quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Reforçámos a liderança com o novo site


Correio da Manhã
Reforçámos a liderança com o novo site.
Reforçámos a liderança com o novo site.Reforçámos a liderança com o novo site.
Qualquer questão, não hesite em contactar para marketing@cofina.pt
Correio da Manhã

PEGA-GORDO

Os monges do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, eram submetidos, na Idade Média, a um tratamento infalível contra a obesidade. Até hoje não foi superado por nenhuma dieta. Os monges, que comiam no refeitório, eram obrigados a buscar a própria comida na cozinha ao lado. Ninguém podia servi-los. O problema é que precisavam atravessar uma porta.
E daí? É que a porta media 2 metros de altura e apenas 32 centímetros de largura.
Quem não conseguisse ultrapassá-la ficava sem comer e, obviamente, emagrecia velozmente.
Os superiores dos monges recorreram à porta pega-gordo porque a gula é um dos sete pecados capitais e a obesidade tornava-os menos aptos aos trabalhos braçais. Os religiosos pertenciam à extinta Ordem de Cister, cujos seguidores trabalhavam como agricultores e produziam tudo que consumiam. Em 1834, foram obrigados a abandonar o mosteiro, pelo decreto governamental que suprimiu as ordens religiosas de Portugal.
Hoje, o Mosteiro de Alcobaça, considerado uma das sete maravilhas de Portugal, funciona como museu. Uma de suas atrações é justamente a porta pega-gordo.
_____________________ 


Colheita de Sangue Dia 17 de Setembro entre as 9 horas e as 13 horas no Posto Fixo da ADASCA


A partir do dia 14 do mês em curso as sessões de colheitas de sangue às 4ª.s Feiras no Posto Fixo da ADASCA, decorrem entre as 15 horas e as 19 horas, pois fomos forçados a proceder a um ajustamento de horário compatível com o funcionamento do Mercado Municipal de Santiago, por causa de uma queixa apresentada um funcionário daquele espaço junto dos Serviços da Câmara Municipal contra a ADASCA.

As reservas de sangue dos tipos O-, B-, e AB- tem uma duração de apenas quatro dias alerta o IPST.
Os restantes grupos sanguíneos 0+, A+, A-, B+ e AB+ encontram-se com reservas suficientes para as necessidades aproximadamente sete dias, não provocando grandes preocupações.
A ADASCA preocupada com a situação tem agendadas para o mês de Setembro oito sessões de colheitas nas seguintes datas:

-Dias 21 e 28 das 15 horas às 19 horas, Dias 17 e 24 das 9 horas às 13 horas, também disponíveis no site www.adasca.pt, todas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso.

À imprensa a ADASCA pede e agradece a melhor colaboração na sua divulgação, tendo em consideração o interesse público destas iniciativas.


Cordialmente,
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
 Site: www.adasca.pt
 Coordenadas GPS:
N 40.62659
W -8.65133


ATENÇÃO
___________________
INFORMAÇÃO AOS DADORES DE SANGUE

Exmo. Senhor Presidente da ADASCA
Sr. Joaquim Carlos, 

Conforme conversa telefónica e após acordo das partes venho informá-lo, que a partir do dia 14 de Setembro de 2016 e, todas as quartas feiras a partir dessa data inclusive, o horário das sessões de colheita de sangue passa a ser sempre às quartas-feiras das 15 Horas -19 Horas.

Nos restantes dias da semana  (sábado)  mantém-se inalterável das 9:30 Horas -13:00 Horas

Sempre ao dispor
Com os melhores cumprimentos

Maria Helena Gonçalves     
Assistente Graduada Sénior de Imuno-hemoterapia
Coordenadora Nacional do Sangue e Medicina Transfusional 

GOVERNO CRIA NOVO IMPOSTO SOBRE IMÓVEIS


 
Manuel de Almeida / Lusa
O ministro das Finanças, Mário Centeno,
O PS e o Bloco de Esquerda chegaram a acordo para a criação de um novo imposto sobre o património imobiliário que deverá abranger apenas os imóveis de valor mais elevado, noticia hoje a imprensa.
O acordo foi alcançado no âmbito do grupo de trabalho sobre fiscalidade que reúne socialistas e bloquistas e deverá ser inscrito na proposta de Orçamento do Estado para 2017.
Este novo imposto sobre o património imobiliário global será adicional ao IMI e será progressivo, conforme salienta o Jornal de Negócios, notando que “em vez de incidir sobre cada prédio individualmente, recairá sobre o património total de cada proprietário“.
“À partida, não serão afectados patrimónios globais até 500 mil euros de valor patrimonial tributário”, afiança ainda o Negócios.
Os deputados Mariana Mortágua, do Bloco de Esquerda, e Eurico Brilhante Dias, do PS, explicam no jornal que “a habitação própria permanente da classe média e os prédios industriais não saem afectados” com este novo imposto.
Mortágua nota que se trata de uma medida fiscal que visa “taxar a grande riqueza patrimonial” e Brilhante Dias diz que tem como destinatários “grandes proprietários que não têm rendimentos do trabalho e vivem das rendas“.
Trata-se de “uma medida de justiça fiscal que se dirige aos contribuintes que têm maior património agregado”, realça ainda o deputado socialista, notando que a ideia é “tentar fazer contribuir quem paga poucos impostos”.
As características deste novo imposto só ficarão mais definidas quando for divulgada a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2017.

Aumento nos combustíveis, carros e tabaco

Mário Centeno já admitiu que a proposta de OE para o próximo ano deverá incluir uma subida dos impostos indirectos, sendo certo que o IVA não vai aumentar, conforme garantiu.
Assim, os impostos indirectos sobre veículos, produtos petrolíferos, tabaco e bebidas alcoólicas deverão aumentar, sustenta a Rádio Renascença.
Centeno não foi claro neste aspecto, mas sublinhou que em 2017, haverá “uma redução fiscal” e que “as alterações fiscais que existirem terão o mesmo padrão de 2016″.
“Há um conjunto de impostos que não são alterados, por exemplo quando falamos do IVA, mas o Governo procurará, num contexto de recomposição do esforço fiscal, a forma de satisfazer este objectivo da melhor maneira”, disse ainda o ministro das Finanças, conforme declarações citadas pela Renascença.
ZAP / Lusa


NOVAS SUSPEITAS ADIAM ACUSAÇÃO CONTRA SÓCRATES POR MAIS 6 MESES


 
José Coelho / Lusa
A Procuradoria-Geral da República (PGR) concedeu mais seis meses para a conclusão do processo de acusação da Operação Marquês que tem José Sócrates como o principal arguido.
Os investigadores do caso têm assim mais 180 dias para a “realização de todas as diligências de investigação consideradas imprescindíveis”, conforme salienta a PGR em comunicado, justificando este adiamento com a “excepcional complexidade” do inquérito e com o aparecimento de “novos factos” e “novos indícios” que foram “recolhidos em diligências recentes”.
Na nota divulgada pela PGR salienta-se que foram “igualmente identificadas suspeitas de operações de favor em novas áreas de negócio” e que há “ficheiros informáticos apreendidos que dependem de apreciação judicial”.
Além disso, persiste a “falta parcial de cumprimento dos pedidos de cooperação internacional dirigidos à justiça da Suíça e do Reino Unido”, salienta ainda a PGR.
No mesmo comunicado, sustenta-se que, “nos últimos dias”, os magistrados do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) “afectos ao inquérito informaram o superior hierárquico de que circunstâncias imponderáveis e extraordinárias impediam a conclusão da investigação” no tempo previsto, isto é, esta quinta-feira, 15 de Setembro.
Esta data tinha sido fixada pelo director do DCIAP, Amadeu Guerra, em finais de Março.
Mas este adiamento por mais seis meses, não significa necessariamente que a conclusão da acusação esteja à vista. A PGR admite que o processo poderá vir a ser prolongado novamente.
A título muito excepcional, mediante requerimento fundamentado dos magistrados titulares, poderá ser admitida a possibilidade de prorrogação deste prazo”, salienta-se na referida nota.
A defesa de José Sócrates deverá tomar posição sobre esta decisão ao longo desta quinta-feira, depois de ter apresentado um pedido de recusa do juiz Carlos Alexandre, no seguimento da entrevista que ele deu à SIC.
O “super-juiz”, como é conhecido, disse naquele canal que “não tem dinheiro em nome de amigos” e Sócrates acusa-o de “imparcialidade” e de “abuso de poder”.
O Conselho Superior da Magistratura já anunciou também que vai analisar a entrevista de Carlos Alexandre.
ZAP / Lusa

COSTA SUGERE A PASSOS QUE VÁ CAÇAR POKÉMONS


 
Carla Azevedo / portugal.gov.pt
António Costa levou uma "vaca voadora" para a cerimónia de apresentação do Simplex 2016.
António Costa levou uma “vaca voadora” para a cerimónia de apresentação do Simplex 2016
O primeiro-ministro defendeu que não tem o menor cabimento colocar-se um cenário de segundo resgate financeiro a Portugal e, numa indireta a Pedro Passos Coelho, sugeriu que quem espera o “diabo” melhor fará em dedicar-se a caçar “pokémons”.
Interrogado pelos jornalistas sobre o facto de a agência de rating Moody’s ter afastado um cenário de segundo resgate financeiro a Portugal, o líder do executivo respondeu: “Nunca estive intranquilo, porque sempre disse que não faz o sentido, não tem qualquer cabimento falar em qualquer tipo de resgate“.
Mais à frente, numa alusão indireta às previsões económico-financeiras do PSD, António Costa declarou que “quem anda à procura de encontrar o diabo mais vale dedicar-se à caça de pokémons, porque caçar pokémons é mais fácil do que encontrar o diabo“.
O presidente do PSD afirmou esta terça-feira que se Portugal voltar a ter um “mal maior”, numa referência implícita a um novo resgate, tal acontecerá “em consequência de ato deliberado”, salientando que não será aceitável que aconteça por incompetência ou distração.
No encerramento das jornadas parlamentares do PSD, em Coimbra, Pedro Passos Coelho recordou o período de 2010 que antecedeu o anterior resgate da troika e em que o Governo socialista, então liderado por José Sócrates, pediu “responsabilidade” aos sociais-democratas para evitar o “mal maior”.
Sem referir expressamente a palavra resgate, o líder do PSD lembrou que ainda assim “o mal maior acabou por acontecer”: “Desta vez, se acontecer qualquer coisa desse tipo, só por consequência de ato deliberado. Quem passou pelo que nós já passámos não pode aceitar que haja qualquer ingenuidade, desatenção, incompetência, distração que permita que uma coisa dessas”, avisou.

Estabilidade

Perante os jornalistas, o primeiro-ministro sustentou que há um quadro de estabilidade económica e financeira no país, com resultados positivos em termos de controlo do défice e na resolução das questões da banca.
“Portugal tem tido uma execução orçamental muito tranquila: Este ano (pela primeira vez em muitos anos) não ficará somente abaixo da meta dos 3% do défice, como também abaixo dos 2,7% previstos pela Comissão Europeia. E vamos mesmo ficar confortavelmente abaixo dos 2,5%”, advogou o primeiro-ministro.
António Costa disse que este resultado se verifica depois de o seu Governo, ao longo de 2016, ter reduzido a sobretaxa de IRS e de ter reposto vencimentos de salários e de pensões.
Também de acordo com o primeiro-ministro, “a gestão da dívida tem sido feita com grande competência e profissionalismo por parte do IGCP (Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública) e as taxas aplicadas a Portugal têm revelado enorme estabilidade“.
“Por outro lado, as questões que têm sido colocadas relativamente ao sistema financeiro têm sido resolvidas uma a uma com tranquilidade, não continuando a disfarçar o que irresponsavelmente foi escondido”, acrescentou, numa crítica ao anterior executivo.
António Costa falava no final de uma visita ao Liceu Passos Manuel, onde estudou em jovem, deslocação em que esteve acompanhado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e que se destinou a assinalar a abertura do ano escolar.
ZAP / Lusa

MELHOR ALUNO A ENTRAR NA UNIVERSIDADE DO PORTO DESISTIU. VAI PARA O ESTRANGEIRO


 
Jsome1 / Flickr
-
O melhor aluno a entrar este ano letivo na Universidade do Porto, com média de 20 valores, acabou de desistir da vaga para continuar os estudos no estrangeiro, informou esta quarta-feira a instituição de ensino superior.
Carlos Miguel Gomes foi o melhor aluno a entrar este ano letivo na Universidade do Porto, candidatando-se com 20 valores ao Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação na Faculdade de Engenharia da UP, lê-se na listagem ordenada de candidatos ao ensino superior na primeira fase de 2016.
O estudante optou, no entanto, por não aceitar a vaga para frequentar aquele curso na UP, porque preferiu “ir estudar para o estrangeiro”, avançou hoje à Lusa fonte das relações públicas da Universidade do Porto.
Como o estudante se candidatou em simultâneo à Universidade do Porto e a uma universidade doReino Unido e foi aceite em ambas, acabou por decidir ir estudar para o estrangeiro, adiantou a mesma fonte da UP.
Com a desistência do melhor aluno a ingressar na Universidade do Porto, sobem para primeiro lugar na lista dos alunos brilhantes daquela instituição duas candidatas ao concurso nacional ao ensino superior público que entraram para o Mestrado Integrado de Medicina, na Faculdade de Medicina, ambas com 19,9 valores. São a Mariana Malonek e a Benedita Viana.
Em entrevista telefónica à Lusa, Mariana Malonek, 18 anos, conta que estudou no Colégio Alemão do Porto, e que entrar para o curso de Medicina era um “sonho” que começou a desenhar-se no 9.º ano de escolaridade, com 15 anos.
“Comecei a perceber que o corpo humano me fascinava e, antes de tudo, percebi que podia ajudar pessoas. Ainda estive indecisa entre Matemática e Medicina, mas acabei por optar por Medicina por causa da componente humana”, explica a jovem, filha de professores universitários de Matemática.
Questionada pela Lusa sobre dicas para se ter boas notas, Mariana revela que o seu “truque”, terá sido “prestar atenção nas aulas e depois rever a matéria para os testes”, mas, confessa que não é propriamente o exemplo de organização.
“Eu não sou muito direitinha e organizada, mas entendia muito bem a matéria nas aulas e isso é uma grande vantagem”, explica a nova caloira da Universidade do Porto, que desde os cinco anos de idade que estuda violino na Academia de Música de Espinho.
“O meu pai, que é alemão, também tocava violino”, recorda, refletindo que talvez, de forma “inconsciente”, o estudo musical a tenha ajudado a ter mais sucesso na escola.
Mariana não tem muito tempo livre, por causa do estudo do violino, mas quando tem oportunidade gosta de ir ao cinema e de ir ver concertos na Casa da Música com os pais.
A Universidade do Porto registou este ano o maior número de candidatos em primeira opção por vaga disponibilizada no concurso nacional de acesso ao ensino superior, pois por cada uma das suas 4.160 vagas, houve 1,9 candidatos que colocaram a UP como primeira opção para frequentar o ensino superior, ou seja, a UP teve quase o dobro dos candidatos às vagas disponíveis.
A UP foi a instituição de ensino superior com a mais elevada classificação média ponderada do último candidato colocado com 157,2 valores, acima dos 151 valores registados pela Universidade Nova de Lisboa. Registou, globalmente, as mais altas notas de entrada no ensino superior.
São da Universidade do Porto quatro dos seis cursos com as mais altas médias de entrada do País, ou num universo mais alargado, nove dos 25 cursos (36%), com as notas mais elevadas”, disse à Lusa o reitor da UP, Sebastião Feyo Azevedo.
Os quatro cursos da UP que estão no ‘top’ seis são Engenharia e Gestão Industrial, da Faculdade de Engenharia (184,8 valores o último candidato), Medicina, na Faculdade de Medicina (184 valores) e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (182,5 valores), e o curso de Bioengenharia da Faculdade de Engenharia (182 valores).
/Lusa

HACKERS RUSSOS REVELAM ALEGADO DOPING DE ATLETAS AMERICANAS


 
Tatyana Zenkovich / EPA
-
Hackers informáticos russos divulgaram informações médicas privadas da ginasta Simone Biles e das tenistas Serena e Venus Williams, revelando que as famosas atletas americanas receberam permissão médica para usar drogas consideradas proibidas.
Segundo o New York Times, a Agência Mundial Antidoping (WADA) atribuiu a invasão a um grupo de ciberespionagem russo chamado “Tsar Team”, também conhecido como “Fancy Bear” – um grupo que tem como alvo os Ministérios da Defesa de vários países.
Apesar de confirmar a fuga de informação, a agência “lamenta a situação” e garante que as substâncias não foram usadas de forma irregular.
Segundo a WADA, algumas atletas com determinadas condições médicas podem pedir prescrições para certos medicamentos que estão na lista das substâncias consideradas proibidas.
A especialista em ginástica artística, Simone Biles, terá consumido medicamentos para combater a hiperatividade – que são considerados proibidos no desporto mas foram aprovados pela agência de antidoping – e as irmãs Williams terão ingerido anti-inflamatórios.
“Em cada uma das situações, as atletas fizeram tudo de acordo com as regras globais para obter a permissão para usar aquela medicação”, adiantou o presidente da Agência Antidoping dos Estados Unidos, Travis Tygart.
As famosas atletas já se defenderam das acusações nas redes sociais, destacando que cumpriram todas as normas estabelecidas.
“Tenho défice de atenção e tomo remédios desde criança. Por favor, saibam que eu sempre segui as regras e continuarei a fazê-lo já que o jogo limpo é crucial para o desporto e muito importante para mim”, explicou a ginasta no Twitter.
Venus Williams mostrou-se desapontada com a divulgação das informações confidenciais e adiantou que é uma das grandes defensoras do “mais alto nível do desporto de elite”.
O grupo de hackers afirmou que, nos Jogos Olímpicos, os EUA tiveram uma boa prestação – mas que não foi justa – e admitiram ainda que vão publicar mais informações médicas sobre outros atletas mundiais nos próximos dias.
O governo americano está a investigar o caso, visto haver a suspeita de que os hackers tenhamligações ao Governo russo.
“Estes atos criminosos estão a comprometer muito o esforço da comunidade mundial antidoping para restabelecer a confiança na Rússia”, disse o diretor-geral da WADA, Olivier Niggli.
O porta-voz do presidente Vladimir Putin, Dmitry Pescov, negou que o país tenha alguma coisa a ver com o caso.
BZR, ZAP

EM 5 ANOS OS ROBÔS VÃO OCUPAR 6% DE TODOS OS EMPREGOS NOS EUA


 


-
Então, está convencida de que o seu médico é um robot?
A robótica e a inteligência artificial realmente são coisas maravilhosas, mas um novo estudo aponta perspectivas assustadores para o futuro.
Segundo a conceituada empresa de pesquisas Forrester, em 2021, cerca de 6% dos actuais empregos nos Estados Unidos serão eliminados, e as tarefas respectivas executadas por robôs.
Chamados de agentes inteligentes, estes sistemas movidos por inteligência artificial poderão entender o comportamento humano e tomar decisões baseadas nessas interacções.
Estes robôs já são capazes de desempenhar certos papéis, como assistentes virtuais ou chatbots, trabalhar em linhas de montagem e mesmo dar aulas durante meio ano sem ninguém perceber.
Por outro lado, sistemas robóticos em rede, automatizados e com alguma complexidade, como por exemplo carros sem motoristas humanos, já estão em desenvolvimento por empresas como a Tesla, a Uber e o Google.
E até a Airbus já anunciou planos para criar táxis voadores autónomos.
Segundo o especialista da Forrester Brian Hopkins, responsável pelo estudo, em 2021 terá início uma grande onda de inovação, que eliminará muitos dos empregos realizados por humanos.
“Os maiores impactos serão sentidos em sectores como os transporte, a logística, atendimento e serviços ao consumidor”, diz Hopkins.
O estudo defende  que os robôs e a inteligência artificial serão os empregados do futuro. Por exemplo, as entregas de encomendas serão feitas por drones, como está a ser testado pela Amazon.
Mais do que isso, talvez nem sequer a encomenda entregue pelo drone tenha sido feita por si: provavelmente,o foi o seu assistente virtual que a fez.
Para outros analistas, como Andy Stern, ex-presidente do Sindicato de Empregados dos Serviços norte-americano, a marca de 6% é preocupante, tendo em conta o cenário económico mundial, onde há uma cada vez maior escassez de empregos a tempo inteiro.
“Teremos pessoas à procura de emprego e com dificuldades para o encontrar. E estas mesmas tendências vão repetir-se em outras áreas como os bancos, o retalho e a saúde”, afirmou Stern.
E há até quem diga que notícias como esta, a dar conta de como evoluiu a taxa de ocupação de empregos por robôs, em 2021 possam estar a ser escritas por um robô
ZAP / Canaltech

CIENTISTAS RUSSOS ESTIVERAM 2 SEMANAS CERCADOS POR URSOS POLARES NO ÁRTICO


 
Victor Nikiforov / WWF Rússia
Os ursos polares não costumam atacar humanos, mas casos como este têm-se tornando mais frequentes
Cinco cientistas russos passaram as últimas duas semanas numa estação meteorológica, no norte da Sibéria, cercados por uma dúzia de ursos, mas conseguiram libertar-se da ameaça esta quarta-feira graças a um navio-almirante que passava na zona.
A estação ficou cercada por 10 ursos adultos e alguns filhos, que rodearam o local desde o final de agosto e mataram o cão de um cientista.
Vadim Plotnikov, o chefe da equipa, pediu ajuda às autoridades após a situação ter sido agravada pela utilização de todo o stock de sinalizadores luminosos para assustar e afastar os ursos.
De acordo com a CNN, os investigadores estavam na ilha Troynoy, e teriam de esperar mais de um mês para serem resgatados, se não fosse a ajuda do navio Akademik Tryoshnikov que forneceu cães e mais sinalizadores luminosos para afastar os predadores.
Dado o difícil acesso à ilha, os materiais foram fornecidos através de um helicóptero.
Segundo a porta-voz da empresa responsável pela estação meteorológica, Yelena Novikova, o degelo crescente no Ártico fez com que os ursos não tivessem conseguido atravessar para outras ilhas à procura de comida, como é habitual.
“Este ano, o gelo desapareceu mais depressa e os ursos não tiveram tempo de nadar para outras ilhas. Como ali não há comida, foram para a estação”, afirmou, para justificar o número invulgar de ursos que cercaram os cientistas.
Os ursos polares são os maiores carnívoros terrestres – chegando a pesar 800 quilos – e estão em situação de vulnerabilidade devido à perda do seu habitat causada pelas mudanças climáticas.
BZR, ZAP

