domingo, 20 de fevereiro de 2022

NELSON HELENO E ANDRÉ SANTOS PARTICIPARAM NA CORRIDA DE INVERNO DAS 4 ESTAÇÕES

 A cidade de Coimbra voltou a ser palco de uma prova integrada na Corrida 4 Estações Portugal, tendo lugar a etapa de inverno, organizada pela Associação Desportiva 4 Estações, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, realizando-se no passado dia 20 de fevereiro, com início pelas 10h30 horas, na distância de 10km.

Com partida e chegada ao Parque da Canção, participaram nesta prova, dois atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, tendo Nelson Heleno, obtido no final o 12° lugar da classificação geral masculina e 6° lugar no escalão de Senior Masculino e André Santos que alcançou o 145° lugar da classificação geral masculina e 48° lugar no escalão de Senior Masculino.



Câmara de Cantanhede implementa serviço de auditoria interna. Ferramenta de apoio à gestão municipal

Garantir o cumprimento das normas regulamentares e recomendar ações de melhoria são algumas das atribuições do serviço de auditoria interna, cuja implementação foi aprovada na última reunião camarária. A ser preparado desde junho de 2021, este serviço de monitorização tem como missão definir procedimentos técnicos, disciplinar operações e rotinas, com ênfase nos aspetos relacionados com planeamento, execução, comunicação, relatórios e resultados dos trabalhos, assim como trazer alguns princípios, diretrizes, conceitos e medidas de prevenção e ações corretivas. Visa, no fundo, contribuir para um melhor desempenho e uniformidade na atuação dos serviços municipais, ajudando a criar valor para o Município de Cantanhede.

No âmbito da gestão pública, a auditoria interna é um instrumento de modernização e uma ferramenta de análise da situação real da autarquia e assume uma função de apoio preventivo e corretivo, quanto às práticas utilizadas. Tem por base um código de conduta pautado pelos princípios da responsabilidade, integridade, lealdade, cooperação, confidencialidade, ética e bom relacionamento com terceiros, dentro e fora da autarquia.

Todas as ações do Município de Cantanhede são auditadas através de vários mecanismos, quer os de ordem financeira quer os de natureza operacional, mas é evidente que o facto de a autarquia passar a dispor agora de uma equipa que tem funções específicas a esse nível acrescenta valor à sua atividade em todas as vertentes”, justifica a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.

Lembrando que, no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), a autarquia cantanhedense tem certificados todos os serviços pela norma EN ISO 9001:2015 e por isso está sujeita a auditorias internas e externas regulares em que é exaustivamente verificado o cumprimento das normas inerentes aos diferentes processos, a autarca adianta que “a missão do serviço de auditoria é fazer uma abordagem ainda mais sistemática e disciplinada aos processos de gestão. Trata-se, sem dúvida, de uma importante mais valia para o escrutínio e avaliação dos atos administrativos ou das operações técnicas, visando sempre a obtenção de uma maior economia de meios e de recursos, bem com o crescente reforço da eficácia e eficiência nas intervenções”, sublinha a líder camarário.

De acordo com as normas internacionais, a auditoria interna tem “uma função de avaliação independente, estabelecida numa organização, para examinar e avaliar as suas atividades, como um serviço à própria organização”, sendo, por conseguinte, o seu objetivo “auxiliar os membros da organização no cumprimento eficaz das suas responsabilidades”.

A atuação deste serviço deve ser canalizada para as áreas em que há maior probabilidade de riscos, não descurando, no entanto, aquelas em que os riscos são menores. Foi, de resto, efetuada uma auditoria-piloto no Serviço de Aprovisionamento e Armazém do Município, em novembro de 2021, com o objetivo de ajudar na definição da metodologia a seguir para o alargamento da auditoria interna aos restantes serviços municipais.


Sete crianças mortas e cinco feridas “por erro” em ataque aéreo da Nigéria

Ataque aéreo era contra “bandidos armados” na região de Maradi, no sul do Níger.

Sete crianças foram mortas e cinco outras feridas “por erro” num ataque aéreo do exército da Nigéria contra “bandidos armados” na região de Maradi, no sul do Níger, anunciou este domingo o governador da região.

Houve um erro em ataques aéreos nigerianos que caíram mesmo na Fronteira (com o Níger) e que fizeram vítimas no nosso território”, na localidade de Nachadé, disse o governador de Maradi, Chaïbou Aboubacar, citado pela agência France-Presse.

As vítimas, acrescentou o responsável, “são 12 crianças, das quais sete morreram e cinco ficaram feridas”.

As forças armadas do Níger e da Nigéria cooperam na luta contra os ‘jihadistas’ do Boko Haram e do grupo Estado Islâmico na África Ocidental.

Palco de operações recorrentes levadas a cabo por grupos extremistas islâmicos nos últimos anos, o Níger é igualmente afetado pela violência nos seus vizinhos no Sahel, Burkina Faso e Mali, mas também na Nigéria, que está na origem da deslocação forçada de centenas de milhares de pessoas para o Níger.

 

Rainha Isabel II testa positivo à covid-19

Está com sintomas leves e espera continuar a trabalhar durante a próxima semana.

Segundo a BBC, que cita um comunicado do Palácio de Buckingham, a rainha, de 95 anos, está com sintomas leves e espera continuar a trabalhar na próxima semana.

Sua Majestade está com sintomas leves de uma constipação, mas espera continuar com as tarefas em Windsor na próxima semana”, diz o comunicado.

Isabel II “continuará a receber assistência médica e seguirá todas as orientações apropriadas”, acrescenta o comunicado. Segundo a imprensa britânica, está vacinada com as três doses da vacina contra a covid-19.

Segundo a Sky News, a rainha terá estado a 8 de fevereiro com o príncipe Carlos, no Castelo de Windsor, que dias depois testou positivo. A duquesa de Cornualha também testou positivo na mesma altura.

Desde outubro que a rainha tem indicações médicas para descansar, tendo cancelado uma série de compromissos a partir dessa altura. O primeiro ato oficial após mais de três meses afastada foi na véspera do Jubileu de Platina, que se assinalou a 6 de fevereiro.

A rainha celebrou há duas semanas os 70 anos da sua entronização após a morte do pai, Jorge VI, embora as cerimónias oficiais do Jubileu de Platina estejam apenas previstas para junho.

SIC Notícias

Imagem: TSF

 

Governo aconselha portugueses a abandonarem Ucrânia “enquanto o podem fazer pelas vias normais”

Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros, existem 240 portugueses a residir na Ucrânia.

O Governo português aconselhou hoje os cidadãos nacionais que se encontrem na Ucrânia, e que “não tenham uma razão premente para ficar, a que saiam do país enquanto o podem fazer pelas vias normais”.

Atendendo ao possível agravamento da situação de segurança no país e eventual suspensão de voos comerciais, aconselhamos os cidadãos portugueses que se encontrem na Ucrânia e não tenham uma razão premente para ficar a que saiam do país enquanto o podem fazer pelas vias normais”, aconselha um aviso acabado de ser publicado no Portal das Comunidades Portuguesas.

Além de Portugal, outros países pediram aos seus cidadãos na Ucrânia para que deixem o país.

A lista inclui Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Noruega, Dinamarca, Bélgica, Países Baixos, Alemanha, Espanha, Israel, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Iraque, Kuwait e Itália.

Estes apelos seguiram-se à declaração dos Estados Unidos de que a Rússia poderá invadir a Ucrânia “a qualquer momento” nos próximos dias.

No passado domingo, 12 de fevereiro, os serviços consulares já sugeriam aos portugueses residentes na Ucrânia que deixassem temporariamente o país, se não tivessem de permanecer por razões essenciais, como sublinhou então o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O ministro indicou existirem 240 portugueses residentes no país, com os quais a Embaixada e a secção consular em Kiev estavam em contacto permanente.

O Ocidente e a Rússia vivem atualmente um momento de forte tensão, com o regime de Moscovo a ser acusado de concentrar pelo menos 150.000 soldados nas fronteiras da Ucrânia, numa aparente preparação para uma potencial invasão do país vizinho.

Moscovo desmente qualquer intenção bélica e afirma ter retirado parte do contingente da zona.

Entretanto, nos últimos dias, o exército da Ucrânia e os separatistas pró-russos têm vindo a acusar-se mutuamente de novos bombardeamentos no leste do país, onde a guerra entre estas duas fações se prolonga desde 2014.

Os líderes dos separatistas pró-russos de Lugansk e Donetsk, no leste da Ucrânia, decretaram hoje a mobilização geral para fazer face a este aumento da violência.

Os observadores internacionais da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) informaram na sexta-feira que as violações do cessar-fogo na região registaram um “aumento significativo”, com mais de 800 violações só na sexta-feira, mais do triplo da média do último mês.

SIC Notícias/Lusa

“Retratos” na Biblioteca Municipal de Anadia a partir de 26 de Fevereiro

A Biblioteca Municipal de Anadia vai inaugurar, no dia 26 de fevereiro, pelas 15h00, a exposição de aguarelas “Retratos”, da autoria da artista plástica Adelaide Morgado. A mostra vai estar patente ao público na Sala Polivalente até 26 de março.

Esta exposição pretende abarcar um conjunto de retratos, em aguarela, alusivas a pessoas comuns com histórias de vida inspiradoras.

Adelaide Morgado nasceu e estudou em França, reside atualmente em Aveiro e formou-se em gestão estratégica pela Universidade de Aveiro, tendo frequentado pintura e desenho pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Em 2020, conquistou o 1º lugar no Prémio de Artes Plásticas “Henrique Silva”.

A artista plástica tem vindo a ilustrar capas de obras e a realizar exposições, desde 2014, por todo o país, com especial incidência na região de Aveiro.

 

Homem detido por furto de materiais de construção civil na Lousã

A GNR de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã, deteve um homem de 36 anos por furto de materiais de construção civil, no concelho da Lousã.

Na sequência de uma denúncia de furto de materiais de construção ocorridos há cerca de dois meses, os militares da Guarda encetaram diligências de investigação que permitiram localizar e identificar o suspeito, que estava a usar os bens furtados em obras da sua responsabilidade.

No seguimento das diligências policiais, foi dado cumprimento a dois mandados de busca, uma em terreno e outra em veiculo, culminando na recuperação de diverso material, destacando-se:

  • 17 travessas de andaime;
  • Seis pranchas metálicas;
  • Quatro pranchas de alçapão;
  • Quatro pés de andaimes;
  • Um guincho elétrico.

Os bens furtados foram restituídos ao seus legítimos proprietários. Já o suspeito foi constituído arguido, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial da Lousã.

LPCC está a recrutar voluntários, em parceria com ULS da Guarda, para apoio domiciliário a pessoas com doença avançada

 O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) está a recrutar voluntários no âmbito do projeto de apoio domiciliário a pessoas com doença avançada, em colaboração com a Equipa de Apoio Psicossocial da ULS da Guarda, integrada no programa "Humaniza” da Fundação "la Caixa”.  

O projeto visa dar apoio a doentes oncológicos em situação de doença avançada e a receber cuidados paliativos nos seus domicílios, em atividades como: fazer companhia, ocupação de tempos livres, alívio do cuidador, ajuda em pequenas tarefas do dia-a-dia e no exterior, apoio emocional, entre outros.

 As candidaturas encontram-se disponíveis até 12 de março e podem ser feitas online, através do link: www.ligacontracancro.pt/maisproxima/

Procuram-se candidatos(as) residentes na Guarda ou noutros concelhos da região, com vontade de abraçar um projeto de proximidade ao doente oncológico e cuidadores, nomeadamente, em cuidados paliativos, esperando-se que tenham sensibilidade e empatia pelo outro, responsabilidade, ética, e competências de comunicação e de escuta ativa. Valorizam-se os candidatos com experiência (pessoal ou profissional) na área da saúde, e gosto pelo trabalho em equipa e com disponibilidade para o desempenho de atividades em horário laboral. Contudo, a candidatura (sujeita a avaliação) está aberta a todos(as) que pretendam ajudar, com sentido de missão e de compromisso,

Os(As) voluntários(as) que integrarem este programa de voluntariado terão também a oportunidade de participarem na organização de projetos de sensibilização para a prevenção do cancro da LPCC.NRC, bem como na dinamização de ações junto da comunidade.

Todos os voluntários selecionados irão participar num curso de formação da responsabilidade da LPCC e da ULS da Guarda, com o objetivo de contribuir para um processo conjunto e evolutivo de aprendizagem e conhecimento. Os voluntários(as) terão, ainda, total acompanhamento por uma equipa experiente na área do voluntariado, oncologia e cuidados paliativos.

São muitas e diferentes as histórias de vida que voluntários(as) trazem e que partilham entre si. Mas a realização pessoal pela prática de atividades de elevado valor e reconhecimento social é certamente um resultado desta participação e envolvimento. Ao voluntário(a), a LPCC.NRC possibilitará ainda a participação em Encontros Anuais de Voluntariado e outros eventos formativos organizados pelo LPCC.NRC.