sábado, 3 de outubro de 2020

Nota de pesar pelo falecimento do Presidente da Junta de Freguesia de Amor


O Município de Leiria lamenta profundamente o falecimento de Américo Rosa Ferreira Bom, presidente da Junta de Freguesia de Amor, ocorrido este sábado, dia 03 de outubro de 2020, vítima de doença. 

Presidente na Junta de Freguesia de Amor desde 18/10/2017, Américo Bom, de 68 anos, foi um membro empenhado no desenvolvimento da sua freguesia, seja enquanto autarca, seja como membro ativo do movimento associativo. 

Além da presidência da Junta de Freguesia, Américo Bom foi Presidente do Grupo Desportivo, Recreativo e Cultural UNIDOS de Casal dos Claros e Coucinheira em 2007 e 2008. 

Casado e pai de três filhos, a nível profissional era igualmente reconhecido pelo seu dinamismo e contributo para o desenvolvimento económico da região, nomeadamente no Grupo TJ de que era sócio e director de produção. 

O Município de Leiria manifesta o seu profundo pesar perante o falecimento de Américo Bom e associa-se ao luto e à dor sentida pela família e amigos mais próximos.

Lenda do “Beijo sem Fim” inspira dia de festa na Aldeia Histórica de Sortelha

No próximo dia 17 de outubro, é a vez da Aldeia Histórica de Sortelha receber o Ciclo "12 em Rede | Aldeias em Festa" 2020. Um dia recheado de atividades e surpresas para habitantes e visitantes da Aldeia Histórica, com a mítica lenda do Beijo sem Fim a servir de mote. Devido à pandemia, a participação presencial será limitada, mas a transmissão por livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal, permitirá a todos viver e sentir a festa em Sortelha.

Conta a lenda que, no tempo em que Portugal lutava pela reconquista das Beiras aos mouros, a filha do alcaide de Sortelha ter-se-á apaixonado pelo príncipe mouro. Trocaram mensagens e presentes, até que um dia combinaram encontrar-se. Mas a mãe da donzela, sempre vigilante, decidiu segui-la. Praticante de bruxarias, assim que os dois se beijaram, amaldiçoou-os, transformando-os em pedra. Surgiram, assim, os curiosos penedos de Sortelha, que até hoje são conhecidos como as Pedras do Beijo Eterno.

É esta romântica lenda que inspira a festa do Ciclo "12 em Rede | Aldeias em Festa" 2020, que chega à Aldeia Histórica de Sortelha, no próximo dia 17 de outubro. O beijo que dá mote à festa não poderá ser trocado este ano, devido à pandemia por COVID-19, mas nos olhos das gentes que vivem na Aldeia Histórica estará espelhado o seu afável "bem receber" e o seu amor a Sortelha.

Várias atividades, ao longo do dia, evocam a famosa lenda e recordam curiosidades e estórias sobre o povo e a Aldeia Histórica de Sortelha. Haverá, por exemplo, um workshop e passeio fotográfico, uma visita guiada, um concerto com as "Segue-me à Capela" e coro formado por elementos da comunidade, entre outros.

Devido à pandemia, a participação no evento será limitada e sujeita a inscrição prévia – mas a festa poderá ser sentida e vivida em todo o mundo, via livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal.

A inscrição, que é gratuita mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Para se inscrever para o programa da festa na Aldeia Histórica de Sortelha é necessário contactar a Câmara Municipal do Sabugal, através do número 271 750 080,  através do e-mail eventos.sabugal@cm-sabugal.pt .

Para aproveitar em pleno esta oportunidade de conhecer a Aldeia Histórica de Sortelha, a Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, promotora do Ciclo "12 em Rede | Aldeias em Festa", em parceria com o associado The Travel Corner, propõem um programa turístico que inclui alojamento em quarto duplo com pequeno-almoço incluído e uma refeição, entrada exclusiva na festa do Ciclo “12 em Rede”, um passeio a cavalo na natureza, uma experiência de pesca e almoço, entre outros. O pacote pode ser consultado neste link:

https://aldeiashistoricasdeportugal.com/pacote/experiencias-turisticas-sortelha/ e tem data de limite de reserva até 13 de outubro.

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município do Sabugal, Junta de Freguesia de Sortelha, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Programa do evento e limite de participantes

10h00 - Visita guiada ao património geológico e geomorfológico da aldeia: "O Que as Pedras nos Contam" – 10 pessoas.

Local: Aldeia (perímetro muralhado) e envolvente natural
Guia – Victor Clamote (geógrafo, residente no concelho do Sabugal)

14h30 – Workshop e passeio fotográfico – 10 pessoas
Local: Aldeia (perímetro muralhado) e envolvente natural
Fotógrafo - Rui Gaiola

16h00 – Piquenique: "Estendidos nos barrocos como lagartixos ao sol" – 10 kits (1 kit por cada 4 pessoas)
Nota: Caso se verifique o agravamento das medidas de contingência ou se as condições sanitárias e o fornecimento de produtos não possam ser assegurados, o piquenique não será realizado.

17h30 - Concerto: "Segue-me à capela" e coro formado por elementos da comunidade – 60 pessoas (Residentes: 30; Visitantes: 16; Pacotes turísticos: 14)

19h30 – Roda de Histórias: "Estas Pedras que Eu sei de Cor" – 15 pessoas
Mediador João Reis (natural e residente na aldeia de Quarta-Feira, anexa de Sortelha)

Abertas candidaturas à Bolsa Internacional para Projetos de Investigação no valor de 200 mil euros

Estão abertas até ao próximo dia 30 de novembro as candidaturas à Bolsa Internacional para Projetos de Investigação 2021, da Biocodex Microbiota Foundation. A Bolsa deste ano é subordinada ao tema “Os efeitos funcionais da microbiota intestinal humana no autismo” e tem um valor de 200 mil euros.  

