terça-feira, 10 de outubro de 2017

Falar de negócios com uma caneca de cerveja na mão

No mês de Outubro a Beta Talk Portimão, numa edição especial, convida mestres cervejeiros algarvios a partilharem os seus percursos empreendedores e como abraçaram a criação de marcas de cervejas artesanais no Algarve, bem como a apresentarem as várias “loiras” algarvias que desfilam com sucesso por vários festivais locais e nacionais de cerveja e prometem continuar a dar que falar.
A Beta Talk é um espaço mensal por onde têm passado empreendedores, a apresentar as suas histórias, sucessos e, também, alguns fracassos.
A edição deste mês, convertida em “Beer Talk”, acontecerá na próxima Segunda-feira, 16 de Outubro, a partir das 19h00, no espaço do restaurante Faina, no Museu de Portimão. Como é habitual na Beta Talk Portimão, a participação é livre mas sujeita a inscrição prévia através de https://tinyurl.com/betatalkportimao-out2017
Um dos convidados é André Gonçalves é co-fundador da cerveja MarafadaNasceu no Algarve e tem formação em Arquitectura Paisagista. Trabalhar num escritório 8 horas por dia seria impensável para si e sempre se imaginou como um pequeno produtor de algum produto especial, que promovesse o Algarve. Produziu azeite mas nunca colocou no mercado e fez também algumas experiências com agricultura biológica.
Começou a provar cerveja artesanal em 2011 quando estudava em Lisboa mas, nessa altura, nunca imaginava vir a produzir aquele tipo de bebida. Com o passar do tempo o seu gosto por cerveja artesanal foi aumentando até que, em 2013, começou a produzir cerveja para consumo próprio sem pensar ainda na venda. No entanto, no início de 2015, a “Marafada” começou a chegar aos primeiros clientes.
Outro empreendedor do mês é Pedro Alves, co- fundador da cerveja MoçaVeio de Celorico de Basto para o Algarve para estudar Engenharia Mecânica na UALG e acabou por se apaixonar pelo Algarve. Começou por trabalhar na área da climatização e das energias renováveis por conta de outrém e, posteriormente, no seu próprio negócio.
A crise na construção levou-o a procurar alternativas e, a restauração e o turismo de que era apenas apreciador, passaram a ser novas áreas de investimento. Apostou em Faro e no Porto mas rapidamente percebeu que negócios à distância não funcionavam. A paixão pela região levou-o também a uma grande paixão por uma algarvia com quem havia de partilhar a sua nova aposta – a criação do restaurante/ pastelaria / mercearia Vila Adentro.
Aproveitando a localização e potencialidade do espaço na zona histórica de Faro, e entusiasmado com o que o havia visto em Lisboa e na Alemanha decidiu apostar na cerveja artesanal. Colaborar na organização do primeiro “beer fest” de Faro foi o passo seguinte dando a conhecer diversas marcas de cervejas.
A partir daí e, aproveitando os recursos do Portugal 2020, a ligação histórica à cidade e o gosto pelo negócio da cerveja artesanal criaram a Moça- uma cerveja leve, fresca, com ingredientes algarvios e com uma produção modular que lhes permite adaptar à procura.
Tiago Caldeira, o mestre cervejeiro que criou a cerveja Abaladiça é outro dos convidados. Foi em Lisboa, a sua cidade natal, que cresceu, estudou e completou uma licenciatura em Filosofia. Acabado o curso, seguiram-se uns tempos de indecisão em que foi barman, dj, day trader (transacionando títulos nos mercados americanos), antes de começar uma carreira como redator publicitário.
A crise, que levou a que fosse dispensado, e o amor por uma louletana, trouxeram-no para o Algarve. Já no sul de Portugal, ensaiou a entrada no mundo da culinária, interrompida por viagem a Amesterdão que o inspirou a lançar-se na produção de cerveja caseira. Um par de anos e umas quantas experiências depois, decidiu fazer da cerveja profissão. Em 2016 fez um estágio na cervejeira Refsvindinge na Dinamarca e em julho de 2017 lançou a Abaladiça. Agora trabalha para consolidar a sua marca e o gosto dos algarvios pela cerveja artesanal.
Ivânia Lourenço e Sebastião Afonso, são o casal que fez nascer a cerveja Moura. Ivânia é técnica superior de análises clínicas e Sebastião Afonso tem formação e experiência de 27 anos na área da restauração. A ideia de produzir uma cerveja única no mercado surgiu em 2013, com a descoberta de um curso de fabrico de cerveja no Porto, que os levou a procurar saber mais, a se instruírem e a procurar inspiração na cultura local.
Em 2014 surgia a Moura ® “artesanal de alfarroba, cerveja de encantar”, fabricada em Tavira, de onde são naturais. Um nome e ingredientes em tudo relacionados com a esta terra algarvia: um ingrediente típico, trazido pelos mouros e a história da Moura Encantada de Tavira. Depois do sucesso alcançado com esta primeira cerveja criaram uma outra cerveja inovadora, sem nunca abandonarem o amor que os liga aos produtos da região – a Sabra que, na sua génese tem um fruto pouco conhecido, o figo de pita. Actualmente a produção é toda consumida localmente e nalguns pontos do Algarve mas faz parte da dos planos reforçar a sua distribuição não só na região como no resto do País e, quem sabe, tentar a internacionalização.
Fonte: O Algarve Económico

Puigdemont​ declarou a independência, mas deixa-a em suspenso

Resultado de imagem para Puigdemont​ declarou a independência, mas deixa-a em suspenso
O presidente do governo regional da Catalunha, Carles Puigdemont, quer abrir um processo diálogo com Madrid para iniciar o processo de independência. Puigdemont declarou a independência, mas deixa-a em suspenso.
"Assumo o mandato do povo para que a Catalunha se torne independente", disse. O "conflito" com Madrid tornou-se "insustentável".
A sessão estava marcada para as 17h00 (hora de Lisboa), mas foi adiada uma hora.
O líder catalão disse que esta “não é” “uma decisão pessoal, é o referendo de 1 de Outubro” – uma consulta popular que foi alvo de “ataques policiais” a “pessoas indefesas”, algo inédito na União Europeia e cujas imagens deixaram o mundo “horrorizado”. A somar a isso, houve detenções de altos responsáveis catalães, “escutas telefónicas” e ataques informáticos, que, ainda assim, não impediram o referendo.
Para Puigdemont, o Governo central quis provocar o pânico generalizado” para levar à abstenção, mas, mesmo assim, mais de 2 milhões de pessoas “venceram o medo e foram votar”. “Não somos delinquentes, não somos loucos, não somos golpistas, somos gente normal que pede poder votar”, declarou.
“Apesar dos esforços para combater o referendo, quando os cidadãos chegaram aos colégios eleitorais encontraram todas as condições para votar”, disse.
Puigdemont diz que, antes do referendo, houve várias iniciativas que poderiam ter resultado num estatuto autonómico positivo para a Catalunha, algo que, afirmou, não aconteceram. “O povo da Catalunha há muitos anos que reclama liberdade para poder decidir e ainda não encontramos interlocutores”, disse. “A última esperança é que a monarquia exerça o papel de moderador que se exige, mas o discurso do Rei, na semana passada, confirmou o pior dos cenários.”
No início do discurso, o presidente do Governo Regional da Catalunha apelou à redução da tensão entre Barcelona e Madrid. “Não temos nada contra Espanha e os espanhóis”, afirmou mais à frente. Sobre a saída de empresas da Catalunha, disse que estas mudanças de sede afectam mais os mercados do que a economia real catalã.
Segundo o “El País”, Carles Puigdemont reuniu-se com deputados independentistas. Segundo fontes do governo catalão, citadas pela edição online "La Vanguardia", o atraso foi motivado por Carles Puigdemont estar reunido com "mediadores internacionais". Madrid terá recusado esta hipótese de mediação, avançou a AFP.
Esta sessão tinha como ponto único na ordem de trabalhos a análise da situação política na região, na sequência do referendo pela independência de dia 1 de Outubro – que o Tribunal Constitucional espanhol considerou ilegal.
O presidente regional afirmou nos últimos dias que iria declarar a independência em breve, mas nunca disse quando. Inicialmente, os grupos parlamentares independentistas da Catalunha tinham marcado o plenário para segunda-feira, mas o Tribunal Constitucional espanhol suspendeu a sessão.
Já a antecipar uma declaração unilateral de independência, a associação pró-independência Assemblea Nacional Catalana (ANC) apelou a uma grande concentração de cidadãos perto do parlamento regional à hora do plenário.
Mas esta terça-feira, a polícia encerrou o parque Ciutadella de Barcelona, junto ao edifício do Parlamento, durante todo o dia, por "motivos de segurança". A ANC comunicou, entretanto, que a concentração convocada pelo grupo de apoio à declaração de independência, foi transferida para o Paseo de Lluis Companys, nas imediações do Parlamento e junto ao Tribunal Superior de Justiça da Catalunha.
Por outro lado, o grupo "Recortes Cero" está a organizar uma manifestação contra a declaração unilateral de independência por considerar que se trata de uma "imposição antidemocrática".
E agora?
O governo espanhol pode responder de várias formas a esta declaração de independência. Mariano Rajoy já disse ao "El País" que Madrid "fará tudo o que for preciso", com "mão firme e sem complexos" para impedir a independência da Catalunha. Uma das possibilidades é activar o artigo 155.º, a “bomba atómica” da Constituição espanhola, nunca usada desde que foi escrita e aprovada em 1978.
Este artigo permite a suspensão de uma autonomia e dá ao governo central poderes para adoptar “as medidas necessárias” para repor a legalidade.
O governo espanhol considera que Puigdemont e outros políticos catalães poderão estar a incorrer em dois delitos tipificados no código penal espanhol, sedição e rebeldia, pelo que pode ordenar as suas detenções (tal como aconteceu na Catalunha com Lluís Companys, em 1934).
Além do artigo 155.º, Rajoy também pode aplicar a Lei de Segurança Nacional ou tentar juntar apoios no Congresso dos Deputados para apoiar a declaração do Estado de Emergência ou o Estado de Sítio na Catalunha.
Fonte: RR

Em que circunstâncias poderei beneficiar da isenção do pagamento de taxas moderadoras?

Resultado de imagem para varteiras com dinheiro à vista
A isenção do pagamento das taxas moderadoras ocorre se tiver efetuado mais de 30 dádivas na vida ou se tiver 2 dádivas nos últimos 12 meses, incluindo os candidatos à dádiva impedidos temporária ou definitivamente de dar sangue por razões de ordem médica, desde que tenham efetuado 10 ou mais dádivas válidas.
_________________________________

O artigo 205º da Lei nº 7-A/2016 de 30 de março (Lei do Orçamento de Estado para 2016), veio alterar o Decreto-Lei nº 113/2011, de 29 de novembro, prevendo, a partir de 31 de março de 2016, para os Dadores Benévolos de Sangue a isenção do pagamento de taxas moderadoras relativamente às prestações de cuidados de saúde primários e hospitalares no âmbito do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

No que diz respeito aos critérios para atribuição de isenção aos Dadores de Sangue, a Circular Normativa Nº 8/2016/DPS/ACSS, de 31 de março, da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), revoga as anteriores sobre esta matéria e explicita que os Dadores de Sangue podem beneficiar da isenção do pagamento de taxas moderadoras nas seguintes condições: se tiverem efetuado mais de 30 dádivas na vida ou se tiverem duas dádivas nos últimos 12 meses, incluindo os candidatos à dádiva impedidos temporária ou definitivamente de dar sangue por razões de ordem médica, desde que tenham efetuado 10 ou mais dádivas válidas.

Admiravelmente ainda há dadores que não sabem como beneficiar da isenção das taxas moderadoras. Afinal, quando se dirigem aos locais para doarem sangue não têm acesso a esta informação?

Temos ou não razão quando afirmamos que, interessa é ter os dadores de braços estendidos, quanto a informação esquece! É lamentável.

J. Carlos
Director

Amanhã no Posto Fixo da ADASCA entre as 15 horas e as 19:30 horas | Colheita de sangue e registo para medula óssea a favor do jovem de Ílhavo que luta contra um Linfoma

Quem já se inscreveu uma vez não adianta voltar a fazê-lo de novo, porque mantém-se na base de dados até aos 55 anos idade.

Quem pode ser Dador

Principais condições para se inscrever como potencial Dador de Medula óssea:

  • Ter entre 18 e 45 anos;
  • Peso mínimo de 50kg;
  • Altura superior a 1,5m;
  • Ser saudável;
  • Nunca ter recebido transfusões após 1980;
Nota: Não precisa de estar em jejum)

Quem não se pode registar como Dador de Medula óssea no Registo Português?

  • Não poderá registar-se como Dador de Medula Óssea se tiver pelos menos uma das seguintes condições:
  • Idade inferior a 18 anos ou superior a 45 anos;
  • Altura inferior a 1.50m;
  • Peso inferior a 50kg;
  • Obesidade Mórbida, mesmo nos casos de colocação de Banda ou Bypass Gástrico;
  • Patologia Cardíaca;
  • Hepatite B ou C, alguma vez na vida;
  • Doença Oncológica;
  • Transfusão de sangue depois de 1980;
  • Doenças Auto-imune (Artrite Reumatóide, Lúpus);
  • Doenças infecto-contagiosas;
  • Insuficiência renal;
  • Patologia da Tiróide;
  • Diabetes;
  • Anemia Crónica;
  • Hérnia Discal;
  • Fibromialgia;
  • Glaucoma;
  • Não compreender a língua portuguesa tanto na sua forma oral como escrita;
  • Não ter residência estabelecida em Portugal.
NOTAS:
1 - Chamamos a atenção para o facto desta lista de factores que impedem a inscrição no CEDACE como potencial dador de medula óssea, não ser exaustiva, limitando-se a conter apenas informação básica geral;
2 - Quem não puder tornar-se dador de medula óssea, tem sempre a possibilidade de ajudar de outras forma, veja em como ajudar 
www.adasca.pt podendo levantar cartazes para a promoção da dádiva de sangue, por exemplo.

Para mais informações contacte o 234 095 331 (Sede da ADASCA).
No caso de poder registar-se como potencial dador de medula óssea, pode um dia ser "ativado" e ter o privilégio único de SALVAR UMA VIDA!

Como pode tornar-se Dador

O que deve saber antes de se registar como potencial Dador de Medula óssea:
Registar-se como potencial Dador de Medula óssea implica apenas preencher um impresso e tirar uma pequena amostra de sangue, nada mais.
Só uma ínfima quantidade de potenciais Dadores tem o privilégio de ser "activado" e realmente poder salvar uma vida.
O potencial dador pode, em qualquer momento, desistir do processo.
A decisão de se registar como Dador deve portanto ser uma decisão totalmente voluntária, ponderada e consciente para não causar falsas expectativas em doentes necessitados.
Uma vez registado como potencial dador poderá ser chamado para salvar alguém até aos 55 anos de idade.
  • É necessário apresentar o BI/cartão de cidadão quando se vai inscrever como dador;
  • Preenche-se formulário disponível no local de recolha no Posto Fixo da ADASCA, Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar (Bairro social de santiago) com as seguintes Coordenadas GPS: N 40.62659 | W -8.65133

Onde pode tornar-se Dador

O que levar: BI e Cartão de Utente ou Cartão de Cidadão. No caso dos cidadãos estrangeiros, deverão levar o Visto de Residência.

O que é feito:

Preenchimento de um questionário e caso reúna as condições necessárias para se tornar dador de medula óssea, é-lhe retirada uma pequena amostra de sangue.
O potencial dador é avaliado por um médico do IPST no local de colheita de sangue.

Contamos convosco, vamos mais uma vez fazer desta Campanha uma corrente de solidariedade em prol deste jovem, ou, de outros que se encontram em situação semelhante.

J. Carlos


 NB: ADASCA vai editar cartazes relacionados com o caso que podem ser levantados na Sede por interessados em divulgar, afixando os mesmos em locais públicos.

________________________________

Tomada de Posse dos Órgãos Autárquicos - Câmara e Assembleia

Realiza-se no próximo sábado, dia 14 de outubro de 2017, pelas 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de instalação dos Órgãos do Município de Estarreja - Assembleia Municipal e Câmara Municipal - para o Mandato Autárquico 2017-2021.
Nesta sessão tomarão posse os 7 eleitos para o órgão executivo Câmara Municipal, os 21 deputados municipais eleitos diretamente para o órgão deliberativo Assembleia Municipal e, por inerência de funções, os 5 primeiros eleitos para as Assembleias de Freguesia, na sequência dos resultados das eleições autárquicas realizadas no passado dia 01 de outubro.


:: ASSEMBLEIA MUNICIPAL 
Coligação PSD/CDS-PP Querer ainda Mais!
REGINA MARIA PINTO DA FONSECA RAMOS BASTOS 
ANTÓNIO MANUEL VALENTE DE SOUSA 
JOSÉ DOMINGOS MATOS SOUSA 
ARMINDA PAULA MOUTELA BRANDÃO 
CARLOS ALBÉRICO DE AMORIM ALVES 
JOSÉ AUGUSTO DA LUZ MATOS 
MARIA MARGARIDA ROCHA E SILVA 
TIAGO MIGUEL VALENTE VARUM 
MANUEL ARMANDO DOS SANTOS MARQUES 
VERA DA CONCEIÇÃO SANTOS DE ALMEIDA GOMES SILVEIRA DE ALBUQUERQUE 
ANTÓNIO HILÁRIO DE MATOS 

Partido Socialista
JOSÉ GONÇALO SARMENTO DE REBOCHO SILVA E COSTA 
VLADIMIRO DAS NEVES RODRIGUES DA SILVA 
LUÍSA SOARES HENRIQUES 
HUGO DANIEL MATOS OLIVEIRA 
DIAMANTINO ALBERTO GARRIDO CORREIA 
LUCIA MARIA DE ALMEIDA ARAÚJO 
RUI JORGE DE OLIVEIRA PINHO E SILVA 
NUNO MIGUEL VALENTE DE CASTRO

CDU – Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV)
CATARINA LUÍSA CANHOTO MATOS DE ALMEIDA 
JOAQUIM MANUEL DA SILVA BRITO MESQUITA 

PRESIDENTES DE JUNTA DE FREGUESIA
Partido Socialista
JOSÉ JORGE SILVA VALENTE BORGES (Avanca)  
MANUEL AUGUSTO RODRIGUES DE ALMEIDA (Salreu) 

Coligação PSD/CDS-PP Querer ainda Mais!
JOSÉ ANTÓNIO PEREIRA DE SOUSA MARQUES (Beduído e Veiros) 
JOSÉ GABRIEL OLIVEIRA TAVARES (Canelas e Fermelã) 
ANTÓNIO JOSÉ DA SILVA TAVARES (Pardilhó) 


:: CÂMARA MUNICIPAL 
Coligação PSD/CDS-PP Querer ainda Mais!
DIAMANTINO MANUEL SABINA 
ADOLFO FIGUEIREDO VIDAL 
ISABEL MARIA DA CONCEIÇÃO SIMÕES PINTO 
JOÃO CARLOS TEIXEIRA ALEGRIA 
CARLOS AUGUSTO OLIVEIRA VALENTE 

Partido Socialista
CATARINA DE ASCENSÃO NASCIMENTO RODRIGUES 
MADALENA MARIA TRINDADE COELHO BALÇA 


CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 

O amor não engana. A gente que se engana, enxergando amor onde não tem.



Uma das piores decepções ocorre quando achamos que era amor, mas não era. Quando tínhamos certeza de que éramos amados de volta, mas não éramos. Quando pensávamos que iria durar para sempre, mas não duraria.

Teremos muitas decepções pela frente, sendo uma das mais doloridas aquela que nos desmonta quando achamos que era amor, mas não era. Quando tínhamos certeza de que éramos amados de volta, mas não éramos. Quando pensávamos que iria durar para sempre, mas não duraria. A gente se engana muito com as pessoas, mas se enganar com quem escolhemos como parceiro de vida dói demais.

Mesmo que não estejamos procurando por um relacionamento amoroso, muitas vezes somos arrebatados por um sentimento forte em relação a alguém, repentinamente, assim, sem mais nem menos. E, então, passamos a querer ficar junto, a desejar uma vida a dois, vivenciando o amor em tudo o que ele possibilita. E costumamos nos entregar por inteiro, acreditando que aquilo tudo possui verdade e intensidade, porque queremos que dê certo.

E, nessa esperança de que seja amor de verdade, não raro nos tornamos cegos frente a sinais claros de que o outro nem está ali por inteiro, tampouco retorna na mesma medida – às vezes, nem retorno há. Ou pode ser que fingimos não enxergar, enquanto aguardamos que ali na outra ponta apareça de vez quem realmente queremos, da forma que merecemos. E então a gente espera, espera, o tempo passa, o vazio aumenta e a dor também. E o outro lado permanece no nada.

Não adianta, falhar no amor é um dos piores reveses que existem, porque a gente investe sentimento, a gente entrega o que tem de mais precioso, a gente se desnuda de corpo e alma, mostrando o que somos, nossa força e nossas fraquezas. O amor nos torna, sobretudo, vulneráveis, porque baixamos a guarda, protegidos que achamos estar pela entrega alheia. Só que nem sempre há reciprocidade e, infelizmente, demoramos demais a perceber o quanto nos enganamos até chegar ali, na consciência dolorosa.

Erramos muito, em tudo, e é dessa forma com o amor também. Mesmo assim, não tem como desistir de amar, de tentar encontrar alguém que venha andar conosco de mãos dadas e olho no olho, sem vazio, sem preguiça afetiva. Porque fomos feitos para dar e para receber amor, pois é assim que a busca da felicidade fica mais completa e é assim que tudo aquilo que somos e temos consegue transbordar, na medida exata de nossos mais lindos sonhos.



Eu, Psicóloga | Perdoar não significa querer conviver…


Na maioria das vezes, perdoar é um bem que fazemos a nós mesmos.

Paramos de nos punir por algo de mal que fizeram contra nós. Paramos de permitir que as atitudes destrutivas de terceiros continuem definindo as nossas escolhas, continuem interferindo no nosso olhar sobre o mundo. Perdoar, na maioria das vezes, é cuspir o veneno que puseram em nosso copo, é se recusar a engolir algo negativo que não vem de nós. Perdoar é dar uma chance para si mesmo. Uma chance para sorrir mais, para se sentir mais leve, mais em paz.

Sim, nem sempre perdoar significa querer conviver com quem nos feriu diretamente ou indiretamente, sem querer ou com real intenção de nos machucar. Perdoar é parar de alimentar o ressentimento contra quem nos magoou. É entender que a vida segue em frente, que precisamos deixar para trás histórias tristes para que possamos escrever outras mais alegres.

Cada um tem um tempo para perdoar. Algumas pessoas demoram mais. Não vejo problemas nisso. Inclusive, não vejo grandes problemas em não perdoar. Sim, tem coisas que não conseguimos aceitar. Vai se fazer o que? Perdão que vale a pena é perdão sincero, de coração, mesmo que custe um pouco para chegar. Muitas vezes, após perdoar uma grande ofensa ou perdoar uma atitude que gerou consequências graves para a nossa vida, desejamos voltar a conviver com quem nos feriu. Em outras vezes não. Simplesmente perdoamos, simplesmente deixamos de dispensar maus sentimentos a quem nos ofendeu e prejudicou, mas não sentimos mais vontade de bater longos papos, sair junto, falar sobre a nossa vida e sentimentos. Muitas vezes, a gente deseja realmente o bem do outro, mas preferimos ficar longe pois a presença da pessoa aciona teclas tristes, dolorosas. O encanto quebra.

Perdoar não é esquecer. Vou mais longe: nem sempre perdoar é compreender e concordar.

Sim, muitas vezes perdoamos o outro, mas continuamos sem concordar com as suas atitudes. Continuamos sem compreender exatamente as suas motivações.
Na maioria das vezes, perdoar é um bem que fazemos a nós mesmos. Paramos de nos punir por algo de mal que fizeram contra nós. Paramos de permitir que as atitudes destrutivas de terceiros continuem definindo as nossas escolhas, continuem interferindo no nosso olhar sobre o mundo. Perdoar, na maioria das vezes, é cuspir o veneno que puseram em nosso copo, é se recusar a engolir algo negativo que não vem de nós.

Perdoar é dar uma chance para si mesmo. Uma chance para sorrir mais, para se sentir mais leve, mais em paz.
Obviamente, que quando o perdão vem junto com a vontade de reatar a amizade ou parceria afetiva de forma plena é maravilhoso. É quase um ressurgimento das cinzas. É umas das melhores experiências da vida. Mas nem sempre é possível. E não devemos nos obrigar a conviver com quem não queremos mais perto de nós, pois amor e amizade não se força.

Debora Oliveira
Psicóloga Clínica 

Festival do Leitão e do Churrasco em Fiais da Telha

A Associação Recreativa e Desportiva de Fiais da Telha realiza, no próximo fim de semana, mais um Festival do Leitão e do Churrasco.
Nos dias 14 e 15 de outubro, as duas iguarias voltam a ser mote para a iniciativa que vai já na terceira edição e que tem lugar na sede da coletividade. 
O programa integra atividades diversificadas que, para além de possibilitar a degustação gastronómica do leitão e do churrasco, inclui um Desfile Surpresa | Moda Fialense; Torneio da Malha; Concurso “Braço de Ferro”; Passeio de Motorizadas; Feira de Artesanato; workshop de pintura em tecido para crianças e animação.
Permanentemente é assegurado serviço de bar onde não vão faltar também as bifanas, o caldo verde e o néctar da região!
Reservas e refeições: 965540659; 910023861.

Triunvirato Filarmónico, dia 14 de outubro, às 21h30 Bandas filarmónicas de Ançã, Covões e Pocariça vão atuar conjuntamente no Multiusos de Febres



Triunvirato Filarmónico, assim se designa o concerto que vai ter lugar no Pavilhão Multiusos de Febres, no próximo dia 14 de outubro, a partir das 21h30. Trata-se da primeira edição de um evento pioneiro, traduzido na atuação conjunta da Phylarmonica Ançanense, da Filarmónica de Covões e da Associação Musical da Pocariça.
Estarão em palco mais de 130 músicos das três bandas centenárias do concelho de Cantanhede, constituindo uma formação alargada dos vários naipes de instrumentos que interpretará o mesmo repertório sob a direção partilhada dos respetivos maestros.
O Triunvirato Filarmónico resulta do desafio lançado pela Câmara Municipal às instituições às instituições que desde há mais de um século têm sido responsáveis pela formação de sucessivas gerações de jovens instrumentistas e que têm desenvolvido assinalável atividade no campo da música. O objetivo deste singular intercâmbio artístico é promover e divulgar a dinâmica associativa do concelho neste domínio, tirando partido da solícita disponibilidade das três bandas filarmónicas em cooperarem na afirmação dos bens e valores da cultura que lhes são comuns.
O programa do espetáculo contempla a interpretação de composições orquestrais de vários compositores entre as quais, a encerrar, o Hino de Cantanhede, da autoria do Capitão Amílcar Morais e letra de Maria de Lurdes Alves dos Santos.

A atuação conjunta da Phylarmonica Ançanense, da Filarmónica de Covões e da Associação Musical da Pocariça dá sequência ao encontro de bandas que tem vindo a realizar-se desde há vários anos, também promovido pela Câmara Municipal. Embora o espírito que preside ao Triunvirato Filarmónico seja o mesmo, as exigências são maiores com a interpretação conjunta da totalidade do programa, o que nesse evento percursor só acontecia num dos temas.

Festival MI promove as artes performativas junto das crianças


A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha organiza entre 13 e 15 de outubro, no Cineteatro Alba, a segunda edição do Mi – Festival de Música e Criatividade Infantil. O projeto, dinamizado pelo SAC - Serviço de Aprendizagem Criativa do Município, visa formar novos públicos para a Cultura desde tenra idade e inclui produções artísticas das mais diversas áreas, da música ao teatro, passando pelo Fado e cinema.

  Na sexta-feira, pelas 22h00, o festival arranca com “MI Ideias – Música e Criatividade na Infância”, uma conversa informal onde se discutirá a importância dos estímulos e dos ambientes criativos para a ativação de fontes de originalidade. Os oradores convidados são António Vassalo Lourenço, maestro e diretor artístico da Orquestra Filarmonia das Beiras, e Paulo Maria Rodrigues, músico, compositor e criador na Companhia de Música Teatral. A abertura da conversa, de entrada livre, estará a cargo do músico M-Pex.

O SAC estreia a sua mais recente criação “Fado em MI” no sábado, pelas 15h00. Numa casa de fados improvisada para as crianças, os maiores êxitos da canção portuguesa servirão de banda sonora para uma aventura divertida e imersiva, onde não faltarão “rouxinolárias” vozes. Já pelas 16h30, a Companhia de Musica Teatral apresenta “Noah”, um espetáculo que mistura música, teatro, dança e imagem para narrar uma versão alternativa da Arca de Noé.

 No domingo, pelas 11h00, “Cheira a Verão” propõe uma viagem em família com as canções que estão ligadas à altura mais feliz do ano, em que o Sol brilha e o corpo não precisa de tanta roupa. A produção é da MUDA’TE – Companhia de Artes Performativas da Jobra. A encerrar o Festival MI, às 17h00, uma sessão de animação japonesa com “Kubo e as Duas Cordas”.

Os bilhetes para os espetáculos de sábado têm o preço de quatro euros, sendo a entrada gratuita para crianças até aos dez anos. No “Cheira a Verão”, o preço de quatro euros contempla a entrada de uma criança mais o respetivo acompanhante. A aquisição de bilhete para qualquer um dos três espetáculos mencionados garante a entrada gratuita na sessão de cinema no domingo à tarde. 

Exposição Fotográfica "Macrocosmos" - Cantanhede ConVida! - Município de Cantanhede


​ XII Feira de Doçaria Conventual de Figueiró dos Vinhos




A Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos vai promover nos próximos dias 28 e 29 de outubro, no Convento de N.ª Sr.ª do Carmo, a décima segunda edição da Feira de Doçaria Conventual.

A inauguração da Feira está agendada para as 11h00 do dia 28 de outubro, sábado, seguindo-se pelas 14h30 o workshop “Decoração de Bolachas”, dirigido a crianças dos 6 aos 10 anos. Pelas 15h00, na Biblioteca Municipal, terá lugar a apresentação do livro “Da Banda de Lá do Tempo” de Fernando Brites, e pelas 16h00 haverá um concerto de Música Barroca pela Associação Artística Marquês de Pombal na Igreja do Convento.

No dia 29 de outubro, domingo, decorre a partir das 15h00, a performance teatral “O Cozinheiro e o Perfumista” a cargo da companhia Rituais dell Arte que irá animar a Feira durante toda a tarde.

Nesta Feira estará representada a doçaria de várias regiões do país, que farão as delícias dos visitantes. A entrada é gratuita,estando aberta das 11h00 às 19h00 no sábado e das 10h00 às 19h00 no domingo.

“Cordas e Cantus” Festeja 5.º Aniversário e Promove 3.º Encontro

Já lá vão 5 anos… O grupo Cordas e Cantus da Nossa Terra, da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato completa cinco anos oficiais de atividade regular durante o mês de outubro.
Para celebrar a data, o grupo vai realizar mais um espetáculo onde a música e os cantares serão reis.
A iniciativa está agendada para o próximo sábado, 14 de outubro, a partir das 21h, no salão Lagarto, em Cabanas de Viriato.
Para além da atuação do grupo aniversariante, o serão é feito com a prestação de mais dois grupos convidados – o Grupo Coral e Instrumental da Casa do povo de Caparrosa (Tondela) e o grupo de Cantares Pedra Moura Rio de Loba (Viseu).
Sábado, dia 14 de outubro, associe-se ao 5.º aniversário do “Cordas e Cantus da Nossa Terra”!

MEC quer impor “na marra” a absurda e antinatural Ideologia de Gênero

Paulo Roberto Campos
Ideologia de Gênero
Hoje tomei conhecimento de uma apreciável “Nota Pastoral sobre o risco da ideologia de gênero”, de Dom Antonio Carlos Rossi Keller, bispo de Frederico Westphalen (RS). [*] 

Diante de tão grave problema, que atenta violentamente contra as crianças brasileiras — com a obrigação imposta pelo MEC de se “ensinar” a Ideologia de Gênero em todas as escolas (públicas e privadas) —, constamos um silêncio por parte da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) não condenando categoricamente tal normativa do Ministério da Educação. Este estabelece, já para o próximo ano letivo, o ensinamento absurdo, anticientífico e oposto à ordem natural estabelecida por Deus, que criou o homem e a mulher (Cfr. Gênesis 1, 26-27). Assim, ficamos contentes em ouvir a voz de um bispo da Santa Igreja se levantar em defesa dos ensinamentos perenes do Magistério infalível. 
Ideologia de Gênero
Ao mesmo tempo, Dom Keller defende os valores da instituição da família e condena os doutrinadores de tal nefasta ideologia. Estes sinistros doutrinadores já estão (des)ensinado às nossas crianças que não existe apenas os gêneros masculino e feminino, mas que existem quase 40 tipos de gêneros… E cada criança pode escolher que gênero deseja para si! 

Seguem excertos, que extraí da “Nota Pastoral”, que me pareceram mais relevantes

NOTA PASTORAL SOBRE O RISCO DA IDEOLOGIA DE GÊNERO NA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM, DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

Ideologia de Gênero
Caríssimos sacerdotes, diáconos, consagrados e consagradas, fiéis leigos e pessoas de boa vontade da nossa Diocese de Frederico Westphalen (RS), dirijo-lhes esta Nota Pastoral a fim de alertá-los sobre um assunto de capital importância para o futuro de toda a Humanidade: a implantação da antinatural “ideologia de gênero” na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), do Ministério da Educação, a ser, a partir de 2018, aplicada — obrigatoriamente — em todas as escolas de nível Fundamental e Médio[1]deste nosso amado, mas tão sofrido Brasil.

Ora, ainda que contrarie a mentalidade do “politicamente correto”, e, por isso sofra ácidas críticas, a Igreja, tem — como bem asseverou o Papa Bento XVI, em 19 de janeiro de 2013, especialmente por meio dos Bispos, enquanto “vigilantes” (episkopoi) da fé e da moral — a missão de precaver o Povo de Deus dos perigos iminentes. Falava, então, o Pontífice: “os Pastores da Igreja – a qual é ‘coluna e sustentáculo da verdade’ (1Tm 3,15) — têm o dever de alertar contra estas derivas tanto os fiéis católicos como qualquer pessoa de boa vontade e de razão reta”.
É, pois, com este propósito de servir ao bom Povo de Deus a mim confiado, por meio da Mãe Igreja, que escrevo esta Nota Pastoral com votos de que possa ela chegar — com saudações de bênção e paz — ao maior número de pessoas neste momento crucial da História.

QUE É IDEOLOGIA DE GÊNERO?

Ideologia de Gênero
A ideologia de gênero, difundida a partir das décadas de 1960/70 do século XX, quer ensinar que a masculinidade (ser homem) e a feminilidade (ser mulher) não são determinadas pelo sexo biológico dado pela natureza, mas, sim, pela cultura ou pelo gênero. Este, fruto de mera construção social e linguística, ensina — em oposição à Biologia — três ou mais[2] variantes ao ser humano: ele poderia ser masculino, feminino ou neutro (nem um nem outro).

