domingo, 29 de agosto de 2021

Jerónimo quer aumento do salário mínimo para 850 euros e valorização do emprego

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, declarou hoje que "é preciso aumentar o salário mínimo nacional para 850 euros" e ao mesmo tempo é "preciso valorizar as profissões e as carreiras", aumentando as restantes remunerações.

Falando no comício "Valorizar os salários, promover o emprego" em Vila Franca de Xira, que serviu para apresentar os candidatos da CDU às próximas eleições autárquicas, em 26 de setembro, o líder do PCP aproveitou para, à margem do discurso escrito, criticar o secretário-geral do PS, António Costa, por não ter dado atenção ao problema dos baixos salários no Congresso dos socialistas em Portimão.

"Hoje, o secretário-geral do PS puxou bem a brasa à sua sardinha, mas não teve uma palavra para o aumento dos salários" dos trabalhadores, criticou Jerónimo de Sousa, considerando que "não pode continuar a situação de trabalhadores especializados, com elevadas responsabilidades, como por exemplo os motoristas, que recebem pouco acima do salário mínimo.

"Não pode continuar a situação de trabalhadores com uma experiência profissional de 20 ou 30 anos cujos salários estão equiparados ao salário mínimo e cuja carreira e empenho profissional ao longo de décadas é mandada para o caixote do lixo. Não pode continuar a situação de trabalhadores jovens com elevadas qualificações e que recebem salários baixos. Não pode continuar a situação de trabalhadores que tendo o salário mínimo ou pouco mais não têm possibilidade de ter um mínimo de condições de vida", disse.

Nas palavras do dirigente do PCP, o aumento geral de salários para todos os trabalhadores "é importante para os trabalhadores, mas é essencial para o país", sendo preciso que o salário mínimo suba para os 850 euros, mas é também "necessário um aumento significativo do salário médio". Para Jerónimo de Sousa, não há futuro para Portugal com baixos salários, desigualdades e pobreza.

"Face à resistência das associações patronais, dos partidos que as representam, incluindo o Governo PS, que são mãos largas para dar milhões e milhões de euros para lucros e dividendos e boicotam aumentos de 90 euros para os trabalhadores que produzem a riqueza, o PCP apela aos trabalhadores para desenvolverem a luta e afirma a seu apoio de sempre à defesa e valorização dos seus direitos e condições de vida", vincou.

Jerónimo de Sousa prometeu que o partido vai continuar a colocar na ordem do dia a valorização da contratação coletiva e a exigência da revogação das normas gravosas da legislação laboral, nomeadamente da caducidade da contratação coletiva e a reposição do princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador.

"Mas a situação mostra que a política do PS, com as suas convergências e cedências ao grande capital com os outros partidos da política de direita, não responde aos interesses dos trabalhadores, está longe também de dar resposta aos problemas do país e a outros importantes problemas e necessidades imediatas de outras camadas do nosso povo, sejam os micro, pequenos e médios empresários que enfrentam grandes dificuldades, os agentes culturais e desportivos e muitas outras áreas e atividades", observou.

Para atacar alguns desses problemas o PCP - disse Jerónimo de Sousa - tem apresentado diversas propostas, seja para prolongar moratórias bancárias e defender inquilinos e pequenos e médios empresários das consequências de previsíveis incumprimentos, a proposta para fixar um regime máximo de preços da energia e combustíveis, e em muitas outras nas áreas.

"Todos temos consciência que na sociedade portuguesa se manifestam grandes atrasos, crónicos problemas estruturais e graves problemas sociais. Problemas que não encontram solução com a atual política", criticou ainda.

Saudando a candidata da CDU à presidência da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Joana Bonita, e todo os candidatos da CDU aos órgãos municipais e das freguesias, Jerónimo de Sousa realçou que a Coligação Democrática Unitária tem um "projeto distintivo, com solução e proposta alternativa à atual gestão" da autarquia e à de todas as outras forças políticas.

O líder do PCP mostrou-se confiante de que com o esclarecimento e mobilização para o voto na CDU será possível assegurar a viragem na vida do concelho de Vila Franca de Xira, permitindo uma vitória da CDU nas próximas autárquicas.

Jerónimo de Sousa reconheceu que as eleições "constituem uma batalha política de grande importância pelo que representam no plano local, mas também pelo que podem contribuir no plano nacional para melhor defender os interesses dos trabalhadores e do povo".

Entre outras críticas à política do Governo, apontou que na Segurança Social o país continua a viver uma situação caótica e inaceitável, pois continuam "a faltar ao sistema público de Segurança Social centenas de trabalhadores".

Um problema - explicou - que o PCP quis resolver, e o PS votou contra a proposta dos comunistas para a admissão urgente desses trabalhadores.

Daí resultam, disse, "os atrasos injustificáveis na resposta que deixam milhares de trabalhadores e reformados sem rendimento ou com rendimentos insignificantes, de que são exemplo os trabalhadores independentes que estão a viver situações dramáticas".

Prometeu que o PCP continuará a lutar pelo reforço financeiro da Segurança Social, pela melhoria da proteção social dos trabalhadores desempregados e das pessoas com deficiência, pelo reforço dos direitos dos trabalhadores e das prestações familiares, pelo direito à reforma e a pensões dignas para todas as gerações, entre outras preocupações ligadas às creches, à educação e ao problema dos despedimentos coletivos e insolvências das empresas.

Quanto ao Programa de Recuperação e Resiliência, Jerónimo de Sousa comentou: "Dizem que há dinheiro e há, mas os problemas arrastam-se e o que se vê é toda a criação de um ambiente para o canalizar para os mesmos do costume, para os projetos do grande capital e dos grandes grupos económicos".

Lusa

Imagem: o Minho

Benfica é líder isolado após vencer Tondela


O Benfica isolou-se hoje na liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 2-1 na receção ao Tondela, em jogo da quarta jornada, somando mais dois pontos do que Sporting, FC Porto e Estoril Praia.

