quinta-feira, 9 de junho de 2016

10 Junho: Comunidades portuguesas são consenso que une forças políticas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que as comunidades portuguesas são um consenso que une forças políticas, económicas e sociais e são verdadeiras embaixadoras de Portugal pelo mundo fora.

O chefe de Estado defendeu esta posição através de uma mensagem transmitida pela RTP, por ocasião das comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que, "se há um denominador comum nas forças políticas, económicas e sociais portuguesas, esse denominador, esse consenso chama-se comunidades portuguesas".

"Comunidades que são verdadeiras embaixadoras de Portugal por esse mundo fora, repartidas por todos os continentes. E que, com determinação, com pertinácia, com lealdade, com permanente ligação à terra mãe, projetam de geração em geração para os luso-descendentes aquilo que é fundamental na pátria que constituímos", elogiou.

Nesta mensagem televisiva, o Presidente da República dirigiu-se aos portugueses que vivem no estrangeiro - "fora do território físico", mas no "território espiritual" do país - e agradeceu a todos, "vivam onde viverem, façam o que fizerem, qualquer que seja a sua condição, a sua atividade, a forma como contribuam para manter Portugal vivo em todo o mundo".

"Aquilo que representa tanto da nossa maneira de ser, a vocação ecuménica, a capacidade de nos adaptarmos a latitudes e a longitudes, de nos ajustarmos a climas, falarmos línguas, aceitarmos conviver com terras e gentes muito diversas, é isso que faz Portugal. Portugal agradece-vos pela voz do Presidente da República Portuguesa", completou.

O Presidente da República começou por referir que 10 de Junho é o dia de uma "pátria de quase nove séculos", dia de "Camões, que cantou o passado glorioso de Portugal" e "dia das Forças Armadas, que ajudaram a construi Portugal ao longo dos séculos".

"E finalmente, dia das comunidades portuguesas, dia daquele Portugal que vive por todo o mundo, que todos os dias cria novos portugais fora do território físico que somos, mas integrando o nosso território espiritual. A alma é a mesma, o mérito é maior", acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa iniciou hoje de manhã as comemorações do Dia de Portugal.

No dia 10 de Junho, sexta-feira, haverá uma cerimónia militar no Terreiro do Paço, em Lisboa, e depois as cerimónias prosseguem, de forma inédita, em Paris, junto da maior comunidade portuguesa no estrangeiro, onde estarão presentes o Presidente da República e o primeiro-ministro, António Costa.

Fonte: Lusa
_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG 

Hora de Fecho: "Este bebé veio dar um rumo à minha vida", diz pai

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
BEBÉS 
Miguel Ângelo, pai do bebé nascido em São José, já registou o filho. Chamou-lhe Lourenço Salvador. Lourenço a pedido da mãe, em morte cerebral, e Salvador por dizer que o filho lhe salvou a vida.
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA 
Partidos não conseguiram texto conjunto, mas PS acabou por aprovar o voto da direita, o que fez com que as duas posições anti-sanções fossem aprovadas. Socialistas acusados de estarem "reféns" do PCP.
COMISSÃO EUROPEIA 
Mariano Rajoy enviou uma carta a Juncker a pedir que Espanha não sofra sanções. Mas o Governo português recusa o caminho da informalidade: diz que tem razões suficientes para seguir as regras.
UNIÃO EUROPEIA 
O ministro das Finanças e o ministro dos Negócios Estrangeiros vão reunir-se esta quinta-feira com os embaixadores dos Estados-Membros. A reunião terá como pano de fundo as sanções a Portugal.
SONDAGENS 
PS, PSD e BE subiram nas intenções de voto em junho. CDS e CDU desceram nas intenções de voto, tal como aconteceu com o nível de popularidade do atual Governo.
CASO BES 
'Saco azul' do GES financiou compras de ações por parte de Ricardo Salgado durante a última fase de privatização da EDP. Banco liderado por Salgado assessorava concorrentes chineses.
EURO 2016 
É a misturar o francês e português que Domingos Esteve, uma das centenas de pessoas que viu o autocarro da seleção chegar a Marcoussis, lamenta não poder ir ver o treino. Em 84 não era assim, diz ele.
FOTOGALERIA 
Um raio a cair sob a Estátua da Liberdade, um casal que se beija (mas só na sombra), um peixe no momento da sua morte. Veja 25 fotografias captadas no momento perfeito.
TESTES 
Conseguiria identificar Lisboa sem as cores que a pincelam? O autor de um livro de colorir para adultos quer saber a resposta. Veja se consegue descobrir que cidades a preto e branco são estas.
CULTURA 
O Primavera Sound está de volta ao Porto, Leiria recebe uma corrida de drones e em Lisboa os santos populares estão em força. Aqui ficam algumas sugestões para aproveitar o fim de semana prolongado.
GELADOS 
Chega o tempo quente e, com ele, sabores de época às melhores geladarias de Lisboa e Porto. O que se segue é trabalho de campo: recolher e provar as novidades porta a porta. Alguém tinha de o fazer.
Opinião

Helena Garrido
A recuperação da nossa economia seria sempre difícil por causa da crise bancária e porque o mundo vive um tempo de estagnação. Mas fizemos a nós próprios o favor de tornar a retoma ainda mais difícil.

Paulo Tunhas
Às vezes, faz bem recuar a tempos longínquos e lembrar o que, no passado, acreditávamos sobre várias matérias. Que pintura, que música, que poesia, que romances, que filmes nos continuam a dar prazer?

Rui Ramos
António Costa queixa-se de que a Europa não o deixa ser social-democrata. Mas problema do que ele chama “social democracia” em Portugal é que teria de ser financiada com o dinheiro dos outros.

