artística:
Realização: António Campos
Curadoria: Plano Obrigatório
Parceria: Cinemateca Portuguesa

Gente Trigueira
Vasco Branco

Um documento das gentes que nos anos 60 viviam nos barcos da Ria de Aveiro, os moliceiros, os saleiros, os mercantéis e as bateiras. Barcos onde a vida acontecia na sua plenitude. Um filme do aveirense Vasco Branco (1919-2014), proeminente cineasta, escritor, ceramista e pintor.

Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística:
Realização: Vasco Branco
Curadoria: Plano Obrigatório
Parceria: Cinemateca Portuguesa

Bilheteira: 4 euros [inclui os 1 filme e 2 curtas-metragens]

MULTIDISCIPLINAR
Flávio Rodrigues e Maria Fonseca

ESTREIA
Data: 15 de março
Hora: 21h30
Local: PSP - Comando Distrital de Aveiro – Salão Nobre

Dois criadores, com uma obra singular, que conjugam o desenho e a dança como fonte e pensamento acerca da sua criação, desafiam um desejo expresso de estarem juntos e criarem uma obra em conjunto. Este espetáculo integra o ciclo Sobretudo, que nos meses de Inverno se apresenta em locais inesperados.

Bilheteira: 5 euros
Ficha Artística:
Curadoria: Útero Associação Cultural
Artistas: Flávio Rodrigues e Maria Fonseca

MÚSICA
Mary Ocher

Data: 16 de março
Hora: 22h00
Local: GrETUA

Melting pot. Dificilmente se poderia utilizar esta expressão com mais fidelidade. Mary Ocher é russa, de descendência ucraniana e judaica, e estudou cinema antes de se dedicar à música, à performance, à poesia e ao ensaio. A sua música, por mais etérea ou eletrónica que soe, nunca descola inteiramente os pés da terra. É aqui, com estes problemas e connosco, que ela sofre. E para isso só há uma solução: dançar.

Bilheteira: 6 euros [venda antecipada] / 8 euros [no próprio dia]
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística:
Mary Ocher (música e visuais)
Francisco Monteiro (iluminação)

www.gretua.pt
TEATRO
Angela (a strange loop)
Susanne Kennedy

Data: 20 de março
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

A vida de uma mulher desde o nascimento até à morte e para além disso. Acompanhamos Angela em situações quotidianas, tanto na doença como na cura, na vigília e no sono, no nascimento e no parto, no envelhecimento e na morte. O que faz de Angela a Angela? Angela é construída de milhões de experiências. Parte disso é um feedback direto do que as pessoas lhe dizem. Em suma, Angela é um loop estranho. Texto e encenação de Susanne Kennedy, uma das mais notáveis vozes da sua geração.

Bilheteira: 10 euros
Classificação etária: M/16 anos

Ficha Artística:
Conceção, texto e direção: Susanne Kennedy
Conceção e design de palco: Markus Selg
Intérpretes: Diamanda La Berge Dramm, Ixchel Mendoza Hernández, Kate Strong, Tarren Johnson, Dominic Santia
Dramaturgia: Helena Eckert
Desenho de luz: Rainer Casper
Sonoplastia: Richard Alexander
Banda Sonora: Diamanda Dramm, Richard Alexander
Música ao vivo: Diamanda Dramm
Vídeo: Rodrik Biersteker, Markus Selg
Figurinos: Andra Dumitrascu
Colaboração artística e direção de digressão: Friederike Kötter
Produção: Ultraworld Productions
Gestão e Distribuição: Something Great
Coprodução: Wiener Festwochen (Viena), Festival d’Automne à Paris & Odéon - Théâtre de l’Europe (Paris), Festival d’Avignon (Avignon), Holland Festival (Amsterdão), Kunstenfestivaldesarts (Bruxelas), National Theatre Drama - Prague Crossroads (Praga), Romaeuropa Festival (Roma), Teatro Nacional de São João (Porto) and Volksbühne am Rosa-LuxemburgPlatz (Berlim)