Os ‘encarnados’ chegaram à vantagem aos 88 minutos, pelo brasileiro Gilberto, depois de Rafa ter empatado o encontro, aos 71, e de Salvador Agra ter dado vantagem aos tondelenses, ainda na primeira parte, aos 22.

Com o quarto triunfo seguido na prova, o Benfica soma 12 pontos, mais dois do que Sporting, FC Porto e Estoril Praia, na jornada anterior ao embate entre ‘leões’ e ‘dragões’, enquanto o Tondela permanece no 12.º lugar, com os mesmos três pontos de Paços de Ferreira e Arouca.

Lusa

Uma morte e um ferido grave em Monte Redondo

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida na sequência de uma colisão entre dois veículos, hoje registada na Estrada Nacional 109, no concelho de Leiria, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Leiria, a vítima morta é uma mulher com idade entre os 70 e 80 anos e o óbito foi declarado no local.

O ferido grave trata-se de um homem que foi transportado para o Hospital de Leiria.

O acidente ocorreu cerca das 08:50, na Estrada Nacional 109, próximo da localidade de Bregieira, na freguesia de Monte Redondo e Carreira, concelho de Leiria.

No local estiveram os Bombeiros Voluntários de Leiria, a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) e a GNR, num total de 13 operacionais e seis veículos.

Lusa

Criança desaparecida na barragem de Montargil encontrada morta

O corpo da criança de 10 anos que estava desaparecida desde a tarde de hoje na zona da barragem de Montargil, no concelho de Ponte de Sor (Portalegre), foi encontrado no local, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre indicou que o corpo do rapaz foi encontrado cerca das 18:30, na sequência de buscas subaquáticas.

"No local estão já as equipas de intervenção psicológica", acrescentou ainda a mesma fonte.

O alerta para este caso foi dado pelas 16:20, tendo a criança desaparecida na zona de Foros do Mocho, junto a uma das margens da barragem de Montargil.

Nas operações de busca estiveram envolvidos 25 operacionais auxiliados por 11 viaturas e uma embarcação.

Lusa

Imagem: VISÃO-SAPO

Catarina Martins critica “poucochinho” das propostas de Costa sobre precariedade

A coordenadora do BE, Catarina Martins, criticou hoje o "poucochinho das muitas medidas e poucas soluções" prometidas por António Costa para combater a precariedade, lamentando que o PS não queira garantir um futuro em Portugal às jovens gerações.

No discurso de encerramento do Fórum Socialismo 2021, a rentrée do BE que hoje terminou em Almada, distrito de Setúbal, Catarina Martins começou por concordar com um ideia do secretário-geral do PS, António Costa, de que não se pode "esperar quatro ou cinco gerações para as mudanças que contam na dignidade" dos portugueses, mas avisou que é por isso mesmo é que "não valem meias medidas ou anúncios tonitruantes que não mudam a vida das pessoas".

"Ouvi António Costa agradecer o contributo das jovens gerações que são a garantia de futuro em Portugal, mas, na verdade, é a estas jovens gerações que o Partido Socialista não quer garantir um futuro em Portugal", criticou.

Para justificar esta crítica, a coordenadora do BE referiu-se às 64 propostas entregues pelo Governo na Concertação Social sobre legislação do trabalho, lamentando que entre estas não haja nenhuma que vá "impedir que algum jovem neste país esteja condenado à precariedade" ou que garantam a quem neste momento é precário que o deixe de ser.

"E é este poucochinho das muitas medidas e poucas soluções que o Bloco de Esquerda não aceita. Temos pressa de mudar e para essa mudança que trabalhamos", condenou.

Segundo Catarina Martins, "António Costa hoje fez a promessa que quem trabalha de forma precária ou temporária vai passar a ter um contrato com a empresa de trabalho temporário".

"E eu não me lembro de nada mais triste do dizer às gerações jovens e precárias que o seu futuro é ter um contrato com a empresa que lhe fica com uma parte do salário, que lhe nega carreira, que lhe nega futuro", lamentou.

A questão da juventude e das suas condições de vida foi tema central da intervenção com que o líder socialista encerrou hoje o 23º Congresso Nacional do PS, no Portimão Arena, particularmente o problema da "dignidade no trabalho.

António Costa PS afirmou hoje que vai alargar os apoios aos jovens para promover a sua autonomia, desde logo no plano da fiscalidade, e prometeu alterar a legislação laboral para desincentivar a precariedade e combater abusos.

Lusa

Miguel Oliveira em 16.º no GP da Grã-Bretanha de MotoGP

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na 16.ª posição o Grande Prémio da Grã-Bretanha de MotoGP, a 12.ª prova da temporada, que foi ganha pelo francês Fábio Quartararo (Yamaha).

O piloto de Almada, que partiu do 20.º lugar da grelha, concluiu as 20 voltas a 22,022 segundos de Fábio Quartararo, que bateu o espanhol Alex Rins (Suzuki) por 2,663 segundos, e o espanhol Aleix Espargaró (Aprilia) por 4,105 segundos.

Com estes resultados, Fábio Quartararo alargou a vantagem no Mundial, com 206 pontos, enquanto Miguel Oliveira não somou pontos nesta prova.

Lusa

Verstappen com ‘meia’ vitória em Spa, no mais curto GP de Fórmula 1 de sempre

O holandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1, o mais curto de sempre do Mundial, com duas voltas percorridas atrás do 'safety car', devido à chuva.

Depois de três horas de suspensão, a corrida foi iniciada e novamente interrompida, após 10 minutos, por bandeira vermelha, mantendo-se as posições da formação da grelha de partida, com Verstappen na primeira posição, devido à 'pole position' conquistada no sábado.

