terça-feira, 14 de setembro de 2021

Top 5 do ranking regional do centro continua a pertencer a Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu e Torres Vedras Caldas da Rainha é “Marca Estrela”

 Ranking da Região do Centro




Desde a primeira edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking©, lançado em 2014, que Coimbra se destaca pela imunidade aos altos e baixos das posições, quer a nível nacional, quer a nível regional. Coimbra volta a assumir o 5º lugar nacional e o 1º lugar na região Centro. Apesar de não conseguir o pleno nas 3 dimensões este ano alcança o melhor “score” de Coimbra desde a primeira edição do Portugal City Brand Ranking©.

 

Desde a ascensão de Aveiro à segunda posição regional na edição de 2016 do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© que não se assiste a qualquer alteração no Top 5 do ranking regional do Centro. Assim, o topo da tabela mantem-se inalterado com Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu e Torres Vedras entre os 5 primeiros classificados. Registam-se, no entanto, algumas mexidas nos rankings por dimensão desta região.

 

Aveiro perde o segundo lugar em Viver para Viseu e Torres Vedras a ganhar uma posição no ranking de Visitar. Figueira da Foz mantém a sua posição e no 7º lugar aparece Caldas da Rainha, aquém é atribuída a Marca Estrela da Região Centro. O Top 10 é fechado com Guarda, que sobe duas posições, Nazaré e Covilhã, a perder uma e duas posições respetivamente. O Top 15 tem ainda alguns destaques importantes como a subida de duas posições de Castelo Branco, com os albicastrenses a terem um desempenho de grande destaque na dimensão de Viver que lhes permite assegurar o 11º lugar. Peniche  volta ao Top 15 e volta a ganhar espaço entre os melhores desempenhos do centro subindo 5 pontos.

 

“Apesar das alterações verificadas na tabela regional do Centro, esta é uma região que nunca deixa de surpreender”, diz Filipe Roquette, Diretor Geral da Bloom Consulting Portugal, afirmando que “os excelentes desempenhos de Coimbra, Aveiro, Leiria, Viseu e Torres Vedras têm sido uma constante ao longo das últimas edições, mas os destaques não se ficam pelo topo da tabela. No Top 25 do ranking da região centro encontramos duas marcas estrelas: as Caldas da Rainha, Marca Estrela para a região centro, o que se deve à subida do seu “score” em todas as dimensões, muito graças a variação de novas empresas e estatísticas ligadas à saúde e ao ensino e Viseu que, não só mantém o seu lugar no topo do ranking da região centro, como é destacado como Marca Estrela no ranking Viver”.

 

A 7ª edição do Portugal City Brand Ranking© analisa o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses nas áreas do Turismo, Negócios e Talento, ao longo dos últimos anos, gerando rankings não só por categoria, mas também por região. Consulte o Ranking completo aqui.

 

 

Portugal City Brand Ranking©: Uma importante ferramenta conhecer e comparar municípios

 

Mais do que um estudo baseado em dados que classificam o desempenho das marcas dos municípios portugueses de forma tangível e realista, edição deste ano do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2021, conta com uma renovada plataforma online que permite não só aceder aos estudos como, também, explorar toda a informação disponível sobre os municípios, podendo mesmo compará-lo com qualquer um dos outros 307 municípios nacionais.

Monumento aos Combatentes homenageia Arazedenses

Decorreu, no passado sábado, dia 11 de setembro, no Largo Nossa Senhora do Pranto, em Arazede, a inauguração do monumento de homenagem aos combatentes da freguesia de Arazede que estiveram na I Grande Guerra Mundial e na Guerra do Ultramar.

A iniciativa da Junta de Freguesia de Arazede reuniu diversas entidades civis e militares, nomeadamente, os presidentes da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, assim como o presidente da Liga dos Combatentes, o Tenente-general Joaquim Chito Rodrigues, e o presidente do Núcleo de Coimbra da Liga dos Combatentes, o Tenente-coronel João Paulo Silvestre Paulino.

Para além da inauguração do monumento, da autoria do escultor António Nogueira, a cerimónia contou ainda com a colocação das Bandeiras e execução do Hino Nacional pela AMA, imposição de condecorações a combatentes (Medalhas Comemorativas das Forças Armadas), colocação de coroa de flores em memória dos combatentes falecidos e a entrega, por parte da Junta de Freguesia de Arazede, de cerca de uma centena de medalhas a antigos ex-combatentes da freguesia.

Com muito público a marcar presença, a iniciativa foi repleta de sentidos momentos de homenagem e de reconhecimento.

Imagem: Campeão das Províncias


Agosto foi mês do ano com mais espectadores nas salas de cinema

Os cinemas portugueses acolheram, em agosto, 734.835 espectadores, o que significa que foi o mês de 2021 com a maior assistência em sala, mas ainda longe dos dados pré-pandemia, revelou hoje o ICA.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), em agosto os cinemas registaram 734.835 espectadores e quatro milhões de euros de receita de bilheteira, o que representa quase quatro vezes mais do que agosto de 2020, que contabilizou 280 mil espectadores e 1,5 milhões de euros.

Este ano, agosto é o mês mais concorrido em idas ao cinema, comparando como todos os meses anteriores. Em julho tinham sido 602.548 espectadores e 3,3 milhões de euros de bilheteira.

Apesar desta subida, os dados estão ainda muito aquém da frequência regular dos portugueses nas salas de cinema, pré-pandemia da covid-19, ou seja, antes de março de 2020.

Em agosto de 2019, ainda segundo dados do ICA, os cinemas portugueses contabilizaram 1,8 milhões de espectadores e 9,9 milhões de euros de receita.