Ora, para fazer a sociedade aceitar, passivamente, tal ideologia que, se aplicada, destruiria por completo a humanidade[3], há um longo trabalho em curso. Visa levar à “desconstrução” cultural gradativa, mas firme, da sociedade, começando pela família e pela educação escolar. Primeiro, de um modo ambíguo para quem ouve, depois, de forma clara capaz de induzir cada ser humano a aceitar tamanha afronta à Lei natural física e moral presentes, qual marca do Fabricante, na natureza de cada homem e de cada mulher. Homem e mulher que não se contrapõem, mas, ao contrário, complementam-se de modo harmonioso.
Como não perceber, portanto, que a tentativa de inserção da ideologia de gênero na BNCC atende a interesses ideológicos colonizadores bem determinados, e não ao genuíno bom-senso do povo brasileiro que rejeitou, vigorosamente, tão nefasta ideologia em todos os âmbitos educacionais (nacional, estadual e municipal) nos quais ela, sorrateiramente e à força, tentou adentrar?

PURA IDEOLOGIA ANTICIENTÍFICA

Reporto-me apenas a uma recente e ilustrativa notícia exibida no site Aleteia[4] na qual se lê que:
“Em 2011, um documentário transmitido em rede nacional na Noruega abalou a credibilidade dos defensores da ideologia de gênero nos países da Escandinávia”.
“O Conselho Nórdico de Ministros, que inclui autoridades da Noruega, da Suécia, da Dinamarca, da Finlândia e da Islândia, determinou a suspensão dos financiamentos até então concedidos ao Instituto Nórdico de Gênero, entidade promotora de ideias ligadas às chamadas ‘teorias de gênero’. A medida veio após a exibição, em 2010, do filme Hjernevask (‘Lavagem Cerebral’), que questionava os fundamentos científicos dessas teorias – que, de fato, não passam de teorias sem comprovação empírica”.
“A produção do sociólogo e ator Harald Eia contrapõe as afirmações dos defensores da teoria de gênero com outras de estudiosos das Neurociências e da Psicologia Evolutiva. Enquanto os teóricos do gênero afirmam que não há fundamento biológico nas diferenças de comportamento entre homens e mulheres e que elas se devem meramente a construções sociais, os outros cientistas mostram resultados de testes empíricos que constatam diferenças inatas nas preferências e comportamentos de homens e mulheres.”
“Os estudiosos das Neurociências admitem que a cultura exerce influência nos comportamentos, mas demonstram que os genes são determinantes para algumas condutas. Já os teóricos do gênero afirmam que “não veem verdade” nas pesquisas dos neurocientistas, embora toda a base dos seus estudos de gênero seja apenas teórica e não empírica.”
“No vídeo, a ‘filósofa do gênero’ Catherine Egeland, uma das entrevistadas, chega a afirmar que ‘não se interessa nem um pouco’ por esse tipo de ciência e que ‘é espantoso que as pessoas se interessem em pesquisar essas diferenças’ (!). (Destaque nosso)”
A pergunta a ser feita é: quem, em sã consciência, deixaria seus filhos — crianças e adolescentes — entregues a um currículo fundamentado em uma ideologia antinatural e anticientífica, como é a famigerada ideologia de gênero?

UMA EXORTAÇÃO À RESPEITOSA E FIRME REAÇÃO

Diante do que, brevemente, acabo de expor só me resta pedir, com toda a convicção, a cada um(a) a quem esta Nota chegar, pelos tantos meios de que hoje dispomos, que, dentro da lei e da ordem, expresse o seu vigoroso “Não” à inserção da antinatural, anticientífica e impopular ideologia de gênero na BNCC, do Ministério da Educação. Uma das formas úteis de fazê-lo é pelo link colocado ao final desta Nota.
Nossa pecaminosa omissão certamente custará caro a crianças e adolescentes envoltos, obrigatoriamente, nas escolas, à doutrinação da ideologia de gênero a partir do ano letivo de 2018.
Neste espírito, abençoo a todos e a cada um com suas famílias e comunidades com votos de que a Mãe Aparecida, cujo tricentenário celebramos neste ano, e São José, defensor da Sagrada Família de Nazaré, intercedam pelo nosso tão sofrido Brasil.
Frederico Westphalen, 12 de setembro de 2017.
Memória Litúrgica do Santíssimo Nome de Maria
+ Antonio Carlos Rossi Keller
Bispo de Frederico Westphalen
Ideologia de Gênero

____________

[*] http://www.diocesefw.com.br/noticia/291
[1] Cf. http://www.citizengo.org/pt-pt/node/87279, acesso em: 08/09/17
[2] Há quem chegue a nomear cinco ou seis gêneros: “heterossexual masculino, heterossexual feminino, homossexual, lésbica, bissexual e indiferenciado” (J. Burgraff. Gênero (Gender) in Pontifício Conselho para a Família,Lexicon: termos ambíguos e discutidos sobre família, vida e questões éticas. Brasília: CNBB, 2014, p. 454 – excelente fonte de consulta e trabalho).
[3] J. Scala. Ideologia de gênero: neototalitarismo e morte da família. São Paulo: Katechesis/Artpress, 2011 – obra referencial no tema.
[4]https://pt.aleteia.org/2017/09/08/documentario-noruegues-abala-credibilidade-da-ideologia-de-genero/, acesso em: 09/09/17.

Fonte: ABIM