quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Festival de Outono - Manteigas 2019



O Município de Manteigas promove entre os dias 08 e 10 de novembro, na Praça Municipal, o Festival de Outono, tendo em vista a promoção e divulgação da gastronomia local e de todas as potencialidades naturais, numa estação do ano - outono - onde as cores douradas dão outro colorido às encostas e vales.
O desfile de moda «Manteigas Dourada», centrado nas cores do Outono, promete ser arrojado e inovador, logo na primeira noite do certame, dia 08 de novembro. Nessa mesma noite, o espetáculo do Rouxinol Faduncho garante animação e muita gargalhada.

O dia 09 de novembro será marcado pela realização do Trail «Trilhos do Burel», que irá percorrer veredas e caminhos do Concelho em três diferentes distâncias (36km, 25km e 13km), bem como uma caminha de 13km, cujo evento conta com a parceria da Associação Desportiva de Manteigas e do Grupo BTT de Manteigas.
A Prova das Sopas de Outono encerra a tarde do dia 09 de novembro, um concurso que irá levar à mesa os melhores sabores locais da época, numa iniciativa conjunta com o Agrupamento 232 São Pedro - Manteigas - Corpo Nacional de Escutas. A noite do segundo dia será animada pelo concerto do Grupo Coral de Manteigas e a «Festa das Cores» com o Dj Trindade & Luís Serra - Sax Live Act.
O dia 10 de novembro inicia-se com a saída de campo «Conhecer e Reconhecer Cogumelos Silvestres e Plantas Aromáticas e Medicinais», com recolha e exposição posterior dos exemplares no recinto do Festival. Para o início da tarde está agendado um showcooking promovido pela Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas.
No final da tarde do último dia do evento, o público será convidado a participar no Concurso «Doce e Salgado de Outono» e no «Magusto e Prova de Jeropiga Caseira».
A animação será uma constante do Festival, com a presença do Grupo de Concertinas de Mangualde, Tukariouppa BBU Fanfare e Grupo Manuk.
Uma das novidades da edição do Festival de Outono deste ano é a implementação do Cantinho do Chefe, onde os mais novos vão ter oportunidade de assistir a um espetáculo de magia temática de comida, ateliers de showcooking, experiências na cozinha e caça ao tesouro. Razões mais que suficientes para visitar a Vila de Manteigas, de 08 a 10 de novembro, deslumbrar-se com as cores Outonais e saborear a gastronomia local.





SOCIEDADE | FADOS E GUITARRADAS, NA PEDALADA A NOSSA SENHORA DE VAGOS, EM 5 DE OUTUBRO DE 2019


A Romagem a Nossa Senhora de Vagos, de bicicleta, organizada pela ADIG (Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha), serviu para os habitantes da Península das Gafanhas agradecerem à Terra de Origem dos seus antepassados e a Nossa Senhora todas as benesses que têm recebido. 

Na Capelinha de Vagos ouviu-se o trinar das guitarras e violas do Grupo de Fados de Coimbra "Portas d'Água", que homenagearam a Senhora com o extraordinário fado Nossa Senhora de Vagos, entre outros, nas vozes extraordinárias do Prof. Rogério e do Fernando Monteiro e a fenomenal atuação da Tuna da Universidade Sénior da Gafanha da Nazaré, uma carícia para os ouvidos. 

A maioria das famílias que deram vida às nossas Gafanhas são oriundas de Vagos e começaram a povoar estes estéreis areais no Séc XVII. Aqui chegaram para a apanha do junco à gadanha (gadanhar o junco ou, no seu linguarejar, gafanhar o junco). E o grito, à prôa da bateira, ouvia-se longe: "vamos à gafanha do junco"! E tantas vezes o repetiram que bastava dizer: "Vamos à Gafanha"; agora com letra grande porque se transformou na Terra da Promissão, 

Freguesia há pouco mais de 100 anos (1910), Vila há 50 (1969) e Cidade há 18 (2001)!... 90 anos para transformar uma Terra quase desconhecida numa cidade!... 

Abençoadas gentes das Gafanhas, oriundas de mais de 1000 povoações diferentes, mas unidas no esforço de engrandecer a nossa Gafanha!...… 

Humberto Rocha

Valença | Feira dos Santos de Cerdal em Valença - A Feira Romaria a 1 e 2 de Novembro

1 e 2 de Novembro é dia da Feira dos Santos de Cerdal, a última grande feira romaria do calendário anual do Noroeste Peninsular.
A secular feira onde a tradição atrai milhares de portugueses e espanhóis numa das maiores feiras / romarias do Noroeste Peninsular.
Esta é a feira onde se vende de tudo, em mais de 400 tendas. O vestuário, as louças, o calçado, as tasquinhas, o gado bovino, caprino e ovino, os produtos do campo, as maquinarias agrícolas, os parques de diversões e uma infinidade de outros atrativos fazem as delicias da multidão.
Feira dos Santos e das Trocas
A 1 de novembro é a Feira dos Santos e a 2 de novembro a Feira das Trocas. Assim se mantém a tradição de trocar os produtos adquiridos na véspera que por alguma razão não serviram.
O Único Lugar no Mundo Onde Há Perícos
A meados de outono os perícos amadurecem e são a delicia entre as frutas da época. Os perícos, semelhantes a uma pequena pera, são endógenos de Valença e tem no concelho, para além da sua origem, as maiores áreas de produção. A par dos perícos, as castanhas cruas ou cozidas, as nozes e os dióspiros fazem as delicias de quem aprecia os produtos bio.
Noites Afamadas dos Santos, com Vinho Novo, Petiscos e Concertinas
Manda a tradição que nas noites de 31 de outubro e 1 de novembro, a Feira dos Santos é o destino para provar os vinhos novos e saborear os petiscos locais. Nas tasquinhas animam-se as noites, ao som das concertinas e soltam-se as mais castiças cantigas de desgarrada.
Corridas de Garranos em 1 de Novembro
Na Pista das Corridas os ginetes mostram a beleza do nosso cavalo, o garrano. As corridas de cavalos, em passo travado, decorrerão no dia 1, a partir das 14h30, na Pista das Corridas.
Os emblemáticos cavalos garranos dão um colorido especial à feira do gado que contará, ainda, com animais bovinos, caprinos e ovinos.
Séculos de Tradição
A Feira dos Santos é uma feira / romaria secular e um verdadeiro ponto de encontro galaico-minhoto que cativa, ano após ano, milhares de visitantes. A feira já aparece documentada em 1758 e é um ponto de confluência de povos e onde, por excelência, se sente a alma galaico-minhota.

Religião | Destroem imagens de mártires para que chineses não os imitem

As imagens dos 120 mártires chineses estão sendo demolidas, numa campanha geral contra os símbolos religiosos. Os maiores inimigos são Nosso Senhor, Nossa Senhora, os santos e tudo que lembre os benefícios da Igreja Católica. 

O Partido Comunista teme que a memória desses mártires encoraje novos heróis católicos, contrariando a ditadura comunista. O furor marxista perdeu a compostura após assinar acordo com a Santa Sé em 2018. Incapaz de dissuadir os chineses católicos, e vendo que outros se convertem à Igreja, a ditadura tenta apagar a lembrança dos mártires. Infelizmente, já com a anuência da política externa vaticana!

ABIM

Proença-a-Nova | Requalificação de ruas no centro histórico da vila em curso

Estão a decorrer os trabalhos de regularização e pedonalização de acessos no centro histórico Proença-a-Nova, englobando trabalhos na Rua do Ouro, Quelha do Minas, parte da Rua das Pereiras e parte da Rua de Nossa Senhora que, pela proximidade geográfica, fecham a malha urbana já renovada em conjunto com o Largo Pedro da Fonseca, o Largo da Devesa e a Avenida Francisco Farinha Tavares. “Inseridas na Área de Regeneração Urbana (ARU) de Proença-a-Nova, as obras que estamos a realizar têm como objetivo melhorar as condições de usabilidade e de vivência do espaço público, dando continuidade ao que foi planeado para a regeneração do Centro Histórico, como uma unidade urbana, de que a requalificação da Avenida do Colégio e do Mercado Municipal também são exemplo”, refere João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova. “Renovo novamente o convite aos privados para também eles investirem na recuperação do seu património, no caso em que esteja devoluto ou em mau estado de conservação, até porque há incentivos para quem o fizer, da parte da autarquia e do Governo”. 

As obras, orçadas em 90 mil euros (com candidatura a apresentar ao PARU – Plano de Ação de Reabilitação Urbana, no âmbito do Centro 2020, e já aprovada ao POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), incluem a substituição da rede de abastecimento de água e do pavimento, a instalação de rede de águas pluviais onde é inexistente e a colocação de iluminação pública. Com um prazo de execução de 120 dias, atualmente o trânsito encontra-se cortado temporariamente na Rua de Nossa Senhora e na Rua do Ouro. No caso da Quelha do Minas, para ganhar condições de circulação entre a Rua de Nossa Senhora e a Rua do Jogo da Bola, o percurso vai ser modelado em troços de escadas e patamares calcetados. Vão ainda ser instaladas colunas de iluminação pública para garantir maior conforto e segurança ao espaço.

Alunos do 1.º Ciclo efetuam rastreios de saúde oral, auditivos e visuais


Uma equipa multidisciplinar de profissionais, constituída por higienistas orais e audiologistas da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e optometristas vindos da Universidade da Beira Interior, está a realizar rastreios gratuitos aos 176 alunos que frequentam o 1.º ciclo no concelho, de 23 a 25 de outubro em Proença-a-Nova e a 6 de novembro em Sobreira Formosa. Tendo em conta a adesão da comunidade escolar e a qualidade das avaliações efetuadas, está a ser programada uma iniciativa idêntica para as crianças do pré-escolar. 

O rastreio visual identifica alterações oculares através da avaliação de parâmetros visuais, tais como a acuidade visual, medida automática do erro refrativo e a coordenação binocular, e através da recolha de dados por questionário, entregue aos encarregados de educação. O rastreio auditivo avalia problemas de alterações audiológicas, por exemplo otite sero mucosa. Ao nível do rastreio de saúde oral, é avaliada a saúde oral das crianças e são aplicados vernizes de flúor como medida preventiva da cárie dentária. 

Integrada no projeto "Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar", cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu, esta iniciativa parte da importância da saúde e bem-estar dos alunos como fator essencial para o seu sucesso educativo. Desta forma, podem ser detetadas situações de forma precoce e encaminhadas para tratamento. Para além da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco e da Universidade da Beira Interior, os rastreios realizam-se ainda com o apoio, em parceria, do Agrupamento de Escolas e do Município de Proença-a-Nova.

Coimbra | Tornar a agricultura mais ecológica e sustentável com a ajuda das algas



O papel das algas marinhas na redução das emissões de metano (gás de efeito estufa muito mais perigoso do que o CO2), através da sua aplicação na alimentação de animais, contribuindo para a resolução de um dos principais problemas relacionados com os produtores de leite e de carne bovina, é um dos temas abordado no livro “Seaweeds as Plant Fertilizer, Agricultural Biostimulants and Animal Fodder" (Algas como fertilizantes, bioestimulantes agrícolas e forragens para animais, em tradução livre), que vai para as bancas amanhã, dia 25 de outubro.

Um dos coordenadores da edição da obra (e também coautor de um capítulo) é Leonel Pereira, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE).

O livro, que é publicado pela CRC Press do Taylor and Francis Group (USA), surge no âmbito do projeto INTERREG – NASPA (Natural fungicides against air & soil borne pathogens in the Atlantic Area), focado em criar alternativas naturais aos fertilizantes e agroquímicos sintéticos usados na agricultura atualmente.

Ao longo de 12 capítulos, da autoria de cientistas de várias nacionalidades, o livro explora «a utilização de algas e extratos de algas como estimulantes de uso agrícola, reguladores de crescimento de plantas agrícolas extraídos de algas e protetores das plantas contra pragas (fungos, insetos, etc.), bem como o uso de algas na alimentação de animais, nomeadamente na alimentação de gado bovino para a redução das emissões de metano; o uso de algas na produção de rações para a aquacultura de peixes, entre outras aplicações», relata o especialista em algas marinhas da FCTUC.

A obra, apesar de conter fundamentos científicos, «está escrita e ilustrada de modo a que qualquer público a possa ler, inclusivamente os jovens agricultores de todo o mundo», nota Leonel Pereira.

Dependendo da espécie, do habitat e de condições como temperatura da água, intensidade da luz e concentração de nutrientes na água, as algas possuem ótimas características para fins muito diversos.

Cristina Pinto

Évora “corre” TVI Running Wonders

A quinta edição da TVI Running Wonders – Corrida Monumental, mais conhecida pela Meia Maratona de Évora, está agendada para o próximo dia 24 de Novembro, domingo, com a organização a aguardar, uma vez mais, a presença de milhares de atletas, que se irão dividir pela distância máxima (21kms), Mini Maratona (10kms) e Caminhada (5 kms).
A Meia Maratona de Évora, uma organização GlobalSport, através das Running Wonders, em parceria com a Câmara Municipal de Évora, volta a ter a Praça de Giraldo, a principal “sala de visitas da cidade”, como o centro nevrálgico de tamanha atividade desportiva, num autêntico brinde à monumentalidade da cidade.
Para o Diretor Executivo da Global Sport, “se existe cidade que transcreve o poder da história lusitana é Évora. Bem no centro do Alentejo, com os seus imponentes e significativos monumentos, e toda a sua imaterialidade secular que nos transporta para outros tempos no nosso tempo”.
Paulo Costa não tem dúvidas de que “Évora vestirá o seu melhor traje para receber os milhares de participantes na Meia Maratona, recebendo de braços abertos a Corrida Monumental, num programa de dois dias de várias atividades que culminam com a realização da Meia Maratona de Évora em pleno coração deste portentoso Património Mundial classificado pela UNESCO”.
“Relembro que participar na etapa de Évora da TVI Running Wonders é viver uma experiência neste incomensurável território, sinónimo do empreendedorismo ativo e da vitalidade desta maravilhosa região, concentrando uma oferta que agrega história, monumentalidade, gastronomia, vinhos, turismo e desporto”, refere, a cerca de um mês do “tiro de partida”.
Para dar a conhecer mais pormenores da edição deste ano da Meia Maratona de Évora, que conta com uma série de parceiros locais, sem os quais a organização não conseguiria levar a bom porto esta competição, irá ter lugar na próxima terça-feira, dia 29 de outubro, na Praça de Giraldo (esplanada Gema D’Évora), pelas 16h30, a apresentação oficial da prova, com a presença do Presidente da edilidade, Carlos Pinto de Sá e dos vereadores Sara Dimas Fernandes e Eduardo Luciano.
Treinos “oficiais”
Entretanto, a Câmara Municipal de Évora, através do Departamento Sócio Cultural, irá promover uma série de treinos oficiais de preparação para a participação na TVI Running Wonders – Corrida Monumental, juntamente com alguns dos grupos informais de corrida da cidade.
Assim, quem quiser participar nestas corridas de grupo, gratuitas e sem inscrição prévia, só terá de escolher o dia e a hora:
Dia 29 de outubro 19H30 - Organização CME – Praça de Giraldo;
Dia 04 de novembro 21H30 - organização Évora Night Runners – rotunda Porta da Alagoa;
Dia 07 de novembro 20H00 - organização Correr em Évora – Rotunda Manuel da Gaita (lagril);
Dia 10 de novembro – Corrida Alumni (Universidade - falta confirmação);
Dia 13 de novembro 18H30 - organização Correr em Évora –Complexo Desportivo de Évora;

Dia 15 de novembro 06H00 - organização Évora Night Runners – Rotunda Porta da Alagoa.

Fisco faz operação nacional de fiscalização sobre oficinas automóveis

Resultado de imagem para Fisco faz operação nacional de fiscalização sobre oficinas automóveis
A Autoridade Tributária (AT) tem hoje em curso uma operação de fiscalização, a nível nacional, sobre empresas de manutenção e reparação de veículos automóveis, confirmou o Ministério das Finanças à agência Lusa.
“A AT confirmou que está a decorrer uma operação de fiscalização”, afirmou fonte oficial do ministério de Mário Centeno em declarações à agência Lusa, remetendo mais detalhes, nomeadamente o objetivo e os meios envolvidos nesta ação, para um comunicado a divulgar ainda esta manhã na página eletrónica da administração tributária.
O Jornal Económico avançou hoje que a AT “lançou um raide nacional a oficinas”, com “centenas de inspetores tributários no terreno de norte a sul do país” numa “megafiscalização [que] está a passar pente fino mais de cinco mil oficinas”.
Segundo o jornal, o objetivo é da operação, designada “Ação Manutenção Preventiva”, é “fiscalizar a emissão de fatura, saber se estas entidades estão cadastradas e se utilizam programas de faturação certificados”.
“Na instrução que determina esta ação de fiscalização, a administração fiscal revela que está prevista a realização procedimentos inspetivos subsequentes, nos casos em que que forem detetados elevados riscos de incumprimento, além das coimas e regularizações fiscais a que ficaram sujeitas as oficinas”, refere.
Citando as instruções da Direção de Serviços de Planeamento e Coordenação da Inspeção Tributária (DSPCIT) às Direções de Finanças, o Jornal Económico diz tratar-se de uma “ação de prevenção que visa o aumento da perceção de risco por parte deste setor de atividade em particular, bem como de recolha de informação que permita uma melhor monitorização e avaliação de risco para subsequente seleção e desenvolvimento de metodologia de inspeção”.
De acordo com o jornal, “o fisco prevê ainda que no âmbito da ação ‘Manutenção Preventiva’ possa ser usada a técnica do varrimento: cada inspetor tributário dentro da sua área de atuação pode visitar outros estabelecimentos que explorem as atividades selecionadas, mesmo que não constem da listagem, potenciando assim a identificação de oficinas não comunicadas à AT ou de contribuintes não coletados ou coletados com outros Códigos de Atividade Económica (CAE) que não sejam os de manutenção e reparação de veículos automóveis e o de manutenção e reparação de motociclos, suas peças e acessórios.”
As faturas das oficinas de reparação de carros e motos, assim como emitidas por cabeleiros/salões de beleza e restaurantes, estão entre as que podem ser apresentadas pelos contribuintes para dedução no IRS.
Lusa

Deporto | 38 anos depois, Jorge Jesus leva Flamengo à final da Libertadores

Resultado de imagem para 38 anos depois, Jorge Jesus leva Flamengo à final da Libertadores
O Flamengo, de Jorge Jesus, reforçou quarta-feira o estatuto de indiscutível melhor equipa brasileira do momento ao arrasar o Grêmio por 5-0 e conquistar, 38 anos depois, um lugar na final da Taça Libertadores em futebol.
Os comandados do treinador português, que já tinham sido bem melhores na primeira mão das meias-finais, merecendo bem mais do que o 1-1, voltaram a exibir a sua superioridade, desta vez materializada com golos.
Um tento de Bruno Henrique, a fechar a primeira parte, aos 42 minutos, e dois do ex-benfiquista Gabriel Barbosa, vulgo Gabigol, aos 46 e aos 56, o segundo de grande penalidade, deixaram a contenda resolvida ainda com mais de meia hora para jogar.
Até ao final, o ‘Fla’ passeou a sua classe e conseguiu chegar à goleada, com dois golos dos centrais, primeiro do espanhol Pablo Marí, aos 67 minutos, após canto de De Arrascaeta, e depois de Rodrigo Caio, aos 71, após um livre de Éverton Ribeiro.
Os 5-0 são o maior triunfo caseiro de sempre do Flamengo face ao Grêmio e o 18.º jogo consecutivo sem perder do conjunto de Jorge Jesus: 15 vitórias e três empates, com 41-8 em golos, depois do 0-3 no reduto do Bahia, em 04 de agosto.
Os cariocas, que ganharam a competição em 1981, estão na sua segunda final da Libertadores, na qual vão defrontar, em 23 de novembro, em Santiago do Chile, os argentinos do River Plate, detentores do título, que afastaram os compatriotas do Boca.
Para o Flamengo, será a segunda final da principal competição da América do Sul, e, para Jorge Jesus, a terceira de uma prova internacional de clubes, depois de duas derrotas pelo Benfica na Liga Europa, com Chelsea (2012/13) e Sevilha (2013/14).
Além de estar a um triunfo da final da ‘Champions’ da CONMEBOL, o conjunto do Rio de Janeiro segue destacado na liderança do campeonato brasileiro, 10 pontos à frente do campeão Palmeiras, a 11 jornadas do fim - será o primeiro desde 2009.
O jogo começou equilibrado, com o Flamengo a fazer a primeira ameaça, num cabeceamento de Gabriel Barbosa que Paulo Victor segurou, aos 11 minutos, e o Grêmio a responder por Maicon, com um grande falhanço, aos 19, após centro da esquerda de Everton.
Aos poucos, a equipa da casa assumiu o comando e foi criando perigo, primeiro num cabeceamento de Bruno Henrique que saiu a rasar o poste esquerdo (27 minutos), depois num centro/remate de De Arrascaeta (35) e ainda num ‘tiro’ de Gabigol (40).
A insistência acabou por dar frutos aos 42 minutos, num contra-ataque rápido: Bruno Henrique lançou Gabriel Barbosa e depois fez a recarga vitoriosa, na sequência de uma defesa incompleta de Paulo Victor a remate do ex-benfiquista.
O ‘Fla’ fechou a primeira parte a marcar e abriu a segunda da mesma forma: logo aos 46 minutos, na sequência de um canto marcado na esquerda por De Arrascaeta, André cortou ao primeiro poste, mas para Gabigol, que ‘fuzilou’ de pé esquerdo.
Este golo ‘acabou’ com o Grêmio e libertou, em definitivo, a equipa da casa, que chegou ao terceiro aos 56 minutos, por Gabriel Barbosa, de penalti, cometido por Geromel, ex-Vitória de Guimarães e Desportivo de Chaves, sobre Bruno Henrique.
Também de bola parada, os anfitriões marcaram, depois, mais dois golos quase iguais, de cabeça, após centros da esquerda: o espanhol Pablo Mari desviou um canto de De Arrascaeta, aos 67 minutos, e Rodrigo Caio um livre de Éverton Ribeiro, aos 71.
Na parte final, o Flamengo acalmou, mas ainda poderia ter chegado ao sexto, nomeadamente pelo ex-portista Diego, que entrou aos 87 minutos, para o primeiro jogo desde 24 de julho, e quase faturou aos 90. Antes, aos 86, Diego Alves brilhou face a Éverton.
Lusa / Madremedia

Desporto | ACR Basquetebol - Seniores: ACR - AD Vagos



Política | “Comigo não há pântanos”: António Costa diz-se preparado para governar quatro anos

Resultado de imagem para “Comigo não há pântanos”: António Costa diz-se preparado para governar quatro anos
O secretário-geral do PS afirmou-se hoje preparado para cumprir como primeiro-ministro os quatro anos de legislatura e afastou o cenário do "pântano" do segundo executivo de Guterres, que caiu após um mau resultado nas autárquicas de 2001.
António Costa transmitiu esta sua posição numa reunião do Grupo Parlamentar do PS, que durou cerca de uma hora, durante a qual procurou deixar uma mensagem aos deputados socialistas de que o seu segundo Governo "não é para durar dois anos".
"Este Governo é para quatro anos, comigo não há pântanos", declarou António Costa, citado por vários deputados socialistas.
Deputados socialistas referiram à agência Lusa que António Costa pretendeu traçar uma clara linha de demarcação entre o seu novo executivo e o segundo Governo liderado por António Guterres, que se demitiu do cargo de primeiro-ministro a meio da legislatura (1999/2003), depois de o PS ter obtido um mau resultado nas eleições autárquicas de dezembro de 2001.
Neste ponto, o secretário-geral do PS frisou que o seu mandato como primeiro-ministro "não está dependente do ciclo eleitoral da próxima legislatura", designadamente das eleições autárquicas de 2021.
Na reunião da bancada socialista, também o antigo líder do PS Ferro Rodrigues se referiu ao período do segundo Governo liderado por António Guterres e à ideia do "pântano político", dizendo que viveu ele próprio esteve na primeira linha (enquanto membro do Governo e dirigente socialista) nesse período.
Ferro Rodrigues, que hoje o PS o recandidatou à presidência da Assembleia da República, recordou que, após a demissão de António Guterres de dezembro de 2001, acabou por assumir a liderança dos socialistas no início de 2002, tendo depois perdido as legislativas por cerca de dois pontos percentuais para o PSD em abril desse ano.
Perante os jornalistas, no final da reunião, o secretário-geral do PS afirmou que a próxima legislatura "será de grande responsabilidade", visto que os portugueses confiaram aos socialistas "a missão de governar o país nos próximos quatro anos".
"Vai ser uma legislatura muito exigente, mas também muito estimulante - e é fundamental contar com o apoio do Grupo Parlamentar do PS para que a ação governativa possa ser bem sucedida, cumprindo os compromissos que assumimos e o nosso caderno de encargos para a governação", declarou.
António Costa confirmou depois que a eleição de Ana Catarina Mendes e da sua direção da bancada terá lugar na sexta-feira, dia em que também o PS recandidatará Ferro Rodrigues para a presidência da Assembleia da República.
"Será uma lista paritária com Eduardo Ferro Rodrigues como candidato a presidente da Assembleia da República e Edite Estrela como candidata a primeira vice-presidente", referiu.
Neste contexto, António Costa deixou um voto de confiança em Ana Catarina Mendes como presidente do Grupo Parlamentar do PS, dizendo que "é uma deputada muito experiente e que, ao longo dos últimos anos, teve uma missão muito importante como secretária-geral adjunta" dos socialistas.
"Ana Catarina Mendes estava em excelentes condições para suceder como presidente do Grupo Parlamentar do PS a Carlos César, que, por vontade própria, deixou de ser deputado. Felizmente, podemos continuar a contar com Carlos César como presidente do PS. Será seguramente um presidente bastante ativo", disse o líder dos socialistas, tendo ao seu lado o ex-presidente do Governo Regional dos Açores.
Lusa

Mundo | Los Mitos Detrás De La Educación Superior Online


por Yesica Flores
• Las transformaciones traen consigo miedos que se convierten en sesgos, y aunque los modelos de educación superior online han desmitificado algunas creencias, aún quedan otras.
Con el paso de los años, la educación superior online ha ido derrumbando miedos y creencias que ponían en entredicho su idoneidad. En ese sentido, vale la pena aclarar que, en esencia, esa calidad depende de la institución que ofrece los programas y módulos a los estudiantes.
Las nuevas generaciones están tomando en serio y valorando las oportunidades que ofrecen los modelos virtuales, dejando de lado los temores que les producía estudiar carreras o posgrados bajo esta modalidad. Estos nuevos formatos permiten trabajar y estudiar al mismo tiempo, obteniendo excelentes resultados. Cabe recalcar que las personas deben verificar si la institución a la que se inscriben cumple con los requerimientos de ley y normatividad.

Mitos y realidades más comunes
Baja exigencia académica: por lo general, para que los programas de educación superior online sean avalados por los entes reguladores, existen parámetros que permiten una exigencia académica al estudiante; si bien no asiste a una institución presencialmente, debe cumplir con procesos académicos, presentar exámenes, asistir a un mínimo de clases virtuales, realizar lecturas o tomar mentorías con sus tutores, lo cual hace del modelo un proceso riguroso y con una carga académica importante, pero dándole al estudiante autonomía para manejarla.

Menor calidad: el modelo de educación superior online no es el que define la calidad como tal del programa, hay diversos factores que contribuyen a que brinde una adecuada formación. Uno de los más importantes, es revisar si la institución cumple con los requisitos exigidos por ley, en el caso de las instituciones pertinentes a Planeta Formación y Universidades, están reguladas en España, donde hay una alta exigencia en este asunto y la titulación que obtienen sus estudiantes es oficial. Así mismo, los avances tecnológicos han dado las herramientas precisas para transmitir los mensajes de manera apropiada a los alumnos para que digieran la información y se conviertan en aprendizaje.
Menos costoso, es malo: si bien es cierto que una de las ventajas de estos modelos es, precisamente, un costo menor a los programas presenciales, esto tiene que ver con que las instituciones deben invertir menos en recursos físicos como bibliotecas
las tienen en la nube o digitales), aulas, edificios o libros. Además, las clases online permiten atender a un mayor número de estudiantes conectados, superando las barreras físicas que impone un aula de clases para determinado número de personas sentadas. Por ejemplo, en el caso de OBS Business School en línea, la institución maneja planes de formación para sus profesores, con el fin de que dominen los modelos que difieren de los tradicionales como lo son las aulas de clase.

Alumnos a la deriva: parte de los grandes temores de inscribirse al modelo online, es no contar con el apoyo de un profesor que esté “cara a cara” solucionando las inquietudes académicas, por eso, la educación superior en línea se dispone de tres contactos directos: el director del programa; el profesor que dicta cada uno de los módulos y un asesor que soluciona inconvenientes en cuestiones técnicas. En esa medida, las instituciones han enfocado esfuerzos para robustecer el servicio de contacto con el estudiante y hacerlo más potente. Esto hace la diferencia entre estudiar en una institución superior online a hacerlo con estudios de formación virtual, donde se encuentran cursos o programas más sencillos y cortos, además que no siempre cuentan con la figura de tutores y clases en línea.
Las plataformas tecnológicas son una barrera: los software y plataformas empleadas por las instituciones educativas son sencillas de utilizar, los procesos de aprendizaje son accesibles y rápidos, permitiendo que los estudiantes no requieran tener conocimientos profundos en tecnología para culminar sus programas con éxito. Estas plataformas brindan experiencias educativas didácticas y son compatibles con los diferentes dispositivos móviles como celulares o tablets.
Al tener un perfil de personas maduras dentro de este modelo, aún hay cierta resistencia a la tecnología (temor), creen que puede ser algo demasiado sofisticado de manejar y piensan que puede ser un problema para su aprendizaje, pero cuando inician el proceso, cambian su mentalidad y comprenden su practicidad, afortunadamente las nuevas generaciones son más digitales y el mito ha ido perdiendo fuerza.
De igual manera, la Universidad 100% en línea de Planeta Formación y Universidades, desarrolló una biblioteca virtual, la cual es de fácil acceso y está disponible las 24 horas al día, permitiendo consultar información de calidad desde cualquier parte, facilitando su interacción con el estudiante y su proceso de aprendizaje.
Finalmente, una manera de diferenciarse por parte de las instituciones que brindan educación superior online, es a través de sus campus virtuales, ya que están invirtiendo -cada vez más- para que sean un valor agregado, es decir, un producto ampliado del servicio en general. Un tiempo atrás la tecnología no estaba lista y hoy encontramos un sector más desarrollado que trae consigo la necesidad de mejorar estos campus online,
que mejoran la experiencia de los alumnos; en otras palabras, que no sean sólo un lugar para conectarse y descargar documentos, deben ser más dinámicos y entretenidos.

México | Dell Technologies Reinventa Una Vez Más La PC De Escritorio Con La Nueva Línea OptiPlex 7070 Ultra


por Yesica Flores
  • La nueva OptiPlex 7070 Ultra incluye elementos que la hacen un equipo único en su categoríasu diseño, tamaño reducido y las opciones flexibles de base y de montaje eliminan las limitaciones de una computadora de escritorio tradicional y liberan el espacio de cables. 
  • La línea Optiplex 7070 Ultra es moderna, compacta y personalizable. Ofrece al usuario máxima potencia y funcionalidades clave para que los usuarios convencionales hagan su trabajo de la mejor manera.
Dell Technologies anunció el lanzamiento en México de la nueva OptiPlex 7070 Ultra, la solución de escritorio más flexible del mundo, cuyo diseño completamente modular permite ocupar el mínimo espacio. De esta manera, la innovadora línea OptiPlex 7070 Ultra, lidera el futuro del trabajo y es ideal para espacios donde conviven varios usuarios.
La arquitectura de la OptiPlex 7070 Ultra, permitirá al usuario controlar la productividad como nunca, destacando por contar con el procesador Intel® Mobile U, con Quad Core™ i7 de hasta 25 W y por configurarse con una capacidad de hasta 64 GB de RAM DDR4 y dos discos SSD de 1 TB.
El diseño de la nueva PC es modular y minimalista que impactará a cualquiera, se oculta a la vista y se encuentra dentro de la base de monitor, ofreciendo una experiencia de escritorio elegante y atractiva; al tiempo que la base se ajusta a la altura que el usuario requiera.
“La nueva OptiPlex 7070 Ultra, cuenta con elementos intercambiables y características que ofrecen el máximo nivel de rendimiento y capacidad de configuración.” comentó Javier Pezua, Client Solutions Marketing Manager para Dell Technologies México.
Espacios libres de cables
De acuerdo al informe de Principled Technologies1 elaborado por Dell Technologies, la nueva línea OptiPlex 7070 Ultra, ofrece una solución limpia y eficiente con monitores dobles para aumentar la productividad hasta en un 21%, lo que permitirá realizar las tareas de manera colaborativa y en menor tiempo.
Gracias a que los ejecutivos de Dell Technologies se dedican a escuchar las necesidades de los usuarios, crearon este equipo que permite tener un escritorio más organizado sin los inconvenientes que causan los cables en un espacio reducido. La conexión mediante el USB-C de Dell, brinda al usuario una experiencia única, al contar con un solo cable de alimentación que permitirá tener un espacio de trabajo limpio y ordenado, adaptable a las necesidades del negocio.
La línea OptiPlex, gracias a su diseño inteligente, es un líder en sustentabilidad. Las torres OptiPlex y los equipos todo en uno con 8° y 9° generación de Procesador Intel contienen al menos el 44.6% de plástico reciclado.” afirmó Zuleica Guiza, inside sales manager para Dell Technologies México.
Trabajo a toda velocidad.
Innovadora y única en su categoría la Optiplex 7070 Ultra, cuenta con la nueva función Always On Power Delivery, que protege al equipo ante apagados forzados evitando la pérdida de datos.
Asimismo, soporta las tecnologías más recientes, como SSD NVMe y Wi-Fi V6; funciona con cada espacio de trabajo, como Ethernet, USB-A y amplias opciones de disco duro.
Optiplex Ultra: Revolucionando la PC de escritorio.
Es la solución con mayor integración para: implementar, proteger, administrar y brindar soporte prácticamente a todos los dispositivos desde la nube. Cuenta con una inteligencia y automatización que brinda visibilidad en todo el entorno de terminales.
Asimismo, Dell Endpoint Security ayuda a administrar los crecientes riesgos cibernéticos. Con Dell SafeGuard y Response con tecnología de SecureWorks, previenen, detectan y responden de manera rápida y eficiente ante ataques cibernéticos.
Además, integra la solución de administración Dell Client Command Suite con VMware Workspace ONE, lo que permite aprovechar la administración de terminales unificada (UEM) y administrar el firmware, el sistema operativo y las aplicaciones para todos los dispositivos. La UEM simplifica la administración de todo el entorno y ahorra tiempo a la TI al trabajar con consolas unificadas.
En tanto, ProSupport Plus es el único soporte predictivo y proactivo en el mercado. En comparación con los competidores clave, ProSupport Plus con SupportAssist reduce el tiempo empleado en solucionar fallas de discos duros con un tiempo de resolución hasta 11 veces más rápido, de acuerdo con el informe Principled Technologies.
La nueva línea OptiPlex 7070 Ultra representa una evolución para la PC de escritorio que ofrece una experiencia más inteligente y rápida. Además, no ocupa espacio físico* y ofrece un diseño de solución modular para satisfacer cada necesidad del negocio.
Dell OptiPlex 7070 Ultra ya está disponible en México con un precio que parte de los $10,000.00 pesos.
  • Para obtener más información, visite dellemc.com/es-mx/optiplex/
  • Conéctese con Dell mediante Twitter, Facebook, YouTube y LinkedIn.
  • Siga las novedades más recientes en Twitter @DellEMCMx
1 Información basada en análisis internos de Dell sobre productos de la competencia, junio de 2019. La Ultra 7070 admite pantallas Dell y pantallas de otros fabricantes compatibles con VESA de hasta 27”, que se venden por separado. La solución, que no ocupa espacio físico, requiere una base fija o de altura ajustable para OptiPlex 7070 Ultra, compatible con pantallas de montaje VESA de hasta 24” y 27”, respectivamente.
* Ultra 7070 admite pantallas Dell y pantallas de otros fabricantes compatibles con VESA de hasta 27”, que se venden por separado. La solución que no ocupa espacio físico requiere una base fija o de altura ajustable para OptiPlex 7070 Ultra, compatible con pantallas de montaje VESA de hasta 24” y 27”, respectivamente.

Mundo | 5 Actividades Increíbles Que Puedes Hacer Con La Nueva GoPro HERO8

por Yesica Flores

Cuando pensabas que tus recuerdos digitales no se podían ver mejor, llega el último modelo de la cámara de acción más reconocida del mundo.

Si eres un verdadero fanático de la tecnología y estás al día con las tendencias de los gadgets, sabes que el GoPro HERO8 Black hizo su debut triunfal este octubre. Este pequeño pero potente dispositivo releva a su hermana menor, la HERO7, y representa la verdadera herencia de la idea empresarial de Nick Woodman.
Si no sabes por dónde empezar o qué hacer cuando lo tengas en tus manos, aquí tienes cinco actividades que puedes hacer con tu nueva cámara:
Story image
1.- Convertirte en un animal nocturno. Todos sabemos que un teléfono inteligente no es suficiente para retratar fielmente todo lo que sucede cuando el sol se pone. El modo nocturno del HERO8 le permitirá grabar a 1440P o 1080P. No queremos que seas una especie de Drácula, pero cuando sepas que la oscuridad te alcanzará, tendrás un aliado para los momentos nocturnos.
Story image
2.- Desafía la velocidad. HyperSmooth es la tecnología más moderna en estabilidad de imagen digital. Esta cámara alcanzó un nuevo nivel con HyperSmooth 2.0, que corrige la composición de la imagen con diferentes dimensiones de estabilización en todas las resoluciones de vídeo. Podrías saltar en bicicleta de un acantilado lleno de baches y tu cara se verá tan firme como el retrato familiar que tu mamá tiene en la sala de estar.
Story image
3.- Mostrar fotos como las de Emmanuel Lubezki. Puedes hacer maravillas tan bien como el tres veces ganador del Oscar a la Mejor Fotografía. El nuevo lente digital no sólo equilibra automáticamente el blanco y negro, sino que integra cuatro distancias focales: SuperView (16mm), Wide (16-34mm), Linear (19-3mm) y Narrow (27mm). Dependiendo de su entorno, el objetivo se adaptará a tus necesidades.
Story image
4.- Guárdala para un concierto. En YouTube hay muchos eventos musicales grabados con una GoPro, desde heavy metal hasta orquestas. Las mejoras del HERO8 también se notan en el audio. El micrófono principal situado en la parte delantera reduce el ruido y captura un sonido más claro. ¿Cuál es la prueba de fuego?Grita hasta que te quedes sin voz en el próximo concierto al que vayas.
Story image
5.-Mira a tu alrededor y aprecia la  vista. A veces nos preocupamos más por cómo saldrán las cosas que por disfrutar del momento en sí. La intuitiva interfaz del menú te permite cambiar de modo con un solo toque, mientras que el cambio físico está diseñado para cambiar la batería y la tarjeta SD mucho más rápido. No pierdas más tiempo,  y sigue la fiesta desde tus ojos y no desde tus manos.