segunda-feira, 9 de abril de 2018

Agende a sua data para a a dádiva de sangue até Agosto de 2018

Não fiquem indiferentes… o próximo pode ser um 

de nós no dia seguinte!


Agende a sua data para a a dádiva de sangue até Agosto de 2018

ABRIL
Dias 11, 18 e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 14, 21 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

MAIO
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 5, 12, 19 e 26 das 9 horas às 19:30 horas (Sábados)

JUNHO
Dias 6, 13, 20 e 27 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

JULHO
Dias 4, 11, 18 e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 7, 14, 21 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

AGOSTO
Dias 1, 8, 15, 22 e 29 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 4, 11, 18 e 25 das 9 horas às 13 horas (Sábados)
                                                                                
Estão criadas as condições para os aveirenses aderirem à dádiva, como ainda os que vivem nos arredores de Aveiro. As oportunidades ajustam-se, assim haja vontade.


Local: Mercado Municipal de Santiago, loja G
Rua de Ovar, Aveiro
Tel.: 234 095 331
geral@adasca.pt
Coordenadas GPS: N 40.62659 | W -8.65133
J. Carlos

NEC acelera la transformación digital para las empresas con una nueva plataforma de análisis y servicios profesionales


por Yesica Flores
NEC Corporation anunció el suministro de una "Plataforma de datos para Hadoop" (DPH[1]) reforzada y analítica integrada para recopilar, almacenar, procesar y analizar datos. Los servicios de integración de datos y análisis de datos de NEC buscan ayudar a los clientes a resolver sus desafíos empresariales del mundo real.
Para superar los obstáculos y crear un nuevo valor comercial, las empresas deben recopilar y utilizar grandes cantidades de datos de una amplia gama de fuentes de datos. Para hacer esto, necesitan plataformas que puedan procesar, combinar y analizar datos rápidamente.
El DPH de NEC se ha incluido en diferentes sectores, desde Telecomunicaciones hasta Finanzas y Manufactura, logrando resultados notables en su implementación de la transformación digital a través de nuevos modelos comerciales y desarrollo de productos.
Además de las capacidades existe

Cerveira vive Festa do Livro e da Leituraao longo de oito dias




Cerveira vive Festa do Livro e da Leitura ao longo de oito dias

Mais do que uma montra de publicações, a Festa do Livro e da Leitura de Vila Nova de Cerveira privilegia a celebração do conhecimento. De 17 a 24 de abril, a Biblioteca Municipal acolhe a XXIX edição da iniciativa, com uma diversidade de propostas culturais e literárias dirigidas à comunidade escolar e público em geral.


Daniel Bernardes atua no Teatro Stephens


Daniel Bernardes & Drumming Grupo de Percussão atuam na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, no dia 18 de abril, pelas 21h30, para apresentar o concerto “A Liturgia dos Pássaros” em homenagem a Olivier Messiaen nos 110 anos do seu nascimento, no âmbito do 36º Festival de Música em Leiria. A entrada é gratuita.

Daniel Bernardes toma contacto com a música de Olivier Messiaen na adolescência, ainda em contexto formativo, desenvolvendo desde logo um fascínio imediato pela “Sinfonia Turangalîla”. Embora Messiaen nunca tenha trabalhado ou demonstrado particular interesse pelo mundo do jazz, era famoso pelas suas improvisações nomeadamente por ocasião das missas na Igreja da Santa Trindade em Paris onde, ao órgão, improvisava de acordo com os diferentes momentos da cerimónia. 

Este aspeto, aparentemente irrelevante, é importante para percebermos uma certa proximidade, sobretudo harmónica, com os paradigmas do jazz tradicional. O jazz tira partido dos antigos modos Gregos e Messiaen, seguindo o mesmo paradigma, cria o seu universo harmónico através da construção dos seus próprios modos.

Esta proximidade de natureza faz com que a linguagem harmónica de Messiaen se torne um caminho possível para o jazz contemporâneo, podendo os modos de Messiaen servirem de complemento aos recursos harmónicos proporcionados pelos modos gregos. 

Foi por esta razão que Daniel Bernardes, tendo durante anos estudado a linguagem do jazz, se lançou a explorar as possibilidades do sistema harmónico de Messiaen. Esboçando nova música e com crescente entusiasmo, rapidamente surgiu a ideia de juntar um trio de piano jazz a um ensemble de percussão. Com este propósito dirige o convite aos Drumming, o mais importante ensemble de percussão do panorama musical português, convite este prontamente aceite pelo seu Director Artístico: Miquel Bernat. 

