domingo, 27 de fevereiro de 2022

JOÃO FACÃO: “Desistir, é palavra proibida no Touring”

Em 3 jornadas, o Touring tem 2 empates e 1 derrota, mas o mister zua deixa o mote: há 21 pontos em disputa e o Touring vai atrás deles como se não houvesse amanhã!

A pragmática equipa do Sourense veio a Mira conquistar aquilo que ninguém havia logrado ainda, nesta época: vencer o Touring.

O golo da vitória foi alcançado aos 55 minutos e, foi somente a partir desse momento que os visitantes criaram algum frisson, tendo disposto de duas oportunidades que podiam ter matado o jogo. Mas, a bem da verdade, as várias oportunidades de golo da primeira metade podiam ter catapultado os da casa para um resultado bem diferente.

Como quem não marca, sujeita-se a sofrer, o Touring acabou por ser punido por um penalty - que existiu - mas, bem pode queixar-se de, pelo menos dois que não foram marcados a seu favor. A arbitragem conimbricense anda pela rua da amargura e neste domingo, foi a vez de Jorge Martins cometer a proeza de fazer outro trabalho muito abaixo da crítica... coisa já bastante habitual, pois claro!

Touring e Sourense bem podem dizer que ambos foram prejudicados por pequenos errinhos erros maiores de um árbitro que não esteve a altura da qualidade de ambos os conjuntos. Dois penaltys não são coisa sem importância e, não bastasse a nítida falta de competência, ainda existiram minutos e mais minutos disperdiçados durante o jogo, com faltinhas que árbitro algum marca na Inglaterra ou na Alemanha para, no fim, como corolário... dar quatro minutos de desconto!

Fica, então, a nítida sensação de que, quando se encontrarem em Soure na segunda volta, ambos os conjuntos irão oferecer um espetáculo melhor que o deste domingo pois, ambos sabem que podem e devem, fazer mais e melhor e o tempo de jogo ficou muito a dever à plateia presente

Sourense, ao alcançar 6 pontos em 9, matematicamente falando, está em melhores condições para sonhar com a subida mas, os praianos vão dar o litro para levar a bom porto o sonho da subida.

Há muito por disputar. Aguardemos o que reserva o futuro...

De realçar, também, o excelente público presente no Municipal de Mira.

TOURING:

CAMBRAIA, LUÍS CUCO, TELMO, CAROLA, SAMUEL, NENÊ, LUCAS, JANICAS, SERGINHO, VERÍSSIMO e JOÃO VIEGAS (C). Jogaram, ainda: BRUNO, DANILO, LUÍS RODRIGUES, EMANUEL e VITINHO

TREINADOR: JOÃO FACÃO

SOURENSE:

VASCO, TIAGO CARDOSO (C), PACHECO, ZECA, XUNA, CAETANO, PAULO QUARESMA, SIMÃO, CADÚ, DIOGO RIBEIRO, SANÉ. Jogaram, ainda: CARLITOS, FÁBIO e JOÃO COSTA.

TREINADOR: JOÃO QUARESMA

ARBITRAGEM:

JORGE MARTINS (2), LUÍS SANTOS (3) e DANIEL SANTOS (4)

ADMOESTAÇÕES:

EMANUEL, ZECA e JOÃO COSTA (AMARELOS)

GOLO:

0 X 1 - 55 MIN. - PAULO QUARESMA (PENALTY)

PALAVRA DO "MISTER"