Esta Bolsa Internacional, aberta a candidatos de todos os países, pretende distinguir o melhor projeto de investigação dentro desta temática. As candidaturas podem ser submetidas através do endereço de e-mail: apply@BiocodexMicrobiotaFoundation.com.

A decisão do Comité Científico será anunciada em março de 2021. A Biocodex Microbiota Foundation atribui todos os anos uma bolsa para projetos internacionais e uma bolsa para projetos nacionais, contribuindo desta forma para acelerar a investigação e o conhecimento científico na área da microbiota.

Os projetos são selecionados por um comité de cientistas conceituados internacionalmente e independentes tendo em conta a qualidade científica dos trabalhos, a originalidade e o potencial impacto que podem ter na saúde humana.

As candidaturas para a Bolsa Nacional para Projetos de Investigação também estão abertas (prazo de entrega é 17 de dezembro de 2020), com um prémio no valor de 25 mil euros e o tema: “Microbiota Gastrointestinal e Sistema Imunitário”.  

Regulamento da Bolsa Internacional para Projetos de Investigação: https://www.biocodexmicrobiotafoundation.com/international-call-projects-2021 

 Regulamento da Bolsa Nacional para Projetos de Investigação: https://www.biocodexmicrobiotafoundation.com/national-call-projects/portugal 

Crime Ambiental: Câmara de Anadia recolhe “monos” domésticos

Face ao número de casos de depósito de resíduos de grandes dimensões domésticos (monos ou monstros), junto de contentores para resíduos indiferenciados, que se tem verificado um pouco por todo o concelho, o Município de Anadia apela ao bom senso dos munícipes para que se evite tal situação.

A autarquia disponibiliza um serviço gratuito de recolha de "monstros" domésticos e resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), nomeadamente objetos volumosos como colchões, sofás, frigoríficos, entre outros. Para tal basta solicitar a respetiva recolha através do número verde: 800 207 081.

No caso dos REEE, tais como: máquinas de lavar, frigoríficos, aparelhos de ar condicionado, televisores, monitores, computadores, telemóveis, pequenos eletrodomésticos e brinquedos, entre outros, estes têm uma vertente solidária, uma vez que o montante angariado com a sua recolha reverte na íntegra para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia.

A Câmara Municipal de Anadia alerta assim todos os munícipes para a importância de depositar o lixo nos locais apropriados e para não depositarem objetos mais volumosos, junto aos contentores ou noutros locais públicos, como, por vezes, se verifica, uma vez que é considerado crime ambiental.

A CM Anadia encerra o Comunicado com um pedido. "Vamos todos ser agentes do meio ambiente, contribuindo assim para uma “Anadia + Verde” e “+ Consciente”!


Ruben Amorim admite que Sporting não está em pé de igualdade com os rivais

O treinador Ruben Amorim admitiu hoje que o Sporting não está em pé de igualdade com os adversários diretos na luta pelo título da I Liga de futebol, mas garantiu que não desiste da sua equipa.

Recentemente recuperado da covid-19, o técnico dos 'leões' enfrentou, pela primeira vez nesta época, a imprensa, na Academia de Alcochete, e assumiu que o Sporting não tem as mesmas 'armas' que Benfica e FC Porto, mas sublinhou que cabe à sua equipa técnica "trabalhar com isso".

Na grandeza está [em pé de igualdade], mas no resto é impossível. Cabe-nos trabalhar com isso. Parece-me que há muita gente que já desistiu da equipa do Sporting, mas eu, como treinador, não desisto. Por mais que desistam, dentro e fora do Sporting, vão ter uma vida difícil porque nós vamos dar luta e vamos ser competitivos", prometeu Ruben Amorim.

Ainda na 'ressaca' da pesada eliminação no 'play-off' da Liga Europa, com uma derrota em casa, por 4-1, frente aos austríacos do LASK Linz, o técnico assumiu que a sua análise a esse desafio não é "popular", mas explicou por que motivo a mensagem que passou aos jogadores foi a de ter consciência que "deram tudo".

"Já tivemos vitórias em que jogámos muito menos do que naquele dia. Marcaram um golo de bola parada, depois há uma falta não assinalada de um lado e um golo do outro. E a partir da expulsão [de Coates] o jogo acabou. Não é a coisa mais popular de se dizer, mas não lhes posso dizer nada porque deram tudo e há que seguir em frente", apontou.

O técnico considerou ainda "normal" que se critique a equipa "quando surge um mau resultado", mas recusou que o problema resida no sistema de jogo com três defesas.

"Não foi por aí que perdemos. Se marcam o penálti sobre o Nuno Mendes, o jogo era diferente, e não estou a querer desculpar-me com a arbitragem. Se o Coates acerta na bola e não é expulso, o jogo era diferente. Não tem a ver com o sistema tático. O treinador tem de estar preparado para isso [as críticas] e nós vamos seguir o nosso caminho como temos feito", desvalorizou.

E "o caminho" é já uma viagem ao Algarve, para o jogo com o Portimonense, no domingo, que "vai ser complicado" porque é frente a um adversário que "tem vindo a crescer já desde a época passada" e que, por enfrentar o Sporting, "não tem grande pressão".

Muito improvável, no Algarve, será a utilização de Wendel, uma vez que o brasileiro "não treinou esta semana", revelou Ruben Amorim, questionado sobre a possibilidade de o médio ser transferido para o Zenit, da Rússia, mas sem adiantar mais detalhes.

Ainda sobre o mercado de transferências e a composição final do plantel que terá à sua disposição, o treinador disse, sobre Rafael Camacho, que "no fim do mercado logo se faz balanço de quem fica e quem sai", enquanto sobre Ristovski afirmou que "hoje não está [nas opções], mas amanhã pode estar", confirmando a insatisfação com a atitude do macedónio num treino.

