domingo, 27 de novembro de 2016

Compatibilidades sanguíneas




Tabela de compatibilidades sanguíneas
Mais informações no site: www.adasca.pt 

Reserva IPST

O+

Mais de 10 dias
O-

De 7 a 10 dias
A+

Mais de 10 dias
A-

Mais de 10 dias
B+

Mais de 10 dias
B-

Até 4 dias
AB+

Mais de 10 dias
AB-

Até 4 dias

Alterações nas taxas moderadoras

Dadores de sangue e bombeiros voltam a estar isentos de taxas moderadoras.
No âmbito do Artigo 205.º da Lei n.º 7-A/2016, de 30 de março, que aprova a lei do Orçamento do Estado (OE) para o ano de 2016, foi efetuada uma alteração ao Decreto-Lei n.º 113/2011, de 29 de novembro, tendo-se determinado que os dadores de sangue e os bombeiros voltam a estar isentos do pagamento de taxas moderadoras nas urgências.
Com a entrada em vigor da lei do OE 2016, ficam isentos de pagar taxa moderadora também nas urgências e ainda em exames de diagnóstico os utentes que tenham sido referenciados pelos cuidados de saúde primários, pelo centro de atendimento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
De acordo com a Circular Normativa n.º 8 ACSS, de 31/03/2016, emitida pela Administração Central do Sistema de Saúde, IP (ACSS) procede-se à:
Eliminação do pagamento de taxas moderadoras
  • Nos meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) realizados no hospital de dia;
  • Nos meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT) realizados nos serviços de urgência para o qual haja referenciação pela rede de prestação de cuidados de saúde primários, pelo Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde para situações em que a disposição final determine um atendimento em Serviço de Urgência ou pelo INEM.

Isenção total do pagamento de taxas moderadoras
  • Para os dadores benévolos de sangue;
  • Para os dadores vivos de células, tecidos e órgãos;
  • Para os bombeiros;

Dispensa do pagamento de taxas moderadoras
  • Na primeira consulta de especialidade hospitalar, com referenciação pela rede de prestação de cuidados de saúde primários através da Consulta a Tempo e Horas (CTH);
  • No atendimento em serviço de urgência, no seguimento da referenciação pela rede de prestação de cuidados de saúde primários, pelo Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde, para situações em que a disposição final determine um atendimento em Serviço de Urgência e pelo INEM, incluindo os atos complementares prescritos;
  • No atendimento na rede de prestação de cuidados de saúde primários, no seguimento de referenciação pelo Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde, para situações em que a disposição final determine um atendimento médico num período até 12 horas.

Através da Portaria n.º 64-C/2016, de 31 de março, foram alterados os valores das taxas moderadoras, bem como as respetivas regras de apuramento e cobrança, reduzindo-se os montantes a cobrar aos utentes.

Para saber mais, consulte:

Alteração do regulamento de aplicação de Taxas Moderadoras.


Finanças e Saúde
Segunda alteração à Portaria n.º 306-A/2011, de 20 de dezembro, que aprova os valores das taxas moderadoras previstas no artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 113/2011, de 29 de novembro, bem como as respetivas regras de apuramento e cobrança.

Fonte: SNS

Hora de Fecho: Pré-publicação. As confissões de Elena Ferrante

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A 29 de novembro é editado "Escombros", livro de 2003 que agora é traduzido para português. É um conjunto de escritos pessoais da autora italiana cuja verdadeira identidade continua desconhecida.
Sem Fidel, como serão as relações entre Cuba e os EUA de Donald Trump? A liberalização económica continuará? Quem virá depois de Raúl? E o que acontecerá à esquerda populista?
Tudo começou com uma carta escrita em mau inglês a um Presidente americano. E acabou num discurso onde a última palavra era "fim". O que houve pelo meio?
Há 50 anos abriu o Penina, o primeiro campo de golfe relvado com hotel no Algarve, um paraíso para golfistas. Mas no início era só um campo de 9 buracos, um burro caddie e uma música de um Beatle
O piloto alemão acabou o Grande Prémio de Abu Dhabi em segundo lugar e garantiu o primeiro campeonato mundial da carreira. Lewis Hamilton, companheiro de equipa, é vice-campeão.
No dia em que se decide o título de campeão da Fórmula1, lembramos o dia em que o Estoril serviu de palco à decisão do campeonato entre Niki Lauda e Alain Prost. Falámos com quem lá esteve em 1984.
A imprensa suíça escreve que o motivo é o facto do ex-presidente da Comissão Europeia ter aceitado um emprego na Goldman Sachs. Mas o vice-reitor da universidade diz que a saída já estava prevista.
Antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi apelou hoje para o voto no "Não" no referendo de 4 de dezembro sobre a reforma constitucional e disse estar disponível para voltar a ser candidato.
Há uma ave que consegue voar durante meses sem pousar. As bananas são bagas, mas as framboesas não. Os bebés têm ouro no cabelo quando nascem. Sim, o mundo é estranho. Quer provas?
Foi descoberta uma tribo na Floresta Amazónica que nunca contactou com ocidentais. É constituída por 100 pessoas e está a ser ameaçada por mineiros ilegais. 
Opinião

José Manuel Fernandes
O balanço de quase 57 anos de castrismo é trágico. Inimigo das liberdades, apenas ofereceu ao povo uma pobreza resignada. Por isso é intolerável a duplicidade moral com que avalia o legado de Fidel.