MÚSICA
Concerto de Semana Santa – Rossini, Petite Messe Solennelle

Data: 22 de março
Hora: 21h30
Local: Sé de Aveiro

Uma partitura cantada por várias vozes que se encontram num mesmo palco, fruto de um processo de participação e capacitação, partilhado por amadores e músicos profissionais.160 anos volvidos da sua estreia em Paris (14.03.1864), Petite Messe Solennelle de Rossini, um dos génios da Ópera (e não só), sobe a palco em Aveiro pelas vozes do Coro de Santa Joana, Graduale e Voz Nua que se juntam à Ópera de Bolso, pela mão do Maestro António Ferreira.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística:
Ópera de Bolso, Coro Santa Joana, Graduale e Voz Nua

MÚSICA
ÓRGÃOS DE AVEIRO – Concertos ao Entardecer
AMPO - Associação Musical Pro-Organo

Data: 23 de março
Hora: 17h00
Local: Igreja de Jesus

Data: 27 de março
Hora: 17h00
Local: Igreja da Misericórdia

Data: 28 de março
Hora: 17h00
Local: Sé de Aveiro

Ciclo de três concertos de órgão a solo inteiramente realizados por organistas profissionais (mulheres), que exploram as sonoridades dos órgãos de Aveiro, instalados em várias igrejas da Cidade: Liliana Duarte (Viseu), Rute Martins (Leiria), Marília Canhoto (Aveiro).

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística:
AMPO - Associação Musical Pro-Organo

MILLÉSIME, Encontro Nacional de Espumante*
* consultar programa próprio

Data: 23 e 24 de março
Local: Palace Hotel da Curia, Anadia

O Millésime – 2.º Encontro Nacional de Espumantes realiza-se no Curia Palace Hotel, no concelho de Anadia. Este espaço acolherá os melhores produtores nacionais de espumantes com denominação de origem. O evento inclui provas comentadas, provas de harmonização com iguarias, debates com convidados especiais e momentos de animação. Produtores oriundos de várias regiões do país terão um espaço próprio para mostra e degustação dos seus espumantes existindo ainda um espaço para venda de iguarias.

Bilheteira: 10 euros [1 dia]
     15 euros [2 dias]
    5 euros [Estudantes da área temática (mediante apresentação do respetivo cartão)]
Classificação etária: M/18 anos

Entidade Organizadora: Câmara Municipal de Anadia

MULTIDISCIPLINAR
Feira de Março

Data: 23 de março a 25 de abril
Local: Parque de Feiras e Exposições

A Feira de Março é a primeira feira franca nacional anual e isso torna-a especial, pois marca o arranque de mais um ano de atividade económica e social. A celebrar a 588ª edição, aposta na tradição aliando a modernidade da mostra económica, a festa da música, da gastronomia e das diversões, a alegria do convívio. Trata-se da maior mostra económica da Região Centro e um dos maiores parques de diversão do país que pode ser visitado de 23 de março a 25 de abril.
Conheça o programa para o dia de abertura da edição de 2024.

Abertura
23 de março | entrada gratuita

Programa Animação Associações Município de Aveiro
Hora: 15h00

Concerto José Cid
Hora: 22h00

Espetáculo de Fogo de Artifício
Hora: 23h30

Bilheteira e Programa:
www.feirademarco.pt

EXPOSIÇÃO/LITERATURA
Mário Sacramento: um neorrealista português

Data: 24 de março a 21 de abril
Hora: Segunda a sexta-feira: 10h00-18h30 / Sábado: 10h00-13h00
            Inauguração: 18h
Local: Praça da República

Mário Sacramento viveu entre a medicina e a política, mas a sua paixão foi a literatura, tendo sido no campo literário, designadamente no âmbito da crítica literária, que teorizou o movimento neorrealista português. Com a parceria do Museu do Neo-Realismo, procura-se com esta exposição homenagear este intelectual que teve igualmente um importante destaque como uma marcante figura de Aveiro e do movimento de oposição democrática ao regime do Estado Novo.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: Público em geral