  • Paulo Quaresma era, claro, um homem feliz no final do encontro, mas deixou claro que "sabíamos que este jogo seria muito difícil. Havíamos empatado aqui e em Soure e, para além disso, o Touring é uma equipa muito forte em casa, tanto é que esta foi a primeira derrota deles". Garantindo que o campeonato "vai ser até ao fim, com todas as equipas a darem o melhor de si" o treinador sourense garantiu que "trabalhamos semana após semana para melhorar" e reiterou que "tudo está em aberto até a última jornada!"
  • Quanto a João Facão, deixou transparecer pelo seu semblante que, se pudesse, o próximo jogo era já amanhã, para procurar retomar o caminho das vitórias o quanto antes. Visivelmente agastado com a arbitragem do jogo, não quis respaldar-se nesse tópico para comentar a derrota, mas não deixou de referir que "quatro minutos de descontos em tanto tempo parado é, no mínimo, um absurdo!". Para o treinador do Touring, a sua equipa dispôs de "3 ou 4 oportunidades claríssimas na primeira parte contra nenhuma deles". Admitiu, porém, "ter feito uma mudança no sistema de jogo na segunda parte, pressionando mais a frente, procurando marcar o golo que nos colocasse na frente do marcador, mas o penalty... bem, existiu, foi marcado e convertido... só tenho pena de, nos últimos instantes do encontro, ter acontecido um penalty a nosso favor, o árbitro ter levado o apito à boca e, não o tenha assinalado!" Por fim, João Facão deixa um alerta à concorrência: "Nunca imaginei estar nesta posição no atual momento mas o trabalho, tenho a certeza, dará frutos e posso dizer que acredito muito que... quem ri por último, ri melhor!"
Fonte: Mira Online

 

MUNDO | Rússia excluída do SWIFT

 Tem sido anunciada como a mais dura sanção económica de que a Rússia poderia ser alvo. E agora vai mesmo avançar.

Ao excluir estes bancos [russos], eles deixarão de poder realizar a maior parte das transações financeiras à escala mundial, e as exportações e importações russas ficarão efetivamente bloqueadas.

Ursula von der Leyen 
Presidente da Comissão Europeia

Foi a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a declarar que vários bancos russos "vão ser removidos do SWIFT. É uma medida que garante que sejam desconetados do sistema financeiro internacional, afetando a sua operacionalidade a nível global. O SWIFT é o sistema global dominante de pagamentos interbancários. Ao excluir estes bancos, eles deixarão de poder realizar a maior parte das transações financeiras à escala mundial, e as exportações e importações russas ficarão efetivamente bloqueadas. A União Europeia e os seus aliados estão a trabalhar no sentido de debilitar a capacidade de Putin de financiar a sua máquina de guerra."

Este é o pilar da nova série de sanções que Bruxelas, Londres e Washington concertaram, sendo que os ativos do banco central russo no exterior serão igualmente congelados. Os empresários russos deixarão também de poder obter os chamados vistos "gold". Previsivelmente, o impacto destas medidas na economia russa será devastador.

O presidente ucraniano saudou este passo, qualificando-o de "importante vitória" e "de uma decisão justa", que "significa perdas de milhões e milhões para a Rússia". Nas palavras de Volodymyr Zelenskyy, "é um preço concreto a pagar pela invasão traiçoeira da Ucrânia".

Alemanha, que até agora fazia parte dos países que resistiam a desligar Moscovo do SWIFT, vai mais longe e decidiu enviar para a Ucrânia 500 mísseis terra-ar e armamento anti-tanques. Para além disso, vai interditar o seu espaço aéreo a aviões russos, tal como a Polónia e a Roménia.

Fonte: euronews

 

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE CRIA MEDIDAS DE APOIO AOS IMIGRANTES UCRANIANOS

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, anunciou na tarde deste domingo, 27 de fevereiro,  a criação de medidas de apoio à comunidade de imigrantes ucranianos a residir no concelho, na sequência do conflito vivido no país de origem destes cidadãos.
O anúncio foi feito durante o encontro de solidariedade para com a Ucrânia, realizado na Praça Guilherme Stephens, que juntou o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; o presidente da Assembleia Municipal, Aníbal Curto Ribeiro; o executivo municipal; representantes e imigrantes ucranianos a residir no concelho e ainda a população do concelho.
O presidente da Câmara dirigiu-se aos participantes na ação solidária confessando ser com "profunda tristeza que estamos a acompanhar o que se passa na Ucrânia. Desde o primeiro momento que temos estado em contacto com ucranianos residentes no concelho, estando a dar todo o suporte a estas pessoas”.
Aurélio Ferreira informou que, “contactámos:
Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros, a Segurança Social, a Cruz Vermelha Portuguesa, o SEF e a Secretária de Estado das Migrações”. Para além disso, “disponibilizámo-nos para, de forma integrada com o governo, participarmos no processo de solidariedade e no acolhimento destes refugiados”.
A Câmara Municipal da Marinha Grande “disponibilizou um espaço para acolher bens para os imigrantes, como produtos de higiene, artigos de saúde, roupa térmica e acessórios; vai ter em funcionamento a Linha de Apoio Residentes ucranianos com Apoio Psicossocial (244573000 | 931123251); e vai disponibilizar um espaço para os ucranianos se reunirem temporariamente (posto de turismo)”, acrescentou o presidente Aurélio Ferreira.
Para mais informações e para todos os cidadãos que queiram vir para Portugal e necessitem de informações consultem o link do portal das comunidades ou contactem o Gabinete de Emergência Consular.

Ucrânia: Oliveira do Hospital disponível para receber refugiados


Município está em condições de “proporcionar uma oportunidade de vida a cidadãos ucranianos que queiram viver num lugar seguro”, afirma autarca.
Perante os apelos de instituições internacionais não podemos ficar insensíveis e temos o dever de ser solidários para com o povo ucraniano, que vive atualmente um dos momentos mais tristes da sua história”, adianto o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, citado numa nota de imprensa.

O autarca acrescentou que o município está em condições de “proporcionar uma oportunidade de vida a cidadãos ucranianos que queiram viver num lugar seguro”.

José Francisco Rolo, que “condena veementemente a ação militar da Rússia na Ucrânia”, afirmou ainda que o município vai comunicar de imediato ao Governo e à Embaixada da Ucrânia em Portugal o programa de acolhimento que está a ser preparado, com vista a colaborar ativamente na ajuda humanitária ao povo ucraniano, através do envio de bens considerados essenciais.

Na mesma nota, a câmara informa que vai também “abrir as suas portas” aos cidadãos ucranianos residentes em Oliveira do Hospital, que tenham familiares na Ucrânia e que possam necessitar de ajuda.

Somos um povo solidário, que gosta de ajudar os cidadãos nos momentos de maior dificuldade e, dentro das nossas possibilidades, tudo faremos para dar um contributo na ajuda a um povo que vive momentos de grande sofrimento, em consequência da atrocidade de uma guerra que nos causa grande indignação”, refere o autarca

SIC Notícias/Lusa

Portugal regista mais 38 mortes e 7107 novos casos de Covid

 Nas últimas 24 horas, há mais 18 doentes internados em enfermarias e mais uma em cuidados intensivos.

Estão confirmadas 21.039 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais 38 do que no último boletim epidemiológico emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas infetadas pela doença até este domingo é de 3.258.409, mais 7107 nas últimas 24 horas.

CONSULTE AQUI O ÚLTIMO BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

Os internamentos sofreram um ligeiro aumento. Este domingo, estão 1 396 pessoas internadas em enfermarias, mais 18 do que no último boletim epidemiológico. Nos cuidados intensivos está mais uma pessoa, num total de 102 doentes.

Este domingo há mais 6 457 casos ativos em Portugal, totalizando 452 758 infetados. Recuperaram da infeção 612 pessoas nas últimas 24 horas e há 159.499 contactos em vigilância, menos 266.973.

A região onde se registaram mais novos casos de Covid-19 foi Lisboa e Vale do Tejo (2531). Segue-se o Norte (1535), o Centro (1478), o Algarve (424), os Açores (624), o Alentejo (408) e a Madeira (338).

No Centro morreram 10 pessoas, no Norte e Lisboa e Vale do Tejo morreram nove pessoas, no Alentejo quatro pessoas e no Algarve, Açores e Madeira morreram duas pessoas.

Fonte: TSF

Fotorreportagem da Colheita de Sangue dia 27 de Fevereiro em Cacia

 Como é do conhecimento público, e amplamente divulgada, a ADASCA realizou hoje (27 de Fevereiro de 2022) a primeira sessão de colheitas de sangue agendada para a localidade de Cacia, que decorreu entre as 9 horas e as 13 horas.



Admiravelmente, a brigada foi cumpridora do horário. Sim, porque conta-se pelos dedos de uma mão a sua pontualidade. Os dadores de Cacia disseram “presente” nesta sessão de colheitas. Ora vejamos os resultados:

- Total de inscritos: 81
- Aprovados: 68
- Dadores pela primeira vez: 10
- Suspensos: 11
- Eliminados definitivamente: 3
- CEDACE/Medula óssea: 3.
A previsão da ADASCA apontava para uma adesão entre os 80 a 100 presenças, ficámos pelos 81. Nas brigadas anteriores no Posto Fixo, compareceram alguns dadores de Cacia, se tivessem optado por se deslocar a Cacia, certamente que a adesão ficaria entre as 90 e as 100 presenças.



A ADASCA conseguiu atingir os objectivos. Parabéns aos dadores de Cacia, como a todos os demais que ajudaram na divulgação.

Obrigado ao Agrupamento de Escolas Rio Novo Príncipe por ter autorizado a afixação da faixa, à Pastelaria Delicreme, ao Quiosque da Urbanização de Jornais e Revistas que intercalou os Boletim InfoADASCA nos exemplares que foi vendendo. O nosso sincero OBRIGADO ao senhor Presidente da Junta de Freguesia pela cedência do Salão!




O CST de Coimbra deve habituar-se que, a ADASCA trabalha para aumentar o universo de dadores nas brigadas a realizar por si. Parabéns a todos os elementos que formaram a brigada, pela forma como decorreu o atendimento aos dadores, a triagem clínica, com as 10 cadeiras sempre ocupadas, e por fim o desenvolvimento das inscrições junto dos respectivos administrativos.




Em Junho há mais, quiçá já possamos comemorar o Dia Mundial do Dador de Sangue com o tão desejado Convívio.

Acedam ao site www.adasca.pt onde estão disponíveis as datas para Março, incluindo o Dia 5 (sábado) entre as 9 horas e as 13 horas no Posto Fixo.


















Joaquim Carlos

NB: Todas as imagens foram captadas com a devida autorização dos visados, sendo-lhes dito qual o seu uso.

Portugal (também) fecha espaço aéreo às companhias de aviação russas

 O Ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou hoje nas redes sociais que Portugal vai fechar o espaço aéreo a companhias de aviação da Rússia. Uma medida "em articulação com os nossos parceiros europeus e em resposta à agressão da Rússia contra a Ucrânia", lê-se.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou este domingo que Portugal vai fechar o seu espaço aéreo a companhias aéreas russas, na sequência da invasão da Rússia à Ucrânia, e após vários países europeus terem tomado a mesma medida.

"Portugal vai fechar o seu espaço aéreo a companhias de aviação da Rússia. Tomamos esta medida em articulação com os nossos parceiros europeus e em resposta à agressão da Rússia contra a Ucrânia", pode ler-se numa publicação do ministério na conta oficial no Twitter.

Portugal segue assim a tomada de posição de vários países europeus, entre os quais Reino Unido, França, Itália, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca, República da Irlanda, República Checa, Polónia, Alemanha, Bulgária, Estónia, Letónia, Lituânia e Finlândia.

Fonte: MadreMedia

A longa lista de países que fecham espaço aéreo a aviões russos

Depois da Estónia, Letónia e Lituânia terem fechado seus espaços aéreos, Itália, Alemanha, Irlanda, Dinamarca, Finlândia Luxemburgo e Bélgica, já estão ou vão fazer o mesmo.