Neste projeto, Bernardes lança-se ao desafio de escrever música segundo as técnicas e estética de Messiaen que depois mistura com o seu jazz contemporâneo, uma experiência inédita e onde presta homenagem ao mestre Francês.

Ficha Artística |
Daniel Bernardes & Drumming Grupo de Percussão
Duração | 60m
Classificação Etária | M/6 anos
Preço: entrada gratuita sujeita a levantamento de bilhete e lotação da sala

Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00, das 14h00 às 18h00 e nos dias de espetáculos até às 22h00.




Beneficiação da Rua do Repouso adjudicada


A Câmara Municipal adjudicou no dia 2 de abril a segunda fase da beneficiação da Rua do Repouso, localizada na freguesia da Marinha Grande, que representa um investimento superior a 300 mil euros.

A adjudicação foi feita à empresa Construções António Leal, SA., pelo valor de 259.935,05 €, a que acresce IVA à taxa legal em vigor e prazo de execução de 120 dias.

A empreitada tem como principal objetivo reabilitar uma via com o pavimento degradado entre o cruzamento com a Rua das Laguinhas e o limite do concelho, dotando-a de características adequadas à circulação viária, promovendo a segurança rodoviária.

A realização desta obra vai permitir fazer a interligação entre os concelhos de Leiria e Marinha Grande, reabilitando este caminho municipal entre Casal Galego e o Casal dos Claros, apostando ainda no desenvolvimento de percursos cicláveis no território, num esforço consciente de proporcionar alternativas de circulação ambientalmente sustentável, promovendo a adoção de diferentes modos de mobilidade e reforçando a ligação interconcelhia e aproximando os dois concelhos, criando maiores sinergias e trocas de fluxos

As principais ações a desenvolver constam do alargamento da plataforma, permitindo dar continuidade à ciclovia já existente na Rua do Repouso (1.ª Fase) e promover a ligação deste eixo viário com a obra realizada pelo Concelho de Leiria desde o limite desse Concelho até à vila de Casal dos Claros, garantindo deste modo a adequada compatibilização de usos: circulação ciclável / circulação viária - neste itinerário.

A extensão da obra é de 1,160 Km, sendo os trabalhos mais significativos, a escavação em abertura de caixa e alargamento da plataforma, as pavimentações e execução da ciclovia, havendo ainda a considerar os trabalhos inerentes a drenagem pluvial e os equipamentos de sinalização e segurança.

Não foi possível a realização da obra em data anterior, por dificuldades na obtenção de cedências de terrenos dos particulares para o alargamento da plataforma viária. Neste momento já estão asseguradas todas as parcelas de terreno necessárias, pelo que estão reunidas as condições para se avançar com a execução da obra.


Banco de Recursos Colmeia promove Open Day para dar a conhecer a atividade e partilhar bens





O Banco de Recursos Colmeia vai dinamizar, pela segunda vez, uma atividade de portas abertas a toda a comunidade. Será no dia 18 de abril, entre as 9h00 e as 19h00, visando estimular as pessoas a visitarem esta resposta social criada pela Câmara Municipal de Cantanhede, onde poderão oferecer alimentos não perecíveis e receber em troca roupa, calçado, brinquedos, etc).
A iniciativa surge na sequência da primeira edição realizada em dezembro último, cujo balanço foi bastante positivo, o que levou os responsáveis a reeditarem a experiência com três objetivos: por um lado, dar a conhecer o espaço, o trabalho e os objetivos do Banco de Recursos Colmeia a todas as pessoas e não só aos beneficiários habituais; por outro lado, dar a todos os que se identificam com a sua causa a possibilidade de contribuírem com bens alimentares, destinados às famílias em situação de carência económica; finalmente, facultar ainda a oportunidade de partilha de bens a todas as pessoas que encarem o uso de produtos em segunda mão sem preconceitos. Proporcionar
De resto, reutilizar artigos usados é uma opção que tem vindo a ganhar expressão crescente, não apenas pelas vantagens económicas mas também porque contribui para diminuir o desperdício e, consequentemente, o impacto ambiental no planeta.
A funcionar desde 6 de janeiro de 2007, o Banco de Recursos é dinamizado por uma equipa de voluntários do Banco de Voluntariado de Cantanhede supervisionada pelo Serviço Municipal de Acão Social da Câmara Municipal, em articulação com as entidades que constituem a Rede Social.
Esta resposta social solidária tem abrangência concelhia e funciona como serviço de apoio imediato e direto na satisfação de necessidades básicas e secundárias de famílias e indivíduos sinalizados pela Rede Social do Concelho, através da entrega de produtos de várias tipologias (géneros alimentares, roupa, calçado, brinquedos, material didático, móveis, eletrodomésticos, entre outros), promovendo por essa via a melhoria das suas condições de vida.

Projeto “Livro Livre” em exposição na Biblioteca Municipal de Torres Vedras no âmbito das comemorações do 25 de abril

De 16 de abril a 31 de maio a Biblioteca Municipal de Torres Vedras acolhe a exposição do projeto “Livro Livre”.
Trata-se de um projeto pedagógico para refletir sobre a liberdade e a democracia, criado por Francisco Bairrão Ruivo (historiador), Danuta Wojciechowska (ilustradora) e Joana Paz, que pressupõe a construção de diversas narrativas que focam a democracia e os direitos e liberdades fundamentais como principal “herança de Abril”.
Pretendeu-se com este projeto lançar desafios de caráter criativo para incentivar jovens, nascidos muito depois de 1974, já num espaço de liberdade, democracia e direitos adquiridos, a pesquisar sobre o assunto e recolher testemunhos reais, colecionando-os num livro. Desta forma são por pleno direito coautores do mesmo, proporcionando-se uma oportunidade ímpar de sensibilização para perceberem que o 25 de abril foi uma conquista dos seus pais e avós, fazendo parte de um momento recente da história coletiva nacional.
Várias turmas das escolas básicas do Maxial e de Campelos “agarraram” o desafio e desenvolveram este projeto em articulação com a Biblioteca Municipal e a respetiva biblioteca escolar.
Cada aluno registou acontecimentos, contados por parentes ou amigos que viveram e lembram o que se passou durante o 25 de abril de 1974, imortalizando esses acontecimentos escrevendo-os, acompanhado por desenhos ou fotografias. Cada livro é personalizado para se tornar um exemplar único e especial para cada um dos jovens escritores participantes.
Esta exposição apresenta o LIVRO LIVRE e sugestões para o trabalhar, mostrando obras que resultaram da investigação e reflexão dos jovens leitores que, ao desenvolverem o livro, se tornaram, também, seus coautores.
Esta iniciativa integra o programa comemorativo do 44.º aniversário da “Revolução dos Cravos” do Município de Torres Vedras.



Sindicatos dos professores anunciam manifestação nacional para 19 de maio

Representantes dos professores prometem "uma grande iniciativa" contra a ausência de negociações produtivas com o Ministério da Educação.
Resultado de imagem para Sindicatos dos professores anunciam manifestação nacional para 19 de maio
Os sindicatos de professores anunciaram esta segunda-feira a convocação de uma manifestação nacional para 19 de Maio em Lisboa, prometendo "uma grande iniciativa" contra a ausência de negociações produtivas com o Ministério da Educação.
"Decidimos hoje marcar uma manifestação nacional de professores para 19 de Maio. Queremos que seja uma grande iniciativa", disse aos jornalistas o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, acrescentando que quer um "Marquês de Pombal completamente cheio" às 15h desse dia.
Mário Nogueira falava numa conferência de imprensa, em Lisboa, que juntou as 10 estruturas sindicais que em Novembro do ano passado assinaram uma declaração de compromisso com o Ministério da Educação para negociar questões de carreira e de salários dos professores.
Os sindicatos entendem que essa declaração não está a ser cumprida.
Lusa


El cuidado de la salud se digitalizará de aquí al 2030 para mantenerse vigente, según predicciones de expertos


por Yesica Flores
• La automatización, robotica y auto diagnóstico jugarán un rol vital en el cuidado de poblaciones que envejecen.
• Con esta tecnología se crearán mejores experiencias para pacientes y médicos.
• Expertos advierten sobre riesgos latentes en el manejo de la información médica.

Dentro de diez años, nuestros chequeos médicos podrían incluir mayor interacción con sensores, cámaras y dispositivos de escaneo robóticos que con doctores y enfermeras, a medida que las organizaciones de la salud reconstruyen sus servicios alrededor del Internet of Things (IoT), de acuerdo a un nuevo reporte de Aruba, una compañía de Hewlett Packard Enterprise.
El reporte ‘Construyendo el Hospital del 2030’, presenta los resultados de entrevistas realizadas a líderes del cuidado de la salud y futurólogos. Explica tanto la posibilidad, como la necesidad de que la industria de la salud construya centros de trabajo más inteligentes que incporporen tecnologia móvil, de IoT y basada en la nube, además de que explora la manera en que estas tendencias transformarán la experiencia del paciente y mejorarán el cuidado clínico.
El estudio hace cinco predicciones sobre como se transformará la industria para el año 2030:
1. Autodiagnóstico del paciente: Usando herramientas basadas en apps y “wearables” para monitorear la salud, y escanear al paciente, ellos mismos tendrán la posibilidad de autodiagnosticarse distintas condiciones desde su hogar, sin necesidad de visitar un hospital.
2. El hospital automatizado: La entrada al hospital contará con tecnología de escaneo que permitirá medir el ritmo cardiaco, temperatura corporal y ritmo respiratorio desde el momento en que se entra a las instalaciones, seguido de sensores que podrán realizar pruebas de presión sanguinea y electrocardiogramas en segundos, para canalizar o incluso diagnosticar pacientes ahí mismo.
3. Duplicar el tiempo libre de los profesionales de la salud: Doctores y enfermeras, que actualmente pasan cerca de 70% de su tiempo haciendo trabajo administrativo, serán capaces de analizar rápidamente los registros de sus pacientes mediante dispositivos móviles, lo que les permitirá ahorrar tiempo en su día a día para dedicárselo al cuidado de sus pacientes.
4. Repositorios digitales de datos: Los dispositivos se sincronizarán automaticamente con los registros de pacientes, actualizando el seguimiento de las enfermedades, lo que dará a los profesionales de la salud, acceso a datos útiles en tiempo real para tomar mejores decisiones.
5. Aceptación de la IA: Conforme la Inteligencia Artifical (IA) comience a funcionar y jugar un papel más grande en el diagnóstico y tratamiento, el apoyo del público crecerá, al grado de que los pacientes aceptarán ser diagnosticados por máquinas, siempre y cuando los servicios se diseñen e implementen para su beneficio, además de que se les expliquen las ventajas y se pida su permiso.
Para explicar la habiliad de la IA para mejorar el cuidado de la salud, el profesor de la University College de Londres, Dr. Hugh Montgomery comentó: “Dentro de diez años, seremos capaces de analizar alrededor de 50,000 proteínas diferentes de una gota de sangre, y hacer diagnósticos más rápidos y automáticos. Eso es algo radical que no sucede hoy en día, actualmente podemor tener alrededor de 30 variables.”
Sobre el tópico del auto-cuidado de los pacientes, el futurista en Salud Digital, Maneesh Juneja menciona: “Supongamos que se le diagnostica diabetes o presión alta dentro de 10 años. Una vez que se ha hecho el diagnóstico, gran parte del monitoreo se podrá hacer sin que usted visite el hospital con frecuencia. Se podrán rastrear sus datos en tiempo real y saber si se está desviando de su dieta o plan de tratamiento, y enviar una notificación mediante su smartwatch o lentes de realidad aumentada.”
Esos avances no son propios de la ciencia ficción, y podrían ser claves en la lucha para mejorar la atención de la población en envejecimiento: Cifras de la ONU sugieren que la población mayor de 60 años incrementará en 56% para el año 2030, lo que aumentará en gran medida la necesidad de contar con servicios de salud más eficientes.
“Estamos a las puertas de una transformación disuptiva de gran escala dentro de los próximos 5 a 10 años, por dos razones. Primero, la tecnología está avanzando muy rápidamente, y en degundo lugar, hay una necesidad de implementarla tan pronto como podamos, porque si no lo logramos, los servicios de salud pueden tropezar.” Mencionó ell Dr. Hugh Montgomery.
Digitalizando y asegurando el hospital
Al reconocer la necesidad de modernizarse, las instituciones de salud ya comenzaron el proceso hacia la digitalización, según el repote. La investigación de Aruba encontró que casi dos tercios (64%) de las instiuciones de salud han comenzado a conectar sus monitores de pacientes a la red, y 41% ya conectó dispositivos de rayos X. Esas medidas son los “ladrillos” con los que se construye una estrategia de IoT, que podría incluir millones de dispositivos médicos móviles y sensores interconectados, que comparten información en tiempo real y proveen mejor cuidado de la salud.
Sin embargo, este enfoque actualmente está lleno de tension por el riesgo que representa. 89% de las organizaciones de la salud que ya implementan una estrategia de IoT, han experimentado una amenaza de seguridad relacionada a este tema. Con la explosion de nuevas tecnologías que vendrá durante la próxima década, un reto clave para las organizaciones será mantener visibilidad de todos los dispositivos que se conectan a su red y la aplicación de estrictas medidas de seguridad al compartir información médica.
Morten Illum, Vice Presidente de la región EMEA en Aruba, concluye: “La llegada de servicios de salud digitales trata de mejorar la experiencia del paciente, e incrementar la precisión y calidad del cuidado que se le da. Sobre todas las cosas, esto es lo que debería emocionarnos. Sin embargo, la seguridad de los datos se posa como un gran reto en este momento, y es por eso que estos procesos tardan en completarse. Esperamos ver más instituciones de salud aliándose con proveedores de tecnología para aprovechar el cambio cultural y tecnológico de los años venideros. Con los beneficios que hay en puerta, creemos que vale la pena el esfuerzo.”