Ficha Artística:
Museu do Neo-Realismo

TEATRO
Maria Coroada
João Garcia Miguel

Data: 27 de março
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Em 1840, na ressaca da Guerra Civil Portuguesa, um mancebo chega a uma aldeia duriense e traz consigo um livro cheio de histórias. Seguindo os ensinamentos desse livro, os populares fundaram um movimento liderado pela curandeira Maria das Neves. A partir de uma história verídica, Amândio Anastácio e João Garcia Miguel exploram a habilidade humana de falar com os deuses dentro de nós. Uma peça sobre coragem e sobre o poder de um livro para transformar uma comunidade.

Bilheteira: 5 euros
Classificação etária: M/16 anos

Ficha Artística:
Texto: João Garcia Miguel
Direção e Espaço Cénico: Amândio Anastácio, João Garcia Miguel
Intérpretes: Carmo Teixeira, Gustavo Antunes, Manuel João Vieira, Miguel Moreira, Oceana Basílio, Rui Oliveira, Sérgio Novo
Músico: João Bastos
Figurinos: Rute Osório de Castro
Costureira: Teresa Matos
Assistência de Encenação: Gustavo Antunes
Direção Técnica: Bruno Boaro, João Sofio
Produção: André Heitor, Daniel Moutinho, Ricardo Falcão, Rui Pires
Gestão Administrativa: Alexandra Libânio
Comunicação e Imprensa: André Filipe, Helena Ribeiro, Raquel Cunha, Rita Caetano
Design: Joana Torgal
Fotografia: Mário Rainha Campos
Registo Vídeo: Bruno Canas
Centro de Documentação: André Heitor

PENSAMENTO
Cultura e Identidade

Durante o ano de 2024, Aveiro pretende ser um palco para a reflexão sobre um conjunto de temas que marcam a agenda local e global, tendo como base os seus temas trimestrais. Para cada conferência são convocadas figuras proeminentes para uma reflexão em torno da relação da cultura com a identidade, a democracia, a sustentabilidade e a tecnologia. Na primeira etapa, serão também abordados os programas de participação de Aveiro 2024, numa sessão própria, com a discussão a dedicar-se ao papel da cultura na formação de comunidades e na inclusão social.

1.º PAINEL
Comunidades | Comuns Identidades

Data: 27 de março
Hora: 15h00 – 16h30
Local: Grande Auditório, Centro de Congressos de Aveiro

Na primeira parte desta conferência, aborda-se a noção de comunidade e o modo como esta está intuída em cada um de nós como algo que nos une, gerando uma dinâmica que nos aproxima, nos leva a trabalhar em conjunto e a definir um sentido comum para o futuro. É algo interior, como uma força magnética que se manifesta mas não se vê. Leva-nos a realizar tarefas em colaboração, mas também a dividir territórios, uma vez que suscita o estabelecimento de fronteiras e diferenças. É sobre estas forças, ocultas e manifestas, que se irá discutir e dialogar, contando com a participação de todos.

Oradores:
Armando Punzo: Encenador, ator – Vencedor do Leão de Ouro de Carreira na Bienal de Veneza 2023
Marco Martins: Cineasta e encenador
João Garcia Miguel: Diretor Artístico
Teresa Grancho: Vereadora na Câmara Municipal de Aveiro

2.º PAINEL
Educação, Bem-Estar e Mobilidade Social em Portugal

Data: 27 de março
Hora: 16h45 – 18h00
Local: Grande Auditório, Centro de Congressos de Aveiro

A segunda parte da conferência irá visar as matérias relacionadas com a educação, o bem-estar e a mobilidade social em Portugal e nas sociedades contemporâneas do século XXI, e a sua correlação com a cultura. Cultura como Identidade intrínseca a cada indivíduo e a cada comunidade. Partindo desta definição, cultura é o epicentro, o traço comum, o perfil base, a partir do qual partirmos à procura do desenvolvimento de políticas e aprendizagens sociais de desenvolvimento global. Um momento de reflexão na procura de soluções, perspetivas e abordagens à Cultura e Identidade do século XXI.

