sexta-feira, 16 de agosto de 2019

No final do mês na Zona de Lazer do Choupal - CÂMARA DE CASTELO DE PAIVA VAI PROMOVER ARDA D’OURO – FESTIVAL DOS RIOS E GASTRONOMIA


Banda dos Mineiros do Pejão e Revelhe de Fafe em concerto único

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai promover no ultimo dia do mês, a 2ª ediçãodo ARDA D’OURO – Festival dos Rios e Gastronomia, um evento que volta lugar na área de lazer do Choupal, na zona ribeirinha de Pedorido, e que contempla um cartaz repleto de animação musical, gastronomia e tradição, não faltando motivos para visitar e degustar o que de melhor Castelo de Paiva tem para oferecer.

Na despedida de Agosto, esta jornada de convívio, orientada para a musica, cultura e gastronomia, terá lugar nas margens dos rios Arda e Douro, no espaço requalificado do Choupal,junto aos Passadiços do Douro, “ pretende-se cozinhar a história, a tradição, o património e a cultura paivense, apresentando em simultâneo, uma experiência culinária inovadora e criativa, tudo reunido na excelente qualidade dos produtos locais, dos peixes do rio, dos temperos da terra e da excelência dos apreciados vinhos verdes do concelho.

O edilidade de Castelo de Paiva convida pois, a (re)descobrir o sabor do peixe dos nossos rios, onde o barbo, a boga, a truta, a tainha, muge, o lúcio e as enguias vão ser, nestas dias de festa, a especialidade gastronómica nesta zona do concelho, apresentados nas mais variadas combinações, regados com o bom azeite da terra, suculentos pratos de paixe que vão à mesa para ser apreciados, acompanhados pelos melhores vinhos verdes da Sub Região de Paiva.

E como a tradição continua tão presente na gastronomia local, a Sopa Seca não foi esquecida neste evento cultural e gastronómico, estando previsto a realização de um Showcooking sobre esta iguaria da doçaria tradicional, onde se poderá constatar que a tradição aliada à inovação, por vezes, resulta com sucesso.

A iniciativa arranca no Sábado, dia 31 de Agosto, e o festival vai ao cerne da cultura musical da região do Couto Mineiro do Pejão, destacando-se o concerto da Banda dos Mineiros do Pejão, assumida como elemento de união e de identidade de toda a região e vão marcar presença também outros grupos musicais, constituídos por gentes de Castelo de Paiva, como a Atípica Orquestra, Rancho Folclórico da Nossa Senhora das Amoras, Pião das Nicas, Côro da Banda dos Mineiros do Pejão e o Grupo Musical Karisma, estando também agendada a participação, a título de convite, a Banda Musical de Revelhe, de Fafe.

O Festival Arda D’Ouro, em Pedorido, tem início às 11 horas, com a abertura e intervenções dos responsáveis autárquicos, seguindo-se uma actuação do Côro da Banda dos Mineiros do Pejão, sendo que, a partir das 15 horas, haverá um grande espectáculo musical com a participação das Bandas dos Mineiros do Pejão e Revelhe, de Fafe, e a partir das 18 horas, haverá espaço para o folclore local com a participação do Rancho Folclórico da Senhora das Amoras.

A partir das 21 horas, realiza-se o Sunset no Choupal com a presença da Atípica Orquestra, seguindo-se logo uma exibição do grupo Pião das Nicas, que vai assegurar a animação musical até de madrugada.

Para Domingo, dia 1 de Setembro, está agendado às 10 horas, um convívio de Pesca Americana, com entrega de prémios às 14h30, enquanto durante a tarde haverá animação musical com a Banda Karisma para potenciar um momento de alegria e bailarico, havendo uma pausa para a realização de um “ Showcooking" sobre a sobremesa tradicional Sopa Seca, terminando o Festival com a continuação da actuação da banda paivense Karisma até ao final da tarde.

Carlos Oliveira

TORRES VEDRAS | TRADIÇÃO MARCOU DIA 15 DE AGOSTO EM SANTA CRUZ


As ruas do centro de Santa Cruz voltaram a encher para um dia marcado pela tradição: a 22ª edição do Cortejo Etnográfico decorreu esta quinta-feira, dia 15 de agosto, recriando uma antiga tradição da população rural do concelho de Torres Vedras.

Nove ranchos folclóricos percorreram as várias artérias de Santa Cruz, envergando trajes típicos e fazendo-se acompanhar por carroças e carros de bois. O percurso fez-se em jeito de festa, ao som da música dos ranchos folclóricos e grupos etnográficos, que dançaram e recriaram cenários de outros tempos.

Ao longo do percurso não faltou o farnel, partilhado com a população que acorreu à localidade no dia em que, tradicionalmente, se rumava àquela estância balnear para ir à praia.

Nesta edição, os grupos tiveram oportunidade de se apresentarem antes do início das atuações, subindo ao palco do Largo Jaime Batista da Costa, que encheu para uma manhã de danças e cantares tradicionais.

Ao final da manhã, foi a vez de rumar à Praia do Guincho, que se assumiu como ponto de encontro de várias gerações: era hora de degustar os pratos típicos da região, preparados em casa e levados em tachos e alcofas até ao areal. O dia contou, ainda, com os "saloios" a vestir os trajes de ir a banhos e a desafiar o Oceano Atlântico, numa tradição que se repete a cada ano.

Marinha Grande | Investimento de 300 mil euros na Rua da Vitória


A requalificação da Rua da Vitória, na Marinha Grande, encontra-se em fase de conclusão, após um investimento da Câmara Municipal de cerca de 300 mil euros. 

A empreitada teve como principais objetivos reabilitar as infraestruturas existentes, promover a segurança viária e pedonal e adaptar o arruamento para pessoas com mobilidade reduzida. 

A intervenção visou a requalificação viária, com a adoção de um perfil transversal que redefinou os corredores de circulação viária e pedonal. Foram reformuladas as redes de infraestruturas subterrâneas, nomeadamente a rede de iluminação pública, a rede de abastecimento de água, saneamento doméstico e drenagem pluvial.

Cultura | Festival Internacional de Dança de Águeda, Encontro de danças e culturas proporcionou um grande espetáculo em Águeda


A Câmara Municipal de Águeda, em parceria com o Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos, promoveu no dia 2 de julho o Festival Internacional de Dança de Águeda que contou com a presença dos seguintes grupos: Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos; Invernada Adulta do Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande do Sul, Brasil; Grupo Folkloriko de La Escuela Normal Superior des Estado de Coahuila, México; Zespol Piesni I Tanca “Maly Slask”, Polónia; Associacion Cultural “Soy del Peru”, Peru; Ballet Cultural Argentino, Argentina. 

O evento iniciou com uma reçeção aos grupos participantes no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde perante uma sala cheia o Presidente do Município, Jorge Almeida disse: “Sejam todos bem vindos a Águeda, é para nós uma grande satisfação receber-vos no nosso concelho e dar a todos as boas vindas a Águeda. Estamos certos que será um grande festival e uma partilha de culturas que irá enriquecer todos os presentes.” Durante a cerimónia houve lugar à troca de algumas lembranças entre os diferentes grupos presentes e a Autarquia. 

Pelas 20h45 os grupos partiram da Escola Secundária Marques de Castilho em desfile pelas ruas da cidade tendo como destino o Largo 1º de maio, onde iriam atuar. Assistiram ao festival milhares de pessoas que foram unânimes em dizer que foi um grande espetáculo de dança tradicional e uma enriquecedora partilha de culturas.

De mencionar ainda que o Município de Águeda convidou o grupo Invernada Adulta do Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande do Sul a participar no Festival no âmbito da geminação existente e conforme o acordo firmado entre os dois Municípios em 1993. O Município de Águeda estendeu ainda o convite ao Município de Rio Grande do Sul, que se fez representar pelo Sr. Claudio Crosseti e o Sr. Joziel Bonato do respetivo executivo da prefeitura e com quem se realizaram reuniões de trabalho no âmbito do colaboração promovida pela geminação.

NACIONAL | Motoristas: Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas admite suspender greve

Resultado de imagem para Motoristas: Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas admite suspender greve
SICNOTICIAS
O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) admitiu hoje suspender a greve a partir do início de uma reunião "a ser convocada pelo Governo", até domingo, data de um plenário dos trabalhadores.
O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas admite suspender a greve a partir da hora de início de uma reunião a ser convocada pelo governo.
Esta manhã, o presidente do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas, Francisco São Bento, disse que a greve vai continuar “como até agora”, apesar de o sindicato de motoristas de mercadorias gerais ter desconvocado o protesto
A greve dos motoristas de matérias perigosas está hoje no quinto dia, depois de um dos dois sindicatos que convocaram a paralisação ter desconvocado o protesto.
A decisão do SIMM surgiu perto das 23:00 de quinta-feira, na sequência de uma reunião no Ministério das Infraestruturas, gabinete onde se encontravam também dirigentes da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram).
“Chegámos à conclusão de que esta greve não surtiu os efeitos que desejávamos”, disse Anacleto Rodrigues, porta-voz do SIMM.
Esta posição do SIMM deixou o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas sozinho no protesto, depois de esta estrutura sindical ter pedido na quinta-feira a mediação do Governo para chegar a um entendimento com a Antram.
O Governo começou por anunciar que iria nomear um mediador para tentar terminar o conflito, mas, horas depois, disse que o processo de mediação não era viável.
A Antram, por seu turno, reiterou na quinta-feira que, se os sindicatos desconvocarem a greve, aceita reunir-se com aquelas estruturas.
Na segunda-feira, ao final do primeiro dia de greve, o Governo decretou uma requisição civil, alegando incumprimento dos serviços mínimos.
Lusa

Festival do Leitão, no Pavilhão de Covões…

Está a decorrer até Domingo...