O filme mais visto pelos portugueses em agosto nos cinemas foi "O esquadrão suicida", de James Gunn, no qual entra a atriz portuguesa Daniela Melchior, com 138 mil espectadores.

"Bem Bom", de Patrícia Sequeira, foi o filme português com mais assistência em agosto, totalizando 80.128 espectadores.

Os dados do ICA indicam ainda que a NOS Lusomundo Audiovisuais lidera o mercado da distribuição de filmes em Portugal, com 51% das receitas de bilheteira, seguida da Cinemundo, com 35,5%.

Lusa

Reino Unido vai vacinar com terceira dose maiores de 50 anos

O Reino Unido vai começar a dar uma terceira dose de vacinas contra a covid-19 a partir da próxima semana aos maiores de 50 anos, anunciou hoje o ministro da Saúde, Sajid Javid. 

A medida foi anunciada no Parlamento na sequência de um parecer teste sentido dado por especialistas, apesar de Organização Mundial da Saúde (OMS) ter pedido aos países ricos para adiarem as doses de reforço até que todos os países tenham vacinado pelo menos 40% de suas populações.

O Comité Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI) argumenta que o reforço da imunização é necessário para garantir que as pessoas vulneráveis estejam protegidas contra o SARS-Cov-2 porque os estudos mostraram que a imunidade oferecida pelas vacinas enfraquece lentamente ao longo do tempo.

O organismo que aconselha o governo sobre a campanha de vacinação recomenda que, preferivelmente, seja usada a vacina Pfizer ou, em alternativa, uma meia dose da vacina Moderna.

Segundo o subdiretor geral de Saúde de Inglaterra, Jonathan Van-Tam, as autoridades estimam que as vacinas evitaram até agora cerca de 24 milhões de casos de covid-19 e 112.000 mortes no país.

"As estatísticas mais recentes do ONS [instituto de estatísticas britânico] mostram que quase 99% das mortes de covid-19 no primeiro semestre deste ano foram de pessoas que não receberam as duas doses da vacina Covid-19. Isso mostra a importância do nosso programa de vacinação", vincou o ministro da Saúde, Sajid Javid.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, vai apresentar esta tarde em detalhe o plano do Governo para combater a pandemia nos próximos meses do outono e inverno.

Na sua intervenção no Parlamento, Sajid Javid adiantou que o objetivo é evitar "restrições sociais e económicas rigorosas", uma referência aos confinamentos declarados anteriormente.

Outras medidas incluem o incentivo à sociabilização ao ar livre, uso de máscaras em espaços fechados, controlos nas viagens do estrangeiro  

Adiantou ainda que "é muito provável" que os profissionais de saúde que lidam com pacientes sejam obrigados a receber a vacinação, algo que atualmente só é exigido aos cuidadores em residências para idosos

No caso de a pandemia se agravar, Javid garantiu que o Executivo tem um plano B, que inclui pedir à população mais cautela, tornar de novo obrigatório o uso de máscaras, introduzir passes sanitários e decretar o teletrabalho.

O país, que suspendeu a maioria das restrições, regista atualmente em média 30.000 novos casos por dia de covid-19 e cerca de 1.000 hospitalizações devido à covid-19.

Desde o início da pandemia, já registou mais de 134.000 mortes desde o início da pandemia

Lusa

Imagem: DNOTICIAS

Documentário sobre Eunice Muñoz nos 80 anos de carreira estreia-se em novembro

Um documentário sobre Eunice Muñoz em comemoração dos seus 80 anos de carreira, realizado a pedido da atriz como passagem de testemunho à neta, estreia-se no dia 04 de novembro em mais de 30 salas do país.

"Decidi que era altura de passar o testemunho e ver continuado o sonho do teatro pela minha neta Lídia [Muñoz], testemunho que passo orgulhosamente e que quis ver registado pelo cinema", disse hoje Eunice Muñoz, durante uma apresentação do filme à imprensa.

Realizado por Tiago Durão, "Eunice ou carta a uma jovem atriz" terá uma antestreia, a 03 de outubro, e estará na secção Heart Beat do festival DocLisboa, que acontece entre 21 e 31 desse mês.

Posteriormente estreará, pelo menos, em 32 salas de cinema distribuídas por todo o território de Portugal continental e ilhas, podendo algumas outras virem ainda a "ser fechadas até 04 de novembro", revelou o realizador.

O filme revisita a vida de Eunice Muñoz através das suas memórias privadas, oferecendo ao público uma visão do lado humano da atriz, através da entrada na sua casa, que abre caminho a uma viagem pelos últimos 80 anos, que começaram no velho palco do Teatro Nacional.

O documentário -- ou "lugar de memória", como Tiago Durão prefere chamar-lhe -- revela a cumplicidade natural entre Lídia e Eunice, abrindo portas à sua intimidade e aos seus rituais domésticos.

O início do filme é uma sequência de imagens sob a voz do ator Ruy de Carvalho, que faz o prólogo do filme, seguida da música de Maria João Pires, a tocar a sonata n.º 14 de Beethoven.

"O filme foi como uma bola de neve e foi-se fazendo", explicou Tiago Durão, que a dada altura da sua realização convocou Luís Miguel Cintra para dar voz a um poema de António Barahona, enquanto são passadas em retrospetiva imagens de Eunice mulher, com a família, e da Eunice atriz, nos palcos e no cinema.

Em "Eunice ou carta a uma jovem atriz", que começou a ser feito em outubro do ano passado, Tiago Durão procurou filmar a atriz como ela é: "uma mulher normal como todas as outras, mas que é atriz, não por escolha apenas, mas por imposição do teatro, e penso que conseguiu filmar-me em casa como mulher e em palco como atriz", considerou Eunice Muñoz.

Acompanhei todas as fases do filme, assisti a todas as etapas do trabalho e achei que não podia existir melhor lugar de memória, porque é assim que eu sou, porque é assim que eu quero que guardem uma memória de mim", acrescentou.

Lídia Muñoz, também ela atriz, respondeu à avó não saber como é que se recebe "um testemunho destes, tão pesado e tão importante" e confessou ter "algum medo de não estar à altura" desse testemunho.

"Cinema é o registo próximo de um lugar onde houve vida", afirmou, acrescentando, sobre este filme, que nele vê a avó como a vê todos os dias.

Tiago Durão confessou que quando começou a filmar este documentário achou que não seria possível a "transparência exigida ao documentarista" e preferiu "levar a cabo uma visão desconstrutiva sobre a figura de Eunice".

"Habituados a ouvir falar de Eunice como atriz, esquecemos de que existe, terrena e real, uma outra Eunice, mãe, mulher, avó, amante, foi essa que quis filmar", acrescentou.

Por isso, o cineasta quis mostrar a atriz rodeada das memórias que guarda, a sua casa, e quis mostrá-la ao lado de Lídia, "inseparáveis" e a quem escolheu para passar o testemunho.

Todo o dinheiro conseguido com a comercialização do filme será doado à Casa do Artista, uma decisão conjunta de Eunice Munõz e da equipa de produção.

Lusa

Barcelos | IPCA recebe do Município de Barcelos terreno com 33.200 m2 para aumentar o seu Campus

Terreno destinado à construção de edifício para a investigação e transferência de tecnologia, de um auditório de 500 lugares, de uma residência universitária com 130 camas, e, ainda, de um espaço multiusos.  

A ampliação do Campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) deu hoje um passo decisivo com a assinatura do contrato de direito de superfície da Quinta do Patarro, terreno com 33.200 m2, onde irá nascer o futuro Barcelos Collaborative Research and Innovation Centre (B-CRIC), um espaço destinado à investigação e inovação multidisciplinar e colaborativa, bem como um auditório de 500 lugares e uma residência universitária para 130 camas. 

Ao abrigo do contrato hoje assinado com o Município de Barcelos, a autarquia cede ao IPCA, pelo prazo de 50 anos, automática e sucessivamente renovável pelo prazo de 20 anos, o direito sobre a Quinta do Patarro, que recentemente adquiriu por dois milhões de euros. 

O contrato de constituição do direito de superfície pelo Município de Barcelos a favor do IPCA foi celebrado na sala da presidência do IPCA pelo Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, em representação do Município, e pela Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, em representação do IPCA, na presença do notário, estando presentes os dois vice-presidentes, o administrador, a diretora dos SAS e os cinco diretores das Escolas Superiores do IPCA, e a vereadora Anabela Real. 

A Presidente do IPCA, Professora Maria José Fernandes, referiu que este acordo de transferência da propriedade do imóvel com 33.200 m2, com acesso pela Avenida de São José, “concretiza uma das grandes ambições deste Instituto e, também, da Câmara Municipal, pois permitirá a ligação do Campus do IPCA à cidade, tornando este espaço e as suas vias pedonais, em especial as ecovias, locais excelentes de mobilidade dos cidadãos, dando ainda mais vida ao campus”. Acrescentou que “este é um dia histórico e muito importante porque a aquisição deste prédio sempre foi defendida pelo Professor João Carvalho que, com a sua persistência, também contribuiu para a sua concretização para fazer uma efetiva ligação do campus do IPCA ao centro da cidade”. Agradeceu ao Presidente da Câmara todo o empenho que há mais de dois anos colocou na aquisição deste imóvel e no aumento do campus do IPCA para mais de 10 hectares, concretizando o acordo inicial do Município de Barcelos em atribuir essa área para a instalação do IPCA, em Barcelos. 

No caso concreto do edifício para o Barcelos CRIC, a Presidente do IPCA explicou que “será um espaço com várias unidades de Investigação & Desenvolvimento, vocacionado para inovação e a transferência de conhecimento para as empresas”. O Barcelos CRIC irá albergar, logo na primeira fase, três unidades de I&D do IPCA, que foram, recentemente, aprovadas e financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em mais de um milhão de euros. “Os projetos de arquitetura e de especialidades, bem como o projeto de execução, estão concluídos e em fase de revisão, pelo que o IPCA precisava de ter o direito de propriedade deste terreno para poder apresentar candidatura a financiamento a fundos europeus, em especial ao PRR” revelou Maria José Fernandes. Para mais tarde, adiantou, “está ainda prevista a construção de um multiusos, com áreas verdes de utilização coletiva, que permitirá a melhoria dos espaços e dos equipamentos destinados às atividades de ciência, do desporto, da cultura, do desenvolvimento económico e social e, dessa forma, para o crescimento sustentado do IPCA e do seu Campus aberto à cidade”. 

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, dirigiu algumas palavras aos presentes referindo “sentir muita alegria por estar a contribuir para consolidar o projeto IPCA, importante para o concelho de Barcelos e para a região”, acrescentando “ que gostava que fosse construído o pavilhão multiusos porque é útil para os estudantes e poderá ser utilizado nas atividades económicas, sociais, desportivas e culturais da comunidade académica e, simultaneamente, pelos munícipes e pela comunidade empresarial do concelho”. Acrescentou que “o edifício para o Barcelos CRIC, a residência universitária e o multiusos serão infraestruturas que permitirão a realização de grandes eventos em Barcelos, e, também, a realização de importantes encontros de conhecimento e inovação promovidos pela comunidade científica internacional onde o IPCA já tem um reconhecimento assinalável.“ Concluiu a sua intervenção referindo que “ a construção do auditório com 500 lugares vai permitir o crescimento do turismo de negócios e de eventos, potenciando o surgimento de novas unidades hoteleiras, existindo já interessados em  construí-las em Barcelos.” 


Ana Teixeira

Cantanhede | Até ao próximo dia 14 de novembro: Mostra de fotografia Fases de Isolamento continua patente no Museu da Pedra

Está patente, até ao dia 14 de novembro, nas instalações do Museu da Pedra, em Cantanhede, a exposição Fases de Isolamento, do fotógrafo português João Carlos.

Para o artista, a exposição apresenta a sua interpretação sobre as várias fases de isolamento e respetivas emoções, tais como o ajuste e a ansiedade, o tédio e a frustração, a raiva e a paranoia, a aceitação e a adaptação.

Esta exposição foi inaugurada no passado dia 24 de julho, data que marcou a reabertura do espaço museológico, após o encerrado para obras de reabilitação, assinala uma experiência de cinco semanas de isolamento, assim como o impacto que pode ter na saúde mental, nomeadamente em temas tão importantes como o teletrabalho, o isolamento em casa, o bombardeamento de informação contraditória e o distanciamento físico das pessoas, perspetiva a partir do qual o artista interpreta as várias emoções vividas por muitos intervenientes.

Recorde-se que a exposição fotográfica reúne 15 obras de um trabalho premiado pela IPA – International Photography Awards, TIFA – Tokyo International Awards, PX3 – Paris Silver Award, e LICC – London International Creative Competition, imagens conseguidas com o auxílio dos modelos Fabrícia Pereira e Rodrigo Castelhano, que caracteriza a evolução de pensamentos e emoções vivenciados durante o isolamento provocado pela situação pandémica, apresentando-se como um importante apelo à saúde mental, tema cada vez mais relevante e importante na sociedade.

João Carlos é um fotógrafo português, nascido em Nova Iorque, conhecido pelas suas explorações artísticas, enquanto fotógrafo internacionalmente premiado e versátil, iniciando a sua atividade cultural em áreas como a pintura e artes plásticas, frequentando o Instituto de Arte e Comunicação Visual (ARCO), em Lisboa.


Queda de avião provoca sete mortos no interior do estado brasileiro de São Paulo

 Sete pessoas morreram hoje em consequência da queda de um avião no interior do estado de São Paulo, no sudeste do Brasil, informaram fontes oficiais.

A aeronave caiu logo após descolar, numa área arborizada próxima da Escola de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), no município 'paulista' de Piracicaba, segundo o Corpo de Bombeiros.

Os sete ocupantes da lista de passageiros do voo morreram no acidente, ocorrido por volta das 09:00 locais (13:00 em Lisboa), segundo as mesmas autoridades.

Os 'media' locais indicam que cinco dos sete mortos eram membros da mesma família.

Já a Prefeitura de Piracicaba informou que o avião envolvido no acidente era do modelo King Air B200, que descolou do Aeroporto Municipal Pedro Morganti. A queda aconteceu cerca de 15 segundos após a descolagem, numa plantação de eucaliptos.

De acordo com imagens de câmaras de segurança, o avião explodiu após atingir a zona arborizada causando também um incêndio. Várias equipas de bombeiros deslocaram-se para apagar o fogo no local.

As autoridades brasileiras vão abrir um inquérito para esclarecer as causas do acidente.

Lusa

Distrito de Coimbra com 135 ocorrências em pouco mais de 24 horas

O mau tempo causou estragos no Distrito de Coimbra, causando um total de 135 ocorrências em pouco mais do que 24 horas, obrigando assim à mobilização de mais de 340 operacionais e de 133 veículos.

As 135 ocorrências foram registadas entre as 8:00 horas de segunda-feira dia 13 e as 10:00 horas desta terça-feira.

A “precipitação intensa, acompanhada de trovoada e rajadas de vento” motivaram centenas de pedidos de ajuda às autoridades relacionados com “quedas de árvores, inundações queda de estruturas e deslizamentos de terra”, acrescentou o CDOS. 

Segundo a mesma fonte não há qualquer dano humano a registar e quanto aos prejuízos materiais “os serviços municipais ainda estão a fazer esse levantamento”. 

Lusa

Concerto de homenagem a Amália Rodrigues no Cineteatro Anadia

O Cineteatro Anadia vai ser palco este sábado, 18 de setembro, pelas 21h30, de um concerto pelo grupo Vox Angelis de tributo a Amália Rodrigues, no âmbito das Comemorações dos 100 Anos do nascimento da fadista.

Para assinalar esta efeméride, o grupo Vox Angelis preparou um espetáculo multimédia, levando ao público os principais fados que imortalizaram a voz de Amália, bem como uma narração histórica onde é contada a história de vida da fadista, com projeção simultânea de cerca de 200 fotografias inéditas.

Trata-se de um espetáculo belíssimo, de natureza histórico-musical, que inclui os mais famosos temas como "Com que voz", "Que Estranha Forma de Vida", "Gaivota", "Cuidei que tinha morrido", "Lágrima", "Grito", "Fado Amália", alternando a parte cantada e de temas instrumentais de Armandinho e de Raul Nery com a própria narração e projeção.

Os ingressos para o espetáculo, que podem ser adquiridos na bilheteira online BOL (www.bol.pt), ou no Cineteatro de Anadia esta sexta-feira, das 20h00 às 23h00, e no dia do espetáculo, sábado, a partir das 14h00, têm um custo de 5,00€, sendo que os portadores dos Cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior beneficiam de um desconto de 50 por cento.

Nova plataforma da Turismo do Centro disponível para trabalhadores remotos

 Site é a mais recente iniciativa resultante do projeto “Work From Centro de Portugal”. Um livro que reúne histórias de quem trabalha na região é o próximo passo.

A nova plataforma da Turismo Centro de Portugal, disponível em https://workfrom.turismodocentro.pt, pretende funcionar como um índice de tudo o quanto existe na região, para quem opte por trabalhar de forma remota, a partir da região Centro de Portugal.

Na plataforma encontra-se um índice, onde se pode encontrar, por sub-região, os diversos espaços onde podem trabalhar, nos diferentes regimes: co-work, incubadora artística, incubadora, centro de negócios, centro empresarial, espaço empresarial, hub criativo, hotel, parque tecnológico, co-living, espaço colaborativo, incubadora de base rural, residências artísticas, e retiro de empresas. Tem também um espaço de testemunhos, de histórias na primeira pessoa, sobre “como é trabalhar desde o Centro de Portugal”, em cada uma das oito sub-regiões.

A plataforma é um dos instrumentos do “Work From Centro de Portugal”, projeto que pretende demonstrar que a Região Centro oferece vantagens únicas para quem tem a possibilidade de trabalhar de forma remota ou alternativa aos escritórios tradicionais, nas mais variadas vertentes, como o nomadismo digital ou as residências artísticas, naquela que é uma tendência global amplificada pela pandemia.

“Este projeto é a materialização da estruturação de um novo produto turístico que é o ‘nomadismo digital’, e é construído em estreita parceria com instituições públicas, associações, empresários mas, e sobretudo, com pessoas. As que na região Centro habitam, as que nela trabalham e as que potencialmente pretendam nela viver e trabalhar. É a capacitação deste destino, para acompanhar esta tendência que veio para ficar”, refere Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal.

“O trabalho remoto, no local certo, pode andar de mãos dadas com o conceito de felicidade. De facto, podemos trabalhar onde somos mais felizes. Podemos trabalhar junto à costa e surfar no final do dia, assim como podemos voltar ao nosso lugar de origem, para junto de família e amigos, e trabalhar a partir de um cowork local. Podemos escrever um livro no sossego de uma aldeia serrana ou podemos ser itinerantes e trocar de lugar de trabalho regularmente”, explica Carlos Bernardo, da Tipo-grafia, empresa autora do projeto, em co-autoria com o Turismo Centro de Portugal. “É neste quase infinito de possibilidades que o conceito de trabalho remoto se cruza com os territórios e consequentemente com o conceito de turismo. As escolhas sobre o lugar de trabalho são feitas em função do que o lugar pode oferecer. Foi a pensar na estruturação dessas oportunidades que surgiu o Work From Centro de Portugal”, acrescenta.

O projeto pretende unir o território do Centro de Portugal em redor deste conceito emergente e com grande potencial de aplicabilidade. O objetivo é qualificar e educar a oferta para as necessidades desta nova forma de trabalhar e, ao mesmo tempo, seduzir a procura, com critério e transparência.

Várias iniciativas em curso

Ao longo dos meses de trabalho já realizado neste projeto, foram desenvolvidas várias iniciativas. A primeira foi a elaboração de um Manual de Boas Práticas, documento orientador para os agentes locais, públicos e privados, que caracteriza a região, diferencia as vertentes de trabalho remoto, estuda casos de sucesso e orienta, caso a caso, a oferta em função das necessidades da procura.

Além disso, foram realizados workshops dirigidos ao setor público – Câmaras Municipais, Comunidades Intermunicipais, Associações de Desenvolvimento Territorial – e ao setor privado (coworks, alojamentos, animação turística), de forma a apresentar conceitos e casos de estudo, assim como sugerir soluções concretas para cada um dos setores.

Outra iniciativa foi a apresentação do território através das suas pessoas. Para isso, foram escolhidos diferentes embaixadores que, através das suas histórias, mostram como é viver e trabalhar no Centro de Portugal. O resultado foram 32 histórias, quatro por cada sub-região: Médio Tejo; Região de Leiria; Viseu-Dão-Lafões; Serra da Estrela; Oeste; Beira Baixa; Região de Coimbra e Ria de Aveiro. Rogério Leitão, pescador da Berlenga, Paulo Romão, proprietário das Casas do Côro, Diogo Rocha, chef com uma estrela Michelin, ou as Capuchinhas, uma cooperativa composta por quatro mulheres, que trabalham o burel numa aldeia da Serra do Montemuro, são alguns dos exemplos de histórias.

A plataforma agora disponível apresenta o território através destas histórias, além de agregar a oferta disponível para quem quer escolher o Centro de Portugal para trabalhar. O Manual de Boas Práticas estará também disponível para download.

A próxima iniciativa do projeto “Work From Centro de Portugal” consiste na apresentação um livro que faz a ligação entre o território e o público, através de um design e construção diferenciadores.

“Regresso às aulas 2021”: É a GNR em ação!

 A Guarda Nacional Republicana  para assinalar o regresso às aulas, vai realizar um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos diversos intervenientes no ambiente escolar, desde professores, alunos e encarregados de educação, em todos os estabelecimentos escolares na sua área de responsabilidade, com o objetivo de transmitir conselhos de segurança.