Bruno de Carvalho vai sair do Facebook: “Vamos perder a voz”

"Que este meu afastamento do Facebook seja a vossa felicidade! E eu que sempre julguei que seria o sermos campeões em tudo. Ingénuo!", escreveu. Atacou mais uma vez Jaime Marta Soares
Resultado de imagem para Bruno de Carvalho vai sair do Facebook: “Vamos perder a voz”
Bruno de Carvalho anunciou esta segunda-feira que vai sair do Facebook, na sequência da polémica em torno do presidente do Sporting, dos jogadores, e agora de Jaime Marta Soares, presidente da mesa da Assembleia Geral do clube.
Com Marta Soares - que crítica novamente - a pedir a demissão de Bruno de Carvalho, esta é já a segunda resposta do líder leonino, esta segunda-feira, na qual aproveitou para anunciar que vai deixar de utilizar o Facebook.
Vamos, aos poucos, ser novamente um Clube submisso, calado, sem expressão e sem voz. Porque vamos perder a voz! A voz incómoda. A voz que se opõe, com frontalidade, contra tudo e contra todos. Que nunca terá o amor dos jogadores, pois como disse Adrien, "defendo o Sporting CP sempre". Vamos novamente perder todo o respeito que, aos poucos, estávamos a ganhar em alguma comunicação social e em muitos Stackholders. Isso vai morrer", disse Bruno de Carvalho, anunciando assim que "terminou a guerra surda" de querer manter informados os adeptos.
Refere ainda que Jaime Marta Soares ainda "ontem" lhe deu "palmadinhas nas costas". "De repente, o poder caiu na rua e já veio atraiçoar quem sempre o defendeu. E colocou em perigo coisas importantíssimas da SAD", acrescenta.
"Que este meu afastamento do Facebook seja a vossa felicidade! E eu que sempre julguei que seria e sermos campeões em tudo. Ingénuo! Quinta-Feira lá nos veremos, com assobios mas sem insultos. Eu quero é que o Sporting CP ganhe o resto... O resto é isso mesmo, efémero... Viva o Sporting CP, e o resto não interessa!", termina.

Hora de Fecho: Como a oposição prepara reação a Bruno de Carvalho

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Pedro Madeira Rodrigues, Dias Ferreira e Carlos Severino respondem ao mote de Jaime Marta Soares e pedem a demissão do presidente do Sporting. Bruno de Carvalho reage e encerra Facebook.
O presidente do Sporting voltou esta manhã às redes sociais para anunciar o seu afastamento do Facebook. "Que este meu afastamento do Facebook seja a vossa felicidade...", escreveu num longo desabafo.
Diretores de escolas públicas e privadas deixam o alerta: secundário só serve para preparar para os exames nacionais. Com aumento de autonomia curricular, pedem que se repense o acesso ao superior.
Uma pessoa morreu e duas pessoas estão desaparecidas na praia do Meco. As três pessoas têm nacionalidade austríaca, comunicou a Autoridade Marítima.
Juíza Isabel Sesifredo considera que "indícios são muito fortes para não pronunciar". Todos os militares que estavam indiciados vão seguir para julgamento.
Uma base aérea militar na Síria foi atacada durante a última madrugada. Rússia e Síria acusam Israel pelo ataque que causou, pelo menos, 14 vítimas mortais.
Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa estão em França para prestar homenagem aos combatentes portugueses que foram mortos, feridos ou feitos prisioneiros na batalha de La Lys.
Ambas partilhavam o mesmo coração e fígado e tinham nascidas há uma semana em Luanda. O prognóstico da bebé sobrevivente é ainda reservado.
Durante a descolagem que levava Lula da Silva do aeroporto de Congonhas para Curitiba ouviu-se: "Leva e não traz nunca mais!". Inicialmente, pensava-se que tinha sido o controlador aéreo.
Sebatian Vettel ganhou a segunda corrida da temporada mas o Grande Prémio do Bahrain também ficou marcado, para a Ferrari, pelo acidente que envolveu Kimi Räikkönen e um mecânico da equipa.
As dunas que viriam a ser Telavive, um raio-X a um mineiro em busca de diamante e uma criança a ganhar xadrez aos maiores génios do desporto. As fotografias históricas que não lhe mostraram na escola. 
Opinião

Alexandre Homem Cristo
É razoável supor que os protestos produziram dano efectivo na vida de Passos Coelho: antes havia três universidades interessadas na sua contratação, depois dos protestos só uma realmente avançou.

