quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Eu, Psicóloga | Socorro: tenho TDAH e ninguém que entende !




Dificilmente alguém irá te entender. Já te chamaram de um monte de nomes nem um pouco legal desde que você consegue se lembrar. Era sempre a criança problema, o inquieto, o "capeta". Constantemente perguntavam quem era seus pais: " de quem essa criança é filha?", ou "cadê os pais dessa criança?". Ou então colocavam a culpa em você : " o que tem de errado com esse menino?" "Essa menina vive no mundo da lua".

Sim, eu sei. Se você não foi diagnosticado na infância, você  passou a vida inteira ouvindo isso. Os castigos nunca funcionaram com você. Até porque você não entendia como poderia ser punido por algo que você não consegue controlar? O caminho da diretoria , quando você não se perdia no meio do caminho , era seu velho amigo durante muitos anos.

Você cresceu e continuou enfrentando problemas. Parou de subir em móveis e correr para todos os lados. Mas sua mente passou a ser uma centrífuga ligada no 220v o tempo todo. A atenção? Não melhorou em nada e você constantemente é chamado de mentiroso porque não consegue nem se lembrar o que falou na reunião passada. Você é “egoísta, narcisista, esquecido e de coração frio que não se importa com ninguém”. Sim, ninguém te entende.

Você até consegue ter um monte de ideias criativas. Mas colocar em prática já é outra história. O que foi aquilo que passou ali mesmo? Um mosquito?

Você tenta mas não consegue . É um procrastinador nível hard. Mas como você pode começar algo se você não consegue decidir o que é mais importante? 

Aí você começa. Para. Faz pela metade. Começa outra coisa. Para. Faz pela metade. Vamos de novo? Pelo amor de Deus, homem! Termine algo! O dia chega ao fim e o sentimento de fracasso aumenta. As pessoas te criticam. Sua mesa está uma bagunça. Ah, se elas soubessem a bagunça que está na sua mente...

Você inicia a Faculdade. Não consegue prestar atenção nas aulas. Porque esse professor enrola tanto? Vai dar uma volta e perde a principal explicação que irá cair naquela prova, na qual você nem se lembrava que tinha. Tranca o curso. Não tem jeito mesmo, sou um zero à esquerda.

Vai para casa e bate o carro porque se distraiu com algo. Tem como o dia ficar pior? Sua mulher reclama porque você esqueceu de comprar a fralda do bebê e vocês ainda irão chegar atrasado naquele compromisso. De novo! " Estou cansada de ser ignorada. Sua mulher grita . Você não me ouve. Ela chora. “Você é um caso perdido."

Seu casamento acaba. E agora você tem uma dívida enorme com advogados. Sua conta bancária está no vermelho. Você não sabe por onde começar arrumar essa bagunça. Seus pais não querem que você volte a morar com eles :"Deus me livre viver aquele inferno de bagunça de novo. Além disso filho, é o seu segundo casamento que acaba. “Você nunca vai aprender?"

Então você se lembra de todas aquelas palavras ditas ao longo da sua vida. Perdedor, bagunceiro, não tem jeito, irresponsável, indisciplinado. Você se lembra e aceita. Afinal, olhe para a sua vida, o que nela de fato funciona?

Sua autoestima não é nem mais baixa. Ela nem mais existe. Ninguém te entende e ninguém te quer por perto. Você é um risco para a sociedade!
Mas o que você poderia esperar? Nem você se entende. Não sabe porque tem tantas ideias, as pessoas te acham tão inteligente, você era a criança prodígio. Mas logo se tornou a criança problema. O adulto fracassado veio em seguida. 

Você tenta dormir e não consegue. Sua mente não para e você tem a sensação de que está esquecendo algo. Você se pergunta o que tem. Será que alguém pode te ajudar? 

O dia seguinte começa apenas às 12:00 da manhã quando você acorda. Em plena quarta-feira. Nem parece que dormiu. Seu corpo dói. Não tem problema, você pensa. Hoje eu volto a procurar emprego. Droga! Era a audiência de guarda das crianças. Também que juiz iria permitir você ficar perto do seu filho sendo assim? Se bem que você já começou a perceber que seu filho se parece muito com você quando era criança. A escola até o encaminhou para a psicóloga. Amanhã você tem  que ir conversar com a psicóloga dele. É isso! 

Você chega no consultório. Atrasado como de costume. Esqueceu aonde anotou o endereço e teve que ligar para a sua ex-esposa. Péssima ideia! A psicóloga começa a descrever o seu filho e parece que ela está falando de você. TDAH? Que nome é esse? Espera?! Ela me entende. Ela sabe como sou e como eu me sinto. Quer dizer que eu tenho um transtorno? Que nada disso é culpa minha? Que eu posso melhorar? 