Fonte: Mira Online

Ensino | Cerca de 24 mil professores colocados hoje nas escolas públicas

Resultado de imagem para Cerca de 24 mil professores colocados hoje nas escolas públicas
SAPO24
Cerca de 24 mil professores ficaram hoje colocados nas escolas públicas portuguesas para o ano letivo 2019/2020, 13 mil deles no mesmo estabelecimento em que estavam no ano anterior.
Segundo uma nota do Ministério da Educação, cerca de 300 professores ficaram em “ausência de componente letiva”, ou seja, sem horário atribuído, mas terão prioridade nas “reservas de recrutamento”.
O Governo indica que os 300 docentes nesta situação representam “um valor significativamente baixo quando comparado com anos anteriores”.

As listas de colocação hoje publicadas referem-se à colocação de docentes de quadro, bem como à colocação inicial de professores contratados.
“Na mobilidade interna foram distribuídos mais de 1.700 horários completos e cerca de 400 horários incompletos. Todos os restantes cerca de 13 mil docentes mantiveram a colocação nas escolas onde estiveram no ano letivo anterior”, refere o comunicado do Ministério da Educação.
As listas de colocação são conhecidas hoje, cerca de um mês antes do início do ano letivo.
Lusa

Mundo | Cuidado com os carolas!

Marcos Luiz Garcia

Após participarem de uma épica caravana que percorreu durante o mês de julho boa parte da Amazônia legal, os quase 50 jovens do Instituto Plinio Corrêa de Oliveira retornaram às suas respectivas sedes em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Salvador e São Paulo.

Suas fisionomias expressavam grande alegria pelo êxito do empreendimento, apesar de alguns percalços, facilmente superados graças ao ânimo forte que os move. Cerca de 20 mil pessoas subscreveram suas listas em defesa da soberania brasileira sobre a Amazônia. As assinaturas serão encaminhadas ao Sínodo que se reunirá no próximo mês de outubro em Roma e que tem como um dos objetivos transformar a região amazônica em uma área independente do Brasil e dos demais países aos quais ela pertence.

Assim, a nossa campanha [foto ao lado] desmascara o plano em gestação e expõe as verdadeiras intenções do Sínodo da Amazônia.

Anteriormente à caravana, uma dupla do Instituto recolheu várias entrevistas de índios, brancos e outros brasileiros indignados com a terrível perspectiva da perda de tão preciosa parte do nosso País.

Furioso com a campanha, o Arcebispo de Porto Velho, Dom Roque Paloschi, emitiu uma declaração para ser lida em todas as igrejas sob sua jurisdição incitando os católicos a não aderirem ao nosso abaixo assinado.

Conversando com três dirigentes da caravana, eles disseram que a declaração de Dom Roque não surtiu qualquer efeito, nem mesmo por ocasião da segunda campanha que fizeram em Porto Velho, de regresso do Peru; o povo assinou normalmente, como se nada tivesse acontecido.

Ora, antigamente as coisas eram diferentes. O que o clero dizia era lei. Essa mudança no público merece toda a atenção, pois algo novo está acontecendo.

Lembro-me de que no ano de 1982 — precisamente no dia 14 de dezembro — a “Folha de S. Paulo” publicou um excelente artigo de Dr. Plinio Corrêa de Oliveira [foto ao lado] intitulado “Cuidado com os pacatos”. O artigo advertia as esquerdas para o avanço açodado do esquerdismo no Brasil, com a recente eleição para importantes postos do governo de elementos empenhados na comunistização dos Brasil.

Tal avanço era impulsionado por cinco poderes. Além dos três poderes clássicos do governo, havia um quarto poder, representado pela grande mídia, e um quinto, representado pela esquerda católica, ou seja, pelo clero de esquerda.

O artigo previa que, a continuarem as coisas assim, futuramente haveria uma virada pela indignação do brasileiro atingido em sua pacatez, estado psicológico ao qual nosso povo é mais afeito.

Evidentemente a esquerda não deu importância às advertências de Dr. Plinio e continuou a comprimir o Brasil com uma crescente comunistização do País.

Qual o efeito? Está aí. Em dado momento os brasileiros deram um “basta” e ocorreu a virada direitista mais forte de nossa história. Estamos vendo as consequências: de PT, PSDB, PC do B. PSOL etc., o povo nem quer ouvir falar. O mesmo acontece com a grande mídia, sobretudo a Rede Globo.

Os pacatos viraram a mesa…

Ora, a bandeira da ecologia esquerdista, empunhada pela estrutura da Igreja, está sendo socada a ferro e a fogo pelo clero da esquerda como se este não tivesse outra opção para sair de seu fracasso total. Por temor desse fracasso e visando criar uma “mística” que atraia o povo católico, os bispos decidiram criar artificialmente um “mártir” para ser o Padroeiro de sua manobra.

Além disso, estão usando as mesmas táticas do passado, o mesmo teor de teologia da libertação, a mesma argumentação com que propulsionaram a esquerdização petista, para fazer “os fiéis” engolir sua nova doutrina comuno-panteísta.

Ora, em pelo menos um ponto os promotores dessa manobra estão completamente enganados. O povo católico, apesar de estar diminuído por culpa da mesma esquerda católica, já não tributa ao clero a mesma adesão irrestrita de antigamente. A própria modernização da Igreja com a consequente descaracterização do clero está destruindo a antiga aura dourada que o envolvia e o levava a ser aceito sem restrições.

