segunda-feira, 22 de junho de 2020

Incubadora do espaço tem 600 mil euros para startups


Estão abertas novas candidaturas para a incubadora espacial portuguesa. 
O Centro de Incubação de Negócios da Agência Espacial Europeia (ESA BIC) em Portugal, coordenado pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), tem abertas novas candidaturas para startups com projetos de negócio com base em tecnologias e dados da indústria espacial. 
O programa prevê apoiar até 12 empresas nacionais por ano, que contam cada uma com um incentivo financeiro de 50 mil euros e acesso a suporte técnico e de negócio. 
Este ano, o ESA BIC Portugal aumentou a sua rede de três para 15 incubadoras em todo o território nacional, incluindo os Açores e a Madeira, com o objetivo de apoiar empresas que integrem tecnologia espacial em aplicações terrestres, em áreas como a saúde, energia, transportes, segurança e vida urbana, mas também empresas que pretendem entrar no mercado espacial comercial. 
As empresas selecionadas podem desenvolver trabalho nas seguintes incubadoras: IPN Incubadora (Coimbra); NONAGON, TERINOV e Incuba+ (S. Miguel, Santa Maria e Ilha Terceira, Açores); PACT (Évora); PARKUrbis e UBImedical (Covilhã); SANJOTEC (São João da Madeira); Startup Braga; Startup Lisboa; Startup Madeira (Funchal); UA Incubator (Aveiro); UALG TEC START (Faro); UPTEC (Porto) e CEiiA (Matosinhos). 
Nos últimos cinco anos, quando contava apenas com três polos, o ESA BIC Portugal incubou 30 empresas, criou mais de 100 novos postos de trabalho e gerou um volume de negócios total de cerca de cinco milhões de euros. 
Pelo ESA BIC Portugal já passaram empresas como a Stratio, que aplica tecnologia do setor espacial em veículos pesados para prever e antecipar a ocorrência de desgaste e de avarias graves; a Theia que criou uma aplicação que permite monitorizar o estado de infraestruturas rodoviárias através de dados de satélite; a Tesselo, que desenvolveu uma tecnologia capaz de monitorizar o estado de culturas agrícolas e a saúde de matas e florestas com recurso a imagens de satélite, ou a Undersee, que tem um dispositivo capaz de transformar qualquer barco num satélite marítimo com o propósito da monitorização ambiental. 
Em 2014, o Instituto Pedro Nunes tornou-se o primeiro Space Solutions Centre da Agência Espacial Europeia (ESA), entre os 21 centros existentes na Europa, a congregar os três programas de transferência de tecnologia promovidos pela ESA: o ESA BIC Portugal, a Rede de Parceiros de Inovação para Transferência de Tecnologia (Innovation Partners Network) e a Plataforma de Embaixadores de Aplicações (ESA Business Applications).

 
 

ESTARREJA | Fundo de Emergência Social COVID-19: candidaturas abertas

Estarreja | Guia para visitar em 2020 - oGuia

O novo coronavírus não só afeta a saúde das pessoas como mudou a vida e está a criar dificuldades financeiras nas famílias. A Câmara Municipal de Estarreja aciona mais um mecanismo de apoio aos estarrejenses em situação vulnerável, atendendo ao cenário de crise económica e social provocada pela pandemia COVID-19. 

Decorre no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja o período de candidaturas para o Fundo de Emergência Social (FES) COVID-19, criado de forma excecional para apoiar agregados familiares que se encontrem em situação de carência económica e não consigam fazer face à aquisição de bens e serviços essenciais.

Atendendo à tendência crescente de dificuldades socioeconómicas, fruto da atual conjuntura económica do país, aliada aos fenómenos de desemprego e layoff, torna-se necessário atuar de modo a garantir condições de vida dignas e assegurar os direitos de cidadania para todos. 

Podem usufruir do apoio excecional ao FES, residentes no concelho de Estarreja há pelo menos um ano, e em que se verifique a ausência total de meios para fazer face a despesas inadiáveis e consideradas básicas e essenciais. 

O fundo contempla, entre outras, as seguintes situações:
. Pagamento de água, eletricidade e gás;
. Bens essenciais à qualidade de vida, ou seja, géneros alimentares, (excluindo bebidas alcoólicas), e artigos de higiene pessoal;
. Aquisição de medicamentos (prescrições inferiores a 25.00€, todas as prescrições de valor superior são encaminhadas para o programa Abem: Rede Solidária do Medicamento ou cartão sénior -benefícios específicos);
. Comparticipação da renda de habitação do mercado livre de arrendamento.

A atribuição deste apoio financeiro excecional e temporário a indivíduos e/ou agregados familiares carenciados em situação de grande emergência social é distinto dos apoios sociais existentes. Baseado em redes colaborativas, evitando a duplicação de intervenções, a operacionalização do FES está alicerçada na equipa de ação social do Município, bem como nas Técnicas de Atendimento e Acompanhamento Social dos Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social.









Carla Miranda

Época balnear na Praia da Tocha


Biblioteca de Praia abriu no dia 20 de junho

À semelhança de anos anteriores, a Biblioteca de Praia encontra-se em funcionamento em pleno areal da Praia da Tocha, este ano a partir do dia 20 de junho.
Com 22 anos de existência, a Biblioteca de Praia é um serviço descentralizado e gratuito, de cultura e informação, que o Município de Cantanhede disponibiliza desde 1998, à população local e veraneantes da Praia da Tocha. Este polo sazonal da Biblioteca Municipal de Cantanhede funciona no areal da Praia da Tocha, durante a época balnear e proporciona aos seus utentes a possibilidade de acederem gratuitamente a livros e filmes em DVD.
No interior da Biblioteca da Praia da Tocha é possível aceder a cerca de 1000 livros de temáticas variadas, para diferentes faixas etárias, a filmes de DVD e ainda aceder gratuitamente à Internet, fixa e móvel.

Os serviços proporcionados por esta biblioteca têm contribuído para a divulgação da Missão da Biblioteca de Leitura Pública na sociedade atual, reforçando o seu papel enquanto importante veículo de cultura, desenvolvimento pessoal, mas também de lazer, fomentando junto dos seus utentes o gosto pela leitura e o apreço pelo livro.
O atual edifício da Biblioteca de Praia, espaçoso e funcional, substituiu o anterior, pequeno e com menos condições, e foi inaugurado no dia 1 de julho de 2008, contribuindo para esta valência da Biblioteca Municipal prestar melhores serviços.
No ano 2019 a Biblioteca de Praia registou a visita de mais de 7.000 utentes, que além da consulta local e requisição de livros infantis, juvenis e de adultos, de jornais e de revistas, puderam participar em atividades de expressão plástica, usufruir de Internet gratuita e visionar filmes de DVD.

Este ano, em resultado da situação provocada pela doença COVID-19, a Biblioteca de Praia funcionará com algumas condicionantes, prestando aos seus utentes um serviço seguro e adequado aos procedimentos recomendados pela Resolução do Conselho de Ministros nº 33-COVID/2020, de 30 de abril de 2020, como estratégia de levantamento de medidas de confinamento no âmbito do combate à referida pandemia.
A Biblioteca de Praia funcionará de 20 de junho a 13 de setembro, no horário 10h00 às13h00 e das 14h00 às18h00. O período de encerramento das 13h00 às 14h00 irá ser utilizado para os procedimentos de desinfeção do mobiliário e equipamentos informáticos. Aos utentes será pedido que se apresentem com máscara individual ou viseira, calçados e higienizem as mãos com uma solução desinfetante à entrada do edifício.
Apesar das restrições decorrentes das medidas de segurança preventivas implementadas no âmbito do Covid-19 e de modo a garantir a segurança dos veraneantes que acedem à Biblioteca de Praia, este serviço continuará a ser uma forma de incentivo à leitura, na sua componente lúdica, permitindo a requisição gratuita de livros, e tendo em conta as várias gerações, haverá leitura disponível para todos os gostos e interesses”, refere o Vice-Presidente da Câmara Municipal, com o pelouro da Cultura, Pedro Cardoso, sublinhando ainda “a importância desta iniciativa, que permite aos veraneantes pôr a leitura em dia numa altura que a praia convida a banhos, já que têm esta oportunidade para aceder aos livros que ficaram por ler no resto do ano”.
O número de utentes em simultâneo na biblioteca será reduzido, para que se salvaguarde a distância recomendável de 2 metros entre as pessoas. No interior poderão estar, para além do funcionário, dois utentes de cada vez. No espaço da esplanada, poderão permanecer, em simultâneo 6 pessoas no máximo.
O acesso às estantes dos livros será da responsabilidade dos funcionários e todos os documentos devolvidos pelos utentes serão desinfetados e colocados em quarentena. Pela dificuldade de proceder a uma correta desinfeção deste tipo de documentos, este ano o serviço de hemeroteca (jornais e revistas) não irá funcionar.

APIN com investimento no saneamento básico aprovado - Figueiró dos Vinhos contemplado com 5,7 milhões de euros

A APIN - Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior, e o Governo Português, através de Sua Excelência o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, assinaram, no passado dia 16 de junho, em Penela, contratos de financiamento no âmbito de candidaturas submetidas ao Portugal 2020, concretamente ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

Os financiamentos, agora, aprovados no valor de 37, 2 milhões de euros de investimento, dos quais 22,4 milhões provêm de fundos comunitários, correspondem a 40 candidaturas dos 11 municípios da APIN, que permitirão dotar os concelhos de melhores condições e serviços de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e de gestão dos respetivos resíduos urbanos.

No caso particular do Município de Figueiró dos Vinhos, o concelho vê, assim, dois projetos aprovados de “Fecho de Sistemas de Saneamento de Águas Residuais” com um valor de Investimento de 5.739.094,65 €. A intervenção, fruto da integração na APIN e cujas obras irão começar a curto prazo, permitirá, desta forma, aumentar a taxa de cobertura de saneamento (esgotos) existente, passando dos atuais 29% para, aproximadamente, 66%, o que significa, desta forma, mais do que duplicar a taxa de cobertura do concelho com saneamento básico.

· Figueiró dos Vinhos – Candidaturas Aprovadas: https://www.apin.pt/artigo-19
· Discurso de Sua Excelência, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes: https://www.facebook.com/apin.eim/videos/262708608132240/

Ansião | Inauguradas obras de beneficiação da Praça Costa Rego, em Avelar



As obras de beneficiação da Praça Costa Rego, na freguesia de Avelar, foram ontem inauguradas pelo Presidente da Câmara Municipal de Ansião, António José Domingues. 

A cerimónia teve lugar na Praça Costa Rego no âmbito das comemorações do 25.º aniversário da reelevação de Avelar à condição de Vila e contou também com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, José Miguel Medeiros, e do Presidente da Junta de Freguesia de Avelar, Fernando Inácio Medeiros. 

As obras, que custaram 131.779,25 euros aos cofres da autarquia, iniciaram-se em outubro do ano passado e contemplaram um novo parque infantil, o primeiro inclusivo no concelho, novos revestimentos e pavimentos na praça, o ajustamento da rega automática à nova configuração do jardim, a substituição dos bebedouros por uns adaptados a pessoas com mobilidade reduzida e ainda, nas imediações da praça, a construção de novas passadeiras, com marcação mais sólida e duradoura, e a implantação de dois sistemas de ecopontos com contentores subterrâneos. 

A Câmara Municipal pretendeu com este investimento responder às preocupações e aos anseios dos avelarenses de ver melhoradas as acessibilidades, promover a defesa do ambiente e a segurança e bem-estar das pessoas, dotando os espaços públicos das melhores condições para todos os munícipes. 

Conforme referido pelo Presidente da Câmara, a preocupação com a qualidade de vida dos ansianenses constitui uma das prioridades do executivo camarário, tendo o investimento na Freguesia de Avelar totalizado 489.557,42 euros, desde o início do mandato, entre outras intervenções, no aumento de transferências para a Junta de Freguesia, no valor de 66.797 euros; na reabilitação do Forno de Nossa Senhora da Guia, no valor de 41.144 euros; na construção do Campo de Padel, no valor de 41.962 euros; e na beneficiação de passeios, no valor de 124.821 euros.

Equipa internacional descobre nova família de microalgas de água doce


Há uma nova família de microalgas de água doce. A descoberta foi efetuada por investigadores da Universidade de Coimbra (UC), com a colaboração da Universidade de Carlos em Praga, Universidade de Ostrava e Instituto de Biologia do Solo da Academia Checa das Ciências, na República Checa, e da Universidade de Ozarks, nos Estados Unidos da América.

O estudo que permitiu a identificação e descrição desta nova família de microalgas de interesse comercial teve a duração de três anos e os resultados acabam de ser publicados na revista científica Journal of Phycology.

Denominada Neomonodaceae, esta nova linhagem de organismos pertence à classe Eustigmatophyceae, «cujo interesse biotecnológico é reconhecido devido a algumas espécies serem ricas em antioxidantes, carotenóides e lípidos de valor nutricional e com interesse para biodiesel. À semelhança de outras famílias da mesma classe, os géneros de microalgas agora descobertos têm potencial para dar origem a compostos de interesse farmacêutico, cosmético ou para aquacultura, por exemplo», explica Raquel Amaral, primeira autora do artigo publicado.

«As microalgas são vistas como muito promissoras para a produção de compostos de valor biotecnológico porque são fáceis de cultivar e não requerem uso de terreno arável, embora ainda com custos elevados de produção», sublinha.

Para esta descoberta, frisa a investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), foi fundamental «o estudo de estirpes de microalgas mantidas em cultura na Algoteca de Coimbra (ACOI)», considerada uma das maiores coleções de microalgas de água doce do mundo. «Sete estirpes da ACOI contribuem para esta nova linhagem genética de microalgas e constituem dois dos novos géneros. A um deles atribuímos o nome científico Munda, designação romana do rio Mondego, em homenagem ao rio de onde provém a maioria destas algas», esclarece.

O estudo, que faz parte da tese de doutoramento da investigadora, consistiu na «observação morfológica e genética para a determinação filogenética de 10 novas estirpes, o que resultou na descoberta de 3 novos géneros desta classe. As espécies incluídas na nova família são organismos unicelulares, com uma forma alongada, a maioria com um “pé” por onde se fixa ao substrato. Além das diferenças genéticas que originam a sua segregação das outras famílias de Eustigmatophyceae, distinguem-se pela ausência de uma estrutura celular intitulada pirenóide», descreve Raquel Amaral, assinalando ainda que, no estudo das microalgas, os métodos de base genética «são cruciais, dado que são organismos microscópicos e muitas vezes espécies diferentes podem ser muito parecidas».

A Algoteca de Coimbra, instalada no Departamento de Ciências da Vida da FCTUC, é coordenada pela cientista Lília Santos, uma das autoras deste estudo e orientadora da tese de doutoramento de Raquel Amaral, que teve financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Cristina Pinto

Praia da Tocha distinguida pelo 30.º ano consecutivo com a Bandeira Azul



Pelo 30.º ano consecutivo, a Praia da Tocha viu de novo reconhecida a sua qualidade balnear com a Bandeira Azul, símbolo que comprova o integral cumprimento de rigorosas exigências do ponto de vista da qualidade da água, gestão ambiental e equipamentos, educação ambiental, segurança e serviços. A insígnia atribuída pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa foi hasteada na Avenida Silva Pereira, na passada sexta-feira, dia 19 de junho, juntamente com a Bandeira das Acessibilidades, galardão atribuído pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência pelo reconhecimento da existência de boas condições de acesso à praia para utentes com de mobilidade reduzida. Ainda no âmbito da cerimónia, foram desfraldadas a bandeira “Qualidade de Ouro” 2020, distinção atribuída pela Quercus pela décima vez ininterrupta à Praia da Tocha, que integra uma lista que a Associação Nacional de Conservação da Natureza elaborou, no âmbito de um processo em que foram destacadas as praias com água considerada excelente nas últimas épocas balneares desde 2011, e a bandeira ColorADD, que surge no âmbito de uma parceria estabelecida entre o Município de Cantanhede, Águas do Centro Litoral (AdCL) e projeto ColorADD, que tem como principal objetivo a aplicação de um sistema que permite a inclusão de todos os banhistas que não identificam corretamente as cores (os daltónicos).

Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, agradeceu “a presença de todas as entidades parceiras que acompanham o Município de Cantanhede no objetivo de reforçar a qualidade balnear da Praia da Tocha, nomeadamente a INOVA-EM, a Junta de Freguesia da Tocha, e as associações locais, sem esquecer o papel de entidades como a Capitania do Porto da Figueira da Foz, a ABAE – Associação Bandeira Azul, o Destacamento da Guarda Nacional Republicana de Cantanhede, os Bombeiros Voluntários, a delegação de Saúde e a Administração da Região Hidrográfica do Centro/Agência Portuguesa do Ambiente”. A autarca afirmou que “a dificuldade de realização deste trabalho de organização, num ambiente de Covid-19, exigiu muito a todos os trabalhadores, daí um especial agradecimentos aos funcionários da Junta de Freguesia da Tocha, do Município de Cantanhede e da INOVA, na pessoa do seu presidente, Idalécio Oliveira. Durante uma época muito difícil e complicada, para que muita gente pudesse estar confinada em condições e com segurança, tivemos muitas equipas no terreno. Para eles o nosso muito obrigado”.
Na vertente empresarial a edil camarária enalteceu “o sinal que o turismo está a dar, sendo uma área determinante na economia nacional, é absolutamente importante que tudo corra bem. Por isso, acredito que se forem respeitadas as medidas de segurança implementadas, todos os veraneantes podem usufruir de um verão em segurança”, e continuou “estamos aqui numa excelente praia e a nossa intenção é que todas as pessoas possam aproveitar finalmente, este ar puro e esta serenidade”. A autarca concluiu deixando um apelo “nós queremos uma praia vigiada, mas que cada um de nós seja agente da sua própria segurança”.
Por outro lado o comandante do Porto da Figueira da Foz, João Lourenço, agradeceu “o convite formulado pelo Município de Cantanhede” que considerou muito especial “pois é a minha primeira cerimónia de abertura de uma época balnear desde que tomei posse enquanto comandante do Porto da Figueira da Foz”. Aquele responsável afirmou que, “a atribuição da Bandeira Azul é um processo longo e bastante criterioso, avaliado por um júri nacional e internacional, e a atribuição deste galardão será certamente motivo de orgulho e satisfação para o município, que se vê reconhecido pelo esforço e trabalho desenvolvido pelo seu executivo”. João Lourenço congratulou-se ainda “pela forma atempada e rigorosa, como foram desenvolvidos os trabalhos de preparação para a presente época balnear, muito especialmente nesta altura que nos encontramos, com o vírus Covid-19 ainda tão ativo, entre eles o Plano Integrado de Segurança aos Banhistas, garantindo assim que tudo está preparado para assegurar as questões de segurança e auxílio aos utilizadores da praia”.
Já Fernando Pais Alves, presidente da Junta de Freguesia da Tocha, afirmou que “uma vez mais, é com grande orgulho que recebemos este importante galardão, um marco para a freguesia da Tocha e para o concelho de Cantanhede”, enaltecendo “o esforço e dedicação da Câmara Municipal, INOVA, junta de freguesia e demais instituições locais”, aproveitou ainda para deixar um agradecimento especial “à Dr. Helena Teodósio, pelo enorme empenho, pois acredito que se não se tivesse envolvido como se envolveu, a praia não se exibia com esta maravilhosa qualidade que hoje apresenta”.


A qualidade da água é uma das razões que está na base da atribuição da Bandeira Azul, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), secção Portuguesa da Foundation for Environmental Education (FEE), a par de outras exigências imperativas no que diz respeito à “segurança e serviços”, “gestão ambiental e dos equipamentos”, bem com à “informação e educação ambiental”.
Assim, o reconhecimento da qualidade balnear da praia da Tocha assenta no integral cumprimento dessas exigências, como comprovam o elevado nível qualitativo da água do mar, a irrepreensível limpeza dos areais, as boas condições de acesso, o alto padrão dos serviços prestados aos utentes, bem como a existência de equipamentos socioculturais, com destaque para a Biblioteca de Praia, e a oferta de um diversificado programa cultural que inclui um variado leque de atividades de animação e ocupação dos tempos livres.
Por outro lado, é de destacar ainda o excelente ambiente urbano e paisagístico e o vasto conjunto de infraestruturas desportivas e de lazer, como parques infantis, campos de jogos em relva sintética para diversos desportos, e as áreas públicas e zonas verdes particularmente atrativas.

Bandeira da Praia Acessível
À semelhança do que tem acontecido nas últimas épocas balneares, foi também hasteada na Praia da Tocha a Bandeira Praia Acessível, galardão de reconhecimento das boas condições de acesso à praia para as pessoas que enfrentam problemas de mobilidade. O galardão é atribuído pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, na sequência de uma intervenção de requalificação urbana mandada realizar pela Câmara Municipal, no âmbito da qual foram eliminadas barreiras arquitetónicas, nomeadamente através do rebaixamento dos passeios, ao mesmo tempo que se procedeu ao prolongamento das passadeiras no areal, onde passou a existir também um tiralo (cadeira anfíbia), equipamento para transportar aí as pessoas com dificuldades de movimentação.
Com a atribuição deste galardão, a Praia da Tocha viu reconhecidas as suas condições de acessibilidade que viabilizam a sua utilização e usufruto, com equidade, dignidade, segurança, conforto e a maior autonomia possível, por todas as pessoas, independentemente da sua idade, de possíveis dificuldades de locomoção, ou de outras incapacidades que condicionem a sua mobilidade.




Projeto ColorADD nas praias
Estima-se que 10% da população mundial masculina e 0,5% da população feminina sofra de daltonismo, pelo que o código ColorADD pode constituir um ponto de viragem na vida de todos os indivíduos que padecem deste constrangimento visual.
Este código, criado pelo designer português Miguel Neiva, é baseado nas três cores primárias, representadas através de símbolos gráficos. Mediante o conceito de adição de cores, torna-se bastante fácil relacionar os símbolos respetivos e, desta forma, identificar toda a paleta de cores. O branco e o preto surgem apenas para orientar as cores para as tonalidades claras e escuras.
O código de cores, que distingue até cores metalizadas e descreve tons escuros e tons claros é visto como “transformador da sociedade”, mas o autor, Miguel Neiva sublinha o seu “especial impacto nas gerações futuras”. Um dos exemplos que dá, é da sua utilização nos exames nacionais do ensino secundário. Desde 2013, o enunciado dos exames inclui o código de identificação “ColorADD” para que os alunos possam ter as mesmas condições de interpretação de quem não tem problemas de visão e que termina com a necessidade de pedidos especiais para os alunos daltónicos.
Assim a Águas do Centro Litoral estabeleceu, recentemente, um protocolo de parceria com o projeto ColorADD, cujo objetivo é implementar o código ColorADD nas zonas balneares dos municípios da área de intervenção da AdCL. Esta parceria visa melhorar as condições de acessibilidade e segurança no espaço balnear, especificamente para a população daltónica - 350 milhões de pessoas em todo Mundo.

Juventude Popular de Anadia quer colocar as mãos na terra!

A Juventude Popular de Anadia vai lançar a iniciativa “Mãos na Terra”, uma atividade de voluntariado mensal para ajudar agricultores do município de Anadia.
Embora a gestão esteja a cargo da JP Anadia, esta iniciativa se quer aberta a todos os jovens e agricultores do município, que queiram participar nesta ação, bastando para isso entrar em contacto com aquela organização através dos meios digitais, como a página de Facebook ou Instagram.
A inerente vocação agrícola de Anadia, completamente enraizada na sua história e no seu desenvolvimento, evoca a um regresso às origens e a dar as mãos a um sector fundamental para a comunidade. É, também, uma oportunidade de colocar os jovens a contactar com a natureza e, de mostrar, sem preconceitos, que todas as gerações conhecem e sabem fazer os trabalhos na terra.
O modelo inicial arrancará com umas horas a um agricultor por mês, preferencialmente, de pontos diversificados do município. Admite-se que, caso a iniciativa se revele um sucesso acima das expectativas, será possível pensar o alargamento a outros sectores da comunidade.

Lisboa e Vale do Tejo com 63% das novas infeções e o Norte com 27%

Covid-19: Lisboa e Vale do Tejo com 63% das novas infeções e o ...
Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registou 63,3% das novas infeções de covid-19, com 164 dos 259 novos casos, enquanto a região Norte concentrou 27,4% das infeções, mais 71 casos, segundo a Direção-Geral da Saúde.
LVT tinha 77% dos novos casos divulgados no domingo, 74,8% do total de novas infeções divulgadas no sábado, 76% na sexta-feira e 78% na quinta-feira.
De acordo com o boletim da situação epidemiológica em Portugal divulgado hoje, na região de LVT foram reportadas 164 das novas infeções diárias, 63,3% dos casos (a menor percentagem das últimas semanas), na região Norte foram registadas 71 novas infeções, 27,4% dos casos (a maior percentagem das últimas semanas), enquanto na região Centro há 14 novos casos, representando 5,4% do total.
O Algarve registou oito novos casos, representando 3%, e no Alentejo dois novos casos, representando 0,8%.
Nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores não foram reportados novos casos.
Os quatro óbitos reportados hoje registaram-se na região de LVT.
O Norte continua a ser a região com o maior número de casos acumulado, num total de 17.320, a região de LVT tem agora um total de 16.926, o Centro 4.005, o Algarve 529 e o Alentejo 376.
A Madeira continua com um total de casos acumulado de 92 e os Açores de 144.
Lisboa continua a ser o concelho com maior número de casos e está agora com um total de 3.150, mais 15 do que no domingo, enquanto Sintra está com um total de 2.272 casos, mais 19 do que no domingo.
Também na Área Metropolitana de Lisboa, Loures tem 1.654 (+31), a Amadora está com 1.436 (+8), Odivelas com 920 (+39), Cascais com 803 (+12), Vila Franca de Xira com 652 (+6), Oeiras com 646 (+11), Almada com 548 (+10) e o Seixal com 542 (+7).
Os cinco concelhos do Norte com mais casos acumulados não registaram alteração nos números relativamente a domingo: Vila Nova de Gaia está com 1.611, o Porto com 1.414, Matosinhos com 1.292. Braga com 1.256 e Gondomar com 1.093.
A Direção-Geral da Saúde realça que os números apresentados referem-se ao total de notificações médicas no sistema SINAVE (excluindo notificações laboratoriais), pelo que podem "não corresponder à totalidade dos casos por concelho".
Os dados da DGS indicam 1.534 mortes relacionadas com a covid-19 e 39.392 casos confirmados desde o início da pandemia.
Em comparação com os dados de domingo, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,3%. Já os casos de infeção subiram 0,7%.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 468 mil mortos e infetou quase nove milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Lusa

Costa defende que novas restrições na Grande Lisboa evitam prejuízos da cerca sanitária

O primeiro-ministro considerou hoje que as novas medidas restritivas para a área metropolitana de Lisboa, abrangendo estabelecimentos e sancionamento de ajuntamentos, substituem os efeitos de uma eventual cerca sanitária, sem os inconvenientes desta para a atividade económica.
Esta posição foi transmitida por António Costa em conferência de imprensa, em São Bento, após ter estado reunido ao longo de mais de quatro horas com presidentes de câmaras dos cinco concelhos do país mais afetados atualmente pela covid-19: Amadora, Sintra, Lisboa, Odivelas e Loures.
As novas restrições, que se aplicam quase todas aos concelhos da área metropolitana de Lisboa, serão ainda hoje aprovadas num Conselho de Ministros eletrónico e entram em vigor às 00:00 de terça-feira.
Perante os jornalistas, o líder do executivo rejeitou que haja "dois pesos e duas medidas no país" com a opção do Governo em não criar uma cerca sanitária nestes cinco concelhos da área metropolitana de Lisboa.
"Não há dois pesos e duas medidas, há dois momentos distintos e há uma circunstância completamente diversa. O aumento de casos [de convid-19] verifica-se sobretudo em 15 freguesias [de cinco concelhos] e em áreas residenciais de algumas dessas freguesias", alegou o primeiro-ministro.
Por isso, segundo António Costa, "da combinação das medidas de reforço das decisões da autoridade sanitária, de confinamento domiciliário obrigatório e de encerramento de estabelecimentos a partir das 20:00, assim como com o sancionamento dos ajuntamentos [superiores a 10 pessoas], conseguir-se-á obter o efeito útil que poderia ser alcançado com uma cerca sanitária, mas sem todos os inconvenientes da cerca sanitária".
"Nestas circunstâncias, não estamos a proibir de trabalhar quem está em condições de poder trabalhar, não proibimos a atividade comercial e controlam-se os riscos associados à difusão da pandemia de covid-19", sustentou o primeiro-ministro.
Lusa

Salvos por Aristides de Sousa Mendes

De Salvador Dalí a Robert Montgomery. Mais de 50 artistas salvos do nazismo por Aristides de Sousa Mendes

Aristides Sousa Mendes por Carlos Botelho
Mais de meia centena de músicos, atores, escritores, jornalistas foram salvos do Holocausto por Aristides de Sousa Mendes, cônsul de Portugal em Bordéus em 1940, que emitiu vistos a milhares de pessoas em fuga, revela a investigadora Ana Cristina Luz.

“A Lista de Aristides de Sousa Mendes”, agora publicada em livro, conta a história dos fugitivos que receberam um visto do cônsul para viajarem até Portugal, seguindo depois para países da América do Sul, para os Estados Estados Unidos da América e o Canadá, onde prosseguiram carreiras ligadas às artes e à cultura.

O pintor Salvador Dalí e a mulher Gala, o actor norte-americano Robert Montgomery, o pianista polaco Witold Malcuzynski e a escritora francesa Tereska Torrès são alguns dos casos que constam da lista organizada por Ana Cristina Luz, de Leiria, no âmbito do trabalho de mestrado em Mediação Cultural e Literária, da Universidade do Minho.

“Quis dar a conhecer as pessoas a quem Aristides de Sousa Mendes passou os vistos e que estivessem ligadas à cultura. Ele permitiu-lhes que continuassem as suas vidas e carreiras, interferiu positivamente na vida destas pessoas”, explicou à agência Lusa a investigadora.

No livro “Um Homem Bom”, de 2009, de Rui Afonso, o mesmo autor de “Injustiça: O Caso Sousa Mendes”, são apontados alguns nomes, mas Ana Cristina Luz foi à procura de mais, “entre os cerca de 30 mil vistos que, calcula-se depois do cruzamento de diversas fontes, ele e as pessoas que com ele trabalhavam tenham passado”.

A pesquisa revelou “nomes incríveis”. O mais sonante é Salvador Dalí, mas “há muitos outros”. Por exemplo, Ivan Sors, que viveu na Figueira da Foz e inspirou o livro de Afonso Cruz “O pintor debaixo do lava-loiça”, porque ficou alojado em casa dos avôs do escritor e se escondia sempre que alguém batia à porta”.

Ou Hendrik Marsman, poeta holandês que morreu na viagem de Portugal para Inglaterra, autor do melhor poema do século XX “segundo um grupo de críticos holandeses”, conta Ana Cristina Luz à agência Lusa.

Também há o caso do escultor de origem russa Naoum Aronson, autor de um baixo-relevo de Beethoven, que está no Conservatório de Lisboa, “um dos poucos que pôde fazer o busto de Rasputine, que posou para ele”.

Ou a mãe de Huey Lewis, da banda Huey Lewis and the News, que recebeu, com os pais, um visto de Aristides de Sousa Mendes, que permitiu que viajasse para os Estados Unidos da América. “É graças a ele que hoje podemos ouvir a música do Huey Lewis”.

Além disso, acrescenta Ana Cristina Luz, muitos destes artistas influenciaram outros.

A pianista Maria João Pires confirmou-lhe a admiração e influência que Malcuzynski teve no seu trabalho, por exemplo. O interesse da investigadora com o caso do cônsul de Portugal em Bordéus, que desobedeceu à ditadura de Oliveira Salazar, começou cerca de 2000 quando, por acaso, encontrou em Cabanas de Viriato, no concelho de Carregal do Sal, distrito de Viseu, uma placa de agradecimento e a casa que pertenceu a Sousa Mendes. “Desde logo fiquei apaixonada pela história”, disse à Lusa.

Desde então tem participado em cerimónias evocativas e falado em escolas da obra humanista do cônsul, a alunos. Em 2012 lançou mesmo um livro para o público infantojuvenil, “Aristides, O Semeador de Estrelas”.
14 anos para “reconhecer o legado”

Ana Cristina Luz lamenta, contudo, que tenham sido precisos 14 anos, depois do 25 de Abril, para “reconhecer o legado de Aristides de Sousa Mendes”.

“Só 14 anos depois o nome dele foi levado à Assembleia da República, no sentido de ser reabilitado”. Em Portugal, critica, as homenagens “vêm sempre um pouco a reboque de homenagens feitas no estrangeiro ou por estrangeiros”.

Mesmo sendo “um facto inegável que Aristides de Sousa Mendes agiu de consciência na tentativa de salvar o máximo de pessoas possível”, ainda hoje há “vozes que tentam denegrir” a sua imagem. A investigadora justifica-o com “o poder da ditadura e do esquecimento” que “é muito forte” e, por isso, “o nome de Aristides de Sousa Mendes desapareceu do nosso dia a dia”.

“Não há na nossa história uma pessoa como ele. Há quem considere um dos maiores atos de salvamento levados a cabo por uma pessoa. Deveria ser um nosso orgulho maior!”.

O lançamento de “A Lista de Aristides de Sousa Mendes” está agendado para 19 de julho, dia do nascimento de Aristides de Sousa Mendes, na sua antiga habitação, a Casa do Passal, em Cabanas de Viriato.

“Aristides de Sousa Mendes, O Cônsul Injustiçado”, documentário de 1992, da jornalista Diana Andringa, com a realizadora Teresa Olga e a produtora Fátima Cavaco, da RTP, e a biografia “Injustiça: O Caso Sousa Mendes”, de Rui Afonso, publicada em 1990, estão entre as primeiras obras surgidas em Portugal a resgatar a memória e a ação do cônsul de Portugal em Bordéus, quando as forças nazis de Hitler ocupavam França e iniciavam a deportação, no território, para os campos de concentração.

Agência Lusa

Figueira da Foz cria “programa sem aglomeração” para o São João

Num ano em que as festividades de São João se encontram comprometidas devido à pandemia covid-19, o Município da Figueira da Foz procurou uma alternativa para se celebrar de forma diferente e adaptada à realidade atual.

No dia 23 de junho, terça-feira, às 21:30 horas, cabe ao Duo SanPedro trazer a festa à cidade através de animação itinerante, com um espetáculo que vai homenagear o trabalho das coletividades nos últimos anos no âmbito do São João.
Em veículo adaptado para o efeito, o Duo Sanpedro vai percorrer as artérias mais emblemáticas da cidade de modo a reviver a alegria característica desta época: São João do Vale, Praça 8 de Maio, Praça General Freire de Andrade, Bairro Novo, Avenida 25 de abril e Avenida do Brasil, terminando nas Muralhas de Buarcos.
Durante o percurso não vão ser efetuadas paragens, evitando, desta forma, que se criem aglomerações e promover o cumprimento das recomendações da Direção-Geral da Saúde.
A animação musical itinerante terminará pelas 24 horas, momento em que o céu se irá encher de cor com o espetáculo pirotécnico nas seis praias do concelho - praia da Leirosa, praia da Costa de Lavos, praia da Cova Gala, praia da Claridade, praia de Buarcos e praia de Quiaios - sendo este ano lançado com maior altitude face a anos anteriores, para que possa ser apreciado com o devido distanciamento.
Já no Dia da Cidade, 24, quarta-feira, pelas 11 horas, irá decorrer a Sessão Solene do dia da Cidade, onde vão ser entregues as distinções honoríficas atribuídas ao longo do ano, no Centro de Artes e Espectáculos.
De seguida, pelas 12:30 horas será realizada uma cerimónia de descerramento de placa toponímica, em homenagem ao ex-Presidente da Câmara João Ataíde, na praça junto ao Forte de Santa Catarina.
Os momentos da animação itinerante do Duo SanPedro, do espetáculo pirotécnico e da cerimónia de distinções honoríficas serão transmitidos em direto na página de facebook do Município da Figueira da Foz, para promover o alcance e o distanciamento social.

Taxa de contágio na Alemanha volta a subir para 2,88

Taxa de contágio na Alemanha volta a subir para 2,88
A taxa de contágio da covid-19 voltou a subir de 1,79 para 2,88 na Alemanha, o que significa que cada portador de covid-19 infeta, em média, quase três pessoas.
O Instituto Robert Koch (RKI) ressalva que este indicador é muito sensível a mudanças de curto prazo, o que pode levar a grandes flutuações, provocadas nesta altura por vários focos no país.
O maior registou-se num matadouro e fábrica de carne, em Gütersloh, no estado da Renânia do Norte-Vestefália, onde sete mil pessoas estão em quarentena e escolas e jardins-de-infância foram novamente encerrados. Mais de 1.300 trabalhadores testaram positivo.
A Alemanha regista até hoje 190.359 casos diagnosticados de covid-19 desde o início da pandemia, um aumento de 537 em relação a domingo.
Há, no total, 8.885 vítimas mortais, mais três nas últimas 24 horas. Ainda assim, de acordo com a página oficial do RKI, falta contabilizar os dados de três estados federados.
A estimativa de casos considerados curados aponta para 175.300, um crescimento de 400 nas últimas 24 horas.
Questionado hoje sobre a abertura de um gabinete de investigação dedicado a analisar os erros cometidos durante a pandemia de covid-19, o ministro alemão da Saúde, Jens Spahn, admitiu ser uma matéria da responsabilidade do parlamento federal.
"Aprendemos algo novo todos os dias. Há muitas incógnitas, mas é preciso tomar decisões", sublinhou o governante, defendendo uma avaliação extensa, com peritos, que possa servir de lição para o futuro.
A pandemia de covid-19 já provocou mais de 465 mil mortos e infetou cerca de 8,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Lusa

Número de desempregados inscritos aumenta 34% em maio

Número de desempregados inscritos dispara 34% em maio - Economia ...
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34% em maio face ao mesmo mês do ano anterior e 4,2% comparando com abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
De acordo com o IEFP, no final de maio estavam registados nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas 408.934 desempregados, número que representa 75,1% de um total de 544.351 pedidos de emprego.
O total de desempregados aumentou em 103.763 (mais 34%) em termos homólogos e em 16.611 (mais 4,2%) em relação ao mês anterior.
É preciso recuar a Janeiro de 2018, quando se registaram 415.539 desempregados inscritos no IEFP, para encontrar um número superior ao verificado em maio de 2020.
Lusa

Fogo em Aljezur dado como extinto mas dispositivo mantém-se no terreno

Expresso | Incêndios. Fogo em Aljezur dado como extinto mas ...
O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Aljezur e se alastrou a Lagos e Vila do Bispo, foi dado como extinto no domingo e queimou mais de 2.000 hectares, mas o dispositivo vai manter-se no terreno, disse a Proteção Civil.
Em declarações à Lusa, o comandante distrital de operações de socorro de Faro afirmou que o número de operacionais vai ser reduzido ao longo do dia, uma vez que, apesar das temperaturas elevadas, o vento "já não se faz sentir com tanta intensidade como nos últimos três dias".
Vítor Vaz Pinto, que referiu que o incêndio já provocou uma área ardida de aproximadamente 2.200 hectares, apelou à população para que não adote comportamentos de risco, atendendo à situação meteorológica, que é caracterizada nesta semana por temperaturas muito elevadas.
"Gostaria de apelar para que não se usem os espaços florestais para piqueniques com recurso a pequenas fogueiras, que não se façam queimas, e muito menos queimadas, e também que se evite a utilização de máquinas agrícolas cujo manuseamento possa causar faíscas", alertou.
Às 11:00 mantinham-se no terreno 378 operacionais, apoiados por 123 veículos, dois helicópteros -- um de coordenação e um de ataque -- e oito máquinas de rasto.
A vigilância ativa, que deverá manter-se nos próximos dias, está a ser feita "com sapadores florestais, bombeiros e militares das Forças Armadas", estando já no terreno dois pelotões desta força e a caminho mais dois, frisou Vítor Vaz Pinto.
Apesar de quantificar a área ardida em mais 2.200 hectares, o responsável sublinhou que é a GNR que está a fazer esse levantamento e que, neste momento, a principal preocupação é garantir que não há reativações.
O incêndio florestal teve início na sexta-feira ao início da tarde, em Vilarinha, freguesia de Bordeira, concelho de Aljezur, alastrou-se a Lagos e Vila do Bispo, e foi dado como dominado às 09:10 de sábado e como extinto às 19:58 de domingo.
No sábado, a GNR identificou um homem de 44 anos pela ignição do incêndio, quando praticava atos agrícolas, tendo sido o próprio a alertar as autoridades.
O homem estava a efetuar trabalhos de gestão de combustível, com recurso a uma moto roçadora, que entrou em sobreaquecimento após três horas de utilização, provocando a emissão de fagulhas provenientes do escape e, consequentemente, o incêndio.
Segundo a GNR, apesar de ainda ter tentado extinguir o incêndio com recurso a uma mangueira, não conseguiu, atendendo ao acentuado declive do terreno e às condições climatéricas, o que levou a que o mesmo se propagasse.
O fogo obrigou a deslocar 35 pessoas e atingiu barracões ilegais e caravanas, mas ninguém solicitou o apoio das autoridades para encontrar local para pernoitar, apesar de a Câmara de Vila do Bispo ter preparado locais para o efeito.
Fonte e Foto: Lusa