Que alívio ! 

O transtorno de deficit de atenção e hiperatividade é algo sério que afeta a vida de milhares de pessoas. Não é uma doença inventada para vender remédios.É um transtorno real, com sintomas claros e com tratamento. Não tem cura! Mas tem tratamento e fazendo um. você pode se sentir melhor e mudar a sua vida.

Se você se sente assim, como descrito acima ( de acordo com relatos reais), entre em contato. Procure tratamento. Você não é um fracassado (a). 

Debora Oliveira
Psicóloga Clinica 
E-mail para contato: oliveiradebora001@gmail.com

Eu, Psicóloga | Pensamentos automáticos: você sabe o que é?




Vamos refletir sobre como estamos encarando as nossas vidas, nesse momento de autoanalise podemos nos deparar com pensamentos automáticos que teimam em nos derrubar. Vamos chamá-los de erros cognitivos ou distorções cognitivas, estes são aprendidos em algum momento da nossa historia de vida. E são acionados diante de uma determinada situação, na qual nos sentimos pressionados. Veja a lista abaixo e veja com qual você se identifica?

· Pensamento dicotômico – 8 ou 80, tudo ou nada, ou dá certo ou vou desistir. A pessoa consegue ver apenas dois caminhos. É necessário observar que para um problema há várias perspectivas. 

· Catastrofização – a tragédia esta declarada! O futuro só poderá ser ruim.
 
· Minimização do Positivo– Se deu certo uma vez, foi milagre. A pessoa não acredita que foi capaz de realizar uma tarefa com êxito. Há rejeição em aceitar experiências positivas. 

· Argumentação emocional – pensamento que se sente. A pessoa pensa que algo deve ser verdade que ignora as evidências. 

· Rotulação – Criar um estigma. Por exemplo: - Sou muito burra!!

· Leitura Mental – ou Superpoder. A pessoa imagina que sabe o que as outras estão pensando.

· Supergeneralização – Conclusão precipitada dá certo? A pessoa baseia uma experiência anterior ruim e a padroniza. Por exemplo: - Regime é tudo igual, emagrece depois engorda.

· Personalização – o problema do mundo sou eu. Este evento ocorre quando a pessoa pega para si a responsabilidade daquilo que não esta sob seu controle.

· Ditadura dos deverias – Criar expectativas nos outros. Esperar que outro compreenda o que você espera, sem ao menos você explicar

·– Neste caso a vítima sou eu. A pessoa não se responsabiliza por seus atos, culpa os outros pelo seu fracasso.

Todos esses pensamentoa são distorcidos e acabam prejudicando a nossa vida. Nenhum tipo acima é verdadeiro, porque eles são construidos de forma errada, geralmente em cima de feridas e isso faz com que a nossa percepção de nós mesmos acabe sendo deformada. O resultado? Não conseguimos agir ou ser em nosso total potencial. Nos prendemos. 

Será que por conta da correria do dia a dia, muitas tarefas, estamos exigindo muito de nós mesmos?Nos atropelamos em meio de tanta demanda. Na busca de sempre mais e externa. 


Pense em como você tem se tratado? Não seja seu carrasco. Mude seus pensamentos e seus comportamentos e sentimentos a seu respeito também mudarão. E lembre-se você é o seu tesouro. Cuide-se!

Kamilla Oliveira
Psicóloga Clínica

Apresentação do Livro "Com os Pés Descalços, Lancei as Sementes" de Tânia Santos

Núcleo Sportinguista Do Concelho Promove VI Torneio Futsal +30


Vai já na VI edição…
O Núcleo Sportinguista do Concelho de Carregal do Sal está a organizar mais um Torneio de Futsal + 30 anos.
O arranque está marcado para a próxima sexta-feira, 15 de setembro, pelas 20h45, no Pavilhão Municipal de Carregal do Sal.
Na edição de 2017, a organização conta com a participação de 9 equipas, maioritariamente do Concelho de Carregal do Sal que, até ao dia 1 de dezembro, às sextas-feiras, vão dar o seu melhor para conquistarem a melhor classificação.

Contas e bordados nos workshops do ESTAU



Ainda pode participar nos workshops do festival ESTAU – Estarreja Arte Urbana, que está a decorrer até dia 17 de setembro. Independentemente da idade, o convite é dirigido a todos os interessados que podem participar numa (ou mais) sessões, das oito previstas, do workshop “A Avó Veio Trabalhar”, e que vai resultar numa peça única bordada a várias mãos.

Para o fim de semana e inserido no Mostruário – Uma Espécie de Feira, sugerimos o workshop “Quantas Contas Contas?”, orientado por Mariana Malhão, que se realiza no domingo à tarde (15h – 17h30).

Inscrições gratuitas.


A AVÓ VEIO TRABALHAR (PORTUGAL)
residência artística + workshop - bordado
3 a 16 setembro | 10h-13h \ 15h-19h Quartel General ESTAU, Casa da Cultura, Biblioteca


Avó Veio Trabalhar é uma iniciativa de aprendizagem, partilha e empowerment, que através da utilização dos lavores tradicionais e do design aumenta o poder de intervenção dos séniores na nossa sociedade. No workshop “A Avó vai ao ESTAU” os lavores domésticos e o design responsável colocam os seniores no lugar de mestres da comunidade. Pelas suas mãos, constroem-se peças únicas e ensinam-se técnicas, que contam a história do património imaterial, que são conhecimento e história da comunidade local. Pelas mãos das avós de Lisboa (equipa Avó Veio Trabalhar) e a comunidade sénior (e não tão sénior) da cidade de Estarreja, bordar-se-á uma peça comunitária, tendo como banda sonora, as ideias e memórias do lugar, das suas ruas, do seu povo e da sua história. 

:: locais em que irá decorrer o workshop _ Quartel General ESTAU + Casa da Cultura de Estarreja + Biblioteca Municipal de Estarreja


:: público _ bordadeiras ou bordadeiros profissionais ou amadores, amantes ou curiosos dos bordados. Podem nunca ter pegado numa agulha, as avós ensinam! Garantimos que as formadoras têm no mínimo 50 anos de experiência!

:: participação _ gratuita e limitada a 8 pessoas/sessão de trabalho (manhã ou tarde), mediante inscrição obrigatória


QUANTAS CONTAS CONTAS?
Workshop orientado por MARIANA MALHÃO PT
17 setembro | 15h -17h30 Biblioteca Municipal


O Mostruário irá apresentar-se por Estarreja com muitas histórias, muitos contos, muitos sonhos, e encantos, muitos riscos e rabiscos. Muitas (novas) cores e sons e como acreditamos que tudo isto é passível de ser transposto por e em contas, iremos trazer muitas também até cá. Para que miúdos e graúdos se deliciem com a desconstrução e reconstrução de todas as realidades e irrealidades, que todos os contos e contas podem conter! 

público _ estudantes e não estudantes, dos 14 aos 60 anos (no caso de participantes menores, deverá ser apresentada respectiva autorização pelos encarregados de educação).

participação _ gratuita e limitada a 15 pessoas, mediante inscrição obrigatória

formadora _  ilustradora Mariana Malhão, natural de Coimbra. Licenciou-se recentemente (2016) em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Porto, cidade onde vive atualmente. Apesar deste curso, o seu trabalho pessoal foca-se no desenho e produção de objetos 3D tentando criar um paralelismo entre eles. Representa um universo colorido e um imaginário para crianças e adultos. 

Atualmente coorganiza com Dylan Silva a feira de artes diversas "Sábado-Feira" nos Maus Hábitos, Porto e algum dos seus trabalhos podem ser encontrados à venda na Ó! Galeria e Duas de Letra no Porto e na livraria infantil It's a Book em Lisboa.



CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Praça Francisco Barbosa - 3864-001 Estarreja
Tel. (+351) 234 840 612 (Ext. 404) 
 Web www.cm-estarreja.pt

Safra recorde de 2017: 242,1 milhões de toneladas

Safra recorde de 2017: 242,1 milhões de toneladas

Os produtores rurais continuam surpreendendo. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) voltou a elevar sua previsão de recorde para a safra agrícola de 2017. Em agosto, o órgão havia previsto a produção de 242,1 milhões de toneladas, um aumento de 31,1% em relação ao ano anterior. Os produtores brasileiros semearam 61,1 milhões de hectares na safra agrícola de 2017, 7,1% a mais do que em 2016, cuja área somou 57,1 milhões de hectares.

E São Pedro abençoou o esforço dos agropecuaristas. Além de garantir os alimentos, segurou a inflação e nos três primeiros meses de 2017 a safra recorde tirou a economia de um ciclo de oito trimestres seguidos de queda, enquanto a indústria cresceu abaixo do esperado e os serviços ficaram estagnados. O PIB da agropecuária cresceu 13,4% no primeiro trimestre, sua maior alta em mais de 20 anos.

Fonte: ABIM

Revoltada, Fátima diz que Exposição Gay infantil tem que continuar, É certo, moderno e sadio.. Total apoio ao Santander


Dois casos envolvendo Crianças e Homossexualidade , tomou conta das redes sociais nesses últimos dias. – VIDEO POLEMICO NO FINAL DA MATERIA.

O primeiro caso, onde Fátima Bernardes em seu programa, declarou apoio ao homossexualismo infantil, ela teria dito também, que cenas gay infantil serão comum em programas de TV, assim como as cenas hétero, é a nova tendencia televisiva…a proxima novela vai ter Bejo gay infantil…disse ela.

E o segundo caso, é do Banco Santander, que financiado com, 800 mil reais dinheiro Publico, organizou uma amostra cultural onde alem de obras artísticas que ofendem ao Cristianismo, em especial o católico, ela também ENALTECIA A SEXUALIDADE PRECOCE EM VARIAS OBRAS APARECEM CENAS E AMOSTRAS DE ZOOFILIA, SEXO INFANTIL, INCESTO E INCENTIVOS A CRIANÇAS TER EXPERIENCIAS GAY.

Segundo a amostra cultural, é certo, moderno e sadio, que crianças se identifiquem e se encontrem sexualmente, em programações culturais, afim de uma melhor aceitação interna.


O assunto foi debatido no programa da Fatima, que hoje de manha se mostrou revoltada com o fechamento da exposição de artes do Santander.

É um absurdo o fechamento de uma exposição tão rica em detalhes realista a nossa sociedade moderna, seja interferida por pessoas preconceituosas, o Mundo mudou , a cultura é outra, Precisamos reaver essa decisão, e entrarei nessa luta afim de que a exposição cultural do Santander continue.

A sexualidade precoce e a homossexualidade infantil, é algo que precisa ser transmitido, debatido , pensado por nossas crianças. Atualmente, 1/3 dos jovens se relacionam com pessoas do mesmo sexo, influenciados pela TV e agencias de Midia, a tendencia é que esse numero aumente, a medida que os meios culturais como a exposição do santander e canais comunicação , foquem no publico infantil com conteúdo sexuais, seja hetero ou homo, essa é a nova realidade a sociedade não pode mais tampar o sol com a peneira… finaliza Fátima.

Ainda sobre o Santander, Se você acha que tratava-se “apenas” de exposição de arte Gay, segue algo mais grave que você talvez não saiba; crianças eram vendadas e tocavam nas genitálias umas das outras para terem a “percepção de gênero” do coleguinha! Isso mesmo, meninas pegavam nos órgãos genitais dos meninos e vice-versa em nome do “combate ao preconceito”, sendo guiadas por “professores” de suas escolas!

Red Hat designa a Alejandro Raffaele para dirigir la operación en México


por Yesica Flores
Con 30 años de experiencia en la industria, asume la Dirección General de Red Hat México
Ciudad de México, 13 de septiembre de 2017 – Red Hat, Inc. (NYSE:RHT), el proveedor líder mundial de soluciones de código abierto empresarial, anunció hoy el nombramiento de Alejandro Raffaele como Director General de Red Hat México. En esta posición trabajará estrechamente con todas las áreas del negocio con el propósito de promover a la tecnología open source y satisfacer las necesidades de los clientes en el país.
Raffaele cuenta con más de 30 años de experiencia en la industria de TI. Hasta hace poco se desempeñaba como director de Tecnología de la Información y Comunicaciones (TIC) para América Latina, liderando la estrategia para cubrir las necesidades de la industria de Telecomunicaciones con las soluciones de Red Hat en la región. Raffaele se integró a la compañía en 2011 como Director de Marketing LATAM, para después integrarse al equipo de Marketing global, en donde dirigió las operaciones de Global Field Marketing en las oficinas corporativas de Red Hat en Carolina del Norte, Estados Unidos.
Antes de formar parte de las filas de Red Hat, Raffaele trabajó en Sun Microsystems, empresa en donde ocupó distintos puestos ejecutivos en las áreas de Marketing, Canales y Ventas, antes de convertirse en presidente de la compañía en Argentina. Asimismo, fue director general de la subsidiaria de Sonda de ese país.
Citas de Apoyo
Paulo Bonucci, vicepresidente para América Latina, Red Hat
“El nombramiento de Alejandro añadirá más valor al equipo directivo de Red Hat en América Latina. Muchas organizaciones ya han iniciado el camino hacia su transformación digital, incluyendo la adopción de la nube, contenedores Linux, la movilidad, la automatización, Big Data y analítica. Su visión y conocimiento contribuirán a consolidar la posición de la compañía en México, especialmente en industrias como tecnología y medios, gobierno, finanzas y telecomunicaciones.”

Conéctese con Red Hat
• Conozca más acerca de Red Hat
• Acceda a la sala de noticias de Red Hat
• Lea el blog de Red Hat
• Siga a Red Hat por Twitter
• Únase a Red Hat en Facebook
• Mire los videos de Red Hat en YouTube
• Únase a Red Hat en Google+
• Siga a Red Hat en LinkedIn

###
Acerca de Red Hat, Inc.
Red Hat es el proveedor líder mundial de soluciones de software de código abierto para empresas, que adopta un enfoque impulsado por la comunidad para brindar tecnologías de nube, Linux, middleware, almacenamiento y virtualización confiables y de alto rendimiento. Red Hat también ofrece servicios de soporte, capacitación y consultoría galardonados. Como punto de conexión entre una red global de empresas, socios y comunidades open source, Red Hat ayuda a crear tecnologías innovadoras y relevantes que liberan los recursos para el crecimiento y preparan a los clientes para el futuro de la TI. Conozca más en: http://www.redhat.com

Intelligent Edge y cómo podemos aprovecharlo


por Yesica Flores
Por César Cernuda, Presidente de Microsoft Latinoamérica
Todos tenemos ya un móvil en el bolsillo. Vamos con él a todas partes y realizamos una gran cantidad de tareas productivas o de entretenimiento. Nuestros teléfonos tienen sensores y absorben gran cantidad de información de manera constante. Si hacemos ejercicio pueden medir la distancia que corrimos y registrar los tiempos para planear mejor nuestro entrenamiento. Si lo usamos como asistente personal, este utiliza nuestros datos para sugerir actividades, rutas y recordar actividades. Así se manifiesta el ‘Intelligent Edge’ (Borde Inteligente) de la nube.
Evolución de la perspectiva
Hoy nos trasladamos de un mundo donde la movilidad y la nube son lo primero, a uno nuevo que está conformado por una nube inteligente y su ‘Intelligent Edge’. Esta evolución está definida por tres factores principales.

El primero relacionado con los dispositivos múltiples, evidente en la informática personal y los dispositivos que utilizamos a diario, además de la proliferación de sensores y dispositivos IoT en industrias como la fabricación o en los hospitales, que requieren plataformas que los conecten y aprovechen la enorme cantidad de información que generan.
El segundo factor tiene que ver con la Inteligencia Artificial, que aprovecha y utiliza la gran cantidad de datos generados por los dispositivos múltiples, para razonar sobre ellos y convertirlos en conocimiento.
El tercer factor se relaciona con el hecho de generar nuevas maneras de administrar los recursos para manejar ese cómputo tan complejo y es ahí donde entra en acción el cómputo sin servidor, que transforma la naturaleza de las nuevas aplicaciones construidas en específico para ofrecer respuestas a los eventos que se presenta.
Oportunidad
Hablamos de cientos de millones de dispositivos móviles soportados por gráficos, inteligencia artificial y Cortana. La gran meta es una infraestructura que permita aprovechar el potencial del internet de las cosas, la movilidad y la inteligencia artificial en la periferia de la nube.

La transformación digital hoy es una oportunidad mayor al permitir a las organizaciones ser impactadas por tecnología de manera nueva y que rompe modelos preestablecidos para beneficio de nosotros y nuestros clientes.
Para nuestras sociedades la nube inteligente y el ‘Intelligent Edge’ son oportunidades enormes de billones de dólares y lo que buscamos es que esta noción de transformación digital se democratice para que todo tipo de empresas y organizaciones la aprovechen de la mano de la innovación y de la creatividad de nuestra gente y nuestros jóvenes en especial.
La oportunidad es enorme para que nuestra región en diversas áreas sea más creativa, trabaje de manera colaborativa y aplique la tecnología que transforme e impulse a nuestras comunidades.
###
Acerca de Microsoft
Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) es la compañía líder en plataformas y productividad en el mundo primero móvil- primero la nube, su misión es empoderar a cada persona y organización en el mundo para hacer más.

SEGURANÇA SOCIAL Corte de 10% no subsídio de desemprego com fim à vista


As negociações entre o PCP e o Governo estão bem encaminhadas para pôr fim ao corte de 10% ao fim de seis meses no subsídio de desemprego. No espaço de quatro anos, esta medida afectou 453 mil pessoas e cortou 267 milhões de euros à prestação social.
Corte de 10% no subsídio de desemprego com fim à vista
O corte de 10% que se aplica ao subsídio de desemprego ao fim de seis meses deverá mesmo desaparecer em 2018. A questão está praticamente fechada entre o PCP e o Governo, faltando agora afinar a forma como a medida se materializa, sabe o Negócios. Em causa está mais uma herança da troika que, no espaço de quatro anos, afectou 453 mil pessoas e cortou 267 milhões de euros à prestação social.  
  Elisabete  Miranda Manuel Esteves

A eliminação deste corte é uma reivindicação antiga dos partidos mais à esquerda do hemiciclo, mas tem vindo a marcar passo devido às reticências do Governo. A última tentativa de forçar a sua discussão ocorreu em Junho no Parlamento, pela mão do PCP e do Bloco de Esquerda, mas o Governo apenas aceitou introduzir uma norma que travasse a redução do subsídio abaixo do Indexante de Apoios Sociais (421 euros), adiando o restante para a discussão do Orçamento do Estado para 2018. Sem nunca se comprometer, o Governo alertou na altura para o impacto orçamental da medida dizendo que este teria de ser considerado em conjunto com o caderno reivindicativo dos parceiros. 

Chegados agora à mesa das negociações, o ministro Vieira da Silva dá mais um passo em frente e, num orçamento onde as grandes exigências voltam a estar centradas nos impostos e na Segurança Social, esta é uma das áreas onde o consenso está mais avançado nas conversas com os comunistas. 


A eliminação deste corte abre caminho para que o valor médio do subsídio de desemprego volte a subir, depois de ter estado consecutivamente em queda desde 2012, fruto das alterações profundas introduzidas pelo anterior Governo. 

Com a chegada da troika, o subsídio de desemprego continuou a cobrir 65% do salário bruto ou 75% do líquido, o que manteve Portugal confortavelmente nos rankings internacionais, até porque por cá a prestação social não paga IRS e dá equivalência parcial para a reforma. Contudo, quem tinha salários altos ficou limitado a uma prestação máxima de 1.048 euros (antes era de 1.258 euros) e, por outro lado, ao fim de seis meses o desempregado passou a receber apenas 55% do salário bruto (com o tal corte de 10%). Em cima disto, foram reduzidos substancialmente os prazos do subsídio para novos empregos, em contrapartida de uma facilitação no acesso à prestação, nomeadamente exigindo-se menos tempo de descontos.

O argumento para esmagar os valores da prestação social são clássicos: quanto maior o subsídio, maior será a inércia do desempregado para encontrar uma nova ocupação, com o corte de 10% ao fim de seis meses a constituir uma pressão para que seja aceite um novo posto de trabalho. 

Esta correlação directa entre montante do subsídio e a procura activa de emprego tem sido contestada por comunistas e bloquistas, mas sobreviveu a dois anos de governo socialista. Não são conhecidos dados actualizados sobre o seu impacto, mas, segundo contas apresentadas pela OCDE para o período entre 2012 e 2015, só o corte de 10%  afectou 453 mil pessoas e cortou 267 milhões de euros à prestação social.  

A cerca de um mês da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2018, prosseguem as negociações entre Governo, PCP e Bloco de Esquerda. A redução do IRS para os rendimentos mais baixos e o descongelamento gradual das carreiras na Função Públicas são as principais medidas.

Fonte; Jornal de Negócios

Recrutamento Bombeiros Vila Real de Santo António

Sessão de colheitas de sangue Dia 16 das 9 horas às 13 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Dêem mais sentido à vida
Compareçam. Não deixem de convidar os vossos familiares e amigos. O Posto Fixo da ADASCA fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso. O dito mercado dispõe de um elevador, um parque de estacionamento onde os dadores podem estacionar as viaturas aos sábados, sem que corram o risco de serem multados.

Todas as pessoas interessadas em aderir pela primeira vez à dádiva de sangue, estão convidadas a comparecer, fazendo-se acompanhar do cartão de Cidadão ou do seu substituto de forma a facilitar a inscrição junto do administrativo do IPST, o mesmo deve acontecer com os dadores regulares.

Após tomar o almoço, convém deixar decorrer pelo menos 2:30 horas, tempo considerado necessário para a digestão. Não se deve doar sangue em jejum, deve-se sim, tomar o pequeno-almoço com exclusão de bebidas alcoólicas.

Doar sangue não cria habituação, não emagrece nem engorda, bem pelo contrário, faz bem à saúde.


Lembramos que é necessário efectuar duas dádivas no ano económico para continuar a beneficiar da isenção das taxas moderadoras, nos Centros de Saúde (cuidados primários), agora também nos hospitais públicos através da apresentação da Declaração emitida pelos Administrativos do IPST, devendo os dadores guardar uma cópia da referida dádiva.

O sangue é necessário todos os dias, todos sabemos disso. O Sangue não se fabrica artificialmente. O Sangue corre nas suas veias, é vida. É saudável? Dê Sangue! Ajude os outros… Poderá ser você mesmo a precisar de ajuda! Doar sangue e medula óssea é um gesto solidário que ajuda a salvar vidas. Não fique indiferente.

Dádiva a dádiva… e a vida recomeça num adulto ou numa criança! Saiba como, quando e onde pode dar Sangue em Aveiro, contacte-nos pelos meios abaixo indicados.

Deixe-se levar pelo Coração. Dê Sangue, porque dar sangue é dar vida. Os questionários para a dádiva de sangue, são distribuídos pela ADASCA no local a partir das 8:00 horas, para adiantar o atendimento dos dadores. O Sangue é "a água necessária" que faz correr o rio da vida! (Elsa Oliveira). Esta jovem já nos deixou… fisicamente. Paz à sua alma.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.


Amem a liberdade, sejam felizes.
Joaquim Carlos
Telef: 234 095 331 (Sede) ou 964 470 432
Coordenadas GPS:
N 40.62659

W -8.65133   

Um morto e um ferido em derrocada numa obra em Lisboa

Resultado de imagem para Um morto e um ferido em derrocada numa obra em Lisboa
Vítima é um trabalhador da obra com cerca de 40 anos.
Uma derrocada numa obra na Rua das Taipas, em Lisboa, provocou um morto e um ferido, disse à Lusa o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado.
Segundo o autarca, a vítima mortal era um trabalhador da obra, com cerca de 40 anos, e o ferido, também trabalhador, recebeu tratamento hospitalar.
O local está vedado, indicou Vasco Morgado, cerca das 17h30, informando que na rua, junto ao Bairro Alto, há três obras a decorrer.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) confirmou que a vítima mortal é um homem com cerca de 40 anos e indicou que foi declarado cadáver no local.
A outra vítima é um homem de 56 anos que sofreu ferimentos ligeiros e foi para o Hospital de São José.
O alerta foi recebido pelo INEM às 15h59 e para o local foram enviados uma mota de emergência médica, uma viatura médica do Hospital de São José, uma ambulância e o Regimento de Sapadores Bombeiros.
Lusa

MERCADOS NUM MINUTO Fecho dos mercados: Bolsas fazem pausa nos ganhos, juros descem, dólar ganha força

O índice que mede o desempenho das bolsas europeias desceu ligeiramente, colocando uma pausa na sequência de ganhos. No mercado cambial, o dólar recuperou valor. O petróleo também sobe com as perspectivas de maior procura.

Fecho dos mercados: Bolsas fazem pausa nos ganhos, juros descem, dólar ganha força
Os mercados em números
PSI-20 subiu 0,60% para 5.168,88 pontos
Stoxx 600 desceu 0,02% para 381,34 pontos
S&P 500 cai 0, 04% para 2.495,41 pontos
"Yield" a 10 anos de Portugal desceu 3,3 pontos base para 2,817%
Euro cai 0,63% para 1,1892 dólares
Rui BarrosoPetróleo avança 1,22% para os 54,93 dólares por barril, em Londres

Bolsas 
europeias praticamente inalteradas
As bolsas europeias fizeram uma pausa nos ganhos. O Stoxx 600 teve uma descida ligeira de 0,02%, o que interrompeu uma sequência de cinco subidas. As descidas das acções das empresas mineiras e das "utilities" ofuscaram as subidas dos sectores das petrolíferas e de media. A descida dos preços de alguns metais como o cobre deu uma descida de 1,75% ao índice das mineiras. Já a recuperação do preço do petróleo ajudou as cotadas do sector a valorizar 0,51% esta quarta-feira.


Na bolsa portuguesa a sessão também foi de ganhos. O PSI-20 valorizou 0,60%, a quarta sessão de ganhos. A impulsionar estivaram as subidas de 1,81% do BCP, de 0,95% da Jerónimo Martins e de 0,69% da EDP. As acções da eléctrica negoceiam em máximos de dois anos, após as notícias de que o presidente da Gas Natural esteve em contacto com o maior accionista da EDP e com o primeiro-ministro, o que intensifica a especulação sobre uma eventual fusão das duas empresas.


Juros descem em dia de leilão
A taxa genérica das obrigações portuguesas a dez anos teve uma das maiores descidas no dia em que Portugal regressou ao mercado para se financiar em 850 milhões de euros, com juros mais baixos. A "yield" a dez anos baixou 3,3 pontos base para 2,817%. Isso permitiu ao prémio de risco da dívida nacional face aos títulos germânicos, a referência na Zona Euro, baixasse para 241,6 pontos base. Já os juros de Espanha e Itália tiveram comportamentos distintos. A "yield" espanhola caiu 2,2 pontos base para 1,58%. Já a taxa italiana agravou 1,5 pontos base para 2,04%.


Euribor sobe a três meses
As taxas Euribor tiveram comportamentos distintos esta quarta-feira. A taxa a três meses subiu 0,1 pontos base para -0,329%. Já os indexantes a seis e a 12 meses não sofreram alterações, mantendo-se em -0,272% e em -0,169%, respectivamente, segundo dados da agência Lusa. Por seu lado, a Euribor a nove meses desceu 0,1 pontos base para -0,219%, um novo mínimo histórico.


Dólar sobe com foco na inflação
A moeda norte-americana segue a ganhar terreno face às principais divisas negociadas. O índice do dólar composto pela Bloomberg sobe 0,38% para os 1.147,78 pontos, mas esteve já a valorizar 0,47%, numa altura em que os investidores aguardam a publicação do índice de preços no consumidor, nos Estados Unidos, que está agendada para esta quinta-feira. Esta quarta-feira, foi anunciado que, em Agosto, o índice de preços no produtor subiu 0,2% face ao mês anterior, ficando aquém das estimativas que apontavam para um ganho de 0,3%.


Petróleo em alta com previsões de maior procura
Os preços do petróleo seguem a negociar em alta nos mercados internacionais. Em Nova Iorque, o West Texas Inermediate (WTI) sobe 1,64% para os 49,02 dólares por barril. Já em Londres, o Brent avança 1,22% para os 54,93 dólares por barril. A impulsionar este desempenho está o relatório da Agência Internacional de Energia (AIE) que revelou que prevê o maior crescimento da procura em dois anos. Estima um aumento do consumo de 1,6 milhões de barris por dia. Além disso, mantêm-se os rumores de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) estará a considerar prolongar os cortes de produção acordados além de Março do próximo ano. Por outro lado, o Departamento de Energia dos Estados Unidos revelou que os inventários de crude no país registaram a maior queda de sempre.


Cobre cai pelo segundo dia com aumento das reservas
Os preços do cobre negoceiam em queda pelo segundo dia consecutivo, a reflectir o anúncio de que os inventários aumentaram na principal bolsa de metais do mundo. O metal cede 1,9% para os 6.540 dólares por tonelada métrica. Os analistas consultados pela Bloomberg estão a tornar-se mais cautelosos em relação ao metal que, na semana passada, atingiu máximos de três anos, devido aos sinais de que a procura está a diminuir e que a oferta está a aumentar.

Fonte: Jornal de Negócios

Atletas russos vão ser ilibados das acusações de doping

De acordo com excertos de um relatório da agência antidoping, publicados pelo jornal The New York Times, não foram reunidas provas suficientes para condenar 95 atletas implicados no caso.
A Agência Mundial Antidopagem (AMA) vai ilibar 95 dos 96 desportistas analisados na sequência do escândalo de doping generalizado que afetou a Rússia, segundo um relatório da AMA divulgado hoje pelo The New YorkTimes.
Segundo estes documentos, a AMA já investigou os casos de 96 desportistas, de nove modalidades, citados pelo relatório do jurista canadiano Richard McLaren, em novembro de 2015, que revelou um sistema de dopagem alargado na Rússia, com apoio estatal, que foi negado por Moscovo.
Na segunda parte do relatório, publicada em dezembro de 2016, McLaren identificou mais de mil desportistas russos que teriam "sido implicados ou tirado benefício de manipulações para contornar controlos positivos".
Nos documentos divulgados hoje pelo jornal The New York Times, a AMA lamenta que o antigo diretor do laboratório antidoping de Moscovo, atualmente refugiado nos Estados Unidos, Grigori Rodtchenkov, esteja "indisponível para testemunhar, devido a circunstâncias externas".
Em entrevista ao jornal, Niggli explicou que "o sistema estava muito bem organizado", reconhecendo que "vários anos depois dos factos, as provas são limitadas". "Devemos aceitar que o objetivo do relatório McLaren foi demonstrar um sistema [de dopagem] e não violações individuais", frisou Niggli.
Sem surpresa, Moscovo reagiu com satisfação às revelações do jornal norte-americano. "As informações do relatório McLaren são incompletas e em muitos casos falsas. Este é o motivo para estas decisões", afirmou o vice-presidente do comité olímpico russo Stanislav Posdniakov, à agência noticiosa russa R-Sport.
A Rússia negou sempre a existência de um sistema de dopagem com apoio estatal, insistindo na responsabilidade individual dos atletas dopados ou dos responsáveis pelos controlos antidoping.

Fonte: Lusa
Foto: Tatyana Makeyeva/Reuters