Hoje o católico, embora pacato, analisa mais, julga mais, e se cala. Cala-se até o dia em que uma pequena gota fizer a taça da indignação transbordar. O clero de esquerda não está mais imune neste ponto.

Prevalecendo-me do artigo de Dr. Plinio, gostaria de dirigir uma palavra aos Srs. Bispos do Sínodo e Padres de esquerda:

— Cuidado com os carolas! Pois a carolice que lhes foi útil em tempos passados já não os favorecerá na hora de uma reação indignada nos dias de hoje! Os carolas estão ficando fartos de serem enganados!

ABIM

Mundo | Operadores de telefonia móvel e provedores de internet tem novas regras para cumprir em Moçambique


Os operadores de telefonia móvel celular e provedores de internet em Moçambique são agora obrigados a respeitar a privacidade dos seus clientes, submeter os preços dos seus serviços à homologação da Autoridade Reguladora das Comunicações, responder as reclamações dos clientes no máximo de 15 dias e, dentre outras regras, só podem enviar mensagens publicitárias entre as 6 e 21 horas.

A recém nascida Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique (ARECOM) aparenta pretender diferenciar-se do omisso Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique, conhecido do povo apenas pelo bloqueio dos cartões de telemóveis, protegendo activamente os consumidores dos serviços de telecomunicações.

Através de um Regulamento de Protecção do Consumidor do Serviços de Telecomunicações, aprovado recentemente, a ARECOM impôs aos operadores a necessidade de submeterem os preços dos seus serviços e produtos à homologação antes de os colocarem ao público.

“A forma encontrada para a protecção do consumidor com relação aos preços praticados pelas operadoras de telecomunicações é de obrigar que os operadores apresentem os preços a praticar, para que a Autoridade Reguladora os homologue em função de critérios objectivos e na perspectiva que os preços a praticar para a prestação do serviço de telecomunicações deve estar orientado para os custos”, explicou ao @Verdade a ARECOM.

De acordo com a Autoridade Reguladora das Comunicações “para se encontrar o preço/tarifa orientado para os custos deve-se recorrer a metodologia de custeio designada de Custos prospectivos incrementais de longo prazo, que nos permitirá encontrar o cálculo de todos os elementos de rede indispensáveis para realizar a comunicação. Assim conseguido vamos para a fórmula de cálculo do preço/tarifa que deve ser igual ao custo de investimento mais a taxa de retorno”.

“É nesta base que se obtém a tarifa/preço da prestação do serviço de telecomunicações que deve ser antes de ser colocada no mercado ser homologada pela Autoridade Reguladora das Comunicações de Moçambique, que os coloca no seu site/página da internet, bem assim como os operadores, para conhecimento público”, esclareceu ao @Verdade em entrevista por correio electrónico.

Infracções ao Regulamento de Protecção do Consumidor são punidas com multas entre 50 mil e 1 milhão de Meticais

O novo Regulamento, em vigor desde finais de Julho, preconiza ainda, no número 2 do seu Artigo 11, que: “O consumidor tem direito a serviços especiais que o permitam fazer chamadas de emergência, mesmo depois da terminação ou interrupção do serviço”. Além disso impõe: “O consumidor deve ser informado por escrito em mensagem, correio electrónico, carta ou outras formas de comunicação eficazes, previamente à interrupção ou terminação do serviço, em qualquer que seja a situação.”

O Regulamento de Protecção do Consumidor determina que: “O operador de telecomunicações deve responder às reclamações no prazo de 15 dias úteis a contar da data da reclamação.”

Com a nova legislação a ARECOM enfatiza o direito à privacidade dos consumidores e ainda a protecção contra o uso não autorizado da sua informação pessoal em todo o tipo de comunicações, “no material ou informação de marketing não solicitado ou enviado em nome de terceiros”, e ainda impede o fornecimento do “número ou dados pessoais do consumidor a terceiros sem a sua autorização”.

Relativamente ao marketing e publicidade a Autoridade Reguladora das Comunicações foi mais longe impondo, no número 2 do Artigo 28, que: “O operador de telecomunicações só pode enviar mensagens julgadas de interesse do consumidor entre as 6 e 21 horas, a excepção de força maior”, ademais, no número 4 do referido Artigo, determina: “O operador de telecomunicações não pode enviar mensagens de texto de cunho publicitário, de terceiros, sem o consentimento prévio, livre e expresso do consumidor.”

A infracção ao Regulamento de Protecção do Consumidor é punida com multas que variam entre os 50 mil Meticais, “por cada reclamação não respondida dentro do prazo de 15 dias úteis”, e pode ascender a 1 milhão de Meticais, se o operador “não configurar a funcionalidade net control”, que serve para impedir o consumo do crédito principal em caso de término do crédito de dados.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Moçambique | Egipto no caminho das “Samurais” para as meias-finais do Afrobasket feminino


Foto da FIBA Africa
O Egipto é a próxima selecção no caminho das “Samurais” para o almejado, e inédito, título africano de basquetebol sénior feminino, o jogo que conta para os quartos-de-final será disputada na tarde desta quinta-feira (15) na arena de Dakar.

