sábado, 3 de dezembro de 2022

Covilhã | Roteiro Fundos Europeus e PRR

 A Câmara Municipal da Covilhã informa que, vai decorrer no próximo, dia 05 de dezembro de 2022 (segunda-feira),o Roteiro Fundos Europeus e PRR ,organizado pela Subcomissão Parlamentar  para o Acompanhamento dos Fundos Europeus e do PRR, com o seguinte programa:

10h45 – Covilhã

 

10h45 - Paulo de Oliveira, S.A. (setor têxtil e lanifícios) - projetos PT 2020 e PRR

 

11h45 – Partida

 

12h00 - Centro de Inovação Empresarial da Covilhã - projeto PT2020

 

13h15 – Partida

 

13h30 – Almoço - Taberna A Laranjinha

 

14h45 – Partida

WSL Challenger Series - Teresa Bonvalot alcança 3.º posto em Haleiwa mas falha qualificação

 

Foto: Teresa Bonvalot (Crédito: WSL)
Havai (03/12/2022) – Apesar de ter conseguido um honroso 3.º posto no Haleiwa Challenger, Teresa Bonvalot acabou por falhar a qualificação para o circuito mundial de 2023, após uma final inglória na prova havaiana. Teresa terminou empatada no ranking com Sophie McCulloch, mas o desempate acabou por pender para o lado da australiana.

Ainda assim, apesar de ter falhado a qualificação, que a tornava na primeira surfista portuguesa a chegar à elite mundial do surf feminino, por muito pouco, Teresa deverá garantir uma vaga de suplente para o circuito mundial do próximo ano. Algo que a poderá fazer entrar em várias etapas, em caso de lesão ou desistência de outras surfistas.

O dia final em Haleiwa foi de emoções fortes, com a norte-americana Alyssa Spencer a apresentar-se como a grande rival de Teresa Bonvalot nas contas da qualificação. Contudo, a derrota de Spencer logo nos quartos-de-final abriu uma janela de oportunidade que a campeã nacional não desperdiçou.

Tudo parecia encaminhado para Teresa fazer história. Contudo, ainda havia a australiana Sophie McCulloch na equação, que só destronava Bonvalot em caso de triunfo neste Haleiwa Challenger e se a surfista portuguesa não conseguisse ser melhor que 3.ª classificada. A longa distância parecia algo impossível, mas a verdade é que McCulloch foi avançando firme até à final, enquanto Teresa Bonvalot precisou de mais um final dramático para também garantir essa vaga no heat de todas as decisões, que no Havai, de forma excecional, se disputa a quatro surfistas.

McCulloch começou a final muito forte e colocou-se rapidamente de forma segura na liderança. A Teresa restava lutar pelo 2.º posto. Tudo ficou adiado para o último minuto, com a portuguesa a ameaçar nova reviravolta emocionante na última onda, mas a havaiana Bettylou Sakura Johnson acabou por levar a melhor e garantir a segunda posição. Foi o fim do sonho para a surfista portuguesa.

Um resultado inglório, que deixou Teresa Bonvalot no primeiro lugar após o cut de qualificação, em igualdade pontual com McCulloch. Com precisamente os mesmos resultados nas sete provas disputadas este ano, foi preciso recorrer ao segundo critério de desempate, onde Sophie McCulloch garantiu a qualificação, graças a ter vencido mais heats durante a temporada do circuito Challenger Series 2022.

No lado masculino, Frederico Morais também chegou ao dia final do Haleiwa Challenger com possibilidades matemáticas de se requalificar para o circuito mundial, mas a passagem do brasileiro Michael Rodrigues às meias-finais acabou por ditar o fim do sonho de Frederico. Na bateria seguinte, Kikas ainda tentou a passagem às meias-finais, mas acabou por também ser eliminado da prova havaiana, despedindo-se no 9.º posto.

