quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Comunicado: A primeira clínica Fiscal e Empresarial de Portugal: a new company for a new world


A Visar, em parceria com a Escola de Negócios das Beiras, lançou a primeira Clínica Fiscal e Empresarial de Portugal. Trata-se de uma plataforma desenvolvida pela RedOcean, abrangente e especializada, projetada para atender às diversas necessidades das pessoas e empresas de Portugal.

A Clínica Fiscal e Empresarial reconhece os desafios complexos que as empresas enfrentam no cenário empresarial atual e reuniram uma equipa de especialistas altamente qualificados e experientes em diversas áreas, prontos para oferecer consultas especializadas e soluções práticas para pessoas coletivas e singulares.

As áreas de atuação incluem:
  • Benefícios Fiscais: Orientação especializada sobre como maximizar os benefícios, cumprindo as obrigações fiscais de forma eficaz.
  • Formação Executiva: Orientação para os programas de formação mais adequados para a sua carreira e/ou para a sua empresa.
  • Internacionalização: Quando se deseja expandir os negócios além-fronteiras, fornecendo insights sobre regulamentações, mercado e estratégias de entrada.
  • IRC, IRS, IVA: dúvidas fiscais e abrangentes para otimização de impostos.
  • Marketing Digital: Aumentar a visibilidade da marca, conquista de novos clientes e expansão da presença online.
  • Projetos de Investimento: avaliação de projetos para empresas que procuram crescimento e financiamento.
  • Recursos Humanos: Desde a gestão administrativa ao recrutamento, à formação e ao desenvolvimento de equipas.
  • Seguros: dúvidas, avaliação de riscos e prémios de seguros empresariais/pessoais, em todos os ramos.
  • Tecnologia: Consultoria em soluções de tecnologia, automação e otimização de processos empresariais.
Margarida Lopes, diretora clínica, afirma “Estamos aqui para o ajudar a responder às suas dúvidas financeiras, fiscais e empresariais. Num mundo cada vez mais rápido e digital, o futuro passou a ser o presente. O seu e o nosso!”

Esta Clínica assegura o principio de que “um diagnóstico bem feito pode evitar muitos problemas e dissabores que podem marcar o futuro. A escolha do tempo certo para o fazer pode definir a sobrevivência. De pessoas, de empresas ou negócios.”

Na Clínica Fiscal e Empresarial by Visar, o compromisso é fornecer serviços de alta qualidade e orientação personalizada para ajudar pessoas coletivas e singulares a atingirem os seus objetivos. Também a prosperarem num ambiente empresarial em constante evolução.

Poderá fazer os seus agendamentos diretamente no site clinicafiscalempresarial.pt

Andreia Costa

Covilhã | SITUAÇÃO OPERACIONAL | PROTEÇÃO CIVIL


O Serviço Municipal de Proteção Civil da Covilhã registou, nas últimas horas, 13 ocorrências provocadas pelas condições meteorológicas adversas causadas pela tempestade Ciarán.
As ocorrências verificadas até às 17:00 de hoje (dia 02 de novembro) são:

8 quedas de árvores;
1 quedas de estrutura;
3 quedas de estruturas telefónicas/elétricas;
1 queda de elementos estruturais em habitação;
Nenhuma das situações causou feridos, tendo havido apenas necessidade de cortes temporários de trânsito durante as operações de remoção de detritos das vias.
Nos locais estiveram meios do Serviço Municipal de Proteção Civil, dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, da Guarda Nacional Republicana, da Polícia Segurança Pública e ainda das Juntas de Freguesia das áreas afetadas.

A Proteção Civil Municipal agradece o empenho de todos.


III Colóquio Internacional TEOTOPIAS - 3 e 4 novembro Porto


Com que lâmpada exploraríamos o coração do sol?
Promovido no âmbito da Cátedra Poesia e Transcendência – Sophia de Mello Breyner Andresen (instituída na Universidade Católica Portuguesa no Porto), o III Colóquio Internacional TEOTOPIAS pretende evocar a memória de Eduardo Lourenço, no ano do centenário do seu nascimento, bem como homenagear o Prof. Perfecto Cuadrado (Catedrático da Universidade das Ilhas Baleares e grande especialista do surrealismo português). O evento, intitulado “Com que lâmpada exploraríamos o coração do sol?”, realiza-se já entre 3 e 4 de novembro, na Universidade Católica Portuguesa.
Fundacional para a perceção e expressão do mistério, a linguagem poética é lugar de uma articulação paradoxal, nada acrescentando à representação descritiva do mundo [Ricoeur]. Encontrando-se o positivismo teológico em crise, paradigma que sempre cedeu demasiado à obsessão pela verdade, tem-se vindo a notar um crescente interesse pelo estudo teológico de produções literárias como lugares de redenção da linguagem referencial, própria do discurso tradicional da teologia. Na sua performatividade quase litúrgica, a linguagem poética aproxima o objeto do discurso teológico do seu eixo verdadeiramente referencial: "a transluminosa treva do Silêncio" [Pseudo-Dionísio Areopagita].
Ao longo dos dois dias de evento, vão ser debatidos: a linguagem poética e a linguagem teológica: continuidades e descontinuidades; a linguagem poética e a linguagem mística: inter[con]textualidades; a linguagem poética e sagrado: aproximações estético-fenomenológicas.
José Rui Teixeira, diretor e presidente do Conselho Científico da Cátedra Poesia e Transcendência – Sophia de Mello Breyner instituída na Universidade Católica Portuguesa no Porto, realça a importância da realização deste evento: "A realização da 3.ª edição do Colóquio Internacional TEOTOPIAS demonstra a importância de existir um diálogo profundo entre a Literatura e a Teologia, bem como o estudo das relações entre poesia e transcendência."
“Com que lâmpada exploraríamos o coração do sol?” é o tema do III Colóquio Internacional TEOTOPIAS, organizado pela Cátedra Poesia e Transcendência – Sophia de Mello Breyner instituída na Universidade Católica Portuguesa no Porto, que se realiza entre 3 e 4 de novembro, no Auditório das Pós-graduações, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. A entrada é livre e o programa do evento pode ser consultado aqui.