Depois da invicta passagem pelo Grupo D da 1º fase do Afrobasket que está a decorrer no Senegal a selecção de Moçambique saltou para os “oitavos” e serenamente aguarda pelas egípcias que embora tenha perdido as duas partidas que disputaram no Grupo A eliminaram os Camarões nesta quarta-feira (14).

Vencendo o Egipto as “Samurais” vão ter pela frente o vencedor do jogo entre o Senegal e Angola na meia-final agendada para a noite de sexta-feira (16).

Nas duas partidas que realizaram, vencendo o Quénia e Cabo Verde, entre as pupilas do espanhol Julian Martinez destacam-se Tamara Seda, com uma eficiência de 16 e 12 ressaltos, e Anabela Cossa, é a melhor marcadora da nossa selecção com 18 pontos, 12 deles em triplos.

Fonte: Jornal A Verdade. Moçambique

Mundo | Banco de Moçambique volta a reduzir algumas taxas de referência mas mantém postura conservadora da política monetária


Foto do Banco de Moçambique
O Banco de Moçambique voltou a reduzir a taxa de Política Monetária (MIMO), de 13,25 para 12,75 por cento, baixou a a taxa da Facilidade Permanente de Depósitos, de 10,25 para 9.75 por cento, e a taxa da Facilidade Permanente de Cedência, de 16,25 para 15,75%. Contudo o Comité de Política Monetária (CPMO) do BM indicou que “persistem incertezas que justificam a postura conservadora da política monetária”.

É a segunda redução de algumas das taxas de referencia do banco central este ano, em Junho, animado pela Decisão Final de Investimento do Projecto de Gás Natural Liquefeito Golfinho/Atum na Área 1 da Bacia do Rovuma, o banco central fez o primeiro relaxamento da sua política monetária desde Dezembro de 2018.

Desta vez foi ao Acordo de Paz e Reconciliação, assinado no passado dia 6 pelo Governo e o partido Renamo, que animou o BM que no entanto manteve “os coeficientes de Reservas Obrigatórias para os passivos em moeda nacional e em moeda estrangeira em 14 por cento e 36 por cento, respectivamente”.

“A decisão de reduzir a taxa MIMO é justificada pela melhoria contínua das perspectivas de inflação para o médio prazo, que consolidam a estabilidade deste indicador em níveis de um dígito. A nossa avaliação dos riscos associados a essa previsão tornou-se mais favorável com o recente Acordo de Paz e consequente início do processo de desarmamento, desmobilização e reintegração”, indica um comunicado do BM recebido pelo @Verdade nesta quarta-feira (14).

A instituição dirigida por Rogério Zandamela manteve a expectativa de desaceleração da economia em 2019 e indicou que “as reservas internacionais continuam em níveis confortáveis, capazes de assegurar cerca de seis meses de importações”.

“Contudo, persistem incertezas que justificam a postura conservadora da política monetária” afirmou o CPMO que alertou: “mantêm-se como principais fontes de risco os focos de instabilidade militar em Cabo Delgado, a sustentabilidade da dívida pública em face da necessidade de financiamento tanto do défice das eleições de 2019 como da reconstrução das infra-estruturas pós-desastres naturais e as incertezas em relação ao processo eleitoral.

O Banco de Moçambique referiu no comunicado que a Dívida Pública Interna continua a aumentar, paralelamente a Dívida Externa mantém-se insustentável e os Parceiros de Cooperação teimam em desembolsar os fundos prometidos para a reconstrução da Cidade da Beira e restantes regiões massacradas pelos ciclones Idai e Kenneth.

Para o Comité de Política Monetária “a nível externo, subsistem riscos de desaceleração do crescimento mundial, a reflectir a intensificação da tensão comercial e geopolítica entre as principais economias, com impacto negativo nos fluxos de comércio externo, bem como na volatilidade dos preços internacionais das principais mercadorias”.

Recorde-se que os cortes das taxas de referência em Junho só resultaram na queda do Indexante Único definido pelo BM para a composição da Prime Rate do Sistema Financeiro, o Preço de Custo e as margens de risco do bancos comerciais mantiveram inalteradas.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Religião | O Sínodo da Pan-Amazônia

Sínodo das grandes rupturas colide frontalmente com a doutrina católica sobre a evangelização da América

*Carlos Sodré Lanna

Entre os dias 6 e 27 de outubro realizar-se-á em Roma a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para região Pan-Amazônia, englobando o Brasil e oito países vizinhos.

Apesar de ser uma assembleia voltada para a Amazônia, esse Sínodo tomou uma dimensão universal, sendo apresentado pelos seus organizadores como um modelo para outras regiões e até para o mundo inteiro. Seu documento preparatório “Amazônia: novos caminhos para a Igreja para uma ecologia Integral” é eloquente nesse sentido e afirma seu caráter universal: “As reflexões do Sínodo Especial superam o âmbito estritamente eclesial amazônico, por serem relevantes para a Igreja universal e para o futuro de todo o planeta”.