Oradores em atualização permanente em aveiro2024.pt
Bilheteira: Gratuito

MÚSICA
As 7 Últimas Palavras de Cristo na Cruz
ARS AD HOC

Data: 27 de março
Hora: 21h30
Local: Igreja das Carmelitas

O quarteto de cordas é a mais nobre formação de música de câmara, para a qual os compositores tenderam a escrever algumas das suas mais notáveis páginas, nelas experimentando novas ideias e técnicas, mas também expressando íntimas reflexões musicais. Joseph Haydn é considerado o compositor que afirmou o quarteto de cordas enquanto género maior, seguindo-se-lhe uma infinidade de compositores, até aos nossos dias, que tentaram deixar uma marca pessoal na criação para a mesma formação.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística:
Álvaro Pereira (violino)
Diogo Coelho (violino)
Francisco Lourenço (viola)
Gonçalo Lélis (violoncelo)
Arte no Tempo (Associação Cultural)

EXPOSIÇÃO
SAL de Aveiro, SAL do Mundo

Data: Até 31 de março
Horas: Terça - Domingo, 10h-12h30 / 13h30-18h00
Local: Museu da Cidade

Sal de Aveiro. Sal da Vida. Sal do Mundo. Ao sal se deve a primeira referência a Aveiro, a 26 de janeiro de 959, através do testamento da Condessa de Portucale, Mumadona Dias, documento precioso que se poderá ver na exposição. Fator de estímulo da relação de Aveiro com o Mundo, partindo daqui para múltiplas paragens. Uma mostra, plena de objetos raros e documentos inéditos, que institui, assevera e ilustra Portugal, terra com sabor a sal.

Bilheteira: 3 euros

EXPOSIÇÃO
50 objetos de conhecimento, exposição dos 50 anos da UA, 1973-2023
Francisco Providência

Data: Até 31 de março
Hora: Terça-feira a sábado, 13h30-18h30
Local: Salão Nobre, Teatro Aveirense

Data: Até 13 de novembro
Hora: Disponível 24h
Local: Praça Central da Universidade de Aveiro

Através da comunidade da Universidade de Aveiro (UA), foram recolhidos 50 testemunhos de inovação com impacto social, reunidos numa exposição que se assume como metáfora demonstrativa do papel da UA no mundo, numa das iniciativas do Programa de Comemorações dos 50 anos desta Universidade. A exposição polinuclear tem uma componente no Salão Nobre do Teatro Aveirense e outra na Praça Central da UA, compondo uma parceria entre Aveiro 2024 e a celebração do aniversário da Universidade de Aveiro, complementada por outros momentos ao longo do ano.

Bilheteira: Gratuito

Ficha Artística:
Conceção: Francisco Providência
Organização e produção: Universidade de Aveiro

INSTALAÇÃO
Pousio
Bárbara Rosário e Pedro Rodrigues

Data: Até 23 de junho
Local: Ecomuseu Marinha da Troncalhada

Num Pousio frio, a Marinha descansa num sono tranquilo de quem sonha a Primavera, com vislumbres da azáfama e do esplendor do Estio ido. Uma instalação contemporânea baseada na recriação das alfaias salícolas através do olhar de dois jovens aveirenses desafiados a trabalhar as muitas vidas da Marinha da Troncalhada nas longas noites e curtos dias de Inverno. O Pouso e Repouso regenerador do Inverno, que anseia pacientemente o Verão.

Bilheteira: Gratuito
Ficha Artística:
Artistas: Bárbara Rosário e Pedro Rodrigues

Para mais informações, consulte: https://www.aveiro2024.pt/pt/

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE APOSTA NA REFLORESTAÇÃO DE PARQUES E JARDINS DA CIDADE

 O Município da Marinha Grande tem em curso a plantação de 220 árvores de médio e grande porte, em diversos parques e jardins da cidade. Esta medida insere-se no projeto MG BioUrbAct, que tem como objetivo criar ilhas sombra e promover a adaptação da cidade às alterações climáticas.