O holandês foi declarado vencedor da corrida à frente dos britânicos George Russell (Williams), que também graças à qualificação alcançou a melhor classificação da carreira, e Lewis Hamilton (Mercedes), sete vezes campeão do mundo, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Atendendo a que não foram percorridos 75% das 44 voltas inicialmente previstas foram atribuídos metade dos pontos, 12,5 para Verstappen, nove para Russell e 7,5 para Hamilton, que permanece na liderança do campeonato, com 202,5 pontos, mais três do que o holandês da Red Bull.

O mais curto Grande Prémio de Fórmula 1 remontava a 1991, em Adelaide, na Austrália, onde as chuvas torrenciais impediram que fossem cumpridas as 88 voltas previstas. A corrida foi reduzida a 16, tendo sido validadas 14, das quais saiu vencedor o brasileiro Ayrton Senna, à frente do britânico Nigel Mansell e do austríaco Gerhard Berger.

Lusa

Nuno Espírito Santo soma terceira vitória consecutiva ao leme do Tottenham

O Tottenham, treinado pelo português Nuno Espírito Santo, somou hoje o terceiro triunfo consecutivo na Liga inglesa de futebol, ao vencer na receção ao Watford (1-0), num encontro da terceira jornada, e isolou-se no topo da classificação.

O único tento da partida foi apontado pelo sul coreano Son, quando decorria o minuto 42, através da cobrança de um livre, que enganou o guarda-redes Bachmann.

Com este triunfo, os 'spurs' terminam a ronda três no comando da Premier League, com nove pontos, mais dois do que West Ham, Chelsea, Liverpool e Everton. Os 'hornets' seguem no 12.º posto, com três.

No Turf Moor, Burnley, 16.º, com um, e Leeds United, 15.º, com dois, empataram a um golo, com Chris Wood a inaugurar o marcador para os anfitriões, aos 61 minutos, e Patrick Bamford a responder, aos 86, para a equipa do português Hélder Costa, que não foi opção para Marcelo Bielsa.

Lusa

Criança de 10 anos desaparecida junto à barragem de Montargil

Nas operações de busca estão envolvidos 25 operacionais auxiliados por 11 viaturas.

Uma criança de 10 anos desapareceu hoje na zona da barragem de Montargil, no concelho de Ponte de Sor (Portalegre), disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Portalegre explicou que a criança está desaparecida em Foros do Mocho, junto a uma das margens da albufeira de Montargil, tendo o alerta sido dado pelas 16:20.

Nas operações de busca estão envolvidos 25 operacionais auxiliados por 11 viaturas.

Lusa


Rio critica anúncio de medidas do Governo como propaganda para autárquicas

 O presidente do PSD classificou hoje o Congresso do PS como "um evento de propaganda eleitoral" para as autárquicas, dizendo "não ser correto" que António Costa tenha anunciado medidas do Governo para "captar votos para o PS".

Em declarações aos jornalistas em reação ao 23.º Congresso do PS, que hoje terminou em Portimão, Rui Rio até considerou "natural" que o PS esteja preocupado com as autárquicas.

O que já estranho e entendo que não é correto é utilizar o Governo e medidas do Governo para, muito perto das eleições, procurar captar votos para o PS", criticou, em declarações num hotel em Albufeira.

O líder do PSD até reconheceu que António Costa anunciou "um conjunto de boas medidas" para captar eleitorado, destacando as ligadas ao apoio à infância, como o aumento de vagas em creches e a redução de IRS para as famílias com filhos.

"Porque é que é uma boa medida? Essa foi exatamente a primeira ideia que o PSD transmitiu em força desde que eu ocupo este cargo", afirmou.

Rio, que tem criticado que o primeiro-ministro refira que o PSD não tem ideias, ironizou que os socialistas "começaram bem, começaram pelas primeiras".

"Essa medida temos de aplaudir porque ela é nossa e o PS veio buscar a nossa ideia, tarde, mas apesar de tudo bem", insistiu.

Lusa

Chega aponta irrelevância de reunião magna socialista

O Chega considerou hoje que o congresso do PS terminou em irrelevância, acusando o líder do partido e primeiro-ministro, António Costa, de se limitar a "recuperar 'slogans' de propaganda" já gastos.

Em comunicado, o partido considera que a reunião magna socialista, que se realizou em Portimão, "terminou sem nenhuma novidade política ou governativa relevante".

António Costa, afirma o Chega, não lançou durante o congresso "qualquer ideia estruturante para a retoma económica e para o futuro do país".

O partido justifica a sua ausência do encerramento do congresso queixando-se de "constantes insinuações dos principais dirigentes socialistas" sobre "racismo e xenofobia" do Chega, sem indicar exemplos concretos.

Lusa

Imagem: RR

Montemor recebe 913 canoístas de todo o Mundo

Mundial de Juniores e Sub-23 de Velocidade vai decorrer, entre os dias 3 e 6 de Setembro, no Centro de Alto Rendimento

Os números são impressionantes e completamente reveladores da certeza que o Mundo vai estar concentrado em Montemor-o-Velho. O Campeonato do Mundo de Juniores e Sub-23 de Velocidade vai reunir, entre os dias 3 e 6 de setembro, 913 canoístas de 56 países no Centro de Alto Rendimento (CAR).

Apesar da pandemia de Covid-19, a competição em Portugal conseguiu motivar a presença de quase um milhar de jovens canoístas, que vão lutar pela conquista de títulos, numa competição sujeita a vários constrangimentos impostos pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente a ausência de público. Contas feitas, entre atletas, treinadores e dirigentes, o Mundial vai ultrapassar largamente as expetativas iniciais da organização.

Além de Portugal, cuja Seleção Nacional, entre Juniores e Sub-23, integra 45 canoístas, o Mundial de Montemor-o-Velho vai contar com a presença de atletas da África do Sul, Alemanha, Argentina, Áustria, Bielorrússia, Bélgica, Bulgária, Canadá, Chile, China, Colômbia, Croácia, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estados Unidos, Estónia, Finlândia, França e Geórgia.

Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Hungria, Irlanda, Irão, Israel, Itália, Japão, Letónia, Lituânia, Malásia, México, Moldávia, Nova Zelândia, Macedónia do Norte, Noruega, Países Baixos, Polónia, Porto Rico, Quirguistão, República Checa, Roménia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tunísia, Uganda, Ucrânia, Uruguai, Uzbequistão e Venezuela completam a lista de países que vão colocar, nos próximos dias, Montemor-o-Velho no centro da canoagem mundial.

“Deus só vem ao Afeganistão para chorar” (António da Cunha Justo)

Deus chora nas mulheres afegãs enquanto uma nuvem tenebrosa se alastra no firmamento da humanidade! No Afeganistão as trevas vieram para ficar em forma de guerra civil e da masculinidade contra a feminilidade!

Depois da catástrofe humana a acontecer no Afeganistão, há muitas perguntas que se colocam também ao Ocidente! De facto, com ingenuidade não se chega a lado nenhum!

A situação atual no Afeganistão e as imagens do aeroporto afegão mostram impiedosamente as fraquezas dos Estados ocidentais (1).

 Por que é que o Ocidente continua a promover o machismo na implementação da emigração quase só de homens para o Ocidente? Porque não introduzir uma quota de pelo menos 50% de mulheres? Não fomenta o Ocidente, deste modo, o machismo nos países islâmicos e a emigração do sistema patriarcal para a Europa? (ou precisarão os homens afegãos que não emigram das mulheres para as usarem como cobaias parideiras?).  Qual a razão por que a NATO, durante 20 anos, não investiu muitos dos seus milhares de milhões de euros no fomento prioritário de mulheres na carreira militar afegã? Um exército de mulheres empenhar-se-ia em defender a nação ameaçada e certamente não entregaria as armas, de mão beijada, aos adversários, porque teria muito para defender. (Uma estratégia de fomento da feminilidade sistémica no Afeganistão valeria também para África: fomento de grupos femininos de autoajuda.)

Porque não investiram na promoção de mulheres polícias? Porque não promoveram Partidos femininos? Porque não fortaleceram a criação sistemática de associações de mulheres? Porque não formarem comités de anticorrupção formados por mulheres?

 Enquanto a matriz masculina se mantiver como força motriz da sociedade e da cultura e não houver a finalidade de integrar nela a feminilidade, muitos dos esforços masculinos e femininos não passarão de remendos na matriz patriarcal que ordena ainda todas as sociedades. A luta tem feito parte essencial da masculinidade, mas precisa de ser reparada, urgindo a integração da feminilidade nela (e não transformar as mulheres em meras lutadoras (homens) tornando-se elas mesmas estranhas à sua feminilidade; afinal lutam num mundo masculino, à maneira masculina, pela implantação de um mundo que não passa além das características masculinas).

Uma cultura que transforma as mulheres em escravas e servas de homens só pode ser modificada através de uma estratégia e filosofia que transforme a mulher em actora e portadora da liberdade! Só uma aposta na feminilidade e na mulher poderá constituir a primeira base de resistência contra os hábitos sociais e culturais e o meio de implementar neles a liberdade.

Precisa-se de uma revolução feminina não só que implemente mulheres ao poder para moderar a oligarquia masculina, mas sobretudo para introduzirem na sociedade uma filosofia feminina. Nos homens não haverá confiança, enquanto não integrarem neles mais características da feminilidade! Só as mulheres podem libertar de maneira especial o Islão de uma filosofia e estruturas extremamente patriarcais. A luta contra o extremismo machista e contra o terrorismo não será eficaz com bombas nem com mísseis; ela tem de começar pelas estruturas internas da sua antropologia e sociologia (religião e ideologia político-económica). Precisamos de uma revolução cultural feminina que ponha na ordem do dia os valores e características da feminilidade; a luta das mulheres pela emancipação tem sido benéfica, mas continua a ser nos moldes da filosofia da matriz masculina!

Com a volta da talibã, ISIS e grupos extremistas, às mulheres só espera sofrimento e sobressaltos!

A desumanidade anti-feminina chega-lhes sob a forma primitiva de homens barbados que tratam as mulheres pior que gado, pois para eles a mulher é objecto perigoso a subjugar e para tal a sexualidade é considerada mercadoria e a humanidade é tratada como assunto privado!

 O poder do EI, do Talibã e grupos radicais correspondentes proíbem a formação às mulheres porque esta lhes possibilitaria sair da cegueira e assumir consciência e resistência. Uma atitude que rejeita na educação tudo o que é mundano (não religioso) é ultrapassada e contra o ser humano!

Para se ter uma ideia mais concreta do que se passa no Afeganistão, leia-se o livro, “Do outro Lado do Destino” (2), onde a autora apresenta a biografia de Shirin-Gol, que é uma imagem exemplar do desespero de milhões de afegãs de outrora e de agora! O livro permite-nos compartilhar o destino das mulheres afegãs e de tantas outras no mundo.

Mulheres corajosas cheias de vida preservadas apenas pela esperança são expressão da escravatura ainda nelas hoje aceite. A escravatura exercida por bastardos vingadores da vida (3) não avançaria se não fosse aceite, também pela nossa sociedade, como algo natural-cultural a respeitar, apesar da crueldade de uma cultura do ódio e da vingança.

Se até agora tínhamos assistido a uma guerra masculina entre homens, agora passou-se a uma guerra de machos cruéis contra mulheres. O agora das mulheres (o papel clássico das mulheres) encontra a sua sustentabilidade num presente de miséria, de pobreza e de fanatismo: uma realidade sempre moderna contra elas! Até agora, o país tem sido assolado por uma guerra masculina: por um lado destrói-se o país com bombas e rivalidades de homens e por outro lado destroem-se as mulheres tornadas vítimas das bombas da cultura usada contra elas!

Um terço da população afegã encontra-se sempre em fuga. Um desastre para todos enquanto a população civil do islão se identificar com população religiosa.

A vida é invencível, mas a escravidão torna-se na queda da esperança que a sustenta. A política é a arte do possível, não do que se desejaria, esperemos só que o Homem se torne mais “humano”!

António CD Justo

Teólogo e Pedagogo

Notas em © Pegadas do Tempo, https://antonio-justo.eu/?p=6736

Nova explosão em Cabul. Pelo menos cinco pessoas morreram, incluindo três crianças

 A explosão ocorre três dias depois de um ataque no aeroporto da capital afegã.

Pelo menos cinco pessoas, três delas crianças, morreram este domingo após uma explosão numa casa perto do aeroporto de Cabul, onde vários países estão a concluir as suas operações de retirada do Afeganistão, segundo fontes oficiais.

A explosão foi causada por 'rocket' que atingiu uma casa no 15º distrito da capital", disse Qari Rashed, um agente da polícia da capital afegã citado pela agência Efe.

Até agora, "cinco civis, incluindo três crianças, morreram no incidente", disse também à agência de notícias espanhola um médico do hospital Khairkhana em Cabul, para onde as vítimas foram transferidas, e que pediu anonimato.

De acordo com o canal de notícias afegão Tolo, a explosão ocorreu aproximadamente às 17h30 (11h00 em Lisboa) em Khajeh Baghra, uma área residencial na periferia do aeroporto internacional de Cabul.

O ataque, cuja responsabilidade é desconhecida, ocorreu 24 horas após o alerta emitido este sábado pelo Pentágono sobre "ameaças credíveis" contra a sua missão no Afeganistão, que se concentra no aeroporto de Cabul.

O atentado no aeroporto de Cabul, um dos piores massacres na capital afegã, foi cometido por pelo menos um homem-bomba que detonou uma carga explosiva na multidão que aguardava para embarcar num dos voos de evacuação para fugir do Afeganistão.

Este, que também é o primeiro ataque desde que os talibãs assumiram o poder no país, causou pelo menos 170 mortes, além de dezenas de feridos.

As forças norte-americanas ainda se encontram na área militar do aeroporto de Cabul, estando a realizar a retirada dos cidadão norte-americanos e que são pelo menos 300, segundo adiantou hoje o secretário de Estado dos Estados Unidos, Anthony Blinken.

O prazo exigido pelos talibãs para que os Estados e seus aliados deixem completamente o país extingue-se no dia 31 de agosto.

Cerca de 114.400 pessoas, incluindo quase 5.500 cidadãos americanos, foram retirados do Afeganistão numa ponte aérea desde 14 de agosto, data da véspera da captura de Cabul pelos talibãs.

Lusa

Imagem: © EPA

63% dos encarregados de educação estão preocupados com a segurança sanitária no regresso às aulas

 

  • Encarregados de educação estão confiantes de que o novo ano letivo vai correr melhor que o anterior
  • Mais de metade dos portugueses consideram que o ensino misto (presencial e remoto) poderia ser uma opção nas zonas com menor oferta educativa

As férias estão a chegar ao fim e para grande parte dos portugueses é hora de começar a preparar o novo ano letivo. Neste novo ano escolar, com a maioria da população adulta vacinada e com a vacinação dos mais novos a decorrer, os encarregados de educação parecem esperar que este seja um ano mais tranquilo para alunos, professores, profissionais das escolas e as suas famílias.

Ainda assim, porque o início de um novo ano letivo pode ser sinónimo de alguma ansiedade, o estudo do Observador Cetelem Regresso às Aulas 2021 procurou saber quais as principais preocupações dos encarregados de educação e revela que a segurança sanitária, devido à pandemia da COVID-19, continua no centro das preocupações (63%), seguida da adaptação dos alunos a uma nova escola/turma (38%), nomeadamente para aqueles com estudantes a frequentar o ensino pré-escolar (72%).

A recuperação da aprendizagem perdida nos anos letivos anteriores (33%) é outra das preocupações, principalmente para quem tem estudantes a seu cargo a frequentar o secundário (52%), no ensino básico e no ensino superior (46% respetivamente).

Apesar destas preocupações, 8 em 10 encarregados de educação acreditam que o ano letivo 2021/2022 vai correr melhor que o anterior, sendo que 18% revelam otimismo ao afirmarem que vai correr muito melhor. 17% dos inquiridos esperam que seja igual ao ano anterior.

Ensino remoto e presencial: uma possibilidade?

Nos anos letivos anteriores foi necessário, durante alguns períodos, recorrer ao ensino à distância, no entanto, este não obteve uma avaliação positiva, de acordo com os inquiridos no último Barómetro Europeu do Observador Cetelem. Apesar disso, 65% dos encarregados de educação inquiridos consideram que o ensino misto (presencial e remoto) poderia ser uma opção nas zonas do país com menor oferta educativa.

Quando questionados sobre quais os ciclos escolares em que no futuro poderia fazer mais sentido adotarem este regime, 41% dos inquiridos mencionam o ensino secundário e 40% o 3.º ciclo. No entanto, 23% dos inquiridos referem que o ensino misto não faria sentido em nenhum ciclo de ensino. A recetividade a esta possibilidade é maior entre encarregados de educação com estudantes a frequentarem o ensino universitário (61%) e menor no pré-escolar (21%) e no 1º ciclo (23%).

Os inquiridos do Porto são os que concordam mais com a possibilidade de ensino misto nessas circunstâncias (83% Porto vs. 58% Lisboa). Fazendo um zoom às regiões, apesar de na região Centro apenas 56% dos indivíduos concordar com este regime, nesta região 46% dos inquiridos veem no ensino misto uma possibilidade no ensino secundário e 43% no ensino superior.

Metodologia

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem Regresso às Aulas 2020 foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Este teve como target indivíduos de ambos os sexos, de idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, residentes em Portugal Continental, que tenham dependentes em idade escolar. O estudo foi conduzido através de entrevistas telefónicas assistidas por Computador (CATI). No total foram feitos 1305 contactos para realizar 502 entrevistas representativas do universo em estudo. O erro máximo associado é de + 4.4 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas com a duração máxima de 12 minutos. Foram realizados contactos representativos da população e estratificados por Distrito; Sexo e Idade para encontrar o target do estudo. As entrevistas foram conduzidas por uma equipa de entrevistadores Nielsen, que receberam treino específico para o presente estudo. O trabalho de campo decorreu entre 13 a 19 de agosto 2021.

A maioria dos inquiridos pelo Observador Cetelem Regresso às Aulas 2021 (60%) tem apenas um estudante a seu cargo, 35% tem dois e 5% tem três ou mais. 90% dos inquiridos indicam que os seus dependentes frequentam o ensino público, com os restantes a referir o ensino privado. A grande maioria (75%) tem a seu cargo estudantes do ensino básico – 28% no 1º ciclo; 31% no 2º ciclo e 36% no 3º ciclo. 24% têm estudantes a seu cargo a frequentar o ensino secundário, 9% o ensino pré-escolar e 9% estudantes universitários.

Acordo de Transferência e Gestão dos antigos Slat de Anadia e Sangalhos


A Câmara Municipal de Anadia aprovou, na sua reunião do passado dia 18 de agosto, a minuta de Acordo de Transferência de competências de gestão de património imobiliário público, a celebrar entre o Estado Português, através da Direção Geral do Tesouro e Finanças, e o Município de Anadia, que tem por objecto a transferência, para o Município, das competências de gestão sobre os edifícios dos antigos SLAT – Serviço de Luta Anti Tuberculosa de Anadia e de Sangalhos, integrado no domínio privado do Estado.

Face ao avançado estado de degradação em que se encontram os imóveis, o Município irá proceder à sua recuperação, conservação e utilização, de forma a dotá-los das mínimas condições de utilização, permitindo assim a fruição pública destes espaços e um uso mais eficiente dos recursos.

No antigo SLAT de Anadia, será instalado o Posto de INEM que, actualmente, se encontra localizado no Anadia Sports Center. Por sua vez, o edifício do antigo SLAT de Sangalhos será convertido num espaço dedicado ao associativismo e formação, prevendo-se também a colocação de uma caixa de Multibanco.

Recorde-se que o Município de Anadia deliberou, na sua reunião ordinária realizada a 20 de janeiro de 2021, propor a aceitação da transferência de competências no domínio da Gestão do património imobiliário público sem utilização, para a gestão destes dois edifícios, a qual foi agora homologada pela Ministra da Saúde e pelo Secretário de Estado do Tesouro.

Marta Temido diz que “nunca se sabe” sobre candidatura a secretária-geral

A ministra da Saúde, recém filiada no PS, Marta Temido, disse hoje que o "futuro é uma coisa que é sempre muito ampla" e "nunca se sabe" o que pode acontecer, após questionada sobre uma eventual candidatura à liderança do PS.

"O futuro é uma coisa que é sempre ampla e nunca se sabe o que nos pode trazer", disse Marta Temido, à chegada ao Portimão Arena, onde decorre o 23.º Congresso Nacional do PS, que será encerrado pelo secretário-geral socialista, António Costa.

Questionada sobre as palavras de António Costa em entrevista ao Observador, no sábado, sobre este assunto, Marta Temido disse que a fizeram sorrir "por aquilo que significa de apreço, mas não é por aí".

No sábado, em entrevista ao Observador, António Costa foi questionado sobre o protagonismo de Marta Temido durante o primeiro dia da reunião magna socialista e sobre a possibilidade de a governante vir a ser sua sucessora na liderança do PS.

"Sim, pode ser sucessora, pode. Daqui a dois anos já tem tempo de militância suficiente para concorrer a líder do PS", respondeu Costa.

Hoje, Marta Temido considerou que a ideia de concorrer para secretária-geral socialista é uma ideia que atualmente reside no "plano daquilo são as hipóteses que a vida não nos leva a descartar completamente".

Contudo, rejeitou que tal cenário se coloque daqui a dois anos, porque, sustentou, é "uma militante recente" e, neste momento, está concentrada "em trabalhar".

Além disso, o PS tem "um líder do partido" em António Costa e o primeiro dia de congresso mostrou que o PS "tem um futuro cheio de possíveis soluções, com muitos jovens, com muitas ideias".

Fonte_ Lusa

Imagem: DN

Moção de António Costa aprovada com 95,78% dos votos

A moção política de orientação nacional de António Costa, intitulada "Recuperar Portugal, Garantir o Futuro", foi hoje aprovada com 95,78% dos votos pelos delegados ao 23.º Congresso Nacional do PS.

O presidente da Mesa do Congresso, Carlos César, anunciou no Portimão Arena, no distrito de Faro, que participaram nesta votação, por voto eletrónico, 1019 delegados e que houve "24 votos em branco, 19 votos não e 976 votos a favor" da moção do secretário-geral do PS, correspondentes a 95,45% do total.

Foi rejeitada a moção alternativa, intitulada "Democracia plena", de Daniel Adrião, que se candidatou pela terceira vez à liderança do PS contra António Costa nas eleições diretas de junho passado e obteve 6% dos votos.

António Costa, de 60 anos, é secretário-geral do PS desde 22 de novembro de 2014 e primeiro-ministro desde 26 de novembro de 2015.

Na moção política aprovada neste Congresso, defende a manutenção de um diálogo privilegiado com as forças à esquerda do PS no parlamento -- PCP, PEV e Bloco de Esquerda -- e com o PAN, trançando, em contraponto, uma clara linha de demarcação face ao PSD.

A moção do secretário-geral do PS, que foi novamente coordenada por Mariana Vieira da Silva dirigente socialista e ministra de Estado e da Presidência, estabelece um afastamento em relação a setores da direita democrática que não se demarcam da extrema-direita.

O PS assume-se como "um partido que dialoga com todos os setores da sociedade que defendem o aprofundamento da democracia pluralista e rejeitam a complacência da direita democrática perante uma agenda antidemocrática e xenófoba".

Lusa

Imagem: DN

Papa exorta a que se continue a auxiliar o povo e pediu oração e jejum

O papa Francisco manifestou hoje a sua preocupação com a situação no Afeganistão depois de os talibãs terem assumido o poder e apelou a que os necessitados continuem a ser apoiados e auxiliados, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

O santo padre confessou que esperava que o diálogo permitisse uma coexistência pacífica no Afeganistão e exortou os cristãos a "intensificar a oração e o jejum"

Acompanho a situação no Afeganistão com grande preocupação e partilho o sofrimento daqueles que choram pelas pessoas vítimas dos atentados suicidas ocorridos na quinta-feira passada e daqueles que buscam ajuda e proteção", acentuou o papa Francisco, no final da oração dominical na Praça de São Pedro.

O papa agradeceu a "todos aqueles que estão a ajudar a população afegã afetada, especialmente as mulheres e crianças" e insistiu "que continuem a ajudar os necessitados", rezando para que "o diálogo ajude a sociedade a encontrar uma coexistência pacífica e ofereça esperança para o futuro do país"

O sumo pontífice lembrou que "em momentos históricos como este", ninguém pode ficar indiferente e que "a história da Igreja ensina que, como cristãos, esta situação tem de a todos comprometer".

"Oração e penitência. É hora de fazê-lo. A situação é séria", considerou o papa, apelando a que se intensifique a oração e o jejum e pedindo "misericórdia e perdão ao Senhor".

Em 15 de agosto, o papa voltou a pedir o recomeço de um diálogo por forma a que a população afegã possa voltar a viver em paz.

Lusa

Imagem: SAPO24

‘Skateboarder’ Gustavo Ribeiro vence pela primeira vez no circuito mundial

O 'skateboarder' português Gustavo Ribeiro venceu hoje pela primeira vez uma prova do circuito mundial de skate de rua, triunfando na etapa em Salt Lake City, nos Estados Unidos.

Gustavo Ribeiro garantiu na última manobra 9,4 pontos, os suficientes para ultrapassar o norte-americano Nyjah Huston e garantir o lugar mais alto do pódio, que foi completado por Alex Midler, também dos Estados Unidos.

O 'skateboarder' português terminou a competição, que marcou o arranque do circuito 2021, com uma pontuação de 27,6, enquanto Huston somou 27,2 pontos e Midler 25,4, com Gustavo Ribeiro a não esconder a sua emoção no final da prova em Salt Lake City, em Utah.

Gustavo Ribeiro tinha conseguido um oitavo lugar na final da prova de rua dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, garantindo um diploma naquela que foi a estreia da modalidade.

Lusa

Imagem: SICNOTICIAS

CNE manda presidente da Câmara da Figueira da Foz remover cartazes e publicidade

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) ordenou ao presidente da Câmara da Figueira da Foz e recandidato socialista, Carlos Monteiro, a remoção de cartazes e conteúdos considerados de publicidade institucional, que constam em diferentes meios do município.

A decisão da CNE, a que a agência Lusa teve hoje acesso, dá o prazo de 48 horas ao autarca para proceder à remoção de todos os conteúdos de publicidade institucional que constam dos suportes referidos numa queixa do PSD.

A deliberação surge na sequência de uma queixa apresentada pelo PSD da Figueira da Foz, cuja candidatura é liderada por Pedro Machado.

Em declarações à agência Lusa, Carlos Monteiro informou que já recorreu da decisão e que aguarda agora o desfecho do processo.

A queixa dos sociais-democratas diz respeito a diferentes suportes comunicacionais, designadamente na página oficial da Câmara na Internet, bem como numa espécie de “canal de televisão” no Facebook, denominado “Figueira Play”, onde são publicados vários conteúdos alegadamente promocionais.

Os queixosos apontam em concreto as publicações no ‘site’ da autarquia sobre os passeios de balão de ar quente ou a animação nas praias, bem como a publicação do Concurso de Ideias de Negócio e Inovação Social.

Notificado para se pronunciar, Carlos Monteiro rejeitou as acusações e disse que não foi violado qualquer preceito ou diploma legal.

O autarca e recandidato socialista alega que a divulgação da informação de atividades sazonais é relevante para os munícipes e para todos aqueles que visitam o concelho e que não usa “linguagem identificada com a atividade propagandística”.

A deliberação da CNE refere ainda que a informação de Carlos Monteiro alega que a rubrica “Figueira Play” resulta da estratégia de comunicação do município, que consubstancia “um projeto de comunicação de continuidade (…), visando dar a conhecer o vasto tecido associativo, quer na área cultural, quer desportiva”.

Lusa

Imagem: Jornal de Negócios

Jair Bolsonaro diz ter três alternativas para o seu futuro: “estar preso, morto ou a vitória” eleitoral

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse neste sábado que tem três alternativas para o seu futuro próximo: "estar preso, morto ou a vitória", durante encontro com evangélicos em visita a Goiânia.

"Eu tenho três alternativas para o meu futuro: estar preso, estar morto ou a vitória. Pode ter certeza que a primeira alternativa não existe. Estou fazendo a coisa certa e não devo nada a ninguém", disse o presidente, que tentará a reeleição em 2022, segundo declarações reproduzidas pela imprensa local.

Enquanto se mantém as tensões com o poder judiciário, Bolsonaro voltou a atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e advertiu: "Nenhum homem aqui na Terra vai me amedrontar", denunciando também as "medidas arbitrárias" da justiça.

Bolsonaro sofreu um revés na quarta-feira, quando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, rejeitou o seu pedido de abrir um processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, um dos onze juízes do STF, e membro do TSE.

A disputa começou há meses, entre outras coisas, pelos questionamentos sem provas do presidente à legitimidade do sistema de votação eletrónica, vigente no Brasil desde 1996.

O STF abriu várias investigações contra o presidente e no começo deste mês, Moraes determinou investigar o presidente por crimes como "calúnia" e "incitação ao crime".

Por outro lado, o STF acolheu pedido do TSE para incluir o presidente no inquérito das 'Fake News', aberto em 2019 pelo Supremo para investigar notícias falsas, ofensas e ameaças a vários dos seus juízes.

Os confrontos e as declarações do presidente, que alguns qualificam de golpistas, aprofundaram a crise institucional em que o país está mergulhado.

Na sexta-feira, antes de viajar a Goiânia, Bolsonaro incentivou a população a armar-se: "Tem que todo mundo comprar fuzil, pô. Povo armado jamais será escravizado", disse a apoiantes na saída do Palácio da Alvorada, em Brasília.

E enquanto crescem as preocupações com a inflação, acrescentou: Eu sei que custa caro. Daí tem um idiota que diz 'ah, tem que comprar feijão'. Cara, se não quer comprar fuzil, não enche o saco de quem quer comprar".

Na manhã deste sábado, na capital de Goiás, o presidente passeou sem máscara no meio de uma aglomeração de seguidores do lado de fora do templo da Assembleia de Deus, segundo imagens divulgadas nas suas redes sociais.

Em seguida, convocou os evangélicos - grupo-chave da sua base eleitoral - a participarem nos atos em seu apoio previstos para 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

Lusa

Imagem: AgoraRN

Líder do CDS-PP chama “ignorantes radicais” e “autores morais” de crimes culturais a figuras da esquerda

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou várias personalidades da esquerda da autoria moral dos crimes contra o património que têm ocorrido em Portugal, apelidando-os de "ignorantes radicais" e pedindo que sejam julgados.

No discurso da rentrée política, em Mirandela, Trás-os-Montes, o líder centrista nomeou Ascenso Simões, Mamadou Ba e Joacine Catar Moreira como "os autores morais deste tipo de atitudes" que interpela "a iniciar uma batalha cultural com a esquerda, com a extrema esquerda, os amiguinhos com quem o PS fez os seus arranjinhos".

"Esta extrema esquerda que está nas televisões, tomou conta da academia, está também no parlamento e que nunca teve tanto poder como hoje, quer cancelar a nossa cultura, destruir as nossas tradições e reescrever a nossa história e julgá-la aos olhos do amiguinho urbano, citadino e moderno do século XXI", afirmou.

Para o presidente do CDS-PP, a extrema esquerda portuguesa "está a imitar estes novos ventos que vêm dos Estados Unidos, que querem ameaçar o nosso património histórico, os nossos antepassados e o legado histórico que recebemos da gerações anteriores".

Eu acho que está na altura, quando vemos o vandalismo em monumentos nacionais , de julgarmos os autores morais deste tipo de atitudes, que estão sentados nos seus gabinetes, nos seus partidos políticos, nos seus observatórios e dizer-lhes que está na altura de também de serem punidos, serem multados, terem que limpar a consequência da doutrinação que estão a fazer no nosso país e a pagar do seu próprio bolso o restauro do património histórico-nacional", defendeu.

Francisco Rodrigues dos Santos vincou que aqueles que considera os autores morais destas situações têm nomes e concretizou: " é Ascenso Simões que tem incitado à destruição do Padrão dos Descobrimentos, é Mamadou Ba que está pago com dinheiro público em comissões de combate ao racismo quando é dos maiores racistas que temos no nosso país, que diz inclusivamente, metaforicamente falando, que é tempo de matarmos o homem branco".

Entre os nomeados pelo líder do CDS-PP está também Joacine Katar Moreira que, disse Rodrigues dos Santos, "está sentada no parlamento, que lidera estes movimentos anti Portugal, que tem ódio à nossa histórica e que tenta imputar-nos um rótulo que nunca tivemos de racismo estrutural".

"E eu pergunto-vos o seguinte, todos estes ignorantes radicais, autores morais destes atos de vandalismo, que nunca se lembrará um dia na história de erguer um monumento em sua memória porque todos eles são umas estátuas à ignorância indigente, pergunto-vos o que é que eles disserem e os seus partidos do quese passa no Afeganistão?", questionou.

O presidente concluiu que ninguém os ouviu sobre o que se passa naquele país, num discurso de mais de 40 minutos em que reiterou que Portugal precisa de virar à direita e que tem como objetivo reforçar o peso eleitoral do CDS-PP nas eleições autárquicas de 26 de setembro.

Um das Câmaras em que o partido aposta é a de Mirandela, onde o CDS-PP já foi poder na década de 1980, mas que agora não tem representação no executivo municipal e apresenta Helena Chéu como candidata à Câmara liderada pela socialista e recandidata Júlia Rodrigues.

Na rentrée política, o líder do partido anunciou que o CDS "elegeu a família e a promoção da natalidade como prioridade para o próximo Orçamento do Estado" e que vai propor um conjunto de medidas nesse sentido.

Entre as propostas enumeradas estão o alargamento exponencial da rede de oferta de creches e de pré-escolar, benefícios fiscais para as famílias com mais de dois filhos e estimular as empresas para que adotem medidas de apoio à família através da atribuição dos selo "empresa amiga da família".

Lusa