Luís Rosa
A corrupção não é de esquerda nem de direita, não é católica nem protestante, não é branca nem preta e não é do norte nem do sul. A corrupção atinge todos os países, partidos e grupos sociais.

João Carlos Espada
Será possível evitar o choque tribal entre populismo e liberalismo iliberal?

Diana Soller
É muito cedo para declarar a morte da democracia liberal, mas o triunfo de Viktor Orbán mostra o tremendo erro o Ocidente ao pensar que este regime era um dado adquirido e podia parar de o defender.

Helena Matos
A coisa tornou-se óbvia em 2003 durante o processo Casa Pia. Depois veio José Sócrates e a coisa agigantou-se. A coisa primeiro estranha-se. Depois entranha-se. 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Universidade Aberta realizou seminário sobre “A Sustentabilidade Local e Prevenção de Riscos Naturais”

A Sustentabilidade Local e Prevenção de Riscos Naturais” esteve em debate no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, em 7 de abril, no âmbito de um seminário organizado pelo Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta. A iniciativa contemplou a abordagem de várias matérias em três painéis temáticos propondo pistas de reflexão sobre questões específicas, a partir da análise de estudos e trabalhos de campo, no âmbito da licenciatura em Ciências do Ambiente do Departamento de Ciências e Tecnologia daquela instituição de ensino superior.
Na sessão de abertura, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, começou por referir que “há muitas e boas razões para estarmos satisfeitos com a presença da Universidade Aberta em Cantanhede, tanto mais que a formação, o conhecimento e o saber são fatores determinantes para acompanharmos as alterações tecnológicas e socioculturais no sentido de promover o desenvolvimento sustentável”. Recordando que o Centro Local de Aprendizagem de Cantanhede abrange também os concelhos de Águeda, Anadia, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Bairro, Penacova, Soure e Vagos, a autarca enfatizou “a função sociocultural do núcleo, na perspetiva de que facilita a quem vive nestes concelhos o acesso a cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento ou a formação específica e especializada em várias áreas, o que, ao permitir alargar o leque de competências dos cidadãos, influencia positivamente o progresso das comunidades”.
Sobre o tema do seminário, a líder do executivo referiu que “a mobilização em torno dos objetivos de sustentabilidade depende muito da confiança dos cidadãos relativamente às políticas públicas e aos processos de decisão”, razão pela qual o Município de Cantanhede investe “na contínua atualização dos modelos de intervenção e das respetivas práticas, de modo a estimular a crescente participação dos munícipes e dos agentes económicos e socioculturais nesse processo”.
Essa aposta incide em todos os planos da atividade camarária, adiantou a presidente da Câmara Municipal, “incluindo a prevenção de riscos naturais, domínio em que a autarquia de instrumentos de ordenamento do território e de gestão urbanística atualizados, bem como de ações, práticas e procedimentos devidamente protocolados para dar resposta às situações”. A este respeito, Helena Teodósio lembrou “o inventário rigoroso das zonas de cheia, a aplicação de normas específicas estabelecendo o afastamento das construções relativamente às linhas de água e, ao nível das medidas de prevenção e proteção, as operações de limpeza e valorização dos cursos naturais de drenagem hídrica, como as que foram recentemente concluídas pelo Regimento de Engenharia N.º 3 do exército”.
Ao nível do planeamento para a prevenção de riscos, a presidente líder do executivo referiu ainda, entre outros aspetos, a nova versão do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil e a atualização em curso do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, enaltecendo “o papel do Gabinete Técnico Florestal e do Serviço Municipal de Proteção Civil na salvaguarda dos recursos florestais do território. O Município de Cantanhede está verdadeiramente empenhado na valorização e defesa da floresta, numa lógica de criação e aproveitamento de sinergias que possibilitem o desenvolvimento de uma floresta sustentável e geradora de riqueza para a comunidade”, sublinhou.
Terminada a sessão de abertura, o seminário prosseguiu com um painel moderado pelo vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, sobre “Prevenção de Riscos a Nível Local”, no âmbito do qual foram abordadas temáticas como “Perigos Naturais”“Diversidade de Abordagens no Estudo de Riscos Naturais” Instrumentos para a Redução de Riscos a Nível Local”. O segundo painel consistiu numa mesa redonda sobre “A Floresta Autóctone e a Prevenção de Riscos Naturais” e o último foi dedicado à apresentação de trabalhos de campo realizados por alunos da licenciatura em Ciências do Ambiente, designadamente “Transformar Resíduos em Matéria-Prima. Resíduos do Ouro/Ouro Puro”, “Geodiversidade da Nossa Terra. Geossítios da Serra de Sicó”, “As Feiras e sua Importância na Revitalização das Localidades. Estudo de Caso: Caracterização da Realidade da Feira da Espinheira”.



