segunda-feira, 25 de setembro de 2023

NO DIA NACIONAL DA SUSTENTATIBILIDADE MUNICIPIO DE SILVES DISPONIBILIZA INFORMAÇÃO SOBRE O INVENTÁRIO MUNICIPAL DO ARVOREDO URBANO

 O Município de Silves assinala o Dia Nacional da Sustentabilidade com a divulgação de informação relativa ao inventário municipal do arvoredo urbano do Concelho de Silves, em elaboração.
Porque as árvores têm um papel importante na promoção da sustentabilidade do meio urbano, o Município de Silves está a inventariar todo o património arbóreo municipal dos aglomerados urbanos do concelho, o que pode ser consultado e acompanhado pelos munícipes no site institucional do Município de Silves, em https://cm-silves.maps.arcgis.com/apps/dashboards/e8317ac0aecf4fb4b3cdd54d3ef9dd7a
 
O inventário municipal do arvoredo urbano é uma ferramenta dinâmica, em constante alteração que identifica e carateriza todas as árvores existentes no espaço público e privado municipal, designadamente no que concerne à identificação da espécie, idade, diâmetro (da copa e do tronco), altura, estado fitossanitário, entre outras.
 
Com foco na proteção do meio ambiente, a autarquia, reconhece desta forma a importância e papel fundamental da infraestrutura verde para um meio ambiente sustentável.
 
Instituído a 25 de setembro, o Dia Nacional da Sustentabilidade, marca a adoção, pelas Nações Unidas, dos Objetivos do Desenvolvimentos Sustentável (ODS), para os quais este projeto de inventário do arvoredo urbano, também contribui.

Clássicos pararam em Castelo de Paiva. Clube Português de Automóveis Antigos promoveu passeio pela rota da EN 222

 44 clássicos estiveram expostos no Largo do Conde

Sob o lema “ junte-se a nós, crie memórias “, o Clube Português de Automóveis Antigos, no âmbito do seu calendário de eventos definido para esta temporada, promoveu no passado fim-de-semana o seu passeio pela Rota da EN 222, a estrada nacional que por tantos foi classificada como a mais bonita do Mundo, e tiveram a primeira paragem técnica em Castelo de Paiva.
Para os participantes na iniciativa, foi uma aventura inesquecível, desde Vila Nova de Gaia até a Almendra, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, num total de 226 km de percurso, a maior parte junto ao Rio Douro, com algumas das paisagens mais arrebatadoras de Portugal, das quais se destacam os fotogénicos e mundialmente famosos socalcos do Douro Vinhateiro.
Assim, na manhã de Sábado, este passeio de automóveis clássicos, percorreu a EN 222 pelo território de Castelo de Paiva, onde realizou a sua primeira paragem no amplo espaço do Largo do Conde, no coração da urbe paivense, onde muitos tiveram a oportunidade de apreciar estes maravilhosos clássicos, que ainda circulam e encantam nas suas aparições.
A chegada destas máquinas intemporais, aconteceu quase ao final da manhã e ficaram estacionadas durante uma hora, ocasião que foi aproveitada para a Câmara Municipal de Castelo de Paiva brindar os participantes no passeio com um “verde de honra”, que teve lugar no espaço do CICL – Centro de Interpretação da Cultura Local, e onde marcou presença o presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira.
No total foram 44 clássicos e mais de 80 pessoas envolvidas neste passeio turístico do CPAA, seguindo depois o seu trajecto pela EN222 até ao almoço em Porto Antigo, num fim-de-semana que motivou momentos de confraternização, onde os participantes tiveram a oportunidade de descobrir ou redescobrir uma das maravilhas naturais de Portugal, numa época de vindimas, o que tornou o percurso ainda mais agradável.
A exemplo de outras edições, este evento contou com o apoio dos parceiros “ENIF”, “Caves Raposeira”, “Oficina do Couro” e também do Município de Castelo de Paiva.








Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Proença-a-Nova | Universidade Sénior regressa à atividade em outubro. Inscrições estão abertas para o novo ano letivo

A Universidade Sénior de Proença-a-Nova volta a funcionar já no mês de outubro, com novidades nas disciplinas disponíveis. As inscrições estão abertas, na Casa das Associações e na Junta de Freguesia de Sobreira Formosa e Alvito da Beira. Entre as 13 disciplinas à escolha, destaque para a inclusão três novidades: Fotojornalismo, Teatro e Princípios de Gestão. A participação na universidade tem um custo mensal de 5,20 €, independentemente do número de unidades curriculares escolhidas. Pode consultar os horários para ambos os polos aqui.
A cerimónia de abertura do novo ano letivo acontece no dia 18 de outubro no Auditório Municipal, na qual será apresentado o livro Memórias Resgatadas, resultado do projeto investigação sobre experiências de escolarização, o livro resultado da disciplina de Escrita Criativa e será inaugurada a exposição dos trabalhos dos alunos resultantes da disciplina de pintura ministrada por Alfredo Cardoso e Silvia Mathys.
Estão também abertas as inscrições para professores na universidade: qualquer pessoa que queira dar aulas pode voluntariar-se, não necessitando ter formação pedagógica, basta experiência de vida e vontade de transmitir conhecimento.

Proença-a-Nova | 12ª Cãominhada com inscrições abertas. Atividade realiza-se a 8 de outubro

 

Estão abertas as inscrições para mais uma edição da Cãominhada, passeio organizado anualmente pelo Município de Proença-a-Nova. A 8 de outubro o Centro Ciência Viva da Floresta vai ser o ponto de encontro para donos e canídeos, de onde se irá sair para iniciar o percurso, por volta das 09h00, estando prevista a chegada para as 08h30.

As inscrições para a XII Cãominhada podem ser feitas através do seguinte link, deixando registadas as informações necessárias para o efeito. Nesta Cãominhada, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, para participar não é obrigatório levar um cão, sendo permitida a participação individual, sem a necessidade de trazer consigo qualquer animal.
A Cãominhada parte assim para a sua 12ª edição, contando novamente com o apoio e parceria do Centro Médico Veterinário de Proença-a-Nova. Durante o passeio é obrigatório o uso de trela nos cães, sendo os donos responsáveis pelo comportamento destes. A atividade só irá decorrer com um mínimo de 10 canídeos, estando o programa sujeito a alterações ou cancelamento, devido a condições climatéricas adversas ou outras.



Coimbra | ESAC promove sessão de acolhimento aos novos estudantes


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) e a Associação de Estudantes desta instituição de ensino superior promovem no dia 27 de setembro, com início às 14h15, no auditório principal (E), a sessão de acolhimento aos seus novos estudantes.

Nesta sessão intervêm os elementos da Presidência da ESAC, Rui Amaro (Presidente), Daniela Santos e João Gândara (Vice-presidentes), a Presidente da Associação de Estudantes da Escola, Diana Crisóstomo, o Provedor do Estudante do Politécnico de Coimbra (IPC), Luís Roseiro e a Técnica dos Serviços de Ação Social do IPC afeta a esta unidade orgânica de ensino, Marta Correia.

A sessão culmina com um momento musical proporcionado pela VitisTuna – Tuna Mista da Escola Superior Agrária de Coimbra.

Isabel Silva

Estreitar a ligação entre Academia e Revisores Oficiais de Contas. Católica Porto Business School e Ordem dos Revisores


Oficiais de Contas assinam protocolo de colaboração
A Católica Porto Business School (CPBS) e a Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (OROC) celebraram um acordo na área da formação que permite estreitar a ligação entre as duas instituições e promover ações de qualificação de recursos humanos.

“É um desígnio da Escola esta associação entre a academia e instituições de prestígio do mundo da prática, como é o caso das ordens profissionais em geral e da OROC em especial. Temos programas de excelência, com reconhecimento internacional, que se constituem como oportunidades de enriquecimento e qualificação profissional,” salientou Rui Soucasaux Sousa, diretor da Católica Porto Business School.

Virgílio Macedo, bastonário da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, reforçou a ideia de que a colaboração “é uma mais-valia para todos os nossos membros. A atividade que exercem, por exemplo pela importância da verificação das contas públicas, tem de assentar em valores como a integridade, a independência e a competência.”

A oferta de Formação Executiva da Católica Porto Business School está repartida ao longo de todo o ano, em áreas que englobam ainda o Capital Humano e Liderança, Sustentabilidade, Marketing e Vendas e a Formação Setorial.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Cerimónia que se realizou no passado fim de semana. Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes comemora 10.º Aniversário com condecorações

 

Decorreu no passado sábado, dia 23 de setembro, a cerimónia comemorativa do 10.º Aniversário do Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes. O acontecimento foi assinalado com o hastear e deposição de uma coroa de flores junto ao Monumento dos Combatentes de Ultramar.

A sessão continuou no Centro Social e Paroquial de S. Pedro com uma apresentação da Liga dos Combatentes e do Núcleo de Cantanhede, a que se seguiu a atribuição de várias títulos honoríficos a antigos militares, designadamente a Condecoração de Comportamento e Mérito Exemplar Grau Ouro, Condecoração das Comissões Especiais e a imposição de Condecorações de Medalhas das Campanhas.

Após as intervenções eloquentes do Coronel Belchior, representante da Liga dos Combatentes, Coronel Belchior, e do Tenente-Coronel João Saborano, presidente do Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes, Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, aproveitou a ocasião para felicitar o “Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes pelas dinâmicas criadas ao longo de 10 anos”.

O autarca enalteceu os agraciados com as diferentes medalhas, destacou a importância do momento congratulando-se “com o momento de elevada nobreza junto Monumento dos Combatentes de Ultramar assim como as condecorações, com todo o simbolismo, de grande alcance, não só para fazer memória daqueles que nos antecederam como homenagear todos aqueles que se bateram abnegadamente pelo país, alguns com o sacrifício da própria vida. Sem memória não há identidade nem futuro”.

Pedro Cardoso não deixou passar a oportunidade para recordar e reforçar que “a distinção por parte da Liga dos Combatentes que agraciou o Município de Cantanhede com a Medalha de Honra e Mérito no âmbito das Comemorações do Dia Nacional do Combatente em 2019, gesto que muito nos orgulha e que reforça o empenho em manter viva a memória de todos os soldados", concluiu.

*Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Figueiró dos Vinhos | Aprovada manutenção das Taxas de IMI, IRS e Derrama para 2024

 O Município aprovou por unanimidade, na Reunião de Câmara de hoje, as propostas, apresentadas pelo Presidente da Câmara, para os valores do IMI e IRS do próximo ano de 2024.
Deste modo, foi deliberada a fixação do valor do IMI nos 0,30 %, mantendo, assim, o valor aplicado desde 2021. Desde 2014, o IMI baixou gradualmente, aplicando-se, atualmente, o valor mínimo legal permitido, traduzindo-se numa poupança considerável para os contribuintes detentores de imóveis e numa redução muito significativa da carga fiscal.

Consequentemente foi aprovada, também, a manutenção do valor do IMI Familiar aplicado, igualmente, desde 2021, isto é, a fixação de deduções de 20 €, 40 € e 70 € para agregados familiares com 1, 2 e 3 ou mais dependentes a cargo, respetivamente.

Ainda, nesta sessão foi aprovada a manutenção da majoração em 15 % na taxa de IMI, nos termos da legislação em vigor, para prédios urbanos degradados, localizados Área de Reabilitação Urbana da Vila de Figueiró dos Vinhos (ARU), que em face ao seu estado de conservação, não cumpram satisfatoriamente a sua função ou constituam perigo à segurança de pessoas e bens.

Relativamente à taxa de IRS para 2024, a proposta, agora aprovada, mantém o valor deste imposto nos 3%, à semelhança de 2022 e 2023.

Nesta mesma reunião, foi deliberado, também e à semelhança do que acontece desde 2021, a isenção total de derrama municipal no concelho de Figueiró dos Vinhos, constituindo uma forma de incentivo e apoio ao tecido empresarial e industrial instalado bem como à captação empresarial e industrial de futuros investidores.

*Gabinete de imprensa


Crónica Postal | OBRIGADOS A ELOGIAR O “ANTIGAMENTE”

 

Antigamente, sempre no mesmo dia do ano começavam as aulas. Hoje não há ano que comecem no dia marcado”. O comentário infelizmente era apropriado. A colocação de professores deixa uma quantidade preocupante de alunos sem aulas no início do ano letivo. “Após o 25 de abril nunca mais funcionou!” De facto, fica difícil aceitar que meio século depois de uma revolução não haja capacidade para organizar o novo ano letivo. Habituamo-nos a esta lamentável realidade. E parece até que é natural. Mas não, está longe de ser! Como também parece estar longe uma solução. O tempo presente devia ser muito melhor que esse passado de má memória.

Também preocupante é o péssimo exemplo que temos dado há décadas a crianças e jovens. Os pais de hoje percebem o quanto isso prejudicou a sua formação enquanto cidadãos, e veem que os seus filhos vão ter exactamente o mesmo problema. Porque não há esperança de luz ao fundo deste túnel. A escola não dá um bom exemplo. Será na dura realidade da vida que as crianças e jovens tem que corrigir o mau exemplo que a escola lhes dá.

Não se entende que o serviço público de educação não garanta um rigoroso funcionamento da escola. E não é por falta de dinheiro. Pode parecer um cliché, mas nas escolas privadas isto não acontece.

Será que o nosso estado não consegue atrair os melhores gestores? Ou será que o problema não está na qualidade dos gestores, mas no facto do patrão ser o estado?

Temos que ter a capacidade de não haver cidadãos com saudades do “antigamente”.

EDUARDO COSTA, jornalista, presidente da Associação Nacional da Imprensa Regional

Destaque

Não se entende que o serviço público de educação não garanta um rigoroso funcionamento da escola”

Professora da Universidade de Coimbra nomeada para representar Portugal em programa da UNESCO

 Helena Freitas, professora do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) foi nomeada como representante nacional do programa Man and the Biosphere (MAB) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
«É com grande entusiasmo que representarei Portugal no Conselho Coordenador Internacional do Programa MAB (UNESCO) por nomeação do Ministro do Ambiente e da Ação Climática. Esta é uma oportunidade para acompanhar e participar no desenvolvimento futuro do programa “O Homem e a Biosfera”», afirma Helena Freitas.
 
«A conservação dos valores naturais em harmonia com as atividades humanas, tendo em vista a prosperidade e bem-estar das pessoas e das comunidades, é o desígnio que levou a que mais de 190 países incumbissem a UNESCO de criar e promover este programa, conhecido por programa MAB, há exatamente 50 anos. Uma decisão histórica e visionária da UNESCO, afirmando uma estratégia de desenvolvimento pioneira na senda de uma sustentabilidade planetária», assegura a bióloga.   
 
De acordo com a docente da FCTUC, o programa MAB está na base da constituição das 749 reservas da biosfera hoje classificadas em 134 países, territórios justamente considerados laboratórios vivos de sustentabilidade. A sua salvaguarda é parte de uma vontade universal para a conservação dos ecossistemas naturais e dos serviços que prestam à humanidade, integrando as comunidades e a atividade económica, numa coexistência pacífica e dialogante, visando o bem-estar e a prosperidade sustentável dos territórios em que se inserem.
 
Para saber mais informações aceda à página do MAB.
 
 
Sara Machado
Assessora de Imprensa  
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia