quarta-feira, 22 de março de 2023

FEIRA DO LIVRO DE ÉVORA 2023 INICIA-SE A 15 DE ABRIL. ONZE DIAS À VOLTA DOS LIVROS E DOS AUTORES

 De 15 a 25 de abril, no Largo do Conde de Vila Flor, 11 livrarias independentes de Évora e de outros pontos do país, em conjunto com outras instituições locais, trazem à cidade a festa do livro e da literatura. 

À semelhança de 2022, em que a Feira do Livro de Évora ressurgiu, após a descontinuidade imposta pela pandemia, com uma programação mais intensa e diversificada, em 2023, a organização da Câmara Municipal de Évora mantém essas premissas e o foco da iniciativa na promoção do livro e da leitura e na divulgação da literatura e a sua acessibilidade a todos os públicos, escolar, familiar e geral. 

O escritor eborense Luís Carmelo será a figura homenageada na edição deste ano. Também Afonso Cruz, Isabel Machado, António Cândido Franco, Guilherme Fonseca, Joana Bértolo, Cármen Garcia, Isabela Figueiredo, Marina Palácio, Miguel Rego ou Tomás Vieira da Cruz são outros dos autores que estarão presentes na Feira do Livro de Évora 2023, para partilhar com o público as suas obras, as suas experiências e visões do mundo da produção literária. 

A poetisa Natália Correia (n. 1923-m. 1923), cujo centenário do seu nascimento se celebra em 2023, também será evocada, através da apresentação do livro biográfico, escrito por Filipa Martins e no jantar literário, agendado para dia 25 de abril, que terá como tema os seus poemas. 

A poesia é, aliás, este ano, uma vertente propositadamente acentuada no programa deste ano, quer pela apresentação de livros de poesia, quer pela presença de declamadores de poesia, como Paulo Condessa. 

O programa da Feira do Livro 2023, em breve disponível, conta ainda com oficinas de escrita e de ilustração; conferências; conversas; visitas guiadas; exposições, sessões de teatro para a crianças de primeira infância, baseadas na exploração da palavra, e sessões de narração oral, para o público escolar e para o público em geral, com nomes como Claúdia Fonseca, António Gouveia, Quico Cadaval, Fernando Guerreiro ou Matia Losego. Na elaboração deste programa estão contributos de muitas das livrarias e instituições participantes. 

O certame estará aberto no horário das 11 às 20h00, nos dias de semana, e das 10h00 às 20h00, aos fins de semana e no feriado. 

A Biblioteca Pública de Évora, a Fundação Eugénio de Almeida e o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo são os parceiros institucionais da autarquia na Feira do Livro. Outras instituições como o Arquivo Distrital de Évora, a associação É Neste País, o CENDREV e a Bedeteca de Beja também participam e colaboram de forma muito estreita com a iniciativa.

Iniciativa do Município de Cantanhede, até dia 25 de março. Cantanhede promove Semana da Floresta

O Município de Cantanhede assinalou esta terça-feira, 21 de março, o Dia Internacional das Florestas, com a realização de um peddy-paper no Parque Verde de São Mateus. Especialmente direcionada para os alunos do 4.º ano do Centro Escolar de Cantanhede, a atividade que teve como principal objetivo dar a conhecer, as características de algumas árvores que se encontram no Parque Verde da Cidade de Cantanhede, em que tipo de habitat se encontram e que animais necessitam destas árvores para se abrigarem ou se alimentarem.

Com organização do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal, esta ação está integrada no projeto Semana da Floresta que irá decorrer até ao próximo dia 25 de março, com um conjunto de ações de educação ambiental sobre diversas temáticas ligadas à floresta, uma exposição e ações de demonstração.

Recorde-se que o programa já se havia iniciado na passada segunda-feira, dia 20 de março com a inauguração da exposição “Viver a Floresta”, que está patente ao público até ao dia 24 de março, no edifício dos Paços do Concelho. Esta mostra tem como principal objetivo apresentar a floresta, não apenas como um conjunto de árvores, mas sim um complexo ecossistema onde habitam e se relacionam um grande número e variedade de seres vivos, muitos dos quais exóticos e invasores.