Mais informações em www.ansurfistas.com e em www.worldsurfleague.com


A22 - LANÇO NÓ DE ALCANTARILHA – VIA INFANTE DE SAGRES SOFRE CONDICIONAMENTO DE TRÂNSITO NOS DIAS 30 DE NOVEMBRO E 01 DE DEZEMBRO

 
A Câmara Municipal de Silves informa que, no âmbito da empreitada de Beneficiação do Pavimento do Grupo de Sublanços I da A22 – Lanço Nó de Lagos - Nó de Alcantarilha – Via Infante de Sagres, e devido à necessidade de execução de trabalhos nestes nós, pela conceção Autoestrada do Algarve – Via do Infante - Sociedade Concessionária - AAVI, S.A., ficará cortado à circulação de trânsito, entre as 21h00 do dia 30 de novembro, até às 07h00 do dia 1 de dezembro.
Mais se informa que será implantada a sinalização temporária de trabalhos com a respetiva informação de desvios de trânsito, de acordo com o Projeto das Condições de Execução das Obras (PCEO).
A Autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas para esta situação e agradece a colaboração de todos.

 

INFORMAÇÃO “ONLINE” DOS LOTEAMENTOS E ÁREAS DE REABILITAÇÃO URBANA JÁ SE ENCONTRA DISPONIVEL PARA CONSULTA

 O Município de Silves, através da atualização contínua da aplicação informática de uso externo (EPLoc) acessível no seu site institucional, disponibiliza “online” novas funcionalidades a partir de hoje, dia 30 de novembro de 2022, que permitem o acesso interativo à delimitação das áreas de reabilitação urbana e dos loteamentos urbanos em vigor no concelho de Silves.
Na prática, com esta inovação procede-se à integração, na aplicação informática que permite a consulta interativa de toda a informação geográfica do novo PDM de Silves, bem como a emissão das respetivas plantas de localização, de informação referente à delimitação das áreas de reabilitação urbana existentes e aos limites das áreas de abrangência dos loteamentos urbanos válidos e eficazes, com a possibilidade de aceder às suas peças processuais fundamentais, designadamente o alvará de licenciamento, a planta síntese e outros documentos administrativos considerados relevantes.
Pelo que, à distância de um simples clique, sem qualquer constrangimento de horário ou imposição do cumprimento de exigências burocráticas desnecessárias, torna-se possível aceder, de modo intuitivo e simplificado, a vasta informação administrativa referente a áreas de reabilitação urbana e loteamentos urbanos, dispensando a deslocação presencial dos cidadãos aos serviços públicos, o preenchimento de formulários em papel, a entrega de determinados documentos instrutórios ou a exigência do pagamento de taxas ou encargos.
Esta medida constitui, assim, um reforço de celeridade, rigor e transparência por parte do Município de Silves, enquanto condição imprescindível para uma administração pública municipal que se deseja aberta e mais moderna, eficaz e eficiente, com capacidade de responder, cabal e adequadamente, às legítimas expectativas dos cidadãos e das empresas, simplificando e agilizando o seu acesso à informação administrativa, reduzindo tempos de espera e minimizando o número de consultas dos processos e os pedidos de cópias de documentos.
Poderá compreender a estrutura, organização e funcionamento da EPLoc, tendo em conta as novas funcionalidades disponibilizadas, em https://sigeo.cm-silves.pt/MuniSIG/Html5Viewer/Index.html?configBase=https://sigeo.cm-silves.pt/MuniSIG/REST/sites/Plantas_de_Localizao__LOTEAMENTOS/viewers/PlantasLocalizacao/virtualdirectory/Resources/Config/Default , sendo que, para qualquer questão relativa à consulta interativa da nova informação geográfica disponibilizada, pode ainda consultar os serviços municipais por via do endereço eletrónico suporte.geosilves@cm-silves.pt ou do telefone 282 440 825.

 

Covilhã | NATAL COM ARTE 2022 – MODATEX PROMOVE WOKSHOPS DE NATAL NO ESPAÇO TECER

No âmbito do Natal com Arte 2022, a Modatex da Covilhã - Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confecção e Lanifícios, promove vários workshops no espaço TECER - Conhecimento e Criatividade, entre 06 de dezembro de 2022 e 03 de janeiro de 2023, das 14h00 às 18h00.