As árvores estão a ser plantadas no Parque da Cerca, Parque das Bernardas (junto ao Estádio Municipal), Jardim Luis de Camões, Parque Mártires do Colonialismo e Rua das Portas Verdes.
As espécies são, na generalidade, autóctones, melhor adaptadas e mais resilientes às alterações climáticas, com destaque para os freixos, amieiros, carvalhos, bétulas, salgueiros, lódãos, áceres, sobreiros e pinheiros-mansos, para além de diversas espécies de arbustos nativas como o medronheiro, a murta, o rosmaninho e a roselha.
Financiada pelo COMPETE 2020, esta ação resulta da aprovação da candidatura do projeto Marinha Grande, para promover a Biodiversidade Urbana para a adaptação às Alterações ClimáTicas (MG BioUrbACt), cuja elegibilidade assenta na aposta em espécies autóctones e no incremento da biodiversidade.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | APRESENTAÇÃO DE LIVRO DE VÂNIA TAVARES NA BIBLIOTECA MUNICIPAL


O Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande recebe a apresentação do livro “Sem Medida”, da autoria de Vânia Tavares, Editora Cordel de Prata, fevereiro 2024, no dia 16 de março, pelas 15h00.
O livro fala sobre família, amizade, paixão, carência e emoções. A personagem Sabrina, tenta desenvolver-se entre a fragilidade do pai, a ausência da mãe e a aparente atenção de um casal. Benedita tenta encontrar segurança nas crenças e nos comportamentos de uma grande amiga sua. Débora tenta preencher o seu vazio através da sua relação com Hugo. Cada uma transporta as suas experiências e há um momento em que as suas histórias se tocam.
Vânia Tavares nasceu em 1992. É natural de Vale de Cambra e mora em Leiria, com a sua filha, desde outubro de 2022. Em 2011, escreveu o seu primeiro livro - A formiguinha Leonor. Em 2012 e 2013, foi júri de um concurso literário para alunos do 5° ao 9° ano. Neste momento, está a escrever um livro infantil que pretende que esteja concluído este ano.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cardo-Roxo atuam no Mosteiro de Freixo de Baixo no domingo


No próximo domingo, 10 de março, às 16 horas, o Ensemble Cardo-Roxo regressa à Rota do Românico para mais um concerto do ciclo “Ad Orientem”, desta vez no Mosteiro do Salvador de Freixo de Baixo, em Amarante. A entrada é livre.

“Ad Orientem” é um projeto artístico e de investigação promovido pela associação cultural Projecto Cardo em 12 monumentos icónicos do Norte de Portugal, com o apoio, entre outras entidades, da Rota do Românico, do Património Cultural, I.P., da Antena 2 e da Direção-Geral das Artes.
Em cada um dos espaços patrimoniais será feita uma análise científica e empírica do seu comportamento acústico e das condições arquitetónicas e práticas com vista à realização de concertos e gravações profissionais.
Para cada monumento foi selecionada para gravação uma canção tradicional local com um novo arranjo, e escolhida uma data para a realização de um concerto para a sua comunidade, no qual se ouvirá a sua peça.
No final de 2024, será editado um disco com as 12 canções escolhidas pelo projeto “Ad Orientem”, e lançado um sítio na internet, para que os músicos e produtores possam ter acesso a toda a informação recolhida e possam escolher o local que melhor serve o seu propósito musical.
O Ensemble Cardo-Roxo, criado em 2012, dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português, e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registos áudio, vídeo, partitura ou tradição viva.

Mantendo as características identitárias destas recolhas musicais, e através da mistura de instrumentos antigos e tradicionais (violas da gamba, gaitas de fole, alaúde e percussão), da exploração vocal e da fusão estética, pretende criar uma sonoridade original e de surpreendente harmonia.

O Ensemble Cardo-Roxo é formado por Carmina Repas Gonçalves, na viola da gamba e voz, Antony Fernandes, na gaita de foles e voz, e Tiago Manuel Soares, na percussão.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação