domingo, 22 de agosto de 2021

Portugal perde com Senegal no Mundial de futebol de praia


Portugal sofreu hoje a primeira derrota no Mundial de futebol de praia, que se está a disputar em Moscovo, ao perder com o Senegal (5-3), que já garantiu o apuramento para os quartos de final.

Von, Rodrigo Pinhal e André Lourenço marcaram os golos portugueses, com Raoul Mendy e Mandione Diagne, ambos por duas vezes, e Ninou Diatta fizeram os tentos dos africanos-

Com duas jornadas disputadas, o Senegal tem seis pontos, mais três do que Portugal e Uruguai, que se defrontam na terça-feira para decidir quem segue para a próxima fase, enquanto Omã ainda não pontuou e já está eliminado.

Lusa

Atividade operacional semanal da GNR

A GNR, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, entre os dias 13 a 19 de agosto, que visaram, não só, a prevenção e o combate à criminalidade e à sinistralidade rodoviária, como também a fiscalização de diversas matérias de âmbito contraordenacional, registando-se os seguintes dados operacionais provisórios:

  1. Detenções432 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 225 por condução sob o efeito do álcool;
  • 85 por condução sem habilitação legal;
  • 21 por tráfico de estupefacientes;
  • 12 por furto e roubo;
  • 12 por posse ilegal de armas e arma proibida;
  • 11 por violência doméstica;
  • 6 por incêndio florestal.
  1. Apreensões:
  • 1 484 doses de heroína;
  • 364,16 doses de haxixe;
  • 502,232 doses de liamba;
  • 66,55 doses de cocaína;
  • 15 armas de fogo;
  • 13 armas brancas ou proibidas;
  • 11 viaturas.
  1. Trânsito:

Fiscalização8 236 infrações detetadas, destacando-se:

  • 6 430 excessos de velocidade;
  • 456  por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 426 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 314 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 219 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 208 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 163 por falta de seguro de responsabilidade civil;
  • 156 relacionadas com tacógrafos.

Portugal perde com Dinamarca e termina Europeu sub-19 de andebol no sexto lugar

Portugal perdeu hoje com a Dinamarca por 31-27 no encontro de atribuição do quinto lugar do Campeonato da Europa sub-19 de andebol, que termina em Varazdin e Koprivnica, na Croácia.

Em Varazdin, a equipa portuguesa, que tinha batido a Dinamarca no segundo encontro da 'Main Round', precisamente pelo mesmo resultado de hoje, conclui assim o campeonato na sexta posição.

No final, em declarações divulgadads pela Federação portuguesa, o selecionador luso, Carlos Martingo, reconheceu que a Dinamarca esteve melhor no jogo e que Portugal cometeu erros cruciais.

"Houve mais mérito da Dinamarca do que demérito nosso. A Dinamarca fez um jogo muito bom a nível defensivo, nós não fomos capazes de encontrar, muitas vezes, as melhores soluções no ataque e acabámos por falhar demasiadas situações claras de finalização e, contra equipas de alto nível, isso paga-se caro", afirmou.

Martingo explicou ainda a mudança no sistema de jogo e nas opções iniciais, reforçando a qualidade do plantel: "Quisemos dar oportunidade a outros jogadores, foi um jogo extremamente competitivo e a verdade é que estávamos por cima no início, quando estávamos em campo com os atletas menos utilizados, mas, como já disse anteriormente, todos os 16 jogadores demonstraram excelente qualidade."

Para o técnico, o balanço foi positivo e o desfecho do Europeu revela que Portugal está cada vez mais perto da elite do andebol europeu.

Podemos ver de duas maneiras. Por um lado, um sexto lugar num Campeonato da Europa com equipas de alto nível é um fantástico resultado, por outro, podemos ver que mostrámos capacidade para poder aspirar a mais e que a linha que separa Portugal das seleções de alto nível é cada vez mais curta. Acredito que continuaremos neste registo e é importante salientar que, neste grupo de 16 jogadores, sete atletas pertencem à geração sub-17", sublinhou.

Do minúsculo ao gigante: todos têm um papel no Ecossistema

 Nos últimos quinhentos milhões de anos, a vida na Terra foi quase dizimada por cinco vezes - alterações climáticas, uma idade do gelo intensa, vulcões, e a rocha espacial que colidiu com o Golfo do México há 65 milhões de anos, obliterando os dinossauros e um conjunto de outras espécies. Todos os sinais indicam que estamos agora perto da sexta, sendo considerada como “o maior episódio de desaparecimento de espécies desde a extinção dos dinossauros”, com a diferença que desta vez, por culpa da ação humana.

A Europa perdeu 80% de insetos em 30 anos! O que contribuiu para o desaparecimento de 400 milhões de pássaros, assim como também de anfíbios, lagartos, peixes, pequenos mamíferos, etc. Mais de 40% das espécies de insetos estão em declínio e 1/3 já estão classificadas como Ameaçadas. Quando se afirma que 80% da biomassa de insetos desaparece em 25-30 anos, podemos declarar que se trata de uma catástrofe na Natureza numa escala mundial para os nossos ecossistemas e para a nossa sobrevivência

As maiores causas da eliminação de animais tão essenciais para a vida como os pequenos invertebrados, centram-se na destruição do seu habitat (fonte de alimentação, abrigo e proteção), a utilização crescente de pesticidas e fertilizantes artificiais, as alterações climáticas (variações de temperatura que não são suportadas por algumas espécies de insetos), a poluição as águas rurais e urbanas, entre outras.  Ao enveredar pela Agricultura Intensiva, há a eliminação das árvores e arbustos que rodeiam os campos e as hortas; os solos ficam planos e são tratados com pesticidas, tornando-os estéreis. Assim, assiste-se à existência de solos pobres em nutrientes e sem arejamento (as plantas não vingam); deixa de existir a circulação de nutrientes ao longo dos solos (permitindo que as plantas morram desnutridas); há a extinção de polinização de plantas (não há nascimento de novas plantas); e, naturalmente, ocorre o desaparecimento do controlo natural de parasitas (os parasitas sobreviventes apoderam-se da flora, provocando doenças ou mesmo a morte das plantas).

Passando dos pequeninos para os grandes, os elefantes africanos ainda são caçados em grande número. Dezenas de milhares de elefantes são mortos anualmente para obtenção de marfim. Este material é frequentemente esculpido em ornamentos e joias, sendo a China o maior mercado consumidor desses produtos. A proibição do comércio internacional foi introduzida em 1989 pela CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Selvagem), após anos de caça furtiva sem precedentes. Na década de 1980, cerca de 100.000 elefantes eram mortos por ano e até 80% das manadas foram perdidas em algumas regiões. Esta proibição permitiu que algumas populações se recuperassem, especialmente onde os elefantes foram protegidos de forma adequada, mas, infelizmente, nos últimos anos a procura aumentou novamente.

Os elefantes florestais africanos são importantes dispersores de sementes por meio do consumo de frutas. As tâmaras florestais são consideradas dependentes do elefante, pois a semente germina com mais sucesso depois de passar por um elefante. Os elefantes também são responsáveis ​​pela criação e manutenção de grandes clareiras no meio das florestas tropicais, em áreas onde destroem a vegetação enquanto comem e viajam. Essas aberturas florestais afetam fortemente a regeneração das árvores florestais e aumentam a diversidade das mesmas, afetando muitos outros organismos naquela área. Os caminhos e buracos no solo feitos pelos elefantes durante as suas viagens, são usados ​​por outros animais menores como abrigo ou tornam-se numa fonte de água.

A vida do nosso Planeta em alguns números (fontes: WWF e IUCN):

2.5%: taxa de declínio de insetos anual. Num século, deixam de existir insetos.

60%: As populações de mamíferos, aves, peixes, répteis e anfíbios diminuíram, em média, 60% entre 1970 e 2014.

50%: Estima-se que a Terra tenha perdido cerca de metade de seus corais de águas rasas nos últimos 30 anos.

20%: Um quinto da Amazónia desapareceu em apenas 50 anos.

37400: De 134425 espécies monitorizas, mais de 37400 estão ameaçadas de extinção.

Se quebramos uma parte do ciclo da vida, as outras partes irão sofrer obrigatoriamente. A nossa sobrevivência depende da natureza, dos ecossistemas, da água, do oxigénio, etc. Mas há ainda um caminho!

É necessário: restaurar habitats; repensar nas práticas agrícolas; diminuir a utilização de pesticidas artificiais; utilizar práticas mais sustentáveis; reservar espaços naturais selvagens para as espécies endémicas ou autóctones; recuperar zonas urbanísticas em vez de destruir mais espaços verdes para novos empreendimentos; entre outros.

Zoo Santo Inácio

António Zambujo estreia o palco das Comemorações do Dia de Montemor-o-Velho

Na noite de 7 de Setembro, véspera do Feriado Municipal, António Zambujo vai a Montemor-o-Velho apresentar alguns dos seus maiores sucessos, bem como vários temas que integram seu mais recente disco “Voz e Violão”.

O concerto acontece ao ar livre, com lugares sentados, no Centro Náutico de Montemor-o-Velho.

Recorde-se que com vista a assegurar a segurança de todos, o palco das comemorações do Dia do Município vai passar, excecionalmente, para o parque de estacionamento do Centro Náutico, por forma a garantir todas as condições de segurança e distanciamento.

A entrada é gratuita, mas sujeita a reserva prévia de bilhetes.

O uso de máscara é obrigatório, tal como o cumprimento das restantes normas recomendadas pela DGS.A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho acompanha em permanência a evolução da COVID-19 e as recomendações das autoridades de saúde nacionais, ajustando as medidas agora adotadas sempre que as circunstâncias o determinem.

 

Apreendidos mais de 700 quilos de pescada subdimensionada

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro da Nazaré apreendeu 720 quilos de pescada subdimensionada, no concelho da Leiria.

No âmbito de uma ação de fiscalização ao transporte de pescado, os militares da Guarda detetaram um indivíduo na posse de pescada sem a medida regulamentar de venda, resultando na sua apreensão.

Foi identificado um homem de 41 anos e elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode atingir um valor de 37 500 euros.

A pescada apreendida, depois de submetida ao controlo higiossanitário, foi entregue a várias instituições de solidariedade social.

A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso.

Vacinados 20 mil utentes durante a manhã deste domingo

No sábado foram vacinados 115 mil jovens entre os 12 e 15 anos.

Foram vacinados cerca de 20 mil utentes durante a manhã deste domingo, até às 10h30. No sábado, foram vacinados mais de 128 mil pessoas, dos quais 115 mil foram jovens dos 12 aos 15 anos.

A informação é avançada por uma nota da task force enviada à TSF, que refere ainda que "entre 19 e 21 de agosto foram efetuados mais de 47 mil pedidos de autoagendamento para jovens com idades compreendidas entre os 12 e 17 anos, para serem vacinados nos fins de semana de 28 e 29 de agosto".

A vacinação contra a Covid-19 de crianças e jovens entre os 12 e os 15 anos começou este sábado, no primeiro de dois fins de semana dedicados a esta faixa etária.

Para este primeiro fim de semana estavam agendadas cerca de 110 mil pessoas, mas além dos que fizeram o pedido de autoagendamento, e os que tenham sido chamados pelos serviços de saúde, a task force' que coordena o programa de vacinação decidiu abrir também a modalidade "casa aberta", à semelhança do que aconteceu no fim de semana anterior com os jovens de 16 e 17 anos.

As datas para a toma da segunda dose também já estão definidas. No fim de semana de 11 e 12 de setembro, os jovens entre os 12 e os 15 anos estarão de regresso para completar a vacinação, mesmo antes do início do ano letivo.

A vacinação desta faixa etária vai continuar no fim de semana de 28 e 29 de agosto, estando aberto o autoagendamento para essas datas até sábado, que abrange também a faixa etária dos 16 e 17 anos.

Catarina Quaresma / TSF

Tapada de Mafra substitui comboio a combustível por veículos elétricos

A Tapada Nacional de Mafra pôs em funcionamento quatro veículos elétricos para a realização das visitas, substituindo assim o tradicional comboio a combustível, para reduzir a pegada ecológica.

“É uma diferença não só em termos da qualidade da visitação por serem mais cómodos e mais silenciosos, o que permite ao visitante ouvir os passarinhos enquanto passeia e vê os gamos, mas também em termos ambientais, com menos 52 quilogramas de dióxido de carbono que deixam de ser emitidos” por cada visita que é feita à Tapada, explica Margarida Gago, responsável pela comunicação, em declarações à Lusa.

Os quatro veículos elétricos têm, cada um, 12 lugares.

Até ao final deste ano, a Tapada Nacional de Mafra, no distrito de Lisboa, vai adquirir outros três, de 22 lugares cada e com lugares para pessoas com mobilidade reduzida.

Desde que reabriu após o confinamento provocado pela pandemia de covid-19 que a Tapada introduziu outras novidades no programa de visita, nomeadamente áudio-guias, disponibilizando os equipamentos ou os códigos “QR”, que permitem ao visitante aceder a conteúdos multimédia a partir do seu próprio telemóvel.

“Com os áudio-guias, o visitante sente-se muito mais acompanhado quando está a fazer um percurso pedestre, consegue geolocalizar-se e pode escolher entre 15 temas para explorar em família, na sua bolha, em vez de ficar à espera de um guia e de integrar um grupo”, refere a também bióloga.

O programa integra passeios pedestres, de bicicleta, de charrete ou de carro elétrico, ateliês de apicultura, demonstrações de voo livre de aves de rapina e piqueniques.

A Tapada de Mafra, Património mundial da UNESCO desde 2019, possui 800 hectares, onde vivem 500 animais de mais de centena e meia de espécies diferentes, entre gamos, veados, javalis, aves como a águia de Bonelli ou o bufo real, répteis como salamandras, tritões e cobras, e uma floresta exuberante, com quase uma centena de espécies de plantas, das quais 21 são árvores e arbustos.

Além disso, é o único abrigo de morcegos na região de Lisboa e Oeste, com floresta densa e árvores autóctones, como sobreiros ou freixos, habitats destas espécies, uma vez que a zona está bastante modificada pelo aproveitamento agrícola dos campos e pela plantação de espécies arbóreas, como o eucalipto.

Lusa

Polícia Marítima interrompe ajuntamentos com cerca de 125 jovens no distrito de Leiria

Dois ajuntamentos, com "cerca de 125 jovens" que se "encontravam em ambiente festivo", nas praias de Gralha e Nazaré, foram interrompidos de madrugada pela Polícia Marítima, anunciou esta força policial.

Os grupos de jovens, com idades entre os 18 e os 28 anos, encontravam-se na praia da Gralha, no concelho de Alcobaça, e na praia da Nazaré, no concelho da Nazaré, ambas no distrito de Leiria.

A Polícia Marítima da Nazaré deslocou-se aos dois locais, “na sequência de várias denúncias”.

Na praia da Gralha foi identificado “um grupo de cerca de 55 jovens” e um outro grupo “de cerca de 70 jovens” foi identificado na praia da Nazaré.

“Os dois grupos encontravam-se em ambiente festivo, a ouvir música e a consumir bebidas alcoólicas perto da praia”, segundo o comunicado da Polícia Marítima.

Os agentes policiais deram instruções para os jovens abandonarem os locais, que “foram prontamente acatadas”.

Por decisão do Governo, anunciada na sexta-feira, deixa de vigorar a situação de calamidade e Portugal continental passou para o estado de contingência, no âmbito do qual o alívio de diversas restrições neste território previsto para o início de setembro foi adiantado para a próxima segunda-feira.

Porém, mantêm-se em vigor as normas de distanciamento social e a proibição de ajuntamentos em locais públicos.

Lusa


Clube português na Argentina lança livro sobre história que difere de outras instituições lusas

O Clube Português da Grande Buenos Aires, maior instituição lusitana na Argentina, lança hoje um livro com 43 anos de uma história com dois diferenciais: levar a cultura portuguesa a outras nacionalidades e promover a assistência social.

"O objetivo do livro é registar a história da instituição e a sua identidade que é também a de milhares de portugueses que escolheram esta terra. Este clube nasceu com a ideia de que os portugueses pudessem matar saudades", conta à Lusa Víctor Estanqueiro, presidente do clube.

A obra "Clube Português da Grande Buenos Aires: do Rio Tejo ao Rio da Prata" é o resultado de um ano de pesquisas e do testemunho de 40 entrevistados que, em 410 páginas, contam como foi a saga de milhares de portugueses que, simbolicamente, trocaram de rios e de continentes.

Víctor Estanqueiro, filho de portugueses, encomendou o trabalho a Carlos Correa, um destacado jornalista, sem descendência portuguesa, mas especialista nesse tipo de pesquisa histórica, autor de outros oito livros.

"Ao escrever o livro, fiquei surpreso com a recetividade da comunidade portuguesa em geral. Foi emocionante ver os olhos lacrimejantes dessa gente ao contarem as suas histórias. Transmitiram-me essa emoção e acolheram-me como mais um integrante. É a história do clube, mas são também histórias de vida", descreve Carlos Correa à Lusa.

A instituição portuguesa nasceu em 23 de agosto de 1978 na cidade de Isidro Casanova, no distrito de La Matanza, o mais populoso da região que rodeia Buenos Aires, a 30 quilómetros da capital argentina. Foi declarada de interesse cultural pelas câmaras municipal e provincial.

Na Argentina, as instituições portuguesas têm vindo a completar o seu centenário. É o caso da Associação Portuguesa de Socorros Mútuos de Salliqueló (1916), do Clube Português da Cidade de Buenos Aires (1918) e da Associação Portuguesa de Comodoro Rivadavia (1923), mas em apenas 43 anos, o Clube Português da Grande Buenos Aires tornou-se a maior das 15 instituições portuguesas na Argentina em infraestrutura, em quantidade de sócios (três mil) e em variedade de disciplinas desportivas e culturais.

O livro, previsto para ser lançado com nove capítulos há um ano, teve o seu lançamento adiado devido à pandemia de covid-19. O evento que comove o mundo inspirou um décimo capítulo que descreve como o ginásio do clube foi preparado para se tornar um "hospital de campanha", com 100 leitos para casos leves.

Também aparece a visita, em 1995, do então Presidente português, Mário Soares, que recebeu a chave da cidade ao tornar-se o primeiro Presidente estrangeiro em exercício a visitar o distrito de La Matanza.

Em junho de 1982, o clube foi um dos mais significativos doadores ao Fundo Patriótico Ilhas Malvinas, criado para apoiar financeiramente os gastos durante a guerra contra a Inglaterra (entre 02 abril e 14 junho), a assistência e as indemnizações aos ex-combatentes e parentes.

O almoço do Dia de Portugal daquele ano, o evento mais importante em arrecadação de receitas, rendeu 70 milhões de pesos da época. Para se ter uma ideia do esforço de cerca de mil portugueses, Diego Maradona doou 100 milhões.

Essa generosidade é uma das duas principais marcas diferenciais da instituição portuguesa. Como forma de integração com a sociedade ao seu redor e de retribuir parte do que os portugueses conquistaram, o Clube Português da Grande Buenos Aires promove uma série de campanhas para assistência social.

Neste inverno, distribuiu roupa para o frio aos sem-abrigo. Todos os anos torna-se ponto de recolha e de doação de sangue. No dia das crianças, leva brinquedos a um hospital infantil.

Outra vocação estratégica do clube é a difusão da cultura portuguesa. É a única instituição portuguesa aberta às demais nacionalidades e às suas descendências. É também o que mais procura levar a cultura portuguesa a outros âmbitos, a festivais que não sejam os de origem lusitana.

Embora tenhamos um embaixador formal de Portugal na Argentina, somos também embaixadores de Portugal. O nosso objetivo é que quem não tem nada a ver com Portugal possa escutar um fado, saborear a nossa culinária, ver a nossa dança típica e aprender a nossa língua. Queremos chegar a essa gente. Esse é o nosso lema", explica Víctor Estanqueiro.

O clube tem duas grandes ferramentas para esse objetivo: os ranchos folclóricos Mocidade Portuguesa e Dançares da Nossa Terra, sendo este segundo o que mais viaja pelo país e o que mais procura exibir Portugal nas festividades de outras nacionalidades.

"Os portugueses já conhecem a nossa cultura. É necessário abrir a nossa cultura para que outros nos possam conhecer. Por isso, vamos às festas de outras comunidades", indica José Aniceto Domingos, um dos fundadores do Dançares da Nossa Terra em 1993 e um dos primeiros sócios do clube.

Este algarvio de Pechão, concelho de Olhão, chegou à Argentina com 13 anos. Aos 48, fundou o rancho com bailarinos infantis entre 5 e 8 anos. Aquela primeira turma era integrada por Natalia Rodrigues e Pablo da Silva Pais, com 6 e 8 anos, respetivamente. Os dois casaram-se e hoje, aos 34 e 36 anos, são os professores da nova geração.

Essa forma de relacionar-se através de redes de amigos ou parentes foi justamente a chave para a chegada de milhares de portugueses a La Matanza entre as décadas de 1920 e 1960. Um amigo já estabelecido convidava o outro ou trazia a sua mulher e filhos. O instrumento mais usado era uma carta de chamada, muitas vezes com a tentação de um contrato de trabalho.

A Zona Oeste da região periférica de Buenos Aires era um fértil cinturão para a pequena agricultura de frutas, verduras e hortaliças. A região era também propícia para os fornos de tijolos. Os portugueses foram líderes nas duas atividades e protagonistas da transformação da área, incluído o Clube Português da Grande Buenos Aires, hoje um dos principais da Argentina.

Lusa

Morreu a princesa Maria do Liechtenstein, aos 81 anos


A princesa Maria do Liechtenstein, mulher do príncipe Hans-Adams II, morreu hoje aos 81 anos em consequência de um derrame cerebral, anunciou fonte oficial do principado.

Segundo a mesma fonte, a princesa, que nasceu em 1940 em Praga, estava hospitalizada depois de ter sofrido, na quarta-feira, um derrame cerebral.

O Liechtenstein, com cerca de 40.000 habitantes, é uma monarquia constitucional regida pelo príncipe Hans-Adam II desde 1989, embora este tenha cedido a gestão dos assuntos do principado em 2004 ao filho mais velho, o príncipe Alois.

Lusa

Imagem: JN


Mais de uma centena manifesta-se no Porto em solidariedade com as mulheres afegãs

Mais de uma centena de pessoas juntou-se na Avenida dos Aliados, no Porto, para demonstrar solidariedade com as mulheres afegãs e pedir ao Governo português que conceda asilo político a estas mulheres e aos seus filhos.

“Libertação para as mulheres do Afeganistão” e “Governo machista, resistência feminista” foram algumas das palavras de ordem que se fizeram ouvir no topo da Avenida dos Aliados, numa concentração organizada pela Liga Feminista do Porto, que juntou mais de uma centena de pessoas, ao final da tarde.

Em declarações à Lusa, Diana Pinto, da direção da Liga Feminista, explicou que a sua “solidariedade é para com o povo afegão, enquanto vítimas de 20 anos de política imperialista dos Estados Unidos, e de política fundamentalista islâmica, por parte de grupos terroristas como os talibã, mas é, sobretudo, para com as mulheres, que, dentro deste grupo, são as que mais fragilizadas são por este regime”.

“É também uma forma de fazer pressão sobre os partidos políticos e os agentes políticos portugueses, para que tomem uma posição ao nível da concessão de asilo político às mulheres, que são as maiores vítimas, e aos seus filhos, porque é com caráter de urgência”, esclareceu a ativista, acrescentando que “as 50 vagas que foram anunciadas pelo Ministério da Administração Interna são insuficientes”.

Na quarta-feira, Eduardo Cabrita adiantou que Portugal irá começar a acolher refugiados afegãos “tão breve quanto possível”, estando previsto, numa primeira fase, o acolhimento de cerca de 50 pessoas.

“Haverá o transporte de pessoas que trabalharam com a UE ou com outras instituições para Espanha e, a partir daí, uma análise da sua situação e uma recolocação entre vários países europeus”, explicou o governante.

Sobre a possibilidade de Portugal receber refugiados afegãos que não estejam nessa situação, o ministro reconheceu a posição particularmente frágil das mulheres e de outras pessoas envolvidas na promoção dos direitos humanos no Afeganistão, mas sublinhou que não poderá haver “fluxos migratórios desordenados”.

Para Diana Pinto, “exige-se mais das entidades europeias, onde se inclui Portugal, que, durante 20 anos, fingiram não entender a gravidade do conflito que acontecia no Afeganistão e escolheram não participar, ou participaram do lado errado”.

“E, portanto, agora têm responsabilidades naquilo que é uma crise humanitária, para mulheres, especificamente, como nunca se viu ao nível dos tempos modernos”, acrescentou.

Ainda antes da hora marcada, às 19:00, já Margarida, de 14 anos, se juntava à concentração.

Todos nós merecemos ter direitos, independentemente de sermos mulheres, homens, não binários, e o que está a acontecer no Afeganistão não representa esse tipo de direitos humanos”, disse à Lusa.

“É muito importante passar esta mensagem para o Governo português de que há uma expectativa dos cidadãos com consciência e, neste caso, das mulheres que vivem uma situação, apesar de com problemas, que é aquela que vivemos — o direito ao nosso corpo, à nossa vontade, a liberdades básicas, de estudar, de ler, de ouvir música, de não existir só com autorização de um homem — é fundamental que o Governo também seja sensível a este querer”, considerou também Manuela Matos Monteiro, de 71 anos.

Ao executivo nacional pede que dê “guarida a quem a pede”, mas não esconde o “sentimento de revolta” em relação a uma “comunidade internacional que soma erros e erros”.

Já João Lafuente, também de 71 anos, acredita que o “Governo está a responder com o mínimo que é aceitar pessoas”.

“Esse mínimo já é muito importante, não espero muito mais do que isso”, prosseguiu.

Lusa / Madremedia

Imagem: CM

Corpo de jovem encontrado em barragem de Figueira de Castelo Rodrigo

O corpo do jovem que desapareceu na barragem de Santa Maria de Aguiar, em Figueira de Castelo Rodrigo, foi encontrado cerca da 01:00 de hoje, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda.

O alerta para o desaparecimento do jovem de 20 anos tinha sido dado cerca das 17:00 de sábado, tendo os mergulhadores de Viseu sido mobilizados para o local.

A fonte do CDOS disse à agência Lusa que o corpo do jovem acabou por ser encontrado à 01:10, pela equipa de mergulhadores.

Segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, estiveram envolvidos na operação 29 operacionais e 13 viaturas.

Lusa

PRESIDENTES DAS ASSEMBLEIAS MUNICIPAIS DO ALGARVE APELAM À NAVEGABILIDADE DO RIO ARADE

Decorreu em Silves, no passado sábado, dia 14 do corrente mês, o 11.º encontro de Presidentes das Assembleias Municipais do Algarve, subordinado ao tema “O Rio Arade e a sua navegabilidade como fator de desenvolvimento socioeconómico no Algarve”.

A iniciativa foi precedida de uma visita guiada com a subida do rio Arade, desde a marina de Portimão até ao cais de Silves, onde os participantes presenciaram “in loco” as potencialidades do rio Arade e os constrangimentos à sua navegabilidade.

Chegados a Silves, o encontro culminou com um colóquio, realizado na Fissul, sobre o tema proposto, em que participaram os Presidentes das Assembleias Municipais do Algarve, bem como diversas entidades e personalidades, que concluíram unanimemente o seguinte:

1.    O projeto de desassoreamento, navegabilidade e requalificação das margens do Rio Arade, entre Portimão e Silves, constitui um projeto estruturante para a região do Algarve. 

2.    A sua inscrição no futuro, com o apoio da CCDR-Algarve, no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), agregado ao alargamento do Porto de Cruzeiro de Portimão, constitui o reconhecimento da sua relevância para o desenvolvimento económico sustentável da região do Algarve.


3.    O desassoreamento e a navegabilidade do Rio Arade deverão ser considerados numa visão integrada do Algarve, no que respeita ao seu desenvolvimento em torno de dois eixos fundamentais, o do Rio Guadiana e o do Rio Arade, na perspetiva do reforço da coesão territorial e social, da promoção das acessibilidades e mobilidade de pessoas e bens e da diversificação da oferta turística regional, valorizando os territórios e as populações do interior algarvio e reduzindo as assimetrias regionais.

 

Sismo de 3,6 na escala de Richter sentido em Portimão sem causar danos

Foi registado às 13h53 nas estações da Rede Sísmica do Continente

Um sismo de magnitude 3,6 na escala de Richter foi sentido este sábado no concelho algarvio de Portimão, no distrito de Faro, sem causar danos pessoais ou materiais, revelou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O sismo, com epicentro a cerca de 75 quilómetros a sul do Cabo S. Vicente, foi registado às 13h53 deste sábado nas estações da Rede Sísmica do Continente, precisou o IPMA em comunicado.

Segundo o instituto, o sismo foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) no concelho de Portimão e "não causou danos pessoais ou materiais".

Contactado pela Lusa, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro indicou não haver registo de danos pessoais ou materiais relacionados com o sismo.

Lusa

A festa continua e o leão vai firme

Sporting derrota Belenenses SAD em Alvalade

O Sporting soma e segue neste campeonato e voltou a vencer, desta feita frente ao Belenenses SAD, no Estádio de Alvalade, em Lisboa. O campeão não desarma na luta pela revalidação do título e mostra fibra.

No reduto verde e branco, a resistência da formação de Petit durou sete minutos, tanto tempo quanto Gonçalo Inácio precisou para abrir o ativo, levando os sportinguistas para a frente do marcador, perante a euforia dos adeptos.

João Palhinha, já no segundo tempo, ampliou a vantagem e tranquilizou o leão de Rúben Amorim, que contou com forte apoio desde as bancadas do anfiteatro verde e branco, não parando por um segundo no apoio à equipa, sinal de que a festa do título da época passada ainda rende créditos.

Até final, o Belenenses SAD ainda ficou reduzido a 10 unidades por expulsão de Afonso Taira num lance com João Palhinha. Após consulta do VAR, o árbitro deu ordem de expulsão ao jogador dos azuis.

Com este resultado, o Sporting passa a somar nove pontos, enquanto que a formação do Belenenses SAD continua sem pontos somados, estando nos lugares perigosos da classificação juntamente com o Famalicão, que também ainda não amealhou qualquer ponto na I Liga.

Bancada.pt

Cinco bombeiros do concelho de Benavente feridos em acidente, um com gravidade


Os feridos, bombeiros daquela corporação, têm idades compreendidas entre os 25 e os 45 anos.

Um veículo de bombeiros de Samora Correia, Benavente, teve hoje um acidente que causou cincos feridos, um deles grave, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.

O acidente ocorreu perto das 14:00 ao quilómetro 100 da Estrada Nacional 10, envolvendo um veículo dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia, que regressava de uma ocorrência, segundo a mesma fonte.

O ferido grave foi transportado para o Hospital de S. José, em Lisboa.

Lusa

Jovem desaparecido em barragem em Figueira de Castelo Rodrigo e um afogamento em Sernancelhe

Um jovem de 20 anos desapareceu hoje na água da barragem de Santa Maria de Aguiar, em Figueira de Castelo Rodrigo, e uma pessoa morreu na barragem do Vilar, em Sernancelhe, referiram fontes da Proteção Civil.

De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) da Guarda, o jovem foi visto a entrar na água na barragem de Santa Maria de Aguiar e pelas 17:00 foi dado o alerta para o seu desaparecimento, em circunstâncias por apurar.

Pouco depois das 20:00, prosseguiam as buscas no local, mobilizando, segundo a página da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, 29 operacionais e 13 viaturas.

"Os mergulhadores de Viseu estão a caminho do local", referiu a fonte do CDOS, perto das 20:30.

O afogamento registado perto das 16:30 em Sernancelhe mobilizou 24 operacionais e 14 viaturas, referiu à Lusa fonte do CDOS de Viseu, que não soube também precisar as circunstâncias do incidente, nem o sexo e a idade da vítima.

Na ocorrência foram ainda registados dois feridos ligeiros, transportados para o Centro Hospitalar Tondela-Viseu.

Lusa

Maria Martins campeã europeia sub-23 em omniun


Maria Martins é campeã europeia de omnium em sub-23, ao triunfar hoje na prova dos Campeonatos da Europa de ciclismo em pista sub-23 e juniores, que decorrem em Apeldoorn, Países Baixos.

Nos dias anteriores, Portugal já tinha celebrado o ouro de Rodrigo Caixas, em scrath, e três medalhas de prata, sendo duas de Maria Martins, em scrath e na prova de eliminação, e uma de Diogo Narciso, na corrida por pontos.

Maria Martins, que foi sétima no omnium nos Jogos Olímpicos de Tóquio, só não conseguiu chegar ao pódio na corrida por pontos, em que foi quarta.

Lusa

Imagem: O Jogo