Canon presenta el primer flash del mundo con tecnología Auto Intelligent Bounce


por Yesica Flores
• El nuevo Flash Speedlite 470EX-AI ofrece a los fotógrafos la oportunidad de mejorar su creatividad al capturar imágenes.
Canon Mexicana, líder en soluciones integrales de imagen digital, se complace en presentar el nuevo Flash Speedlite 470EX-AI, un flash revolucionario, diseñado para principiantes y entusiastas de la fotografía.
Este potente flash incorpora tecnología Auto Intelligent Bounce* diseñada para configurar de manera automática e inteligente el mejor ángulo de rebote para lograr una iluminación de calidad profesional de forma rápida y sencilla.
El Flash Speedlite 470EX-AI ayuda a eliminar el estigma creado sobre fotografías con flash que son difíciles, sirviendo como herramienta para fotógrafos que buscan expandir sus habilidades.
El cabezal de flash motorizado está equipado para detectar automáticamente la distancia entre el sujeto y el techo para calcular el ángulo ideal y lograr los resultados deseados, lo que garantiza que el ángulo de rebote sea siempre el correcto para mejorar la iluminación cuando sea necesario y producir imágenes con flash de aspecto natural y profesional.
La cobertura del nuevo flash de Canon es de 24mm a 105mm (equivalente a fotograma completo). Con su número guía 47, es ideal para trabajos dentro de espacios amplios. Y tiene un tiempo de reciclado de 5,5 segundos con pilas regulares AA/LR6, pero si se utilizan baterías reciclables de NiMH, este tiempo de reciclaje es reducido a 3,5 segundos. Además, cuenta con un sistema de sincronización de alta velocidad, que le permitirá a los fotógrafos hacer tomas de acción, oscurecer fondos e incluso permitirse aperturas más amplias en espacios con alta iluminación para fondos más desenfocados, obteniendo fotografías con flash versátiles y potentes.
*Las cámaras EOS vendidas hasta junio de 2014, al igual que las EOS Rebel T7, EOS Rebel T6, EOS M6, EOS M5 y EOS M3, no son compatibles con la función "AI.B full-auto” (Función de Rebote Auto-inteligente)

Banco de Recursos Colmeia promove Open Day para dar a conhecer a atividade e partilhar bens

Resultado de imagem para O Banco de Recursos Colmeia
O Banco de Recursos Colmeia vai dinamizar, pela segunda vez, uma atividade de portas abertas a toda a comunidade. Será no dia 18 de abril, entre as 9h00 e as 19h00, visando estimular as pessoas a visitarem esta resposta social criada pela Câmara Municipal de Cantanhede, onde poderão oferecer alimentos não perecíveis e receber em troca roupa, calçado, brinquedos, etc).
A iniciativa surge na sequência da primeira edição realizada em Dezembro último, cujo balanço foi bastante positivo, o que levou os responsáveis a reeditarem a experiência com três objetivos: por um lado, dar a conhecer o espaço, o trabalho e os objetivos do Banco de Recursos Colmeia a todas as pessoas e não só aos beneficiários habituais; por outro lado, dar a todos os que se identificam com a sua causa a possibilidade de contribuírem com bens alimentares, destinados às famílias em situação de carência económica; finalmente, facultar ainda a oportunidade de partilha de bens a todas as pessoas que encarem o uso de produtos em segunda mão sem preconceitos.
De resto, reutilizar artigos usados é uma opção que tem vindo a ganhar expressão crescente, não apenas pelas vantagens económicas mas também porque contribui para diminuir o desperdício e, consequentemente, o impacto ambiental no planeta.
A funcionar desde 6 de janeiro de 2007, o Banco de Recursos é dinamizado por uma equipa de voluntários do Banco de Voluntariado de Cantanhede supervisionada pelo Serviço Municipal de Acão Social da Câmara Municipal, em articulação com as entidades que constituem a Rede Social.
Esta resposta social solidária tem abrangência concelhia e funciona como serviço de apoio imediato e direto na satisfação de necessidades básicas e secundárias de famílias e indivíduos sinalizados pela Rede Social do Concelho, através da entrega de produtos de várias tipologias (géneros alimentares, roupa, calçado, brinquedos, material didático, móveis, eletrodomésticos, entre outros), promovendo por essa via a melhoria das suas condições de vida.

