sábado, 19 de fevereiro de 2022

Actividade semanal da GNR em todo o país

Entre os dias 11 a 17 de fevereiro

  1. Detenções: 398 detidos em flagrante delito, destacando-se:
  • 151 por condução sob o efeito do álcool;
  • 102 por condução sem habilitação legal;
  • 37 por tráfico de estupefacientes;
  • 14 por furto e roubo;
  • Oito por posse de arma proibida;
  • Sete por incêndio florestal.

  1. Apreensões:
  • 8 760 doses de haxixe;
  • 423 doses de heroína;
  • 14 armas de fogo;
  • 15 veículos.

  1. Trânsito:

Fiscalização: 8 769 infrações detetadas, destacando-se:

  • 1 627 excessos de velocidade;
  • 732 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
  • 664  por falta de inspeção periódica obrigatória;
  • 555 relacionadas com tacógrafos;
  • 393 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
  • 352 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei;
  • 347 relacionadas com anomalias nos sistemas de iluminação e sinalização;
  • 298 por falta de seguro de responsabilidade civil.

Tempestade Eunice já provocou pelo menos 13 mortes

Tempestade já afetou a Irlanda, parte do Reino Unido, Norte de França, Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo, Dinamarca e Holanda e Polónia.

A tempestade Eunice, que continua a afetar o noroeste da Europa, provocou, pelo menos, 13 mortes e vários danos materiais, sendo agora esperadas rajadas de vento na costa alemã.

Esta tempestade já afetou a Irlanda, parte do Reino UnidoNorte de FrançaBélgicaPaíses Baixos e LuxemburgoDinamarca e Holanda e Polónia.

Até ao momento, já foram registadas 13 mortes - duas na Polónia e na Alemanha, quatro na Holanda, três em Inglaterra, uma na Bélgica e uma na Irlanda.

"Existe o risco de rajadas de força violenta, com um máximo entre 100 e 115 quilómetros por hora", avisaram os serviços meteorológicos alemães, notando que podem verificar-se telhados danificados e árvores arrancadas.

Centenas de voos, comboios e 'ferries' já foram cancelados no noroeste da Europa face à tempestade.

Na Holanda, dezenas de casas foram despejadas e a rede ferroviária está interrompida.

Lusa

Imagem: The Gardian

Edição especial de Carnaval do Comboio Histórico do Vouga

O Comboio Histórico do Vouga vai voltar a circular na única linha de via estreita da CP, entre Aveiro e Macinhata do Vouga, nas manhãs dos dias 26 e 27 de fevereiro e ainda na manhã de terça-feira, 01 de março.

Trata-se de uma edição especial, que a CP – Comboios de Portugal vai realizar, no período do Carnaval proporcionando, novamente, o contato com a paisagem do Vouga, num passeio a bordo da composição histórica, formada por cinco carruagens, num total de 206 lugares, e rebocada pela locomotiva a vapor E214, da Henschel & Sohn.

O comboio parte às 09h00 da estação de Aveiro, com destino Macinhata do Vouga e, em Águeda, efetua paragem, para entrada de clientes.

Em Macinhata do Vouga os clientes têm à sua disposição entretenimento variado, podendo optar por uma visita ao Museu Ferroviário, pela compra de produtos típicos na pequena feira da estação ou pela participação nas danças e cantares regionais.

No regresso, o comboio parte às 12h15 de Macinhata do Vouga.

 O preço do passeio varia entre 35 euros para adultos e 25 euros para crianças (4 aos 12 anos, inclusive).

As viagens nos serviços Alfa Pendular, Intercidades e Regional, com destino e origem em Aveiro, quando adquiridas em simultâneo com a viagem no Comboio Histórico do Vouga têm uma redução de 25% no preço final, enquanto as viagens de ida e volta, nos serviços Urbanos do Porto, têm o preço promocional de 2 euros.

Nesta edição são aceites, para troca por bilhetes inteiros ou de criança, os vouchers-oferta da CP, que se encontrem dentro da validade.

A CP recomenda aos seus clientes a consulta de informações mais detalhadas em cp.pt ou através da Linha de Atendimento - 808 109 110 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

Encanto e desencanto em tempo de COVID — Parte II

  • Padre David Francisquini*

Como havia prometido, volto ao tema do artigo anterior, com o seu complemento indispensável. Com efeito, os fiéis clamam por ouvir de seus pastores palavras que ecoem as do divino Salvador, ávido de levar as almas para o Céu. Tal voz não pode faltar quando as almas mais se acham desamparadas.

Será que esses pastores puseram limites à vocação que o próprio Deus lhes deu? Atente-se para o que afirma o Concílio de Trento sobre a obrigação que lhes é imposta: “devem providenciar e facilitar o acesso dos fiéis aos sacramentos, para que assim possam assegurar o seu destino eterno, ministrando-lhes, em caráter de urgência, não protelatório, sob pena de pecado grave, o sacramento da Extrema Unção ou Unção dos Enfermos”.

Numa situação de pandemia como a atual, é triste ver que nenhuma voz se levanta em defesa dos fiéis hospitalizados nas clínicas. Contudo, o paciente tem direito a assistência ampla. Da parte das autoridades sanitárias não o permitir é extrapolar dos limites da mera atribuição médica, conforme veremos.

Assim procedendo, seja em hospitais particulares seja nos públicos, elas invadem a competência da autoridade espiritual e religiosa, mesmo que não a reconheçam, porquanto o ordenamento jurídico estabelece garantias desta natureza aos enfermos que desejarem cuidados espirituais.

Apresentar, no momento da internação, termos que impedem essa garantia, é aproveitar-se da fragilidade de quem não apenas se encontra doente, mas também de seus familiares, como foi o caso de um fiel que fui atender em Campos dos Goytacazes. Na verdade, não consegui chegar até ele, pois fui impedido de entrar, apesar de ter passado quase todo o dia na portaria do hospital.

O documento alegado não tinha e não tem valor jurídico, pois impede a liberdade religiosa assegurada pela Constituição Federal, razão pela qual entreguei o caso a um advogado, na expectativa de que ele conseguisse, por meios jurídicos, insistir no direito do paciente ao atendimento espiritual.

Atitude como esta por parte das autoridades sanitárias não passa de uma tirania em nome da saúde, uma perseguição religiosa que se instala aos poucos no Brasil e no mundo. Na cidade vizinha de Itaperuna, um doente morreu sem assistência espiritual porque um padre também não pôde entrar na UPA onde ele se encontrava.

Diante de tais entraves, é de suma importância recordar ao público o que estabelece a nossa legislação. Graças a Deus, muitos advogados católicos, entre eles o Dr. Miguel Vidigal, vêm se interessando em amparar os desvalidos nestas circunstâncias. De São Paulo ele vem arregimentando colegas de todo o Brasil para que ofereçam assistência jurídica gratuita aos hospitalizados que desejam receber assistência espiritual.

Assim, aponta ele que o artigo 5º da Constituição reza que a liberdade de consciência e de crença é inviolável, assegurando o livre exercício do culto, o acesso aos locais de culto e a realização das suas liturgias. O inciso VII do referido artigo garante também, na letra da lei, a assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.

No plano infraconstitucional, respaldado pela mesma Magna Carta, a lei nº 9.982/2000 dispõe, no art. 1º, os termos do acesso assegurado em todos os estabelecimentos hospitalares públicos e privados, aos estabelecimentos prisionais, civis e militares, a todas as confissões religiosas para o atendimento religioso aos internados, de comum acordo com estes ou com seus familiares, dependendo das circunstâncias.

Para reafirmar o que diz o artigo acima, é importante notar que em momentos como o que vivemos não é de esperar a profissão de fé por parte dos organismos estatais. Mas é imperativo moral que seus representantes manifestem respeito, proteção e garantia do direito à assistência religiosa a todos os cidadãos, mormente os que se encontram em situação de iminente perigo de vida.

Qualquer ação ou inércia no sentido de restringir tais direitos inalienáveis configura crime perante o ordenamento jurídico pátrio, um criminoso desserviço à sociedade, uma afronta ao próprio Deus, pela desobediência aos seus Mandamentos, valendo esta afirmação para crentes e não crentes nos ensinamentos divinos, já que todos, sem exceção, disto prestarão severas contas no momento que o Senhor nosso Deus os chamar.

E agora, como conciliar os nossos propósitos mesquinhos com as sábias palavras das Escrituras sagradas: “Que servirá a um homem ganhar o mundo inteiro, se vem a prejudicar a sua vida? Ou que dará um homem em troca de sua vida?” (Mt 16, 26).

Em nenhum outro momento da nossa história se viu tamanha afronta, mesmo em tempos de contágios como a lepra, o cólera, a tuberculose, entre outras doenças de maior contágio que a peste chinesa. Conforme documentos e depoimentos de médicos, divulgados nas redes sociais, nunca se serviu de pretextos tão capciosos para negar aos mais necessitados a assistência religiosa que lhes é devida.

Ainda nos antigos tempos de Seminário, surpreendeu-me ler sobre a malícia dos comunistas promotores da guerra civil espanhola de 1936, que antes de assassinar os católicos, procuravam a todo custo fazer com que eles abandonassem a fé para só então executá-los, a fim de encher o inferno de apóstatas e pecadores.

Ainda me recordo do bem espiritual que auferi dessa leitura, e hoje sinto a mesma malícia diante desta circunstância com a qual me deparo, ou seja, de procurar eliminar Deus da sociedade e das instituições. Não é difícil vislumbrar, nessas proibições das autoridades sanitárias que impedem um sacerdote de cumprir o seu dever, a mesma maldade, o mesmo ódio que se encontra no bojo de toda revolução anticristã, o ímpeto em perder o maior número possível de almas.

Roguemos à Santíssima Virgem Maria que venha nos socorrer nessas circunstâncias, para que muitos levantem a voz em favor da Igreja, de Deus e das almas.

ABIM

____________

* Sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria – Cardoso Moreira (RJ).

Von der Leyen volta a ser ignorada: ‘Sofagate’ repete-se agora em cimeira da UE com a União Africana

 

Ursula von der Leyen voltou a ser ignorada num ato público, numa repetição do ‘Sofagate’ – a presidente da Comissão Europeia não foi cumprimentada pelo ministro das Relações Externas do Uganda, Jeje Odongo, que apenas se dirigiu para os dois homens da sala: o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e o presidente francês, Emanuel Macron.

Quem ‘salvou’ a situação foi o líder francês que, após Odongo voltar ao seu lugar para posar para as fotografias, fez um aceno com a mão dirigido a Von de Leyen. Só então, após a ‘reprimenda política’ é que Odongo cumprimenta Von der Leyen, à margem da cimeira em Bruxelas entre a União Europeia e a União Africana.

Recorde-se que o ‘sofagate’ nasceu de um erro diplomático na Turquia que deixou a presidente da Comissão Europeia de lado, num encontro com Charles Michel e Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, quando numa sala estavam dispostas apenas duas cadeiras para três líderes diplomáticos – a líder alemã ficou de pé ao passo que os dois homens ocuparam os dois lugares disponíveis… sem hesitação.

Francisco Laranjeira / Multinews

Imagem:  multiNews - Sapo

Curso de treinadores de futebol está a decorrer na Câmara de Águeda

 Formação, que terminará em maio, confere o certificado UEFA C Grau I e conta com cerca de 50 formandos

A Câmara Municipal de Águeda está a acolher a formação relacionada com o curso de treinadores de futebol UEFA C Grau I, promovido pela Associação de Futebol de Aveiro (AFA), que envolve cerca de 50 formandos de toda a região.

A AFA, que está delegada pela Federação Portuguesa de Futebol para a organização e realização dos Cursos de Treinadores UEFA C e B de Futebol e Futsal na área geográfica da sua jurisdição, escolheu Águeda para acolher esta ação de formação, à qual a Câmara de Águeda prontamente se associou com a cedência do espaço para acolher as aulas teóricas.

“A formação e valorização dos agentes desportivos é uma premissa estratégia a que damos particular ênfase, porque consideramos que é essencial para o desenvolvimento e implementação das melhores práticas nos clubes do concelho, da região e não só”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que, neste curso, os formandos têm a possibilidade de aprofundar os seus conhecimentos e adquirir as ferramentas e competências necessárias para exercerem esta profissão.

Para o também Vereador do Desporto, é de realçar a importância deste curso, tendo em conta que, no final, os formandos ficarão aptos para treinar todos os escalões de formação dos clubes. “É uma mais-valia para os clubes e crianças que podem aprender com treinadores devidamente habilitados”, frisou, congratulando a AFA pela organização e dinamização deste curso.

As aulas teóricas estão a decorrer, desde janeiro em formato online e presencialmente, no Salão Nobre da Autarquia, desde o dia 12 de fevereiro, enquanto que a formação prática (a partir de 21 de maio) terá lugar no Estádio Municipal, cedido pelo Recreio Desportivo de Águeda. O curso terminará a 29 de maio.

Em Águeda, estão a ser formados cerca de 50 treinadores, entre os quais uma jovem de 23 anos. Residente em Oiã e jogadora de futebol no NEGE (em Vagos), Tatiana salientou que “ser treinadora é o caminho a seguir” e por isso inscreveu-se no curso.

Refira-se que o curso confere uma dupla certificação concedida pela UEFA Coaching Convention e pelo Programa Nacional de Formação de Treinadores (PNFT). No final da formação, os formandos recebem esta certificação (que lhes permite o exercício de funções no espaço UEFA e nos países que a reconhecem) e a certificação IPDJ necessária à obtenção do Título Profissional de Treinador de Desporto (TPTD), que confere a devida autorização legal para o exercício de funções em Portugal.

Com este curso e com a certificação, os formandos podem, como referido, iniciar funções de treinador nos clubes de formação ou continuar os seus estudos na área para novos graus formativos.

Benfica vencia por dois golos ao intervalo e deixou-se… empatar!

 O Benfica empatou hoje a dois golos em casa do Boavista, no jogo de abertura da 23.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, no qual os 'encarnados' estiveram a vencer por 2-0.

Taarabt (21 minutos) e Grimaldo (30) colocaram o Benfica em vantagem, mas o Boavista conseguiu chegar à igualdade, com golos de Gustavo Sauer (74) e Makouta (80).

O Benfica segue na terceira posição, com 51 pontos, a três do Sporting e a nove do líder FC Porto, que têm menos um jogo, enquanto o Boavista, que não vence há oito encontros, período no qual somou sete empates, é 12.º classificado, com 22.

Madremedia/Lusa

 

 

Piloto da TAP recusa embarque a Presidente da Eslovénia e obriga Estado a gastar 40 mil euros

Por um atraso de três minutos, Borut Pahor foi impedido de embarcar. “A TAP lamenta o transtorno", mas garante que, "em todas as fases do processo, foram aplicadas e cumpridas as normas e legislação em vigor”.

O Estado português gastou cerca de 40 mil euros para garantir o regresso do Presidente da Eslovénia a casa. O chefe de Estado esteve de visita a Portugal esta semana e regressava ao país na quarta-feira, mas um atraso de três minutos impediu-o de embarcar com a comitiva num voo da TAP.

A decisão terá sido do piloto do aparelho, refere o “Correio da Manhã” nesta sexta-feira, adiantando que o Estado português acabou por contratar um voo privado, que partiu de Tires para levar toda a comitiva eslovena (constituída por 15 pessoas) de regresso.

Segundo o jornal, na altura da decisão, o avião ainda tinha os calços colocados nas rodas, estando imobilizado na pista. O impedimento de embarque terá levado a um atraso ainda maior, dado que as bagagens já se encontravam no porão e tiveram de ser retiradas.

A companhia aérea já reagiu, dizendo apenas que “a TAP lamenta o transtorno causado por esta situação, mas, em todas as fases do processo, foram aplicadas e cumpridas as normas e legislação em vigor. A TAP cumpre escrupulosamente todas as regras aplicáveis”.

A decisão esteve prestes a causar um incidente diplomático. A Renascença já pediu esclarecimentos ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, mas não obteve qualquer resposta até ao momento.

Marta Grosso / RR

CASCAIS | Embaixador da Sérvia morre afogado na Boca do Inferno

O alerta às autoridades foi dado às 13h20 

O embaixador da Sérvia em Lisboa, Oliver Antic, morreu esta sexta-feira por afogamento na Boca do Inferno, em Cascais, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Lisboa.

A mesma fonte adiantou que o alerta para as autoridades foi dado às 13h20.

Segundo o CDOS, no local estiveram quatro viaturas e sete operacionais dos bombeiros do Estoril, Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Autoridade Marítima Nacional e Instituto de Socorros a Náufragos.

O diplomata foi resgatado com vida, tendo sido sujeito a quase uma hora de manobras de reanimação. Mas o óbito acabaria por ser declarado no local.

Oliver Antic tinha 71 anos de idade e era embaixador da Sérvia em Portugal desde 2016.

Celso Paiva Sol/rr/Lusa

Imagem: Renascença