quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Procuram-se pessoas que queiram salvar o planeta no distrito de Coimbra

Segunda edição do “Movimento Faz Pelo Planeta By Electrão” vai identificar novos “big changers”
O Electrão continua à procura de mais pessoas interessadas em salvar o planeta. Esta busca iniciou-se em 2021 e prossegue agora com o lançamento da 2ª edição do “Movimento Faz Pelo Planeta By Electrão”. O grande vencedor pode estar no distrito de Coimbra.
A iniciativa tem como objectivo trazer para a ribalta activistas ambientais menos conhecidos do grande público, denominados como “big changers”, que diariamente fazem a diferença em prol do ambiente, de forma a influenciar outros a adoptar comportamentos mais sustentáveis.
O projecto pretende, também, contribuir para a construção de uma autêntica comunidade de activistas ambientais, que são exemplos perfeitos de como é possível pensar globalmente e agir localmente.
"Gostaríamos que este movimento pudesse continuar a inspirar e a alavancar muitos outros projectos baseados na protecção dos valores ambientais”, projecta o CEO do Electrão, Pedro Nazareth.

AS NOVIDADES DESTA EDIÇÃO
Este ano os candidatos a “big changers” deste movimento podem apresentar a candidatura directamente na página oficial da campanha, sem necessidade de nomeação de terceiros, ao contrário do que acontecia em 2021. Depois de obter a validação da candidatura cada interessado pode iniciar a sua própria campanha de divulgação nas redes sociais.
No website do movimento será criada uma página que funcionará como montra das várias candidaturas. O público poderá votar no candidato com que mais se identificar. E esta constitui outra das novidades. As cinco candidaturas mais populares serão posteriormente avaliadas pelo júri, constituído por parceiros governamentais, associativos e empresariais e ainda pelos “big changers” do movimento.
O júri terá ainda a possibilidade de eleger até outras cinco candidaturas que, eventualmente, não estejam a atingir grande notoriedade nas redes sociais.  Desta lista final, que terá até 10 candidatos, serão escolhidos os três vencedores.

PRÉMIOS PARA OS TRÊS GRANDES VENCEDORES
O primeiro prémio tem associado um valor de 7.500 euros. O segundo vencedor receberá 5.000 euros e para o terceiro ficará reservado um montante de 2.500 euros. Os prémios monetários destinam-se a impulsionar os projectos, tal como previsto no regulamento.
As candidaturas podem ser submetidas até Março de 2023. A votação decorrerá entre Março e Abril do próximo ano e o anúncio dos vencedores está programado para Maio.

UM MOVIMENTO QUE ESTÁ A CRESCER
 Em 2021 o Electrão iniciou a procura de “big changers” ou agentes de mudança, de forma a provar que os gestos individuais podem fazer a diferença, e descobriu um extraordinário exemplo. Lídia Nascimento, tradutora de inglês-alemão, há mais de 20 anos que recolhe lixo das praias. Faz diariamente pelo planeta e, por isso mesmo, foi eleita como a grande vencedora da primeira edição.
Nas acções de limpeza das praias, que dinamiza em conjunto com o marido, Manuel Nascimento, já retirou da costa portuguesa mais de 30 mil quilos de lixo nos últimos anos. É autora do livro “Mar à deriva”, realiza acções de sensibilização nas escolas e promove a alimentação sustentável, entre outros hábitos saudáveis.
Na primeira edição foram ainda atribuídas duas menções honrosas a Carlos Dobreira e Miguel Lacerda. Carlos Dobreira destaca-se pelas acções de plogging, uma combinação de corrida com recolha de lixo, em que está envolvido desde 2019. Miguel Lacerda, fundador da Associação Cascaisea, dedica a sua vida à sensibilização para a problemática do lixo marinho, com estudos, livros e formações para crianças e adultos com o objectivo de mudar mentalidades.
Os “big changers” da primeira edição, embaixadores da iniciativa, juntam-se nesta segunda edição a alguns dos influenciadores mais conhecidos nestas áreas.
Alguns nomes que já ajudaram a inspirar cidadãos na edição anterior regressam a este desafio. É o caso de Ana Milhazes (Lixo Zero), Catarina e Rita Leitão (Zero Plástico), Catarina Matos (Mind the Trash), Gonçalo de Carvalho (SCIAENA), Joana Guerra Tadeu (Ambientalista Imperfeita) e Inês Soares (Nononovo).

 OS NOVOS INFLUENCERS DO PROJECTO
O movimento está a crescer e por isso há três novos rostos nesta comunidade que vai alargando.  É o caso de Catarina Barreiros que tem um projecto de comunicação para a sustentabilidade, o Do Zero. Desenvolve tópicos relacionados com o ambiente, para os comunicar com uma comunidade de pessoas que querem saber mais sobre o tema.
Eunice Maia, o rosto da Maria Granel, é outra das “big changers” da nova edição. A professora, formadora, oradora e activista, actua, essencialmente, na área da redução do desperdício e do consumo consciente.  Em 2015, fundou a Maria Granel, a primeira "zero waste store" e mercearia biológica 100% a granel em Portugal.
O movimento contará ainda com o contributo de Andreas Noe, já conhecido como “The Trash Traveller” ou o Viajante do Lixo. O alemão rumou a Portugal em 2017, rendeu-se ao surf e abandonou uma carreira na área biomédica, para tornar-se activista ambiental. Viaja ao longo da costa portuguesa a criar conteúdos artísticos utilizando o lixo que vai recolhendo nas praias, sobretudo plástico.
O Electrão quer dar continuidade a esta dinâmica de inspirar o próximo e de conquistar mais pessoas para a causa da sustentabilidade, com exemplos concretos de como se pode fazer a diferença.
“O movimento irá continuar a crescer para provar que pequenas mudanças podem ter um grande impacto no nosso planeta. Tudo começa na nossa casa, no nosso bairro, na nossa cidade. Existe a vontade de materializar esta ideia e esperamos vir a concretizá-la numa acção conjunta”, antecipa Pedro Nazareth.
Esta iniciativa do Electrão tem como parceiros governamentais a Agência Portuguesa do Ambiente e o Instituto Português do Desporto e Juventude. Entre os parceiros associativos e empresariais do movimento estão o Corpo Nacional de Escutas, Deco Proteste, EGF, ESGRA, Lidl Portugal, Liga dos Bombeiros Portugueses, Quercus e Veolia
O Electrão – Associação de Gestão de Resíduos é a entidade responsável por três dos principais sistemas de recolha e reciclagem de resíduos: embalagens, pilhas e equipamentos elétricos usados. Gere uma rede de recolha de equipamentos elétricos e pilhas usadas com mais de 8000 locais de recolha dispersos por todo o território nacional e é também responsável pela reciclagem de embalagens em todo o país. A sua principal missão é assegurar a reciclagem dos resíduos recolhidos, contribuindo para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular. Desenvolve diversas campanhas de comunicação e sensibilização com o objetivo de promover uma maior consciencialização ambiental e uma mudança de comportamentos, de que se destacam o Quartel Electrão, a Escola Electrão e o TransforMAR.

INÍCIO DA OBRA DE REQUALIFICAÇÃO DA ENVOLVENTE À EB 2,3 DE CACIA

 
Teve início na presente semana, a obra de requalificação urbana da envolvente à EB 2,3 de Cacia, um novo investimento de 1.386.034,80€ da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) a executar pela empresa Paviazeméis – Pavimentações de Azeméis, Lda, após o investimento de aproximadamente 500.000€ na requalificação da Rua Vale Caseiro.
A obra terve o seu início na Avenida Fernando Augusto de Oliveira, dando continuidade ao novo perfil criado na Rua Vale Caseiro agradecendo-se compreensão para os constrangimentos de circulação que a obra possa causar.
De forma global, o projeto prevê para o reperfilamento da Avenida Fernando Augusto de Oliveira, com a reformulação dos sentidos de tráfego, o redimensionamento do perfil transversal dos arruamentos, a criação de uma ciclovia e de baias de estacionamento de veículos motorizados, a construção de um espaço de estar e de uma paragem de autocarro junto à entrada para a Escola e a criação de um espaço verde de lazer com enquadramento na linha de água existente nas imediações da Escola.

Reformulação dos sentidos de trânsito traz mais segurança a alunos e residentes
Tendo em conta a preocupação dos fluxos viários em direção ao estabelecimento de ensino foram redefinidos os sentidos de tráfego quer nas vias transversais, quer na Avenida Manuel Lopes Pereira e via que circunda os limites da escola. A Avenida Manuel Lopes Pereira sendo uma via estruturante da urbanização, passa a sentido único, de sudeste para nordeste, permitindo que a saída das nossas crianças e jovens das viaturas se faça diretamente para o passeio, o que permite um aumento da segurança e conforto para todos.

Cuidado com o parque arbóreo e aposta em meios suaves de transporte
Nas vias que circundam o perímetro exterior da Escola, a Câmara Municipal optou pela manutenção das árvores existentes, criando um perfil de via compatível com os espécimes arbóreos existentes.
O projeto prevê também uma ciclovia que permite percorrer o perímetro da escola, a Avenida Manuel Lopes Pereira, Rua Engenheiro Jaime Rodrigues Nina, e a área de lazer. A ciclovia pretende estimular movimento pedonal e ciclável no bairro, que permita dar alguma vida à envolvente e promova a prática de passeios ao ar livre e o estímulo à abertura de estabelecimentos comerciais.

Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e a qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.


Marinha Grande | HISTÓRIA DO VIDRO CONTADA EM TEATRO

 A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, exibe o espetáculo “Vidro e outros Rococós”, apresentado pela companhia “Teatro à Solta”, no dia 10 de dezembro (sábado), às 21h30, cuja entrada é gratuita, sujeita ao levantamento prévio de bilhete.

“Vidro e outros Rococós” é uma comédia para toda a família sobre a história do Vidro em Portugal, promovida pelo Município da Marinha Grande, no âmbito das comemorações do Ano Internacional do Vidro, cuja estreia ocorreu a 24 de setembro e que vai ser novamente exibida a 10 de dezembro. O espetáculo é direcionado para o público em idade escolar e famílias e pretende dar a conhecer a história do Vidro e a história da Marinha Grande, profundamente interligadas, e a forma como o desenvolvimento desta indústria potenciou o crescimento da cidade.
A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala e ao levantamento de bilhetes (limite de 4 por pessoa), na bilheteira do Teatro Stephens, a partir do dia 1 de dezembro, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, ou através do email teatro.stephens@cm-mgrande.pt ou do telefone 244573377.
SINOPSE
“Era uma vez o vidro. Não, esperem, era uma vez Guilherme Stephens. Esperem; era uma vez o Marquês de Pombal. Não, não, era uma vez o rei D. José I. Ou seria o Rei D. João V? E também havia a D. Maria (a primeira, não a segunda)... e o comandante Junot... e João Beare... Confusos? Nós explicamos: estas são as personagens da história do vidro em Portugal! Querem saber como, quando e onde nasceu a indústria vidreira? E como é que a Marinha Grande se tornou a cidade do vidro? E como é que o país se tornou uma referência mundial nesta arte? Então venham daí, que nós explicamos tudinho, tudinho!   

FICHA TÉCNICA
Organização: Município da Marinha Grande
Criação Original: Teatro à Solta 
Duração: 50 minutos 
Classificação: M 6 
Dramaturgia: Susana Rodrigues
Encenação: Cristóvão Carvalheiro 
Interpretação: Cristóvão Carvalheiro, Jaqueline Figueiredo, Marco Paiva & Tânia Catarino 
Cenografia e Adereços: Flávio Tomé
Criação de Luz e Som: Felipe Silva 
Figurino: Casa da Cultura - Teatro Stephens

LVI - CAMPEONATO NACIONAL DA 2ª DIVISÃO DE BASQUETEBOL NORTE - D

 ACADÉMICA - 46 X COLUMBÓFILA - 48




Dia 23 de novembro de 2022 – 21:00H
Pavilhão Jorge Anjinho – AAC Coimbra
Constituição da equipa da ASSSCC:


Constituição da equipa da ASSSCC:

10 – Beatriz Fernandes
09 – Emilie Furtado
04 – Inês Ramos
28 – Inês Anastácio
05 - Maria Miguel Cruz
08 - Mariana Melo
11 - Matilde Melo
01 – Milena Santos
14 - Rita Mendes
12 – Sofia Conceição
20 – Sofia Moreira


Treinador principal: João André Costa
Delegada: Ana Maria Rodrigues

CONTINENTE ABRE 1.ª LOJA EM OLIVEIRA DO BAIRRO

 A 1.ª loja Continente no concelho de Oliveira do Bairro abre hoje em Oiã, na Estrada nacional 235, no Lugar do Facho, criando 46 novos postos de trabalho na região. Com Wells, serviço de cafetaria, pão quente e take away, o novo supermercado tem 227 lugares de estacionamento e está equipado com painéis solares e dois postos de carregamento elétrico para veículos. Link fotos
 
A nova loja tem 1643 m2 de área de venda e é a 24.ª loja no distrito de Aveiro.

Ricardo Costa, o novo diretor de loja, está na MC há 6 anos e explica que “é um orgulho inaugurar a primeira loja Continente em Oliveira do Bairro, em Oiã, para estarmos cada vez mais próximo dos nossos clientes, com os melhores preços e a melhor qualidade e variedade de produtos como padaria, frescos, talho, peixaria, take-away e cafetaria. A nossa fantástica equipa espera que os clientes visitem a nova loja e que fiquem agradavelmente surpreendidos com toda a oferta, qualidade, serviço e preços. Queremos que o novo Continente Bom Dia Oiã passe a fazer parte da rotina habitual das famílias”.
 
 
A inauguração do espaço é assinalada com uma campanha de 10% de desconto em Cartão Continente, em toda a loja, entre os dias 24 a 27 de novembro.
 
 
Para assinalar a chegada à região, a Missão Continente ofereceu carrinhos de compras com bens essenciais às instituições apadrinhadas pela nova loja: Centro Social de Oiã, Centro Ambiente Para Todos, SóBustos e Animais Águeda.
 
Estas instituições vão ser permanentemente apoiadas pela Missão Continente, através dos excedentes alimentares diários da nova loja Continente Bom Dia Oiã.
Sobre o Continente Bom Dia Oiã:
Morada: Estrada nacional 235, lugar do facho 3770-220 Oiã
Horário de Funcionamento: 8h00 às 21h00

Sobre as instituições apoiadas com os excedentes alimentares diários da loja:
Centro Social de Oiã
Apoio a crianças, idosos e adultos portadores de deficiência, bem como algumas famílias carenciadas.
 
Centro Ambiente Para Todos
Apoia crianças e idosos.
 
SóBustos
Apoia famílias e adultos portadores de deficiência grave.
 
Animais Águeda
Apoia animais abandonados.

Marinha Grande | VISITAS ENCENADAS AO MUSEU DO VIDRO

 A Câmara Municipal da Marinha Grande promove visitas encenadas ao Museu do Vidro, protagonizadas pela companhia “Teatro à Solta”, no dia 18 de dezembro (domingo), às 14h30 e 16h00, destinadas ao público em geral, no âmbito da comemoração do Ano Internacional do Vidro e cuja participação é gratuita.

Para além das sessões para as famílias, vão ser realizadas apresentações para as escolas do concelho, nos dias 6, 7, 9 e de 13 a 16 de dezembro.

Estas visitas pretendem dar a conhecer de uma forma mais lúdica e interativa algumas curiosidades que incentivam os participantes a querer saber mais sobre a história da cidade e do Museu do Vidro.

O Vidro foi descoberto há milhares de anos, mas a chegada da Real Fábrica de Vidros mudou para sempre a nossa cidade. A história da fábrica confunde-se com a história da cidade e é impossível falar-se da Marinha Grande sem falarmos de Guilherme Stephens, do Pinhal do Rei ou de mestres vidreiros.

Felizmente, há um pedaço desta História preservada no antigo palácio Stephens, pronta a ser descoberta! Pensada especialmente para os mais novos - mas aberta a participantes de todas as idades - esta aventura vem com reis e figuras históricas, com moldes, um mergulhador e até tem um concurso pelo meio. Convidam-se os participantes para esta incrível aventura à descoberta do vidro e da Marinha Grande.




Ficha Técnica:
Criação Original Teatro à Solta
Direção Artística e Encenação: Cristóvão Carvalheiro
Dramaturgia e Cenografia/Adereços: Susana Rodrigues
Interpretação: Cristóvão Carvalheiro e Marco Paiva
Figurinos: Teatro à Solta e Museu do Vidro
Fotografia: Carolina Miguel

Duração: 40 minutos
Classificação: M/6.

Cabazes de Natal Proença-a-Nova Origem estão de volta

 

Inspirados nos sacos de serapilheira tradicionalmente usados em sacos rústicos, a marca Proença-a-Nova Origem reinventou-os e são agora a nova embalagem os cabazes de natal.

A marca Proença-a-Nova Origem tem novamente disponíveis os seus quatro cabazes de Natal – Origem, Cortiçada, Estevais e Tradição, com a possibilidade de escolher alguns dos produtos que já estão incluídos, sem custo adicional. No cabaz Tradição, que inclui a tigelada de Proença-a-Nova, o plangaio, o maranho e o vinho Monte Barbo, o cliente pode optar pelo vinho tinto, branco ou rosé. No cabaz Estevais, o cliente escolhe entre o licor Erikae ou Caseirão, as compotas da Caseirão ou Montes Physalis, os biscoitos da Zélia, Panificadora Bernardo ou Montes de Sabor e o queijo Pucariças ou Queijaria do Morgado, tal como no cabaz Origem e Cortiçada que inclui a opção entre os enchidos Almeida & Filhos ou Verganista, as filhós, os biscoitos e os bolos da Zélia, Panificadora Bernardo e Montes de Sabor ou o mel da Bee, Maria Amélia Dias, Casa d´Abelha, Caseirão e Mel do Miguel. No cabaz Cortiçada é ainda possível selecionar a infusão É Capaz da sua preferência. Aumentando o leque de opções, promove-se um maior número de produtores locais através destes cabazes.

Mais do que a promoção dos pequenos empresários locais, é também através da gastronomia que o Município promove o território. Os quatro cabazes estão já disponíveis para venda na loja online em www.proencanovaorigem.pt e estão pensados para aqueles que procuram um presente especial, que se distinga pela qualidade, excelência e sabores únicos que não podem faltar à mesa de Natal. Estão ainda disponíveis para venda na plataforma Smartfarmer, parceira da marca.

Todas estas propostas incluem um saco de serapilheira e são enviadas por correio ou podem ser levantadas gratuitamente no Posto de Turismo, na loja do Centro Ciência Viva da Floresta ou na loja O Sítio Certo, em Benfica – Lisboa.

Coimbra | 25 de Novembro: dia de luto e de luta pela eliminação da violência contra as mulheres

 O Bloco de Esquerda lembra que este é um dia de luto, de homenagem a todas as mulheres vítimas de violência, particularizando as 28 mulheres assassinadas no nosso país. Um dia de luta, de responsabilização coletiva e de mobilização contra os motivos estruturais que levam a que, todos os anos, perto de 30 mulheres continuem a ser mortas devido à violência de género. Um dia de reivindicação de medidas que contrariem a revitimização a que as mulheres vítimas de violência doméstica são sujeitas, muitas vezes tendo de abandonar os seus contextos, ficando longe dos seus contactos, sem trabalho e sem casa.
Não podemos ainda deixar de saudar todo o trabalho diário das associações, organizações não-governamentais, movimentos e serviços sociais do Estado que prestam apoio às mulheres vítimas de violência e lutam pela erradicação da violência na sociedade portuguesa e em todo o mundo.

Comissão Coordenadora Distrital de Coimbra

Cantanhede | Município entregou 30 mil euros em subsídios. Nove associações distinguidas pelo desempenho desportivo

O Município de Cantanhede entregou esta quarta-feira, 23 de novembro, os subsídios que premeiam os resultados desportivos obtidos por atletas e equipas federadas em provas oficiais. No total, foram entregues 30 mil euros, mais 10 mil face a 2021.

Estes subsídios constam do subprograma 4 do Regulamento de Apoio às Associações Desportivas, que prevê a sua atribuição de acordo com a pontuação obtida pelo conjunto de todas as modalidades desportivas federadas de cada associação desportiva.

Das 11 candidaturas recebidas este ano, 9 cumpriram os critérios de atribuição, mais duas associações do que em 2021.

O associativismo desportivo é uma das mais-valias do Município e o nosso objetivo é contribuir para a sua valorização e adaptação às novas exigências, confirmando e reforçando o seu papel determinante para o desenvolvimento local”, destaca a presidente da Câmara Municipal. Helena Teodósio, que se mostra satisfeita de ver o nome de Cantanhede “projetado de uma forma positiva através das performances desportivas”.

Entre os desempenhos que contribuíram para a atribuição dos subsídios estão a participação em provas europeias e mundiais, assim como títulos de campeão nacional e distrital. Foi ainda reconhecido pelo Município de Cantanhede a presença nas seleções nacionais de diversas modalidades.

As associações desportivas distinguidas foram a União Recreativa de Cadima, Academia CantanhedeGym, Associação Desportiva Cantanhede Cycling, Clube de Futebol “Os Marialvas”, Ançã Futebol Clube, Gira Sol, Clube de Voleibol da Tocha, Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense e Clube de Golfe de Cantanhede.

De referir que já este ano, no âmbito do Regulamento de Apoio às Associações Desportivas, o Município de Cantanhede entregou às associações desportivas um apoio global de cerca de 120 mil euros a 25 entidades.

A par deste montante, são investidos 600 mil euros em manutenção de instalações desportivas, 50 mil euros em apoio financeiro para eventos desportivos e 150 mil euros em despesas de capital de apoio às associações.

De referir, por outro lado, as obras em curso na rede de equipamentos do concelho, destacando-se a requalificação e ampliação do Complexo Desportivo de Cantanhede, cujo investimento é superior a 3,2 milhões de euros.

Católica Porto Business School e PwC debatem Orçamento do Estado para 2023

 Debater o Orçamento do Estado para 2023, do ponto de vista macroeconómico e fiscal, é o grande objetivo da Conferência organizada pela Católica Porto Business School, em parceria a PwC, que se vai realizar a 29 de novembro, a partir das 9h00, no Auditório Ilídio Pinho, da Universidade Católica no Porto. Um evento que contará com a presença de António Mendonça Mendes, Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Quatro dias depois do encerramento e votação final global do Orçamento do Estado para 2023, agendado para 25 de novembro, realiza-se a Conferência promovida pela Católica Porto Business School, em parceria com a PwC, sobre o Orçamento do Estado para 2023. Dividida em dois painéis – um macro e um mais técnico -, esta Conferência vai reunir especialistas para discutir as principais medidas aprovadas pela Assembleia da República e respetivos impactos do ponto de vista macroeconómico e fiscal.

No painel macro, moderado por Maria Antónia Torres (sócia da PwC), estão confirmadas as presenças de Ana Carvalho (CEO do Banco Português de Fomento), Ana Salomé Martins (Executive Board Member na Symington Family Estate), e Pedro Norton (CEO da Finerge. No painel técnico, moderado por Luísa Anacoreta Correia (docente da Católica Porto Business School), vão ser debatidos os vários impostos: “IRC, benefícios fiscais e património” por Cristina Pinto (docente da Católica Porto Business School); “IVA e IEC”, por Hugo Salgueirinho Maia (sócio da PwC); e para falar sobre o “IRS e Segurança Social”, o painel conta com a presença Ana Carvalho Reis (senior manager da PwC).

António Mendonça Mendes, Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais irá fazer a abertura da Conferência. Isabel Braga da Cruz, Presidente da Universidade Católica do Porto e Rui Soucasaux Sousa, Dean da Católica Porto Business School darão as boas-vindas. A sessão de encerramento estará a cargo de Maria Antónia Torres, sócia da PwC.

A conferência “Orçamento do Estado 2023” decorre a 29 de novembro, entre as 9h00 e as 12h15, no Auditório Ilídio Pinho, na Universidade Católica Portuguesa no Porto. A entrada é livre, mediante inscrição prévia.

AGENDA:

9h30 - Boas-vindas

Isabel Braga da Cruz, Presidente do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa

Rui Soucasaux Sousa, Dean na Católica Porto Business School 

9h35 - Abertura

António Mendonça Mendes - Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais  

10h05 - Painel Macro

Moderação - Maria Antónia Torres - Sócia da PwC

· Ana Carvalho, CEO do Banco Português de Fomento

·Ana Salomé Martins - Executive Board Member na Symington Family Estates

· Pedro Norton - CEO da Finerge 

11h30 - Painel Técnico

Moderação - Luisa Anacoreta Correia - Docente Católica Porto Business School

IRC/Benefícios Fiscais/Património Cristina Pinto - Docente da Católica Porto Business School

IVA/IEC Hugo Salgueirinho Maia - Sócio da PwC 

IRS/SS Ana Carvalho Reis - Senior Manager da PwC

12h15 - Encerramento

Maria Antónia Torres, Sócia da PwC

Marinha Grande | CONCERTO PARA BEBÉS NO TEATRO STEPHENS A 17 DE DEZEMBRO

 
O concerto para bebés “Gracias a La Vida”, que tem como solista convidado o guitarrista e cantor David Ramy, realiza-se no dia 17 de dezembro (sábado), pelas 16h00, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande.

Quando nascemos, é o amor que procuramos (e estimulamos) em cada gesto e olhar de todos os que nos rodeiam, em especial pai e mãe. Poderia parecer que é só o alimento e a sobrevivência que nos move enquanto bebés, mas não é verdade. E, por isso, nos são tão importantes, para um completo desenvolvimento, esses gestos, sons, palavras, toques, embalos, afagos e olhares longos.

Os bebés escolhem para parceiros privilegiados, além da mãe, aqueles em que o amor transborda mais espontaneamente. Ora, David Ramy é um desses seres raros, por quem todos nos apaixonamos tal é a largura e alcance do seu coração e da sua voz. Os bebés sentem isso ao primeiro som. Nós, adultos, demoramos um pouco mais, mas no final do concerto habitamos todos no seu peito.

Ficha Artística
Alberto Roque / Bruno Homem – saxofone barítono e ocarina
José Lopes / Paulo Bernardino – saxofone alto, soprano e cavaquinho / clarinete
Pedro Santos – acordeão
Inesa Markava – voz e movimento
Isabel Catarino / Cristiana Francisco – voz
Paulo Lameiro – voz e direção 

Preço:
Pack bebé 0-18 meses + adulto - 7,50€
Lugares 7, 9 e 11 das Filas A a J
Pack bebé 19-36 meses + bebé + adulto - 7,50€
Lugares 1, 3 e 5 das Filas A a J
Bilhete de acompanhante 5€
Restantes lugares disponíveis na plateia.
Os bilhetes de acompanhante não são destinados aos bebés.

Bilheteira: bol.pt ou Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

UCC Ponte de Sôr/Montargil assinala Dia Mundial da Alimentação

 A convite do Gabinete de Saúde da Escola Secundária de Ponte de Sor e da Escola Básica João Pedro de Andrade, a equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC Ponte de Sôr/ Montargil) assinalou a comemoração do Dia Mundial da Alimentação nestas instituições.