João Marques de Almeida
Agora que a esquerda descobriu um novo Hitler nos Estados Unidos e Merkel se tornou uma anti-fascista, será que Louçã e as suas discípulas ainda vão olhar para a chanceler como a nova Rosa Luxemburgo?

Luis Carvalho Rodrigues
Há cem anos que psiquiatras e cientistas sociais tentam afirmar a sua autoridade, dando ar “científico” a temas eminentemente políticos. Sabemos os desvarios a que essa ânsia conduziu no século XX.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Esta nova tradução da Bíblia de modo nenhum é a última e definitiva versão: não é “a” tradução, mas mais uma, a juntar a muitas outras, piores e melhores, anteriores e posteriores.

André Azevedo Alves
Dificilmente a situação dos transportes públicos será factor determinante do sentido de voto a nível nacional, mas já será mais plausível que possa ser factor relevante a nível municipal.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Adeus ao "Chapéu Preto": Morreu o compositor e maestro Arlindo de Carvalho

O compositor e maestro Arlindo de Carvalho, autor de êxitos como "Chapéu Preto" e "Fadinho Serrano", morreu aos 86 anos, no sábado às 23:00, num hospital de Lisboa, disse hoje à Lusa um seu familiar.
Segundo a mesma fonte, o funeral realiza-se, em data a anunciar, na sua terra natal, a Soalheira, no concelho do Fundão, na Beira Baixa.
No passado mês de maio o compositor foi homenageado na Soalheira, onde se lhe ergueu um monumento.
Em 2011, Arlindo de Carvalho recebeu a Medalha de Honra da Sociedade Portuguesa de Autores, reconhecendo a sua valiosa obra musical de raiz popular, como afirmou na ocasião fonte daquela cooperativa.

As suas composições foram interpretadas por nomes como Luís Piçarra, Gina Maria, Amália Rodrigues, Tristão da Silva, António Mourão, Maria de Fátima Bravo, Madalena Iglésias, Maria de Lourdes Resende, Lenita Gentil, Rão Kyao, Júlio Pereira, Guilherme Kjolner, Armando Guerreiro, Carlos Guilherme, Bjorn Ehrling, Richard Winsborough ou Maria do Ceo.

Fonte: DN/Lusa

Meninas e senhoras, tenham cuidado: de vez em quando eles aparecem por Mira!

Lazarim, Ílhavo, Mogadouro, Lagoa...
Não interessa os locais de onde eles apareceram, mas que eles andaram por cá... não tenham dúvidas, eles andaram!
Foi o Terceiro Encontro de Caretos que aconteceu entre sexta-feira a noite e este domingo, para alegria de muitos que vêem na cultura popular uma forma de transcender as fronteiras de cada região.
Vieram animar, mexer com as meninas, desafiando, em tom de brincadeira, toda a seriedade de um mundo que tantas vezes parece mais irreal que aquilo que eles preconizaram pelas ruas da Lagoa de Mira!
A organização preparou, as entidades competentes apoiaram e o povo veio até a rua ver, novamente, a graça de um sentido de humor sadio, vindo de outros lados e descendente de outras gerações.
Os Caretos da Lagoa estão de parabéns, bem como os seus ilustres convidados que deram um espetáculo enquanto São Pedro (até ele!) quis dar a sua bênção a esta festa pagã, não deixando que a chuva que tanto fustigou Mira nos últimos dias, atrapalhasse os planos de quem só queria se divertir...
Ficam aqui, imagens que não assustam ninguém... pelo contrário! São imagens de homens (e também mulheres) que teimam em preservar memórias que jamais poderão ser deixadas para trás...
Mira Online
________________________________________________

Imagens de Aveiro que nos levam a reflectir

Este painel publicitário que deixou de funcionar à muito tempo, provavelmente vai para museu, pela sua localização, junto ao teatro Aveirense ainda não incomodou os serviços da presidência camarária.


