segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

MUNDO | Encontrados corpos de 28 migrantes numa praia na Líbia

É a última tragédia no Mediterrâneo. Foram encontrados os corpos de 28 migrantes na zona oeste da costa da líbia, este domingo, depois do barco onde seguiam ter naufragado.

As autoridades dizem que o naufrágio terá ocorrido há já vários dias tendo em conta o estado de decomposição dos corpos.

No Hospital da região de Khoms, o espaço é pouco para uma tragédia desta dimensão.

Osama Jumaa Al-Saket, Diretor-geral, diz que a câmara frigorífica "pode lidar com cadáveres recentes, mas cadáveres em decomposição são difíceis de trabalhar e armazenar".

A Líbia tornou-se nos últimos anos um ponto de partida de milhares de migrantes que tentam desesperadamente chegar à Europa. As tentativas acontecem todos os dias.

Resgatados 270 migrantes na sexta-feira na costa da Líbia

Na sexta feira, foram resgatadosdo mar, mais 270 refugiados, ao largo da costa da Líbia. O resgate foi executado pelo navio Sea-Eye 3, da ONG alemã Sea-Watch. 180 das pessoas foram encontradas em dois botes de borracha. O navio aguarda agora autorização para atracar num porto europeu.

Ao contrário do Sea Eye 4, que conseguiu luz verde do governo italiano para atracar no porto de Trapani, na Sicilia, no sábado. Desembarcaram 214 migrantes, todos com teste negativo para a covid-19.

Fonte: euronews

Câmara de Águeda desativou mais de 1.100 ninhos de vespa asiática este ano

 Desde 2016, foram desativados no concelho 3.884 ninhos de vespa velutina e 198 europeia

A Câmara Municipal de Águeda desativou, este ano e até dia 22 deste mês de dezembro, um total de 1.108 ninhos de vespa velutina (asiática), bem como 30 ninhos de vespa europeia, em todo o concelho.

Os alertas chegaram ao Serviço Municipal de Proteção Civil de todas as freguesias do Concelho, designadamente: Aguada de Cima (101); União de Freguesias (UF) de Águeda e Borralha (177); Barrô e Aguada de Baixo (123); Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão (69); Fermentelos (59); Macinhata do Vouga (79); Préstimo e Macieira de Alcôba (37); Recardães e Espinhel (120); Travassô e Óis da Ribeira (79); Trofa, Segadães e Lamas do Vouga (113) e Valongo do Vouga (151).

A par da eliminação destes ninhos, foram também desativados, este ano, 30 ninhos de vespa europeia, sendo que a maior parte estava localizada em Valongo do Vouga (7) e Aguada de Cima (6).

Assim e no total, a Proteção Civil Municipal procedeu à desativação, este ano, de 1.163 ninhos de vespa em todo o território concelhio, considerando as várias espécies, entre a velutina (asiática), a crabro (europeia) e outras cuja presença tem menor expressão.

“A identificação e posterior eliminação dos ninhos, que deve ser feita de forma correta e segura pelos profissionais, é determinante para conter a propagação desta ameaça que representam as vespas, principalmente a asiática, não só para a saúde pública como para a biodiversidade, com impactos económicos sérios no setor da apicultura”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, apelando à população que alerte as autoridades sempre que avistem um ninho.

A vespa velutina ou asiática tem vindo a prejudicar as atividades agrícola e apícola, uma vez que esta vespa elimina o território das abelhas, levando à diminuição da atividade polinizadora das abelhas e, consequentemente, a produção de mel.

 

Evolução anual

Nos últimos anos, a quantidade de ninhos de vespa avistados e desativados no concelho tem aumentado consideravelmente. Desde 2016, em todo o concelho de Águeda, foram eliminados 3.884 ninhos de vespa asiática e 198 da europeia.

Comparando os últimos três anos, de 938 ninhos eliminados em todo o território concelhio, em 2019, foram destruídos 730 em 2020 e 1.163 este ano.

A diminuição verificada em 2020 pode ser explicada pela menor comunicação de avistamentos, que pode ser justificada pela pandemia, uma vez que devido aos períodos de contenção e confinamento, houve um menor fluxo de pessoas nas ruas e em circulação pelo concelho e, em consequência, menos ninhos avistados e reportados aos serviços de proteção civil para a sua remoção.

De 2020 para 2021 há, assim, um aumento exponencial de ninhos eliminados, mais 433, entre os quais estão mais 403 ninhos de vespa asiática (de 703 em 2020 para 1.108 em 2021).

Para uma correta, adequada e segura eliminação dos ninhos de vespas (asiáticas ou outras), devem ser alertados os serviços de proteção civil da Câmara de Águeda, através dos seguintes contactos: 234 610 070 ou 962 029 844, geral@cm-agueda.pt ou ainda através do portal StopVespa do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (http://stopvespa.icnf.pt/).

 

Conflito leva duas mulheres ao Hospital

Aconteceu na localidade de Carapelhos, Concelho de Mira.

Duas mulheres, pertencentes à mesma família, entraram em conflito na tarde desta segunda-feira. A situação obrigou a intervenção, tanto da GNR como dos Bombeiros Voluntários de Mira.

As intervenientes neste caso são uma senhora de 81 anos de idade e uma jovem de 20 anos. Ambas acabaram por ser assistidas no local pelos Bombeiros e, posteriormente, foram encaminhadas para o Hospital de Aveiro para análises posteriores. Tanto uma como a outra, foram consideradas como feridas ligeiras.

Estiveram no local, 1 viatura da GNR com 2 militares e 2 viaturas dos BVM com 4 operacionais.

Jornal Mira Online

Lançada marca de arroz carolino do Baixo Mondego


Foi lançada a marca do arroz carolino do Baixo Mondego IGP para promover e divulgar a IGP – Indicação Geográfica Protegida, qualificação europeia, obtida em 2015, usada para designar um produto que mantém uma relação com o meio geográfico onde é produzido. Ao adquirir um produto que beneficie da qualificação IGP, o consumidor tem a garantia de que o produto possui características de autenticidade, de sabor e de aroma inigualáveis e que foi sujeito a um rigoroso sistema de controlo independente, instituído ao longo de todo o processo produtivo. O Baixo Mondego tem menor número de horas de luz, temperaturas médias mais amenas e amplitudes térmicas mais suaves, com uma humidade relativa do ar considerável e ainda uma menor radiação global.

A área geográfica de produção do arroz Carolino do Baixo Mondego está circunscrita às freguesias de 7 concelhos: Ançã do concelho de Cantanhede; Anobra do concelho de Condeixa-a-Nova; Louriçal do concelho de Pombal; Taveiro, Ameal, Arzila, Antuzede, Ribeira de Frades, S. Martinho do Bispo, São João do Campo, do concelho de Coimbra; Alqueidão, Lavos, Paião Borda do Campo, Maiorca, Ferreira-a-Nova, Santana e Vila Verde do concelho da Figueira da Foz; Alfarelos, Brunhós, Gesteira, Granja do Ulmeiro, Samuel, Soure, Vila Nova de Anços e Vinha da Rainha do concelho de Soure; Tentúgal, Meãs do Campo, Carapinheira, Montemor-o-Velho, Gatões, Ereira, Liceia, Verride, Abrunheira, Vila Nova da Barca, Pereira e Santo Varão do concelho de Montemor-o-Velho.

A AgriHeroes, especialistas em agromarketing, é a agência promotora do selo e da campanha de marketing. “Queremos uma marca que identifique o arroz carolino do baixo mondego e o distinga de modo a promover as suas características únicas associadas à sua origem geográfica e a modos de produção tradicionais e que tem uma reputação ou características ligadas ao território local”.

No ano em que Coimbra é a Região Europeia da Gastronomia 2021/2022, o arroz ganha um papel de destaque pela forte ligação à nossa gastronomia tradicional (cozinha de conforto), transversal a todos os pratos, desde sopas, canjas, caldosos, cremosos, no forno e até doce!

A marca ao criar uma identidade para dinamizar e promover o arroz carolino do baixo mondego, cria valor acrescentado ao produto, valoriza os produtores locais e reforça as relações com todos os stakeholders.

O programa estratégico de comunicação será apresentado aos parceiros institucionais e produtores num evento em janeiro e visa a dinamização e valorização do arroz carolino do baixo mondego nos mercados internacionais com assinalável incorporação de valor acrescentado e a promoção do consumo informado por parte dos consumidores, através de uma marca ativa e identitária da nossa produção nacional.

Fonte: Mira Oline

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIA DE RUTE VIOLANTE PROLONGADA ATÉ 15 DE JANEIRO

O Museu Joaquim Correia, no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, prolongou a exibição da exposição de fotografia de Rute Violante “ARBÓREA", até ao dia 15 de janeiro.

De acordo com a sinopse da exposição, da autoria de Paulo Kellerman, “como tantas vezes acontece no seu trabalho fotográfico, existe uma busca artística, espiritual e filosófica que transparece de forma subtil nas fotografias apresentadas. Cada foto é um convite a parar, a sentir e a simplesmente estar. Cada foto contraria a voracidade dos relógios a que todos nos submetemos, desafiando-nos a que sintamos o tempo, em vez de o perseguir, em vez de o tentar segurar”.
“O trabalho da Rute mergulha nas contradições aparentes e nas conexões invisíveis para oferecer uma perspectiva do mundo tão serena e bela quanto introspectiva e questionadora. Propondo uma criação artística que comunica simultaneamente com a razão e com a emoção, com a alma e com o corpo, ARBÓREA oferece uma possibilidade de mudança e formula um convite ao movimento”, acrescenta-se.

Rute Violante nasceu em Leiria, a 11 de Novembro de 1977. O despertador das artes só tocou depois dos 19 anos, tendo começado a fotografar com essa idade com uma câmara analógica que o seu pai lhe ofereceu.

Estudou ciências da comunicação e ciências políticas mas foi no mestrado em fotografia aplicada que encontrou o seu caminho. Atualmente é fotógrafa, formadora de fotografia, terapeuta e ativista ambiental através do seu projeto Magnificent trees inteiramente dedicado à magnificência das árvores.
Participou em cerca de duas dezenas de exposições individuais e coletivas em Portugal e ainda numa exposição coletiva em Rheine, na Alemanha.  A dança contemporânea, as árvores e o corpo humano são forças motrizes para si na fotografia.

A exposição fica patente de quarta-feira a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas 12h30 e 17h30). Nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, a exposição encontra-se encerrada.

Góis | A Câmara Municipal entregou Bolsas de Estudo aos Estudantes do Concelho

A Câmara Municipal de Góis entregou 16 bolsas de estudo aos estudantes do Concelho que frequentaram o Ensino Superior no ano letivo 2020/2021 que obtiveram aproveitamento escolar no ano anterior, num investimento que totaliza os 3.200,00 €.

A atribuição deste apoio aos alunos tem por base o Regulamento para Atribuição de Apoios aos Estudantes do Ensino Secundário e Superior e destina-se a comparticipar os encargos decorrentes da frequência do ensino secundário, fora dos Concelhos limítrofes, e ensino superior, nos valores anuais de 170 € e 200 €, respetivamente.

Com o intuito de aumentar o número de candidaturas, o Município encontra-se a efetuar alterações ao referido regulamento, de modo a que este apoio possa chegar a um maior número de jovens, nomeadamente àqueles que já possuem grau académico de nível superior, que até então viam a sua candidatura ser indeferida.



Marinha Grande | CANDIDATURAS DAS ASSOCIAÇÕES A APOIOS MUNICIPAIS


A Câmara Municipal da Marinha Grande recorda que o prazo de entrega das candidaturas de apoio ao abrigo do Regulamentos Municipais de Apoio às Instituições de Cultura, Recreio e/ou Desporto (RMAA) e Regulamento Municipal de Apoio às Instituições Sociais (RMAIS) termina às 23h59 do dia 31 de dezembro de 2021, por correio eletrónico para o endereço geral@cm-mgrande.pt.

Para mais informações, consulte o link https://www.cm-mgrande.pt/p/associativismo

Barcelos | Adaptação de brinquedos para crianças com necessidades especiais é o projeto vencedor


Prémio Valor IPCA/Santander Universidades distingue projeto Oficina do Brinquedo
João Fernandes, estudante do 3º ano do Curso de Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, foi o vencedor do Prémio Valor IPCA/Santander Universidades, com o projeto Oficina do Brinquedo.

Este prémio monetário, no valor de 1700 euros, visa distinguir, em cada ano letivo, os estudantes que se diferenciem positivamente na vertente humana ou solidária, premiando a sua participação em atividades de práticas de cidadania ativa e de voluntariado, desenvolvidas no IPCA ou na comunidade exterior.

A Oficina do Brinquedo é um projeto que visa a adaptação de brinquedos para utilização por crianças com deficiência motora e/ou cognitiva e a reparação de outros, novos ou antigos, para doação.

Trata-se de um projeto antigo no IPCA, mas que se encontrava parado, tendo a ideia sido recuperada e melhorada por João Fernandes, que reativou uma parceria com a Associação de Pais e Amigos de Crianças (APAC) de Barcelos. Isto aconteceu depois de se aperceber da escassez, ou preço demasiado elevado, de brinquedos no mercado para crianças com deficiência.

O alcance da Oficina do Brinquedo foi, também, alargado por João Fernandes, que lançou uma campanha destinada à angariação de brinquedos novos e antigos. Apostou, igualmente, na elaboração de controladores de videojogos para pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva e na criação de controladores de computador para indivíduos com incapacidade.

Ainda no âmbito da Oficina do Brinquedo, no passado dia 18 de dezembro, um grupo de jovens da Associação de Solidariedade e Ação Social (ASAS) de Santo Tirso juntou-se, na Escola Superior de Tecnologia, a 20 estudantes do IPCA, numa ação que destinada a proporcionar a experienciação da Engenharia Eletrotécnica e do ensino superior.

Na ocasião, João Fernandes explicou que o objetivo foi “capacitar os jovens com dificuldades socioeconómicas, que são um pouco esquecidos pela sociedade devido a já não serem crianças, e mostrar-lhes que a sociedade também se importa com eles”.

A Oficina do Brinquedo foi um dos quatro projetos candidatos ao Prémio Valor IPCA/Santander Universidades deste ano. O prémio foi entregue, na sessão solene do Dia do IPCA, pela presidente da instituição, Maria José Fernandes, e pelo representante do Banco Santander, Nuno Vieira.

Na sua intervenção, João Fernandes anunciou a intenção de doar o valor total do prémio – 1700 euros – para financiar adaptações de brinquedos destinados a crianças com deficiência motora e cognitiva, reparações de brinquedos antigos e novos para doação, elaboração de controladores de videojogos para pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva, e criação controladores de computador. Pretende, também, que possa ser utilizado em projetos propostos por outros estudantes.

“Ao doar este prémio, pretendo que os alunos estejam à procura, e não esperem que seja a instituição ou os docentes a dar-nos tudo a nós. Temos que ir atrás e nota-se, infelizmente, que a participação não é o que deveria ser”, disse João Fernandes, que deixou um apelo a toda a comunidade estudantil para que ajude a levar por diante este projeto.

Ana Teixeira

Mais 16 mortes e 6334 casos de Covid em Portugal. Rt e incidência sobem


Nas últimas 24 horas, há mais 36 pessoas internadas em enfermarias e menos uma em cuidados intensivos.

Estão confirmadas 18 890 mortes devido à Covid-19 em Portugal, mais 16 do que no último boletim epidemiológico emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas infetadas pela doença até agora é de 1 286 119, mais 6334 nas últimas 24 horas.

CONSULTE AQUI O ÚLTIMO BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO

O Rt nacional subiu de 1,11 para 1,23. Já a incidência, a nível nacional, aumentou de 630,8 casos por cem mil habitantes para 804,3.

O boletim epidemiológico diário da DGS revela um aumento do número de pessoas internadas, contabilizando esta segunda-feira 914 internamentos, mais 36 do que no domingo, e 150 em unidades de cuidados intensivos, menos um nas últimas 24 horas.

Das 16 mortes, seis ocorreram na região Centro, cinco em Lisboa e Vale do Tejo, três no Norte e duas no Algarve. Os casos ativos voltaram a aumentar nas últimas 24 horas e totalizam 105 614, mais 3895 do que no domingo, e recuperaram da doença 2423 pessoas, o que aumenta o total nacional de recuperados para 1.161.615.

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região com mais novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas, num total de 3193, seguindo-se o Norte (2043), o Centro (491), a Madeira (230), o Algarve (198), o Alentejo (124) e os Açores (55).

Em relação ao dia anterior, as autoridades de saúde têm mais 3492 contactos em vigilância, totalizando 127.669 pessoas.

 

Fonte: TSF ( Cátia Carmo)

MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU A PAVIMENTAÇÃO DO CAMINHO DE VALE DA VILA

O Município de Silves concluiu recentemente a obra de pavimentação do caminho de Vale da Vila, na freguesia de Silves, numa extensão de 2,3 km.
A pavimentação do caminho em betuminoso contemplou a construção de rede de drenagem e passagens hidráulicas, para além da instalação de sinalética rodoviária, num investimento que ascendeu a 210 mil euros.
Esta nova obra vem melhorar os níveis de bem-estar, bem como a mobilidade e segurança rodoviária da população, integrando-se na estratégia mais geral de reabilitação da rede viária em todo o concelho de Silves.

BALCÃO ÚNICO DA CÂMARA DE SILVES ESTARÁ ENCERRADO A 3 DE JANEIRO


Todos os serviços de atendimento ao público do balcão único da Câmara Municipal de Silves, localizado no edifício dos Paços do Concelho, estarão encerrados no próximo dia 3 de janeiro, por motivos de transição do orçamento para o ano 2022 no sistema contabilístico.

A autarquia pede a compreensão dos munícipes, relembrando a necessidade da continuidade do cumprimento de regras de segurança específicas, nomeadamente a utilização obrigatória de máscara e o cumprimento das regras de etiqueta respiratória e de distanciamento social.

Caldas da Rainha | Universidade Sénior Rainha Dona Leonor em projeto internacional


A USRDL voltou a participar num Encontro Internacional, no âmbito do projeto Healthy 50+ em parceria com a RUTIS, desta vez na vila vizinha da Nazaré, em Portugal.

O encontro aconteceu entre os dias 6 e 8 de dezembro e teve como objetivo fazer um ponto de situação sobre a implementação das atividades do projeto, que visam fomentar a saúde e o bem-estar dos seniores.

Além dos momentos de reunião de trabalho, que contaram com a presença de um elemento da RUTIS e de dois Professores da Universidade Sénior das Caldas da Rainha, houve ainda tempo para dar a conhecer a cultura e as tradições locais, e oferecer produtos típicos da região. Os parceiros da Polónia, Letónia, República Checa, e da Roménia regressaram aos seus países em segurança e muito felizes por terem sido tão bem recebidos em Portugal.

Inspeção do carro fica mais cara em 2022. Veja aqui as tarifas

Tarifas das inspeções técnicas foram atualizadas tendo em conta a inflação. Veículos ligeiros passam a pagar 25,85 euros mais IVA, e veículos pesados pagam 38,69 euros.

As tarifas das inspeções técnicas a veículos rodoviários foram atualizadas para o ano de 2022, tendo por base a taxa de inflação, que se fixou nos 0,99%. Assim, os veículos ligeiros passam a pagar 25,85 euros, a que acresce IVA, enquanto os veículos pesados pagam 38,69 euros, segundo a portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República.

As tarifas são “atualizadas, anualmente, de acordo com a taxa de inflação medida pelo índice de Preços no Consumidor Total (sem habitação) – taxa de variação média anual por referência ao último mês que esteja disponível, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística”, recorda a portaria.

O valor utilizado é a última atualização do INE de 14 de dezembro de 2021, referente a novembro de 2021, do “Índice de Preços no Consumidor”, que indica que a taxa de variação média anual (sem habitação) foi fixada em 0,99%.

A nova tabela dita assim aumentos para todas as categorias. Para os veículos ligeiros (e também reboques e semirreboques), o valor sobe de 25,60 para 25,85 euros, enquanto nos veículos pesados passa de 38,31 para 38,69 euros. Já para motociclos, triciclos e quadriciclos, as tarifas eram 12,89 euros e são agora 13,02.

Veja aqui todos os valores das tarifas:

Mariana Espírito Santo / ECO

Anadia atribui Bolsas de Estudo ao Ensino Superior

A CM de Anadia aprovou, na reunião de executivo, nodia 23 de dezembro, a atribuição de seis Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior, para o presente ano letivo de 2021/2022, no valor de mil euros cada, no âmbito do Regulamento Geral de Ação Social (RGAS).

Foram submetidas 74 candidaturas para apreciação a este benefício, contudo, após análise das mesmas, por parte da equipa técnica, apenas seis cumpriam os requisitos de atribuição previstos no RGAS.

Atendendo ao facto de não poderem ser atribuídas as cinquenta bolsas de estudo definidas pelo Município, em reunião ordinária realizada, no passado dia 1 de setembro de 2021, o Executivo Municipal deliberou a abertura de novo procedimento com vista à atribuição das 44 bolsas de estudo sobrantes.

Assim sendo, os alunos interessados podem, entre 27 de dezembro de 2021 e 10 de janeiro de 2022 (inclusive), apresentar as respetivas candidaturas, através do preenchimento de um requerimento, disponível na página do Município na internet, em http://www.cm-anadia.pt, o qual deve ser dirigido à Presidente da Câmara Municipal. Os documentos podem ser entregues via mail (redesocial.m.anadia@gmail.com) ou presencialmente, através de marcação prévia pelo contacto telefónico 231 510 484/6, no Serviço de Ação Social do Município de Anadia.

A “Bolsa de Estudo a Estudantes do Ensino Superior” consiste num benefício monetário elegível para estudantes que estejam matriculados ou inscritos no ensino superior para frequência de cursos, devidamente homologados, que confiram os graus académicos de técnico superior profissional, licenciatura ou mestrado, ministrados em estabelecimentos de ensino públicos ou privados, em Portugal.

O benefício é uma prestação pecuniária anual, no valor de mil euros, destinada a comparticipar os encargos com a frequência de um curso, atribuída pelo Município de Anadia a fundo perdido.

Marinha Grande | Miminho de Natal' entregue pelo Município a instituições do concelho

No dia 24 de dezembro, o executivo camarário, representado pelo Presidente e alguns elementos, distribuiu um "Miminho de Natal", pelos Bombeiros Voluntários, GNR, PSP e Centro de Saúde.

Já no passado dia 22 de dezembro, também o presidente e os vereadores distribuíram pessoalmente os votos de Boas Festas, por outras instituições de caráter social.
De salientar que, em todas as freguesias do concelho, Moita, Vieira de Leiria e Marinha Grande, este gesto do Município foi reconhecido pelos representantes das respetivas instituições.




Um bem-haja a todos pelo trabalho que fazem pela nossa população.

Balanço da 2ª Fase da Operação “Natal e Ano Novo 2021”

A GNR, até dia 2 de janeiro de 2022, realiza a Operação Natal e Ano Novo. Os objetivos são os de combater a criminalidade e intensificar o patrulhamento rodoviário nas vias de maior tráfego, através do esforço de patrulhamento, de forma a garantir as festividades e as deslocações em segurança, contribuindo ainda para o cumprimento das medidas necessárias à contenção da COVID-19, em todo o país.

Entre os dias 23 e 26 de dezembro, decorreu a segunda fase da operação, referente ao período do Natal. Nesta fase houve ainda um maior empenhamento da GNR em ações coordenadas de patrulhamento, fiscalização e sensibilização, tendo sido registados 72 crimes e 3 436 contraordenações, das quais se destacam:

  • 154 por condução sob a influência do álcool, das quais, 56 detenções por taxa crime igual ou superior a 1,2 g/l;
  • 16 detenções por condução de veículo sem habilitação legal;
  • 949 por excesso de velocidade;
  • 248 por falta de inspeção periódica;
  • 97 pela incorreta ou não utilização do cinto de segurança ou de sistemas de retenção;
  • 74 por utilização indevida do telemóvel durante a condução;
  • 90 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Relativamente à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 752 acidentes, dos quais há a registar 4 vítimas mortais, 19 feridos graves e 248 feridos leves.

No período entre o dia 30 de dezembro e 2 de janeiro, irá decorrer a terceira fase da operação Natal e Ano Novo, pelo que a Guarda irá manter-se particularmente atenta aos comportamentos de risco dos condutores, nomeadamente  o excesso de velocidade, as manobras perigosas, a correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, a utilização indevida do telemóvel, à circulação correta na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares, bem como à incorreta ou à não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças.

Imagem: Imediato - Jornal Regional

Portugueses consideram que 2022 será um ano melhor

 

  • Os jovens são os que encaram mais positivamente o novo ano

  • Estar com a família, voltar a fazer algo que deixaram de fazer, fazer viagens e ir a concertos estão na lista de planos dos portugueses para o próximo ano

  • Na Passagem de Ano, a maioria dos portugueses escolhe ficar por casa

De acordo com o estudo Observador Cetelem Natal 2021, os portugueses tendem a considerar que o novo ano será um ano “melhor”, com um resultado médio de 3,5 numa escala de 1 (“muito pior”) a 5 (“muito melhor”). Na distribuição por cada resposta, 45% dos portugueses inquiridos perspetivam que o novo ano será um ano “melhor”, sendo que, destes, 8% acreditam que será “muito melhor”; já 51% considera que será igual e apenas 3% que será pior ou muito pior.

Segundo os dados, os mais otimistas relativamente ao novo ano são os mais jovens, assim como os cidadãos com melhores rendimentos (68%). Os inquiridos dos 54 aos 64 anos são os que olham para o futuro de forma menos positiva, com apenas 29% a esperarem um ano melhor. Nas Áreas Metropolitanas observa-se uma grande diferença, com mais inquiridos na Área Metropolitana do Porto otimistas face ao novo ano do que na Área Metropolitana de Lisboa (57% e 20%, respetivamente).

78% dos inquiridos já têm alguns planos para aproveitar o novo ano: 45% querem passar mais tempo com a família, tendência mais acentuada entre o género feminino (47%) e os inquiridos com idades compreendidas entre os 25 e os 34 anos (51%); 27% mencionam que querem retomar atividades que deixaram de fazer com a pandemia; 22% querem fazer mais viagens e 18% ir a mais concertos ou festivais, sobretudo, os mais jovens (35% e 38% respetivamente).

A Passagem de Ano

No que respeita à Passagem de Ano, apesar de aumentar a intenção de celebrar fora, a verdade é que ainda são muitos os que vão optar por ficar em casa (62%), nomeadamente, os inquiridos a partir dos 55 anos (83%). Os jovens, entre os 18 e os 34 anos são os que optam mais por passar a festividade em casa de amigos ou outros familiares (33%).

Quando questionados sobre com quem vão passar a data, 79% dos inquiridos revelam que vão festejar apenas com o agregado familiar – menos 9 p.p. face a 2020. 18% afirmam que vão passar com familiares, além do agregado familiar, e 18% com amigos – uma subida de 11 p.p. em comparação com o ano anterior – nomeadamente, os inquiridos mais jovens dos 18 aos 24 anos (50%).

Relativamente aos gastos, na Passagem de Ano os portugueses tencionam gastar em média 107 euros, mais 22 euros que em 2020. Fazendo uma análise mais detalhada, observa-se que 25% tencionam gastar entre 51 e 100 euros; 16% procuram gastar entre 101 e 150 euros; e 11% dizem que vão gastar até 50 euros. As faixas etárias que tencionam gastar mais na Passagem de Ano são os inquiridos dos 35 e os 44 anos (122€) e os inquiridos dos 25 aos 34 anos (120 euros). Já os que tencionam gastar menos são os entre os 65 e os 74 anos (83 euros) e os mais jovens, dos 18 aos 24 anos (84 euros). 

Metodologia

O inquérito quantitativo do Observador Cetelem Natal 2021 foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen. Este teve como target indivíduos de ambos os géneros, de idades compreendidas entre os 18 e os 74 anos, residentes em Portugal Continental. O estudo foi conduzido através de entrevistas telefónicas assistidas por Computador (CATI). No total foram feitos 600 contactos para realizar entrevistas representativas do universo em estudo. O erro máximo associado é de + 4.0 p.p. para um intervalo de confiança de 95%. As entrevistas foram conduzidas por intermédio de questionário estruturado de perguntas fechadas. Foram realizados contactos representativos da população e estratificados por Distrito; Género; Idade e Níveis socioeconómicos para encontrar o target do estudo. As entrevistas foram conduzidas por uma equipa de entrevistadores Nielsen, que receberam treino específico para o presente estudo. O trabalho de campo decorreu entre 20 a 29 de outubro 2021.

APPACDM de Coimbra escreve e fotografa a história de vida de pessoas com deficiência intelectual

“A deficiência intelectual é invisível. Contudo, por trás desta deficiência, estão pessoas que, mesmo com as suas dificuldades, têm uma história, que nos mostra que lidam com problemas iguais a tantas outras pessoas, mas que encontraram forma de se superar, de desafiar todos os estereótipos que ainda prevalecem e de trilharem o seu caminho”.

Esta é a história por trás das histórias de uma iniciativa que a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Coimbra tem vindo a desenvolver desde julho de 2021. As palavras são de Ana Cruz, coordenadora do projeto “Imagens e Histórias: eu mudo, tu mudas e juntos mudamos o mundo”. O projeto conjuga duas áreas de atuação: contar as histórias de vida dos utentes, não só através de palavras, mas também da fotografia, através dos seus retratos.

A iniciativa quer contar a história e fotografar cerca de 70 utentes da APPACDM de Coimbra. Os utentes passaram por um processo de autorreflexão, em que contaram a sua história, através da técnica de fototerapia. Depois, por meio do método de storytelling, as suas vidas passam para o papel, com a ajuda de técnicas da instituição.

“Queremos que as suas imagens, expressões, risos perdurem e que contem tudo o que são e o que superaram. Para que a sociedade perceba que a deficiência intelectual é muito mais do que o seu estereótipo habitual. Queremos desconstruir estas ideias e desmitificar preconceitos e contribuir para mudar a representação social da pessoa com deficiência na sociedade”, afirma a coordenadora do projeto.

Já a segunda parte, os retratos, ficaram a cargo do fotógrafo João Azevedo. A instituição propôs o desafio de fotografar, retratando de forma genuína os seus utentes, e o artista abraçou, de imediato, o projeto. “O seu trabalho, enquanto contador de histórias através de retratos, não nos deixou indiferentes – bem pelo contrário, mostrou-nos a importância do retrato, do capturar a imagem para deixar transparecer as emoções de cada pessoa”, conta Ana Cruz.

O projeto, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P., teve as suas primeiras histórias publicadas em setembro deste ano, semanalmente, no Diário de Coimbra. “Vimos pessoas a abrir o jornal à procura de qual seria a história que naquela semana as iria surpreender e o rosto dos nossos jovens iluminar-se cada vez que viam o seu retrato no jornal”, refere a coordenação do projeto.

“O nosso objetivo era informar e sensibilizar, procurando contribuir para mudar a perceção social sobre a deficiência intelectual, mostrando a identidade de cada um e dando-lhe um rosto”, afirma.

Assim, o projeto não irá ficar por aqui. "Temos muito mais histórias e muitos outros rostos que merecem ser conhecidos”, pelo que a parceria com o jornal regional vai continuar durante 2022. Para além disso, está a ser organizada "uma exposição itinerante, que possa tornar cada dia mais visível a força destes sorrisos”.