TROCAR A MÃO COM QUE SEGURAMOS O TELEMÓVEL PODE MELHORAR A LIGAÇÃO


 
Quando a rede do telemóvel está má, é costume culpar-se a operadora, mas a razão do problema pode também estar no nosso próprio corpo. Um novo estudo aponta que trocar a mão com que seguramos o telemóvel melhora a qualidade das ligações de voz e de dados.
O autor da pesquisa, o cientista Gert Pedersen, da Universidade de Aalborg, na Dinamarca, explica que a razão é o design das antenas, que ficam justamente onde costumamos posicionar as mãos para segurar os telemóveis.
“Os fabricantes não deveriam colocar as antenas em regiões sensíveis, onde normalmente ficam as nossas mãos”, diz Pedersen à BBC.
“Mas fazem isso para optimizar o espaço (no interior do aparelho). Pelo mesmo motivo, não usam o melhor modelo de antena possível”, acrescenta o investigador.
Pedersen avaliou o desempenho de 26 modelos de telemóveis diferentes. Os aparelhos foram posicionados num boneco de testes e num suporte que simula o uso sem as mãos.
Os resultados mostraram que a ligação de voz é a mais afectada de acordo com a mão usada. Nos piores casos, o sinal transmitido pelo telefone ficou 100 vezes mais fraco.
Ainda que menos afectada, a conexão de dados também piorou nos testes, fazendo com que, em alguns casos, o download ficasse cinco vezes mais lento.
Os testes mostraram, por exemplo, que o Galaxy S7 Edge, da Samsung, o P9, da Huawei, e o Lumia 650, da Microsoft, funcionam melhor na mão esquerda, enquanto o iPhone 6S Plus, da Apple, o G5, da LG, e o HTC 10 têm melhor desempenho na mão direita.
O investigador recomenda assim, cultivar novos hábitos no uso do telefone, como fazer ligações com o aparelho sobre a mesa e ligado a um auscultador de ouvido.
“Se puder usá-lo sem as mãos, faça isso. Assim, o sinal melhora bastante”, diz Pedersen.
“Outra coisa que pode fazer é não segurá-lo com muita força contra a cabeça. Tente fazer isso de forma mais leve e terá uma conexão muito melhor”, recomenda o investigador.
ZAP / BBC

ESA DIVULGA MAPA MAIS DETALHADO DE SEMPRE DA VIA LÁCTEA


 
-
A Agência Espacial Europeia divulgou um mapa astronómico detalhado da Via Láctea, com mais de mil milhões de estrelas localizadas através da missão espacial Gaia.
O mapa foi divulgado na passada quarta-feira, numa conferência de imprensa realizada em Madrid.
Segundo o astrónomo francês François Mignard, membro do consórcio Gaia, o mapa apresenta mais de 1,15 mil milhões de estrelas é, “ao mesmo tempo, o maior e o mais preciso mapa do céu alguma vez produzido”.
A missão espacial Gaia foi lançada em dezembro de 2013, mas apenas começou a recolher dados em 2014, que foram registados diariamente e divulgados agora.
As imagens foram registadas numa câmara com resolução de mil milhões de pixeis – a mais potente até agora colocada ao dispor do estudo do espaço.
De acordo com Anthony Brown, líder da equipa do Gaia de recolha e análise de dados, a resolução da câmara é nítida o suficiente para distinguir o diâmetro de um cabelo humano à distância de 1.000 quilómetros.
As primeiras versões do mapa foram criadas em Lisboa, pelo grupo CENTRA, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – e foi ainda elaborado um mapa interativo.
“Ao medir as velocidades e outras características físicas das estrelas tais como temperaturas, luminosidades e idades, poderemos reconstruir parte da sua história e estudar a sua composição, formação e evolução”, explicou ao DN o coordenador do grupo, André Moitinho de Almeida.
Com a missão Gaia, os cientistas conseguem mapear a posição das inúmeras estrelas na Via Láctea de maneiras diferentes, identificando as respetivas localizações e os seus movimentos.
Com a informação recolhida pelo satélite Gaia, a Agência Espacial Europeia pretende agora criar um mapa 3D pormenorizado da Via Láctea.
Os cientistas reconhecem o grande feito, mas afirmam que este mapa, na realidade, representa menos de 1% das estrelas da nossa galáxia – onde devem existir entre 100 e 200 mil milhões de estrelas.
BZR, ZAP / Lusa