A MODATEX da Covilhã, associa-se ao Natal com Arte na organização de diversos workshops no Espaço TECER, com participação sujeita a inscrição prévia até à semana anterior à sua realização.

Todos os workshops terão uma duração de 4 horas (14h00-18h00). O primeiro, a decorrer já no próximo dia 06 de dezembro, é o Workshop Almofada Decorativa com a Técnica do Pachwork, ao qual se seguirá o Workshop Gnomo Natalício, no dia 13.

No dia 20 de dezembro será dinamizado o Workshop Coroa de Natal em Tecido e, para terminar, no dia 03 de janeiro, acontecerá o Workshop Carteira em Tecido Bordada.

Deixe-se envolver pelo espírito Criativo desta época festiva e participe nos Workshops!

Para efetivar a sua inscrição em qualquer um dos workshops, agradecemos o preenchimento do formulário disponível no link abaixo, e o seu posterior envio para o email delegacao.covilha@modatex.pt.

Formulário de inscrição: https://link.cm-covilha.pt/fichadeinscricao


MEGA BOLO NEVÃO ANIMA NATAL COM ARTE DA COVILHÃ

 

A Covilhã recebe entre 01 de dezembro e 07 de janeiro de 2022 o "Natal com Arte", um programa que inclui várias atividades natalícias e que contará, no dia 10, com a partilha do bolo típico da cidade, o "Nevão da Covilhã"
Trata-se de um dos mais representativos exemplos da pastelaria local, que retrata a neve através de um manto branco de açúcar em pó e alguns segredos que a tradição covilhanense adicionou.
No dia 1 de dezembro a magia do Natal regressa à Covilhã, com a chegada do Pai Natal, acompanhado de músicas natalícias e a inauguração da iluminação de Natal, na Praça do Município.
A edição de 2022 apresenta o habitual Mercadinho de Natal, com vários expositores de produtos típicos da região e da quadra natalícia, acompanhados pela “Casinha do Pai Natal” e pelo Bosque Encantado.
O programa é constituído por diversas atividades, a decorrer em múltiplos espaços da cidade, tais como espetáculos, exposições temporárias, momentos literários e artísticos, animação de rua, decoração do espaço urbano, oficinas de Natal, hora do conto, bailados, concertos, entre outros, reforçando a importância das Artes e o seu papel no fomento do espírito natalício dos covilhanenses e de todos os que pela Covilhã passarem durante a quadra natalícia!
O programa prolongar-se-á até 7 de janeiro e encerrará com os cantos das janeiras na Praça do Município e na Igreja da Misericórdia, com a tradicional Missa de Reis e com dois concertos: “Follow that Star” pelo Coro do Orfeão da Covilhã na Igreja da Santíssima Trindade, e o Concerto de Ano Novo no Teatro Municipal da Covilhã.
O Natal com Arte tem como objetivo animar e envolver a comunidade no espírito festivo, sendo já uma tradição natalícia covilhanense que envolve diversas estruturas municipais, associações e entidades do concelho.



Iniciativa “Café com Laranja” em Oliveirinha e Eixo/ Eirol


A Comissão Política do PSD/ Aveiro dedicou a manhã do último sábado, 26 de novembro, a uma visita à Freguesia de Eixo/ Eirol, no âmbito da iniciativa “Café com Laranja”, que tem como objetivo conhecer de forma profunda e completa os desafios e o desenvolvimento do Município de Aveiro.
“É muito importante que saibamos potenciar bem a oportunidade que a governação do Município e das Juntas de Freguesia dá ao PSD Aveiro, mantendo um nível de atividade e intensidade muito forte, junto da população e dos nossos autarcas, para que com isso, possamos contribuir para o  trabalho que a coligação Aliança com Aveiro (PSD/ CDS-PP/ PPM), tem para fazer no presente e no futuro do atual mandato autárquico”, afirmou Simão Santana no rescaldo da visita a Eixo e Eirol.
O momento contou com a presença do Presidente do PSD Aveiro, Simão Santana, da Presidente da Junta de Freguesia de Eixo/ Eirol, Sara Rocha e de vários autarcas de freguesia e elementos da Comissão Política do Partido, que estiveram no centro de Eixo, na localidade de Eirol e também em Azurva.
Destaque para a visita à Banda Recreativa Eixense e à urbanização dos Montes de Azurva, que foi recentemente qualificada pela Câmara Municipal de Aveiro (PSD/ CDS-PP/ PPM), num investimento total de cerca de 750.000€, a que acresce a reabilitação e ampliação da EB de Azurva, em curso, no valor de 1.531.403,79€.
 
