quinta-feira, 17 de novembro de 2022

DIA NACIONAL DA IMPRENSA 14 de Dezembro

 




AVEIRO | PREVENÇÃO COVID-19: ENTREGA DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL ÀS IPSS

 

Com o início da época de outono/ inverno a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prossegue o seu trabalho de prevenção e combate ao Coronavírus / Covid-19, com uma nova entrega decidiu avançar, no dia 14 de novembro, de 18.700 unidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e 140 litros de gel desinfetante às 26 Instituições Privadas de Solidariedade Social (IPSS),

Nestas entregas de EPI, que estão enquadradas na Ação 2 do Programa de Ação de Apoio à Atividade Social e Económica 2022 / Operação Anti Covid-19 (PAAASE), distribuímos máscaras cirúrgicas (5.650 un.), máscaras FFP2 (1.430 un.), luvas (8.100 pares), fatos (545 un.), toucas (925 un.), protetores de sapatos (940 un.), batas (710 un.), aventais (400 un.) e gel desinfetante (140 litros).

Reiteramos o agradecimento público pelo excelente trabalho em prol da Vida da Nossa Boa Gente, dos Dirigentes, Profissionais e Voluntários das IPSS’s e dos Bombeiros, e desejando que tudo corra bem na Vida das Pessoas e das Instituições, nesta importante de monitorização e atenção no Combate à Pandemia do Coronavírus / Covid-19.

II – RUA DIREITA DE ARADAS | intervenção urbana

Dando seguimento ao trabalho de parceria com a Câmara Municipal de Aveiro, a E-Redes iniciou a obra para enterrar a linha de média tensão que atravessa a Rua Direita de Aradas, na zona do Eucalipto, um investimento de aproximadamente 90.000€ a suportar pela empresa que contribuirá para a melhoria da qualidade urbana do local através da eliminação dos postes de grandes dimensões que atualmente existem para suporte dos cabos de energia.

A obra agora iniciada acontece após o investimento da Câmara Municipal de aproximadamente 55.000€, em 2021, na compra e demolição de uma antiga habitação cuja parte do terreno será utilizada para passagem do novo cabo de média tensão enterrado e a restante parte contribuirá para a reformulação do cruzamento da Rua Direita de Aradas com a Rua dos Eucaliptos e a Rua Eng.º Carlos Boia, permitindo a construção de uma nova rotunda para melhoria da segurança e fluidez dos circuitos viários e pedonais no acesso à zona comercial e ao Bairro da Quinta do Canha.

Prosseguindo com o investimento regular devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e a qualificação do espaço público a Câmara Municipal está também a iniciar o projeto de requalificação de toda a Rua Direita de Aradas, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.

Município de Reguengos de Monsaraz felicita João Félix pela medalha de prata no Campeonato do Mundo de Trampolins


O Município de Reguengos de Monsaraz felicita o atleta João Félix que em representação de Portugal se sagrou hoje vice-campeão mundial por equipas de duplo minitrampolim. O atleta alcançou a medalha de prata no Campeonato do Mundo de Trampolins que está a decorrer em Sofia, na Bulgária.
João Félix foi ginasta da Secção de Ginástica da Sociedade Artística Reguenguense e atualmente representa o Sporting Clube de Portugal. A equipa portuguesa que conquistou a medalha de prata foi formada por João Félix, André Dias e Diogo Cabral.
 
Reguengos de Monsaraz esteve também representado nestes mundiais por Margarida Carreiro, da Secção de Ginástica da Sociedade Artística Reguenguense, que alcançou o quarto lugar em duplo minitrampolim feminino, e pelo seu treinador José Rondão. “Quero felicitar o João Félix e a Margarida Carreiro pelo excelente desempenho no Campeonato do Mundo de Trampolins, mas também o treinador José Rondão que tem dedicado a sua vida a ensinar e a fazer atletas de grande qualidade na ginástica do nosso concelho”, afirma Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz.
A autarca diz que “estou muito feliz pela medalha de prata alcançada pelo João Félix e pelo quarto lugar da Margarida Carreiro, que representaram Reguengos de Monsaraz e Portugal ao mais alto nível na seleção nacional”.




 Carlos Manuel Barão
 

Um ano ao serviço do Cidadão e da fiscalização das boas práticas na Atividade Cívica e Política!

"Hoje, dia 17 de novembro de 2022, faz um ano que O MCD – Movimento de Cidadania Democrática se constituiu formalmente como associação.
No cumprimento do sublime desígnio da defesa da Cidadania, do Conhecimento e dos Direitos, Liberdades e Garantias do Cidadão, elegemos como nosso lema de ação a “Ciência com Ética” e a “Liberdade com Responsabilidade”. Pugnamos também pela transparência governativa local e nacional, por uma justiça mais célere e pela necessidade de uma profunda reforma do sistema político e eleitoral, na prossecução de uma sociedade mais justa, progressista, solidária, inclusiva e sustentável do ponto de vista ambiental, social e económico.
No cumprimento da nossa missão de dar voz à Sociedade Civil, na defesa do pensamento livre e da cultura democrática, realizamos toda uma série de iniciativas, de que destacamos as Conferências “Cidadania Democrática”, realizadas em Coimbra e em Aveiro, os Fóruns “Ambiente, Recursos e Energia”, em Viana do Castelo, “Juventude e Covid”, na Maia, “Água - Bem Público ou Privado?”, em Montemor-o-Velho, “Cidadania, Cultura e Património”, em Vila Nova de Famalicão, “O Sistema Prisional Português - Uma Questão de Cidadania”, em Matosinhos, e o Congresso Internacional sobre “Gestão de Pandemias/Saúde”, em Fátima. Realizamos também toda uma série de podcasts com o nome “A Propósito …”, em que convidamos personalidades das mais diferentes áreas de atividade para falarem connosco de temas da atualidade.
Para todos estes eventos presenciais e virtuais convidamos figuras conhecidas da sociedade portuguesa, como Clemente Pedro Nunes, Paulo de Morais, José Roquette, Ventura Leite, Mário Frota, Henrique Neto, Quintino Aires, Joana Amaral Dias, Fernando Nobre, Renato Epifânio, Aline de Beuvink, Carlos Branco, José Abraão, Joaquim Delgado, José Manuel Fernandes, João Peres, Rui Castro, Joaquim Couto, Vítor Ilharco, Margarida Ferreirinha, Lopes Cordeiro e Paulo Sande, só para referir estes. Em algumas das nossas iniciativas tivemos como parceiras associações como a APAR – Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso, a ÍRIS – Associação Nacional de Ambiente, o MAIS – Movimento de Cidadania Independente e a PASC – Plataforma de Associações da Sociedade Civil.
Para melhor preparação das nossas atividades constituímos o GRIC – Gabinete de Reflexão e Inovação para a Cidadania, que integra proeminentes cientistas, autarcas, juristas, professores, ativistas, sindicalistas, associativistas, artistas e empresários portugueses como, sem desprimor para todos os restantes que ultrapassam as quatro dezenas, Cândido Ferreira, João Dias da Silva, José Vieira da Cunha, António Arruda, Jaime Pereira dos Santos, Zeferino Boal, Diogo Cabrita, Pedro Pereira, Pedro Ferreira, Mónica Rodrigues, Filipe Saraiva, José Maria Teixeira, João Vinagre, Humberto Rocha, Emília Araújo, Carla Oliveira, Giovanni Concolino, Pedro Caetano, Elvira Callapez, Cristina Barradas, Celso Monteiro, Paula Santos, Sónia Fernandes, Sofia Afonso Ferreira, Luís Leal, Paulo Pimenta de Castro, António Veríssimo, Marta Gameiro, Pedro Ladeira, Anabela Tinta-Fina Cartas e Paula Veiga, e é presidido por José Pinheiro Castro.
No presente exercício são membros da Direção do MCD Fernando Pereira, Carlos Magalhães, Bruno Monarca, Armando Maia e Carlos Silva e Presidente da Mesa da Assembleia-Geral Artur Cordeiro. É Presidente Honorário do MCD José Manuel Silva, ex-Bastonário da Ordem dos Médicos e atual Presidente da Câmara Municipal de Coimbra.
O MCD tem também como apanágio combater as situações de irregularidade, incompatibilidade e desrespeito pela lei na prática política e no exercício dos cargos públicos, mesmo que nos tentem acusar por difamação e calúnia sem qualquer razão ética e jurídica para o fazer. O MCD, sempre que necessário, interporá ações criminais contra quem nos decida acusar sem investigar devidamente os factos, através de uma estratégia habilidosa que visa inverter o ónus da culpa de quem prevarica para quem denuncia as más práticas, deturpando assim os valores absolutos da verdade e da justiça.

17 de novembro de 2022,
a Direção"

Detido suspeito de atear incêndio que matou a mãe no Porto

Está indiciado pela autoria de um crime de incêndio urbano e de um crime de homicídio qualificado na forma consumada.
A Polícia Judiciária anunciou esta quinta-feira a detenção de um homem suspeito de ter ateado, na madrugada de quarta-feira, um incêndio urbano que matou a sua mãe.
Em comunicado, a PJ esclarece que os factos ocorreram na madrugada de quarta-feira, na cidade do Porto, tendo o arguido "provocado o incêndio na habitação, com recurso a isqueiro, num quadro de violência doméstica contra a sua progenitora, de 68 anos de idade, de que resultou a morte da vítima".
O homem, que sofreu queimaduras e foi transportado ao Hospital de Santo António, está indiciado pela autoria de um crime de incêndio urbano e de um crime de homicídio qualificado na forma consumada.
O detido, de 36 anos, vai ser presente às competentes autoridades judiciárias para primeiro interrogatório judicial e aplicação das adequadas medidas de coação.

SIC Notícias

Universidade Sénior da Curia assinala São Martinho com magusto

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, a Universidade Sénior da Curia (USC) assinalou no passado dia 11 de novembro, o Dia de S.Martinho com um magusto que reuniu alunos e docentes em são convívio. O evento serviu ainda para dar as boas vindas aos novos alunos da USC.
Um lanche partilhado e as inevitáveis castanhas, bem como outras delícias do outono, preparadas pelos alunos, foram os ingredientes deste convívio.
O momento contou ainda com a presença da vereadora da Câmara Municipal de Anadia, Jennifer Pereira, que parabenizou todos os presentes pela organização do convívio, tendo ainda aproveitado para dar as boas vindas aos novos elementos.
Jennifer Pereira sublinhou ainda “a aposta que o Município tem vindo a fazer na formação ao longo da vida”, referindo a importância “da partilha de conhecimentos e de experiências entre os alunos”.
“É um motivo de orgulho para nós [Município] que esta Universidade, que comemora 15 anos de existência, tenha esta jovialidade e intergeracionalidade”, afirmou a autarca, deixando uma palavra final de agradecimento a todos “por continuarem a acreditar no nosso projeto”.
A Universidade Sénior da Curia tem como principal objetivo proporcionar e dinamizar regularmente atividades sociais, culturais, educacionais e de convívio preferencialmente para os maiores de 50 anos.


Pena perpétua para três culpados do abate do voo MH17

Dois cidadãos russos e um ucraniano foram considerados culpados do abate do voo MH17 e condenados à pena perpétua. O quarto suspeito, de nacionalidade russa, foi absolvido devido à falta de provas.
A justiça neerlandesa considera que o voo da Malaysia Airlines que se despenhou em 2014 sobre território ucraniano foi abatido por um míssil, descartando qualquer cenário de acidente.
Os russos Igor Guirkine e Serguei Doubinski e o ucraniano Leonid Khartchenko foram condenados pelo papel desempenhado no ataque ao avião, utilizando equipamento militar russo.
O tribunal presidido por Hendrik Steenhuis determinou ainda que os suspeitos tinham uma relação próxima com a Rússia e que o lançamento de um míssil, apesar de não se tratar de uma ação direta das Forças Armadas russas, se tratou de uma "ação militar concertada".
A justiça neerlandesa estabeleceu ainda que a Rússia tinha o controlo sobre a República autoproclamada de Donetsk, de onde partiu o ataque.
O julgamento teve início em março de 2020 e culminou agora com a condenação à revelia de três dos quatro suspeitos. Apesar da sentença, é pouco provável que venham a cumprir efetivamente a pena de prisão. Têm duas semanas para recorrer da decisão do tribunal neerlandês.
O MH17 partiu de Amesterdão com destino a Kuala Lumpur a 17 de julho de 2014 e despenhou-se no leste da Ucrânia com 298 pessoas a bordo. Não houve qualquer sobrevivente.

Euronews

Barcelos | Dia histórico para o IPCA: oficializada a escritura da primeira residência de estudantes


O IPCA celebrou hoje a escritura de um edifício residencial que se transformará dentro em breve na primeira residência de estudantes do IPCA.

Ao fim de 26 anos da entrada em funcionamento dos primeiros cursos, hoje é um dia histórico para esta instituição, que vê concretizado o sonho de disponibilizar alojamento estudantil à sua comunidade em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras.

Localizada na Rua do Aldão, em Vila Frescaínha S. Martinho, a 200 metros do Campus, esta infraestrutura permitirá, ainda, tornar o IPCA mais atrativo para estudantes nacionais e internacionais, potenciando a escolha desta instituição para muitos daqueles que decidem frequentar uma instituição de ensino superior.