Programa
3 nov.
UCP Porto | Auditório das Pós-graduações [Sala EC 105]
17:30
Abertura
17:45
Conferência: O encanto pelo significante: ressonâncias teológicas no pensamento de Eduardo Lourenço [Rui Teixeira]
18:15
Conferência: Cosmogonias do sentido: do esplendor do caos ao esplendor do mundo em Eduardo Lourenço [Pedro Pereira
18:45
Conferência: Eduardo Lourenço: entre o tango e o folclore [Mariano Carou]
19:15
Apresentação do livro In principio erat Verbum. Apuntes de teopoética, de Mariano Carou
4 nov.
UCP Porto | Auditório das Pós-graduações [Sala EC 105]
10:30
Conferência: Eduardo Lourenço e complexidade em Guerra Junqueiro [Henrique Manuel Pereira]
11:00
Conferência: Eugénio de Andrade: o inominável silêncio [Ricardo Aguiar]
11:30
Conferência: Mário Cesariny: da revolução da linguagem à revelação da ideia [Maria de Lourdes Pereira]
12:00
Leitura de poemas no Memorial de Sophia

Pausa para Almoço
15:30
Conferência: A história transcendente da minha pátria. Reflexão sobre a teorização poética de Teixeira de Pascoaes [Hélder Moreira]
16:00
Conferência: O grande olhar é o que ensina a transparência. Aproximações ao transcendente na poesia de Carlos Poças Falcão [Jorge Teixeira]
16:30
Conferência: Hóspedes, peregrinos, viajantes: acolher o sagrado na poesia de Tolentino Mendonça [Gonçalo Cordeiro]

Intervalo
17:30
Conferência: Saudade do Céu: sobre o rumor da transcendência na poesia de Guilherme de Faria [José Rui Teixeira]
18:00
Conferência: A poesia que nos redime da contingência [Perfecto Cuadrado]
19:30

Encerramento

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant




ALTERAÇÃO ÀS DATAS DAS REUNIÕES ORDINÁRIAS DO MÊS DE NOVEMBRO e DEZEMBRO /2023

 

Vítor Manuel Pinheiro Pereira, Presidente da Câmara Municipal da Covilhã

TORNA PÚBLICO, nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 40.º, em conjugação com o disposto no n.º 3 do artigo 49.º, ambas as disposições legais constantes do Regime Jurídico das Autarquias Locais, aprovado pela Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, que, por motivos, e por conveniência do serviço e de agenda relacionados com os feriados dos próximos meses de novembro e dezembro de 2023, as reuniões ordinárias da Câmara Municipal da Covilhã, de caráter privado e público do mês de novembro, terão lugar nas datas a seguir indicadas, mantendo-se a data da reunião de caráter público do mês de dezembro:

Data

Reunião

Lugar

Horário

10.novembro.2023

Privada

Sala de Reuniões dos Paços do Concelho

9:00 Horas

24.novembro.2023

Pública

Auditório Municipal

9:00 Horas

15.dezembro.2022

Pública

Auditório Municipal

9:00 Horas

Sendo que, por motivos do feriado do dia 1 de dezembro de 2023, a reunião privada de dezembro não se realizará.

Para constar e devidos efeitos, se publica o presente edital e outros de igual teor que vão ser afixados nos lugares públicos e do costume. _____
E eu,
 Diretora do Departamento de Administração Geral e Coordenação Jurídica, o subscrevo.
Paços do Concelho da Covilhã, em 30 de outubro de 2023.

O Presidente,
(Vítor Manuel Pinheiro Pereira)

Ensemble Cardo-Roxo atua no Mosteiro de Pombeiro no próximo sábado


O Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro, em Felgueiras, recebe no próximo sábado, 4 de novembro, às 21 horas, o primeiro concerto do ciclo “Ad Orientem”, pelo Ensemble Cardo-Roxo.