CONTROVERSO MANUSCRITO MAIA É MESMO VERDADEIRO – E O MAIS ANTIGO QUE CONHECEMOS


 


DR HypeScience

O debate sobre a autenticidade de um documento maia antigo, chamado de Códice Grolier, durou 50 anos. Agora, uma nova análise concluiu que o manuscrito é de facto genuíno, tornando-se assim, no mais antigo sobrevivente da era pré-colombiana.
Códice Grolier são pedaços de um livro de 20 páginas feito de papel de casca revestido de estuque, dobrado em forma de acordeão. As páginas são pintadas com iconografia típica maia, incluindo deuses, guerreiros, escravos e hieróglifos, além de um calendário que traça o movimento do planeta Vénus.
O manuscrito danificado foi descoberto na década de 1960. De acordo com o relato de umcoleccionador mexicano chamado Josué Saenz, saqueadores invadiram uma caverna no México, depararam-se com o documento, juntamente com uma máscara turquesa, uma faca sacrificial e alguns pedaços de papel de casca de figueira em branco.
Estes saqueadores decidiram então, contactar Saenz para vender as relíquias e levaram-no de avião até uma pista de aterragem remota para recolher os itens. Esta é a história que o coleccionador conta e que para a arqueóloga Donna Yates é simplesmente, “fantástica”.
A narração questionável de Saenz e as suas acções subsequentes lançaram dúvidas sobre a autenticidade dos fragmentos, mesmo que os outros artefactos encontrados se tenham provado como genuínos.
Cientistas testaram o códice em 2007, mas não conseguiram concluir decisivamente a sua autenticidade, em parte porque muitos dos materiais utilizados eram pré-colombianos, mas o desgaste nas páginas parecia artificial.
Surgiu a hipótese de que um falsificador talentoso tivesse usado os materiais certos do período certo para despistar arqueólogos. A datação por radio-carbono revelou que as páginas de papel em branco encontradas junto com o códice eram de cerca de 1230 d.C..

O estudo

Um dos autores do novo estudo, Stephen Houston, da Universidade Brown, nos EUA, descreve que as pessoas aceitaram em parte que o manuscrito era falso.
“Decidimos olhar para ele com muito cuidado, para verificar as críticas uma de cada vez. Agora vamos emitir um fac-símile definitivo do códice. Não pode haver a menor dúvida de que o Grolier é genuíno“, afirmou Houston, num comunicado da instituição.
Em conjunto com Michael Coe, da Universidade de Harvard (EUA), e Mary Miller e Karl Taube, da Universidade da Califórnia, em Riverside (EUA), Houston reviu toda a pesquisa conhecida sobre o documento.
Isso incluiu a avaliação das origens do manuscrito, dos resultados da datação por radio-carbono, as várias divindades representadas, como o papel de casca foi feito, os pigmentos azuis e vermelhos debaixo das pinturas, entre outros aspectos.
A equipa concluiu que um falsificador na década de 1960 simplesmente não poderia saber todos os detalhes necessários para criar tal documento. Muitas das divindades mostradas no códice ainda não tinham sido descobertas, e os cientistas não conseguiram recriar com sucesso o pigmento azul maia em laboratório até os anos de 1980.

Raro

Há três outros antigos manuscritos maias autenticados, conhecidos como Códices de Dresden, Madrid e Paris.
Há variações entre eles, mas todos incluem calendários astronómicos acompanhando os movimentos de corpos celestes. A datação por radio-carbono mostra que o Grolier antecede os outros três.
“Uma ponderação fundamentada das evidências deixa apenas uma eventual conclusão. Quatro códices maias intactos sobrevivem desde o período pré-colombiano e um deles é o Grolier”, escrevem os investigadores no artigo publicado na Maya Archaeology.