sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Para assinalar o Dia Mundial do Turismo. Sessão sobre “Repensar o Turismo” em Cantanhede


O Município de Cantanhede vai assinalar, em 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, efeméride promovida pela Organização Mundial do Turismo cujo mote é, este ano, “Repensar o Turismo”.
Agendada para as 15h00, a iniciativa é especialmente dirigida aos alunos do 3.º Ciclo do Ensino Secundário, mas qualquer interessado pode participar, bastando para isso inscrever-se através do mail turismo@cm-cantanhede.pt ou pelo telefone 231410155, até ao limite da lotação do auditório da Biblioteca Municipal.
A abertura da sessão estará a cargo do vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, a anteceder uma apresentação dos serviços municipais de turismo e das respetivas funções, seguindo-se uma palestra sobre “Repensar o Turismo para um Futuro mais Sustentável”, por Ana Moita Francisco, mestre em Gestão Estratégica de Destinos Turísticos e Gestora de Projetos de Destinos Sustentáveis na Biosphere Portugal.
Com mais de 15 anos de experiência na área de consultoria em turismo, atividade que concilia com o ensino e formação, quer no Turismo de Portugal, quer na Escola Superior de Educação de Coimbra, onde é docente, Ana Moita Francisco tem participado em equipas de projeto de vários planos estratégicos e de desenvolvimento turístico, nacionais e internacionais, como a "Rota do Vinho do Dão – Estudo de Definição, Estruturação e Gestão", o "Plano Estratégico do Turismo do Alto Alentejo", a "Agenda de Desenvolvimento Sustentável e Plano da Ilha do Príncipe" (São Tomé e Príncipe) e o "Plano de Desenvolvimento do Cuando Cubango" (Angola).
Mais recentemente, tem desenvolvido projetos de certificação e melhoria de desempenho de sustentabilidade, nomeadamente em projetos como o Centro Sustentável e o Programa Regional para o Ecoturismo e Sustentabilidade do Alentejo e Ribatejo.

SILVES RECEBEU A VISITA DA AGÊNCIA PORTUGUESA DO AMBIENTE


O Município de Silves recebeu no passado dia 20 de setembro, os técnicos da Agência Portuguesa do Ambiente, Dr.ª Carla Jorge, Técnica Superior da Divisão de Cidadania Ambiental, Departamento e Comunicação e Cidadania Ambiental e Eng.º. Augusto Serrano, Chefe de Divisão da Divisão de Cidadania Ambiental, Departamento e Comunicação e Cidadania Ambiental, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2022.

O programa da visita contemplou a receção no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pela Presidente Rosa Palma da Câmara Municipal de Silves, seguido da visita à Zona Ribeirinha com destaque para as bicicletas elétricas; à obra da Rua Atrás dos Muros e ao passadiço da Praia Grande, tendo sido acompanhada pelo Vereador Tiago Raposo, a Chefe de Gabinete, Telma Caroço e a Técnica Superior, Luísa Brazia.

Apresentar as linhas estratégicas e alguns dos projetos a desenvolver no sentido da melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade no território municipal, com enfoque nas especificidades locais e sua relevância em matéria de mobilidade, foram os principais objetivos desta visita de cortesia.

Projeto SciComm4all ajuda na comunicação de ciência

 
O investigador e comunicador de ciência do Centre for Functional Ecology da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Miguel Ferreira, é um dos autores do vídeo de animação "Getting your work out: how to be prepared for a video interview", que pretende apoiar os investigadores no momento de comunicarem o seu trabalho através de uma entrevista, no âmbito do projeto SciComm4all.
SciComm4all é constituído por uma série de vídeos de animação curtos, concebidos especificamente para a comunidade científica. Constituída por 15 episódios de 3 minutos cada, a série apresenta-se como uma ferramenta rigorosa, clara e concisa. Cada vídeo é acompanhado por material suplementar, orientações-chave, referências bibliográficas e uma ferramenta de autoavaliação.
Considerando «a relevância crescente de comunicar eficazmente os resultados das atividades e de projetos científicos para outras audiências que não pares, ou de cativar decisores políticos e/ou entidades financiadoras, esta série, pela natureza da sua abordagem e pelo seu caráter inovador, procura fornecer à comunidade científica ferramentas que assegurem a sua contribuição no cumprimento efetivo desta missão», refere Miguel Ferreira.
Toda a série está acessível de modo gratuito em http://scicomm4all.org e está traduzida em 15 línguas diferentes (albanês, croata, checo, holandês, francês, alemão, grego, hebraico, húngaro, italiano, lituano, português, sérvio, espanhol e turco).
SciComm4all foi desenvolvido por uma equipa interdisciplinar de investigadores e comunicadores de ciência: Héloïse Dufour e Fanny Bilak (Le Cercle FSER, França), Máté Varga (Eötvös Loránd University, Hungria), Susana Ambrósio (Universidade de Aveiro, Portugal), Lucia Martinelli (MUSE - Museo delle scienze, Itália), Rita Ponce (Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal), Raquel Branquinho (Universidade do Porto, Portugal) e Miguel Ferreira (Universidade de Coimbra, Portugal). Todos os autores são membros da ação COST 17127: EuroScitizen -  'Building on scientific literacy in evolution towards scientifically responsible Europeans'.
Ao dispor,
 
Cristina Pinto

Uma obra literária que cuida da saúde mental. Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva acolhe apresentação livro de Susana Laranjeiro

 

A Biblioteca Municipal de Castelo de Paiva, vai acolher, no próximo no dia 24 de Setembro, pelas 15 horas, a cerimónia de apresentação do livro “Quando o amor transforma”, da autoria de Susana Laranjeiro, e que conta com ilustrações de Marta Azul

Este é um livro intuitivo, que nasceu da transformação de vida da autora, após uma depressão aos 18 anos, sendo constituído por 153 mensagens intuitivas, 44 ilustrações e 11 mensagens secretas, encriptadas por um código QR e está escrito em português e inglês.

O objectivo é que, segundo a autora, cada mensagem traga ao leitor mais consciência, amor e qualidade de vida. É um livro que cuida da saúde mental, trazendo reflexão e informação ao leitor.


A apresentação do livro vai ser realizada pela própria autora, residente na Freguesia de São Bento, concelho de Porto de Mós, sendo que, Susana Laranjeiro é licenciada em Educação Social, tem uma paixão pelas relações humanas, gosto especial pela escrita intuitiva e acredita que o amor transforma o mundo, tornando-o melhor, dedicando-se nos últimos tempos, a projectos comunitários que melhorem a qualidade de vida das pessoas.

           

Carlos Oliveira

Arouca assinala Dia Mundial do Turismo com visitas interpretadas à Ecovia do Arda e aos Passadiços do Paiva

 Duas visitas interpretadas, uma de Geobike à Ecovia do Arda e outra aos Passadiços do Paiva, são as propostas do Município de Arouca para assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se celebra a 27 de setembro. A participação é gratuita e a inscrição é obrigatória.  As atividades são promovidas pelo Município de Arouca em parceria com a Associação Geoparque Arouca.

Visita interpretada de Geobike na Ecovia do Arda
Situada em pleno vale de Arouca, a Ecovia do Arda desenha-se ao longo das 6 freguesias aqui situadas, acompanhando o curso de água do rio Arda. Ao longo dos seus quase 11 quilómetros, vai-se descobrindo a vida no vale e o rico património natural e cultural. Esta atividade será acompanhada por um guia certificado e cada participante terá direito a uma Geobike. Inscrições limitadas.
Início da atividade: 10h00
Ponto de partida e chegada: Museu Municipal de Arouca
Duração estimada: 3h
Número máximo de participantes: 10 adultos + 4 crianças (n.º de geobikes disponíveis para a atividade)
Inscrição prévia obrigatória até 26 de setembro para daniela.oliveira@aroucageopark.pt
 
Visita interpretada aos Passadiços do Paiva
Situados na margem esquerda do rio Paiva e com oito quilómetros de extensão, os Passadiços do Paiva proporcionam uma única viagem pela biologia, geologia e arqueologia daquela área do Vale do Paiva. Um passeio "intocado", acompanhada por um guia certificado, rodeado de paisagens de beleza ímpar, num autêntico santuário natural, junto a descidas de águas bravas, cristais de quartzo e espécies em extinção na Europa. Inscrições limitadas.
Início da atividade (manhã): 10h00 | (tarde): 15h00
Ponto de partida: Praia Fluvial do Areinho
Ponto de chegada: Espiunca
Duração estimada: 3h
Número máximo de participantes: 20
Inscrição prévia obrigatória até 26 de setembro para daniela.oliveira@aroucageopark.pt
 
O Dia Mundial do Turismo assinala-se a 27 de setembro. O tema deste ano é “Repensar o Turismo”.
 
Para mais informações: turismo@aroucageopark.pt / 256 940 258

Câmara de Águeda recebe novos alunos da ESTGA

 Os estudantes foram desafiados a envolverem-se nas atividades cultural, desportiva e associativa do concelho, a integrarem os quadros das empresas locais e a radicarem no Município

A Câmara Municipal de Águeda recebeu, anteontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, os novos alunos da ESTGA (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda), que esta semana iniciam o ano letivo. No ato simbólico, Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, e os vereadores Marlene Gaio e Vasco Oliveira deram as boas-vindas ao grupo de alunos oriundos de vários pontos do país.
“Não deixem de ser felizes”, disse Edson Santos, que convidou os estudantes a conhecerem e usufruírem do concelho, lançando o repto para que, depois de concluírem o curso, “possam integrar as empresas de Águeda. Este é um Município fortemente empresarial, com necessidades de mão de obra qualificada de vária ordem e com o vosso empenho, vontade de vencer e com toda a vossa energia e ideias, iremos tornar o concelho ainda mais conhecido”.
Os alunos, que iniciam em Águeda um percurso académico e onde depositam sonhos e ambições, foram ainda convidados, no que forem os seus interesses pessoais, a terem uma atividade associativa forte, a integrarem alguma das bandas filarmónicas ou clubes desportivos. “Ter boa nota é importante, mas envolverem-se em algumas das atividades culturais, desportivas ou sociais é um fator diferenciador que tem cada vez mais relevância na seleção profissional; o vosso currículo começa desde já”, alertou o Vice-Presidente.
Marlene Gaio, Vereadora da Educação, elogiando a escolha de Águeda e da ESTGA para o percurso académico, salientou a importância de os jovens alunos terem uma participação ativa na sociedade e na comunidade que agora integram. Para além de todas as estruturas associativas e da dinâmica cultural e desportiva, “Águeda é um Município reconhecidamente marcado pelo empreendedorismo e precisamos de reter talentos para continuar esta tarefa de desenvolvimento social e económico do nosso concelho”, apontou.
Considerando que os jovens estudantes trazem “uma vida e cor especiais” a Águeda, amplamente reconhecida como a cidade da cor e da alegria, convidou os alunos a estarem atentos às atividades que vão sendo desenvolvidas nas várias áreas e nomeadamente nas que envolvem o Centro de Juventude de Águeda.

Grupo Coral de Proença-a-Nova procura novos coralistas no regresso à atividade

 

O regresso à atividade do Grupo Coral de Proença-a-Nova, agendado para esta quinta-feira, dia 22 de setembro, fica marcado não só pelo início de um novo ano, como também pela procura de participantes possivelmente interessados em juntar-se ao grupo.

Com ensaios todas as quintas-feiras, pelas 21h00, na Casa das Associações, o grupo composto por cerca de 35/40 pessoas, está neste momento em busca de novos coralistas que tenham gosto e disponibilidade para cantar, viajar e conviver, quer com os colegas, quer com os grupos com quem se irão cruzar. Todos os interessados estão convidados a fazer parte do conjunto coralista, que conta agora com um renovado processo de entrada no grupo, mais flexível e acessível.

O Grupo Coral de Proença-a-Nova tem por hábito participar em diversos eventos, desde Encontros de Grupos Corais, casamentos/batizados, festas ou outro tipo de cerimónias semelhantes. Quanto aos locais, contam-se já aventuras no estrangeiro em anos anteriores, bem como variadas deslocações dentro do próprio país. Recorde-se que o Grupo Coral esteve, por exemplo, na última edição da Festa do Município de Proença-a-Nova, tendo antecedido o concerto do músico Rodrigo Lourenço, a convite deste. Após anos de interregno devido à pandemia o Grupo Coral espera voltar agora ao ativo, principalmente junto da população proencense.

ASPEA convida população a aderir à “Noite Europeia dos Investigadores” no dia 30 de setembro, na Ilha do Faial (Açores)

 Iniciativa internacional consciencializa para a importância da investigação e literacia do oceano
A Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), em parceria com o Observatório do Mar dos Açores (OMA), está a promover a “Noite Europeia dos Investigadores”, que se realiza no dia 30 de setembro, entre as 18h00 e as 23h00, no Mercado Municipal da Horta, na Ilha do Faial (Açores). Esta iniciativa está integrada no Projeto Europeu BlueNIGHTs e conta com várias atividades presenciais e online, a partir das redes sociais Instagram, Facebook e YouTube da ASPEA, com o objetivo de aproximar a população da investigação e da inovação na área marinha para uma maior literacia do oceano, aproveitando para dar a conhecer os projetos implementados a nível nacional e internacional.
Desta forma, reforça Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA, a importância da mobilização dos jovens e de toda a comunidade Açoreana, assim como de todos os turistas que se encontrem nas ilhas dos Açores, a participarem neste evento que contará com surpresas e curiosidades.
Com a “Noite Europeia dos Investigadores” pretende-se que Açores e Portugal tenham testemunhos de exemplos concretos e depoimentos de investigadores, que através da partilha de experiências e conhecimentos consciencializem para a importância da investigação e inovação no âmbito da literacia do oceano. “É primordial que a população, especialmente crianças, estudantes e jovens adultos, reconheçam a importância do papel do investigador marinho e da ciência na resposta aos desafios sobre a importância e o papel do oceano no planeta. A partir de um contexto nacional e europeu, podemos representar oportunidades estimulantes e empoderadoras para os jovens, como atores principais nas gerações futuras”, explica Joaquim Ramos Pinto, presidente da ASPEA.

O evento contará com o workshop de literacia marinha: “Oceans-On Dreams”, promovido pela bióloga Carla Gomes; o workshop de artes plásticas: “Oceanos de imaginação”, apresentado pela professora Manuela Galante; e duas palestras, cujos oradores se destacam na área da Biologia Marinha, em Portugal: Ana Colaço, investigadora do Instituto OKEANOS/UAç, que dedica os seus estudos ao mar profundo, e João Correia, fundador da Flying Sharks, empreendedor, humorista e orador motivacional.
No dia anterior ao evento, a equipa da ASPEA e a investigadora Ana colaço vão promover outros workshops sobre o mar profundo, nas escolas locais.
A esta iniciativa juntam-se dez entidades parceiras, de seis países europeus, que em simultâneo vão realizar também várias atividades locais, nomeamente: Consiglio Nazionale delle Ricerche (Itália); ACTEON SARL (França); Suomen Ymparistokeskus (Finlândia); Institutul National de Cercetare-Dezvoltare Delta Dunarii (Roménia); Associação Portuguesa de Educação Ambiental (Portugal); Universidade de Aveiro (Portugal); Instituto OKEANOS da Universidade dos Açores e da UrbHorta, Universita ta Malta (Malta), HOLO3 (França), Societe D'Exploitation du Centre National de la Mer (França) e Distretto veneziano della ricerca e dell'innovazione (Itália).

 

Enfrentar o futuro com coragem e solidariedade

Este ano, pela primeira vez, os europeus debateram o Estado da União com uma guerra a devastar solo europeu. Desencadeada pela agressão russa à Ucrânia, a invasão representou um momento de viragem, a partir do qual todo o continente se mobilizou, solidário. Os europeus não viraram a cara nem hesitaram e, a partir desse momento, toda a União esteve à altura dos acontecimentos.

O discurso sobre o Estado da União, proferido pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, perante o Parlamento Europeu, no dia 14 de setembro, capturou e resumiu o momento que vivemos: “Despertámos a força interior de que é feita a Europa”.

E vamos precisar de toda essa força, pois os meses que se avizinham não serão fáceis. Está muita coisa em jogo, para a Ucrânia, mas também para toda a Europa e para o mundo em geral. Esta é uma guerra contra a nossa energia, contra a nossa economia, contra os nossos valores, enfim, como disse a Presidente, uma guerra contra o nosso futuro.

Com a mesma solidariedade e coragem com que apoiámos os ucranianos que enfrentam os tanques russos, vamos preparar-nos para fazer face às consequências sócio-económicas da guerra. Pagar as contas ao fim do mês está a tornar-se uma fonte de ansiedade para milhões de famílias e empresas.

Por este motivo, estamos a avançar com medidas para reduzir o consumo global de eletricidade, mas também com apoios mais específicos para as indústrias e para as famílias. Os países da União já investiram milhares de milhões de euros em apoios às famílias vulneráveis, mas sabemos que isto não será suficiente. Por isso, a Comissão Europeia vai propor um limite máximo para as receitas das empresas que produzem eletricidade a baixo custo e também a indústria dos combustíveis fósseis será chamada a contribuir.

Mas enquanto aplicamos soluções rápidas, temos que nos preparar para uma mudança de paradigma e construir a economia do futuro com o Pacto Ecológico Europeu como pilar desta transformação. O verão de 2022, com leitos de rios secos, florestas em chamas e calor extremo, mostrou como a situação é grave. Nenhum país pode lutar sozinho contra estes fenómenos meteorológicos extremos e a sua força devastadora.

E porque também é aqui que se vê a solidariedade europeia em ação, a Comissão vai duplicar a sua capacidade de combate a incêndios com a aquisição de novos meios aéreos para acrescentar à nossa frota, que já ajudou Portugal em momentos críticos.

Nos últimos anos, a Europa tem demonstrado o que é capaz de fazer quando se une. Passámos de uma situação em que não tínhamos qualquer vacina para outra em que garantimos mais de 4 mil milhões de doses para os cidadãos da Europa e do mundo. Após uma pandemia sem precedentes, a nossa produção económica ultrapassou os níveis anteriores à crise em tempo recorde.

Isso foi possível porque todos nos unimos em torno de um plano de recuperação comum, o NextGenerationEU, que apoia o Plano de Recuperação e Resiliência português, cujo contributo está apenas no início: ao nível europeu foram desembolsados 100 mil milhões de euros, mas falta ainda injetar 700 mil milhões de euros na nossa economia. Vamos aplicar o dinheiro onde ele é preciso.

O discurso do Estado da União é também um momento para olhar para o mundo à nossa volta. Vivemos um momento crítico na política mundial que exige repensar a nossa agenda de política externa. Está na hora de investir no poder das democracias. Temos que trabalhar de forma ainda mais estreita com os parceiros que partilham as mesmas ideias, mas não devemos perder de vista a forma como autocratas estrangeiros estão a visar os nossos países. Temos de nos proteger melhor de interferências nefastas e por isso apresentaremos um pacote de Defesa da Democracia que permitirá detetar influências estrangeiras dissimuladas e financiamentos duvidosos.

A ideia dos fundadores da nossa União foi apenas assentar a primeira pedra da nossa democracia, cientes de que seriam as gerações futuras a acabar o seu trabalho. E o exemplo a que assistimos na resposta solidária com a Ucrânia e entre europeus é o que a nossa União representa e o que se esforça por alcançar, quando mostrámos o que os europeus são capazes de fazer quando se unem em torno de uma missão comum.  É esse o espírito da Europa: uma União que se mantém forte e unida e que assim prevalecerá.

Atribuído pela plataforma Cidade Social Município de Cantanhede distinguido com o 2.º lugar do Prémio Intervenção Social Sénior 2022

 

A Câmara Municipal de Cantanhede ficou em 2.º lugar no prémio Intervenção Social Sénior 2022, atribuído pela plataforma Cidade Social. A distinção, obtida ex-aequo com os municípios de Esposende e Miranda do Corvo, na categoria de municípios com população entre os 10.001 e 50.000 habitantes, vem reconhecer um conjunto de políticas sociais que fomentam o envelhecimento ativo da população idosa, o combate ao isolamento, numa lógica de complementaridade das medidas implementadas pelas instituições locais.

De acordo com os dados preliminares dos censos de 2021, o concelho de Cantanhede apresenta um índice de envelhecimento de 269,6, sendo o oitavo concelho mais representado, dos 19 que compõe a região de Coimbra, depois de Penela (307,1), Arganil (325,5), Soure (333,8), Penacova (346,7), Mortágua (370,5), Góis (457,5) e Pampilhosa da Serra (699,6).

Face a esta realidade, o Município tem vindo a dinamizar um conjunto de projetos/atividades dedicados/as aos mais idosos, como é o caso do Projeto Philarmonia, Projeto Tardes Comunitárias, Universidade dos Tempos Livres do Concelho de Cantanhede, Boccia Sénior, Encontro de Inverno, Arraial Popular e o Projeto Natação Sénior. Paralelamente, e enquanto investidor social, o Município destaca ainda os projetos Cuidin e VirtuALL – Inovação | Envelhecimento | Qualidade de Vida.

Para além destes projetos, a autarquia desenvolve outros mecanismos dirigidos à comunidade que, como é óbvio, englobam a população sénior. Neste enquadramento surge o Regulamento Municipal de Atribuição de Subsídios a Agregados Familiares em Situação de Extrema Carência Económica do Concelho de Cantanhede, o Programa Abem – Rede Solidária do Medicamento, o Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados, Banco de Recursos Colmeia, o Banco de Voluntariado de Cantanhede, Balcão da Inclusão, GAE, CLAIM, protocolo de colaboração para a realização de meio complementares de diagnóstico e terapêutica em proximidade (formalizado com as IPSS com resposta social de ERPI), “Este Verão Mexa-se” (meses de junho, julho, agosto e setembro, com periodicidade aleatória), entre outros.

O reconhecimento agora recebido pela autarquia de Cantanhede tem por base todas as dinâmicas elencadas.

Para Célia Simões, vereadora com o pelouro da Ação Social e Saúde, “o galardão Intervenção Social Sénior 2022 viabiliza a partilha de boas práticas e reconhece a intervenção que a autarquia tem tido junto da população mais envelhecida, contribuindo para o ageing in place e para o combate ao idadismo”.

ANADIA | 101 plantas de Cannabis e 1.700 doses apreendidas

Um homem, de 29 anos, e uma mulher, de 64, foram detidos na quarta-feira por tráfico de estupefacientes, no concelho de Anadia. Segundo revelou, esta quinta-feira, a Guarda Nacional Republicana (GNR), os suspeitos tinham na sua posse mais de 1.700 doses de cannabis e 101 plantas.
Em comunicado, enviado às redações, a autoridade referiu que as detenções ocorreram no âmbito de uma investigação que decorria há cerca de seis meses, em que os militares “apuraram que os suspeitos procediam à produção e cultivo de canábis tendo em vista a sua posterior comercialização”.
Foram realizadas duas buscas domiciliárias e uma busca em veículo, que culminou na apreensão de 1.700 doses de canábis, 101 plantas de canábis, duas caixas de canábis em pó, dois trituradores e uma balança de precisão.
Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Anadia, para aplicação das medidas de coação.

Maus-tratos a idosa em Loulé: provedora da Santa Casa admite falha humana

Em entrevista à SIC Notícias, Sílvia Sebastião diz que só teve conhecimento do vídeo esta quarta-feira e que já está a tomar medidas para responsabilizar o profissional. A utente foi encontrada com parte do corpo coberto de formigas e com feridas.
Uma utente do lar da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime, em Loulé, foi encontrada com parte do corpo coberto de formigas e com feridas. O caso foi agora denunciado através de um vídeo publicado nas redes sociais, que terá sido gravado no início do verão. A instituição reconhece que se trata de um caso de negligência grave e já instaurou um inquérito para apurar responsabilidades.
O caso remonta ao mês de junho. Na altura, o lar de idosos não instaurou um inquérito interno e preferiu antes repreender verbalmente os funcionários por não terem detetado a situação atempadamente.
Não me orgulho nada da situação que aconteceu, lamento imenso (...) temos funcionários no turno da noite, a situação foi negligenciada, eles não previram a situação, deviam ter previsto e fazer a ronda para verificar que a senhora estava naquele estado", disse Sílvia Sebastião à SIC.
O inquérito interno foi agora aberto e a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime justifica que o espaço de tempo de três meses se deve ao facto da instituição só ter tido "conhecimento do vídeo e de que a situação era tão grave quando a Segurança Social esteve cá".
E só ontem [dia 21 de setembro] é que demos conta do vídeo, até porque se nos tivessem mostrado o vídeo antes, tínhamos tomado medidas", acrescentou.
O Ministério Público já está a investigar o caso e a Santa Casa da Misericórdia de Boliqueime está "de consciência tranquila".
"Provavelmente vamos ser inquiridos e estamos cá para responder ao que for necessário", garante a provedora.
A instituição, com 63 utentes, ainda não suspendeu qualquer funcionário, mas diz estar "a tratar disso neste momento". Segundo Sílvia Sebastião, todos os critérios de qualidade são garantidos e o rácio de trabalhadores da instituição é suficiente.
Trata-se de um caso pontual de negligência grave por parte de uma funcionária, até porque uma fiscalização recente não encontrou nada que obrigue à suspensão da atividade.
A família já apresentou queixa. O filho alega que fez várias queixas de maus-tratos na entidade, mas que não terá tido resposta.
A idosa, de 89 anos, acabou por falecer no final de julho, no Hospital de Faro.

SIC Notícias
Imagem: Noticias ao Minuto

Alemão confessa ter matado e queimado duas pessoas nos Açores

O homem suspeito da morte de duas pessoas nos Açores foi transferido para a prisão da ilha Terceira.
Depois de várias horas de interrogatório, o suspeito de um duplo homicídio na ilha do Pico confessou o crime. Primeiro, atingiu as vítimas com uma arma de fogo e depois recorreu a uma fogueira para se livrar dos corpos.
No local, a Polícia Judiciária encontrou provas suficientes para concluir sem margem de erro que Tomislav Jozic, de 60 anos, foi o autor do duplo homicídio. O crime terá ocorrido nuns terrenos a menos de 100 metros do mar, onde as perícias ainda decorrem.
A investigação acredita que o suspeito não queria que as duas vítimas comprassem o terreno do lado. O homem de nacionalidade alemã que, segundo relatos dos vizinhos tinha uma postura agressiva e conflituosa, ficou em prisão preventiva.
Tomislav Jozic não tinha antecedentes criminais.

SIC Notícias

“Milagre”: homem resgatado com vida 17 dias após sismo na China

O alerta às autoridades foi dado por um morador local.
No passado dia 5 de setembro, um sismo de magnitude de 6,8 na escala de Richter foi registado na província de Sichuan pelas autoridades chinesas. Para trás ficou um rastro de destruição e morte. Mais de 90 pessoas perderam a vida, de acordo com o balanço mais recente, mas ainda provisório.
Mas 17 dias depois do forte abalo, e quando já ninguém esperava por boas notícias, um homem foi encontrado com vida, foi hoje anunciado. Trata-se de Gan Yu, um trabalhador da central hidroelétrica de Wandong.
O alerta às autoridades foi dado por um morador local, que apelidou o resgate de "milagre da vida".
Segundo o jornal Beijing Daily, Gan Yu está internado mas o seu estado de saúde é estável e está consciente.
De acordo com a estação de televisão estatal CCTV, no início da semana passada, pelo menos 25 pessoas ainda estavam desaparecidas. As operações de resgate mantinham-se no terreno, mas as fortes chuvas que atingiam a região estavam a provocar desabamentos de terras e a dificultar a ação das autoridades.
A província de Sichuan, que faz fronteira com o planalto tibetano, onde placas tectónicas se encontram, é regularmente atingida por terramotos. Dois sismos registados em junho passado causaram pelo menos quatro mortos.
O terramoto segue-se a uma onda de calor e seca que levou à escassez de água e cortes de energia, devido à dependência de Sichuan de energia hidroelétrica.

SIC Notícias

Desejo de Federer confirma-se: vai jogar com Nadal no último jogo da carreira

Desejo de Federer confirma-se: vai jogar com Nadal no último jogo da carreira
Está confirmado. Roger Federer vai estar ao lado do rival Rafael Nadal na final de pares da Laver Cup, um torneio que opõe seleções da Europa e do resto do mundo.
O tenista suíço, vencedor de 20 torneios Grand Slam, já tinha manifestado o desejo de que a sua despedida fosse ao lado do maiorquino, que foi o seu principal rival ao longo da carreira.

SIC Notícias

Casal suspeito de abuso sexual da filha fica em prisão preventiva

O crime do qual são suspeitos terá sido praticado “durante aproximadamente oito anos”.
Após primeiro interrogatório judicial foi aplicada ao casal das Caldas da Rainha, detido na quarta-feira pela Polícia Judiciária (PJ), a medida de coação mais gravosa: a prisão preventiva.
No comunicado emitido pela PJ após a detenção, que ocorreu ontem, lia-se que o crime ocorreu "de forma continuada, durante aproximadamente oito anos"e foi praticado "em contexto familiar"perpetrado "pelo pai com a cumplicidade da mãe".
Os atos eram praticados, segundo o casal, “sob pretexto de concorrerem para a formação e preparação da vítima para o seu desenvolvimento sexual futuro”, revelou a PJ.
A PJ teve conhecimento da situação através da escola da vítima, tendo sido “de imediato” promovido o afastamento dos agressores da menina e iniciadas as "diligências investigatórias adequadas, que culminaram na proposta da emissão dos mandados de detenção", que foram levados a cabo ontem.

SIC Notícias

 

Autarca pede apoios urgentes após regresso da chuva a Manteigas

"Precisamos de apoios já porque não queremos que morra alguém", alerta Flávio Massano.
Meia hora de chuva torrencial voltou a causar prejuízos no concelho de Manteigas. Desta vez, foi afetada, com maior intensidade, a freguesia de Vale de Amoreira. O Presidente da Câmara vai pedir uma audiência urgente ao ministro do Ambiente.
Após as enxurradas em Sameiro, o mau tempo chegou agora à freguesia de Vale de Amoreira. Três viaturas ficaram danificadas, cinco casas alagadas e uma rua obstruída após meia hora de chuva intensa a meio da tarde. As lamas vieram empurradas da encosta queimada durante o prolongado incêndio deste verão no parque natural.
"As nossas encostas ficaram descobertas, o coberto vegetal desapareceu, a chuva cai e não há nada que a retenha", explicou o Presidente da Câmara de Manteigas.
Para Flávio Massano, os apoios são urgentes “porque não queremos que morra alguém”. O autarca anunciou ainda que vai pedir uma audição de urgência ao ministro do Ambiente: "vamos dizer-lhe que somos impotentes perante esta situação que aqui temos".
O Governo anunciou um pacote de 200 milhões de euros para enfrentar 85 milhões de prejuízos em 14 concelhos, onde um terço da verba destina-se à estabilização de solos e ao repovoamento florestal, mas até ao momento ainda nada está no terreno.

SIC Notícias

“Falei o que senti”. Ricardinho nega indireta a Ronaldo

Ricardinho recorreu às redes sociais para esclarecer as declarações que fez na gala 'Quinas de Ouro'.
Ricardinho recorreu ao Twitter para clarificar que o seu discurso na gala "Quinas de Ouro", em que afirmou que decidiu terminar a carreira na seleção nacional para que "os jovens pudessem brilhar, como fizeram na Finalíssima" diante da Argentina.
"A todos aqueles que estão a dizer que o meu discurso da gala quinas de ouro foi uma indireta para o nosso maior ídolo do desporto em Portugal, estão totalmente enganados! Eu falei o que senti e sentia em relação aos meus ex-companheiros de seleção e sobre a seleção de futsal", escreveu Ricardinho no Twitter.


O "Mágico" foi um dos futsalistas galardoados na última gala "Quinas de Ouro", realizada a 20 de setembro, ao lado de João Matos, Zicky Té e Ana Azevedo.
"Depois da decisão de dar um passo ao lado, para os mais jovens darem um passo em frente, sinto que foi um passo certo depois de ter visto esta conquista. Orgulho por fazer parte desta família", referiu no discurso de terça-feira.
Ao contrário de Ricardinho, que deixou a Seleção de Futsal aos 37 anos, Cristiano Ronaldo, da mesma idade, disse querer continuar na seleção das Quinas e jogar no Euro2024.

Madremedia