Assim, nos dias 12 e 19 de Outubro, intervieram elementos da equipa de saúde escolar, uma enfermeira, uma nutricionista e uma aluna de Mestrado em Enfermagem na área de especialização em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Setúbal, que se encontra a desenvolver o estágio nesta unidade de saúde.
 
No dia 12 de outubro, a intervenção foi direcionada para as turmas do 6º ano, da Escola Básica João Pedro de Andrade, num total de 104 alunos e 7 docentes, com sessões de educação para a saúde sobre alimentação (com foco na Roda dos Alimentos) e a importância da mesma aliada ao exercício físico.
 
No dia 19 de outubro, a intervenção foi na Escola Secundária de Ponte de Sôr, durante a realização da feira dos alimentos, com venda de produtos regionais fornecidos pelos alunos/familiares e implementação da sopa na base da dieta, com a existência de diversos tipos de sopa fornecidas à comunidade escolar por uma entidade local. Assim, foram realizados rastreios de avaliação de glicémia capilar, dirigidos a toda a comunidade escolar, juntamente com a distribuição de um folheto informativo.
 
Igualmente foram efetuados ensinos e esclarecimentos de dúvidas. Salienta-se a observação de alterações consideradas relevantes, sendo as mesmas reportadas aos respetivos médicos de família para eventual vigilância. Nesta atividade participaram 37 alunos e 13 docentes e funcionários, perfazendo um total de 50 pessoas da comunidade escolar.

ULSNA

UCC Ponte de Sor/Montargil pela Erradicação da Pobreza e pela Igualdade

UCC Ponte de Sor/Montargil pela Erradicação da Pobreza e pela Igualdade A UCC de Ponte de Sor/ Montargil participou na atividade promovida pelas Redes Sociais do distrito de Portalegre, juntamente com a EAPN-Rede Europeia Anti-Pobreza, o NAVVD de Portalegre e a APAV do Alto Alentejo, cujo principal objetivo era sensibilizar os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

 Assim, a equipa da UCC, uma aluna de mestrado em Enfermagem na área de especialização em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Setúbal, que desenvolve o estágio nesta unidade de saúde, e a Higienista oral, elaboraram uma flor representativa da instituição à qual juntaram uma frase ilustrativa do tema. No dia 20 de Outubro foi exposta, em conjunto com outras de outras instituições, no hall de entrada da Câmara Municipal de Ponte de Sor. 

ULSNA

UCC Ponte de Sor/Montargil pela Erradicação da Pobreza e pela Igualdade

 UCC Ponte de Sor/Montargil pela Erradicação da Pobreza e pela Igualdade A UCC de Ponte de Sor/ Montargil participou na atividade promovida pelas Redes Sociais do distrito de Portalegre, juntamente com a EAPN-Rede Europeia Anti-Pobreza, o NAVVD de Portalegre e a APAV do Alto Alentejo, cujo principal objetivo era sensibilizar os cidadãos para a importância da construção de uma sociedade mais justa e igualitária. 

 Assim, a equipa da UCC, uma aluna de mestrado em Enfermagem na área de especialização em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Setúbal, que desenvolve o estágio nesta unidade de saúde, e a Higienista oral, elaboraram uma flor representativa da instituição à qual juntaram uma frase ilustrativa do tema. No dia 20 de Outubro foi exposta, em conjunto com outras de outras instituições, no hall de entrada da Câmara Municipal de Ponte de Sor. 

ULSNA

Prevenção da Saúde realizada pela UCC Monforte

 Assinalou-se a 29 de Outubro o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC).  
Considerando essa data e o facto de que o AVC tem um impacto significativo a nível funcional, cognitivo e social da pessoa, com implicações na dinâmica familiar, alertar para os sintomas do AVC e procedimentos a ter em conta em caso de ocorrência de um episódio, foram os objetivos principais de uma ação de sensibilização levada a cabo pela UCC Monforte. 

Esta ação, realizada junto dos alunos da Universidade Sénior de Monforte (USM), pela enfermeira Sandra Ideias, da UCC Monforte, decorreu no passado dia 27,no CEFUS. Através de um jogo de questões (quizz), os alunos testaram os seus conhecimentos sobre uma das mais importantes causas de morte e de dependência em Portugal e esclareceram as dúvidas e mitos que no decorrer da ação foram surgindo. 

ULSNA

Portalegre | Cartaz de Momentos de Poesia

Dezasseis anos não poderiam passar despercebidos.
Se quiser e puder compareça, está convidado.
Deolinda

 

Anadia investe cerca de oito milhões de euros em zonas industriais

Anadia vai investir cerca de oito milhões de euros em duas zonas industriais no concelho. O executivo municipal aprovou, neste 24 de novembro, a abertura de dois concursos públicos para a ampliação da Zona Industrial de Amoreira da Gândara e a construção de uma nova Zona Industrial no Vale Salgueiro, em Alféloas.
A empreitada de ampliação da Zona Industrial de Amoreira da Gândara tem um valor base de 4.415.810,39€, acrescido de IVA, com um prazo de execução de 18 meses. Com uma área de 36 hectares, está prevista a criação de 17 novos lotes, de grande e média dimensão, e a respetiva rede viária e infraestruturas de suporte ao funcionamento da zona industrial, de acordo com o Plano de Pormenor da Zona Industrial. A ampliação vai permitir que este parque industrial possa triplicar a sua capacidade, em termos de lotes, dando assim respostas à procura de espaços de grande dimensão.
A criação da Zona Industrial de Vale Salgueiro tem um valor base de 3.049.032,05€, acrescido de IVA, com um prazo de execução de 15 meses. Esta nova zona industrial irá ocupar uma área de 17,6 hectares, contemplando a criação de 19 lotes e a respetiva rede viária e infraestruturas de suporte ao funcionamento da zona industrial.
Estas novas áreas industriais, devidamente infraestruturadas, têm como objetivo atrair novos investimentos, dinamizadores da economia local, por forma a criar mais riqueza. De realçar ainda que um dos objetivos estratégicos do Município de Anadia prende-se com o desenvolvimento económico do concelho, em cumprimento do qual desenvolveu e está a implementar o programa “Invest em Anadia” I Estratégia Municipal de Promoção do Empreendedorismo, do Investimento e Criação de Empresas, assumindo um papel ativo na promoção do empreendedorismo, no apoio às empresas e no reforço da captação de investimento.