Os governos de diversos países europeus continuam a aceitar o "desafio" feito, ontem, pela primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas. Eis alguns dos exemplos:

  • O Governo italiano decidiu fechar o seu espaço aéreo aos aviões russos e aprovou a concessão imediata de 110 milhões de euros de ajuda à Ucrânia, foi anunciado este domingo.
  • Entretanto, a Alemanha vai fechar o seu espaço aéreo às companhias de aviação e jatos privados russos a partir das 15h00 deste domingo (14h00 em Lisboa), anunciou o Ministério dos Transportes, acompanhando uma medida adotada por numerosos países europeus.

"O Ministério alemão dos Transportes decretou uma interdição de voo para os aviões e operadores de aeronaves russos no espaço aéreo alemão", indicou, precisando que esta interdição é válida por três meses e que não envolve eventuais voos humanitários.

  • República da Irlanda, Dinamarca e Bélgica assumiram que vão fechar o seu espaço aéreo a todos os aviões russos devido à incursão militar da Rússia na Ucrânia.

O encerramento do espaço aéreo irlandês a aviões russos foi anunciado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da República da Irlanda, Simon Coveney.

"São chocantes os ataques russos na Ucrânia de um dia para o outro. A Irlanda atuará para fechar o espaço aéreo irlandês a todos os aviões russos", escreveu o ministro na sua conta na rede social Twitter, apelando a outros países da UE para que façam o mesmo.

  • A Finlândia vai fechar o seu espaço aéreo aos aviões russos em represália pela invasão da Ucrânia, juntando-se a numerosos países europeus, anunciou o governo de Helsínquia.
  • Entretanto, a Áustria, país neutro que não é membro da NATO, preparou-se para fechar o seu espaço aéreo aos russos, aguardando, todavia, uma decisão conjunta dos 27 parceiros da União Europeia (UE) para concretizar a medida.
  • A afirmação foi feita pela ministra austríaca da Mobilidade, Energia e Proteção Climática, a ambientalista Leonore Gewessler, numa declaração na sua conta do Twitter.

    "A Áustria apoia o encerramento do espaço aéreo da UE aos aviões russos. As nossas medidas são mais eficazes quando agimos em uníssono. Por conseguinte, é ainda mais importante que todas as decisões necessárias sejam tomadas rapidamente", escreveu Leonore Gewessler.

    "Já tomámos todas as precauções necessárias. Uma vez tomada a decisão (da UE), a Áustria fechará imediatamente o seu espaço aéreo a todos os aviões russos", concluiu a ministra.

    TSF

Turismo Centro de Portugal visitou novos investimentos turísticos em Castro Daire

 É essencial sair dos gabinetes e contactar de forma próxima os protagonistas da atividade turística no território", considera Pedro Machado. 

Uma delegação da Turismo Centro de Portugal (TCP), constituída pelo presidente Pedro Machado e por Jorge Loureiro, vogal da Comissão Executiva, efetuou uma visita ao concelho de Castro Daire, onde reuniu com o executivo da autarquia e conheceu dois novos investimentos turísticos.

Acompanhados por Paulo Almeida, presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, e Pedro Pontes, vereador com o pelouro do Turismo, os dirigentes da TCP visitaram dois investimentos privados localizados no centro histórico da vila: o Alojamento 88 & Gastrobar 88, que já se encontra em pleno funcionamento, e um Hotel & Spa de 4 estrelas superior, que se encontra em fase de licenciamento. O percurso incluiu ainda o Centro de Interpretação e Informação de Montemuro e Paiva.

Na reunião que se seguiu, foram abordados vários investimentos considerados fundamentais para o futuro do concelho de Castro Daire na área do turismo.