Neste alinhamento, as Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC) e os militares dos Postos Territoriais irão promover ações de sensibilização no âmbito da segurança na rua, em casa e ainda segurança rodoviária, uma vez que o fluxo de trânsito aumenta devido ao transporte dos alunos para a escola, sendo importante alertar os condutores para a utilização dos cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças.

A GNR, para além da transmissão de conselhos de segurança aos encarregados de educação, irá ainda divulgar o Programa Escola Segura e dar a conhecer os militares responsáveis pelo programa na respetiva escola, com a distribuição do número de contacto das SPC, contribuindo desse modo para uma maior consciencialização dos encarregados de educação para a importância da segurança escolar dos jovens alunos e para uma melhor preparação das crianças e jovens, para os desafios que irão encontrar no regresso às aulas, aumentando o sentimento de segurança da comunidade escolar.

A GNR tem à sua responsabilidade cerca de 5 mil estabelecimentos de ensino, onde os militares irão promover estas ações e transmitir alguns conselhos de segurança, designadamente:

  • Aos jovens estudantes:
    • No deslocamento de e para a escola circula sempre que possível acompanhado ou em grupo e evita passar em locais isolados ou com pouca luz;
    • Nem sempre o caminho mais perto é o caminho mais seguro;
    • Memoriza no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida;
    • Espera pelos teus pais, por algum familiar ou amigo, dentro da escola;
    • Na internet:
      • Escolhe bem os conteúdos que publicas;
      • Palavras-passe: não as deixes acessíveis, não as mostres a amigos, altera-as e usa diferentes para vários serviços;
      • Se te sentires ameaçado na internet, pede ajuda a outra pessoa;
      • Qualquer pessoa pode estar online. Não acredites em tudo o que te dizem ou mostram;
      • Não te isoles. Se te acontecer algo perturbador online, denuncia.
    • Sempre que tiveres um problema, informa os teus pais ou encarregados de educação ou pede ajuda a um professor ou a um auxiliar da escola.
  • Aos pais:
    • Acompanhe o desenvolvimento escolar e as suas rotinas do seu filho;
    • Ensine o seu filho a colocar o número do Posto da GNR local, num número de marcação rápida;
    • Sempre que tiver conhecimento ou suspeita de que o seu filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime, informe de imediato a GNR. A nossa ajuda poderá ser decisiva!

Tábua recebe concerto de Paulo de Carvalho em Outubro


O espetáculo “Paulo de Carvalho & Academia Artística do Município de Tábua” estreia em Tábua, no dia 2 de outubro, sábado, no Recinto de Feiras e Eventos, pelas 21h30. A entrada é gratuita, mas sujeita a reserva de bilhete através do e-mail cct@cm-tabua.pt ou do telefone 235 098 172.
O espetáculo vai percorrer a obra do cantor, músico e compositor português que, juntamente com a sua banda, irá interpretar os seus maiores sucessos num concerto que visa a interação com músicos e grupos locais, nomeadamente a Academia Artística do Município de Tábua e o Coro Polifónico Municipal.

Esta iniciativa integra o projeto "Os nossos e os vossos pela Cultura", uma proposta cultural itinerante que une os municípios de Mira, Tábua e Vagos na criação de um projeto de programação cultural em rede, de modo a promover o acesso universal à cultura de todos os cidadãos com um conjunto de atividades que vão desde o teatro à música, passando pelo videomapping e pela dança.

"Os nossos e os vossos pela Cultura" visa promover e desenvolver o património cultural e natural, material e imaterial característico das regiões de Mira, Tábua e Vagos, bem como privilegiar o conceito de itinerância com eventos comuns a estes três concelhos. O projeto pretende também o envolvimento de associações locais e de outros agentes que, devido à pandemia COVID-19, viram a sua atividade drasticamente reduzida, valorizando desta forma a produção cultural local e criando condições para o desenvolvimento económico e social destes territórios.

O projeto "Os nossos e os vossos pela Cultura" é apoiado por fundos da União Europeia, com uma taxa de comparticipação FEDER (Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional) de 100%, cofinanciado através do Programa Operacional Regional - Centro 2020.

Proença-a-Nova | Serviços da Câmara Municipal recebem certificado de qualidade


O Balcão Único, a Distribuição de Águas, a Higiene Pública (limpeza de espaços públicos, desinfestação e recolha de resíduos), as Obras Particulares, os Recursos Humanos, as Tecnologias e Sistemas de Informação, o Aprovisionamento e as Infraestruturas são os serviços da Câmara Municipal de Proença-a-Nova que têm agora certificação de qualidade comprovada pela AENOR Portugal, parte integrante da Associação Espanhola de Normalização e Certificação (AENOR).
O certificado de qualidade foi entregue esta segunda-feira, dia 13 de setembro de 2021, perante responsáveis e respetivos colaboradores dos processos e executivo municipal. João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, refere que “esta certificação traduzir-se-á em automatismos que levam a instituição a ser mais rápida, célere e eficiente na resposta que dá à comunidade”.

Além da importância para os munícipes, o presidente reforça ainda que este é um processo que obriga a autarquia a promover a qualidade de forma contínua. “Atingindo este ponto não podemos considerar que está tudo feito, estes processos têm de estar rotinados no sentido de, num futuro próximo, todo o universo da Câmara Municipal vir a estar certificado”.

A representante da AENOR, Lina Sá Pinto, afirma precisamente que “este certificado é apenas o início de uma nova etapa. Há que manter estes procedimentos vivos porque a AENOR volta a visitar-vos todos os anos para conferir que tudo continua a correr como previsto”. Compara ainda a obtenção do certificado à aquisição de uma nova casa: “se não a limpamos e não fazemos obras de manutenção a casa pode ruir.”

Apesar da finalização em 2021, o projeto está a ser pensado já há alguns anos e foi oficialmente iniciado há cerca de um, integrando um processo de modernização administrativa constituído por mais duas componentes além desta, nomeadamente: a desmaterialização, a reengenharia de processos e atendimento multicanal, a harmonização regulamentar e as taxas e preços com impacto na desmaterialização/ reengenharia efetuada. Também estas componentes estão em fase de conclusão.

O objetivo principal era perceber quais as necessidades e expectativas dos munícipes e a respetiva satisfação. Lina Sá Pinto frisa ainda que é sempre mais complicado trabalhar em municípios, quando comparado com organismos privados, o que, segundo a própria, só atribui mais valor a esta conquista.

A par do Município de Proença-a-Nova, e ao nível das autarquias do distrito de Castelo Branco, apenas Idanha-a-Nova e os serviços municipalizados de Castelo Branco possuem esta certificação ativa.

Falcão recolhido pela GNR no Palheirão

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Cantanhede, ontem, dia 13 de setembro, resgatou um falcão peregrino, Falco peregrinus, no concelho de Mira.

Na sequência de um alerta de populares a informar que uma ave de rapina se encontrava a deambular na localidade de Palheirão, os militares da Guarda deslocaram-se para o local onde constataram que se tratava de um falcão, tendo procedido à sua recolha.

A ave, apesar de não apresentar ferimentos visíveis, encontrava-se bastante debilitada e incapacitada para voar, tendo sido recolhida e entregue na Direção Regional do Centro da Conservação da Natureza e Florestas do Centro, na Mata do Choupal em Coimbra, para monitorização e recuperação do seu estado de saúde, e posterior libertação ao seu habitat natural.

A Guarda Nacional Republicana tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

ENTREGA DE FICHAS DE ACTIVIDADES AOS ALUNOS DO 1º CICLO DE CASTELO DE PAIVA

 A exemplo dos últimos anos, no início deste novo ano lectivo, o Município de Castelo de Paiva volta a apoiar todos os alunos que frequentam o 1º Ciclo do Ensino Básico na aquisição dos livros de Fichas de Actividades.

      Além do apoio para aquisição de livros cedido pelo Governo, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva volta também a assegurar o Transporte Escolar, o Serviço de RefeiçõesLanche e Fruta Escolar, assim como as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC’S), a realização da Hora do Conto, através dos técnicos da Biblioteca Municipal, bem como a Componente de Apoio Psico-PedagógicoBolsas de Estudo e MéritoDesporto e Animação no Pré Escolar, e por fim, a realização de um Plano Integrado de Combate ao Insucesso Escolar, em parceria com a CIM Tâmega e Sousa.

      Os Encarregados de Educação foram convocados para proceder ao levantamento dos Livros das Fichas Escolares na passada semana, nos dias 7 e 8 de Setembro, entregues durante o horário normal de expediente no átrio da Câmara Municipal.

 

AULAS DE HIDROGINÁSTICA RECOMEÇAM NA PISCINA MUNICIPAL

    As aulas de Natação e Hidroginástica vão ser retomadas em breve nas instalações da Piscina Municipal de Castelo de Paiva.

      Conforme anuncia a autarquia paivense, as renovações tiveram início no dia 10 e decorrem até 18 de Setembro. As novas inscrições estarão disponíveis de 20 a 28 de Setembro, sendo que o início das aulas está previsto para o dia 1 de Outubro.

      O funcionamento da Escola de Natação vai de encontro às normas exigidas pela DGS, devido à pandemia do Covid-19, sendo as vagas mais limitadas, devendo os interessados, para mais informações, contactar por mail ou telefone através:  desporto@cm-castelo-paiva.pt / 255689500, ou dirija-se à Piscina Municipal, localizada na zona escolar da vila.

 

Carlos Oliveira

Águeda | Semana Europeia da Mobilidade

 Iniciativas arrancam no próximo dia 16 e prolongam-se até 22 de setembro, entre as quais se destaca a entrada em funcionamento do projeto MobeÁgueda

“Mobilidade Sustentável; em segurança e com saúde” é o tema deste ano da Semana Europeia da Mobilidade e Dia Europeu Sem Carros, a que a Câmara Municipal de Águeda, à imagem dos anos anteriores, se associa. Este ano, as iniciativas iniciam na próxima quinta-feira, dia 16, e prolongam-se até dia 22, Dia Europeu Sem Carros.

Estão programadas um conjunto de iniciativas para decorrerem durante esta semana, desde logo com o arranque do MobeÁgueda, um projeto-piloto de mobilidade elétrica para a descarbonização de Águeda, culminando com a ação “ CERCIAG em Movimento”, a 21 e 22 de setembro.

O MobeÁgueda consiste na disponibilização de um veículo movido a energia elétrica que fará um circuito urbano, de utilização gratuita pela população, que passa a ter uma oferta de transporte a pedido com “braço no ar” dentro da cidade. Mais informações sobre este projeto deverão ser solicitadas através dos seguintes contactos: dv-as@cm-agueda.pt ou 234610070 (ext.1427).

A programação da Semana Europeia da Mobilidade continua no dia 18, com a Bairrada Ultra Marathon (organização a cargo do Grupo Desportivo e Cultural de Recardães) e para dia 19 está agendada uma caminhada no PR13 - Trilho de Lourizela (9 horas) e um passeio de bicicleta “Unir as margens”, com início no parque da Pateira em Óis da Ribeira (às 9h00) e chegada a este mesmo local, a realizar em parceria com a QUERCUS. Para este passeio é necessário efetuar inscrição, cujo formulário está disponível em https://www.cm-agueda.pt/pages/1611.

No dia 22, decorrerá mais uma ação “Escolas com Pedal”, onde os alunos das escolas de Águeda são convidados a deslocarem-se de bicicleta para a escola. Pretende-se uma maior sensibilização dos mais pequenos e famílias, para a importância da adoção de boas práticas ambientais e de mobilidade sustentável, nas deslocações quotidianas.

Marinha Grande | VISITA GUIADA ÀS EXPOSIÇÕES DO MUSEU JOAQUIM CORREIA NO PRÓXIMO SÁBADO

As exposições temporária e permanentes do Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, vão poder ser acompanhadas com visita guiada no próximo sábado, 18 de setembro, pelas 15h00.


A exposição “Cosmos 88”, que apresenta fotografias de Cristiano Justino, vai ser explicada pelo próprio autor das imagens de astrofotografia. A mostra é acompanhada de uma experiência imersiva multimedia, em que os visitantes têm a oportunidade de observar o céu de vários pontos do país e da Europa, captados por Cristiano Justino.

Além da exposição temporária, os visitantes vão poder ser acompanhados com as explicações às exposições permanentes do Museu Joaquim Correia, pela técnica do museu.

As visitas guiadas destinam-se a um grupo limitado de visitantes, devido às restrições impostas pela pandemia, e são sujeitas a reserva para o email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt.


Não perca esta oportunidade e faça a sua reserva, para conhecer em detalhe este museu que consagra a obra artística do Mestre Joaquim Correia.




ESPAÇO C3D – MAKERSPACE COVILHÃ JÁ EM FUNCIONAMENTO NA BIBLIOTECA MUNICIPAL


A Biblioteca Pública é um espaço de saber fazer, de inovação e conhecimento, de recolha e preservação de memória local. É um espaço onde se trabalha junto a outros, onde se experimenta, joga e aprende, transforma-se em espaço de aprendizagem e de relação com a comunidade.
Com base nestas premissas, foi ontem apresentado ao Diretores de Escolas e Agrupamentos da Covilhã, o Espaço C3D – Makerspace Covilhã, na Biblioteca Municipal, que terá como principais pilares a criatividade e a inovação, a apropriação da identidade local, a criação e a difusão do conhecimento. Este espaço nasce porque temos agentes locais que trabalham continuamente para o desenvolvimento da criatividade aliada à identidade e à inovação, como são exemplo o New Hand Lab, a Wool, o Atelier do Burel e o Cinco Atelier.

Os objetivos do Espaço C3D passam por três pontos fulcrais, respetivamente o Ensino, o Design e a Inclusão Social.

Através destas linhas orientadoras conseguir-se-á promover a capacidade de raciocínio e reflexão, o espírito critico, o sentimento de pertença da identidade e património, o debate de ideias de cidadania ativa com base na educação não formal e também despertar o interesse pelo espírito estético e histórico-cultural através de aprendizagens diferenciadoras, da literacia de conhecimentos de arte, aliando a criatividade à inovação e ao empreendedorismo.

Este projeto foi pensado e estará disponível para toda a comunidade escolar, onde serão desenvolvidas oficinas e formação para crianças e jovens, famílias com filhos em idade escolar e para professores e educadores. O C3D, como forma de inclusão social, apoiará também crianças e jovens com necessidades educativas especiais através do Plano para o desenvolvimento Cognitivo e Criativo, em parceria com o Espaço dos Sentidos, também implementado na Biblioteca Municipal da Covilhã.

Tendo por base a lógica do movimento MAKER e o impulso da candidatura do município da Covilhã a Cidade Criativa da UNESCO, foram delineadas algumas estratégias a aplicar e também estratégias a alcançar com o Espaço C3D, tais como:

Promover a técnica de aprender fazendo (Learning by doing)
Criar oficinas de trabalho
Promover o trabalho em grupo
Aumentar a Promoção de jovens artistas
Fomentar a Discussão de ideias (Brainstorming)
Oportunidade de criação de Residências artísticas

Só assim somos capazes de fazer nascer um novo espaço onde é possível “Questionar para criar!” e “aprender a brincar e criar juntos, para viver juntos!”.

Um novo espaço para despertar, estimular e criar. Despertar para a importância do património, identidade e memória local. Estimular capacidades e conhecimentos para a sustentabilidade e inovação. E criar tudo quanto queiramos, pois basta querer para fazer acontecer!

Portugal estreou-se no Mundial de futsal com triunfo sobre a Tailândia

A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, estreou-se ontem com um triunfo no Mundial de 2021, a decorrer na Lituânia, ao vencer a Tailândia por 4-1, em encontro da primeira jornada do Grupo C.

Em Kaunas, os asiáticos adiantaram-se aos 16 minutos, por Sirawat Sornwichian, mas Portugal empatou ainda na primeira parte, aos 20, por Bruno Coelho, e selou a reviravolta na segunda, por Erick, aos 27, Zicky, aos 30, e Pany Varela, aos 32.

A formação lusa segue no segundo lugar do agrupamento, com os mesmos três pontos de Marrocos, que goleou por 6-0 as Ilhas Salomão, próximo adversário da formação das ‘quinas’, em embate marcado para quinta-feira (16:00 de Lisboa).

Lusa