Portalegre | Noites XPTO


Eis a próxima "Noite XPTO" a realizar no pf dia 16 de Dezembro, sexta feira. Desta vez substituímos o chá pelo jantar e antecipamos o horário das 20h30 para as 20h00. Às 20h00 sentar-nos-emos à mesa.
Para nos ajudar a reflectir "Família cristã e na Igreja" estarão Maria Paula e Paulo Falcão Estrada, vindos de Abrantes.
O jantar terá a importância de 5 euros e, como aconteceu nas outras "Noite XPTO" é necessária a inscrição.
Para esta vez ousava fazer dois pedidos: que estivéssemos presentes e que, se possível, convidássemos alguém a participar.
Fica o desafio.
v/
Emanuel, pároco

Localizado e detido em Évora indivíduo procurado pela Interpol

Indivíduo estava a ser procurado pelas autoridades do Brasil para cumprimento de prisão “pelo crime de abuso sexual de criança”.
A Polícia Judiciária (PJ) informa, esta quinta-feira, que procedeu à localização e detenção de um indivíduo, que estava a ser procurado para cumprimento de prisão a que foi condenado há cinco anos.
Através da ULIC de Évora, a PJ deteve “um indivíduo, com 34 anos de idade, estando o mesmo a ser procurado pelas Autoridades do Brasil, depois de ali ter sido julgado e condenado, em 2017, para cumprimento de 8 anos de prisão, pelo crime de abuso sexual de criança menor de 14 anos”.
O agora detido, estava “desde 2019 foragido no nosso país”, refere a PJ, acrescentando que o mesmo "será presente junto do Tribunal da Relação de Évora, para interrogatório judicial e consequente decisão, quanto à sua extradição”.

SIC Notícias

Operação internacional desmantela site fraudulento que lesou mais de 200 mil britânicos

Mais de 100 pessoas foram presas no Reino Unido.
Um site fraudulento, utilizado para aceder a contas bancárias e extrair dinheiro, que lesou mais de 200.000 britânicos, foi desmantelado esta semana, no âmbito de uma operação internacional, anunciou hoje a Scotland Yard.
Só no Reino Unido, mais de 100 pessoas foram presas, sobretudo, por fraude, entre as quais o responsável pelo site iSpoof, Teejai Fletcher, de 34 anos.
De acordo com a polícia de Londres, contabilizaram-se mais de 200 mil vítimas no Reino Unido, que foram lesadas em dezenas de milhões de libras.
Através do iSpoof, os criminosos fingiam ser representantes de grandes bancos, apresentando números de telefone tidos como confiáveis, de modo a extrair dinheiro e códigos pessoais, via chamada telefónica ou SMS.
No total, realizaram-se mais de 10 milhões de ligações, a nível global, no último ano, 40% das quais para os Estados Unidos.
A utilização de tecnologia por criminosos é um dos desafios mais significativos [...] no século XXI", assinalou o chefe da polícia de Londres, Mark Rowley, citado pela Agência France Presse (AFP).
Esta operação foi realizada em coordenação com a Europol, Eurojust e o FBI.

SIC Notícias


Um morto e um ferido grave em acidente nas obras do molhe leste do Porto de Sines

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve informa, em comunicado enviado às redações, que esta manhã registou-se “um acidente nas obras de expansão do molhe leste, obra esta adjudicada à empresa Conduril”. Desse acidente resultou “numa vítima mortal e um ferido grave”.
Uma vaga atingiu um dos equipamentos de trabalho, tendo provocado a queda do mesmo ao mar e originado a morte do condutor do equipamento e causado ferimentos graves noutro trabalhador”, explica o documento.
De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, o alerta para o acidente de trabalho, que ocorreu nas obras de expansão do molhe de proteção do Porto de Sines, foi dado às 8:44.
O acidente ocorreu quando "o manobrador de uma máquina" niveladora "foi abalroado por uma onda", acrescentou o CDOS, referindo que o corpo "foi retirado já sem vida" e transportado para o serviço de Medicina Legal do Hospital do Litoral Alentejano (HLA), no concelho de Santiago do Cacém (Setúbal).
Para o local foram mobilizados vários meios de socorro e salvamento, em estreita articulação entre a Autoridade Marítima, Autoridade Portuária e Proteção Civil.
“A Administração dos Portos de Sines e do Algarve lamenta profundamente o sucedido e endereça sentidas condolências à família enlutada”.
Contactado pela agência Lusa, o comandante da Policia Marítima de Sines, Luís Filipe Duarte, avançou que os trabalhos de expansão do molhe leste do Porto de Sines "estavam interrompidos" devido à agitação marítima.
A máquina foi retirar uma outra que se encontrava no local para não ser arrastada pelo mar quando aconteceu o acidente", indicou a mesma fonte, acrescentando que a vítima "estava dentro" da viatura "quando foi arrastada pelo mar".
Caberá agora à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), já mobilizada para o local, “investigar as circunstâncias do acidente”, referiu o comandante da Polícia Marítima de Sines.