Oliveirinha em outubro
A iniciativa “Café com Laranja” iniciou-se a 08 de outubro, em Oliveirinha, onde a Comissão Política do PSD/ Aveiro com o Presidente da Junta de Freguesia Firmino Ferreira, visitaram, entre outras, a obra de construção da nova casa mortuária e o conjunto de arranjos urbanísticos e pavimentações em pleno desenvolvimento, por toda a freguesia.
 
Santa Joana em dezembro
No próximo dia 17 de dezembro, sábado, será a vez da Comissão Política do PSD/ Aveiro visitar a localidade de Santa Joana.
Em Aveiro, o PSD vai visitar todas as dez localidades do Município, ao longo dos próximos meses, para conhecer melhor a realidade de cada freguesia e de cada povoação.

Actividade semanal da GNR no território nacional

Entre os dias 25 de novembro a 1 de dezembro

Detenções418 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 178 por condução sob o efeito do álcool;
  • 91 por condução sem habilitação legal;
  • 37 por tráfico de estupefacientes;
  • 28 por furto e roubo;
  • Sete por posse de armas proibidas;
  • Cinco por violência doméstica.

Apreensões:
  • 2 450 doses de haxixe;
  • 238 doses de heroína;
  • 189 doses de cocaína;
  • 40 doses de liamba;
  • 575 pés de canábis;
  • 161 munições de diversos calibres;
  • Nove armas de fogo;
  • Cinco armas brancas;
  • 2 096 euros em numerário.

Trânsito:
Fiscalização: 8 684 infrações detetadas, destacando-se:
  • 1 805 excessos de velocidade;
  • 553  por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 399 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 334 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 319 relacionadas com tacógrafos;
  • 284 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 227 por falta de seguro de responsabilidade civil;
  • 206 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução.

Anadia é membro honorário do Comité Olímpico de Portugal

A Câmara Municipal de Anadia foi admitida como membro honorário do Comité Olímpico de Portugal (COP). A proposta foi aprovada na última assembleia geral do COP que decorreu esta semana.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Sampaio, esta admissão “é motivo de grande orgulho para o Município de Anadia”, sublinhando que esta decisão “é o reconhecimento de todo o trabalho que a autarquia tem vindo a realizar, ao longo dos últimos anos, em prol do desporto de alto rendimento nacional e mundial”.
Jorge Sampaio salienta que “mais de 60 países já passaram pelo concelho, nomeadamente pelo Centro de Alto Rendimento de Anadia, para realizarem os seus treinos de preparação para os Jogos Olímpicos e outras provas internacionais”.
O autarca deixa ainda um agradecimento público à Federação Portuguesa de Ciclismo pela iniciativa da proposta, e, ao Comité Olímpico de Portugal, por ter aprovado, por unanimidade, “a proposta de admissão de sermos membro honorário, o que muito nos honra”.

Menino de 11 anos morre ao cair de segundo andar em Braga

Um menino de 11 anos morreu esta sexta-feira ao cair de uma varanda de um segundo andar, em Braga, disse fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Segundo a fonte, o alerta foi dado pelas 16:20.
Durante cerca de uma hora foram feitas manobras de reanimação", acrescentou a fonte.
O INEM mobilizou para o local uma ambulância, uma viatura médica e uma moto de emergência, além de uma equipa de psicólogos para dar apoio aos familiares da vítima.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Braga disse que o acidente ocorreu na freguesia de Nogueiró.
O cadáver foi recolhido pelas 17:20 e transportado para o Gabinete Médico-Legal de Braga, para autópsia.

SIC Notícias/Lusa