“A Turismo Centro de Portugal considera que é essencial sair dos gabinetes e contactar de forma próxima os protagonistas da atividade turística no território, tomando assim o pulso às necessidades e às oportunidades de investimento. Esta visita a Castro Daire, para conhecer os novos projetos turísticos em curso no concelho, comprovou que o Turismo é, cada vez mais, um fator preponderante na estratégia de valorização dos territórios”, considerou Pedro Machado, após a visita.

Pombal ! Festival de Teatro vai às freguesias para estimular novos públicos para a cultura

O Festival de Teatro, que decorrerá de 4 a 25 de março, vai visitar sete freguesias do concelho de Pombal dando continuidade aos projetos que visam a formação de públicos, a valorização da cultura nas mais diversas disciplinas artísticas e em especial a promoção do teatro.

Para além dos sete espetáculos descentralizados, a calendarização do evento contará com a realização de mais oito espetáculos em três espaços distintos da cidade: Teatro-Cine, Casa Varela e Jardim do Cardal.

O Festival, organizado pelo Município, em parceria com o Teatro Amador de Pombal (TAP), arrancará a 4 de março, com a peça “Tochas e Telmo – Temos Alguma Coisa” a subir ao palco do Teatro-Cine, onde os atores, num estilo de comédia, embarcam numa aventura que pode ir do genial ao falhanço épico, onde tudo pode acontecer.

No dia seguinte (sábado, dia 5), o grupo de teatro da ADAC (Charneca, Pombal) levar o “8º Mandamento” à associação cultural do Carriço, e o Grupo Amador de Teatro de Almagreira (GATA) subir ao palco da associação cultural de Pousadas Vedras (Redinha) com a peça “Um sonho de uma noite de verão”.

No domingo, dia 6, será a vez do Salão da Filarmónica Vermoilense (Vermoil) receber o “Banquete” levado à cena pelo Teatro Amador de Pombal.

No dia 11, haverá teatro no Salão Polivalente de Almagreira, com a Ajidanha a apresentar “Semente – O homem que plantava árvores”, enquanto no dia seguinte o Teatro Meridional subirá ao palco do Teatro-Cine com a peça “Ilhas”.

A mesma sala abrirá portas na manhã de domingo, dia 13, com dois espetáculos (às 10h30 e às 11h30) “A cor do limão” pela Andante Associação Artística. “João e o Pé de Feijão” é a peça que o grupo Partículas Elementares irá apresentar nos dias 18, 19, 20 e 21, no auditório da Junta de Freguesia de Abiul, no auditório da Junta de Freguesia de Carnide, na
Associação Recreativa de Meirinhas e no Teatro-Cine de Pombal, respetivamente.

No dia 19, haverá ainda teatro na Casa Varela com “Nada” por Javi Tirado e, no Teatro-Cine com “Anjo” por Angel Fragua.

O Festival de Teatro encerrará no dia 25 de março, no Jardim do Cardal, com “A Feira”, pela Companhia Radar 360º, numa coprodução integrada na candidatura Territórios Pertinentes, liderada pela rede de cooperação cultural Artemrede.

Este último espetáculo será gratuito, enquanto os restantes espetáculos terão um bilhete de valor simbólico entre os 3,00€ e os 2,00€.

GNR identifica homem por maus-tratos a animal

A GNR de Vila Real, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Peso da Régua, no dia 22 de fevereiro, identificou um homem de 65 anos por maus-tratos a animal de companhia, no concelho de Mesão Frio.

No âmbito de uma denúncia por maus-tratos a animal de companhia, os militares deslocaram-se para o local, onde recolheram sem vida um canídeo recém-nascido, no interior de uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), na freguesia de Mesão Frio.

No seguimento das diligências policiais, foi identificado um homem por suspeita de maus-tratos a animal de companhia. Os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Peso da Régua.

A Guarda Nacional Republicana recorda que o crime de maus-tratos a animal de companhia é punido com pena de prisão de seis meses a um ano ou com pena de multa de 60 a 120 dias. Recorda ainda que quem, sem motivo legítimo, matar animal de companhia é punido com pena de prisão de seis meses a dois anos ou com pena de multa de 60 a 240 dias, se pena mais grave lhe não couber por força de outra disposição legal.

A GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente, tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.


Atividade semanal da GNR em todo o país

 Entre 18 de fevereiro a 24 de fevereiro

  1. Detenções:
  2. 406 detidos em flagrante, destacando-se:
  • 130 por condução sob o efeito do álcool;
  • 74 por condução sem habilitação legal;
  • 17 por tráfico de estupefacientes;
  • 13 por violência doméstica;
  • Nove por furto e roubo;
  • Cinco por incêndio florestal.
  1. Trânsito:

Fiscalização

9 001 infrações detetadas, destacando-se:

  • 1 412 excessos de velocidade;
  • 613  por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 592 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 485 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 333 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 300 por falta de seguro de responsabilidade civil;
  • 290 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 224 relacionadas com tacógrafos.

Roman Abramovich entrega controlo do Chelsea aos administradores da fundação do clube

O proprietário russo do clube de futebol Chelsea confirmou em comunicado que cedeu o controlo do Chelsea. O oligarca obteve recentemente a nacionalidade portuguesa e corre o risco de ser visado pelas sanções à Rússia e a uma série de empresários do país.

"Eu sempre tomei decisões com os melhores interesses do clube no coração. Continuo comprometido com esses valores. É por isso que hoje vou dar aos administradores da fundação de caridade do Chelsea o controlo do Chelsea FC", lê-se numa declaração publicada no website do Chelsea.

"Durante os meus quase 20 anos de liderança do Chelsea, sempre considerei o meu papel como um zelador do clube, cujo papel foi de garantir que seríamos tão bem sucedidos como somos hoje, e para construir um futuro, ao mesmo tempo que temos um papel positivo para a comunidade", continua.

A decisão de Abramovic, que desde abril também tem a nacionalidade portuguesa, deverá ter a ver com o facto de ser próximo do presidente russo, Vladimir Putin, que tem sido alvo das críticas generalizadas em todo o mundo pela invasão da Ucrânia, particularmente pelas autoridades inglesas, que já anunciaram um conjunto de sanções.

Recorde-se, porém, que Abramovich não foi um dos visados pela tranche de sanções aplicadas pela União Europeia, os EUA e o Reino Unido à Rússia e a vários empresários do país.

Esse tema, aliás, levou Boris Johnson a ser obrigado a corrigir uma afirmação que tinha feito. O primeiro-ministro disse, erradamente, que “Abramovich já é sujeito a sanções”, mas depois esclareceu formalmente que “Roman Abramovich não foi alvo de medidas direcionadas”.

O proprietário do clube de futebol Chelsea, que em 2021 obteve a nacionalidade portuguesa através da lei que beneficia os descendentes de judeus sefarditas expulsos no final do século XV, teve até há quatro anos um visto de investidor no Reino Unido.

Abramovich obteve, entretanto, um passaporte israelita e, embora não possa residir ou trabalhar no Reino Unido, pode atravessar a fronteira sem necessidade de visto de turista.

Em 2018 retirou o pedido de renovação de visto britânico devido ao conflito diplomático entre o Reino Unido e Rússia na sequência do envenenamento com um agente neurotóxico do antigo espião Sergei Skripal em Inglaterra.

Na altura, a então primeira-ministra Theresa May ordenou uma reavaliação dos vistos atribuídos a centenas de “oligarcas russos” no país, mas o esquema dos “vistos dourados” apenas foi encerrado na semana passada.

De acordo com a organização openDemocracy, desde 2015 foram atribuídos 202 daqueles vistos a multimilionários russos que investiram pelo menos dois milhões de libras (2,4 milhões de euros) cada em empresas britânicas, beneficiando também mais de 250 familiares.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos 198 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 150.000 deslocados para a Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU, tendo sido aprovadas sanções em massa contra a Rússia.

Madremedia