Os organizadores da reunião episcopal pretendem utilizá-la como plataforma para lançar uma Igreja-nova — uma mistura de cristianismo com paganismo indígena — dedicada ao culto panteísta da mãe-terra, à preservação da mata virgem e à promoção do tribalismo comunitário, alternativa à nossa sociedade industrializada, consumista e predatória do meio ambiente.

Os temas de tal Sínodo são vastos, e suas rupturas com a doutrina católica em pontos inegociáveis são numerosas, mas,m neste artigo, apenas tratarei das rupturas missionárias e da verdadeira doutrina católica sobre a evangelização da América.

Ruptura com a visão tradicional das missões

As novas missões põem de lado qualquer idéia de evangelização, limitando-se a dar apoio material aos indígenas e promover um “diálogo intercultural” com eles. Isso equivale a enclausurar as populações indígenas em seus próprios costumes, uma atitude muito valorizada pelos antropólogos pós-modernos. Acima de tudo, equivale a privar os nativos da fé católica, dos meios sobrenaturais de salvação, contrariando o que foi ordenado por Nosso Senhor Jesus Cristo: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a todas as criaturas” (Mc 16, 15-16).

Um exemplo disso vem do missionário italiano Pe. Corrado Dalmolego [foto ao lado], responsável pela missão Catrimâni do Instituto de Missões Consolata em terras indígenas yanomamis. Em entrevista ao portal espanhol Religión Digital, ele se gabou de dirigir “uma missão de presença de diálogo”, na qual “há 60 anos ninguém foi batizado”...

O Documento Preparatório do Sínodo elogia a espiritualidade e as crenças dos povos amazônicos como fonte do “bem viver” e de respeito pela natureza, e seus líderes religiosos como “os anciãos sábios, chamados segundo culturas as diferentes culturas pajé, curandeiro, mestre, ou xamã, porque eles promovem a harmonia das pessoas entre si e com o cosmos”.

A doutrina católica sobre a evangelização da América

Em face das novidades que esses neomissionários do Sínodo da Amazônia querem nos inculcar, cumpre conhecer a verdadeira doutrina católica a respeito.

Os Romanos Pontífices, de Alexandre I até João Paulo II, pronunciaram-se numa continuidade impressionante sobre o tema, à margem das controvérsias históricas, de modo a não deixar dúvidas.

A Livraria Editora Vaticana publicou, sob oscuidados do Pe. Josef Meztzler, diretor da Escola Vaticana de Paleontologia, uma coletânea de 837 documentos papais, intitulada Americae Pontificiae – Primi Saeculi Evangelizationis, englobando somente o período 1493-1591. Ela reúne as Bulas de Alexandre VI até Gregório XVI sobre a evangelização das Américas e estão conservadas nos Arquivos Vaticanos.

Em sua célebre Bula Inter Caetera, de 3 de maio de 1493, Alexandre VI afirmava que “a Fé católica e a Religião Cristã sejam exaltadas sobretudo em nossos tempos e por onde quer se ampliem e delatem, e se preocupem com a salvação das almas, e as nações bárbaras sejam submetidas e reduzidas à Fé Cristã”.

Em 29 de maio de 1537, o Papa Paulo III, com sua Pastorale officium, condenava o comércio de escravos e afirmava que os indígenas deveriam ser considerados homens, e não animais.

Pouco depois, o mesmo Papa Paulo III, no documento Exponi nobis superfecisti, concedia aos sacerdotes que trabalhavam nas Américas a faculdade de denunciar às autoridades os colonos que escravizavam os silvícolas do novo Continente.

São Pio V, em carta de 10 de agosto de 1568, elogiava o zelo pela conversão dos índios manifestado pelo Rei da Espanha, Felipe II. O Papa acompanhava com vigilante atenção a idoneidade das nomeações de vice-reis e autoridades menores responsáveis pela evangelização e proteção dos aborígenes americanos contra possíveis excessos cometidos pelos colonizadores.

Confirmando a doutrina corrente na época, os Pontífices ratificaram os direitos das nações ibéricas de colonizar a América e evangelizar seus habitantes. Para isso, delegavam responsabilidades e faculdades aos reis de Portugal e Espanha, cuja reconhecida vocação apostólica exaltavam.

Quem percorrer os documentos papais do primeiro século de colonização constatará o elogio feito à magna obra civilizadora. E também o minucioso cuidado da Igreja na correção dos abusos cometidos, pelo respeito aos direitos naturais dos índios e seu modo de vida no que este tivesse de legítimo ou resgatável.

O Papa Gregório XIII publicou nada menos que 155 documentos e Sisto XV, 102, quase todos destinados a fixar normas para favorecer a conversão dos índios.
Pintura de José Garnelo Alda (1866-1945), feita em 1892 para comemorar o IV Centenário do Descobrimento da América. Exposta no Museu Naval de Madrid. Colombo chega à América e com ele a Cruz de Cristo

Pintura de José Garnelo Alda (1866-1945), feita em 1892 para comemorar o IV Centenário do Descobrimento da América. Exposta no Museu Naval de Madrid. Colombo chega à América e com ele a Cruz de Cristo



O IV Centenário do Descobrimento da América mereceu ser consignado pelo Papa Leão XIII na Encíclica Quarto abunte saeculo, de 16 de julho de 1892.