Luís Aguiar-Conraria
A ideia de não se tocar nas actuais pensões é iníqua para com as actuais gerações no activo. De acordo com as regras presentes, , os actuais trabalhadores já vão ter pensões muito menos generosas.

Maria João Marques
Já estamos em boa hora de começar a ver uma expropriação de propriedade privada como o último recurso de qualquer problema. E de fazermos t-shirts com o slogan ‘nem mais um metro quadrado para a CML’.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Mide Telefónica desarrollo digital en 34 países de los 5 continentes


by Yesica Flores
• De acuerdo al estudio Telefónica Index on Digital Life (TIDL), América Latina cuenta con un “sobredesempeño digital” con respecto a su PIB per cápita.
• México supera al resto de los países latinoamericanos en cuanto al desarrollo de servicios públicos digitales, en especial en lo que se refiere a gobierno digital, revela el análisis.

Ciudad de México, jueves 9 de junio de 2016 – Con la finalidad de analizar en detalle el desarrollo digital de países de los cinco continentes, Telefónica publicó el índice TIDL, un estudio único por la metodología de su medición, en el que se examinan 34 países del mundo.
En el índice se contemplan principamente los aspectos de “apertura digital”, que se refiere a libertad y apertura en Internet y servicios públicos digitales; “confianza digital”, que contempla aspectos como la adopción, privacidad y seguridad digitales, así como el “emprendimiento digital”, en referencia a los conocimientos básicos digitales respecto a negocios, innovación y finanzas.
“Estados Unidos encabeza el índice con una puntuación de 96,3/100; en tanto que Canadá, Reino Unido, Colombia, Australia, EE.UU. y Chile lideran la clasificación con sobre-desempeño con relación a su PIB per cápita”, señaló el estudio.
El índice, que revela que los países más ricos no necesariamente son aquellos que tienen los mejores indicadores de desarrollo digital, señaló también que los países de América Latina muestran un progreso considerable en relación con su desempeño económico, en especial Colombia, Chile y México.
Cabe destacar que México lidera a nivel latinoamericano en innovación, pues cuenta con una inversión superior en software y en investigación y desarrollo, además de que tiene un desarrollo digital mayor al promedio en los rubros de “apertura, confianza y emprendimiento digital”.
Los mexicanos cuentan con un servicio público digital superior, comparado con el resto de los países vecinos y los jóvenes (18-34 años) tienen una actitud muy positiva frente a las oportunidades de emprendimiento. Sin embargo, las cifras de privacidad y seguridad digital son inferiores a las del resto de la región.

Por otro lado, Italia se encuentra en la última posición entre los países del G7, ubicándose en la 17° posición con 64,8 puntos, mientras que el resto de países de dicha agrupación se encuentran entre los primeros 8 (EE.UU., Canadá, Reino Unido, Francia, Alemania y Japón). En la clasificación entre los países más poblados del mundo, está China (puesto 24, con 58,3) por encima de India (puesto 28, con 54,4 puntos).
El TIDL, en el que participan académicos de instituciones como London’s Imperial College Business School, George Mason University y la University of Pécs, busca ofrecer un análisis y propuestas de políticas públicas para el desarrollo del ecosistema digital en los países donde Telefónica opera.
En lo que se refiere a la conectividad digital, el progreso alcanzado después de la liberalización del mercado de las telecomunicaciones es ampliamente reconocido. En América Latina, un estudio publicado por la CAF en 2013 identificó una mejora sustancial en las redes de telecomunicaciones (33,8% entre 2010 y 2013), mientras que plantea el estancamiento relativo de otros factores que favorecen el desarrollo del sector de las TIC.
A pesar de que es necesario mantener las inversiones en las redes de telecomunicaciones para evolucionar hacia las tecnologías de última generación, es evidente que hay trabajo por hacer en otros componentes de la vida digital. Un informe de 2016 sobre inclusión digital, encargado por GSMA Latam, concluye que la falta de infraestructura digital no se encuentra entre las barreras más relevantes para la adopción de Internet en América Latina: mientras que sólo el 10% de la población de la región vive en zonas donde los servicios de Internet móvil no se ofrecen, 57% de las personas con cobertura no exigen servicios de internet.
La GSMA señala que las brechas más representativas están en el contenido local relevante, la alfabetización digital y las competencias digitales.

El TIDL sugiere que existen cuellos de botella en el panorama global, los cuales impiden a algunos países tener un ecosistema digital exitoso para sus ciudadanos. Además de este nuevo Índice, Telefónica ha publicado hoy también algunas recomendaciones para gobiernos y creadores de política pública para mejorar los cuellos de botella y apalancarse en las fortalezas de los países que se han identificado a través del TIDL.
Las recomendaciones de Política Pública enfatizan en primer término en las condiciones regulatorias que afectan la estructura del mercado (la innovación abierta y la capacidad del cliente para elegir); así como la legislación para mejorar la experiencia del cliente (libertad de expresión, privacidad y seguridad), al igual que las políticas para sustentar la innovación (habilidades digitales, actitudes culturales y el ecosistema de emprendimiento).
Al respecto José María Álvarez-Pallete, Presidente Ejecutivo de Telefónica, señaló: “La regulación actual tiene que cambiar para que los países puedan maximizar las oportunidades digitales. Para liberar todo el potencial de la economía digital, necesitamos ir en búsqueda de políticas públicas más justas y una mejor cooperación entre todas las partes, públicas y privadas. Sin esto, corremos el riesgo de una brecha digital, donde no solo se ve amenazado el progreso económico, sino también la calidad de vida de los ciudadanos a escala global”.

“El Índice refleja la visión de Telefónica, donde la tecnología debe estar abierta para todos. Estudios recientes estiman que un incremento del 10% en la digitalización de la economía, puede incrementar el crecimiento del PIB per cápita en un 40%. Necesitamos que las instituciones, gobiernos, asociaciones, empresas, creadores de política pública y ciudadanos sean conscientes de todo el potencial que tiene el mundo digital para el beneficio de la sociedad”.
El Índice y el informe correspondiente están disponibles en:http://indexdigitallife.telefonica.com
Acerca de Telefónica
Telefónica es una de las mayores compañías de telecomunicaciones del mundo por capitalización bursátil y número de clientes. Apoyándose en las mejores redes fijas, móviles y de banda ancha, así como en una oferta innovadora de servicios digitales, la Compañía se está transformando en una 'Telco Digital', lo que le posiciona muy favorablemente para satisfacer las necesidades de sus clientes y capturar el crecimiento en nuevos ingresos.

Presente en 21 países y con una base de clientes de más de 322 millones de accesos en todo el mundo, Telefónica tiene una fuerte presencia en España, Europa y Latinoamérica, donde la compañía concentra, fundamentalmente, su estrategia de crecimiento.
Telefónica es una empresa totalmente privada que cuenta con más de 1,5 millones de accionistas directos. Su capital social está dividido en la actualidad en 4.551.024.586 acciones ordinarias que cotizan en el mercado continuo de las bolsas españolas y en las bolsas de Londres, Nueva York, Lima y Buenos Aires.
Yesica Flores | junio 9, 2016 a las 12:07 pm

GOOOOLO DO MEXIA!

Expresso Curto por Nicolau Santos. Cafeína da melhor. Já é boa tarde, o bom dia foi quando pela calada da manhã Nicolau escreveu e o Expresso publicou este Expresso Curto que lá mais para a frente (em baixo) vão poder ler. E o Nicolau começa assim: “Como não se vai falar de outra coisa senão de futebol durante um mês, pelo menos o escriba deve tentar ligar o futebol à realidade”. É verdade. Vai ser uma seca das maiores. Vai de cair e ficar a ver bolinhas – em vez de estrelinhas. Claro que queremos que a seleção de Portugal vença o Euro 2016. Caso assim não aconteça… Ao menos que faça boa figura. Merecemos. E os jogadores também. Até o “Querido Presidente”, Marcelo, para os amigos. E somos todos amigos… Não fomos? Ah! Esta expressão com passado talvez se deve aplicar quando Marcelo já estiver a cumprir o segundo mandato. Talvez antes. Nunca se sabe. Os políticos são volúveis… Adiante.
Nicolau aborda Mexia, dribla mas falha o golo. Mexia, aquele da EDP, o “panguiau” que limpa milhões como quem se coça cheio de sarna. Um sarnoso cheio de sorte. Ainda bem. Isso também é o que a seleção de futebol precisa neste Euro 2016.

Mexia era socialista. Era. Agora é multimilionário e vai morrer assim. Talvez até nem morra de vez. Talvez que de cada vez que esticar o pernil os chineses lhe administrem choques elétricos especiais e exclusivos que o ressuscitem. Com a sorte que ele anda até deve resultar. Os vindouros é que estão tramados: eletricidade muito mais cara na Europa e no mundo é em Portugal… para pagar as mordomias ao Mexia e aos outros Mexias. Eles mexem, não roubam. Pois.

O melhor é nem “mexer” mais nisto, na prosa. Vão ao Curto. Nicolau faz montanhas de abordagens que interessam. Formar e informar, de lacinho. Que giro!

Gosto. Só a vantagem de não ter de se fazer o nó da gravata. O Mexia não. Esse deve ter lá um mordomo, perito, a quem paga (mal) para lhe fazer os nós de gravata. Só nos nós cegos é que o Mexia é bom. Com o Mexia é sempre gooolo! Então e não vêem?!

Mário Motta / PG

Bom dia, este é o seu Expresso Curto 

Nicolau Santos – Expresso

A António Costa falta-lhe um Ricardo Quaresma. Mas ao SNS não

Bom-dia. Este é o seu Expresso Curto, em vésperas de um fim-de-semana prolongado, que será marcado pelo início do Europeu de Futebol em França, já a partir de amanhã.

Pois bem, como não se vai falar de outra coisa senão de futebol durante um mês, pelo menos o escriba deve tentar ligar o futebol à realidade, uma coisa que o presidente da EDP, António Mexia, já fez, ao dizer que o seu salário, de 1,5 milhões de euros brutos por ano ou 700 mil líquidos, “equivale ao de um defesa direito de um clube do meio da tabela”. Exageros ou generosidade do dr. Mexia, claro.

Ora ontem, olhando para o que se passava no relvado do Estádio da Luz, em que até aos 25 minutos aquilo não atava nem desatava, tudo um bocadinho pastoso, sem oportunidades de golo, quanto mais golos, uma pessoa com alguma imaginação poderia fazer uma comparação com a situação económica que se vive no país e com o Governo, onde há um capitão que parece o Ronaldo mas depois não parece existir mais ninguém capaz de brilhar.

Pois estava o escriba em tais meditabundices quando um tal de Ricardo Quaresma, que por acaso um dia quando se transferiu para o Barcelona foi apelidado de Harry Potter, saca de um cruzamento de trivela teleguiado para o interior da área e lá dentro, onde havia cinco eslovenos, surge a cabeça do capitão Ronaldo a cabecear um míssil para o fundo da baliza.

Ainda os eslovenos estavam a tentar perceber o que tinha falhado na sua organização defensiva, já o tal do Harry Potter entrava outra vez pelo lado esquerdo, dava uns nós e uns laços aos defesas que lhe apareceram pela frente, e zás, de um ângulo dificílimo fazia um chapéu ao guardião esloveno de se lhe tirar o chapéu e do estádio ir aos píncaros. E foi mesmo, porque não se veem obras de arte todos os dias. Como diz o Pedro Candeias, “Quaresma é quando este homem quiser”.

E pronto, voltam as comparações com a política. É que a partir dali, aquela equipa um bocadinho maçadora e sem rasgo que tinha estado em campo e que fora salva por dois rasgos individuais de dois rapazes brilhantes, passou a jogar como uma máquina, bola aqui, bola ali, centro, remate, golo, recuperação, passe, remate, golo, saíam uns entravam outros, e a máquina sempre a carburar na perfeição e até parecia que carburava melhor, mesmo após a saída do capitão Ronaldo ao intervalo, quando havia 3-0. Na segunda-parte, sem ele, os eslovenos foram passados a ferro e a seleção vai para França com o ego enfunado, a confiança ao nível dos Himalaias e 7-0 no bornal à Eslovénia. Como diz o Jornal de Notícias, “com Ronaldo e Quaresma é outra Estónia”.

Ora o que tem a seleção nacional, não tem o Governo. Tem uma estrela maior, o primeiro-ministro, mas depois falta-lhe o Ricardo ‘Harry Potter’ Quaresma que desbloqueie situações mais difíceis, quando tudo o resto não funciona. Ontem, lá veio o Banco de Portugal juntar-se ao coro das instituições internacionais que estão a rever as previsões para a economia portuguesa para este ano (agora aposta em 1,3% contra 1,8% do Governo) e alertar para a possibilidade de serem necessárias "medidas adicionais" para cumprir os objetivos orçamentais, bem como para a "perda de dinamismo" das reformas estruturais e para a "permanência de riscos" no setor financeiro. Mais: o banco central prevê mesmo a maior queda das exportações desde 2005. E quem teve de sair a terreiro? António Costa, claro, que afirmou que “há quem prefira previsões. Eu prefiro os factos”. Pois, mas isso é o que se diz quando as previsões dos outros começam a contradizer de forma sistemática as nossas próprias previsões. Já o ministro das Finanças, que se encontra em Nova Iorque a tentar convencer investidores a apostar em Portugal, afirmou com aquele ar sofrido que tem que não vê razões para alterar o quadro macroeconómico em que foi construído o Orçamento do Estado para este ano. Olhe quequando FMI, OCDE, Banco Mundial, Comissão Europeia e Banco de Portugal apontam num sentido e V.Exa. noutra é mesmo capaz de haver razões para mudar as previsões, dr. Centeno…

Ainda por cima, paira sobre o país a ameaça de sanções económicas por parte da União Europeia. O argumentário contra essa possibilidade será servido amanhã aos 27 embaixadores dos Estados membros da União Europeia acreditados em Lisboa, durante uma reunião no Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde estarão presentes o ministro desta pasta, Augusto Santos Silva, e o ministro das Finanças, Mário Centeno. A situação da economia e das finanças do país, em versão governamental, será o prato de resistência do encontro, que decorre da parte da tarde.

Curiosamente, também amanhã à mesma hora mas na Assembleia da República, os partidos com assento parlamentar tentarão votar uma resolução conjunta contra as sanções para mostrar a Bruxelas a união interna que existe sobre a matéria – embora PSD e CDS tenham apresentado o seu próprio projeto de resolução e a ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, tenha vindo explicar em 3 minutos que o défice de 2015 só derrapou devido à questão do Banif.

Voltando ao futebol e à vida: no Serviço Nacional de Saúde não temos um mas vários Ronaldos e Ricardos Quaresma. O que se passou com o nascimento de uma criança, cuja mãe tinha morrido há 15 semanas, é “uma grande vitória da vida” e “um feito inédito e extraordinário” da medicina em Portugal. A Christiana Martins explica quais as seis razões que determinaram este milagre.Os portugueses bem podem orgulhar-se do “seu” Serviço Nacional de Saúde, indiscutivelmente um dos grandes marcos distintivos do regime que nasceu em 25 de Abril de 1974.

E mais este: no dia 6 de fevereiro de 2015, o então ministro da Saúde, Paulo Macedo, anunciou o acordo de financiamento para a utilização pelo SNS de dois medicamentos para a hepatite C. Pois bem: a taxa de sucesso da medicação é de 95%. Tendo em conta os tratamentos já iniciados, poderão estar curados em breve 7300 pessoas. Estão inscritas 13.000 pessoas e a felicidade dos que dizem “estou curado” é indescritível. Mais outro feito do “nosso” Serviço Nacional de Saúde.

OUTRAS NOTÍCIAS

Nos últimos quatro anos, entre 2012 e 2015, a construtora Mota-Engil foi seis vezes à América Latina em missões chefiadas por Paulo Portas, na altura ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros do Governo PSD/CDS que integrava. Bom, e qual é o problema? Nenhum, claro – a não ser que Portas vai agora trabalhar para a construtora como consultor estratégico para a América Latina.

Portugal é o quinto país mais pacífico do mundo, segundo o Global Peace Index (GPI), um relatório internacional elaborado pelo Institute for Economics and Peace, uma organização sem fins lucrativos. À frente de Portugal este ano ficaram apenas a Islândia, Dinamarca, Áustria e Nova Zelândia.

O Presidente da República promulgou o diploma que reintroduz o horário de 35 horas na Função Pública, mas adverte que pode enviá-lo para o Tribunal Constitucionalse houver aumento de despesa. Como é óbvio, vai haver. Resta saber se o Governo terá possibilidade de compensar esse aumento com cortes noutras despesas.

José Maria Ricciardi considera que a melhor solução para o Novo Banco é, em vez de vendê-lo, capitalizá-lo através de um aumento de capital. A Haitong, banco que lidera, já tem potenciais investidores interessados neste modelo.

Mas se houver milhões para a banca, o rating do país fica em causa. Moody's, Standard & Poor's, Fitch e DBRS são unânimes: se a dívida aumentar, o "rating" de Portugal fica sob pressão. Este é o principal risco de uma injecção de capital na CGD, além da credibilidade nacional que fica em causa. Já o sector da banca fica a ganhar.

Os olhos estão postos no Reino Unido e no referendo marcado para dia 23 sobre a continuidade ou não do país na União Europeia, mas um estudo de opinião realizado pelo Pew Research Center mostrauma queda acentuada da popularidade da UE na generalidade dos Estados-membros. A Grécia mantém-se como o país mais descontente, mas foi em França e Espanha que o eurocepticismo mais terreno ganhou nos últimos anos.

Os mercados accionistas norte-americanos estão em alta, com o índice Standard & Poor’s 500 cada vez mais perto de estabelecer um novo recorde. A impulsionar os índices tem estado a crescente convicção de que a Fed não subirá os juros durante mais algum tempo devido ao crescimento moderado no país.

Dorothy Rodham nasceu a 4 de junho de 1919 nos Estados Unidos, precisamente no dia em que o Senado norte-americano votou favoravelmente a 19.ª emenda à Constituição dos Estados Unidos. As mulheres passavam dessa forma a ter direito de voto e, 95 anos mais tarde, a filha de Dorothy faria história. Hillary Rodham Clinton tornou-se ontem a primeira mulher a ser escolhida para ser candidata à presidência dos Estados Unidos, no caso pelos democratas. Vai ter como opositor o multimilionário excêntrico e exuberante Donald Trump, que também reclama marco histórico ao sublinhar que nunca, nas primárias, uma candidatura republicana conseguiu tantos votos.

Moçambique entrou em incumprimento. O ministro das Finanças do país, Adriano Maleaine, revelou que a Gestora de Activos de Moçambique (MAM na sigla inglesa) falhou o prazo de 23 de Maio para o pagamento dos juros relativos a um empréstimo de 535 milhões de dólares – mais de 471 milhões de euros. A MAM e a Proindicus, outra empresa pública, têm empréstimos que ascendem a 1,6 mil milhões de dólares – mais de 1,4 mil milhões de euros. As autoridades moçambicanas não comunicaram aos investidores essa dívida quando, em Abril, converteram outro empréstimo da Ematum, uma empresa pública.

Hoje, em Dresden, na Alemanha, começa mais um encontro dopolémico e secreto Grupo de Bilderberg. Durão Barroso, que substituiu Francisco Pinto Balsemão no Comité Diretor da organização, convidou a ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, e o presidente executivo da Galp, Carlos Gomes da Silva – um perfil de opções diferentes das que Balsemão fazia.

Em Israel, um atentado perpetrado por dois palestinianos fez pelo menos quatro mortos e 13 feridos numa popular zona comercial em Telavive, defronte do Ministério da Defesa e do Estado-Maior do Exército de Israel. Os dois atacantes foram detidos.

O presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, vai abandonar o cargo e será nomeado representante do país no Fundo Monetário Internacional (FMI).

FRASES

“Vivemos hoje em Portugal uma das situações mais terríveis e perturbadoras da humanidade: a lenta gestação de uma catástrofe. No futuro, quando olharem para o nosso tempo, as pessoas terão muita dificuldade em entender a apatia nacional que conduziu ao colapso de 2017-2018”. João César das Neves, economista, Diário de Notícias

“Se um dia António Mota, o gestor que consolidou o império do pai, contasse a verdadeira história da relação entre a Mota-Engil e o poder político, muito ficaríamos a saber sobre o país”. Armando Esteves Pereira, jornalista, Jornal de Negócios

“É estranho (e é até pena) que quando Paulo Portas dá por acabada a sua carreira política nós não nos lembremos de nada que o político Paulo Portas tenha feito”. Rui Tavares, comentador e analista político, Público

"Ter primárias muito competitivas foi algo de muito saudável para o Partido Democrata. Penso que Bernie Sanders trouxe uma enorme energia e novas ideias. E impulsionou o partido e desafiou-o. Creio que fez de Hillary uma melhor candidata". Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, durante uma entrevista com o comediante Jimmy Fallon.

“Ao contrário de Trump, Hillary não é uma novidade política nem tem propensão para o disparate, muito apreciado nestes tempos”.Bernardo Pires de Lima, colunista, Diário de Notícias

“As coisas estão bem, mas vamos com calminha”. Fernando Santos, selecionador nacional, depois de Portugal ganhar ontem à Estónia por 7-0 no Estádio da Luz

O QUE COMPREI NA FEIRA DO LIVRO ATÉ AGORA. E O QUE ANDO A OUVIR

Feira do Livro sem chuva não é Feira do Livro. E eu não passo sem ir nem que seja apenas umas horas de um dia à Feira do Livro. Desta vez, apanhei uma aberta à hora do almoço e, sob um sol inclemente, por entre hordas de criancinhas de inúmeras escolas, consegui numa primeira investida trazer para casa dois títulos do incontornável escritor brasileiro, já Prémio Camões, Ruben Fonseca (“Amálgama” – Prémio Jabuti 2014 e “Histórias Curtas”; um clássico de Aleksandr Soljenitsin, Prémio Nobel da Literatura, “Um dia na vida de Ivan Denissovitch”, denúncia do que se passava nos Goulags do estalinismo; “Corpos Divinos”, de Guillermo Cabrera Infante, as suas memórias da revolução cubana, oscilando entre os sonhos utópicos e as decepções; um outro clássico da literatura, “e os hipopótamos cozeram nos seus tanques”, de William S. Burroughs & Jack Kerouac, dois ícones da “Beat Generation” norte-americana; finalmente, porque fiquei completamente fascinado pela trilogia Millennium, de Stieg Larsson, comprei “A rapariga apanhada na teia de aranha”, de David Lagercrantz, que procura dar continuidade à saga de Larsson, prematuramente desaparecido. E ainda ganhei de presente um livro de poesia, “Estórias das Coisas”, de José-Alberto Marques. Depois digo o que penso de tudo isto.

Quanto a música, estou completamente apaixonado por Stacey Kent e pelos dois CD’s dela que tenho: “The changing lights” e “Breakfast on the morning trains”. Kent canta maravilhosamente bem, pelo menos em três línguas: inglês, francês e português do Brasil. Vai de “What a wonderful world” a “One note samba”, que é como quem diz “Samba de uma nota só”, passando por várias versões jazzísticas de clássicos. Não hesite: vale a pena descobrir Stacey Kent.

E pronto, está servido mais um Expresso Curto. Amanhã não há porque é feriado nacional e um homem também se cansa, mesmo que não vá com a seleção para terras de França. Mas na segunda cá estaremos de novo para o servir. Até lá, tenha um excelente fim-de-semana.

VAI HAVER FARRA. QUEM SE LIXA É O PÁGINA GLOBAL

Tempo de Camões e manjericos, de fim de semana e feriados, do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, das Festas de Lisboa, de marchas e bailaricos, de sardinhadas, de Alfama e muitos outros bairros populares lisboetas, tempo de farra e de convívio com os amigos e amigas, com familiares, com os vizinhos. Tudo isso em dias e noites que já cheiram a verão, por isso a praia será também uma alternativa, de dia e de noite, no areal à volta de uma fogueira onde as assadas e a música debitada por um portátil não nos vão deixar parar. As noitadas adivinham-se bem regadas e com boas companhias, antes que a morte e as maleitas nos privem de tudo isso e nos separe deste período memorável para qualquer lisboeta que se preze e ainda consiga dar um pézinho de dança, saracotear e cantar erguendo uma espécie de arquinho e balão ao som do "Lisboa gaiata / de chinelo no pé / Lisboa catita / que linda que ela é...".
Por tudo isso, por todo esse capital de bem-estar, bom convívio e divertimento, de bons copos e garfo (as sardinhas comem-se com as mãos), o Página Global vai reduzir substancialmente as suas publicações até à próxima terça-feira, 14, se não for até 15 devido às curas de ressacas e dos excessos que são como terapia dos que se estão a despedir da vida cheios de alegria por ainda este ano poderem desbundar como se jovens fossem.

Não seria próprio pedir desculpa pela interrupção e deixar aqui pretextos que se colam a mentiras. Tipo os políticos da nossa praça e de quase todas as praças do mundo. Amigos(as), não vai haver PG como habitualmente pelos motivos acima expostos. Podemos é prometer vir aqui meter uma ou outra postagem... se a farra assim permitir. 

Passem um bom período de festas populares (aos de Lisboa e arredores, aos em Portugal). Melhor vida e saúde para todos vós. Lembrem-se de Bashô, o japonês que disse: "Só se vive duas vezes, uma quando se nasce, outra quando se morre."

O melhor é gozar agora, enquanto não nos aparece a outra vida... que nos leva para o desconhecido.

Vai haver farra. Quem se lixa é o Página Global.

Divirtam-se.

Conferência “Camões, herói de Portugal” evoca textos canónicos da Literatura Portuguesa

No âmbito do projeto Tardes Comunitárias
Mais de seis dezenas de seniores inscritos no projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida aos Anos” participaram na conferência “Camões, herói de Portugal”, que decorreu na Biblioteca Municipal de Cantanhede em 8 de junho. A sessão esteve a cargo do académico José Augusto Bernardes, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e membro do Centro de Literatura Portuguesa.
Partindo da contextualização histórica de Luís Vaz de Camões, autor considerado por muitos o melhor e maior escritor português, José Augusto Bernardes abordou questões marcantes relacionadas com a vida e obra de Luís Vaz de Camões, autor de “Os Lusíadas”, tendo inclusive sido lidos alguns dos seus sonetos.
A sessão contou ainda com a presença do Vereador da Cultura, Pedro Cardoso, onde sublinhou “o interesse desta conferência, em vésperas do Feriado do 10 de Junho, realçando que se trata do maior poeta português, o poeta da epopeia dos Descobrimentos, um dos maiores símbolos da Língua Portuguesa. Camões é indiscutivelmente um grande símbolo da Portugalidade e da Língua Portuguesa. Aliás, o tema é muito sugestivo, pois não é normal um povo tomar um poeta por seu herói.”
O autarca referiu ainda “que é um privilégio poder contar com um ilustre conferencista, como o professor José Augusto Bernardes, tratando-se de uma figura de relevo do meio literário, académico, assim como um excelente comunicador. Um dos grandes estudiosos de Camões e profundo conhecedor da sua vida e obra. Como Diretor da Biblioteca Geral, destaco o excelente trabalho que tem feito à frente desta prestigiada instituição e o seu contributo para aumentar o prestígio e a eficácia.”
O conferencista sublinhou “tratar-se de uma figura de relevo do meio literário e do meio académico. Um dos grandes estudiosos de Camões e conhecedores da vida e obra.” Como Diretor da Biblioteca Geral, destacou o excelente trabalho que tem feito à frente desta prestigiada instituição e o seu contributo para aumentar o prestígio e a eficácia.
Promovido pelo Município de Cantanhede, o projeto “Tardes Comunitárias: Dar + Vida Aos Anos” destina-se a motivar a população sénior a desenvolver a sua interação psicossocial em atividades sociais, culturais, desportivas e lúdicas.
Nesse âmbito, todas as quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, realizam-se ações que podem incidir em exercícios de ginástica e outros desportos, ou em debates em torno de matérias tão diversificadas como saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil, entre outras, nalguns casos a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes.
Orientado para a criação de dinâmicas didáticas e formativas destinadas a estimular o interesse de quem tem tempo livre mas não dispõe de grandes oportunidades de ocupação a esse nível, o programa contempla ainda atividades de acentuada componente lúdica, entre as quais visitas guiadas, debates literários ou apenas convívio social ativo.

Sobre Luís Vaz de Camões
A vida de Luís Camões está envolta em lendas e incertezas.
Nascido por volta de 1524, em Coimbra ou em Lisboa, no seio de uma família da pequena nobreza, recebeu uma educação esmerada, tendo provavelmente cursado Humanidades, em Coimbra. Depois de uma vida atribulada, publicou em 1572 “Os Lusíadas”, a sua obra mais emblemática.
Apesar da fama e do prestígio como poeta, seus últimos anos foram de miséria. Luís de Camões morreu em 1580, em Lisboa.

Sobre José Augusto Bernardes
Professor Catedrático na Faculdade de Letras de Coimbra e membro integrado do Centro de Literatura Portuguesa. Para além de ter publicado estudos sobre autores canónicos da Literatura Portuguesa, com destaque para Gil Vicente e Luís de Camões, vem-se dedicando aos problemas da investigação e do ensino das Humanidades em contexto nacional e internacional.
Foi codiretor de Biblos. Enciclopédia Verbo das Literaturas de Língua Portuguesa(1995-2005). É membro do Atomium Culture (desde 2009), Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (desde 2011), Membro do Conselho Nacional de Educação (desde 2011) e consultor para o Programa Língua Portuguesa da Fundação Calouste Gulbenkian (desde (2013).
Foi membro do Conselho Nacional de Educação entre 2011 e 2015.
De entre os estudos camonianos que José Augusto Bernardes publicou, destaca-se "Camões nos prelos de Portugal e da Europa", editado em Coimbra, pela Imprensa da Universidade, em 2015.
Mira Online | Junho 9, 2016 às 12:34 pm 

10 disfarces militares bizarros que funcionaram

Link to HypeScience



Posted: 08 Jun 2016 10:00 AM PDT
Os militares modernos usam tecidos com estampas de camuflagem relativamente padronizadas para tentar se esconder de forças inimigas, mas nem todo disfarce é tão entediante. Alguns – que realmente funcionaram – são mais estranhos e ridículos. O site Listverse fez uma lista com dez destes casos impressionantes – e ligeiramente engraçados: 10. Comandos israelenses enganaram [...]
 
Posted: 08 Jun 2016 09:00 AM PDT
Existem algumas simulações de como os buracos negros poderiam ser, mas a verdade é que nunca vimos realmente um
 
Posted: 08 Jun 2016 08:00 AM PDT
Fotógrafo australiano captura momento estranho em que peixe parece preso dentro de uma água-viva
 
Posted: 08 Jun 2016 07:00 AM PDT
Um novo estudo da Universidade de Oxford descobriu que um peixe tropical pode distinguir rostos humanos. Esta é a primeira vez que tal capacidade tem sido observada neste animal
 
Posted: 08 Jun 2016 06:00 AM PDT
A pesquisa traz preocupações éticas, já que o objetivo é produzir filhotes de porcos com órgãos humanos
 
Posted: 08 Jun 2016 05:00 AM PDT
Mais uma vez, trabalhadores na construção da Linha C do metrô romano foram parados por um problema muito antigo: ruínas arqueológicas
 

360º -- Estará o Estado Islâmico a desaparecer ou prestes a atacar? E a goleada (7-0) antes do Euro, é bom augúrio?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Um ataque num centro comercial em Telavive, Israel, fez quatro mortes e cinco feridos. Tudo aconteceu frente ao Ministério da Defesa e do Estado-Maior israelita. O ataque não foi reivindicado, mas foram detidos dois suspeitos. Israel já suspendeu a permissão de entrada no país a 83 mil palestinianospara o Ramadão.

Jorge Tomé foi ontem ouvido, pela segunda vez, na Comissão de Inquérito ao Banif. Já noite fora, o ex-gestor afirmou que se o banco tivesse sido vendido em 2105, teria valido 300 a 400 milhões de euros e não tinha havido necessidade de ajuda pública. A nova audição ao governador do Banco de Portugal, prevista para hoje, foi adiada para dia 15.

José Maria Ricciardi, diz que toda a banca precisa de capital. E sem mais capital não pode existir, por exemplo, uma fusão entre o BCP e o Novo Banco. E que sem mais capital para a banca, Portugal pode precisar de um segundo resgate. A entrevista é do Jornal de Negócios.

O espião português detido por suspeitas de vender segredos aos russos já deu uma explicação em tribunal.Afinal estaria apenas formar uma empresa com o seu colega e só levava documentos da NATO na mochila para os estudar na viagem. A notícia é do i.

Portugal goleou, Quaresma (e também Ronaldo) brilhou, mas Fernando Santos (e também Ronaldo) pede calma. O último teste de Portugal antes da estreia a sério no Europeu correu bem, muito bem, com 7-0 à Estónia, e não falta confiança à seleção nacional que hoje chega a França mesmo que se queiram travar euforias. Vai começar o mês do futebol.

Em França já há, aliás, portugueses eufóricos, que prometem "rebentar duas garrafas de champanhe" se Portugal 'aguentar' até dia 11. O Diogo Pombo, enviado do Observador ao Europeu, ouviu o que se diz em Paris da equipa nacional.

