quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Ansião integra Jornadas Europeias do Património 2020


O Município de Ansião associa-se, uma vez mais, às Jornadas Europeias do Património, promovidas pela Direção-Geral do Património Cultural. 

A decorrer entre 25 e 27 de setembro, esta iniciativa, subordinada ao tema “Património e Educação”, pretende sensibilizar para o papel do património na educação e para o papel da educação no património, para a riqueza e para a complexidade desta relação – na literatura, nas artes, nos monumentos, na dança, no teatro, na paisagem, nos jogos, nos museus, na fotografia, nos sítios arqueológicos ou na música, entre muitos outros. 

Para o efeito, a autarquia tem programada, para o dia 25, uma visita guiada ao Complexo Monumental de Santiago da Guarda, o teatro de marionetas “O Tesouro de Castelo Melhor” e o workshop “Limpeza e conservação do mosaico romano”. 

No dia 26, oferece uma visita guiada ao Centro Etnográfico de Alvorge, o workshop “Aprender com os nossos Artesãos: Cestaria em Vime”, no Complexo Monumental de Santiago da Guarda, e, ao final do dia, o espetáculo teatral “Aniversário de Casamento”, levado ao Centro de Negócios de Ansião no âmbito das Jornadas Teatrais. 

O dia 27 levará os participantes pelos Caminhos de Santiago, de Santiago da Guarda à Granja, com partida, às 10 horas, do complexo monumental, local que acolherá também o workshop “O Mosaico Inspirado no Romano”. 

A participação nas atividades é gratuita, carecendo de inscrição prévia através dos contactos telefónicos 236 670 206 e 236 672 025.

Helena Teodósio debateu com a ministra Marta Temido a situação da saúde em Cantanhede


A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, esteve a falar, por videoconferência, com a ministra Marta Temido sobre a situação dos serviços de saúde no concelho. Na sessão realizada ontem, 10 de setembro, participaram também o vice-presidente da autarquia cantanhedense, Pedro Cardoso, e os vereadores Célia Simões, Adérito Machado e José Santos, a presidente da Administração Regional de Saúde, Rosa Reis Marques, o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego, José Luís Biscaia Pinto, e a presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde, e a presidente do Conselho Diretivo do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, Diana Breda.

Numa das suas intervenções, Helena Teodósio reiterou o pedido de “intervenção da tutela para resolver os graves constrangimentos que afetam o setor a nível concelhio” e manifestou “a disponibilidade da autarquia para colaborar na implementação de soluções que permitam resolver as enormes dificuldades com que os munícipes de Cantanhede se debatem no acesso aos serviços de saúde”.

A autarca lamentou “o fecho da Consulta Aberta que estava a funcionar das 8h00 às 24h00 no Hospital de Arcebispo João Crisóstomo, nos termos de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal e o Ministério da Saúdem, e defendeu a abertura de uma urgência básica, com horário alargado, com médicos e enfermeiros em número suficiente para responder adequadamente à população e com disponibilidade de meios complementares de diagnóstico”.
Ainda sobre o Hospital Arcebispo João Crisóstomo, a líder do executivo camarário enfatizou “a necessidade de reforçar o corpo clínico e aumentar a oferta das consultas de especialidade, tendo chamado a atenção para a situação financeira da unidade hospitalar”.
Helena Teodósio abordou ainda a questão da transferência de competências da Administração Central para as autarquias no campo da saúde, reivindicando o aumento das verbas inerentes ao processo, solicitou a criação de mais três Postos de Atendimento de Cuidados de Enfermagem e interpelou a ministra quanto ao futuro do Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro - Rovisco Pais. Com a pandemia de Covid-19, “estamos a atravessar uma situação e diferente do habitual, mas temos de saber o que é que vai acontecer a seguir, a vida tem de continuar e os serviços de saúde têm de estar preparados para dar resposta às necessidades” referiu a autarca.
Por seu lado, a ministra Marta Temido deu conta da “disponibilidade do Ministério da Saúde para acolher este tipo de reuniões destinadas a tratar de questões que têm de ter uma abordagem de proximidade, porque os presentes conhecem bem a realidade dos hospitais e dos centros de saúde que estamos a analisar e isso é importante para decisões que têm de ser pensadas numa lógica de proximidade”. A nossa aposta foi a nomeação de dois quadros técnicos, obviamente competentes e motivados, para, em proximidade e em articulação com a ARS, encontrarem as melhores soluções”.
Sobre “a melhor fórmula para servir as necessidades assistenciais da população, há trabalho para fazer, o trabalho técnico e a disponibilização dos meios não podem ser descuradas”, disse Marta Temido, salientando que, “quanto à rede de serviços de urgência, ela esta definida e não é minha intenção alterá-la, a não ser que se prove que há vantagens nisso. Ou seja, não é uma rede fechada, mas têm de se provar as vantagens”, sublinhou. A ministra referiu-se ainda à “necessidade de se estabilizar aquilo que é a atividade do Hospital Arcebispo João Crisóstomo, pois tem havido uma grande instabilidade decorrente da dependência elevada da prestação de serviços”.
As soluções para as questões debatidas na videoconferência vão agora ser perspetivadas numa reunião entre o executivo camarário e a direção do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Mondego.

Governo britânico volta a por Portugal na lista de países obrigados a quarentena

O Governo britânico retirou Portugal da lista de países seguros, com exceção das regiões da Madeira e Açores, e a partir de sábado obriga a cumprir uma quarentena de duas semanas ao chegar ao Reino Unido, foi hoje anunciado. 

Através de informação aperfeiçoada, agora temos a capacidade de avaliar ilhas separadas dos seus países continentais. Se chegar a Inglaterra vindo dos Açores ou Madeira, não precisará de se isolar por 14 dias", escreveu o ministro dos Transportes, Grant Shapps, na rede social Twitter.
De acordo com o ministro, a medida, que também afeta a Hungria, Polinésia Francesa e ilha da Reunião, entra em vigor às 04:00 de sábado em Inglaterra.
A Escócia já tinha excluído Portugal da sua lista de "corredores internacionais" a partir de 05 de setembro, enquanto que o País de Gales aplicou restrições um dia antes, mas manteve a Madeira e Açores isentos de quarentena.
Grant Shapps acrescentou que a Suécia vai passar a estar isenta de quarentena.
Portugal só foi incluído na lista dos países com "corredores de viagem" com o Reino Unido há três semanas, a 20 de agosto, porém o aumento contínuo do número de casos de infeção em Portugal terá pesado na decisão, que era esperada na semana passada, quando ultrapassou o nível de 20 casos por 100 mil habitantes.
Na altura, Shapps alegou que não excluiu Portugal devido à "taxa de positividade" em declínio.
Portugal contabilizou hoje 585 novos casos de infeção relacionados com a pandemia de covid-19 e na véspera tinha registado 646, mais do dobro das registadas na terça-feira.
O índice de transmissibilidade efetivo (Rt) encontra-se atualmente nos 1,12, um valor considerado de risco.
A situação epidemiológica de covid-19 em Portugal agravou-se desde meados de agosto, de acordo com um estudo da Direção-Geral da Saúde (DGS) e Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), tendo sido registadas 3.909 novas infeções entre 17 e 30 de agosto.
Lusa

Bola da Supertaça europeia de futebol vai ter desenho de menina portuguesa

A bola da Supertaça europeia de futebol será coberta por desenhos de 18 crianças, entre os quais o da portuguesa Sara, que descreve o futebol como "amizade e união".

"A minha atividade favorita é jogar futebol com as minhas amigas. Para mim, o futebol é amizade e união. Tentei demonstrar isso com o meu desenho. É um campo de futebol com corações e raparigas de mãos dadas", disse Sara, em declarações à Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
A menina foi uma das cerca de 200 crianças a responder ao desafio lançado pela Fundação das Crianças da UEFA, juntamente com organizações parceiras, de enviar desenhos que demonstrassem o significado que o futebol tem nas suas vidas.
Sara integrou o programa Brincar de Rua da ONG Ludotempo, que nasceu em Leiria e foi recentemente premiado pela UEFA, por proporcionar às crianças a prática desportiva num ambiente seguro,
O antigo internacional português Luís Figo aplaudiu a iniciativa da UEFA.
"É uma iniciativa fantástica que permite que crianças tenham um impacto num dos mais importantes jogos do calendário da UEFA", disse o antigo jogador, que é um dos apoiantes da organização, que apoia mais de 250 projetos que ajudam crianças em todo o planeta.
A bola com os 18 desenhos vai rolar em 24 de setembro no estádio Puskas, em Budapeste, no jogo que oporá o Bayern de Munique, detentor da Liga dos Campeões, ao Sevilha, que conquistou a Liga Europa.
Lusa

México | Lana, La Nueva Plataforma De Servicios Financieros 100% Digital Para La Gig Economy


por Yesica Flores
Permite enviar y recibir dinero, realizar transferencias instantáneas 24/7 los 365 días del año sin ningún costo, recibir ingresos a través de la app, pagar servicios como agua, luz, internet, impuestos, entretenimiento, realizar compras online, ahorrar dinero o acceder a micropréstamos, entre otros.
● Gracias a Lana, los usuarios pueden organizar su dinero de forma más sencilla y segura, y acceder a un marketplace de servicios financieros y comerciales adaptados a sus necesidades.
●La plataforma cuenta con altos estándares de seguridad que validan la identidad del usuario.
 Lana, plataforma de finanzas personales 100% digital, aterriza en México con el objetivo de que los usuarios, con especial atención a las necesidades específicas de los trabajadores de la Gig Economy, puedan gestionar su dinero de una forma más fácil y segura, recibiendo sus pagos u honorarios directamente en su app. La app es completamente gratuita, está disponible para Android y en breve estará disponible también para iOS, permite enviar y recibir dinero de forma instantánea desde y hacia cualquier cuenta bancaria a nivel nacional 24/7 utilizando la cuenta CLABE, realizar compras onlinepagar facturas, recargar el celular o el tag fácilmente, transferir dinero entre usuarios de Lana a través de código QR, sin trámites ni papeles.
Además,a través de la app de Lana el usuario tendrá también acceso a productos financieros y comerciales como micropréstamos, préstamos, seguros, entre otros. También facilita la solicitud de una Tarjeta Débito Mastercard Contactless asociada a su cuenta Lana para realizar pagos en comercios tanto físicos como online donde Mastercard sea aceptado, así como retirar efectivo en cajeros electrónicos o a través de cashback en una red de comercios seleccionados.
Así, la startup se suma al ecosistema Fintech mexicano y buscará, de la mano de Mastercard, democratizar el acceso de los mexicanos a servicios financieros transparentes, fáciles de usar y protegidos por los más altos estándares de seguridad, cuya aceptación es válida a nivel nacional e internacional.
La plataforma de servicios financieros digital Lana nace como una alternativa a la banca tradicional con especial interés para los miles de trabajadores independientes que hay en América Latina. Gracias a Lana, por ejemplo, los socios conductores de plataformas de movilidad como Cabify o empresas de delivery como SinDelantal podrán recibir el dinero que cobren por sus trayectos en la app, transferirlo y usarlo para acceder a servicios que cubran necesidades propias de su economía.
Lana espera alcanzar acuerdos con las principales empresas de la Gig Economy en México para facilitarles la gestión de sus pagos a colaboradores de una forma más ágil y económica, así como ofrecerles la posibilidad de acceder a servicios financieros totalmente personalizados, lo que se convierte en una posibilidad para incrementar los indicadores de atracción y la retención de prestadores de servicios en estas empresas.
En este sentido, la colaboración de Lana y Mastercard con el segmento Gig Economy pone a disposición de los usuarios los servicios de una plataforma de pagos 100% digital que permite realizar ahorros, transferencias y pago de servicios, ofreciendo una experiencia tecnológica sin fricción para trabajadores independientes y de la economía colaborativa cuyas necesidades no están cubiertas por la banca tradicional.
“Nuestra misión es conectar servicios financieros con las personas que lo necesitan y que hasta ahora no han tenido acceso a ellos. A través de Lana, el usuario podrá acceder a servicios 100% digitales en menos de 5 minutos y con todos los procesos de validación legal y de seguridad. Lana espera ofrecer en un futuro próximo productos adaptados a las necesidades del colectivo de trabajadores de la Gig Economy como la contratación de préstamos o seguros que tienen en cuenta la actividad esencial del trabajador”, explica Juan Camilo Pineda, Co-Founder & Country Manager de Lana.
“En Mastercard trabajamos para tener un impacto positivo en el avance de la inclusión financiera en el país, contribuyendo a su desarrollo económico. Como socio estratégico del ecosistema Fintech en México, queremos colaborar con la entrada de nuevos jugadores al mercado, como es el caso de Lana, y facilitar el acceso a servicios financieros a más personas a través del desarrollo de productos de nicho, hechos a la medida de los sectores tradicionalmente desatendidos”, dijo Pablo Cuarón, Director.de Nuevos Flujos de Pago en Mastercard México.

Una plataforma 100% segura y fiable

Lana proporciona al usuario unos altos estándares de seguridad. Para acceder a la aplicación, el usuario debe validar su identidad mediante datos biométricos como reconocimiento facial o huella digital, así como el uso de un PIN definido por el usuario y que solamente él o ella conoce.
En caso de solicitar validación de identidad del usuario por temas de seguridad como reset del PIN, desbloqueo de cuenta o similares, Lana ofrece, a través de su chat integrado, la posibilidad de que el agente invite al usuario a una videoconferencia para realizar las respectivas comprobaciones. 
Lana incluye en su plataforma un servicio de atención al cliente las 24 horas del día, los 365 días del año a través de un chat integrado en la app y en la página web de Lana www.lana.xyz para resolver cualquier asunto relacionado con la plataforma, sin necesidad de tener sucursales y otros canales de atención y comunicación.
Lana ha obtenido de manera exitosa una financiación de 12 millones de dólares para su expansión en Latinoamérica, demostrando el actual interés de los inversores internacionales y empresas de la Gig Economy, en el sector Fintech. Además, en México, la plataforma cuenta con socios estratégicos que permiten la construcción de un marketplace de productos y servicios exclusivos para los usuarios.

México | Cinco Habilidades Que Todo Emprendedor Debe Tener En La Actualidad


por Yesica Flores
El Covid-19 cambió a la economía de un día a otro, y con esta las necesidades de las personas también, en algunos casos se transformaron y en otros surgieron nuevas, desde tutores para dar clases en casa, asesores digitales para empresas y personajes públicos que teletrabajan, hasta asesores para implementar protocolos sanitarios en las empresas, por mencionar algunos ejemplos.
Esto ha abierto nuevas oportunidades para emprender bajo un enfoque de mayor responsabilidad social, una visión enfocada en la empatía con las personas, pero sin perder de vista la rentabilidad. Con esto en mente, Udemyplataforma de formación online más grande del mundo, de la mano delexperto en emprendimiento e instructor Diego Sosa,comparte las cinco habilidades que todo emprendedor necesita desarrollar en la nueva normalidad
  1. Técnicas asertivas de productividad. Algunos lo llaman manejo del tiempo, aunque no es lo mismo. En un mundo tan competitivo donde el tiempo es clave, es importante conocer y aplicar técnicas que mejoren la productividad, se debe buscar lograr más en menos tiempo.
  2. Técnicas profesionales de ventas. Aunque se tenga el mejor producto, si no se sabe vender será difícil que un emprendimiento tenga éxito.
  3. Retórica. Es mucho más que oratoria. Es convencer con la palabra hablada y escrita a todos de que nuestro producto o servicio es la solución a sus necesidades.
  4. Manejo de las finanzas. El éxito de un emprendimiento no es solo generar dinero, sino saber los niveles de endeudamiento posibles y la necesidad de reinversión; se deben elegir bien las fuentes de financiamiento e identificar cuándo es el mejor momento para buscarlo.
  5. Inteligencia emocional. Manejar equipos y tratar a los clientes depende más de nuestras habilidades aprendidas en esta área que las innatas que podamos tener. Si se piensa detenidamente en la trascendencia de las emociones en la vida diaria uno se dará cuenta rápidamente que son muchas las ocasiones en que éstas influyen decisivamente en cualquier aspecto.
En cualquier emprendimiento se debe hacer un análisis completo de las necesidades del mercado,  tener en cuenta cuatro factores al momento de elegirlo: qué hacer, qué me gusta hacer, qué necesidades existen y por cual servicio o producto pagaría el cliente.
La unión de estos cuatro da respuesta al qué hacer. Los últimos dos muestran si es el momento, y si existe la necesidad ahora o en un futuro cercano y la gente pagará por cubrirla.
Para lograr el éxito lo más importante es prepararse para él, planificar y anticiparse a los inconvenientes que puedan aparecer y se puedan evitar, hasta convertirlos en nuestra fortaleza.

México | Speech Analytics: Tu Voz, Una Mina De Oro Para Las Empresas


por Yesica Flores
Esta tecnología, soportada por inteligencia artificial, automatiza el análisis del contenido de un audio para identificar, mediante patrones sonoros, intenciones y estados emocionales de los clientes.
Esta llamada puede ser grabada o monitoreada para fines de calidad en el servicio” es una frase que millones de personas han escuchado una y otra vez al entrar en contacto vía telefónica con un área de atención a clientes.
Y aunque pareciera una frase rutinaria, la grabación de las llamadas y el análisis de su contenido se ha venido consolidando como el “big data basado en el habla” que muchas empresas ya están utilizando para conocer mejor a sus clientes.
Para hacerlo posible, están utilizando nuevas generaciones de tecnología de Speech analytics, soportada por inteligencia artificial, paraobtener información estructurada a partir de datos no estructurados contenidos en el habla de las personas.
Si no existiera esta tecnología, las empresas se verían obligadas a escuchar millones de grabaciones y procesar su contenido, haciéndolo inviable en tiempo y costos.

Pero ¿qué es Speech analytics?

Es un sistema que analiza de forma automática el contenido de un audio, generalmente de una conversación entre un cliente y un agente de ventas, usando algoritmos de búsqueda, reiteración y adyacencia de palabras para identificar, mediante patrones sonoros, intenciones, estados emocionales, edades, idiomas, entre otros.
Combina reconocimiento de voz, la herramienta tecnológica Speech to text que transcribe el audio a texto mediante reconocimiento automático de voz, transformándola (transcripción) a datos (texto) y metadatos (datos que proveen información sobre las palabras), y reconocimiento cualitativo de las conversaciones.
El análisis de las conversaciones puede darse en tres niveles: en tiempo real (aunque es el menos utilizado), después de la interacción y con datos de cierto período de tiempo.
Como resultado se obtienen reconocimiento de palabras o frases y patrones sonoros, que correctamente analizados brindan valiosos insights del cliente y del negocio, incidiendo en los siguientes rubros:
·Mejorar la experiencia del consumidor al identificar cuál es su intención y estado de ánimo durante la interacción, cuáles son sus “disparadores de compra”; también detecta objeciones, inconformidades o patrones de comportamiento que denotan un riesgo de abandono del cliente.
·Conocer las causas de contacto más frecuentes, y para el caso de quejas, identificar los problemas operativos, logísticos y de procesos que las originan.
·Optimizar la calidad del servicio al conocer los motivos para transferir o poner en espera las llamadas, así como identificar procesos que entorpecen una buena experiencia del cliente.
·Conocer las preferencias y necesidades, expresadas o no, de los clientes para ofrecerles productos y servicios acordes a sus necesidades, así como hacer ventas cruzadas.
·Comunicación eficiente para saber si aquellas palabras o frases que deberían ser parte de la interacción, por requerimientos de ventas, regulatorios, legales o contractuales, son utilizadas y en qué parte de la interacción.
o   También puede verificar si los agentes de ventas incorporan en su lenguaje frases positivas que cumplen con las normas, estilo de comunicación o técnicas de ventas. Asimismo, identifica expresiones no deseables en las interacciones.
·Evaluar la velocidad, pronunciación y términos utilizados en las interacciones de voz y contrastarlas con los motivos del contacto y la resolución de estos.
·Reducir los tiempos de atención al contar con respuestas ágiles y predeterminadas frente a preguntas frecuentes.
Además de analizar patrones conocidos, la tecnología de Speech Analytics permite identificar tendencias emergentes y descubrir relaciones desconocidas entre ciertos temas, información del cliente y atributos del personal encargado de la atención a este.

México | 5 Habilidades Laborales Necesarias Para El Empleo Después De La Pandemia


por Yesica Flores
Ante la nueva normalidad es común preguntarnos cómo serán los nuevos entornos laborales: las empresas enfrentarán retos diferentes y buscarán profesionales que cuenten con las habilidades y competencias necesarias que el mundo post COVID-19 exige.  
En el libro Cambia todo: Estrategias para abrazar la transformación y adaptarte al nuevo mundo laboral, la autora Leticia Gasca, directora global de Shaping the Future of Work, explica que la tecnología no sustituirá al humano, sino que lo complementará y aumentará su capacidad.
A continuación, te compartimos cinco habilidades que las empresas buscarán en futuros aplicantes y empleados como habilidades indispensables después del COVID-19.
  1. Adaptabilidad y flexibilidad
Durante la cuarentena surgió la necesidad de adaptar las actividades escolares y laborales de manera digital. Por ello, es necesario que los profesionales tengan la habilidad de actualizar y refrescar constantemente sus competencias. Para Sofia Martínez, generalista de Talento, Bienestar y Propósito en Universidad Tecmilenio “la adaptabilidad al cambio es clave. Al adaptar nuevas maneras de trabajar y atender a nuestros usuarios o clientes, logramos mantener comunicación y compromiso aún en modalidad digital”.
  1. Conocimiento de uso de la tecnología
El uso de las tecnologías actuales como la inteligencia artificial, big data, la realidad virtual y la robótica permiten a los negocios ser más resilientes a las circunstancias, por lo que es importante saber aprovecharlas.
  1. Creatividad e innovación
Al inicio de la pandemia, los negocios tuvieron que crear nuevas formas de ofrecer sus servicios de manera digital. En el mundo post COVID-19, la creatividad será un pilar fundamental para establecer nuevas maneras de trabajar.
  1. Pensamiento crítico
Las personas que evalúan información de diferentes fuentes de forma objetiva para determinar la que es verídica, serán muy valoradas. Las empresas se apoyarán en el pensamiento crítico para entender qué información considerar en la toma de decisiones.    
  1. Liderazgo
Para las empresas serán muy valorados los profesionales que demuestren habilidades de liderazgo como: iniciativa propia, proponer ideas, inspirar a las personas y alentar al trabajo en equipo.
Para Universidad Tecmilenio, la primera institución del país con un modelo de enseñanza-aprendizaje único sustentado en la Psicología Positiva, es fundamental ofrecer a sus alumnos recursos que los preparen con las habilidades más valoradas por las empresas después del coronavirus.

Bruxelas ameaça Reino Unido com ação legal para contestar nova legislação

A Comissão Europeia ameaçou hoje o Reino Unido com uma ação legal para contestar o projeto de lei britânico que viola o Acordo de Saída da União Europeia (UE) e afeta as relações futuras de Bruxelas e Londres.

Depois de o Governo britânico ter admitido que a nova proposta de lei para retificar parte do acordo de saída do Reino Unido da UE pode representar uma violação do direito internacional, o vice-presidente da Comissão Europeia responsável pelas Relações Interinstitucionais, Maros Sefcovic, foi hoje a Londres manifestar as "graves preocupações" comunitárias numa reunião extraordinária do Comité Misto UE-Reino Unido.
No final do encontro, o executivo comunitário avisou em comunicado que Maros Sefcovic "recordou ao Governo britânico que o Acordo de Saída contém uma série de mecanismos e recursos legais para resolver violações das obrigações legais contidas no texto, que a União Europeia não se acanhará de utilizar".
"O vice-presidente declarou, de forma inequívoca, que a implementação atempada e integral do Acordo de Saída, incluindo o protocolo sobre a Irlanda e Irlanda do Norte [...] é uma obrigação legal. A UE espera que o compromisso e o espírito deste acordo sejam plenamente respeitados", acrescenta a instituição na nota de imprensa.
E alerta: "A violação dos termos do Acordo de Saída violaria o direito internacional, minaria a confiança e poria em risco as futuras negociações em curso sobre as relações".
Segundo Bruxelas, se o projeto de lei for aprovado, verifica-se, de facto, uma "clara violação" do direito internacional, desde logo no que toca à legislação aduaneira e aos auxílios estatais.
Por essa razão, Maros Sefcovic "apelou ao Governo britânico para retirar estas medidas do projeto de lei no mais curto espaço de tempo possível e, no máximo, até ao final do mês", adianta o executivo comunitário.
Sefcovic foi a Londres para se reunir de emergência com o ministro do Conselho de Ministros britânico, Michael Gove, sobre a polémica proposta de lei, apresentada na quarta-feira no parlamento londrino, que visa modificar as disposições acordadas com Bruxelas sobre a fronteira entre as duas Irlandas.
Tanto Sefcovic quanto Gove fazem parte da chamada Comissão Mista UE- Reino Unido, que supervisiona a implementação do acordo, alcançado no ano passado, antes de o país deixar o bloco europeu em 31 de janeiro.
A proposta de lei sobre o mercado interno britânico destina-se a regular o comércio interno do Reino Unido se não houver um acordo de comércio entre Londres e Bruxelas quando o atual período de transição terminar em 31 de dezembro.
A lei, se for aprovada pelo parlamento, dá ao governo britânico o poder de "modificar ou cessar a aplicação" de certas regras relativas à circulação de mercadorias contidas no protocolo sobre a Irlanda do Norte, violando o direito internacional.
O protocolo para a Irlanda do Norte, que só se aplicaria se não houvesse acordo no final do período de transição, pretende evitar uma fronteira física com a Irlanda, membro da UE, a fim de não prejudicar o processo de paz na Irlanda do Norte.
Assim, contempla que a região britânica permaneça no mercado único europeu de mercadorias em conjunto com a Irlanda, o que implica a criação de um sistema de controlo aduaneiro com o resto do Reino Unido, um dos aspetos fundamentais que o Governo Johnson deseja alterar.
Hoje termina em Londres a oitava ronda de negociações para um acordo de comércio pós-Brexit, conduzidas, pelo lado europeu, pelo negociador-chefe da UE para o processo, Michel Barnier, e, pelo lado britânico, por David Frost.
Lusa

ÚLTIMA HORA: As ideias-chave de António Costa sobre o Plano de Contingência

"Aumentos de ontem e hoje são significativos"
COP chumba plano de obras do Governo (e o de Costa e Silva é arrasado)
António Costa apresenta as conclusões do Conselho de Ministro e afirma que tem vindo a verificar-se uma "constante de aumento de novos casos" e não um crescimento exponencial.
O primeiro-ministro recorda o que foi dito antes do início do desconfinamento, deixando claro que era previsível o aumento de casos.
Portugal continua entre os países que mais testam. Recorde de testes diários registou-se a 8 de setembro
A capacidade de testagem é apontada pelo primeiro-ministro como um dos pontos fundamentais, nomeadamente para isolar contactos com pessoas infetadas. "Portugal continua a ser dos países com mais testes realizados", sendo que já foram realizados mais de dois milhões de testes.
StayAway Covid é "totalmente segura"
Sobre a StayAway Covid, António Costa revelou que foram feitos 735.243 downloads até esta quinta-feira.
O primeiro-ministro assegurou que a aplicação é "totalmente segura" e esclareceu que as pessoas só serão alertadas por "novos casos de pessoas que nos últimos 14 dias tenham estado a menos de dois metros de distância e mais de 15 minutos".
Governo assina protocolo para aumentar capacidade de testagem
O Governo assinou um protocolo com a Fundação Francisco Manuel dos Santos e o Instituto de Medicina Molecular para aumentar a capacidade de testagem, adianta o primeiro-ministro.
"Crescimento não se traduz na necessidade de internamento"
A evolução da gravidade da doença é também um dos pontos importantes para o Governo, sendo que muitas pessoas são assintomáticas e outras não precisam de internamento.
"97,6% das pessoas são pessoas que estando infetadas não têm necessidade de internamento hospitalar e muito menos em cuidados intensivos", explica o primeiro-ministro.
Limitações nos ajuntamentos
"Ajuntamentos limitados a 10 pessoas e estabelecimentos comerciais só devem abrir a partir das 10h00 de forma a assegurar a diferenciação de horários e a circulação", avança António Costa.
Novas medidas para todo o país:
- Ajuntamentos limitados a 10 pessoas;
- estabelecimentos comerciais não podem abrir antes das 10h;
- Horário de encerramento dos estabelecimentos entre 20h e 23h, por decisão das câmaras municipais;
- Limite de quatro pessoas por grupo nos espaços de restauração, "de forma a evitar grandes concentrações de pessoas";
- Proibido venda de bebidas alcoólicas a partir das 20h;
- Proibido consumo de bebidas na via pública
António Costa deixa claro que "as razões destas medidas não têm que ver com juízo moral contra a festa". Trata-se de uma questão "estritamente de saúde pública"
Regresso às aulas em regime presencial com novas normas
- Readaptação do funcionamento das escolas à pandemia;
- Planos de contingência em todas as escolas;
- Distribuição de equipamentos de proteção individual;
- Referencial de atuação perante casos suspeito, caso positivo ou surtos.
Limite máximo de quatro pessoas nos estabelecimentos a 300 metros das escolas
O primeiro-ministro lembra que os ajuntamentos na escola, desde a cafetaria às entradas e saídas, devem ser evitados.
Assim, nos restaurantes, cafés e pastelarias a 300m das escolas, há um limite máximo de quatro pessoas por grupo, como vai acontecer nas áreas de restauração dos centros comerciais.
É preciso "reforçar os cuidados médicos" em lares de idosos
O primeiro-ministro não quis desvalorizar a atenção para os lares de idosos, mas referiu que "temos um número muito limitado de lares com surtos" e é preciso "evitar alarmismo".
"Temos de reforçar os cuidados médicos existentes em casa lar", esclareceu, frisando que foram criadas brigadas de emergência que possam agir "de forma rápida perante qualquer surto em lares para permitir diagnóstico precoce".
"Há menos de 1% de lares com surto de Covid-19"
O primeiro-ministro adianta que das 90 mil pessoas a residir em lares temos 631 casos ativos.
"Dos 2500 lares há menos de 1% de lares com surto", avança.
Estádios continuam fechados. "Comportamento no cinema é diferente do que temos no estádio de futebol"
António Costa revelou que os estádios de futebol vão manter-se sem público e esclarece que "todos sabemos que o nosso próprio comportamento no cinema, teatro ou espetáculo musical é diferente do que temos no estádio de futebol".
Brigadas distritais de intervenção rápida para lares
Serão criadas brigadas distritais de intervenção rápida para
contenção e estabilização de surtos em lares, adianta o primeiro-ministro.

Medidas mais apertadas para Lisboa e Porto
O primeiro-ministro realça que a pandemia incide mais nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto e avança com a "necessidade de esforço acrescido" em transportes públicos e locais de trabalho.
- Manter medidas em matérias de teletrabalho;
- Desfasamento de horários obrigatório (horários em espelho) quando há necessidade de trabalho presencial;
- Horários diferenciados de entrada e saída;
- Horários diferenciados de pausas e refeições, momentos em que o risco de contágio aumenta;
- Redução de movimentos pendulares.
"Jogo não está ganho, a batalha continua"
"O controlo desta pandemia depende em primeiro e último lugar do comportamento individual", reitera o primeiro-ministro, lembrando que "não podemos dar este jogo por ganho".
"O jogo não está ganho, a batalha continua e depende única e exclusivamente de cada um de nós", acrescenta.
Quais são as linhas vermelhas para apertar medidas?
António Costa adianta que as linhas vermelhas que podem levar a um eventual apertar das medidas prendem-se, sobretudo, com o "número de óbitos" e a capacidade de respostas dos "cuidados intensivos" e do "sistema hospitalar".
"Não podemos voltar a fechar a economia como fechámos em março e abril", adverte, apelando a que cada cidadão seja um fiscal de si próprio.
E os transportes?
As regras que existiam para os transportes mantêm-se, garante António Costa, mas o primeiro-ministro insiste na importância do "fator de diferenciação dos horários"
"Quando nós apelamos para o desfasamento nas empresas é para evitar aglomeração de pessoas nas mesmas horas nos transportes públicos", sustenta.
Governo impede que Elefante Branco volte a encerrar às 4h00
Conselho de Ministros aprovou resolução fundamentada que impede a providência cautelar interposta pelo bar Elefante Branco para permitir que volte a encerrar às 4h00.
Restaurantes não podem aceitar grupos com mais de 10 pessoas
O primeiro-ministro adianta que os horários da restauração não sofrem alterações, mas não podem ser aceites grupos com mais de quatro pessoas.
Já nas restauração nos centros comerciais "não pode haver mais de quatro pessoas por grupo", sustenta.
Inês André Figueiredo / Sara Beatriz Monteiro / TSF
Foto: Lusa

Morreu o músico Ronald Bell, cofundador do Kool & The Gang

Morreu o músico Ronald Bell, cofundador do Kool & The Gang — dnoticias.pt

O músico norte-americano Ronald Bell, cofundador do grupo de soul e funk Kool & The Gang, morreu na quarta-feira, aos 68 anos, noticiou a Associated Press.

Ronald 'Khalis' Bell nasceu no Ohio, em 1951, mas a família mudou-se na década seguinte para New Jersey. Foi lá que em 1964, ainda adolescente, fundou com o irmão, Robert 'Kool' Bell, e alguns amigos, o grupo The Jazziacs.
Convocando influências do jazz, da soul e do funk, o grupo teve vários nomes - New Dimensions, Soul Town Band -, até se decidir que ficaria Kool & The Gang em 1969.
Foi na década de 1970 que os Kool & The Gang tiveram o período de maior sucesso, com grande parte dos temas a serem compostos por Ronald Bell, músico autodidata, entre os quais "Celebration", "Cherish", "Jungle Boogie" e "Summer Madness".
Em 1978, receberam um prémio Grammy pela participação na banda sonora para o filme "Febre de sábado à noite", em que participaram com a canção "Open Sesame" e, mais recentemente, foram homenageados no Passeio da Fama, em Hollywood, Califórnia.
Ao longo da carreira, o grupo editou mais de duas dezenas de álbuns e vendeu mais de 70 milhões de discos em todo o mundo, contabilizou a publicação Consequence of Sound.
Lusa

MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU A SUBSTITUIÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA NA BAIXA DA CIDADE DE SILVES


O Município de Silves concluiu recentemente a substituição de colunas e luminárias na baixa da cidade de Silves com a incorporação de tecnologia LED (Ruas 5 de Outubro, Comendador Vilarinho, José Estêvão e limítrofes), num investimento que ascendeu a cerca de 80 mil euros.

A necessidade da intervenção deveu-se ao estado de apodrecimento em que várias colunas se encontravam e à impossibilidade de repor as colunas desaparecidas (modelos descontínuos no mercado), visando-se desta forma, garantir as condições de segurança, a estética e a uniformidade do equipamento, numa cidade cujo potencial turístico é necessário preservar e reforçar. A incorporação de tecnologia LED trará também poupanças no consumo de energia.

Silves | CANDIDATURAS AO PROGRAMA DE ARRENDAMENTO POR JOVENS – PORTA 65 JOVEM ABREM A 15 DE SETEMBRO


Estão abertas, entre 15 de setembro e 02 de outubro, as inscrições ao Programa de Arrendamento por Jovens – Porta 65 Jovem. A Câmara Municipal de Silves (CMS) disponibiliza, através do seu sector de Juventude, apoio ao suprimento das candidaturas, mediante marcação prévia.

Poderão candidatar-se a este programa todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 34 anos (até 36 quando jovem casal), com rendimentos declarados referentes ao ano anterior (2019), ou ao próprio ano (últimos 6 meses de vencimentos do ano de 2020).

Os jovens interessados devem proceder à marcação prévia do pedido de apoio junto do Sector de Juventude da CMS, através do telefone 282 440 800 (ext.: 2650), ou através do email juventude@cm-silves.pt

No ato da candidatura os candidatos deverão fazer-se acompanhar dos seguintes documentos (imprescindíveis):

» Senha online das Finanças (uma por cada elemento candidato), solicitada previamente em www.e-financas.gov.pt;

» IRS do ano transato (2019);

» Contrato de arrendamento, onde deverá constar a fração e artigo da habitação (ou Contrato-Promessa de arrendamento);

» Último recibo de renda;

» Documentos de identificação de todos os elementos do agregado familiar (incluindo menores), nomeadamente Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, Número de Identificação Fiscal e Número de Segurança Social;

» *IRS dos ascendentes (opcional), caso os rendimentos auferidos pelos ascendentes não ultrapasse o valor de três ordenados mínimos nacionais os candidatos recebem maior pontuação na candidatura (20 pontos) e a possibilidade acrescida de receber o apoio supracitado;

» Caso o agregado familiar seja composto por família monoparental, é necessária a apresentação da prova da Regulação das Responsabilidades Parentais;

Os candidatos devem, ainda, disponibilizar conta de email e NIB de uma conta bancária, a utilizar para efeitos de pagamento. No ato de submissão da candidatura ao Programa, todos os elementos que compõem o agregado familiar devem possuir a morada fiscal da habitação arrendada.

* Caso se aplique
Local de apresentação de candidaturas (mediante marcação prévia)
» Sector de Juventude
Rua Dr. João de Deus, n.º 21 - 1º | Silves
(ao lado da Junta de Freguesia de Silves)

Novo curso para osteopatas com cédula provisória

·No ano em que Portugal forma os primeiros osteopatas licenciados, o Instituto Piaget cria um curso para os atuais profissionais que estão a exercer ao abrigo de uma cédula provisória. Estes osteopatas têm dois anos para regularizar a sua situação.

2020 é o ano em que recebem o seu diploma os primeiros osteopatas licenciados em Portugal – muitos dos quais, pelo Instituto Piaget.

Por isso, e de acordo com a Lei n.º 109/2019, de 9 de setembro, é também neste ano que começa a contar o prazo para os osteopatas titulares de cédula provisória complementarem a sua formação, de forma a cumprirem os requisitos exigidos pela ACSS – Administração Central do Sistema de Saúde para a obtenção da sua cédula profissional definitiva.
De acordo com uma deliberação da ACSS, as cédulas provisórias de Osteopatia são válidas por um período de dois anos, contados a partir da data da saída do primeiro licenciado nesta área em Portugal. Daí que os profissionais atualmente em exercício devam obter a formação complementar necessária num estabelecimento do ensino superior que lecione licenciaturas no âmbito das Terapias Não Convencionais (TNC) regulamentadas. 

Com o objetivo de dar resposta a esta necessidade, o Instituto Piaget criou um novo curso para osteopatas com cédula provisória, com unidades curriculares especificamente selecionadas de acordo com o perfil de cada profissional.

O curso está disponível nos polos de Silves e Vila Nova de Gaia, sendo lecionado pelo corpo docente da licenciatura em Osteopatia do Instituto Piaget.

Após a inscrição, a coordenação da licenciatura de Osteopatia analisará os currículos e documentação de suporte de cada profissional em exercício, propondo à direção da respetiva Escola e ao Conselho Técnico-Científico quais as unidades curriculares a serem frequentadas por cada osteopata. Consoante o perfil formativo e profissional de cada um, as unidades curriculares a frequentar poderão centrar-se mais na área científica teórica da Osteopatia ou mais na área científica profissional.