segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Rede das Cidades Criativas do Centro de Portugal reúne estudantes e professores de todo o mundo em Coimbra


Região Centro acolhe 11.ª Escola de Inverno da UNESCO, que tem como tema “Meios Digitais para o Turismo nas Cidades Criativas: Experiências do Centro de Portugal”.
Começou hoje, na Universidade de Coimbra, a 11.ª Escola de Inverno da UNESCO, um evento internacional que este ano é dedicado ao tema “Meios Digitais para o Turismo nas Cidades Criativas: Experiências do Centro de Portugal”. A Turismo Centro de Portugal (TCP) participou nos trabalhos do primeiro dia, através da sua vice-presidente, Anabela Freitas, que explicou aos participantes a relevância da Rede das Cidades Criativas do Centro de Portugal.

A iniciativa resulta de uma colaboração entre o Departamento de Geografia e Turismo da Universidade de Coimbra, a Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia da Universidade Europeia de Lisboa e a Cátedra UNESCO em Informação, Comunicação e Tecnologia da Universidade da Suíça Italiana (Lugano, Suíça).

Alunos e professores de todo o mundo
A 11.ª Escola de Inverno da UNESCO conta com a presença de 25 alunos e seis professores provenientes de diversos países, incluindo Portugal, Emirados Árabes Unidos, Itália, Turquia, China, Polónia, Finlândia, Irão e Suíça, representando universidades como Coimbra, Lugano, Pisa, Cagliari, Universidade Europeia de Humanidades (Lituânia) e Universidade Europeia (Lisboa).

Os participantes vão ter a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelas seis Cidades Criativas da UNESCO no Centro de Portugal, que estão associadas em rede: Leiria (Cidade Criativa da Música), Caldas da Rainha (Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares), Óbidos (Cidade Criativa da Literatura), Covilhã (Cidade Criativa do Design), Idanha-a-Nova (Cidade Criativa da Música) e Castelo Branco (Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares).

Até 18 de fevereiro, os alunos e professores irão explorar o património imaterial dessas cidades, participar em palestras e abordar desafios reais relacionados com o turismo nestas cidades. O itinerário inclui visitas a Coimbra, Leiria, Caldas da Rainha, Óbidos, Fátima (destacando também a importância do turismo religioso) e Lisboa.

Os alunos estarão divididos em seis grupos, sendo que cada um irá analisar um plano estratégico de desenvolvimento para uma das seis Cidades Criativas da região, assim como um plano de desenvolvimento para o destino criativo Centro de Portugal. Os resultados serão apresentados na sexta-feira, dia 16, perante um júri constituído por representantes das Cidades Criativas, da Turismo do Centro e das Universidades de Coimbra, Europeia e de Lugano.

Um modelo de desenvolvimento criativo
Na sua intervenção de hoje, Anabela Freitas, vice-presidente da TCP, sublinhou o papel crucial desta entidade na Rede das Cidades Criativas do Centro de Portugal. “A rede de Cidades Criativas da UNESCO no Centro de Portugal implementa um modelo de desenvolvimento urbano para o turismo criativo, que se baseia em estratégias de inovação, práticas de sustentabilidade e no desenvolvimento de comunidades criativas e artísticas. O objetivo é contribuir para a criação de uma oferta turística criativa única e inovadora no contexto regional e nacional”, afirmou.

“A Turismo Centro de Portugal, juntamente com o município da Covilhã, líder da rede, é responsável pela coordenação e promoção da parceria, garantindo a comunicação interna, organização de reuniões de consórcio e ações para dinamizar a rede, apostando na troca de experiências e na aprendizagem mútua”, acrescentou Anabela Freitas.

A Rede de Cidades Criativas é um programa lançado pela UNESCO em 2004, para promover a cooperação entre cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável. As 300 cidades a nível mundial que compõem esta rede trabalham em conjunto para colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro dos seus planos de desenvolvimento local e cooperar ativamente a nível internacional.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal



TOREL AVANTGARDE INAUGURA CICLO DE EXPOSIÇÕES COM ALIVE BY MauríciaS E CURADORIA DE MARLENE AZEVEDO (THE MAD ART GALLERY)

ALIVE BY MauríciaS Inaugura a 17 de fevereiro - 16h no Hotel Torel Avantgarde
Dia 17 de fevereiro, o Torel Avantgarde lança a primeira edição do Avant’Arte, um ciclo de exposições artísticas que terá lugar no hotel ao longo do ano. Procurando dar a conhecer o talento de jovens artistas portugueses, o único city resort de 5 estrelas do Porto abre as portas à comunidade local e estrangeira para reforçar o seu papel de “filantropia na cidade”. “A portugalidade é um dos valores base do Torel Avantgarde e do grupo Torel Boutiques e, por esse motivo, queremos ser impulsionadores de artistas emergentes nacionais,” explica Liliane Pereira, Manager do Torel Avantgarde.
“Alive” foi o nome escolhido pela curadora Marlene Azevedo da The Mad Art Gallery, para a exposição da artista Maurícia Santos Ribeiro (aka MauríciaS) a ideia, explica a artista, é “apresentar uma exposição rotativa de pinturas que mudarão ao longo do tempo, mostrando um diálogo cultural que diz respeito a estruturas contextuais mais amplas, como identidade pessoal versos sentimentos”. As várias obras iniciais serão, assim, distribuídas pelos diferentes espaços interiores do hotel, entre eles a emblemática Sala das Flores, procurando transmitir a cor e formas disruptivas que distinguem o trabalho da artista. “A seleção inicial é uma mostra de sentimentos sem conotação temporal, onde o retratado apela à sensibilidade da emoção,” explica.
Como curadora da exposição Marlene Azevedo, afirma que a sua visão era “criar um espaço onde a expressão artística pudesse vibrar com a intensidade da vida.”A exposição é uma celebração da vida, dos sentimentos humanos e da mulher, numa curadoria cuidadosa feita para transmitir a intensidade da existência. Além disso, a curadora confirma que “a exposição destaca o papel da mulher como protagonista e inspiração para muitas das obras em exibição, oferecendo um espaço para reflexão e celebração da feminilidade”. A fragilidade, a jovialidade, ou a introspecção protagonizam esta primeira mostra de MauríciaS no Torel Avantgarde, hotel que,desde a sua abertura em 2017, procura trazer para dentro de portas a arte e a criatividade, proporcionando uma experiência mais rica e imersiva não só a hóspedes, como a toda a comunidade. A exposição poderá ser visitada até ao final de maio de 2024, todos os dias entre as 10h e as 19h.

SOBRE MauríciaS:
Maurícia Santos Ribeiro (aka MauríciaS, 1980) vive e trabalha no Porto e pelo mundo.Começou a apresentar o seu trabalho em 2022 com referências explícitas e implícitas a sentimentos interiores. O desenho, as artes plásticas, a fotografia e a arte digital fazem parte da sua matéria-prima. Concluiu o curso livre de Desenho na Cooperativa Árvore em 2010, e também o Curso Profissional de Fotografia no Instituto Português de Fotografia do Porto. Desde 2022 que tem vindo a participar em exposições coletivas e individuais em vários pontos do país.
Define-se como uma artista contemporânea que procura representar sentimentos na sua pluralidade artística. O seu processo criativo passa por questionar sentimentos através da cor e da forma, contrapondo-os com retratos figurativos. MauríciaS acredita que a inclusão de sentimentos é essencial para a execução da arte em qualquer material ou combinação, permitindo que os sentimentos sejam materializados. Além disso, explora o potencial discursivo dos métodos expositivos para transmitir uma mensagem de forma clara e impactante.

SOBRE O TOREL AVANTGARDE
Conhecido como o mais premiado hotel da coleção Torel Boutiques, o Torel Avantgarde recebeu em 2023 o prémio de Melhor Hotel de Cidade da Europa pelos Haute Grandeur Awards, tendo também conquistado o título de “único city resort da cidade do Porto” pelas suas múltiplas valências. Este boutique hotel de luxo oferece vistas deslumbrantes sobre o Rio Douro a partir das suas piscinas, spa, e restaurante Tenro by Digby, mas também desde as categorias de topo dos 60 quartos e suites, com varandas ou terraços privados, longas banheiras e interiores inspiradores. Um dos espaços mais memoráveis é a Maisonette exclusiva, inspirada em Alfred Hitchcock, que inclui um jardim com piscina privada e jacuzzi com vista de rio.
O Torel Avantgarde é, desde a sua abertura, em 2017, o hotel dos artistas pela forma como cada um dos seus espaços é o palco de personalidades marcantes da história. Cada detalhe foi desenhado em redor dos seus universos criativos, vivências e estéticas, o que torna o hotel um verdadeiro caldeirão de criatividade e um refúgio urbano numa das principais artérias do Porto.

SOBRE A THE MAD ART GALLERY
A The Mad Art Gallery, com a curadoria Marlene Azevedo, aposta uma vez mais em locais diferentes para expor, tal como já é seu apanágio, tendo como objectivo levar a
arte até públicos diferenciados. Em menos de 2 anos de existência esta galeria produziu já 8 exposições, em locais como Lisboa (The Lumiares Hotel Spa), no Porto (In Porto Gallery Hotel), V.N. Gaia (Wow), Castelo de Paiva (no CICL) e Melres, Gondomar, (Museu de Melres e Medas). Mais informações em www.themadgallery.com

TOREL AVANTGARDE
Rua da Restauraçāo, 336

Dia 21 de fevereiro | Dia Internacional da Língua Materna

  Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) reconhece o dia 21 de fevereiro como o Dia Internacional da Língua Materna, para incentivar e promover a educação multilíngue com base na língua materna ou primeira língua.
Por fornecerem, através do site jw.org, conteúdos para descarregar em mais de 1000 línguas escritas e em mais de 100 línguas gestuais, as Testemunhas de Jeová reconhecem que, quando possível, ler e ser educado na  'língua do coração', constitui uma componente emocional impactante, como poderá inferir do Comunicado de Imprensa que remeto em anexo.
Colocando-me ao dispor, subscrevo-me com consideração.

Amílcar Pinto
Porta-Voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro

Aveiro 2024: Jorge Palma regressa ao Teatro Aveirense esta quarta-feira


Data: 14 de fevereiro (quarta-feira)
Hora: 21h30
Local: Teatro Aveirense
Jorge Palma regressa a Aveiro para um espetáculo no Teatro Aveirense, no próximo dia 14 de fevereiro (quarta-feira), às 21h30.

O concerto do cantor e compositor, que em 2023 lançou o álbum de originais VIDA, ocorre no âmbito do Festival Montepio Às Vezes o Amor e está integrado na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

O evento termina com um DJ set de Johnny Red, em registo de festa de garagem, com temas em português e alusivos ao Dia dos Namorados.

Para mais informações, consulte a programação de Aveiro 2024: https://www.aveiro2024.pt/pt/programa/

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]
*Imagem do Litoral Centro

Marinha Grande | TIAGO FERREIRA E ANDRÉ BARROS EM CONCERTO NO TEATRO STEPHENS


No âmbito do “Ciclo de Música à Margem”, o Teatro Stephens, na Marinha Grande, recebe o concerto dos pianistas Tiago Ferreira e André Barros, no dia 24 de fevereiro, pelas 18h30.
Trata-se de um projeto que, até ao final do ano, vai trazer ao Teatro Stephens artistas, criadores e áreas artísticas experimentais, mas importantes pela sua qualidade, maturidade e capacidade de conexão a públicos menos experimentados.

No dia 24 de fevereiro, pelas 18h30, realiza-se o concerto de Tiago Ferreira e André Barros, intitulado “Piano a 4 mãos”. Os pianistas e compositores André Barros e Tiago Ferreira trazem o seu primeiro álbum conjunto “Afloat”, gravado na Islândia, num estúdio fundado pelos Sigur Rós. Juntar estes dois artistas, um dos quais da Marinha Grande (André Barros), resulta num conjunto de composições que vivem entre o universo clássico contemporâneo / neoclássico e o jazzístico, num espetáculo que será surpreendente.
Preço: 3€

Bilheteira do Teatro Stephens: terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

CORTA-MATO ESCOLAR LEVA 1200 ATLETAS DO DISTRITO À MARINHA GRANDE

 Cerca de 1200 atletas vão participar no Corta-Mato Escolar - Fase CLDE (Coordenação Regional do Centro), no dia 20 de fevereiro, pelas 10h00, no Parque da Cerca, na Marinha Grande, para apuramento dos representantes do distrito no Campeonato Nacional da modalidade.

Os 1200 alunos frequentam o 4.º ano do 1.º ciclo e os 2.º e 3. ciclos do ensino básico e secundário, sendo providentes de escolas da Coordenação Local de Desporto Escolar (CLDE) de Leiria.
O Corta-Mato é organizado pela Direção-Geral da Educação e Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares em parceria com os Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Nascente, Marinha Grande Poente, Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Marinha Grande. A prova conta com o apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e de Vieira de Leiria.

Devido à realização da prova, o trânsito na Av. D. Infante Henrique e na Av. João Beare, situadas nos limites do Parque da Cerca, irá estar condicionado, das 07h00 às 15h00, no dia 20 de fevereiro.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Encontro "(D)Escola: construção de uma comunidade aprendente"

 O projeto Educ@rteNatureza (https://educartenatureza.uab.pt/), projeto que tem como principais parceiros a Universidade de Coimbra, a Universidade Aberta e a Câmara Municipal de Cantanhede, tem procurado construir conhecimento e aprender com experiências relevantes e valiosas com vista a desenhar, desenvolver e implementar caminhos conducentes à construção de comunidades que se querem aprendentes valorizando as suas 'vozes' e projetando o presente e o futuro de uma Boa Educação.
Numa perspetiva de comunidade de aprendizagem, o projeto Educ@rteNatureza convidou a Câmara Municipal de Lisboa a apresentar na Biblioteca Municipal de Cantanhede, no dia 22 de fevereiro de 2023 (14h00-17h), o projeto DESCOLA (www.descola.com.pt).
 
Deixamos de seguida a Sinopse do Encontro "(D)Escola: construção de uma comunidade aprendente" e o link de acesso ao Formulário de Inscrição, anexando também, o Cartaz para consulta do programa.
 
Sinopse:
Educar tendo a natureza como contexto e a arte como pretexto para desenhar diversas coreografias de aprendizagem é, no mundo de hoje, um importante caminho para a valorização da(s) terra(s) onde vivemos e a promoção de uma cidadania ativa e participada. O projeto Educ@rteNatureza pretende promover a literacia ambiental, dando voz e valor aos espaços que nos cercam através da escuta e escrita de histórias naturais, memórias e valor patrimonial das comunidades numa abordagem ilustrada e mediada pelas tecnologias.
Neste sentido, o Encontro "(D)Escola: construção de uma comunidade aprendente", decorrerá na Biblioteca Municipal de Cantanhede no dia 22 de fevereiro de 2024, e constituir-se-á como importante momento de partilha de experiências e iniciativas assentes no trabalho que o município de Lisboa tem desenvolvido no círculo da cultura, arte e ambiente ao serviço da educação, da saúde e do bem-estar social. O presente Encontro visa assim uma reflexão sobre a importância determinante da relação entre as escolas e os equipamentos culturais e equipamentos verdes, numa lógica de construção de uma comunidade de aprendizagem dinâmica e participativa. Trata-se de uma coorganização da Câmara Municipal de Cantanhede, Universidade Aberta e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que conta com o apoio do Centro de Formação da Associação de Escolas Beira Mar.
A participação no Encontro "(D)Escola: construção de uma comunidade aprendente" é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia, em https://forms.gle/DPVEGKL6xdCMWCRa9.
Esta iniciativa está acreditada como uma ação de formação de curta duração (despacho n.º 5741/2015), pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira Mar.

Divisão de Cultura
*Serviço Municipal de Associativismo, Gestão de Eventos e Bibliotecas

Ciclaveiro faz Balanço sobre os 10 anos de gestão do Município de Aveiro na política de Mobilidade e Transportes


O Município de Aveiro divulgou recentemente um documento sobre os 10 anos de gestão da sua política de mobilidade e transportes. Nesta efeméride, o executivo municipal apresenta os principais eixos da sua estratégia e os objetivos, no que diz respeito às metas para a sustentabilidade ambiental e qualidade de vida das populações, à sua política de transportes públicos, à promoção da mobilidade suave e infraestruturas cicláveis, a aposta na mobilidade elétrica e qualificação do eixo viário estruturante da cidade.
A Ciclaveiro analisou a informação divulgada e considera que a estratégia do executivo municipal é ineficaz, desconectada da realidade e muito aquém do potencial do território e das metas de redução de emissões, não evidenciando qualquer propósito de combater a excessiva dependência do automóvel privado nas deslocações urbanas.

É uma década de políticas e abordagens anacrónicas e feitas em contraciclo com as opções tomadas noutras cidades europeias (como por ex. Paris, Barcelona, Sevilha, Viena), que ambicionam uma neutralidade carbónica em 2050, com impacto profundo na organização da cidade, nos níveis de poluição do ar e sonora, na insegurança rodoviária e no bem estar e saúde dos aveirenses.

Do teor do balanço feito foi dado conhecimento ao Senhor Presidente e Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, aos Senhores Vereadores da Mobilidade e Transportes e do Ambiente e ao Senhor Presidente da Assembleia Municipal.

A Ciclaveiro continuará a fazer o seu trabalho, em conjunto com os seus associados, na certeza de que uma má visão, mesmo que repetida muitas vezes, não deixa de ser uma má visão, mantendo-se, como sempre, disponível para fazer parte da solução, com contributos e sugestões em prol de uma cidade mais sustentável, ou seja, que salvaguarde o direito à cidade por parte da nossa e das futuras gerações. O documento de balanço na íntegra aqui.

Aveiro, 12 de fevereiro de 2024
A Direção da Ciclaveiro

Portalegre | Gavião com nove estreantes na doação de sangue

Emoção e expectativa abraçaram a primeira vez que a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP– e a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE se deslocaram ao concelho do Gavião para concretização de uma colheita.
Os números foram animadores, já que se in
screveram 21 pessoas, entre elas 14 mulheres. O sexo feminino voltou a estar em alta, pois representaram 66,7 % das presenças nas instalações da Casa do Povo de Gaviãoo local que recebeu a brigada.
Nove dos presentes (mais uma vez as mulheres realçaram pela positiva, com seis batismos) estrearam-se a dar sangue.
Depois de avaliados os potenciais dadores, dois deles não estavam em condições clínicas para estender o braço, pelo que do Gavião foram recolhidas 19 unidades de sangue total.
Com esta dinâmica que se viveu no Gavião, o Registo Português de Dadores de Medula Óssea também saiu enriquecido, ao terem-se concretizado mais nove inscrições.
A Câmara Municipal do Gavião apoiou a realização do almoço convívio, servido no final da jornada.

24 fevereiro em Alpalhão
As brigadas da ADBSP realizam-se aos sábados de manhã. Vamos estar no centro cultural de Alpalhão (Nisa) a 24 de fevereiro. E a 23 de março podem-nos encontrar no centro de saúde de Alter do Chão.
Ser superiormente solidário é sinónimo de doar sangue!