Paralelamente, também no dia 20 de março foi realizada uma atividade sob o tema “Deveres de Gestão de Combustível”, dirigida à comunidade sénior da freguesia de São Caetano.

Falar de Invasoras na Lagoa dos Teixoeiros”, “Prevenção de Incêndios: O Vigilante da Floresta” “Chorão, Não!” e “Queimar em Segurança” serão algumas das temáticas abordadas, quer junto da comunidade escolar, quer da população em geral.

A Semana da Floresta prevê abrangendo um universo de quase 200 alunos dos diversos graus de ensino, com ações pedagógicas em estabelecimentos de ensino do concelho, tendo como principal objetivo promover a consolidação de conhecimentos sobre a floresta e o que ela representa para a comunidade e para o equilíbrio dos ecossistemas, fomentar a adoção de atitudes favoráveis à correta utilização dos recursos naturais, fortalecer a relação das crianças e jovens com o meio natural e consciencializar para a importância da gestão da floresta como fator de salvaguarda e preservação da biodiversidade.

A comemoração do Dia Internacional das Florestas tem objetivo sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores e despertar para a necessidade de gerir de forma sustentável as florestas, no que diz respeito à utilização dos seus recursos, sobretudo em ecossistemas frágeis. Florestas e Saúde é o tema escolhido pela FAO para o ano 2023 com o objetivo de aumentar a consciencialização pública sobre a importância da conservação e uso sustentável das florestas, como forma de proteger o planeta.

As ações preconizadas estão enquadradas com objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: Produção e Consumo Sustentáveis (12), Ação Climática (13) e Proteger a Vida Terrestre (15), que visa proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e a perda da biodiversidade.


Aveiro | Resultado da Discussão Pública do Plano Pormenor do Centro disponível para consulta

 

Assembleia Municipal de Aveiro aprova versão final amanhã
De acordo com o definido na abertura do período de Discussão Pública da revisão do Plano Pormenor (PP) do Centro/ Zona da Fonte Nova, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) divulga os resultados da consulta no seu site, em:

O mesmo documento pode ser consultado na Plataforma Colaborativa de Gestão Territorial, em: https://pcgt.dgterritorio.gov.pt .
Do período de Discussão Pública, que decorreu de 10 de fevereiro a 01 de março de 2023, foram recebidas nove participações abordando várias matérias, relativas à mobilidade, estacionamento e dotação do espaço público, assim como questões objetivas sobre propostas de ocupação de parcelas específicas.
A CMA regista com agrado e agradece os contributos recebidos e a pertinência das questões colocadas. O PP do Centro foi um processo que decorreu de forma aberta e participada e que dispôs, da parte da Câmara, de uma disponibilidade permanente para as interações com todos, de acordo com a interpretação e opção política que realizamos do Poder Local: uma gestão de proximidade, na procura da definição de soluções com a viabilidade e qualidade urbana.

Assembleia Municipal vota PP do Centro amanhã
Depois de aprovado na Reunião de Câmara de 16 de março, a Assembleia Municipal de Aveiro realiza esta quinta-feira, 23 de março, o debate e a votação final ao documento. O novo PP do Centro vai mudar o paradigma de gestão territorial da zona da Fonte Nova, utilizando os princípios definidos no Plano Diretor Municipal (2019), nomeadamente o aumento da qualidade de vida, a proteção da história e a sustentabilidade ambiental.

Requalificação do Ecomuseu Marinha da Troncalhada adjudicada por 156 mil euros
No quadro global da obra, em curso, de reestruturação da zona entre a rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) decidiu adjudicar, por despacho do seu Presidente, Ribau Esteves, a empreitada de requalificação do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, pelo valor de 156.979,62€, à empresa TOSCCA – Equipamentos em Madeira, Lda..
A intervenção vai relocalizar a entrada do Ecomuseu e com isso permitir o alargamento do perfil viário e a criação de uma nova rotunda a poente do viaduto sob a A25, para organizar os acessos à Cidade, à autoestrada e aos diferentes polos de interesse circundantes.
Recordamos que a obra de qualificação urbana da zona entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte da Eclusa, é um novo investimento da CMA no valor de 1.846.520€, em execução pela empresa Civibérica – Obras Civis, S.A., desde o final de janeiro de 2023.

Castelo de Paiva | Terceiro lugar no Trilho da Pombeira. EQUIPA DA ADC CJ CLARK BRILHOU EM AVIS NO CAMPEONATO NACIONAL DE CORTA MATO – CURTO

 
A equipa júnior feminina da ADCC J Clark, de Castelo de Paiva, sagrou-se Vice-Campeã Nacional de Corta Mato Curto, na prova recentemente disputada na vila alentejana de Avis, onde as atletas Ana Pereira, Carina Ferreira e Helena Rodrigues tiveram um prestação muito positiva, a exemplo da veterana Adélia Tavares, que realizou uma excelente corrida e se sagrou Campeã Nacional de Corta Mato Curto, na categoria de F55.
Entretanto, outros atletas da ADCC JClark deslocaram-se no fim de semana até ao território de Castro Daire para competir na 5ª edição do Trilho da Pombeira e alcançaram bons resultados, destacando-se a conquista do terceiro lugar na classificação colectiva.
 A próxima participação desta equipa paivense de atletismo, será no próximo fim de semana, no Campeonato Distrital dos 10 mil metros, provas que vão decorrer no Centro de Estágio do Luso, na Mealhada.

Carlos Oliveira

 

O MUNICÍPIO DE SILVES IRÁ ASSINALAR O DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL NA CASA MUSEU JOÃO DE DEUS COM A APRESENTAÇÃO DO LIVRO INFANTIL “PRINCESAS MÁGICAS”

  

Por ocasião das comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil, a Casa Museu João de Deus, em São Bartolomeu de Messines, vai receber no dia 1 de abril, pelas 15h00, a apresentação do livro “Princesas Mágicas”, da autoria de Bea Cabrita.
A obra aborda a história da Princesa Rosa que está prestes a atingir a maioridade, altura em que lhe será concedido um poderoso dom mágico. Mas com o poder vem a responsabilidade e a Rosa terá de aprender a usar o seu dom sabiamente e perceber que nem tudo será fácil...
Num Reino onde a magia acontece, estas são as aventuras da Princesa Rosa e das suas irmãs Laura e Mia, juntamente com a sua família e amigos.
Uma história onde os ingredientes principais são a amizade e o amor, que vivem lado a lado com a sabedoria e coragem.
O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se todos os anos, desde 1967, a 2 de Abril e assinala-se por ocasião do aniversário do nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875).
 
+ SOBRE BEATRIZ SILVESTRE CABRITA
Bea Cabrita tem oito anos e é natural de São Bartolomeu de Messines, concelho de Silves.
Desde o seu primeiro contacto com as letras que revelou particular interesse por esta forma de expressão.

 

Presidente da Câmara determina 1 dia de Luto Municipal pelo falecimento de Cândido Ferreira

 

Faleceu em 21 de março de 2023, o Dr. Cândido Ferreira, médico, professor, escritor, político e humanista envolvido em causas edificantes em vários domínios, que foi distinguido com um voto de louvor e reconhecimento pela Assembleia Municipal de Cantanhede, em 7 de abril de 2019.

Considerando que o falecimento de Cândido Manuel Pereira Monteiro Ferreira é uma enorme perda para o Município de Cantanhede e que, em virtude da impossibilidade de reunir extraordinariamente a Câmara Municipal”, a Presidente da autarquia, “atendendo a circunstâncias excecionais e urgentes, para dar expressão da justa e merecida homenagem a uma insigne figura e benemérito do Concelho, determinou, nos termos da Lei nº. 5-A/2002, de 11 de janeiro, o dia 23 de março de 2023, data na qual decorrem as cerimónias fúnebres, como Luto Municipal, com a inerente colocação a meia haste da Bandeira do Município”.

Informa-se ainda que o velório terá lugar hoje, 22 de março, entre as 17h00 e as 20h00 na Casa Mortuária de Pousos – Leiria, e amanhã a partir das 10h00. As cerimónias fúnebres realizam-se amanhã, 23 de março, pelas 14h30, na Igreja de Pousos – Leiria, seguindo para o Cemitério de Febres – Cantanhede, onde será sepultado pelas 16h30.

Paulo Cardantas

BRINCANDO COM PALAVRAS NO SOM DA MÚSICA DÁ MOTE À PRÓXIMA SESSÃO DE MÚSICA PARA BEBÉS E CRIANÇAS

 A Biblioteca Municipal de Silves dinamiza no próximo sábado, dia 25 de março, mais duas sessões da rúbrica “Música para Bebés e Crianças”. Sérgio Almeida será o animador desta sessão dedicada à brincadeira com as palavras ao som da música. A iniciativa, dirigida a crianças entre os 0 e os 5 anos, tem entrada gratuita, estando sujeita a inscrição prévia até dia 23 de março.
Nestas sessões são apresentados alguns instrumentos tradicionais e sonoridades ancestrais criando a oportunidade perfeita, através de momentos de confraternização e de uma forma descontraída e harmoniosa, para uma aproximação à música étnica; com recurso a sequências de sons da natureza, começando pelo pau de chuva, passando por alguns instrumentos falantes, tais como a Tinarra, o Khrin, o Tama, o Didgeridoo, a Arpa Africana o Djembé, entre outros, sempre de uma forma educativa e pedagógica.
Com duração aproximada de 60 minutos, cada sessão é limitada à participação de 15 crianças (acompanhadas por um adulto), de acordo com o seguinte horário:
» 15h00 para bebés dos 0 aos 2 anos
» 16h00 para crianças dos 2 aos 5 anos
O telefone 282 440 899 e o endereço de correio eletrónico biblioteca@cm-silves.pt são os contactos da Biblioteca Municipal de Silves para inscrições e fornecimento de informações adicionais.

+ SOBRE MÚSICA PARA BEBÉS E CRIANÇAS COM SÉRGIO ALMEIDA
Nas primeiras fases da vida, bebés e crianças estão especialmente recetivas a absorver tudo o que os seus sentidos possam captar, sons, ruídos, simples vocábulos, simples melodias, ritmos, cadências, movimentos, etc...e há uma tendência para os imitar, dado que têm um mundo novo a descobrir e é pelo simples facto dessa imitação que se dá as primeiras aprendizagens chamadas de saber adquirido e é com base nesta que irão construir o seu Ser.
Cantando, dançando ou tocando a música proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no seu desenvolvimento saudável, favorecendo a sensibilidade, criatividade, sentido rítmico, imaginação, memória e concentração, através da consciência corporal do movimento.

 

Silves | TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO RECEBE A REVISTA PORTUGUESA “OLHA QUE DUAS”

 O Município de Silves irá receber no próximo dia 26 de março, no Teatro Mascarenhas Gregório, pelas 15h30, a revista portuguesa “OLHA QUE DUAS”, pela Associação Cultural Sonhos em Cena.


Liderada pelas veteranas Florbela Queiroz e Natalina José, duas das maiores vedetas do Teatro de Revista, o espetáculo é acompanhado pelos atores-cantores Raquel Caneca e Gonçalo Brandão e dos atores Ricardo Miguel e Sara Inês.
A importância desta arte é reconhecida e destacada pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, que considera a «cultura é um dos núcleos da política de desenvolvimento do concelho de Silves».
Esperamos por si!
 
A entrada é livre.
Classificação etária: M/12
 
SinopseA Revista Portuguesa apresenta diversas rábulas onde se mistura a crítica social e política, a sátira, o humor e a atualidade, como é o caso de APANHADAS (mulheres de banqueiros presas pelas ações dos maridos); DISSOLVIDAS (deputadas que perderam o mandato); JEJUM INEXISTENTE (um senhor obeso que aderiu a uma dieta estranha), entre muitos outros momentos de gargalhadas.
Além da graça e do riso, o fado marca presença nas jovens vozes. Fados “orelhudos” e um medley de fados antigos são grandes destaques durante o espetáculo.
Com um guarda-roupa luxuoso e atrativas projeções, este espetáculo tem todos os ingredientes para honrar a história da Revista à Portuguesa.
Florbela e Natalina dão o nome à Revista e é caso para dizer “Olha que duas!”

 

 

Na Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica. Direito nos sectores alimentar e do vinho: Uma ligação improvável?

 Entre 17 e 19 de maio, a Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e a Católica Global School of Law vão juntar profissionais de todo o mundo numa academia pioneira que tem como objetivo colmatar uma lacuna entre reguladores e a indústria, no que diz respeito à interpretação de leis e regulamentos internacionais nos setores alimentar e da vitivinicultura. Estão confirmadas as presenças de Alberto Alemanno (Jean Monnet Professor of European Union Law na École des Etudes Commerciales - HEC Paris), Julien Chaisse (co-autor do tratado Wine Law and Policy) e de Alexia Herwig (especialista internacional em segurança alimentar).
“A Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica acolhe com muito gosto um programa tão rico, distintivo e inovador como a Academy in Food and Wine Law,” refere Manuel Fontaine, diretor da Escola do Porto da Faculdade de Direito, acrescentando “trata-se de um curso internacional, focado em temas atuais e centrais para quem se interessa, está envolvido ou toma decisões nos setores da vitivinicultura e alimentar.” Manuel Fontaine refere também que esta “é uma oportunidade única para conhecer e aprofundar conhecimentos nessas áreas, aliando o Direito à tradição do vinho e da alimentação, numa simbiose perfeita.”
 
Para Miguel Poiares Maduro, diretor da Católica Global School of Law, “a Academy in Food & Wine Law permitirá à Católica Global School of Law afirmar-se na oferta de formação executiva na área da política e da regulação das indústrias alimentar, da vitivinicultura e da sustentabilidade.” Tendo lugar numa região com tradição e relevância para a vitivinicultura e a gastronomia, “esta formação pretende capacitar os seus participantes em matéria de regulação nacional, europeia e global da produção, consumo e comércio deste sector. Trata-se de um curso inovador, com um corpo docente composto por destacados nomes internacionais,” salienta.
 
Academy in Food and Wine Law, organizada pela Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa e pela Católica Global School of Law, vai realizar-se entre 17 e 19 de maio de 2023 na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Em parceria com a Porto Protocol, esta academia pioneira contará com sessões de debate e workshops lecionados, presencialmente e online, por alguns dos principais especialistas e profissionais da área a nível internacional.
 
PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

CIM Viseu Dão Lafões planta cerca de 350 árvores no seu território


    Iniciativa marcou as comemorações do Dia Internacional das Florestas na região e compensa a emissão de 30 toneladas de CO2 do projeto BUPi. Crianças de Santa Comba Dão também assinalaram a ocasião plantando árvores nas suas escolas.
    A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões promoveu ontem, dia 21 de março, duas iniciativas de plantação de árvores, a propósito do Dia Internacional das Florestas e Dia Mundial da Árvore.

    A primeira ação teve lugar com a plantação de 300 árvores no local de Avelal, no concelho de Sátão. O número de árvores corresponde à emissão de CO2 das equipas móveis de cadastro do projeto BUPi (Balcão Único do Prédio) durante um ano.

    As equipas móveis de cadastro do projeto BUPi começaram a percorrer o território dos 14 municípios de Viseu Dão Lafões a 26 de janeiro de 2022 para, freguesia a freguesia, garantirem o acesso de todos ao registo de propriedades. Estimou-se que os automóveis afetos ao projeto terão percorrido cerca de 200.000 km no espaço de um ano, o que, considerando que cada viatura emite 114 g/km de CO2, terá correspondido à emissão para a atmosfera de cerca de 30 toneladas de CO2.

    Enquadrada no seu plano de sustentabilidade, a CIM Viseu Dão Lafões decidiu assim plantar as 300 árvores, de forma a compensar as emissões de CO2 libertadas no contexto do projeto BUPi. De notar que as 300 árvores são de espécies autóctones: sobreiros, carvalhos, bétulas e freixos.

    Esta ação reuniu os cerca de 40 colaboradores do projeto BUPi, entre técnicos, gestores municipais e demais envolvidos, contando ainda com o apoio das equipas de Sapadores Florestais da Unidade de Ambiente e Proteção Civil Intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões.

    A segunda iniciativa do dia teve lugar no concelho de Santa Comba Dão, com a plantação de 50 árvores no Centro Escolar de Sul (freguesia de São João de Areias) e no Centro Escolar do Centro. Este momento dedicado à comunidade escolar teve como objetivo a sensibilização das crianças para a importância de preservar e defender a floresta.

    Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, destacou que “para a CIM Viseu Dão Lafões, a sustentabilidade é um pilar essencial para o desenvolvimento equilibrado do território. Neste sentido, estas ações assumem um duplo significado: por um lado, existe uma vertente educativa muito importante, de olhos postos no futuro, ao promover a educação ambiental junto dos jovens do nosso território; por outro, tem como objetivo reforçar a importância da fileira florestal na nossa região e o desenvolvimento de políticas publicas centradas na defesa e resiliência da nossa floresta".

    Para Alexandre Vaz, Presidente do Município do Sátão, "este ano ganhámos o prémio da árvore do ano, com o eucalipto de Contige, o que é um indicador do valor que damos à preservação da natureza. Nesse sentido, foi com enorme satisfação que recebemos esta iniciativa, bastante positiva, de combate à pegada carbónica. Espero que nos próximos anos se possa repetir.


AVISO À POPULAÇÃO: SILVES VAI RECEBER EXERCÍCIO DE TESTE AO PLANO PRÉVIO DE INTERVENÇÃO DA LINHA FERROVIÁRIA DO ALGARVE

 O Município de Silves vai apoiar um exercício de teste ao Plano Prévio de Intervenção da Linha Ferroviária do Algarve (PPI), no próximo dia 24 de março entre as 20h00 e as 02h00.
O exercício consiste na realização de um simulacro de incidente grave ferroviário, que decorrerá em modo “livex” envolvendo meios reais dos diferentes agentes de proteção civil, da infraestrutura ferroviária e do Município de Silves.

Área afetada e efeitos expectáveis:
» A plataforma ferroviária, da estação de Tunes e áreas adjacentes, serão afetadas em particular no sector nascente da plataforma.
» Será expectável a circulação em marcha de urgência de um número considerável de meios de socorro, sobretudo no período noturno entre as 22h00 e as 02h00.
» As vias adjacentes à plataforma poderão sofrer importantes constrangimentos à circulação durante o referido período.
» No período de maior empenhamento o exercício poderá implicar a afetação de largas dezenas de viaturas à ocorrência.
 
Este simulacro visa refletir um cenário aproximado a uma emergência real, envolvendo diversas áreas das operações de proteção e socorro.
SILVES VAI RECEBER EXERCÍCIO DE TESTE AO PLANO PRÉVIO DE INTERVENÇÃO DA LINHA FERROVIÁRIA DO ALGARVE
 
O Município de Silves vai apoiar um exercício de teste ao Plano Prévio de Intervenção da Linha Ferroviária do Algarve (PPI), no próximo dia 24 de março entre as 20h00 e as 02h00.
O exercício consiste na realização de um simulacro de incidente grave ferroviário, que decorrerá em modo “livex” envolvendo meios reais dos diferentes agentes de proteção civil, da infraestrutura ferroviária e do Município de Silves.
 
Área afetada e efeitos expectáveis:
» A plataforma ferroviária, da estação de Tunes e áreas adjacentes, serão afetadas em particular no sector nascente da plataforma.
» Será expectável a circulação em marcha de urgência de um número considerável de meios de socorro, sobretudo no período noturno entre as 22h00 e as 02h00.
» As vias adjacentes à plataforma poderão sofrer importantes constrangimentos à circulação durante o referido período.
» No período de maior empenhamento o exercício poderá implicar a afetação de largas dezenas de viaturas à ocorrência.
 
Este simulacro visa refletir um cenário aproximado a uma emergência real, envolvendo diversas áreas das operações de proteção e socorro.

Vagos em Ação Júnior – Páscoa 2023: Inscrições abertas

A Câmara Municipal de Vagos, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Vagos, encontra-se a organizar o Programa Municipal Vagos em Ação Júnior – Páscoa 2023.
Com o presente programa, o Município de Vagos pretende responder à necessidade de ocupação das crianças e dos jovens no período de férias escolares da Páscoa.
O campo de férias destina-se, exclusivamente, a crianças e jovens dos 6 aos 15 anos de idade e funcionará de 3 a 6 de abril e dia 11 de abril, das 8h00 às 18h30.
As inscrições devem ser realizadas, até dia 27 de março de 2023, na Piscina Municipal de Vagos ou na Piscina do Colégio de Calvão:
- De 2ª a 6ª feira: 9h30 às 15h e das 16h30 às 21h (Piscina Municipal de Vagos)
- De 2ª a 6ª feira: 9h às 13h e das 14h às 20h30 (Piscina do Colégio de Calvão)
- Sábado: 9h às 12h30
- Ou para o email: piscina@cm-vagos.pt.
No ato da inscrição deverá ser entregue a ficha de inscrição devidamente preenchida.
A realização das inscrições no VEAJ – Páscoa 2023 é condicionada à existência mínima de 20 participantes, sendo o máximo de 120.
Os valores de cada inscrição, bem como a data limite para as inscrições, encontram-se definidas nas normas internas do campo de férias que se encontram em http://www.cm-vagos.pt.

 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
 3 de abril:
09h30 - No Pavilhão Municipal de Vagos: Receção e informações | Atividades desportivas
12h30 - Na Escola Secundária: Almoço
14h00 - Na SCMV: Visita à Santa Casa da Misericórdia de Vagos – Lanche partilhado e Jogo do Bingo

4 de abril:
09h30 - Na ZI Vagos: Visita à Ferneto - Folar da Páscoa
12h30 - Na Escola Secundária: Almoço
14h00 - No Pavilhão Municipal de Vagos: Jogos de tabuleiro
15h00 - Na Piscina Municipal de Vagos: Atividades aquáticas

5 de abril:
09h30 - Na Biblioteca Municipal João Grave: “Hora do conto” | Teatro
12h30 - Na Escola Secundária: Almoço
14h00 - No Pavilhão Municipal de Vagos: Expressão Plástica – Pintura de “Ovos da Páscoa”
15h30 - No Pavilhão Municipal de Vagos: Modalidades Desportivas - Basquetebol

6 de abril:
10h00 – Vagos: Visita ao Museu do Brincar
12h30 – Na Escola Secundária: Almoço
13h30 – No Pavilhão Municipal de Vagos: Visionamento de um filme
15h30 – No Pavilhão Municipal de Vagos: Modalidade Desportiva - Futebol

11 de abril:
9h30 - No Pavilhão Municipal de Vagos: Jogos pré-desportivos
12h30 – Na Escola Secundária: Almoço
14h00 – Nos Bombeiros de Vagos: Visita às instalações | Workshop de Primeiros Socorros.

NOTA: o presente programa poderá ser alvo de alterações devido às condições atmosféricas ou outras