segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Aliança com Aveiro aumenta maioria na Câmara, Assembleia Municipal e nas Juntas de Freguesia

GANHOU A VERDADE E A SERIEDADE: É ASSIM QUE SÃO OS AVEIRENSES
A Aliança com Aveiro (PSD/ CDS-PP/ PPM) venceu de forma clara e expressiva as Eleições Autárquicas 2021 no Município de Aveiro, aumentando a dimensão da sua maioria na governação da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal e com a conquista de nove das dez Juntas de Freguesia, adicionando Eixo/ Eirol às restantes oito Juntas que já eram governadas no atual mandato (2017/2021) pela nossa coligação.

Com esta vitória da Aliança com Aveiro ganhámos muito mais do que uma eleição, ganhámos muito mais que o direito de governar a Câmara, a Assembleia Municipal e nove das dez Juntas de Freguesia. De uma vez por todas, ganhámos a decência na vida do PSD do Concelho de Aveiro, ganhámos à coligação negativa, absurda, que o PS arranjou, com o PAN, com os movimentos “independentes” “Juntos pelo Rossio” de David Iguaz e de Élio Maia em São Bernardo.

Derrotámos também aqueles que querem fazer democracia com mentira e calúnias, e sem vergonha.

Com esta vitória expressiva da Aliança com Aveiro ganhou a verdade, ganhou a seriedade: é assim que são os Aveirenses. E de uma vez por todas, aqueles que sistematicamente recorrem à mentira, à calúnia, à insídia, no combate político, que aprendam esta lição: Aveiro é terra de gente séria e de gente que aposta numa democracia saudável e em projetos positivos.

Uma palavra especial para a Sara Rocha, Cabeça de Lista da Aliança com Aveiro à Junta / Assembleia de Freguesia de Eixo/Eirol, que se junta a nós na governação do Município e das Freguesias, e como Mulher Presidente de Junta reforça a equipa que continua a contar com Angela Almeida e Catarina Barreto.

Uma palavra para a equipa da Aliança com Aveiro de São Jacinto, e para o nosso cabeça de lista Arlindo Tavares, pelo excelente trabalho realizado, embora não tenhamos conseguido ganhar a eleição (por pouco) que o PS ganhou com um candidato que continua a não prestar contas e a realizar uma gestão ruinosa da Junta de Freguesia, o que determina que continuemos a trabalhar em São Jacinto com uma gestão da Câmara Municipal de forma direta e sem delegação de competências na Junta de Freguesia, cuidando devidamente das necessidades e dos interesses dos Munícipes de São Jacinto.

Uma última palavra para partilhar a grande alegria da Aliança com Aveiro nesta vitória eleitoral, culminando um percurso com uma atitude sempre positiva, na governação e na Campanha Eleitoral, determinados que estamos em realizar um grande mandato 2021/2025, o melhor dos três mandatos da Aliança com Aveiro na governação do Município de Aveiro.

Obrigado Aveirenses.

Estamos Juntos para CONQUISTAR MAIS.

Cantanhede | Helena Teodósio assinala “grande vitória, que dá uma base de apoio político muito confortável”

“Foi uma grande vitória! O PSD mantém a larga maioria absoluta na Câmara Municipal, com cinco dos sete mandatos do executivo camarário, tal como na Assembleia Municipal, com 23 dos 35 lugares do plenário, e também nas Juntas de Freguesia, já com uma expressiva vitória em 10 conquistadas, além de que aguardamos a eleição de desempate na União de Freguesias de Vilamar e Corticeiro”.

Neste resumo da noite eleitoral autárquica no concelho de Cantanhede, Helena Teodósio enalteceu “o extraordinário trabalho das centenas de pessoas que se mobilizaram nas nossas candidaturas” e agradeceu “a todos os munícipes a
renovação da confiança no nosso projeto de desenvolvimento económico e social para o concelho”.

Os resultados alcançados “não podem deixar de ser considerados excelentes e por isso motivo de enorme regozijo, pois significam que a população faz uma avaliação bastante positiva do trabalho realizado nos últimos quatro anos e, mais importante ainda, confia em nós para darmos resposta aos novos desafios que vamos enfrentar no próximo mandato”, afirmou a autarca, sublinhando que desempenhará o cargo “com a mesma postura de sempre, com coragem, determinação, sensatez, espírito empreendedor e um forte sentido de missão para servir o bem comum”.

Helena Teodósio entende que “a muito confortável base de apoio político de que dispõe nos diferentes órgãos autárquicos são fortemente responsabilizantes. É assim que os interpreto, como um indicador que acentua a minha consciência de que tenho o dever de não defraudar as expetativas e a obrigação de cumprir escrupulosamente
com o que eu e a minha equipa nos comprometemos no ambicioso programa elaborado para corresponder aos anseios dos munícipes de todas as gerações”, assegura.

Depois de referir que, “apesar das contrariedades dramáticas que surgiram, os incêndios, o furacão Leslie e sobretudo a pandemia de Covid-19, este mandato foi marcado por grandes realizações e conquistas”, Helena Teodósio adiantou que “se abre agora uma nova e importante etapa, uma etapa de consolidação que será gerida com base num rigoroso planeamento das intervenções, através de uma ação alicerçada na lealdade, no compromisso e no diálogo construtivo com as forças vivas locais”.

Comprometendo-se a “sujeitar a planificação das obras e investimentos a uma lógica integrada segundo critérios de justiça e equidade na sua distribuição equilibrada por todo do território”, a líder do executivo camarário, que aproveitou para publicamente felicitar todos os partidos envolvidos nestas eleições autárquicas, garante que vai “manter o diálogo franco e aberto com todas as forças políticas representadas na Câmara Municipal, na Assembleia Municipal e nas Juntas de Freguesia, com a convicção de que todas estão empenhadas em contribuir para o processo de desenvolvimento do concelho”.

O eleito presidente da Assembleia Municipal, João Moura, cumprimentando todos os presentes, sublinhou “a forma séria, credível, a postura educada, e a campanha pela positiva das candidaturas que se empenharam em apresentar os seus projetos e ideias, assim como elogiou o trabalho e empenho das mesmas dignificando a participação nas eleições”.

Visivelmente satisfeito na noite autárquica do concelho de Cantanhede estava também Pedro Cardoso, líder da concelhia social-democrata, que enfatizou “o entusiasmo, a dedicação e o forte comprometimento de todas as equipas do PSD candidatas aos diferentes órgãos autárquicos. Foi uma vitória absolutamente concludente, com mais do dobro dos mandatos do PSD nos órgãos do Município e dois terços das juntas de freguesia conquistadas, mas o mais importante é que foi também a vitória de um projeto de desenvolvimento amplamente reconhecido pela sua consistência, um projeto baseado numa orientação estratégica que, pelos benefícios e vantagens alcançadas nos últimos anos, colocou o concelho no rumo certo”, destacou o atual vice-presidente da Câmara de Cantanhede.

Segundo o autarca, “os últimos quatro anos são a prova disso mesmo, em resultado da liderança forte e assertiva, a liderança muito humana de Helena Teodósio, que vai continuar a conduzir os destinos com o mesmo rigor, a mesma transparência, o mesmo respeito pelas pessoas e pelas organizações, a mesma capacidade de estimular equipas e gerar consensos em mais um período de reforço dos indicares que contribuem para o progresso e a coesão social do concelho”.

Estudantes do IPCA já podem encontrar alojamento de forma mais eficaz

Plataforma digital do IPCA divulga ofertas de alojamento aos estudantes. Encontrar casa é fácil com o SASocial…+Rápido +Fácil +Social!
Arrancou no início do ano letivo 2020/2021, e este ano traz novidades. A Plataforma digital do IPCA SASocial foi atualizada com novas funcionalidades e tem agora um serviço de divulgação de ofertas de alojamento próximo das instalações onde a instituição se encontra.

Para além de outros serviços que a plataforma já disponibilizava, como a compra de refeições para as cantinas, a inscrição na bolsa de colaboradores, ou a candidatura às bicicletas “Cabi”, com esta nova adição, os Serviços de Ação Social estão a aproximar os senhorios com oferta de quartos e apartamentos para arrendar aos estudantes que procuram soluções de alojamento.

A informação sobre os alojamentos privados é de acesso livre e está disponível em https://portal.sas.ipca.pt/privateaccommodation/list-host, onde podem encontrar fotografias dos alojamentos e várias informações, nomeadamente, uma breve descrição do imóvel, preços, comodidades, localização e contactos dos senhorios.

A plataforma SASocial é uma moderna solução tecnológica que disponibiliza o acesso a serviços digitais no âmbito da atuação dos Serviços de Ação Social e pretende melhorar de forma significativa a qualidade dos serviços prestados aos estudantes, tornando mais rápido e mais fácil o acesso aos diversos serviços de apoio social.

Ana Teixeira

Armação de Pêra | AÇÃO DE LIMPEZA COSTEIRA RECOLHEU MAIS DE UMA TONELADA DE LIXO EM ZONA COSTEIRA E SUBAQUÁTICA

 Integrando o Dia Internacional da Limpeza Costeira, promovida pela Fundação Oceano Azul em parceria com a autarquia, decorreu nos dias 18, 20, 21 e 22 de setembro uma ação de limpeza costeira e subaquática, em Armação de Pêra. A iniciativa contou com a participação de mais de duas centenas de intervenientes que recolheram cerca de 1150 kg de lixo marinho (dos quais 150 kg recolhidos do fundo do mar).

 


A iniciativa teve início no dia 18 de setembro, na praia dos Pescadores, com o apoio e colaboração da Associação de Pescadores de Armação de Pêra, da Dive Spot e de cerca de meia centena de voluntários e populares.

 

Nos dias seguintes, a atividade contou com o envolvimento de cerca de duas centenas de alunos do 1.º ciclo e do apoio de Técnicos dos Centros de Ciência Viva de Faro e Tavira, no âmbito do programa “Educar para uma Geração Azul”, implementado no concelho em 2019. Vale do Olival, Fortaleza e Ribeira foram as áreas de intervenção que contaram com a preciosa ajuda dos alunos da EB 1 da Portela e de São Marcos da Serra, das turmas do 3º e 4º anos da EB 1 de Messines e do Enxerim e dos alunos da EB 1 de Silves, respetivamente.

 

De referir que o Dia Internacional da Limpeza Costeira é uma efeméride criada pela organização Ocean Conservancy, com o objetivo de promover a proteção dos oceanos. É assinalado em mais de uma centena de países reunindo, anualmente, milhares de voluntários na limpeza costeira em todo o mundo.

 

O Município de Silves agradece a todos os participantes envolvidos nesta atividade que contribuiu para a proteção do ambiente e do oceano, neste território que está em processo de criação da Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário / Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado.  

 

Bloggers espanhóis partilham experiência em Proença-a-Nova

Viaje con Pablo é o nome do blog do casal espanhol que visitou Proença-a-Nova durante um fim-de-semana. Pablo fez questão de entrar em contacto com o Município, no sentido de encontrar sugestões para preencher os seus dias e perceber todos os pontos de interesse do nosso concelho. De entre todos os destinos recomendados para exploração, apenas ficou por visitar o Museu Isilda Martins e fazer o trilho da Menina dos Medos, por falta de tempo na agenda, segundo o próprio. Entre os locais visitados estão a Serra das Talhadas – Torre de Vigia, os Fortes de Batarias, CCV da Floresta, Núcleo de Xisto da aldeia da Figueira, Murais da Maljoga, Passeio pela Vila de Proença-a-Nova, Roteiro das Artes pela Vila de Proença-a-Nova, Posto de Turismo de Proença-a-Nova e ainda todos os espaços balneares existentes no concelho.

Os turistas afirmaram que apesar de terem sido “cativados pela gastronomia, onde a carne de cabra, ovelha, vinhos, mel e azeites desempenham um papel fundamental”, o que mais destaca e surpreende é, “acima de tudo, a gentileza das pessoas”.

O casal aconselha ainda a “todos aqueles que se sentem como peixe na água em destinos de natureza e pouco massificados, a terem encontro marcado no Município de Proença-a-Nova. Situado a norte do Tejo, muito perto da cidade de Castelo Branco, é uma das mais gratas surpresas que já visitámos em Portugal. As florestas compostas de pinheiros, sobreiros, medronhos e eucaliptos agrupam uma autêntica despensa com vinhas, macieiras, pêssegos, marmeleiros ou castanheiros. Têm um bom punhado de interessantes rotas de trilhos, cinco espaços balneares naturais que estão entre as melhores de Portugal, rotas de BTT, pontos de escalada, património, cultura e até um fantástico espaço para que adultos e crianças conheçam a riqueza das florestas, como é o caso do Centro Ciência Viva da Floresta”. Por tudo isto, definem Proença-a-Nova como um destino “altamente recomendável”.

O casal partilhou vários momentos deste fim-de-semana na sua conta de Instagram, onde conta com mais de 7000 seguidores, que os acompanham nas suas aventuras. Além das redes sociais, partilham também as suas experiências através do blog, explorando de forma mais detalhada todos os locais que conhecem.

Castelo de Paiva | JOSÉ ROCHA É O PRÓXIMO PRESIDENTE

 PSD reconquista Castelo de Paiva e independentes garantem eleição

Depois de um interregno de 12 anos, o PSD volta ao poder na Câmara Municipal de Castelo de Paiva, com o registo da vitória do social democrata José Rocha, que garantiu 40,04% na votação para a edilidade paivense (4.375 votos), assegurando uma maioria relativa com 3 mandatos. O líder da candidatura do Partido Social Democrata alcançou um resultado surpreendente e deixou o seu mais directo opositor, José Manuel Carvalho, do Partido Socialista, a uma diferença de 958 votos. Os independentes Vitor Quintas e Ricardo Jorge garantiram também a sua eleição para a Câmara Municipal, com 1544 e 1164 votos respectivamente.

Nestas eleições autárquicas, para a Câmara Municipal, o PS alcançou 31,27% (3.417) e mandatos, Mudar Para Melhor 14,13% (1.544) e 1 mandato, Um Concelho Para Todos 10,65% (1.162) e 1 mandato, PCP-PEV 0,84% (92) e CDS-PP 0,39% (43), enquanto que, na eleição para a Assembleia Municipal, a vitória foi também do PSD com 37,09 % (4053 votos), confirmando Almiro Moreira como o próximo presidente deste órgão deliberativo, para quadriénio que se segue, registando-se na distribuição de mandatos, 8 lugares para o PSD, 8 lugares para o PS, 3 para o MPM e 2 para o UCPT.

 Na votação para as Assembleias de Freguesia, o PS perde a Junta de Freguesia de Real para o movimento MPM, mantém as freguesias de Santa Maria de Sardoura e Raiva/Pedorido/Paraíso, enquanto o PSD assegura triunfos em S. Martinho e União de Freguesias de Sobrado e Bairros.

Em termos de resultados, a freguesia de Fornos continua a ser liderada pelo PSD, que garante 41.95% dos votos e elege Carlos Moreira, a União de Freguesia de Raiva, Pedorido e Paraíso mantém-se socialista, com 34.04% dos votos, e na liderança de Joaquim Martins, na freguesia de Santa Maria de Sardoura, o PS reforça a liderança de Ricardo Cardoso que consegue 64.63% dos votos, enquanto em S. Martinho é Francisco Silva que reforça a liderança para o PSD, alcançando uma ampla vitória com 66,74 % dos votos, e a União de Freguesias de Sobrado e Bairros continua nas mãos do PSD que obteve uma percentagem de 43.22%, elegendo agora António Costa para a presidência.

 Na freguesia de Real, outrora governada pelo PS, foi o movimento independente Mudar para Melhor que alcançou a vitória com 42,00%, sendo Carlos Rocha que vai governar esta autarquia nos próximos quatro anos. Em Castelo de Paiva, nestas eleições autárquicas estavam inscritos 14.042 eleitores e votaram 10.926, registando-se uma abstenção de 22,19% e 99 pessoas votaram em branco, registando-se ainda 192 votos nulos.

 Na hora da consagração, na festa do PSD que começou no Largo do Conde e prolongou pela noite fora, José Rocha fez questão de agradecer a todos os militantes e simpatizantes que se empenharam e deram o seu contributo nesta campanha, e referiu que, “ o momento do PSD chegou, é tempo de apontar um caminho alternativo e mudar o concelho para melhor, daí festejarmos com toda a emoção, intensidade e euforia que se impõe. Os paivenses juntaram-se a esta força imparável de mudança que varreu o concelho. Estamos gratos por esta força, pela enorme manifestação de apoio que nos proporcionaram, e juntos vamos iniciar agora a transformação que se impõe no nosso concelho “.

 

Carlos Oliveira



IPO de Coimbra em destaque na 14.ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde


O IPO de Coimbra destaca-se na 14.ª Edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde (PBPS) da ​Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, que irá decorrer no dia 22 de novembro.
O projeto da equipa Humaniza “Em tempos de pandemia… Reinventemo-nos. Programa de Visitas Virtuais do IPO Coimbra” foi reconhecido como uma boa prática e é um dos candidatos ao Prémio na categoria de “Melhor Projeto”.

Também os projetos dos Serviços de Saúde Ocupacional e Serviço de Patologia Clínica“ Programa de Acompanhamento dos Profissionais de Saúde incluídos no Plano de Vacinação contra a COVID-19 do IPO de Coimbra” e o Projeto do Serviço de Oncologia Médica “Dividir equipas, multiplicar segurança -projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem em contexto pandémico” foram selecionados como candidatos à categoria de “Melhor Poster”.

O reconhecimento de projetos implementados no contexto da pandemia de COVID-19 reforça o compromisso e empenho demonstrados pelos profissionais da Instituição para corresponder às necessidades assistenciais dos doentes oncológicos.

O RESPEITO PELOS POLÍTICOS

 

A abstenção é uma espinha da democracia. Mais uma vez andou próxima dos 50 por cento. Um mau sinal. Sobretudo porque se trata das eleições para o Poder local. O poder mais próximo dos cidadãos. Também por isso é expectável que desperte um maior interesse dos eleitores. É a eleição que escolhe quem vai tratar dos problemas e anseios mais próximos dos cidadãos. Aqueles que vão cuidar de que os buracos da ‘sua’ rua sejam tratados.

O descrédito na democracia é generalizado. Não é, sequer, uma preocupação apenas nacional.

No Poder local acrescenta-se uma outra nova dificuldade. Muitos são os que recusam ser Poder. É casa vez mais difícil convencer bons cidadãos a ir a votos. A forma como os políticos são vistos afasta muitos.

Um aplauso para aqueles bons cidadãos que se submetem a sufrágio e que passam a ser considerados ‘políticos’.

Só querem tacho!” Uma considerável parte dos eleitores tem a tendência de pensar assim. Não valorizam o sacrifício pessoal daqueles que vão eleger.

Os cidadãos eleitores tem uma palavra importante para convencer os melhores a gerir os interesses coletivos. Não são apenas os políticos os responsáveis pelo descredito na política. Os eleitores tem o dever de alterar a ideia que tem. Metem todos no mesmo saco. Não está certo. Afasta bons cidadãos do nobre exercício de servir. Alguns servem-se. Certo. Mas, não são todos iguais. Esses são uma minoria. A capacidade dos eleitores de assumirem isto beneficiará a democracia. Em primeiro plano, beneficiará os próprios cidadãos.

É preciso evoluir para este sentimento de respeito e admiração por aqueles que se dispõem a sacrificar as suas vidas pessoais e profissionais para servirem na nobre missão de exercer cargos políticos.

EDUARDO COSTA, Jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

MEDICAL CANNABIS EUROPE REUNIU MAIS DE 100 PROFISSIONAIS DA INDÚSTRIA


Lisboa, 27 de setembro de 2021 – Decorreu nos dias 16 e 17 de setembro, no hotel da Ramada, em Lisboa, a Medical Cannabis Europe Conference, o primeiro evento de cariz internacional que se propôs avaliar, discutir e apoiar os profissionais do setor da Canábis Medicinal. Este evento foi organizado pelo Laboratório de Estudos Farmacêuticos – LEF e pela Stepwise Pharma & Engineering.

Este evento, que contou com mais de 100 profissionais desta indústria e que se revelou um verdadeiro sucesso, tratou-se de uma oportunidade única para partilha de experiências, oportunidades e desafios sobre o mercado da Canábis em Portugal e noutros países.

Em Portugal, existe regulamentação para esta atividade desde 2018, que regula a utilização de medicamentos, preparações e substâncias à base da planta da canábis, para fins medicinais e cabe ao INFARMED I.P. o garante da tutela para inspecionar e atribuir as licenças com base nas atividades solicitadas pelas empresas (especialmente de capital estrangeiro).

Existem desafios que estas empresas enfrentam aos dias de hoje, em Portugal e nos restantes países europeus, e que passam por conseguir obter uma licença de cultivo, fabrico, distribuição e venda, em conformidade com os regulamentos da UE. Em Portugal encontram as características ideais para o cultivo desta planta, pela posição geoestratégica e também uma regulamentação adaptada e mais acessível.
A grande maioria dos produtos fabricados por esta indústria são exportados para mercados como o Europeu, Norte-americano e também para Israel, uma vez que em Portugal apenas existe um medicamento aprovado, desde abril de 2021, não sendo um mercado atrativo para as grandes empresas.

A par das questões legais e operacionais para colocar os medicamentos de canábis medicinal acessíveis aos doentes em Portugal, existe uma outra questão de estigma, uma vez que a canábis, ainda que de forma ilícita, é bastante utilizada para fins recreativos.

Existem também desafios ao nível da formação aos profissionais de saúde que prescrevem e dispensam este tipo de produtos, uma vez que a informação sobre esta terapêutica ainda não está disseminada na academia.

A indústria farmacêutica, onde a canábis medicinal se encontra inserida na Europa, é altamente regulada de forma a assegurar que o processo de cultivo e fabrico das substâncias e preparações à base de canábis para fins medicinais é consistente e é realizado de acordo com os altos padrões de qualidade. Esta regulamentação foi concebida para minimizar os riscos durante os processos de cultivo e fabrico, uma vez que a realização da análise ao produto final, por si só não garante que estes produtos chegam ao doente com a eficácia, qualidade e segurança asseguradas.

Para assegurar a qualidade e segurança do produto final e cumprir com os requisitos regulamentares, a indústria farmacêutica tem de descrever passo a passo todos os seus procedimentos, que são seguidos e documentados minuciosamente para prevenir contaminações cruzadas, misturas e/ou erros. Todo o pessoal envolvido nas atividades tem que ter formação adequada de acordo com a sua função e regulamentação aplicável.

Também os fornecedores e clientes têm que ser qualificados para fornecer matérias-primas críticas ao processo ou receberem produtos finais, respetivamente. A instalação deve ser submetida a auto - inspeções periódicas para garantir o estado de qualificação da mesma e promover a melhoria contínua dos processos.

A organização da empresa deverá ter em vigor uma política de qualidade que garanta o estado de controlo do sistema da qualidade e dos seus processos e produtos. Os temas da segurança das instalações onde é feito o fabrico e a rastreabilidade do produto foram também temas abordados nesta conferência, uma vez que se tratam de exigências regulamentares, descritas no Decreto-Lei nº 8/2019, 15 de Janeiro.

Por conseguinte, a diferenciação entre os critérios exigentes e rigorosos – técnicos, científicos e regulamentares – desta indústria, assim como a sua aplicabilidade na ótica da melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com doença, deve continuar a merecer a maior atenção e a ser feita a devida destrinça para com o mercado recreacional.

Marinha Grande | COMEMORAÇÃO DO 7º ANIVERSÁRIO - MÚSICA, TEATRO E CONTADORES DE HISTÓRIAS NO TEATRO STEPHENS

 A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, celebra o 7º aniversário da sua reabertura com uma programação diversificada, que decorre durante o mês de outubro e inclui espetáculos de música, teatro e contadores de histórias.

Face às novas condições para realização de espetáculos relativas ao cumprimento de todas as   orientações da Direção Geral da Saúde, recomenda-se espetadores que adquiram os bilhetes antecipadamente e compareçam no Teatro, pelo menos, 30 minutos antes da hora marcada para início do espetáculo. O uso de máscara é obrigatório. A entrada e saída da sala deve ser feita mediante as orientações dadas pelos colaboradores do Teatro Stephens.

A programação de outubro da Casa da Cultura Teatro Stephens é a seguinte:

1 de outubro . sexta . 21h30
MÚSICA CLÁSSICA | LUSITANUS ENSEMBLE
Sinopse |
O Lusitanus Ensemble pretende criar o seu espaço na Música de Câmara, através da descoberta de uma nova sonoridade, bem como contribuir para o desenvolvimento de nova música nacional com a encomenda de obras a alguns dos mais prestigiados compositores portugueses. A sua formação é baseada em instrumentos cujas “escolas” estão implantadas no nosso país e com fortes provas dadas e excelentes resultados: “os sopros”. Deste Ensemble fazem parte músicos com formação superior, alguns com Mestrados e Doutoramentos, nas mais prestigiadas Escolas e/ou Universidades nacionais e estrangeiras. Tendo o apoio da Direção Geral das Artes, encomendou obras aos prestigiados compositores portugueses: Alexandre Delgado, Anne Victorino d'Almeida, Bernardo Sassetti, Eurico Carrapatoso, Carlos Azevedo, Carlos Marques, Daniel Bernardes e Mariana Vieira. Em 2021, gravará em CD as obras e realizará vários concertos com o tema “MÚSICA DO SÉCULO XXI”. Este projeto terá apoio para a divulgação dos concertos pela Antena2.

Ficha artística:
Adelino Mota - Direção
Flauta: Natália Monteiro e Beatriz Marques
Carla Duarte - Oboé
José Conde e Jorge Ramalho - Clarinete
Hélder Alves e Diana Catarino - Saxofone Alto
Tiago Cordeiro e Filipe Valentim - Saxofone Tenor
Raimundo Semedo - Saxofone Barítono
Rodrigo Correia - Trompa
Marco Barroqueiro e Renata Cardoso - Trompete
André Conde - Trombone
João Aibeo - Tuba
Marco Fernandes - Percussão
Classificação Etária: M6
Duração: Aproxim. 60 minutos
Preço:  5€

10 OUTUBRO . domingo . 16h00
TEATRO DE MARIONETAS | “INVENTOR DE IDEIAS” Teatro Palmilha Dentada
Sinopse |
“O Inventor de Ideias” é um espetáculo de marionetas para a infância, um espetáculo divertido e descomprometido. Foi pensado para crianças a partir dos seis anos e que têm ainda a capacidade de se deslumbrar com o jogo puro. Brincar pelo prazer de brincar, a olhar para o que pode ter sido o nosso passado. “Há seis milhões de anos ainda estava tudo por descobrir. Caçava-se com uma lança com ponta de pedra e o fogo tinha que ser cuidado para que não se apagasse. Não havia isqueiros nem fósforos. Ainda não se tinham inventado nem os animais de estimação nem os domingos. Nem mesmo o Dia dos Namorados. Hoje, tudo o que existe, existe porque alguém o pensou. Foi inventado. Mas o melhor é que ainda há muito a inventar. Imaginar coisas é a nossa maior riqueza. O nosso “superpoder”!

Ficha artística
Direção: Ricardo Alves
Produção: Teatro da Palmilha Dentada e Teatro do Ovo Alado
Texto, encenação e direção plástica: Ricardo Alves
Marionetas: Sandra Neves
Produção: Helena Fortuna
Operação técnica: Dário Pais
Interpretação: Maria Teresa Barbosa e Rui Oliveira
Classificação Etária: M6
Duração: Aproxim. 60 minutos
Preço:  3€

16 OUTUBRO . sábado . 16h00
MÚSICA FAMÍLIAS |CONCERTO PARA BEBÉS “CORDAS QUE SE AMAM” – Solistas convidadas: Ana Castanhito (harpa) e Helena Raposo (teorba)
Sinopse |
ÓÓÓóóóór
Órba
Teorba
Há muitos muitos anos, os panos sonoros que embalaram bebés eram tecidos de fios coloridos. Fios que alguns animais ofereceram para que os sons comungassem mais com a natureza. E nasceu um instrumento chamado teorba. De braços longos, que abraçam bebés pequeninos e grandes, a teorba gostava de passear com a harpa. Porque as cordas da harpa eram mais coloridas do que as suas. E assim nos chegaram da Renascença embalos de todas as cores, que hoje passeiam lado a lado com os sons mais contemporâneos. Os bebés sonham quando à sua frente a Ana e a Helena passeiam os seus dedos na harpa e na teorba.
Ficha artística:
Alberto Roque – saxofone barítono
José Lopes – saxofones alto e soprano
Pedro Santos – acordeão
Inesa Markava – voz e movimento
Isabel Catarino – voz
Paulo Lameiro – voz e direção
Produção - Musicalmente
Fotografia – Joaquim Dâmaso
Classificação Etária: Para todos os públicos
Duração: 45 minutos
Preço:  7,5€ (adulto+bebé palco) 5€ (plateia)

24 de outubro . domingo . 17h00
MÚSICA | 7º ANIVERSÁRIO DA REABERTURA DO TEATRO STEPHENS AO PÚBLICO
DEAD COMBO “TOUR FIM 2019-2021”
Sinopse |
2021 não será um ano qualquer para os DEAD COMBO, é o ano em que acabam. Acabam, mas acabam em grande. 
Não é um final triste, porque há muita coisa para ser celebrada. De uma forma concreta, acabam como começaram: os dois. Voltam aos palcos para uma última tour, num passeio pela história de uma carreira com mais de 18 anos, seis álbuns de originais (10 discos no total), e várias centenas de concertos por Portugal e pelo estrangeiro. 
A Tour Fim que, marcará o final da história dos DEAD COMBO, começou no final de 2019 e estender-se-á até final do ano de 2021.
Links úteis:
Ficha Artística:
Tó Trips – Guitarras
Pedro Gonçalves – Guitarras, Contrabaixo, Melódica
Classificação Etária: M6
Duração: Aproxim. 60 minutos
Preço: 10€

30 de outubro . sábado . 21h30
TEATRO | DESUMANIZAÇÃO c/ ARTIMAGEM a partir do romance de Válter Hugo Mãe
Sinopse |
“Desumanização” é uma versão cénica do romance “A Desumanização”, do consagrado escritor português Valter Hugo Mãe, prémio literário José Saramago, numa dramaturgia de José Pedro Pereira, com direcção e encenação de José Leitão, fundador e director da companhia. Esta é uma história de perda, luto e superação que nos faz questionar acerca dos limites (ou sua transgressão) da humanidade. Numa pequena aldeia abafada pela monumentalidade dos fiordes islandeses, Halldora surge em cena a partir da boca de Deus para nos contar como foi lidar com a morte de Sigridur, sua irmã gémea. Como preencher a metade que se perdeu? Como viver pelas duas? Como ocupar o outro lado do espelho? Halldora diz-nos que “O mundo mostrava a beleza, mas só sabia produzir o horror”. “Desumanização” é Gelo, Terra e Fogo; é o “corpo interior da Islândia”. Esta obra é, segundo o autor, um autêntico cântico de amor à Islândia. A encenação, tal como a obra, vai à Islândia buscar referências para a sua ficção teatral, num olhar “estrangeiro” sobre um país e suas gentes e numa visão artística que confronta os vários olhares de que é feita a vida, entre o real e imaginário.

Ficha Artística e Técnica:
Texto Valter Hugo Mãe
Dramaturgia José Pedro Pereira Direção e Encenação José Leitão
Assistência de Encenação e Interpretação Daniela Pêgo
Música André Barros
Figurino Cláudia Ribeiro
Desenho de Luz e Sonoplastia André Rabaça
Espaço Cénico José Leitão e José Lopes
Direção de Produção Sofia Leal
Fotografia Nuno Ribeiro
Ilustração do Cartaz Rita Castro
Designer Gráfico Tiago Dias
Classificação Etária: 14
Duração Aproximada: 70 minutos
Preço: 5€

31 . OUTUBRO . domingo . 16h00
"CONTOS AO PÔR-DO-SOL UM CONTO POR DIA" Contadores de Histórias e Apresentação do Livro
Será apresentado um espetáculo com diversos Contadores de Histórias e posteriormente será feita a apresentação do livro "Contos em Confinamento"  que pretende fazer o registo e a transmissão de diversos contos da tradição oral. 
Este livro tem caraterísticas muito particulares pois alia as palavras à ilustração com registo vídeo e tradução em Língua Gestual Portuguesa, tornando-o por isso num livro multiformato, inclusivo e, portanto, acessível a públicos muito diversificados.
Classificação Etária: Todo o público
Duração: Aproxim. 75 minutos
A entrada é livre, sujeita à lotação disponível.

Bilheteira: terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Covilhã | TERTÚLIA SOBRE ARTE E CULTURA NO MUSEU DA COVILHÃ

A Câmara Municipal inaugura no Museu da Covilhã um ciclo de tertúlias informais sobre Arte e Cultura, intitulado MC2 - Movimentos Culturais Coletivos. A primeira tertúlia é dedicada ao tema “Museu Inclusivo, Percurso Imersivo” e tem lugar no dia 1 de outubro, na Sala Multiusos (Piso -1), pelas 16h00.

A conversa conta com a participação de Elisabet Carceller, da Formas Efémeras (responsável pelo projeto expositivo do Museu) e de Leonardo Ramires, da Casa do Braille (responsável pela produção dos recursos táteis).

Para participar, é necessária a confirmação de presença para o email museudacovilha@cm-covilha.pt.

A tertúlia no Museu da Covilhã realiza-se no âmbito das Jornadas Europeias do Património 2021, “Património Inclusivo e Diversificado”, que se assinalam de 24 de setembro a 3 de outubro.

Instalado num edifício Arte Nova da autoria de Ernesto Korrodi, o Museu da Covilhã dedica-se a contar a história e apresentar o vasto património do concelho. Esta recente infraestrutura no centro da cidade pretende funcionar como um espaço educativo, turístico e imersivo, ao mesmo tempo que inova pela priorização da acessibilidade, da inclusão e da democratização no acesso à Arte e à Cultura.

Boletim InfoADASCA, Edição nº. 14 alusivo ao mês de Outubro 2021


A Edição nº. 14 do Boletim InfoADASCA alusivo ao mês de Outubro fica a partir desta segunda-feira onde pode ser lida em formato Online, para tanto basta clicar no link abaixo.

Tratasse de um Projecto Editorial da ADASCA com uma tiragem de 1000 exemplares por mês. Os interessados em ter um exemplar impresso podem deslocar-se ao Posto Fixo nas datas e horários das sessões de colheitas de sangue.

Este Projecto está a ganhar consistência com o decorrer do tempo, apesar das dificuldades financeiras, tendo em conta que é distribuído gratuitamente. Temos a noção do país em que vivemos e dos eventuais apoios disponíveis. Para os de fora somos os melhores, para os de cá de dentro armamo-nos em velhos do Restelo.

Bom seria que as empresas ajudassem mediante a inserção de publicidade. Sabemos que caminho devemos trilhar. Os dadores de sangue e a comunidade devem ter acesso à informação sem filtro sobre assuntos relacionados com a dádiva de sangue entre outros.

Caso haja interesse em apoiar este Projecto contacte-nos.

Clique neste link para ler o InfoADASCA http://www.adasca.pt/node/1489 


Livros | Uma viagem por Portugal e pela nossa história através dos azulejos


Reveste estações de caminhos-de-ferro, igrejas e antigos conventos, palácios, fachadas de edifícios, muros e bancos de jardim. O azulejo é um caso único de decoração arquitectural, e Portugal é o país que melhor o soube integrar no seu património. Agora a evolução histórico-artística do azulejo é analisada por Victor Sousa Lopes no livro Azulejos – O Grande Painel da História, que reúne quatro décadas de investigação do autor sobre esta nobre arte que conta, em cada painel, um pouco da História de Portugal. A obra, editada pela Guerra e Paz com o apoio do Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores, estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 28 de Setembro.
«O lugar mais agradável para brincar, na casa onde nasci, era um pequeno quarto, recoberto de azulejos. Ali brincava eu com frequência, imaginando interessantes histórias, ligadas às belas figuras pintadas nos ladrilhos.» Victor Sousa Lopes deixou-se fascinar, desde cedo, pela azulejaria, uma das produções mais ricas e originais da cultura portuguesa.

Uma paixão que o fez dedicar-se, paralelamente ao seu exercício profissional, ao estudo e à divulgação do azulejo e da sua história desde a década de 1980. Seguiram-se publicações regulares em revistas e jornais sobre a matéria e, vinte anos depois, um primeiro livro: Testemunho nas Paredes – Ensaios de Azulejaria.

Agora o autor publica Azulejos – O Grande Painel da História, a mais completa das suas obras, que reúne quatro décadas de trabalho. Ao narrar a evolução do azulejo ao longo dos séculos, esta obra apresenta uma temática multifacetada, mas que, segundo o autor, «não se trata de uma compilação exaustiva, mas antes genérica, de todos os aspectos de uma das mais ilustres artes decorativas portuguesas».

Victor Sousa Lopes dá-nos também a conhecer os processos de fabricação das peças e os centros de produção, passando pelas diferentes tipologias e técnicas, sem esquecer a referência a várias gerações de artistas, pintores-azulejadores. O autor convida-nos ainda a visitar 52 monumentos e edifícios azulejados portugueses, num capítulo em que é feita uma análise pormenorizada, com recurso a fotografias a cores, de mostruários, universidades, palácios, casas senhoriais e solares, conventos, mosteiros, catedrais, igrejas, capelas e ermidas, em diversos pontos do território português.

Este é um documento acessível a todos aqueles que queiram conhecer a produção azulejar de todos os tempos, uma das peças icónicas da cultura portuguesa. Inclui um glossário com os termos mais correntes no universo azulejista. Uma edição Guerra e Paz, apoiada pelo Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores, Azulejos – O Grande Painel da História chega à rede livreira nacional no próximo dia 28 de Setembro e poderá ainda ser encomendada através do site oficial da Guerra e Paz. Este é o segundo livro de Victor Sousa Lopes publicado pela Guerra e Paz. Sucede a Conversas no Café Gelo, obra editada em 2016.

Azulejos – O Grande Painel da História
Victor Sousa Lopes
Não-Ficção / História
272 páginas · 15x23 · 15 €
Nas livrarias a 28 de Setembro
Guerra e Paz Editores

Águeda | Festival SAFRA “ocupa” espaço exterior da “Casa do Adro”

 Evento está agendado para as 21h30 do próximo dia 2 de outubro. A entrada é gratuita, estando sujeita à lotação do recinto.

O SAFRA – Festival de Música Moderna da Região de Aveiro, um ciclo de programação artística que visa a promoção da música moderna produzida a partir da CIRA (Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro), vai decorrer nos 11 concelhos que integram esta região. Águeda receberá o evento no próximo dia 2 de outubro, às 21h30, no anfiteatro ao ar livre da “Casa do Adro”, com duas atuações: Coelho Radioactivo e Perpétua.

Este festival pretende ser o “pontapé-de-saída” para “a criação de uma plataforma que promova e divulgue todos os projetos culturais e todos os agentes culturais da CIRA”, sendo seu propósito ainda promover, apoiar e divulgar os novos artistas de música moderna da região. Ao mesmo tempo, o SAFRA quer, com estes 11 concertos, “incentivar o consumo de espetáculos ao vivo, promovendo assim a retoma do setor cultural numa simbiose entre agentes culturais e públicos”.

“Com uma programação para toda a família, este festival propõe-se a apresentar diferentes géneros de música nas diferentes geografias da CIRA, promovendo, apoiando e divulgando os artistas da região, numa lógica de intercâmbio cultural e com o objetivo de criar uma rede de itinerância que vise a criação de laços entre os diferentes projetos musicais e entre estes e os públicos”, refere a sinopse do festival.

Deste modo, estão agendados espetáculos, com diferentes artistas, nos 11 concelhos que compõem a CIRA, sendo o de Águeda no próximo sábado, dia 2 de outubro. O evento é de entrada gratuita e os bilhetes são levantados no dia e local do espetáculo, que está sujeito à lotação do recinto.

O primeiro a atuar será Coelho Radioactivo, do cantor, compositor e multi-instrumentista João Sarnadas. Seguir-se-á Perpétua, composto por Beatriz Capote, Diogo Rocha, Rúben Teixeira e Xavier Sousa, cujo álbum de estreia, “Esperar Pra Ver” foi editado no início da primavera deste ano. O segundo single que resultou deste álbum, “Perdi a Cor”, faz parte da compilação Novos Talentos Fnac e está no top A3.30 e no top da Vodafone FM.

O espetáculo obedece às orientações da DGS, nomeadamente o uso obrigatório de máscara.

Refira-se que este festival é apoiado pelo programa “Garantir Cultura” e por um investimento privado da Audio Marques, Haff Delta, dos co-produtores e dos seus patrocinadores, contando com o apoio institucional da CIRA.

Universidade de Coimbra obtém autorização pioneira para distribuição do Gálio-68, um isótopo essencial para o diagnóstico do cancro

 

A ICNAS-Produção, empresa da Universidade de Coimbra (UC), obteve autorização de distribuição do GalliUC, uma formulação de Gálio-68 produzido em aceleradores de partículas (ciclotrões), que vai revolucionar o uso deste isótopo para o diagnóstico do cancro.

A autorização foi concedida pelo INFARMED e é a primeira na Europa para o Gálio-68 e a primeira a nível mundial para um processo deste tipo, tendo inclusive obrigado à elaboração de uma nova monografia da Farmacopeia Europeia especialmente dedicada à produção de Gálio-68 em ciclotrões.

O Gálio-68 é um isótopo utilizado em exames PET (Tomografia por Emissão de Positrões) para o diagnóstico oncológico, nomeadamente em tumores neuroendócrinos e no cancro da próstata. Até agora, a única forma de obter este isótopo era através de equipamentos denominados geradores de gálio, dispositivos dispendiosos e com capacidade de produção bastante limitada. Por este motivo, existe uma escassez deste produto a nível mundial e, por vezes, os doentes têm de esperar vários meses até conseguirem realizar os seus exames.

Para o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, a autorização agora obtida representa «mais um passo para a afirmação da dimensão internacional do trabalho que é desenvolvido pela UC na área das ciências nucleares aplicadas à saúde».

Em Portugal, a ICNAS-Produção distribui, desde 2013, radiofármacos para PET preparados a partir de Gálio-68 produzido em geradores. Recentemente, resultado da sua investigação, a Universidade de Coimbra desenvolveu um processo de produção de Gálio-68 baseado em ciclotrões, o que possibilita «aumentar até 10 vezes a capacidade diária de produção, permitindo assim suprir as necessidades dos hospitais em relação a este isótopo essencial», destaca Antero Abrunhosa, investigador e Gerente da ICNAS-Produção.

O conceito desenvolvido pela UC, acrescenta, «é fortemente inovador, já que se propõe distribuir o isótopo, cabendo ao hospital cliente fazer a reconstituição do radiofármaco antes do exame. Para além de substituir os onerosos geradores, esta estratégia permite a flexibilidade de cada hospital ou clínica preparar o radiofármaco que mais lhe convém, de acordo com as suas necessidades clínicas em cada dia».

Este novo processo de produção de Gálio-68 foi patenteado pela UC e licenciado à multinacional belga IBA Radiopharma Solutions, líder europeu no fabrico de ciclotrões, que o vai comercializar em todo o mundo. «O retorno do licenciamento da patente (royalties), bem como da distribuição dos isótopos e radiofármacos, é integralmente destinado a suportar as atividades de investigação desta área na UC», conclui Antero Abrunhosa.

Cristina Pinto