“Um olhar criativo e científico sobre o património histórico e musical do Norte de Portugal” é o mote deste ciclo, que percorrerá 12 monumentos até março de 2024, sete dos quais na Rota do Românico.
O Ensemble Cardo-Roxo, criado em 2012, dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português e tem como ponto de partida as fontes musicais que sobrevivem até hoje em registos áudio, vídeo, partitura ou tradição viva.
Mantendo as características identitárias destas recolhas musicais, e através da mistura de instrumentos antigos e tradicionais (violas da gamba, gaitas de fole, alaúde, percussão, entre outros), da exploração vocal e da fusão estética, pretende criar uma sonoridade de grande originalidade e de surpreendente harmonia.

Promovido pela associação cultural Projecto Cardo, o ciclo “Ad Orientem” conta com a parceria da Direção Regional de Cultura do Norte e da Rota do Românico, e com o apoio da Direção-Geral das Artes e da Antena 2.

A Rota do Românico reúne atualmente 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação

MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ RECEBE DOAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE CANTANHEDE


O município de Santa Cruz recebeu um importante apoio da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.
Entre os donativos recebidos estão produtos de higiene, brinquedos, roupas, portas, janelas e livros.

Esses produtos serão distribuídos para as famílias e instituições sociais, conforme as necessidades e demandas.

A doação desta Associação é um exemplo de solidariedade e apoio mútuo.

É importante ressaltar a relevância de iniciativas como essa, que demonstra a união de esforços para enfrentarmos os desafios impostos pelas conjunturas.

O município de Santa Cruz agradece a generosidade da Associação e salienta que esses donativos serão de grande valia para os munícipes.

A solidariedade e o cuidado com o próximo são fundamentais e contribuem para fortalecer a comunidade como um todo.

EUROPEAN PEOPLES’ FESTIVAL JÁ TEM DATAS MARCADAS PARA A EDIÇÃO DE 2024 NA CIDADE DE ARANDA DE DUERO EM ESPANHA


Realizou-se de 27 a 29 de outubro, na cidade de Aranda de Duero, em Espanha a reunião preparatória da edição 2024 do European Peoples’ Festival e na qual participaram, Lurdes Silva, Inês Santos, Jacinto Silva e Magda Silva que na receção das comitivas, viram o seu esforço pessoal efectuado para estarem presentes na referida reunião, ser reconhecido pelo responsável local do Comité organizador, que na sessão de boas vindas agradeceu aos delegados presentes, a significativa presença, referenciando o esforço da delegação portuguesa, que numa altura de grandes dificuldades porque passa a Europa, não regatearam esforços para estarem presentes em grande número, mostrando o interesse que têm pelo evento.
No Sábado logo pela manhã realizou-se, uma recepção aos delegados presentes, no Ayuntamiento de Aranda de Duero, seguindo-se a Reunião Geral do Comité do European Peoples Festival, presidida pelo Jan Fritzen, que para além da aprovação da acta da última reunião, aprovou por unanimidade o relatório de contas, elegendo de seguida os órgãos responsáveis para o ano de 2024, participando neste ato os responsáveis pelas delegações da Itália e Letónia via streaming.

Após a realização do almoço e de uns breves momentos de convívio, os delegados dos países participantes iniciaram a visita aos locais onde as comitivas irão ficar alojadas e onde serão servidas as refeições, bem como aos locais onde se irão desenrolar as atividades desportivas, gastronómicas e culturais.

Após uma breve pausa os participantes dos diversos países presentes neste metting participaram num jantar de Gala, que serviu, também, para reforçar os laços de amizade entre os delegados que participaram nesta deslocação.

OPINIÃO: Americanices


Vivemos num tempo em que as tempestades passaram a ter nomes americanos e a celebração do Dia de Todos os Santos passou a ser a chamar-se Halloween...
Vivemos sem tempo para refletir na portugalidade que deveríamos preservar, e num país invadido por expressões e tradições americanas que pouco têm que ver com a História do nosso povo...

Quando começamos a ter presentes as iniciativas do Estado português que são batizadas com nomes anglo-saxónicos percebemos que chegamos ao fim de uma linha. É a demonstração da fraqueza do poder político em relação no que à preservação da nossa língua, dos nossos costumes e das nossas tradições diz respeito.

Se dermos uma volta pelo nosso Portugal verificamos que estas expressões estrangeiras não são somente utilizadas pelo poder central, mas são sobretudo utilizadas pelo poder autárquico, na linha da frente do contato com as pessoas.

Quem ainda não reparou nas "green weeks", nos "workshops" e nos "meetings" autárquicos que são anunciados por esse país fora?

Estamos entregues a uma obsessão com o estrangeiro, e tudo com a conivência do Estado. A nossa língua é a nossa identidade, e é bem demonstrativo da confusão em que caiu o país que, mesmo enquanto pede a adoção do português como língua oficial da ONU, o Estado o despreze dentro das nossas fronteiras.

Assim vai o nosso Estado: sem amor próprio, sem dignidade nacional, quebrado e servil diante de tudo o que chega de fora - incapaz de entender que Portugal não é um pedaço de mercado global. É uma nação. E as nações dão-se ao respeito.

*Paulo Freitas do Amaral
Professor de História