Que não falte bons sentimentos. Que nos falte egoísmo. Que nos sobre paciência. Que não nos falte esperança. Que cada caminho escolhido nos reserve boas surpresas. Que cada um de nós saiba ouvir cada conselho dado por uma pessoa mais velha. Que não nos falte vontade de sorrir. Que nenhum de nós se esqueça da força que possui. Que não falte fé e amor. Caio Fernando Abreu
Património do Estado vendido ao desbarato, refiro-me aos CTT, desde que passaram para o privado a qualidade de alguns serviços entraram em decadência.
A Barbearia Ideal funciona num prédio antigo cujo estado de conservação entra pelos olhos adentro, se não for alvo de obras de beneficiação constitui um perigo dentro de poucos anos.
Na Pastelaria Dourada decorriam à uns 30 anos as famosas Tertúlias de jornalistas, escritores, pintores, advogados entre outros. Hoje é um excelente espaço para almoçar, chá entre amigos.
Ainda na Rua dos Combatentes da Grande Guerra, abriu uma loja de produtos agrícolas de excelente qualidade, trazendo-nos à memória as lojas antigas com uma decoração típica que vão escasseando. Fiz uma visita, e bem impressionado.
No mesmo sentido abriu um novo espaço comercial
Aqui temos as montras da Loja do Fernando, estabelecimento com história, único pronto a vestir ali existente, quando já existiram mais de meia dúzia, tal como a Óptica Nascimento.
Galerias José Estêvão, já com uma montra decorada com luzes de Natal.
Pássaro de Seda, loja com produtos regionais, artesanato e outros de bom gosto, onde vale a pena comprar neste Natal.

Passear ao domingo de manhã por algumas ruas da cidade de Aveiro, com o objectivo de observar o estado de conservação de alguns prédios, deixa-nos contristados.
As imagens aqui disponibilizadas vão no sentido de mostrar algo de mais interessante, não dando importância ao menos bom, desse lado já todos os conhecem, são espaços comerciais desocupados no presente, mas, no passado recente estavam preenchidos com tudo o que melhor se podia oferecer aos clientes, nomeadamente na época que se aproxima.

A Rua dos Combatentes da Grande Guerra, até às Galerias da Santa Casa de Misericórdia é um exemplo do que aqui escrevo.
São estes estabelecimentos resistentes naquela artéria que no passado recente registava um movimento impressionante. Localidade muito procurada por clientes das mais diversas localidades da região de Aveiro.
Por vezes dou comigo a interrogar-me: se Aveiro não tivesse a Universidade e a pujança turística da Ria com os Moliceiros, o que seria então? Resta saber se os responsáveis administrativos da cidade se interrogam sobre esta realidade?

J. Carlos

EX-FUNCIONÁRIA QUE FAZIA CURADORIA DE NOTÍCIAS ARRASA FACEBOOK


 
O Facebook está atolado até ao pescoço na nova polémica relacionada com notícias falsas veiculadas na rede social, tendo sido acusado de ser um dos principais responsáveis pela eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos.
A controvérsia, todavia, começou no início do ano, quando Mark Zuckerberg resolveu despedir toda a equipa que fazia a curadoria de notícias que iam parar aos Trending Topics da rede social.
Desde então, as notícias mais populares que entram nos destaques do site são selecionadas por um algoritmo.
O problema é que muita gente tem conseguido manipular o sistema desde que foi implementado, inserindo notícias falsas, hoaxes e links maliciosos que podem afectar milhões de pessoas em pouquíssimo tempo.
Alguns especialistas chegaram mesmo a dizer que a neutralidade do Facebook estava comprometida e que o site estava a manipular informações políticas.
Embora tenha sempre negado a existência de qualquer problema com o algoritmo e afirmado que a ideia de notícias falsas terem contribuido para a eleição de Trump ser uma “loucura”, uma ex-funcionária responsável pela curadoria de notícias do Facebook resolveu expor o que realmente acontecia dentro da empresa.

“Eles trataram-nos como lixo”

Mythili Sampathkumar e toda a equipa responsável pela curadoria dos Trending Topics do Facebook foram despedidas no início do ano após a implementação do algoritmo. De acordo com a ex-funcionária, tal não aconteceu de forma amigável.
“Eles trataram-nos como lixo porque éramos todos sub-contratados, não tínhamos qualquer orientação, e viam-nos apenas como meros precursores para um algoritmo”, desabafou a antiga funcionária no Twitter.
Ao Gizmodo, Sampathkumar conta que o Facebook foi omisso no apuramento dos factos e preferiu “acobardar-se à pressão da direita e dos anunciantes“, abrindo as portas para a “manada de notícias falsas” que inundaram a rede social poucas semanas antes Donald Trump ter sido eleito presidente dos EUA.
Agora, Zuckerberg e a sua equipa trabalham para apagar a mancha deixada na imagem da rede social. No último fim de semana, o Facebook anunciou sete medidas para acabar com as notícias falsas.
Apesar disso, Sampathkumar criticou a atitude e disse que tudo poderia ter sido evitado “se tivessem tratado a equipa de escritores humanos como… humanos”.
Contudo, agora que o mal está feito, a “humana real” diz que a solução para o problema não é um algoritmo melhor.
“Alguns aspectos do processo de apuramento da realidade não podem ser feitos por computadores gramaticais”, rematou.
______________________________________________________________