A aquisição desta infraestrutura foi possível graças ao financiamento de verbas do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), no seguimento da candidatura apresentada no âmbito do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), tendo sido atribuído cerca de 2.024,00 milhões de euros. A verba destina-se à aquisição do edifício, adaptação e ampliação para responder às exigências de instalação e funcionamento da residência de estudantes. Esta residência terá capacidade para 62 camas a disponibilizar em setembro de 2023.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, no final da escritura, congratulou-se com este momento, salientando a importância do mesmo para o reforço da afirmação na área social e na melhoria das condições de acesso e frequência da comunidade estudantil, contribuindo para a efetiva igualdade de oportunidades e respondendo mais eficazmente às necessidades e expectativas dos estudantes e das suas famílias.

Ana Reis



Marinha Grande | SORTEIO DE LUGARES DE VENDA AMBULANTE PARA ÉPOCA DE NATAL

 Até ao dia 29 de novembro, a Câmara Municipal da Marinha Grande tem abertas as candidaturas ao sorteio para a atribuição gratuita de 21 lugares de venda ambulante, para o período de 8 a 31 de dezembro, nas três freguesias do concelho.

A gratuitidade da atribuição dos lugares decorre no âmbito das atividades de Natal, numa perspetiva de promoção e dinamização do comércio local, minimizando o impacto da atual conjuntura económica e social.

As candidaturas aos lugares devem ser feitas até ao dia 29 de novembro. O sorteio realiza-se no dia 30 de novembro, 14h00, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande.

Podem candidatar-se ao sorteio as pessoas singulares e coletivas que sejam portadoras de título válido para o exercício da atividade de comércio a retalho não sedentário.

A admissão dos candidatos à participação no sorteio para os lugares, pode ser formalizada, presencialmente no Balcão de Atendimento ao Munícipe, sito no Edifício da Resinagem, na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande, cujo o horário de funcionamento é das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00, todos os dias úteis, mediante o preenchimento do formulário de candidatura ao sorteio para a atribuição de lugares para a venda ambulante, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal, ou via email para geral@cm-mgrande.pt, através de preenchimento do formulário disponibilizado online no sítio da Internet da Câmara Municipal.

Para mais informações deve ser consultado o endereço  https://www.cm-mgrande.pt/p/vendaambulante .

Figueiró dos Vinhos tem novos 14 Condomínios de Aldeia aprovados pelo PRR – Fundo Ambiental

O concelho de Figueiró dos Vinhos viu aprovadas, recentemente, mais seis operações do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência - “ Condomínio de Aldeia: Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta”.

A aprovação surgiu no seguimento da apresentação das candidaturas do Município de Figueiró dos Vinhos; da Junta de Freguesia de Figueiró dos Vinhos e Bairradas; da Junta de Freguesia de Aguda; da Junta de Freguesia de Arega; da Junta de Freguesia de Campelo; e da Comissão de Compartes dos Baldios de Alge e Lugares Anexos.

Os projetos referem-se a 14 aldeias de todo o concelho, abrangendo, assim, Vale do Rio, Salgueiro, Chavelho, Várzea Redonda, Moninhos Fundeiros, Ribeira de Alge e Saonda, Milhariça, Vale do Prado, Caboucos, Vale Vicente, Poisia, Ponte Fundeira/Eiras e Campelo/Campelinho. A seleção destas aldeias obedeceu ao cumprimento de critérios técnicos aprovados pelo Fundo Ambiental e representam um volume de investimento elegível de cerca de 482 mil euros, integralmente financiado pelo PRR através do Fundo Ambiental.

 A aprovação final destes investimentos permite, deste modo, executar um conjunto de intervenções de operação de corte de madeira, rechega e tratamento de sobrantes, destruição de cepos com preparação do terreno e controlo de vegetação espontânea, limpeza moto-manual de matos, controlo de espécies invasoras, desbaste pontual de espécies ribeirinhas na margem da linha de água, plantação de castanheiros, oliveiras medronheiros, entre outros.

O programa “Condomínio de Aldeia” apresenta-se como um programa de proteção, contra incêndios, aos aglomerados localizados na interface urbano-florestal, através de ações de gestão, ordenamento e reconversão florestal para outros usos, quer para a defesa contra incêndios rurais, quer para a proteção de pessoas e bens.


Coimbra | Semana da ciência e da tecnologia 2022 – 19 a 27 de novembro Agrária de Coimbra promove mais de uma dezena de atividades

 

No âmbito da Semana da Ciência e da Tecnologia organizada pelo Ciência Viva, que este ano decorre de 19 a 27 de novembro, a Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) dinamiza um conjunto de atividades com vista a dar a conhecer a ciência que se faz nesta instituição de ensino superior e alguns dos seus cientistas.
A ESAC promove mais de uma dezena de atividades, a saber:
19 a 27 de novembro

  • A Ciência N(d)a ESAC - 09h00 às 18h00 – Presencial, corredor do edifício principal (Exposições)

  • Investigação na ESAC: o Olhar para o Futuro! - 09h00 às 18h00 - Online (Documentário)

  • 21 de novembro
  • Fermentação: o Futuro da Tecnologia Alimentar - 9h15 às 13h15 – Presencial, oficina de laticínios; adega; e laboratório de microbiologia  (Portas Abertas | Visitas a Laboratórios)

  • 21 a 25 de novembro
  • Estudar (N)a Natureza 2022 - 8h00 às 17h00 - Presencial (Passeios Científicos)

  • Estudar (N)a Natureza 2022: Os Ecossistemas na ESAC - 9h00 às 18h00 - Online (Documentário)

  • 21 (12h00 às 13h00), 23 (12h00 às 13h00) e 25 (13h30 às 14h30) de novembro
  • Percurso Interpretativo do Ensino na Escola Agrária de Coimbra - Presencial (Visita guiada a museus)

  • 21 (14h00 às 16h30), 22 (14h00 às 16h30), 23 (14h30 às 17h00), 24 (14h00 às 16h30) e 25 (13h30 às 16h00) de novembro
  • Promoção da Sustentabilidade na Agricultura e da Economia Circular – Presencial, corredor do edifício principal (Workshop)

  • 22 de novembro
  • Sustentabilidade Ambiental - 9h00 às 12h30 – Presencial, auditório B2.09 (Conferência | Colóquio | Palestra Debate)

  • 23 de novembro
  • Palestra «Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares: As suas Diferentes Formas de Multiplicação» - 13h30 às 14h30 – Presencial, auditório H1 (Conferência | Colóquio | Palestra)

  • EquiExperience - 10h00 às 11h00 – Presencial, picadeiro (Outro Portas Abertas | Visitas a Laboratório)

  • Dia da Floresta Autóctone - 14h30 às 17h00 – Presencial, auditório principal e Online - Auditório Principal (Conferência | Colóquio | Palestra Debate)

  • 26 de novembro
  • Equitação Terapêutica: os Seus Benefícios nas Alterações de Marcha - 15h00 às 16h00 - Online (Conferência | Colóquio | Palestra)

  • A totalidade das atividades inseridas na Semana da Ciência e da Tecnologia 2022 podem ser consultadas em https://www.cienciaviva.pt/semanact/2022/ .

 

Castelo de Paiva | MARMOIRAL DA BOAVISTA REFERENCIADO NOVA PUBLICAÇÃO DA ROTA DO ROMÂNICO SERÁ APRESENTADA A 26 DE NOVEMBRO

 

Vai ser apresentada, no dia 26 de Novembro, pelas 15h, nas instalações do Centro de Interpretação da Cultura Local, a nova publicação da Rota do Românico, com o nome “Os arcos memoriais e marmoirais, da Idade Média à actualidade”. 
      Esta obra, desenvolvida no âmbito do Centro de Estudos do Românico e do Território, analisa um tipo de monumentos medievais que apenas subsiste em Portugal, sendo que, três dos sete exemplares conhecidos se localizam no actual itinerário da Rota do Românico: Memorial de Alpendorada (Marco de Canaveses), Memorial da Ermida (Penafiel) e o Marmoiral de Sobrado (Castelo de Paiva).
      O autor da publicação é Joaquim Luís Costa, técnico superior da Rota do Românico. Licenciado em Ciências Históricas – ramo Científico, mestre e doutor em Ciência da Informação, conta também com duas outras obras já editadas pela Rota do Românico: "Manuel de Faria e Sousa. Cidadão do mundo e das letras ao serviço de Portugal" e "Mafalda e a Luz, uma história românica".
      A sessão de apresentação, será finalizada com um Verde de Honra, e tem acesso gratuito, mediante inscrição prévia: https://bit.ly/memoriais-apresentacao

Português detido no Brasil durante encontro de grupo neonazi

Operação policial levou à detenção de oito indivíduos que integram um alegado grupo neonazi internacional.
Um português foi detido junto com outros sete homens durante um encontro de neonazis em Santa Catarina, no sul do Brasil, e ficou em prisão preventiva na terça-feira, segundo a imprensa local.
De acordo com o portal de notícias G1, os oito homens que foram detidos em São Pedro de Alcântara, cidade localizada no interior do estado de Santa Catarina, integram um alegado grupo neonazi internacional.
O promotor de Justiça Luiz Fernando Pacheco, responsável pelo caso, disse ao G1 que as investigações até ao momento indicam que o grupo preso defende a ideologia fascista e a apologia ao nazismo.
Os suspeitos não foram identificados pelas autoridades, mas após serem detidos em flagrante na segunda-feira, foi-lhes aplicada na terça-feira a prisão preventiva.
No local das detenções, a polícia encontrou panfletos, revistas e outros objetos que fazem menções ao nazismo. Os suspeitos têm entre 22 e 48 anos e foram detidos por suspeita de prática dos crimes de associação criminosa e racismo.
Um deles é um cidadão português que mora há alguns anos no Brasil, segundo o G1, que cita fonte da investigação. Dois homens do grupo teriam envolvimento em crimes de homicídio.
Um deles usava uma pulseira eletrónica na perna após ser condenado por uma tentativa de homicídio em 2005 decorrente de um ataque contra judeus no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
Outro detido foi denunciado por duplo homicídio decorrente de uma disputa entre lideranças de células neonazis no estado brasileiro Paraná, em 2009, mas ainda não foi julgado, segundo informações da Rádio Gaúcha e do portal Zero Hora.

SIC Notícias/Lusa

Grávida e bebé morrem à chegada ao Hospital das Caldas da Rainha

Mulher vivia na área servida pelo Hospital de Torres Vedras que deixou de ter urgência de obstetrícia.
Uma grávida de seis meses e o bebé morreram, esta quarta-feira, no Hospital das Caldas da Rainha. A mulher sofreu uma paragem cardiorrespiratória e teve de ser acionado o INEM. O hospital lamenta a situação mas rejeita responsabilidades.
A grávida de 35 anos e com uma gestação de seis meses residia em Outeiro da Cabeça, em Torres Vedras. Esta quarta-feira sentiu uma intensa dor nas costas e contactou o 112, que enviou os bombeiros a sua casa.
Chegados ao local acionaram o INEM uma vez que a mulher tinha a tensão bastante baixa. Posteriormente foi transportada para o Hospital de Caldas da Rainha, a 45 quilómetros da sua residência, mas pelo caminho entrou em paragem cardiorrespiratória e chegou em manobras de suporte avançado à unidade de saúde.
A grávida acabou por não resistir, assim como o bebé. O Centro Hospitalar do Oeste, a que pertence o Hospital das Caldas da Rainha, lamenta a situação trágica mas garante que o óbito foi declarado à chegada, no entanto, já dentro do hospital.
Contudo, em primeira instância garantia que se tratava de uma ocorrência externa ao hospital.
Uma testemunha ligada à SIC confirmou que a mulher entrou no centro hospitalar ainda com vida e que o óbito apenas aconteceu após a entrada.
A grávida poderia ter sido levada para o Hospital de Torres Vedras, se esta unida de saúde tivesse serviços de obstetrícia. Vítor Dinis, presidente da Comissão de Utentes, reforça a importância da existência deste serviço na cidade, e sublinha que a Comissão de Utentes tem feito pressão nesse sentido.
De modo a obter mais esclarecimentos a SIC contactou o INEM, mas até agora ainda não obteve qualquer tipo de resposta.

SIC Notícias

Maior evento de videojogos realizado em Portugal. Museu LOAD ZX Spectrum em destaque no Lisboa Games Week


O Museu LOAD ZX Spectrum está em destaque no Lisboa Games Week, evento que abriu portas esta quinta-feira, 17 de novembro, e que até domingo deverá receber milhares de adeptos dos videojogos.

Num espaço de aproximadamente 110 metros quadrados, os visitantes têm à disposição conteúdos multimédia especificamente produzidos para o evento e a possibilidade de recordar alguns dos jogos mais icónicos desenvolvidos para o ZX Spectrum.

Neste primeiro dia, o stand do Museu LOAD ZX Spectrum contou com a visita de alunos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede.

Esta participação do Museu LOAD ZX Spectrum no Lisboa Games Week enche-nos de orgulho e diz muito da relevância e dimensão deste projeto em múltiplas vertentes. É uma oportunidade para alavancar a projeção deste Museu”, observou o vice-presidente do Município de Cantanhede, Pedro Cardoso, que esteve na inauguração deste espaço temático.

Ainda segundo o autarca, “para além de ser uma oportunidade única de conhecimento e entretenimento para milhares de jovens, numa perspetiva do valor de ‘jogar com responsabilidade’, onde as famílias podem encontrar um programa dos 8 anos aos 80, este evento é também um ponto de encontro dos amantes de videojogos e de celebração das comunidades Gaming, Esports e Pop Culture”.

Pedro Cardoso constata, por outro lado, que “as visitas de estudo ao Lisboa Games Week são, cada vez mais, um ponto de referência no calendário escolar”. “Aliás, Cantanhede marca também presença com alunos neste fórum de videojogos associado ao ensino e ao futuro, podendo participar no Serviço Educativo”, concluiu.

Já o curador do Museu LOAD ZX Spectrum, João Diogo Ramos, realça a importância da presença do stand num espaço destacado no evento. “Sendo este o primeiro momento em que o museu sai fora de portas, abre a possibilidade de outras parcerias para levar o museu até ao seu público”, sublinhou.

A nível programático contamos com oradores da comunidade retro, influencers/youtubers ligados ao gaming e até ex-colaboradores de empresas históricas como a TIMEX, que ajudaram o Spectrum a ser um fenómeno mundial”, acrescentou.

Após o Lisboa Games Week o Museu vai estar, ainda este ano, no maior evento de ZX Spectrum (a 26 de novembro, no Reino Unido). No início de dezembro, o LOAD ZX Spectrum marca presença na Comic Con Portugal.

De referir que a presença do Museu LOAD ZX Spectrum no Lisboa Games Week resulta de uma parceria institucional que o Município de Cantanhede estabeleceu com a Fundação AIP e a Associação Geração Spectrum para apresentar, em exclusivo e a título de extensão temática, a representação do Museu LOAD ZX Spectrum durante as suas próximas três edições.

Esta representação tem como objetivo enriquecer os conteúdos programáticos do evento, nomeadamente no âmbito do programa do Serviço Educativo, onde a promoção de espaços temáticos e programas específicos de formação são orientados para disponibilizar diferentes áreas de conhecimento junto do público mais jovem.

O Lisboa Games Week é o maior evento de videojogos realizado em Portugal, tendo registado em 2019 mais de 63 mil visitantes, dos quais 17 mil de alunos e professores, através de visitas de estudo de todo o território continental.



Jovens Casais de Ourem e Porto de Mós apostam no Turismo de Interior

 

Jovens casais de Ourém e porto de mós apostam no turismo de interior e a partir de hoje até domingo vão estar na Intur 2022 / 25ª feira internacional do turismo de interior - Valladolid- Espanha a divulgar o seu alojamento. O alojamento abriu a 15 de fevereiro e tem sido um sucesso em termos de ocupação. por isso a ideia passa pela expansão e até noutros tipos de negócio, adiantam os proprietários.

"O nosso sonho!"

Dois casais de amigos apaixonados pela natureza, ficaram encantados com esta pequena aldeia típica, uma das mais importantes na Serra do Caramulo, onde mostra o modo de vida das gentes caramulanas.

A pastorícia e o gado são o ex-libris daquela pequena aldeia com cerca de 30 habitantes, gente hospitaleira e de uma alegria extrema! Com paisagens deslumbrantes e uma gastronomia fascinante fazem da aldeia a casa de todos ...  delicie-se com os encantos mágicos que a aldeia proporciona e percorra a serra em busca de aventuras inesquecíveis.

Este é "o melhor dos alojamentos em meio 100% rural" onde poderá usufruir do contacto com os animais e observá-los bem de perto na pastagem. Podem ser umas férias inesquecíveis com toda a família num ambiente super acolhedor com todo o conforto e ideal para crianças dando a conhecer uma parte dos valores de Portugal!