Pio XII, em mensagem de 8 de janeiro de 1948, chamou o processo de evangelização da América de“epopeia missionária”.

Por fim, João Paulo II, ao encerrar em 14 de março de 1992 no Vaticano o Simpósio Internacional sobre a História da Evangelização da América, reafirmou os ensinamentos de seus predecessores erecapitulou “os fundamentos de uma colonização cristã” desenvolvidos por Frei Francisco Vitória (1480-1546), dominicano espanhol da famosa Escola de Salamanca.

O Papa lembra que o mestre dominicano explanou os diretos naturais dos índios como “seres racionais e livres criados à imagem e semelhança de Deus, com um destino pessoal e transcendente pelo qual podiam salvar-se ou condenar-se”.

Destaca ainda que, “conforme a doutrina exposta por Vitória, em virtude do direito de sociedade e de comunicação natural, os homens melhor adotados tinham o dever de ajudar os mais atrasados e subdesenvolvidos”. Assim justificava Vitória a intervenção da Espanha na América.

Nada mais contrário, pois, à posição dos neomissionários do Sínodo da Amazônia, dos que o firme e ininterrupto ensinamento dos Papas a respeito da evangelização na América.

ABIM
____________________
Bibliografia:
  • Plinio Corrêa de Oliveira – Tribalismo indígena,ideal comuno-missionário para o Brasilno século XXI, Editora Vera Cruz, São Paulo, 1979
  • Alberto Caturelli, El Nuevo Mundo – Descubrimiento, Conquista y Evangelización de América – Centro Cultural Edamex, Cidade do México,1991
  • Revista Catolicismo, “Há 500 anos as nausde Colombo aportaram na América”, setembro/1992
  • Revista Catolicismo, “O Sínodo das grandes rupturas” – José Antonio Ureta, agosto/2019.

Proença-a-Nova | Velharias e não só voltam a juntar-se no Mercado das Artes, Coisas e Loisas


Qualquer pessoa do concelho que queira vender objetos em segunda mão no Mercado das Artes, Coisas e Loisas, marcado para 8 de setembro no Parque de Feiras e Mercados de Sobreira Formosa, pode formalizar a sua inscrição enviando a respetiva ficha, disponível aqui, para o email eventos@cm-proencanova.pt, entregando-a na receção da Câmara Municipal ou no Posto de Turismo até dia 30 de agosto. Para além da venda de sótão, artistas plásticos têm espaço para expor, vender, trabalhar ao vivo ou dinamizar ateliers, enriquecendo esta iniciativa.

O Mercado das Artes, Coisas e Loisas, que incentiva a que se dê nova vida a roupas, brinquedos, livros, antiguidades e velharias, decorre em simultâneo com a típica Feira da Melancia e com a edição de setembro d’Os Quintais nas Praças do Pinhal, um mercado de produtos frescos e de artesanato que reúne produtores dos concelhos de Proença-a-Nova, Vila de Rei, Mação, Oleiros e Sertã, que conta sempre com animação musical, desta vez com a presença dos Trinca Espinhas.

Dentro do espírito da reutilização e reciclagem, o Município irá replicar neste dia as iniciativas que tem estado a desenvolver no Mercado Municipal de Proença-a-Nova em agosto, entregando sacos de pano aos consumidores e sensibilizando para a redução do uso de sacos de plástico, bem como a adoção de pequenos outros gestos que podem ter impacto na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.

Proença-a-Nova | Atelier dedicado ao queijo fresco com inscrições lotadas



As 26 vagas disponíveis para o atelier de cultura e gastronomia do projeto Beira Baixa Cultural dedicado ao queijo fresco foram insuficientes para todos os interessados que quiseram aprender a fazer este produto tradicional no dia 10 de agosto, na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva. Ainda assim, numa pausa entre mergulhos, muitos ficaram a assistir ao processo de transformar o leite de cabra numa coalhada ou soro. Com a assistência técnica do Centro Ciência Viva da Floresta, foram partilhadas informações mais científicas, nomeadamente como se faz a acidificação do leite através de uma cultura bacteriana e, em seguida, a utilização de uma enzima - a quimosina (coalho ou substituto) - para dar origem à coalhada. 

Depois da explicação teórica, foi altura de por as mãos na coalhada e com paciência ir moldando o queijo, eliminando o soro em excesso. Depois de feito, o queijo pode ser consumido em fresco ou iniciar o processo de cura, dando origem ao reconhecido queijo cabreiro de Proença-a-Nova, uma presença quase obrigatória à mesa. Paralelamente, o Centro Ciência Viva da Floresta desenvolveu ainda um atelier em que os participantes fizeram sabonetes de viagem utilizando o leite de cabra, ampliando assim as utilizações deste produto. 

O projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, vai ter outras iniciativas este verão em Proença-a-Nova: nos dias 22 e 29 de setembro, o Festival das Artes da Beira Baixa apresenta um final de tarde diferente nas praias fluviais de Malhadal e Aldeia Ruiva, de participação livre. Na sexta-feira 13 de setembro o passeio pedestre mensal terá a temática das histórias fantásticas no concelho, com a encenação pelo grupo de teatro Váatão, com inscrições no Posto de Turismo.

Sindicato das mercadorias desconvoca greve, Sindicato das matérias perigosas fica isolado

Imagem relacionada
Decisão foi anunciada esta quinta-feira, após reunião com Antram e Governo.
O Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) desconvocou esta quinta-feira à noite a participação dos seus associados na greve dos motoristas, deixando assim o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), que tem Pedro Pardal Henriques como porta-voz, isolado na paralisação.
A decisão foi anunciada por Anacleto Rodrigues, presidente do SIMM, após uma reunião com representantes da Antram e do Governo, no Ministério das Infraestruturas e da Habitação.
RR

Mundo | Prisão preventiva para português suspeito de violar mulher em Badajoz

Resultado de imagem para Prisão preventiva para português suspeito de violar mulher em Badajoz
Um cidadão de nacionalidade portuguesa está detido em Espanha, por suspeita de ter violado uma mulher durante as festas da aldeia raiana de La Codosera, em Badajoz.
Segundo as primeiras investigações, o homem atacou uma jovem cerca das 7.30 horas da manhã de domingo, numa rua onde estavam instalados sanitários portáteis, no centro de La Codosera, após a grande noite das festas locais.
Já era de dia quando a jovem foi alegadamente agredida. Segundo testemunhas, o suposto agressor foi perseguido por um grupo de jovens locais, que o apanhou e manietou até à chegada da Guardia Civil, que procedeu à detenção.
Presente a tribunal, na segunda-feira, o suspeito ficou em prisão preventiva, apesar dos pedidos do advogado, que solicitou ao juiz que ouvisse as amigas da vítima e os polícias que detiveram o cidadão português, um homem sem cadastro. O causídico pediu, ainda, ao tribunal que convocasse um médico forense para avaliar o relatório médico efetuado no hospital que atendeu a jovem após a alegada violação.
O alcaide de La Codosera, Joaquín Tejero Barroso, lamentou o crime, que abalou "um povoado que sempre foi muito tranquilo" e elogiou "a pronta ação dos jovens locais, que conseguiram reter o agressor".
JN

México | En Este Regreso A Clases La Tecnología Es El Mejor Aliado Para Alumnos Y Docentes


por Yesica Flores
Desde la escuela de nivel básico hasta la superior el uso de la tecnología ha tomado un papel fundamental para el apoyo en el aprendizaje. Tanto en los hogares y en colegios, para alumnos como para los docentes, el uso de internet para realizar sus deberes académicos es indispensable pues esta herramienta les brinda una gran facilidad y accesibilidad al poder conectarse desde una computadora o dispositivo móvil.
Realizar las consultas y búsquedas de información en la red reduce tiempos en las labores escolares así como otorga un amplio panorama del tema o temas a investigar. De acuerdo al Estudio sobre los hábitos de los usuarios de Internet en México 2018, entre las actividades en línea más recurrentes de los usuarios, la búsqueda de información suma el 76% de uso. Sin embargo, para que la experiencia de navegación sea exitosa deberán contar con una señal de internet potente y estable que los mantenga siempre con una buena conexión a la red.
Con Velop Dual-Band Mesh Wi-Fi System de Linksys estudiantes y profesores podrán disfrutar de una red inteligente y de alto desempeño, pues los nodos Velop transmiten una señal inalámbrica poderosa y funcionalidades de una conexión altamente segura.
Velop Dual-Band aprovecha la Tecnología Linksys Intelligent Mesh™, que es una evolución en la ingeniería Home Wi-Fi que combina el software y hardware de Linksys, para brindar señal inalámbrica a través de la ruta más veloz con el fin de brindar la mejor experiencia posible.
La Tecnología Intelligent Mesh ayuda a ofrecer más velocidad a distancias, un mayor manejo entre nodos y mejoras dinámicas al back-haul para asegurar siempre la mejor conexión a Internet.
Además, el Velop constituye un sistema Wi-Fi de menor tamaño el cual ofrece poderosas funcionalidades de software, incluyendo Intelligent Mesh™, controles paternos avanzados, bloqueo de sitios web, compatibilidad con Amazon Alexa, así como facilidad de uso y configuración con la Linksys App.
Cada “nodo” Velop es un poderoso dispositivo Dual-Band AC1300 que puede actuar como un nodo matriz o como un nodo cliente que ofrece Wi-Fi en todo el hogar al tiempo de ofrecer la tecnología que necesitas cuando llevas a casa un número cada vez mayor de nuevos dispositivos. Los nodos pueden conectarse de forma inalámbrica o a través de Ethernet para ofrecer la conexión más veloz y confiable.
Precio y Disponibilidad
El sistema Velop Dual-Band Modular Mesh Wi-Fi se encuentra disponible en Best Buy, Office Depot, RadioShack, Costco, Sam’s Club y la tienda oficial Linksys en Mercado Libre.