5 cursos gratuitos para aprender sobre inteligencia artificial


por Yesica Flores
La industria de la tecnología ha crecido de manera considerable en diferentes áreas y con distintos productos los últimos años, pero son muchos los que piensan que la inteligencia artificial destaca por su potencial para transformar radicalmente diferentes industrias.
No se trata solamente de autos capaces de conducirse por sí mismos o semáforos inteligentes; la IA ya se ha insertado en industrias como la financiera, telecomunicaciones, retail y farmacéutica.
Sin embargo, de acuerdo con la consultora Vision Mobile, para 2020 se necesitarán 4,5 millones de especialistas en inteligencia artificial y hoy son pocos los organismos que se dedican a la captación y capacitación de personas que sean capaces de hacerlo.
Para el director general de Nearshore Delivery Solutions, Gustavo Parés, comenta que es esencial la capacitación de personas que se dediquen al desarrollo de esta tecnología y la del cómputo cognitivo para poder seguir desarrollando soluciones y así, apoyar a las industrias.
A continuación, se presentan 5 cursos que se imparten de manera gratuita a todo aquel interesado en aprender sobre esta tecnología que promete cambiar nuestras vidas.
  1. Machine Learning en Coursera (Avanzado)
Este es el curso de Andrew Ng uno de los padres de las redes neuronales. El curso te da una introducción de álgebra lineal y estadística para luego explicar muy concisamente las diferentes etapas en la creación de un modelo de machine learning.
Coursera, además, cuenta con varios cursos sobre inteligencia artificial en los que ayuda a sus estudiantes a entender cómo ésta ha influido en campos como la medicina, la educación personalizada y los carros autónomos. El principal objetivo de estos cursos es construir una sociedad impulsada por inteligencia artificial.
Cualquiera que tenga conocimientos básicos de aprendizaje de máquinas, puede tomar estos 5 cursos -que se impartirán en diciembre del 2018- que enseñan a construir redes neuronales mediante la enseñanza de estudios de conducción autónoma, procesamiento de lenguaje natural, generación de música, lectura de lenguaje de señas  y casos de salud.
  1. Intro to Artificial Intelligence de Udacity (Intermedio) 
Este curso de nivel intermedio -impartido en inglés- tiene el objetivo de enseñar a los interesados los conceptos básicos de la inteligencia artificial moderna, así como algunas de sus principales aplicaciones en machine learning, razonamiento probabilístico, robótica y procesamiento natural del lenguaje. Tiene una duración de 4 meses y el único requisito es tener bases de estadística. 
Intro to Artificial Intelligence trabaja en colaboración con Alexa de Amazon, Watson de IBM, Affectiva y el Instituto de Tecnología de Georgia, entre otros. 
  1. Deep Learning de Google (Avanzado) 
Curso que pretende mostrar cómo optimizar las redes básicas neuronales, redes neuronales convolucionales y redes de la memoria de largo a corto plazo, además de sistemas de aprendizaje completos en TensorFlow -el framework de inteligencia artificial de Google- y la resolución de nuevos tipos de problemas que antes se consideraban casi imposibles de entender.
Los requisitos son al menos 2 años de experiencia en programación (preferiblemente en Python), conocimiento básico de aprendizaje automático, de estadística, álgebra lineal y cálculo. 
  1. Artificial Intelligence del MIT (Básico)
 Este curso fue impartido de manera presencial en el MIT en 2010 y estuvo compuesto por 30 conferencias que introdujeron a los estudiantes a la representación del conocimiento básico, resolución de problemas y métodos de aprendizaje de la inteligencia artificial.
Disponible en la plataforma de cursos de la universidad, cuenta con videos, materiales de apoyo y ejercicios de diversos tipos que enseñan a desarrollar sistemas de inteligencia a través de la resolución de problemas computacionales concretos, la comprensión del papel de la representación del conocimiento, el aprendizaje en la ingeniería de sistemas inteligencias y el papel de la inteligencia humana desde una perspectiva computacional.
  1. Inteligencia Artificial en Stanford (Diferentes dificultades)
 Profesores de ingeniería de Stanford ofrecieron cursos online de sus materias más populares de la escuela de ciencias de la computación: introducción a la inteligencia artificial, introducción a bases de datos y aprendizaje de máquinas, con la intención de enseñarles más sobre inteligencia artificial ya que es el futuro.
Durante el curso se aplican diversas pruebas y dos exámenes que acreditan a los estudiantes que lo toman vía online con una carta de finalización.
Existen además otros cursos sobre IA que se pueden tomar de manera gratuita vía onlinecomo son Machine Learning, Practical Deep Learning for Coders Artificial Intelligence for Robotics que capacitan a los estudiantes para, en el futuro, ser captados por las empresas más importantes de la industria tecnológica.