A figura maior é, claro, Ronaldo. O primeiro futebolista a liderar a lista dos atletas mais bem pagos do mundo segundo a Forbes. De 1 de junho de 2015 a 1 de junho de 2016,CR7 ganhou 88 milhões de dólares, 32 milhões dos quais em publicidade.
E o que pensa Quim, o eterno guarda-redes suplente de Portugal (200 e 2004)? A oitava das 11 entrevistas do Observador até ao Euro está cheia de recordações.


Informação relevante 
O caso do bebé milagre de S. José continua a surpreender. Os médicos do hospital contaram toda a história emocionante e inédita da medicina portuguesa. E confessaram que choraram quando Lourenço nasceu, quatro meses depois da mãe ter sido declarada em morte cerebral.

O Banco de Portugal (mais um) também está pessimista sobre a economia portuguesa. As previsões de crescimento para 2018 foram cortadas, bem como as projeções de evolução do PIB para 2016 e 2017. A Helena Garrido estreia-se com colunista do Observador (bem-vinda!) escrevendo sobre as razões para tanto descrédito de tantos.

Confirmou-se. A esquerda chumbou a criação de uma comissão parlamentar para discutir o futuro e a sustentabilidade da Segurança Social. A proposta era de Passos Coelho que acusou a maioria de se refugiar numa "canga dogmática".
O Governo aprovou o fim dos limites aos salários da gestão da Caixa Geral de Depósitos, que será liderada por António Domingues. A alteração ao Estatuto do Gestor Público na CGD vai ao encontro das recomendações do Banco Central Europeu, mas contraria as ideias do Bloco. Com esta alteração aprovada, ficam reunidas as condições para o Governo nomear a nova equipa. Seguir-se-á a necessária recapitalização e o aplicação do projeto estratégico (que ainda só Bruxelas conhecerá). A polémica segue dentro de momentos.

Maria Sharapova foi suspensa por dois anos de todas as competições. O castigo da Federação Internacional de Ténis surge depois de a tenista russa ter acusado positivo num teste antidoping.

Duas notícias de Lisboa. A Casa Alves, a histórica mercearia alfacinha, vai mesmo fechar. A Câmara de Lisboa travou a providência cautelar e vai continuar o processo de expropriações na Mouraria, no local onde nascerá uma mesquita.

Para que serve um aeroporto de 33 milhões em Beja?  A obra, de 2011, quase não vê aterrar ou partir aviões e para pouco é usada. População, empresários e autarcas criticam. A reportagem é da Lusa.
 

Os nossos Especiais
O Estado Islâmico está a perder território, mas há quem ache que é muito cedo para se cantar vitória. O João de Almeida Dias ouviu peritos e todos lhe preferiram falar na probabilidade de estar a ser preparado um grande ataque na Europa. Ontem o Daesh anunciou a destruição do templo de Nabu, em Nimrud, Iraque, e ameaçou destruir as pirâmides do Egito.

Lembra-se do caso de Daniel, o menino de ano e meio que andou três dias perdido na Madeira até ser reencontrado são e salvo? O caso aconteceu no início de 2014 e agora surgiu finalmente a acusação do Ministério Público do Funchal. A Sónia Simões leu-a e reconstituiu a história com base na investigação. A mãe tentou vender o bebé, o comprador arrependeu-se e abandonou a criança ao frio e à chuva.

Se gosta de râguebi sabe quem é John Smit. O capitão da seleção da África do Sul que venceu o Mundial de 2007 está retirado. Mas faz parte dos Springboks Legends que estão em Lisboa para defrontarem uma equipa de lendas dos Lobos nacionais. O Diogo Pombo entrevistou-o.



Notícias surpreendentes
Veja se reconhece algum dos protagonistas desta foto?Olhe bem outra vez. Repare na figura de pé, no canto esquerdo. Já sabe quem é? Exatamente. Marcelo, com colegas de turma. E que turma! O professor era Marcello Caetano, estávamos em 1966, e além de um Presidente da República, havia uma ministra da Saúde, um ministro das Finanças, dois padres (um progressista e um conservador), um intelectual influente, um músico, um realizador de cinema… e muitos mais. A saber: Marcelo Rebelo de Sousa, Leonor Beleza, Jorge Braga de Macedo, Vítor Melícias e João Seabra, José Pacheco Pereira (que no ano seguinte passava para Filosofia), Rao Kyao, ou Luís Filipe Rocha. Estes caloiros vão comemorar 50 anos dia 17 com um belo jantar.

Por falar em notícias surpreendentes na política, o programa eleitoral do Podemos é de facto inovador. Iglesias e companhia decidiram apresentar as suaspropostas num catálogo com o design do do Ikea e aparecem em poses intimistas nas suas casas. As (novas) eleições espanholas são dia 26.

Por falar em Espanha, já se sabe que os espanhóis gostam de passar uns dias em Portugal. Agora sabe-se onde eles mais gostam de ir. O El País elaborou a lista das 25 aldeias portuguesas preferidas dos nossos vizinhos.

O Porto recebe esta semana um dos festivais mais importantes da Europa, o NOS Primavera Sound, que já é muito mais que uma extensão do festival catalão. O Pedro Esteves preparou um guia com tudo o que lá vai poder ver. Será um verdadeiro esplendor na relva.

E se um mero tubo de pasta de dentes servisse para muito mais que lavar os ditos? Pois fique a saber que há pelo menos mais 19 utilidades que dão muito jeito na lida da casa além da óbvia.

Vem aí um fim de semana grande (muito grande mesmo, no caso de alguns), mas o Observador continuará como sempre a atualizar toda a informação ao minuto para o manter a par de tudo o que se passa no mundo. Cá o esperamos com tudo sobre as comemorações do Dia de Portugal e o arranque do Europeu de futebol.

Tenha uma quinta-feira feliz e produtiva e bons dias de descanso. Até terça. 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa