quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Pela primeira vez em Cantanhede: “4ª-feiras Clássicas” apresentam Marés Curtas – Mostra Internacional de Curtas-Metragens

 

A próxima sessão das “4ªfeiras Clássicas” irá realizar-se a 3 de novembro, pelas 21h00, no auditório do Centro Paroquial de S. Pedro, com a exibição de várias curtas-metragens apresentada no festival “Marés Curtas – Mostra Internacional de Curtas-Metragens (Marmostra)”.

Com organização conjunta da Associação fotografARTE, do Cineclube Bairrada e do Município de Cantanhede, o evento será dirigido, como habitualmente, por Vasco Espinhal Otero, e irá apresentar a mostra internacional de Curtas-Metragens pela primeira vez em Cantanhede, iniciativa que vai na quarta edição e já é partilhada com Praia de Mira, Figueira da Foz e Canelas (Estarreja).

O festival Marés Curtas – Marmostra nasceu na Praia da Tocha por iniciativa da AMPT – Associação de Moradores da Praia da Tocha, local onde mantém a sua sede, e realiza-se anualmente em julho, abordando temas tão atuais como Mar, Ambiente, Tradições e Natureza, atingindo este ano um recorde de 3.004 participações, oriundas de 119 países.

Recorde-se que a edição deste ano das ‘Marés Curtas’ surgiu no âmbito da candidatura “O Mar que nos Une” - programação Cultural em Rede 2021, aprovada pelo Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) que integra os municípios de Cantanhede, da Figueira da Foz e de Mira, e que visa integrar, capacitar e revitalizar os agentes culturais e artísticos.

Por outro lado, as “4feiras Clássicas" ocorrem desde 2016, habitualmente na primeira quarta-feira de cada mês, à noite, no auditório do Centro Paroquial S. Pedro. A entrada é gratuita, com uso obrigatório de máscara, controlo de temperatura na entrada e orientação ordenada no processo de entrada e saída coordenados pela organização, com um rigoroso cumprimento das normas da Direção-Geral de Saúde.

Em Cantanhede, esta iniciativa tem ainda o apoio do Coletivo Artístico Efervescente, Associação Lúcia Lima, Paróquia de Cantanhede, Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, União das Freguesias Cantanhede e Pocariça, Cinemusicorium e Rádio Universidade de Coimbra.

Destaca-se também o facto de existirem desde 2019 o alargamento das “4ªfeiras Clássicas” aos concelhos de Anadia, Mealhada e Águeda, com a firme intenção de expandir, a breve trecho, esta iniciativa cultural a outros concelhos da região da Bairrada, no âmbito da intervenção cultural do Cineclub Bairrada.



Cantanhede | No próximo sábado, às 16h30 Livro de António Canteiro tem apresentação editorial na Pocariça

Nocturno, último romance de António Canteiro, vai ser apresentado na sede da Associação Musical da Pocariça, no próximo sábado, dia 30 de outubro, pelas 16h30. A apresentação estará a cargo de António Tavares, romancista galardoado e vencedor do Prémio Leya 2015, que vai estar na sessão acompanhado pelo autor e por Dina Lopes, autora da pintura a óleo Nocturno que serve de capa do romance.

Com organização do Município de Cantanhede, em colaboração com a Associação António Fragoso e a Gradiva Publicações, a iniciativa contará ainda com a projeção da obra “Nocturno” em Mi, interpretado pela Orquestra António Fragoso, e com a leitura de textos por José Castela e Cândida Ferreira, do Grupo de Teatro Bonifates, de Coimbra.

A narrativa, em jeito de romance, transporta-nos para a sub-região da Gândara de Carlos de Oliveira, no ido ano de 1918, tempo em que se vivia a gripe pneumónica, uma pandemia em tudo semelhante à que vivemos hoje. O protagonista, o músico António de Lima Fragoso, sucumbe aos 21 anos à doença da febre amarela, em outubro desse mesmo ano, revelando-se um mês fatídico para a família, com o desaparecimento de mais três irmãos, duas primas e uma tia, vítimas mortais da mesma doença, todos debaixo do mesmo teto, na sua casa da Pocariça, Cantanhede.

António de Lima Fragoso, aluno de Thomás Borba e Luís Freitas Branco, concluiu o exame final de piano no Conservatório Nacional com 20 valores e compôs uma obra musical notável, escreveu Contos e Cartas a Maria, obra literária que dirigia a um sujeito ambíguo no seu ideário socio-afetivo, que poderia muito bem tratar-se da amiga e pintora, Maria Amélia Carneiro, sua conterrânea da Pocariça, com quem convivia, amiúde, partilhando «artes» durante a permanência de ambos na cidade do Porto, aos fins de semana e durante as férias na aldeia natal.

Recorde-se que o romance Nocturno, de António Canteiro, venceu o Prémio Ferreira de Castro de Ficção Narrativa de 2020, considerado pelo júri como “uma pro­posta consistente e original” que destaca ainda “o vocabulário poético, o rigor e a estrutura criativa desta obra, que apresenta uma escrita de qualidade, hábil combinatória ficcional das componentes biográfica, memorialística e ensaística interartes, com páginas verdadeiramente geniais”.

António Canteiro, pseudónimo de João Carlos Costa da Cruz, nasceu em S. Caeta­no, em 1964. Vive atualmente em Febres, Cantanhede.

Na área do romance publicou vários livros que foram premiados: Parede de Adobo (CSPSC) recebeu Menção Honrosa do Pré­mio Carlos de Oliveira, em 2005; Ao Redor dos Muros (Gradiva Publicações) venceu o Prémio Alves Redol, em 2009; Largo da Ca­pella (Gradiva Publicações) obteve a Men­ção Honrosa do Prémio João Gaspar Si­mões, em 2011; Logo à Tarde vai Estar Frio (Gradiva Publicações) foi galardoado com Menção Especial do Júri, no Prémio João José Cochofel/Casa da Escrita de Coimbra, e vencedor, em 2015, do Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho; A Luz Vem das Pedras (Gradiva Publicações) obteve, em 2015, o Prémio Alves Redol; Vamos Então Falar de Árvores (Editora Húmus) venceu ex aequo o Prémio Bento da Cruz, em 2018. Na área da poesia, O Silêncio Solar das Ma­nhãs (Gradiva Publicações) venceu o Pré­mio Nacional de Poesia Sebastião da Gama, em 2013; Na Luz das Janelas Pestanejam as Sombras (Ed. LASA) arrecadou o Prémio de Poesia de Bocage, em 2015; A Casa do Ser (Gradiva Publicações) recebeu o Prémio de Poesia de Bocage, em 2018; Não Fosse o Tu­multo de Um Corpo, poesia inédita, venceu o Prémio Literário António Cabral 2019.

A sua obra mais recente, Nocturno, foi o ro­mance vencedor do Prémio Literário Fer­reira de Castro, em 2020.

Dina Lopes, autora da pintura da capa, nas­ceu em Anadia, em 1972. Licenciou-se em Pintura na ARCA - Escola Universitária das Artes de Coimbra, em 1998. Tem realizado várias exposições coletivas e individuais em Portugal e no estrangeiro, tendo desen­volvido uma técnica muito própria que nos leva a viajar no Tempo e no Espaço através da sobreposição de Imagens e Transparên­cias. Algumas das suas obras fizeram parte dos cenários da RTP Internacional, em 2001. Entre outras ilustrações contam-se a da capa do CD «Coimbra no Outono da Voz», de António de Almeida Santos (2002), e de livros e jogos didáticos entre 2003 e 2008. Está representada em coleções públicas (Assembleia da República e Câmara Muni­cipal de Cantanhede), bem como em cole­ções privadas em Portugal e noutros países.


Proença-a-Nova | Inaugurada requalificação do largo da Capela de Vale de Água

As obras de requalificação do largo da Capela do Vale de Água foram inauguradas no dia 24 de outubro pelo presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, tendo a placa sido ainda descerrada pelo vice-presidente João Manso, pelo presidente da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, Jorge Cardoso, pelo padre Virgílio Martins e pela representante do Clube Pinheiro Bravo – cuja sede funciona na antiga Escola Primária, Sónia Martins. Nos discursos que se seguiram, foi destacado o Dia Mundial das Missões, que se assinala precisamente a 24 de outubro, e como se pode e deve ser missionário na sua própria comunidade. “Só não o fazemos se não quisermos”, referiu João Lobo. “A condição de termos essa missão, a missão de ser bons cidadãos, de olharmos para a comunidade de forma una, está só nas nossas mãos. Esta requalificação que fizemos aqui traduz exatamente esse espírito, naquilo que foi requalificar um espaço que, nos tempos de hoje, já não respondia à necessidade de outrora”.

Com projeto desenvolvido pelos técnicos da Câmara e executado pelos colaboradores do Município, as obras incluíram a demolição do antigo palco e bar de suporte às festas locais, a relocalização do Parque Infantil para o largo da capela, a relocalização da fonte da aldeia e do bebedouro dos animais para o largo e ainda o alcatroamento do espaço entre a antiga escola e o largo. Em curso está a requalificação da Capela, faltando ainda executar a pintura exterior, pagar a instalação elétrica e, no futuro, mudar o telhado do edifício. “Nesse espírito de comunhão havemos de arranjar forma de a Capela não estar dissonante com o resto do largo”, comprometeu-se João Lobo. O padre Virgílio Martins incentivou à união de todos no esforço em curso. “Acima de tudo, se a gente se unir e continuar a trabalhar em conjunto, chegamos longe”, afirmou. Destacando a importância do associativismo, referiu ser também esta uma missão que sofre com o problema do despovoamento. “O problema do associativismo é que não temos pessoas”. Nesse sentido, é importante valorizar o que é feito para o bem comum e para, “com zelo e brio, termos as coisas bem arranjadas”.

Depois da inauguração, teve lugar a peça de teatro “(Re)Encontro de Comunidades”, apresentada pelo Teatro à Faca e enquadrada no Beira Baixa Cultural 2.0, financiado pelo Centro2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) da União Europeia, que fez uma visita pelas memórias associadas à Escola Primária, à Capela e à Fonte, equipamentos que se encontram próximos uns dos outros. As histórias relacionadas com a tradição de oferecer um galo branco à Nossa Senhora da Piedade nos casos de promessas atendidas que envolvessem gaguez, os namoros na fonte ou a saída dos filhos da terra para outros pontos do país e do mundo foram recuperadas, envolvendo as comunidades de Vale de Água, Serimógão e Pernadas. A tarde contou ainda com um concerto de fado com João Chora (guitarra de fado e voz) e Ricardo Silva (guitarra portuguesa e voz) e terminou com um magusto, oferecido pelo Pinheiro Bravo, naquele que foi o primeiro convívio desde o início da pandemia.

ESAC dá formação sobre extração de óleos essenciais


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove, no próximo dia 13 de novembro, o curso de formação de curta duração “Processos de Extração de Óleos Essenciais e suas Aplicações”.

Destinada ao público em geral, o curso tem uma duração total de 8 horas, distribuídas por 4 horas de componente teórica e igual número de horas de componente prática, sendo o custo, que compreende a taxa de inscrição e o certificado de participação, de 65,00€. Sandra Santos e Filipe Melo são os formadores.

A data limite para inscrição é 10 de novembro.
O formulário de inscrição e informação detalhada sobre o curso está disponível em

Para informações adicionais, os interessados devem contactar para o e-mail formacao@esac.pt.

CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES DESAFIA ESCOLAS A PARTICIPAR NO PROJETO SILVES A COMPOSTAR DA SERRA AO MAR


A Câmara Municipal de Silves está a implementar o projeto “Silves a Compostar da Serra ao Mar” nas Escolas do Ensino Básico do concelho. A escola EB1 da Amorosa foi a primeira a receber um compostor, no passado dia 18 de outubro, dando assim início à compostagem nas escolas e consolidando o projeto já em curso em todo o concelho.

Esta iniciativa tem como objetivo familiarizar os alunos com o processo de compostagem, promovendo a adoção de boas práticas ambientais entre os mais novos, nomeadamente através da aprendizagem da valorização dos resíduos orgânicos e transformação em composto.

O reaproveitamento dos resíduos orgânicos que acabariam desaproveitados, num aterro, se fossem para o lixo, irão servir para fertilizar os jardins e as hortas escolares, evitando assim o desperdício e emissões de CO2.

Trata-se de um projeto-piloto que o município pretende estender às outras escolas proporcionando, a todos os envolvidos, bons momentos de aprendizagem em prol de um futuro mais sustentável.

No centenário de José Saramago, a biografia do único Prémio Nobel da Literatura português

Para assinalar as comemorações do centenário do nascimento de José Saramago – que se iniciam a 16 de Novembro deste ano e se prolongam até 16 de Novembro de 2022, quando faria 100 anos –, a Guerra e Paz reedita a Biografia – José Saramago, de João Marques Lopes, há muito esgotada e agora actualizada. A vida e a obra do primeiro e único escritor de língua portuguesa laureado com o Prémio Nobel da Literatura são apresentadas num livro notável, que foi apreciado em vida pelo próprio. Com prefácio do escritor João Tordo, vencedor do Prémio Literário José Saramago 2009, e ilustrações da autora luso-britânica Lucy Pepper, Biografia – José Saramago chega à rede livreira nacional no próximo dia 2 de Novembro, com a chancela da Guerra e Paz Editores e o apoio do Grupo Cofina.
Quem foi José Saramago? Quem foi o homem por trás dos biombos de uma obra magistral? Seria mesmo ele o homem reservado que a sua persona publica mostrava? Na Biografia – José Saramago, o professor de literatura e escritor João Marques Lopes convida-nos a acompanhar o percurso de José Saramago desde o seu nascimento, na aldeia da Azinhaga, na Golegã, até à mudança para Lanzarote, nas Canárias.

No livro, o autor relaciona a interpretação da obra de Saramago com o percurso do serralheiro mecânico que se tornou jornalista e, mais tarde, o único escritor de língua portuguesa premiado com o Nobel da Literatura. Mas esta é também uma obra repleta de preciosos pormenores da vida do escritor. Momentos de puro deleite e outros de enorme importância social e política, como se, ao mesmo tempo que vamos conhecendo José Saramago – e não apenas a sua persona –, fôssemos, também, conhecendo as vicissitudes e contradições de um Portugal e de um mundo em constante mudança.

Vicissitudes essas que, segundo João Tordo, «geraram e foram transformando aquela que é a obra maior dos últimos cem anos». É o escritor português, vencedor do Prémio Literário José Saramago 2009, que assina o prefácio da obra. Um texto que homenageia Saramago e elogia o trabalho de pesquisa de João Marques Lopes: «É notável e seriamente interessante porque, para além dos inúmeros episódios desconhecidos (e, alguns, de teor eminentemente cómico), quando chegamos ao final sentimo-nos, mesmo que com ele nunca tenhamos privado, muito mais próximos do escritor.»

O próprio José Saramago leu, ainda em vida, o texto deste livro, ressalvando que se trata de «um trabalho honesto, sério, sem especulações gratuitas». Na época, o biografado sublinhou a forma como o autor abordou a questão do saneamento de vinte e dois jornalistas do Diário de Notícias, no Verão Quente de 1975, do qual Saramago foi responsabilizado por muitos. «Pela primeira vez, o caso dos despedimentos de jornalistas do Diário de Notícias, de que fui director-adjunto, é correctamente descrito no livro de João Marques Lopes. Fiquei muito satisfeito com a leitura.» A obra conta ainda ao pormenor outras polémicas saramaguianas, como o seríssimo caso da censura governamental a’O Evangelho segundo Jesus Cristo, em 1992.

Brilhantemente ilustrada pela autora luso-britânica Lucy Pepper, a Biografia – José Saramago chega à rede livreira nacional no próximo dia 2 de Novembro. O livro, publicado pela Guerra e Paz com o apoio do grupo Cofina, poderá ainda ser encomendado através do site oficial da editora.

Biografia – José Saramago
João Marques Lopes
Não-Ficção / Biografia
176 páginas · 15x23 · 13,00€
Nas livrarias a 2 de Novembro
Guerra e Paz, Editores

TORRES VEDRAS CONQUISTA PRÉMIO INTERNACIONAL PELA INTEGRAÇÃO DA COMUNIDADE CIGANA

A Câmara Municipal de Torres Vedras conquistou o primeiro lugar nos prémios Dosta!, atribuídos pelo Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, esta quarta-feira, em França. A distinção tem em conta a implementação do Plano Local de Inclusão da Comunidade Cigana (PLICC) de Torres Vedras, que promove a participação ativa e a integração daquela comunidade. Torres Vedras é, assim, o primeiro município português a ser distinguido com este prémio, atribuído desde 2007.

Coube à vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, receber o prémio, dedicando a distinção “a todos os ativistas ciganos, em especial, às mulheres que fazem ouvir as suas vozes e constituem uma fonte de inspiração pelas suas histórias de resistência e superação.”

Destacando que o PLICC tem a igualdade, a inclusão e a participação como valores nucleares, Ana Umbelino referiu que o trabalho convocou, desde o início, a participação da comunidade cigana e de parceiros de diversos sectores, dando corpo a um profícuo trabalho colaborativo. Caracterizado pelo seu carácter transversal, o Plano inclui áreas como habitação, educação, cultura, formação e emprego.

A vereadora destacou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no que toca à integração da comunidade cigana, evocando a integração de mediadores na Câmara Municipal e a criação de um Grupo de Ação Comunitária composto por cidadãos da comunidade cigana que promove a participação e o diálogo entre a comunidade e as autoridades locais.

A entrega dos prémios Dosta! decorreu à margem do 41.º Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, que termina esta quinta-feira, em Estrasburgo. O presidente do Congresso, Leendert Verbeek, congratulou os vencedores pelos compromissos em torno da inclusão e garantiu que o Congresso continuará a promover o contributo singular da comunidade cigana para o Património Cultural Europeu.

Refira-se que dosta significa “basta” numa variante da língua romani falada na região dos Balcãs. A palavra também dá mote à campanha de sensibilização do Conselho da Europa que pretende aproximar os demais cidadãos à comunidade cigana, desconstruindo preconceitos e estereótipos.

Plano Local de Inclusão da Comunidade Cigana de Torres Vedras foi o primeiro plano do género elaborado em Portugal, surgindo no âmbito do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal enquanto parceira da rede “ROMED2”. Recorde-se que, em 2019, Torres Vedras recebeu a visita de uma comitiva do Conselho da Europa que ficou a conhecer o trabalho desenvolvido neste âmbito, assim como uma outra comitiva constituída por membros do Alto Comissariado para as Migrações.

AVISO À POPULAÇÃO: CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS ADVERSAS

1. SITAUÇÃO

De acordo com a informação pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), salienta-se a partir desta quinta-feira, dia 28 de outubro, uma alteração do quadro meteorológico com a ocorrência de precipitação persistente e pontualmente forte a manter-se previsivelmente até à próxima segunda-feira, dia 1 de novembro.

 Informação hidrológica relevante: 

Possibilidade de ocorrência de inundações em meios urbanos historicamente mais vulneráveis.

 Acompanhe as previsões meteorológicas em www.ipma.pt 

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS

Face à situação acima descrita, poderão ocorrer os seguintes efeitos: − Piso rodoviário escorregadio por eventual formação de lençóis de água; 

− Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; 

− Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis; 

− Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem; 

− Dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de praia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis; 

− Danos em estruturas montadas ou suspensas; 

− Possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia; 

− Possíveis acidentes na orla costeira

3. MEDIDAS PREVENTIVAS

A ANEPC recorda que o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas de autoproteção para estas situações, nomeadamente:

− Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas; 

− Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade; 

− Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas; 

− Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos ou árvores, em locais de vento mais forte; 

− Ter especial cuidado com a fixação de estruturas temporárias; − Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a estes fenómenos; 

− Proceder à remoção de máquinas e alfaias agrícolas, bem como de animais das zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a fenómenos de alagamentos e inundações 

− Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança; 

− Seguir escrupulosamente as indicações transmitidas pelas autoridades policiais no que concerne ao respeito pelos cortes de estrada, percursos alternativos, sinalização e outras informações; 

− Evitar comportamentos de risco que poderão originar acidentes não previstos. 

Évora | Principais assuntos em destaque na Reunião Pública de Câmara de 27 de Outubro


- Voto de Pesar pelo Falecimento de João Pedro Oliveira (cabo do Grupo de Forcados Amadores de Évora, entre os anos de 1989 e 2001), proposto pelos Vereadores do PSD Henrique Sim-Sim e Patrícia Raposinho 
- Aprovado por unanimidade 
- Revisão do Plano de Urbanização de Évora (início do procedimento) 
- Aprovado por unanimidade 
- Alteração do Plano Diretor Municipal de Évora (por forma a responder a imposições legais) 
– Aprovado por unanimidade 
- Centro de Recolha Oficial Municipal de Animais 
- Estudo Prévio do Projeto de Arquitetura de Remodelação da Área de Cirurgia e Ampliação/requalificação de Espaços para Acolhimento de Animais 
– Aprovado por unanimidade 
- No ponto de situação sobre a pandemia no Concelho, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, alertou para a necessidade de todos continuarem a manter os cuidados sanitários em vigor.

Programa Cuida-te+ do IPDJ reforçado com um conjunto de profissionais da área da psicologia

A partir do dia 2 de novembro, o Programa Cuida-te+ será reforçado com um conjunto de profissionais da área da psicologia, garantindo assim o atendimento gratuito, confidencial e especializado a todos @s jovens, dos 12 aos 25 anos, no âmbito da Saúde Juvenil.

Concretamente, estará ao acesso direto e autónomo d@s jovens a marcação de consultas (dias e horários a harmonizar com o profissional) em 19 Gabinetes de Saúde Juvenil, localizados em todos os distritos do país, nas quatro áreas de intervenção do Cuida-te +:

- Saúde Mental/Psicológica

- Saúde Sexual/Reprodutiva

- Comportamentos Aditivos

- Alimentação/Atividade Física.

Contacte os Gabinetes de Saúde Juvenil da região Centro: Região Centro - Gabinetes de Saúde Juvenil do IPDJ - IPDJ

Cuida-te+ é um programa do IPDJ que visa a promoção da saúde juvenil e dos estilos de vida saudável e tem como destinatários/as jovens entre os 12 e os 25 anos como população-alvo final e também a população-alvo estratégica, isto é, intermediários que tenham um papel potencialmente influenciador na promoção de comportamentos benéficos para a saúde dos/as jovens.

Os objetivos do programa são:

  • Abordar os determinantes da saúde, nomeadamente, o acesso aos cuidados de saúde, a literacia em saúde e estilos de vida saudável, a saúde mental, a alimentação, a atividade física e desportiva, os comportamentos aditivos e a sexualidade;

  • Promover os fatores de proteção e reduzir os fatores de risco de doenças relacionadas com estilos de vida;

  • Adotar uma perspetiva compreensiva face à saúde juvenil envolvendo múltiplos parceiros, nomeadamente, famílias, pares, escolas e comunidades.

Mais informação em:  https://ipdj.gov.pt/noticias/cuida-te-mais-reforcado-com-19-psicologos

Nazaré: Apreendidos mais de 250 quilos de pescada subdimensionada

A Unidade de Controlo Costeiro da Nazaré, ontem, dia 27 de outubro, apreendeu 255 quilos de pescada subdimensionada, em Leiria.

No âmbito de uma ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar a comercialização de pescado fresco, os militares da Guarda detetaram um indivíduo na posse da pescada sem as medidas regulamentares de venda, resultando na sua apreensão.

No decorrer da ação foi identificado um homem de 41 anos e elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode atingir um valor de 37 500 euros.

O pescado apreendido, depois de submetido ao controlo higiossanitário, será entregue a várias instituições de solidariedade social.

A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso.

Apreendida mais de uma tonelada de biqueirão e 67 quilos de sardinha em Aveiro

A Unidade de Controlo Costeiro de Aveiro neste 28 de outubro, apreendeu 1035 quilos de biqueirão e cerca de 67 quilos de sardinha por excesso dos limites diários de captura, no Porto de Pesca Costeira de Aveiro.

Numa ação de fiscalização levada a cabo com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de captura e descarga de pescado fresco, os militares da Guarda fiscalizaram duas embarcações de pesca que efetuavam a descarga na lota de Aveiro não cumprindo os limites diários de captura permitidos por lei.

Foram identificados os mestres das referidas embarcações, dois homens de 31 e 41 anos, tendo sido elaborados os respetivos autos de contraordenação, cujas coimas podem ascender aos 37 500 euros.

A GNR salienta que a prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes e, ao mesmo tempo, para a criação de condições de prosperidade e emprego no setor das pescas.

“Patrulha das Emoções” um projeto que “é para continuar”

 

No âmbito de uma especialização em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública, as Enfermeiras Sílvia Santos e Bárbara Maduro realizaram a apresentação e implementação do projeto “A Patrulha das Emoções”, na comunidade do pré-escolar público, do concelho de Mira.



Classificado como "um projeto diferenciador e de enorme pertinência no contexto atual que estamos a viver nas nossas vidas e em especial nas vidas escolares das nossas crianças" pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Mira, é certo que continuará a ser desenvolvido, uma vez que o mesmo "acrescenta uma grande responsabilidade para que se mantenha e continue a acrescentar mais valias na saúde escolar das nossas crianças".
Desta maneira, foi sem surpresa que que a UCC de Mira recolheu as palavras das Enfermeiras Sílvia Santos e Bárbara Maduro que agradeceram "todas as entidades que nos ajudaram nesta caminhada, não podendo deixar de referenciar o apoio das nossas famílias e amigos, que foram incansáveis. Da longa lista de agradecimentos, não ficaram de fora o "Agrupamento de Escolas de Mira, todas as educadoras do Ensino Pré-Escolar Público, pessoal não docente, por nos terem recebido de forma calorosa e contribuírem para o sucesso desta etapa. Queremos agradecer ainda a todos os parceiros deste projeto, equipa da UCC de Mira, USP de Mira, UCSP, MoverMira 4G – CLDS 4G, Musicoterapeuta e à Câmara Municipal de Mira, pela colaboração, tempo, paciência e compreensão que nos dedicaram".
Para as mesmas, "verificou-se com a implementação do projeto “A Patrulha das Emoções” uma obtenção de ganhos consideravelmente importantes que dão relevância e sedimentação para a continuação do projeto. Conseguimos obter um aumento de mais de 30% de crianças a identificarem estratégias de coping para uma vivência assertiva de emoções e um aumento de 34% de crianças a conseguirem reconhecer as emoções que sentem. O sucesso do projeto é de todos nós, Muito Obrigada!”

Fonte: Mira Oline

Morreu a cantora e atriz Milita Meireles, que fez parte do trio Irmãs Meireles

A cantora e atriz Milita Meireles, que fez parte das Irmãs Meireles, trio de referência da música portuguesa na década de 1940, morreu na quarta-feira, no Rio de Janeiro, aos 93 anos, anunciou a Academia Portuguesa de Cinema.

Emília Augusta Meireles de Jesus, nascida no Porto, em 25 de setembro de 1928, que ficou conhecida como um dos "Rouxinóes de Portugal", também foi atriz de cinema.

A Academia recorda hoje as suas participações em "Amor de Perdição" (1943), "Um Homem às Direitas" (1945), "O Diabo São Elas" (1945), "Aqui Portugal" (1947) e "Os Vizinhos do Rés-do-Chão" (1947), filmes em que participou autonomamente ou como perte das Irmãs Meireles.

Cidália Meireles (1925-1972), conhecida fadista da década de 1940, e Rosária (ou Rosália) Meireles (1926) eram os outros membros do trio, que se afirmou como um dos conjuntos com maior sucesso da rádio portuguesa, desde os primeiros anos da década de 1940, até ao início da seguinte, numa altura em que as emissões eram essencialmente feitas em direto.

Na linha das norte-americanas Andrew Sisters, as Irmãs Meireles ficaram conhecidas pelas suas harmonizações e o seu jeito 'swingado', não se afastando porém da tradição portuguesa, tendo chegado a atuar com trajes típicos vestidos, como os das noivas do Minho.

O trio, que fez digressões pela Europa, sobretudo no pós-guerra, e pela América do Sul, teve particular sucesso no Brasil, onde foi contratado pela Rádio Record de São Paulo, em 1947, e pela Rádio Atlântica, de Santos, em 1950.

Em 2016, foi publicada a biografia do trio - “Os Rouxinóes de Portugal”, designação pelo qual era conhecido -, da autoria de Paulo Borges. Na altura foi também estreado um documentário com declarações de Milita, sobre os anos de ouro das Irmãs Meireles.

Madremedia

México | 7 Trucos Rápidos Para Seleccionar Imágenes De Marca Para Pequeñas Empresas

 


por Yesica Flores

Cuando las pequeñas empresas piensan en fortalecer su marca y crear contenido, es fundamental que tengan en cuenta las imágenes que van a utilizar, ya que ellas son muy importantes para enganchar al público a primera vista. A continuación te ofrecemos algunos métodos de probada eficacia con los que podrás sacar el máximo partido a tus imágenes de marca y también evitar problemas.

1. Conoce y aprovecha las licencias de imagen

Las imágenes que encuentras en gettyimages.es pueden licenciarse bien como libres de derechos o como imágenes con derechos gestionados. Aquí tienes una breve definición de ambas:

En una imagen libre de derechos, la licencia te permite un amplio uso a perpetuidad por un único pago.

En una imagen con derechos gestionados, la licencia te permite tipos de uso específicos, y su precio estará determinado por factores como el tamaño, el emplazamiento, la duración del uso e incluso la distribución geográfica. Además, en las licencias con derechos gestionados puedes incluir cláusulas de exclusividad limitada para tu imagen, pagando una cantidad adicional.

2. Respeta el copyright

La mayoría de las imágenes están protegidas por derechos de autor y no pueden ser utilizadas sin el consentimiento específico del dueño o representante de esos derechos. Es importante tener claro que cuando licencias una imagen, estás aceptando utilizar esa imagen bajo los términos y condiciones de tu acuerdo, no adquiriendo los derechos de autor de la imagen. Presta atención a la información relativa a tu licencia para usarla siempre dentro los márgenes permitidos. No puedes reclamar la propiedad de una imagen a menos que el fotógrafo te haya transferido los derechos de autor por escrito.

3. ¿Licenciar imágenes para merchandising? Extiende tu licencia.

Si planeas utilizar imágenes de stock en productos —por ejemplo, tazas, camisetas o láminas—, es probable que necesites comprar una licencia extendida para la venta de artículos o para tiradas de impresión más grandes. Lee atentamente los términos de tu licencia para ver lo que incluye.

4. No te olvides del nombre

Cuando utilices imágenes de stock con fines editoriales, debes incluir el crédito con el nombre del autor de la imagen.

5. Ten tu propia librería de imágenes de stock

Cuando no se tiene un gran presupuesto o un equipo propio de fotógrafos de primer nivel, no suele ser sencillo conseguir contenido altamente personalizado. Es cierto que puedes ampliar tu presupuesto y contratar a un fotógrafo para te haga una foto a tu gusto, pero si quieres conseguir mucho más por tu dinero, piensa en Custom Content, una solución de Getty Images que te proporcionará una librería de imágenes a medida para tu uso exclusivo.

6. Piensa en tu público

Cuando dirijas tus comunicaciones a millenials o a la Generación Z, utiliza imágenes que hablen su mismo lenguaje y que capturen su atención con escenas que reflejen aquello que les apasiona.

Si te quieres dirigir a profesionales más mayores o mercados B2B, puedes generar un mayor impacto con imágenes de alta calidad en torno a temas corporativos. Eso sí, tratando de buscar siempre enfoques nuevos y originales.

7. Marca la diferencia

Piensa en la experiencia que ofrece tu marca y qué la diferencia de otras. ¿Tu marca está en un lugar geográfico inusual? ¿Ofrece un producto fuera de lo común? ¿Tienes el equipo más elegante de la ciudad? ¿Usan todos zapatillas rojas?

Cualquier idea es buena para llamar la atención de los clientes. Busca imágenes que refuercen la personalidad de tu marca y deja huella en el público con tus señas de identidad.

Por: Renata Simões, Directora de contenido para Latam en iStock

México | Celulares Y Tabletas, Los Electrónicos Que Más Compran Los Mexicanos Por Internet: AMVO

 


por Yesica Flores

De acuerdo con el estudio de Venta Online de Electrónicos y Videojuegos 2021, elaborado por la Asociación Mexicana de Venta Online (AMVO) en colaboración con NetquestSimilarweb y Netrica by GfK7 de cada 10 internautas mexicanos han adquirido algún artículo de la categoría electrónicos durante los últimos dos años, y de ese porcentaje 68% ha utilizado en algún momento el canal digital.

Los productos preferidos para comprar en línea son los celulares y tabletas (52%), sistemas de audio (36%), y consolas y videojuegos (31%). Además​, 8 de cada 10 compradores de la categoría declaran sentirse seguros al comprar estos productos online. Los hombres tienen más preferencia por la visita a este tipo de sitios (58%) y el 42% de las visitas provienen de internautas entre 25 a 34 años. Desde enero a septiembre del 2021, los sitios de Electrónicos han incrementado su tráfico 13% en comparación con el año pasado

Entre las principales razones por las cuales los consumidores prefieren comprar Electrónicos por internet destaca el beneficio de obtener el envío a domicilio (50%), seguido de la percepción de más promociones y descuentos en canales online (45%), y el poder comparar precios antes de decidir comprar (43%).

En la categoría de Videojuegos, casi 5 de cada 10 internautas han adquirido un producto en el último año. Se reporta una mayor incidencia de compra por internet en esta categoría, ya que el 87% de estos compradores ha recurrido al canal digital en algún momento.

Las razones que impulsan a estos consumidores (Videojuegos) a elegir el canal online son un poco diferentes: ​​el 38% destaca que ahorra tiempo y traslado, 37% dice que recibe compras a domicilio y 35% destaca poder realizar compras 24/7. Además, 50% de estos compradores adquiere sus artículos cada 6 meses, siendo esta la categoría con mayor frecuencia de compra

El 80% de los compradores de la categoría en general, declara haber gastado menos de $3,001 pesos en sus artículos, siendo la Tarjeta de Débito el método de pago más utilizado para comprar (48%), seguido de la Tarjeta de Crédito (32%), y destaca el incremento en el uso de las Tarjetas Digitales bancarias 21%.

Sobre el comportamiento de los consumidores de Videojuegos, este tipo de sitios han experimentado un 93% de crecimiento de visitas desde enero 2021 a la fecha, comparado con el año anterior. Adicionalmente, los internautas que visitan este tipo de sitios son predominantemente hombres (68%) y el 70% de las visitas se generan en edades de 18 a 34 años. 

Hay que resaltar que los días preferidos para jugar videojuegos son los fines de semana (89%), sin embargo, se observa un incremento de juego en los días entre semana a diferencia de lo que sucedía en 2019. Su preferencia de modo de juego hacia el canal online ha incrementado en comparación al 2020, tanto en juego individual, multi-jugador y cooperativo. La penetración de visitas a páginas que venden celulares, televisiones o computadoras ha incrementado en comparación con el año anterior. 

En cuanto a las compras en la categoría de Electrónicos, casi 3 de cada 10 compradores por Internet declaran haber gastado entre $2,001 a $5,000 pesos, aunque existe un grupo de usuarios (24%) que declara haber invertido más de $10,001 pesos en sus electrónicos. 

Cabe destacar que el 58% de los compradores ha realizado compras de artículos electrónicos a través de sitios internacionales, en promedio mencionan haber comprado en dos sitios. En cuanto a los métodos de pago, la Tarjeta de Débito (55%) es el método más utilizado para pagar, seguido de la Tarjeta de Crédito (40%). 

Considerando la próxima edición de El Buen Fin, más de la mitad de los usuarios piensan adquirir artículos de videojuegos en general. En tanto, 6 de cada 10 compradores de la categoría de electrónicos también piensan participar en la campaña. Asimismo, las fechas que consideran más relevantes para la adquisición de estos productos son el fin / inicio de año y las rebajas de invierno.