"Há um caminho a seguir e quando se desviam do caminho creio que é a única maneira de levar a bom termo", assumiu.

O Sporting visita o Portimonense, no domingo, às 21:00, em encontro da 3.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol onde os 'leões' procuram regressar às vitórias e somar o segundo triunfo consecutivo noutros tantos jogos do campeonato.

Depois de ver adiado o encontro da 1.ª jornada, com o Gil Vicente, devido ao elevado número de casos de covid-19 em ambas as equipas, os 'leões' tiveram um bom arranque com vitórias por 1-0 frente ao Aberdeen (Liga Europa) e 2-0 sobre o Paços de Ferreira (I Liga), mas 'derraparam' na quinta-feira no regresso às competições europeias.

Lusa
Foto: A Bola

Um morto e 17 desaparecidos no norte de Itália devido ao mau tempo

Um bombeiro morreu na sequência da queda de uma árvore e 17 pessoas estão desaparecidas devido às inundações causadas pelo mau tempo no norte de Itália, especialmente na região de Piemonte, onde se concentra o maior número de danos.

Em Piemonte estão 11 pessoas desaparecidas, dez delas na zona de Cuneo e outra na zona de Vercelli, depois do carro em que seguiam ter sido arrastado pelas águas do rio Sesia, que transbordou segundo a agência de notícias espanhola Efe.

Um bombeiro voluntário, Rinaldo Challancin, de 53 anos, morreu em Arnad (Aosta) quando estava a ajudar a limpar uma área de vegetação e uma árvore caiu sobre si.

Entre os desaparecidos estão três voluntários de uma cooperativa de Cuneo, que viajavam a bordo de uma carrinha em Val Roya, e um pastor que aparentemente foi arrastado por um riacho.

Há ainda seis caminhantes alemães que estão a ser procurados na zona de Valle Gesso, em Piemonte.

Também está desaparecido em Valsesia um jovem de cerca de 20 anos que circulava pela estrada entre Doccio e Crevola, na zona de Vercelli, que desmoronou parcialmente.

As chuvas diárias registadas em Piemonte ultrapassaram o recorde de 1958, segundo a Agência Regional para a Proteção do Meio Ambiente.

O presidente da região do Piemonte, Alberto Cirio, apelou ao governo que declarasse o estado de emergência, garantido que "em algumas zonas os autarcas queixam-se de danos causados pelas inundações em 1994".

A localidade de Limone, um centro turístico nos Alpes, na fronteira com a França, está isolada, não tem eletricidade, nem água, muitas áreas estão completamente inundadas e alguns edifícios tiveram de ser desocupados, descreve a Efe.

"Estou em contacto permanente com o chefe da Proteção Civil, Angelo Borrelli, devido à situação de mau tempo no Noroeste. Estamos a assegurar uma vigilância contínua, em plena coordenação com os territórios afetados, com especial atenção para o Valle de Aosta, Piemonte e Ligúria. A atenção do governo é máxima", escreveu o primeiro-ministro Giuseppe Conte no Facebook.

Estão também a ocorrer fortes inundações na região de Liguria, em particular em Ventimiglia, enquanto foram registadas rajadas de vento de mais de 100 quilómetros por hora na zona de Bérgamo.

As chuvas torrenciais provocaram deslizamentos de terra, levando ao encerramento de várias estradas provinciais e a circulação ferroviária teve de ser suspensa entre as cidades de Vercelli e Novara, devido ao transbordo da Sesia.

Fonte e Foto: Lusa

SOCIEDADE TEMPORAL SACRALIZADA — anseio de Plinio Corrêa de Oliveira

 

“Quando a santidade abrange o estado leigo e penetra na ordem laical, ela se manifesta mais poderosa, possante, ampla e completa”

Completa-se neste mês o 25º aniversário de falecimento do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, ocorrido no dia 3 de outubro de 1995. Por ter sido ele o inspirador e baluarte da revista Catolicismo, é imprescindível assinalarmos de modo especial esta data. Tanto mais quanto uma minuciosa “campanha de silêncio” é urdida para sepultar seu nome no esquecimento, com a qual só podem lucrar os adversários da Cristandade.

Fundador da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP), sem sombra de dúvida projetou-se como o maior líder católico anticomunista do século XX. Toda a sua trajetória foi de uma providencial, incessante e destemida luta para manter e/ou restaurar, nesta dessacralizada e catastrófica era histórica, os fundamentos da civilização cristã e sacral. Fundamentos esses que têm sido incessantemente combatidos e difamados por um complô anticristão atuando de modo organizado (muitas vezes secretamente) no mundo inteiro.

As forças de esquerda procuram manter algo como um “bloco de gelo” em torno do fundador da TFP brasileira e de sua grandiosa luta, a fim de poderem avançar nos seus projetos sem encontrar obstáculos. Incumbindo-nos utilizar os meios ao nosso alcance para quebrar esse metafórico “bloco de gelo”, oferecemos neste número [edição de outubro/2020] aos nossos leitores alguns textos do livro Plinio Corrêa de Oliveira — Profeta do Reino de Maria.

O autor, Prof. Roberto de Mattei, é formado em Ciências Políticas pela Universidade La Sapienza de Roma. Entre os seus 18 livros, já havia publicado em 1997 uma biografia de Plinio Corrêa de Oliveira intitulada O cruzado do século XX, na qual narra alguns aspectos da cruzada empreendida pelo seu biografado.

Conforme o próprio Prof. de Mattei, sua recente obra (cujo segundo capítulo aqui reproduziremos amanhã, no post de 3-10-20) é fruto de inesquecíveis conversas dele com Plinio Corrêa de Oliveira, entre 1976 e 1995, bem como da leitura de milhares de páginas de livros, artigos e conferências do ilustre líder católico brasileiro, homem de fé, pensamento, luta e ação.

Da redação de Catolicismo

Fonte: Revista Catolicismo, Nº 838, Outubro/2020.

ABIM

QUALIFICAÇÃO URBANA DA NOVA AVENIDA EUROPA EM CACIA – INÍCIO DA OBRA

Na próxima semana terá início a obra de qualificação urbana da nova Avenida Europa no troço entre a Rotunda da Vulcano / Lusavouga e a nova variante de Cacia (junto à NVG – The Navigator Company), um novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro no centro urbano de Cacia no valor de 1.377.698,20€, que será executado pela empresa Ângulo Recto – Construções Lda.

A obra tem como objetivo principal a adaptação da antiga estrada nacional à vivência citadina, dando prioridade à segurança do peão, redução da velocidade de circulação automóvel e ao tratamento do espaço público.

O projeto prevê a criação de passeios e passadeiras elevadas e a promoção do desvio da circulação de pesados para vias alternativas atualmente existentes. Será também reformulada toda a rede de iluminação pública, construída uma rede para drenagem de águas pluviais e executada a rede de gás natural.

Condicionamentos de trânsito

A obra terá o seu início no troço entre o cruzamento da Rua Luís de Camões/Rua de Dr. Manuel Dias Ferreira e a nova variante de Cacia e para a sua execução, será necessário proceder a vários condicionamentos e cortes ao trânsito.

Assim, o trânsito será condicionado no sentido Sul – Norte e cortado no sentido Norte – Sul, com desvios programados pela Rua de José Estevão, Rua dos Bombeiros da Celulose, Avenida Fernando Augusto Oliveira e Rua Vale Caseiro. Este esquema de desvios irá manter-se na duração total da empreitada.

A CMA solicita a melhor compreensão e colaboração de todos na boa gestão desta operação, em particular nos constrangimentos de trânsito que a mesma possa originar.

Figueira da Foz: Apreendidos mais de 200 quilos de pescado por fuga à lota

 A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, no dia 1 de outubro, no Porto de Pesca Costeira da Figueira da Foz, apreendeu 238 quilos de pescado, com um valor estimado de 1 400 euros.

Numa ação de fiscalização que tinha como objetivo controlar o cumprimento das regras de descarga, transporte e comercialização, os militares abordaram um veículo com pescado sem que tivesse sido submetido ao regime legal de primeira venda (fuga à lota) de pescado fresco. No total foram apreendidos 130 quilos de pescada e 108 quilos de espécie judeu, tendo sido identificado um homem de 56 anos e elaborado um auto de contraordenação, punível com uma coima que poderá atingir os 3 740 euros.

A apreensão será submetida ao regime legal de primeira venda de pescado fresco nas instalações da Docapesca da Figueira da Foz.


Clint Eastwood, aos 90 anos, prepara-se para dirigir e ser a ‘estrela’ de novo filme

Clint Eastwood, aos 90 anos de idade e com a indústria de Hollywood paralisada pela pandemia dacovid-19, prepara-se para dirigir e ser a estrela no seu próximo projeto cinematográfico, "Cry Macho", baseado num guião de Arnold Schwarzenegger.

A história de "Cry Macho" conta a viagem de uma velha estrela de rodeio de touros que ajuda um jovem que foge da sua família alcoólica para poder entrar no Texas vindo do México, de acordo com um exclusivo do jornal especializado Deadline.

Não é a primeira tentativa de adaptar a história ao grande ecrã, uma vez que o The New York Times declarou em 2011 que Schwarzenegger filmaria este filme depois de terminar o seu mandato como governador da Califórnia, embora o projeto nunca tenha sido concluído.

Em 1991, houve outra tentativa liderada por Roy Scheider que também falhou.

Não se sabe quando começarão as filmagens, uma vez que a atividade de produção audiovisual está na sua maioria paralisada pela pandemia.

Com cinco Óscares, mais cinco Globos de Ouro, mais a Palma de Ouro em Cannes e o Leão de Ouro em Veneza, o cineasta poderia reformar-se depois de alcançar todas as honras possíveis como ator, realizador e produtor.

Lusa

Biblioteca Municipal de Anadia retoma horário normal de funcionamento

A Biblioteca Municipal de Anadia vai retomar, no próximo dia 6 de outubro (terça-feira), o seu horário normal de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00 e, ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

À semelhança do que já acontecia, o número de utilizadores é limitado. Em simultâneo, será permitido o acesso a 22 pessoas na Sala de Adultos, 10 na Sala Infanto-Juvenil e de Leitura ao Ar Livre, e seis no Átrio.

O acesso a publicações periódicas, livros, dvd’s e cd’s encontra-se condicionado. O utilizador que pretender consultar um determinado documento deverá solicitar a colaboração de um funcionário.

As sessões de promoção do livro e da leitura (Hora do Livro e Teatro de Fantoches) que, até agora eram apresentadas online, passam a ser presenciais, mas sujeitas a inscrição prévia e obrigatória, no balcão de atendimento da Biblioteca, via email: geral@bm-anadia.pt ou via telefone 231 519 090, e limitado a 10 inscrições.

A atividade “Contos e Fraldas”, dirigida a bebés dos 6 aos 24 meses, será apenas disponibilizada online, através das plataformas digitais do Município, ao sábado de manhã, uma vez por mês.

Os espaços da Cafetaria e Bebeteca manter-se-ão encerrados.

Para evitar a propagação do coronavírus Covid-19, apela-se aos utilizadores para que respeitem as regras de segurança emanadas pela Direção-Geral da Saúde e pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, sendo obrigatório o uso de máscara, a higienização das mãos e manter o distanciamento físico mínimo de dois metros.

 

FC Porto começa fase de grupos da “Champions” com deslocação ao Manchester City

 O FC Porto inicia a fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol com uma deslocação aos ingleses do Manchester City, fechando a sua participação nesta fase da competição a jogar fora com o Olympiacos.

O calendário da fase de grupos da Liga dos Campeões foi hoje revelado, com os 'dragões', inseridos no grupo C, a jogarem o primeiro jogo em Inglaterra frente ao Manchester City, de João Cancelo, Bernardo Silva e Rúben Dias, no dia 21 de outubro.

Na segunda jornada, marcada para 27 de outubro, a equipa orientada por Sérgio Conceição recebe os gregos do Olympiacos, treinados por Pedro Martins e que conta no seu plantel com José Sá, Rúben Semedo, Pêpê Rodrigues e Cafú.

Na terceira jornada, a 03 de novembro, o FC Porto volta a jogar em casa, recebendo os franceses do Marselha, treinados por André Villas-Boas, voltando a jogar com a mesma equipa na quarta jornada, a 25 de novembro, desta vez em França.

Na quinta jornada, a 01 de dezembro, os 'dragões' recebem o Manchester City e na sexta e última da fase de grupos deslocam-se ao Olympiacos.

Todos os jogos do FC Porto estão agendados para as 20:00.

A fase de grupos é composta por oito grupos de quatro equipas, com as duas primeiras a seguirem para os oitavos de final -- os primeiros, com a segunda mão em casa, defrontam os segundos -- e a terceira a ser relegada para a Liga Europa. A quarta classificada fica fora das competições europeias.

Lusa

Ministro da Defesa anula diretiva da linguagem não discriminatória nas FA

O ministro da Defesa anulou, na sexta-feira, a diretiva que proibia as Forças Armadas de utilizar linguagem discriminatória, alegando tratar-se de um "documento de trabalho" que carecia de "aprovação superior".

A decisão de João Gomes Cravinho sobre a "Diretiva para a Utilização de Linguagem Não Discriminatória" foi tornada pública pela AOFA - Associação de Oficiais das Forças Armadas, que publicou na sua página de Facebook o despacho do ministro.

O documento é assinado por João Gomes Cravinho e foi enviado ao Estado-Maior-General das Forças Armadas, Exército, Marinha e Força Aérea, bem como a todos os órgãos e organismos da Defesa Nacional.

No despacho pode ler-se: "Tomei conhecimento do envio pela secretaria-geral dos ofícios (...) com o título 'Diretiva Sobre a Utilização de Linguagem Não Discriminatória', dirigido ao EMGFA, aos Ramos, e aos serviços centrais do Ministério (...). Por carecer de aprovação superior, e por se tratar de um documento de trabalho que não evidencia um estado de maturação adequado, devem considerar-se anulados os referidos ofícios".

Em causa está uma proposta de diretiva elaborada pela secretaria-geral do Ministério da Defesa Nacional com orientações para uma "linguagem não discriminatória" e mais igualitária nas Forças Armadas, na qual se propõe, por exemplo, que em vez de escrever "o coordenador", deverá utilizar-se "a coordenação", em vez de "os participantes", "quem participa", ou até o "sejam bem-vindos" deve ser trocado por "boas vindas a todas as pessoas".

Este documento causou mal estar entre os militares e suscitou indignação e críticas no setor, tendo o ministro da Defesa vindo então relativizar o impacto da diretiva, considerando serem "mais relevantes" outras medidas em curso.

"O que é verdadeiramente importante é o trabalho que está a ser feito na promoção da igualdade de género dentro das Forças Armadas", afirmou o governante, na altura, em declarações à Lusa, acrescentando que as questões linguísticas são um aspeto "absolutamente menor", que "não tem relevância nenhuma".

"Do meu lado, confesso que não pretendo passar muito tempo a pensar nessa matéria", acrescentou João Gomes Cravinho.

Na publicação da AOFA no Facebook, em que é dado a conhecer o teor do despacho, a associação considera a diretiva "humilhante", "desajustada" e "inoportuna", e lamenta que o bom senso não tenha prevalecido e que "tudo se tenha 'resolvido' com base na Força Bruta da Razão e dos Danos Políticos que o mediatismo exacerbado certamente provocou nas últimas 48 horas".

Os oficiais das Forças Armadas justificam que o documento era humilhante por permitir que o secretário-geral do Ministério da Defesa Nacional (MDN) desse ordens às chefias militares, desajustado porque inaplicável às Forças Armadas enquanto "exemplo de equidade e igualdade de género", e "inoportuna" por se sobrepor a "dezenas de problemas graves que o MDN nada faz por resolver nas Forças Armadas".

A AOFA manifesta ainda algumas reservas quanto a este assunto, afirmando que apesar de a questão estar resolvida em termos técnicos, "resta saber que eventuais outras consequências daqui resultarão".

Lusa

EuroDefense Portugal

Benfica começa Liga Europa fora com Lech Poznan, Braga recebe AEK Atenas

O Benfica começa a fase de grupos da Liga Europa de futebol com uma deslocação ao terreno do Lech Poznan, enquanto o Sporting de Braga vai receber o AEK Atenas na primeira jornada da competição.

Inserido no grupo D da Liga Europa, o Benfica desloca-se a casa dos polacos Lech Poznan, de Pedro Tiba, para a primeira jornada da competição, no dia 22 de outubro, às 17:55, enquanto o Sporting de Braga, que está no grupo G, recebe no mesmo dia o AEK Atenas, de Hélder Lopes, Paulinho, André Simões e Nelson Oliveira, às 20:00.

Na segunda jornada, em 29 de outubro, o Benfica recebe os belgas do Standard Liège, nos quais alinha o ex-benfiquista Carcela, às 20:00, enquanto os bracarenses se desloca á Ucrânia para defrontar o Zorya, às 17:55

Na ronda três da fase de grupos, em 05 de novembro, a equipa lisboeta vai receber os escoceses do Rangers, treinados por Steven Gerard, às 17:55, enquanto o Sporting de Braga se desloca a Inglaterra para defrontar o Leicester, de Ricardo Pereira, às 20:00.

Na ronda seguinte, em 26 de novembro, os jogos invertem-se, com o Benfica a deslocar-se a Glasgow, às 20:00, e o Braga a receber o Leicester, às 17:55.

Na quinta jornada, em 03 de dezembro, os 'encarnados' vão receber o Lech Poznan, às 20:00, enquanto os 'guerreiros' vão deslocar-se a Atenas, às 17:55.

A fase de grupos termina em 10 de dezembro, com o Benfica a jogar na Bélgica com o Standard Liège, às 17:55, enquanto o Sporting de Braga joga em casa com o Zorya, às 20:00.

Os dois primeiros classificados de cada grupo são apurados para os 16 avos de final. Depois das quatro rondas a eliminar, a final da prova vai ser disputada na Arena de Gdansk, na Polónia, em 26 de maio.

Lusa

Memorial ao Conhecimento em Vieira de Leiria



A presidente da câmara, Cidália Ferreira, inaugurará na próxima segunda-feira, dia 5 de outubro, o «Memorial ao Conhecimento» na freguesia de Vieira de Leiria.

A ideia para este memorial foi inicialmente apresentada à Câmara em 2019 por uma comissão de antigos alunos da antiga escola primária daquela freguesia que pretendiam executar este projeto com o apoio da Câmara Municipal. Com o desmembramento desta comissão, a Câmara Municipal após parecer da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria decidiu avançar com a promoção e execução deste projeto assumindo o custo total do mesmo.

O projeto foi oferecido pelo vieirense Fernando Crespo que, sobre o mesmo afirmou que cumpriu a sua dívida de gratidão pelo lugar que o viu nascer e pelo carinho e estima que os Vieirenses lhe têm dedicado.

A escultura, com seis metros de altura, é de acordo com o autor um manifesto contra a ignorância e em homenagem à República composto por duas figuras neoclássicas iguais: uma dourada que se apresenta de pé sobre uma moldura quadrada, e outra escura, sob essa, de cabeça para baixo. Todo o conjunto assenta numa pirâmide, cujo vértice está a dez centímetros da figura que está ao contrário. É como um perigo latente, uma fragilidade. É uma metáfora, como se fosse uma vítima que está quase a ser punida por estar confinado a um espaço de ignorância.

Nas palavras da presidente da Câmara Municipal, “Este monumento serve para nunca nos esquecermos dos verdadeiros valores da República - Liberdade, Igualdade e Fraternidade - os quais só se cumprem verdadeiramente à luz da democracia. Perante novos movimentos sociais e partidários que pretendem colocar em causa a nossa democracia, é importante recordar, afirmar e valorizar os valores republicanos. Por sua vez, a escola tem precisamente a missão de educar as novas gerações para a necessidade de preservação destes valores essenciais. Este monumento, que é erguido no espaço onde existia a antiga escola primária de Vieira de Leiria, visa homenagear todos aqueles que ali foram educados e educaram (alunos, professores e auxiliares).”

Na ocasião será homenageado o professor jubilado, que lecionou naquela escola, Fausto Augusto Linhares.

NOTA: Considerando as circunstâncias atuais relacionadas com a pandemia alerta-se para a impossibilidade de se realizarem ajuntamentos, podendo ainda assim quem quiser testemunhar o momento no local respeitando os devidos distanciamentos sociais.

Presidente da Câmara de Leiria destaca espírito empreendedor da região e pede investimento do Governo

O presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, destacou esta sexta-feira o espírito empreendedor da região, na cerimónia de entrega do galardão de Empresa Gazela à Lubrifuel, que contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e da presidente da CCDRC, Isabel Damasceno.

“No Município de Leiria estamos apostados em construir um ecossistema favorável ao nascimento e crescimento de novas empresas, nomeadamente através da criação de uma moderna plataforma de infraestruturas de apoio ao setor empresarial”, disse Gonçalo Lopes, numa alusão ao futuro Centro de Negócios a instalar no topo norte do Estádio Municipal, vocacionado para a atração de empresas de base tecnológica.

O autarca aproveitou ainda a presença da ministra para apelar ao investimento do Governo na região, para alavancar o potencial económico local: “Para potenciarmos ainda mais a capacidade inata que esta região manifesta para o empreendedorismo, apenas necessitamos de algum investimento estrutural por parte do Governo, que a concretizar-se ajudará a alavancar o potencial não só de Leiria mas de todo Centro do país”, disse.

Na edição deste ano deste galardão, Leiria destaca-se por ser o concelho da região Centro com o maior número de empresas distinguidas, 14.

Na sessão, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, considerou que o resultado obtido pelo concelho de Leiria não é obra do caso, refletindo o trabalho conjunto das diversas instituições locais, em prol do desenvolvimento da região.

A governante realçou ainda a importância do pacote financeiro que Portugal irá receber da União Europeia e da sua importância para promover para fortalecer a economia nacional, destacando a importância de ser reforçada a qualificação de recursos, a modernização das empresas e dos serviços do Estado e da Administração Local, de modo a tornar a economia mais resiliente, mais amiga do ambiente, mais digitalizada, gerando mais riqueza e consequente melhoria do nível salarial.





México | Entrevista De Trabajo Por Videollamada: ¿Cómo Elegir Al Mejor Candidato?

 


por Yesica Flores

La pandemia por COVID-19 cambió drásticamente no sólo la forma de trabajar, sino todos los procesos a  su alrededor, entre ellos las contrataciones. Muchas empresas se están enfrentando por primera vez al reto de seleccionar talento de forma remota. Y no sólo se trata de un cambio de dinámica, también de búsqueda de nuevos  perfiles que empaten con las necesidades de la compañías en este contexto.

La llamada ‘nueva normalidad’ presupone nuevas formas de trabajo y por ende nuevos trabajadores que puedan desempeñar sus funciones de manera eficientemente desde casa.

“Las habilidades de los trabajadores, así como su compromiso, son claves para impulsar el desarrollo de las empresas, por ello la selección de personal es tan importante. Se trata de encontrar talentos con habilidades y perfiles compatibles con los valores y metas de la empresa. No obstante, el trabajo remoto puso nuevos retos sobre la mesa para la selección de personal”, señala Andrea Rojas, Head de RRHH en Runa, software de nómina y gestión de Recursos Humanos (RRHH).

De acuerdo con la Encuesta sobre el Impacto Económico Generado por COVID-19 en las Empresas (ECOVID), realizada por el INEGI, desde que inició el confinamiento el 94.7 % de las grandes empresas del país promovieron el trabajo desde casa, y para garantizar la efectividad de esta nueva dinámica de trabajo, el  87.5% de ellas realizaron estrategias para motivar la comunicación a través de canales virtuales. 

En este sentido, el desafío de la pandemia va más allá de encontrar personal con habilidades y conocimientos acordes al puesto, por ello, de acuerdo con Runa, para elegir a los mejores candidatos, las áreas de Recursos Humanos de las empresas deben ponderar lo siguiente:

Evaluar las habilidades de comunicación. La comunicación es clave para el trabajo remoto. El home office requiere de trabajadores que sepan cómo comunicar sus dudas e inquietudes, pero que además conozcan cómo relacionarse con el resto del equipo a través de sus computadoras o dispositivos móviles.

Una efectiva comunicación entre un nuevo empleado y el resto de los trabajadores asegura la correcta coordinación y el trabajo en equipo. Las habilidades que hoy en día se requieren pasan por la comunicación oral o escrita, incluso el lenguaje corporal, pues las videoconferencias también son parte importante de las nuevas dinámicas laborales.

Asegurarse que le interese el trabajo y que tenga clara la dinámica del empleo. Al momento de entrevistar a los candidatos es importante que tengan claro cuál será su función dentro de la empresa, pero principalmente que muestren interés por el puesto. Esto garantiza que el trabajador seleccionado será proactivo y responsable con sus obligaciones.

Enfocarse en otros aspectos, no sólo en su formación académica. Si bien todas las empresas buscan al candidato mejor preparado, hay que tomar en cuenta que con la pandemia se derivan nuevas situaciones laborales que el trabajador deberá enfrentar. Así, su actitud, capacidad de resolución de conflictos, personalidad, compromiso, flexibilidad y facilidad para trabajar en equipo son de suma importancia.

Buscar perfiles con iniciativa y que se sientan cómodos trabajando en casa. El aislamiento social puede ser difícil de sobrellevar para algunas personas, ya que el espacio habitual de trabajo es una oficina o un lugar donde se encuentra rodeado de otros compañeros; sin embargo, trabajar desde casa no significa hacerlo solo; al contrario, el trabajo remoto hace más indispensable la coordinación del equipo. Por ello se debe buscar candidatos que tengan iniciativa propia y que puedan aportar ideas o estrategias de valor para mejorar estas nuevas formas de trabajo colaborativo.

También se debe considerar que el trabajador que no logre entender y adaptarse a esta dinámica podría resultar en problemas de estrés o ansiedad, que con el tiempo podrían afectar su productividad.

Conocer sus motivaciones para aplicar al empleo. Esto ayudará a tener una lectura de lo que el candidato busca para su vida laboral y saber si corresponde con lo que la empresa ofrece. De este modo se genera un vínculo de confianza y compromiso entre el colaborador y la empresa, que será muy valioso para fomentar un buen espacio de trabajo a distancia.

México | México Bajo Ataque, Más De 6 Millones De Ataques De Malware Recibidos En Las Últimas 24 Horas

 


por Yesica Flores

De acuerdo con el Security Center de SonicWall, plataforma de monitoreo en tiempo real de ataques cibernéticos con más de un millón de sensores distribuidos por todo el mundo, México registró el día de ayer 6.14 millones de ataques maliciosos colocándose en el tercer lugar de los países más atacados, solamente por detrás de India (17.5M) y Estados Unidos (21.9 M) a nivel mundial.

De acuerdo con los análisis de SonicWall, el 1 de octubre es uno de los días con más registro de ataques en lo que va de 2020, esto se suma al Reporte de Amenazas de mitad de año, donde se dio a conocer que México alcanzó la cifra de 9,903,771 ataques de malware obteniendo el punto más crítico durante marzo con 3,944,488 intentos.

Para el día de hoy, México aún mantiene una posición relevante como target de ataques Malware para puertos No Standard en América, ocupando el segundo sitio con 8%, mientras que en el tercer lugar se ubica Canadá con el 3%, y Estados Unidos en la primera posición con el 88%.

“Este es un registro sin precedente en América Latina, ya que México recibió en un solo día el 60% de los ataques reportados en el Reporte de Amenazas de Mitad de Año, lo que resulta sumamente interesante. Bajo este contexto queremos recordar que en octubre denominado el mes de la ciberseguridad, es de vital importancia contar con herramientas y soluciones para estar protegidos, porque como hemos visto, los cibercriminales nunca descansan”, señaló Mónica Velasco, Marketing Manager para América Latina de SonicWall.

México | Las Empresas Adelantan 3 Años Los Planes De Digitalización Por Covid

 


por Yesica Flores

8% de los asistentes consideró que contar con canales digitales es parte esencial de la estrategia de atención al cliente.

A raíz de la contingencia sanitaria de este año, la mayoría de las compañías mexicanas han adelantado aproximadamente tres años sus planes de digitalización para optimizar la interacción con sus clientes. Así se dio a conocer durante el webinar “Atención Digital que transforma la Experiencia de cliente” organizado por Atento, compañía líder en Experiencia de Cliente (CX) y tercerización de procesos (BPO), en donde empresas de diversos sectores como Home Depot y Didi Food coincidieron que este periodo ha acelerado la transformación digital de sus compañías.

Para responder a este desafío de transformación digital, las empresas han crecido su base de trabajadores y reforzado sus operaciones en línea, lo que trajo como consecuencia la necesidad de hacer más robusta la experiencia de sus clientes.

En el caso de Home Depot, el aumento en la demanda obligó a la compañía a implementar soluciones que se encontraban en las primeras etapas de adopción y que súbitamente registraron un incremento exponencial de interacciones.

Por su parte, Manuel Tapia, Food Consumer Service en Didi Food, destacó que empresas de nueva generación gestionan la interacción con sus clientes con plataformas totalmente digitales, para lo cual es imprescindible ofrecer una comunicación constante y efectiva dentro de su aplicación, así como contar con diversas vías de contacto en caso de cualquier eventualidad.

“La automatización de procesos, como solicitud de reembolsos, ha permitido a que la compañía enfoque esfuerzos en atender solicitudes más elaboradas”, explicó Tapia. “A nivel global la plataforma ya registra 50 millones de viajes al día, por lo que contar con automatizaciones para atender interacciones ha resultado de gran importancia para mantener un buen nivel de servicio”, detalló.

En un sondeo entre los asistentes al evento, entre los que se encontraban líderes empresariales y directivos de compañías con operaciones en México, 67% consideró a WhatsApp como la vía más efectiva para comunicarse con las marcas y 78% aseguró que canales en línea son parte esencial de la estrategia de experiencia de cliente. A su vez, el 51% de ellos recomendaría a las marcas poner más atención a sus canales digitales, ya que los consideran herramientas que hacen crecer el negocio.

Sin embargo, las llamadas telefónicas aún son las más solicitadas para resolver problemas de los consumidores, seguidas por correo electrónico, chat y redes sociales.

“Los canales digitales representan una oportunidad para que las organizaciones agilicen sus procesos y sean más eficientes, además de que disminuyan sus costos de operación” afirmó Jorge Casillas, Business Delivery Director de Atento México.

El evento formó parte de una serie de encuentros virtuales organizados por Atento en los que empresas de sectores como turismo, salud o telecomunicaciones han discutido sobre tendencia y desafíos para mejorar la experiencia de los clientes y fortalecer a los negocios.

Montemor-o-Velho promove Campanha de Esterilização gratuita de animais de companhia

 Até 30 de outubro, a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho encontra-se a promover uma Campanha de Esterilização gratuita de animais de companhia.

Dirigida aos animais de companhia – cães e gatos – de munícipes com residência no concelho, a iniciativa vem no seguimento de uma candidatura ao programa do Governo, através da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), e visa combater, no concelho, o abandono de animais e a sobrelotação do centro de recolha oficial de animais de companhia.

As intervenções cirúrgicas vão ser efetuadas em Centro de Atendimento Médico-Veterinário da região e, a par dos valores disponibilizados pela DGAV, o município vai assumir os custos com vacinação antirrábica obrigatória, a identificação eletrónica (chip) do animal e o registo na base de dados SIAC – Sistema de Informação de Animais de Companhia.

A inscrição para a campanha de esterilização pode ser efetuada através do preenchimento do documento disponível no Balcão Único na Câmara Municipal, nas Juntas/Uniões de Freguesia do concelho e no site do Município, devendo ser enviado para o endereço de e-mail: geral@cm-montemorvelho.pt, aguardando o posterior contato para confirmação e marcação da cirurgia.

México | La Agrupación De Pop K/DA Anuncia Fecha De Lanzamiento De Su Nuevo Ep ‘All Out’

 


por Yesica Flores

El nuevo EP del grupo virtual de K-pop de Riot Games estará disponible en todas las plataformas digitales a partir del  próximo 6 de noviembre

Riot Games confirmó que el próximo 6 de noviembre, en todas las plataformas digitales, estará disponible el nuevo EP del grupo de K-pop K/DA, titulado ‘ALL OUT’. Adicionalmente, Kai’Sa, Evelynn, Ahri y Akali regresan con un nuevo look y con el firme propósito de batir nuevamente récords de reproducciones, al igual que con su sencillo debut POP/STARS en 2018.

Por otro lado, el EP viene acompañado de la participación de Seraphine, personaje que se suma al escenario de Worlds 2020, el Campeonato Mundial de League of Legends, para interpretar en vivo THE BADDEST y el resto de nuevas propuesta musicales de este EP, cargado de sonidos pop más globales. Así como Seraphine, ‘ALL OUT’ contará con la colaboración de otros artistas, permitiéndole a K/DA incluir una lista mucho más larga de músicos talentosos para que se unan a ellas en su regreso. Los detalles sobre los artistas incluidos en la lista serán revelados en las redes sociales de K/DA.

Inspiradas en un principio por el K-pop y en asociación con artistas como SOYEON y MIYEON de (G)I-DLE; Madison Beer; y Jaira Burns, K/DA ha evolucionado para integrar nuevos estilos musicales y expandir los límites tradicionales, logrando construir una identidad única para cada de las integrantes del grupo, en lugar de enfocarse solo en un talento individual. 

K/DA se convirtió en una sensación en 2018 con su sencillo POP/STARS, debut que alcanzó los puestos más altos en iTunes (#1 en la lista de K-pop, #2 en la lista de pop), Billboard (#1 en World Digital), y más de 170 millones de reproducciones en plataformas de streaming. Su video musical ha alcanzado más de 340 millones de vistas a la fecha, posicionándose como la canción debut más exitosa de un grupo de K-pop en toda la historia de YouTube.