O ALOJAMENTO
PRIMEIRO PISO
Quarto das Namoradeiras
Cama de casal
Roupeiro
Baú
Cadeira
Berço de bebé
Climatização
Quarto das origens
Cama de casal
Cadeira
Climatização
Quarto de Ferro
2 camas de solteiro
Mesa de cabeceira
Baqueta
Climatização
Quarto de Aconchego
Beliche
Cama extra
Baú
Roupeiro
Climatização
Casa de banho principal
Sanita
Lavatório
Toalheiro aquecido
Duche com proteção vidro

RÉS DE CHÃO
Cozinha
Placa de indução
Forno
Micro-ondas
Máquina de lavar loiça
Frigorifico
Máquina de café expresso marca Delta
Torradeira
Chaleira
Varinha mágica
Batedeira
Triturador
Loiça diversa para 10 pessoas (Talheres, pratos, copos, panelas, jarra de água, saladeira,
canecas, chávenas de café)
1 Mesa para 8 pessoas
Sala de estar
1 sofá cama de 3 lugares com Chaise-longue
1 televisão ecrã plano com 130 canais
1 salamandra a pellets
Casa de banho “A Cabra”
Sanita
Duche com cortina
Lavatório
Máquina de lavar e secar roupa
Tábua e ferro de engomar
Arrecadação (exterior)
Cilindro de água quente de 300L
Grelhador a carvão
Estendal e molas de roupa
O alojamento inclui roupa de cama, toalhas de banho, panos de cozinha, WiFi 130 canais por cabo, livro de reclamações, extintor, manta de abafamento e caixa de primeiros socorros. Inclui ainda limpeza e desinfeção semanal.


123226/AL
Contactos para esclarecimentos adicionais:

BezerreiraComvida - O Refúgio do Monte
Travessa do Tojinho Nº2 Bezerreira, 3475 - 020 Oliveira de Frades, Portugal
+351-917437800
+351-912227642
bezerreiracomvida@gmail.com
www.bezerreiracomvida.com






RUA 20 DE JUNHO DE 1991, EM ARMAÇÃO DE PÊRA, SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NOS DIAS 18 E 19 DE NOVEMBRO

 
O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução de ramal de alimentação elétrica subterrâneo no âmbito da empreitada Parque Urbano "4 Elementos" na Quinta dos Arcos, em Armação de Pêra, a rua 20 de Junho de 1991 estará cortada à circulação automóvel desde as 8h00 do dia 18 de novembro até às 17h00 do dia 19 de novembro. Como alternativa, os automobilistas deverão utilizar a rua Carolina Sales.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Castelo de Paiva | Trabalho notável realçado por todos. Centro Social de Real assinalou duas décadas de actividade

 

Centro Social de Real festejou no passado Domingo, o vigésimo aniversário da sua fundação como Instituição Particular de Solidariedade Social, completando duas décadas de actividade ao serviço da comunidade e do concelho.

Na cerimónia, carregada de grande simbolismo, realizada nas instalações da IPSS, estiveram presentes os dirigentes da instituição, presidida por Filipe Valentetal como Filipe Moura, presidente da Assembleia Geral, o Vice-Presidente da edilidade paivense, José Antonio Vilela, a Vereadora da Cultura, Liliana Vieira, e o presidente da Junta de Freguesia de Real, Carlos Rocha, entre outros autarcas e dirigentes associativos.

 Todos foram unânimes nas felicitações à instituição, realçando o extraordinário trabalho social que tem sido desenvolvido junto da comunidade local, ao longo destes anos de actividade, destacando-se o serviço prestado ao nível do Apoio ao DomicílioCentro de DiaCATL e Jardim de Infância ( AAAF), valência com dois pólos em funcionar, no Adro e Nojões.

Além de desenvolver estas valências na área da infância e terceira idade, o Centro Social de Real mantém outras actividades como sejam a formação profissional, transportes e refeições escolares, actividades de enriquecimento curricular, para alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, animação, apoio familiar e psicossocial.

A propósito desta efeméride, a Vereadora Liliana Vieira, congratulou-se com a instituição e deu os parabéns aos seus dirigentes e funcionários, sublinhando em jeito de homenagem, o trabalho notável prestado no apoio nas várias valências, realçando o carinho com o que o fazem, considerando que se trata de uma riqueza extraordinária e um serviço de grande valor para a comunidade, nomeadamente no apoio aos mais desfavorecidos.

A responsável municipal considerou mesmo que, nas instituições particulares de solidariedade social, se encontra o “heroísmo da resiliência”, referindo que, se há mérito na dinâmica da acção social no concelho, se deve às várias IPSS existentes no território, cujo trabalho continua a ser bastante apreciado e reconhecido, fruto do empenhamento e da coesão de todas as entidades, evidenciando-se a entre ajuda e o sentido colectivo.

Recorde-se que, nesta comemoração dos vinte anos do Centro Social de Real foram homenageados os trabalhadores com mais de 10 anos de serviço na instituição

Carlos Oliveira