SIC Notícias

Sorteio de Natal do Comércio Local de Anadia

Decorre até ao próximo dia 28 de novembro, o período para as inscrições (gratuitas) dos estabelecimentos comerciais que pretendam participar no Sorteio de Natal do Comércio Local que decorrerá entre 1 de dezembro e 5 de janeiro.
A iniciativa é promovida pelo Município de Anadia, em parceria com a Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB). Ao todo serão atribuídos 150 prémios no valor de 100 euros cada. Pretende-se, desta forma, dinamizar o comércio tradicional do concelho, incentivando a realização de compras natalícias no mesmo.
O Sorteio vai funcionar, nos mesmos moldes das edições anteriores. Por cada 10€ de compras, será entregue, pelas lojas aderentes, ao comprador uma senha de participação que o habilitará ao sorteio, num máximo de dez senhas por compra. As senhas, depois de devidamente preenchidas, terão de ser depositadas, na Tômbola do Sorteio, que se encontrará localizada na Câmara Municipal de Anadia até às 17h00 do dia 5 de janeiro. Ao todo serão atribuídos 150 prémios no valor de 100,00€ cada, representando um investimento municipal de 15 mil euros. Podem participar no sorteio todos os estabelecimentos comerciais, com sede no concelho, e com área inferior a 1.000m2.
OS PREMIADOS SERÃO CONHECIDOS NO DIA 6 DE JANEIRO, DURANTE O SORTEIO QUE DECORRERÁ NO EDIFÍCIO DOS PAÇOS DO MUNICÍPIO, PELAS 17H00, EM ANADIA.
O Município realça a importância do Sorteio de Natal para o comércio local. Este incentivo à compra no comércio local revela-se fundamental para dinamizar e valorizar o comércio local, assim como incentivar os cidadãos a comprar localmente. A autarquia considera ainda que esta ação de promoção do comércio local concorrerá para um aumento da procura de produtos e serviços, potenciando as vendas e a sustentabilidade económica dos estabelecimentos comerciais, por forma a alavancar a economia local, face ao atual contexto, garantindo a sua viabilidade e a manutenção dos postos de trabalho.

Qatar não terá gostado das declarações de Marcelo e Costa sobre direitos humanos

Embaixador português em Doha chamado pelo Governo do país.
As declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro António Costa sobre o Qatar não foram bem recebidas no país.
O Observador avança que o embaixador português em Doha, Paulo Pocinho, foi chamado pelo vice-primeiro-ministro do país, que terá mostrado o desagrado com as declarações que considerou hostis e inaceitáveis.
O governante qatari terá dito que só não tomaria atitudes mais drásticas em nome da "histórica amizade" entre os dois países.
À SIC, o Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou que o embaixador de Portugal em Doha esteve "conforme prática habitual" no MNE do Qatar, "no quadro da preparação da deslocação do sr. Presidente da República Portuguesa ao país, por ocasião do Campeonato Mundial de Futebol".
Marcelo Rebelo de Sousa acusou o Qatar de não respeitar os direitos humanos e, esta semana, prometeu falar sobre o assunto durante a visita ao país, onde estará para assistir ao primeiro jogo da seleção nacional de futebol, esta quinta-feira.
Já o primeiro-ministro disse que vai ao Qatar apoiar a seleção portuguesa e não a violação dos direitos humanos e a discriminação das mulheres.
Parlamento deu luz verde à deslocação do Presidente da República ao Qatar para assistir ao jogo de estreia da seleção nacional na competição. Mas a aprovação não foi consensual. IL e Bloco de Esquerda contestaram.
As três principais figuras do Estado têm previsto dividir-se pelos três jogos da fase de grupos. Marcelo na estreia, dia 24 de novembro, Santos Silva, dia 28 e António Costa a 2 de dezembro.

SIC Notícias

Venha plantar com o Fôlego em Proença-a-Nova

 No próximo 17 de dezembro, entre as 9h e as 12h30, o FÔLEGO e o Município de Proença-a-Nova convidam voluntários a vir plantar árvores no Parque Empresarial de Proença-a-Nova.

Manhã de reflorestação em família!
As 560 árvores autóctones (pinheiros e medronheiros) a plantar são cedidas pelo município e resultam do evento Planta Party, realizado pelo FÔLEGO no passado dia 24 de Julho na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva. O objetivo é reunir a comunidade de Proença-a-Nova, grupos locais e amigos da natureza para reflorestar esta área, ardida na sequência de um incêndio em 2017.
No caso de não possuir meios próprios de deslocação até ao local de plantação (o Parque Empresarial de Proença-a-Nova) um veículo do município partirá da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova às 9h00 e às 10h30 e trará de volta os voluntários pelas 12h30.
As árvores estarão à sua espera no Parque Empresarial e a plantação será acompanhada pela equipa do FÔLEGO e do Município no local.
Junte-se a esta ação e seja parte da família no sábado 17 de dezembro, fim-de-semana em que decorre o Mercado de Natal no centro da vila.
Venha ajudar a reflorestar Portugal e o concelho de Proença-a-Nova!
Informações e questões: folego.apc@gmail.pt / www.folego.pt ou presencialmente no Posto de Turismo de Proença-a-Nova 
Grupos e inscrições:
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Mais informação sobre o programa FÔLEGO: www.folego.pt

Henrique Costa Santos